Uma série de TV que faz sucesso no exterior causou enorme rebuliço entre cristãos ao mostrar, durante um episódio, uma cena de sexo explícita de um personagem que representava Jesus.
Preacher é produzida pelo canal AMC e conta a história de um pastor que seria filho de um demônio. O roteiro, inusitado, é permeado de pequenas polêmicas, que para muitos soam como uma tentativa de provocação, mas que não havia incomodado cristãos até o momento.
No episódio Dirty Little Secret (“Segredinho sujo”, em tradução livre), da segunda temporada, a série mostrou Jesus transando com uma mulher após a chamada “última ceia” com os discípulos.
De acordo com informações de portais especializados em cinema, a cena exibe apenas a silhueta do personagem que havia sido apresentado como Jesus em meio ao sexo com uma mulher, com uso de linguagem obscena. O resultado disso é uma gravidez que teria dado origem a uma linhagem de herdeiros de Jesus.
“Mostrar Jesus em uma cena de sexo grotesca é um assalto às sensibilidades de todos os cristãos, assim como as pessoas de bom senso que não são cristãs. Já vimos esse tipo de coisa em canais pagos, mas não estamos acostumados com a AMC se juntando a eles. Se isso é um sinal do que a emissora quer se tornar, vamos reunir cristãos contra ela”, protestou Bill Donahue, que é presidente da Liga Católica para Direitos Religiosos e Civis.
Diversos fãs da série também protestaram contra o episódio, considerando a cena desnecessária: “Penso que Preacher talvez tenha me perdido ontem. Eles foram longe demais”, escreveu uma pessoa nas redes sociais. “Foi de ótimo para blasfemo! Não gostei”, reclamou outra.
Entretanto, o produtor-executivo da série, Seth Rogen, afirmou que as queixas não o incomodavam: “Se isso não é um bom apoio para Preacher, não sei o que poderia ser!”, ironizou.
Preacher é uma série inspirada em uma revista de histórias em quadrinhos que usa temas religiosos como pano de fundo para contar estórias. O ator Dominic Cooper protagoniza o programa no papel de Jesse Custer, um pastor que sai em busca de Deus por acreditar que Ele deixou o céu e abandonou a humanidade e termina cruzando o caminho com entidades do mal e demônios.