Prefeitura de São Paulo quer que a Igreja Universal construa 3500 casas populares para liberar Templo de Salomão

54

Inaugurado com um alvará provisório emitido pela gestão de Fernando Haddad (PT) e 13 dias antes de sua abertura, o Templo de Salomão esteve envolvido em uma série de polêmicas em torno da regularidade de sua construção. Em meio a várias denúncias de irregularidades, a prefeitura de São Paulo agora quer exigir da Igreja Universal a construção de 3.500 moradias populares para regularizar o templo.

O inquérito instaurado pelo promotor de Justiça Maurício Antonio Ribeiro Lopes está apurando algumas supostas irregularidades, como o fato de a Igreja ter sido construída com base em um alvará de reforma.

A construção das casas populares é uma contrapartida sugerida pela Secretaria de Licenciamento em documento já enviado ao Ministério Público Estadual, que investiga a construção do templo desde fevereiro, e diz respeito à regra de zoneamento que teria sido burlada pela Universal na construção deste que é agora o maior espaço religioso do país, com 100 mil m² de área construída.

Segundo o Ministério Público, a área onde o templo foi construído foi definida pelo Plano Diretor de 2004 como Zona Especial de Interesse Social (Zeis). Por isso, a área deveria ser reservada à construção de moradias populares, o que não ocorreu.


Segundo o UOL, sob pressão da bancada evangélica, os vereadores da cidade regularizaram o espaço durante a votação do novo Plano Diretor em 30 de junho deste ano, quando ficou definido que a área não mais seria classificada como Zeis, em uma tentativa de anistiar a Universal.

Apesar das manobras políticas, a prefeitura foi acionada pela Promotoria de Habitação e agora quer assegurar que a Igreja Universal oferecerá as contrapartidas sociais que deveriam ter sido cobradas em agosto de 2008, quando a igreja protocolou o pedido oficial para a construção do Templo de Salomão.

54 COMENTÁRIOS

  1. sim e com muita sensatez e justiçao que a igreja universal f~ça sua parte e nao minta pois Deus nao gosta de mentiras e construa estas 3500 casas para moradia que e direito da populaçao se nao aceitarem feche o templo e durrubem para efetuar as casas

  2. ja podiam descontar as luxuosas residencias pastorais que o templo contem creio que muitos populares poderiam morar nelas.que esse templo caia por terra em nome de jesus!!

  3. É uma pouca vergonha, quem deveria indenizar, deveria ser a prefeitura, que aprovou e fiscalizou passo a passo a obra, e ainda mais uma obra deste vuilto que requer dezenas de alvarás e licenças, passando pelo crivo de varias secretárias, sim a iurd ecumenica de macedo e cezar666ecumenico merecem ser multados, mas a prefeitura deveria e deve apresentar , quem, foi comprado pela iurd, quem ganhou dinheiro para fraldar a obra….cadeia neles

  4. O jeitinho brasileiro mais uma vez entrou em ação, mas não conseguiu “ajeitar” tudo, e agora o ministério público encontrou uma outra solução para o problema criado.
    Eu sempre disse que uma das táticas usadas pela liderança da IURD estava escorada nessa falácia de que os fins justificam os meios. Cumpram a sua parte, agora!

    • Jeitinho brasileiro?
      NÃO DA PARA ENTENDER VOCÊS MESMO.
      COMO PODE ISSO?
      A igreja compra um terreno com as ofertas e dízimos doados pelo povo.
      depois pega um alvará para construir um templo.
      e todo mundo sabia que a igreja iria construir o templo ali.pois o próprio bispo falou e tem videos que comprova isso.
      O prefeito compareceu no dia do lançamento da pedra fundamental.
      A construção do templo foi anunciada no mundo inteiro. TODOS SABIAM DISSO,
      A construção do templo foi anunciada etapa após etapa, inclusive havia até um site que mostrava a porcentagem que estava a obra, e quantos dias faltava para seu termino.
      A OBRA NÃO PAROU NENHUM DIA SEQUER.
      Ai veio a inauguração do templo, a presidente e as maiores autoridades do pais foram convidados e compareceram….

      E SÓ DEPOIS DE TUDO ISSO, ele aparecem dizendo que a construção foi irregular?
      e agora quer que a igreja venha construir casas para as pessoas, como compensação de que algo estava errado?
      ORA A IGREJA FEZ TUDO CONFORME A LEI, TODOS os procedimentos foram realizados dentro da lei, pois se não fosse assim eles teriam embargado a obra, e não o fizeram….

      AI AGORA VOCÊS VEM Falar que a igreja estava errada? e que deu um jeitinho para bular o erro?
      CRIA VERGONHA NA CARA DE VOCÊS…

      Se não gostam da iurd, tudo bem eu respeito isso.
      MAS DIZER QUE A IGREJA FEZ ALGO ERRADO E ESTA DANDO JEITINHO PARA CONTINUAR NO ERRO, Ai você são piores dos piores mesmo.

      TRABALHAR QUE É BOM VOCÊS NÃO QUEREM NÉ…

      • Cesar,
        Não precisa ficar nervoso, eu comentei conforme a notícia foi editada. Mas, eu vi no noticiário qd os vereadores se reuniram para tratar sobre o problema do zoneamento, e foi, logo após a modificação que eles fizeram, evidentemente, por causa do templo, o ministério público se manifestou.
        O que passa, mesmo sendo um templo desse tamanho, que alguma coisa houve para que, somente agora, tomassem ciência dessa irregularidade! Não esqueça, nós estamos no Brasil, que merecia ser muito melhor conduzido!
        Não tenho raiva, nem desgosto da IURD, mas o que fazer, se vira e mexe, notícias relacionadas a ela aparecem por aqui?

        • O mary o que te falta e bons olhos.
          e só você começar a ver as coisas com bons olhos que você vai ver mudar muita coisa.

          Você sabe que esse site vive revirando a internet em busca de noticias que denigrem o evangelho. Pois é disso que eles se alimentam, das porcarias que encontram.
          E SE você observar bem o teor da maioria das matérias elas são tendenciosas.
          de maneira a trazer discussões e dissenções, entre os cristãos que leem suas matérias.
          E não digo isso só com respeito a universal.
          eles fazem isso com todas as igrejas, Porém como tudo que se fala da universal repercute ele investem nisso, pois são tendenciosos.

          A universal tem muitos erros, como todo lugar que tem seres humanos tem erros.
          Mas sempre buscamos fazer tudo dentro da lei, conforme se pede…

          SERIA MUITA BURRICE construir um templo desse tamanho, e que o mundo inteiro esta vendo, seria muito burrice construí-lo de modo irregular, ou fraudando documentos, ou subornando alguém para frauda-los.

          SE O BISPO FIZESSE isso logo ele ficaria preso nas mãos desse caras.

          Mas o que se vê é a má administração da cidade de são paulo, que deixa uma coisa passar e depois quer recobrar…
          Ninguém enxerga, a má administração da cidade, e sim condenam a igreja.

          Ora se você compra um terreno com seus recursos, e depois constrói algo nele, e faz tudo o que a prefeitura exige, você apresenta todos os papeis, ela libera.
          ai você constrói, e depois de terminado, eles vem apresentando novos papeis, dizendo que você fez algo errado.
          Ora isso é justo? Ora se ouve erro são os administradores da prefeitura que tem que pagar pelo erro, são eles que tem que construir tais casas, pois foi eles que liberaram. o erro foi deles….

          Procure ver as coisas com bons olhos, o mary.
          leia e releia as matérias postadas aqui, que você vai ver que sempre eles procuram um modo de torna-las tendenciosas para causarem discussões.

          Eu não tenho nada contra você.
          pois até elogiei um comentário que você fez com justiça em outro post.

          • “A universal tem muitos erros…”

            Muito erros mesmo, o mais grave é enganar os fieis que ficaram ricos, se entregar todos seus bens para o Macedos e seus subordinados da universal. kkkkkk

          • querido, defenda a Jesus e não a instituições, pois as mesmas são falhas.
            a iurd, usa ha muitos anos práticas de varias vertentes espíritas, e do meio oriental.
            sal grosso, farinha, rosa, agua ungida, portas, corredor, ou quaisquer instrumentos materias, não são bíblicos.
            o agir de Deus é espiritual! ele usa o homem e não objetos.
            aonde esta o verdadeiro evangelho da iurd?
            Isaías: 10. 1. Ai dos que decretam leis injustas, e dos escrivães que escrevem perversidades; 2. para privarem da justiça os necessitados, e arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo; para despojarem as viúvas e roubarem os órfãos! – Bíblia JFA Offline
            Tiago: 1. 26. Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua, mas engana o seu coração, a sua religião é vã. 27. A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo. – Bíblia JFA Offline

  5. Olha como o governo é palhaço passou esses anos todos sem colocar um tijolo no terreno,agora com a desculpa do templo quer que os outros façam o q não fazem…Pq eles não reivindicaram antes da obra? avá. q estado,q pais…

    • O que mais me espanta é saber que esta obra levou tantos anos para ficar pronta, a imprensa mundial falando dela, e somente após o templo concluído é que os problemas aparecem.Porque não embargaram no inicio, no meio, não deixasse construir pois era impossível não ver o tamanho da obra, a não ser se foi o pessoal do PT que fiscalizou pois ai num saberiam de nada.

  6. A Prefeitura que liberou o alvará, é a mesma que agora quer 3.500 casas da igreja? Quer transferir a responsabilidade que é de Governo para uma Instituição Religiosa? Qualquer Juiz de porta de cadeia vai dar causa ganha para igreja!
    Onde está a irresponsabilidade da igreja, sendo que é possuidora de um Alvará de Construção e Funcionamento?
    Querem tripudiar em cima da igreja! Querem tirar dinheiro fácil da igreja!
    E olha que tem crente aqui que vai ser a favor do MP e da Prefeitura! Queria ver se fosse com sua igreja e seu pastor!

  7. A universal tratora tudo pelo seus braços midiáticos, políticos e financeiros, malditos sejam os seus domínios. Ainda há autoridade e Justiça e que ainda é a maioria. Punir exemplarmente é o mínimo que os cidadãos de bem almejam para que possam andar de cabeça erguida e com dignidade sabendo que a Justiça nos amparam. Como será o coração de seu dono idealizador de tal obra que hospeda todo tipo de coisas fora da Lei e diz que de seu coração é a morada de Deus???!!! E como pode querer ensinar isto para outras almas???!!!

      • Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós,
        Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós.
        Não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes.
        Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.
        Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs.
        A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão. 2 Tessalonicenses 3:7-12

  8. VAMOS APROVEITA TAMBÉM E DESTRUIR OS ESTÁDIOS DE FUTEBOL,OS TEMTLOS CATÓLICOS COMO A BASÍLICA DE APARECIDA, E AÍ MUITAS CASAS POPULARES SERÃO DADA PARA O POVO.QUEM CONCORDA?

  9. Isso é coisa do PT. Eles gostam de fazer cortesia com chapéu alheio. Depois de tudo nos conforme, eles querem que a igreja, que é sustentada por pessoas (cidadãos, sejam punidas pela falta de moradia em São Paulo. É simplesmente vergonhoso. É pura safadeza! Eu não sou membro e nem faço parte da Universal.

    • Tem mais que construir mesmo.
      O Macedo é bilionário,3,500 casas não vai fazer nem cocega.
      único problema que vejo, que essa fortuna foi adquirida através dos pobres fieis iludidos.

      • Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós,
        Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós.
        Não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes.
        Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.
        Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs.
        A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão. 2 Tessalonicenses 3:7-12

        Se Paulo já repreendia uns que que queriam comer de graça usando o povo, quanto mais cães gulosos que comem toda a carne e os ossos do povo?

    • isso não é o caso, pois eles são nunha e carne com o PT, querido eles quiseram falar que o templo seria pra Deus, mais na verdade e pra glória pessoal do homem, isso é justiça para o oprimido!

  10. infelizmente fico triste não com essa notícia é com outras , mais com os comentários pois cada um defende com a vida apenas um versículo da BÍBLIA e não tudo ela, “irmão brigando com irmao” mais com DEUS e o todo poderoso em sabedoria e misericórdia e nosso criador e que ama – nos, nos perdoa – ra pelo o que fazemos nem entender, porque JESUS diz se não é contra é é favor a nós.
    Se fazem bem ou mau com os dízimos e oferta problemas deles pois quem prestará conta com DEUS será eles e não eu pois com os dízimos em oferta é o que leva a palavra de DEUS a todos.
    Se se o bispo ou pastor ou padre de qualquer lugar que for tem uma mansão igual ao o bispo Macedo e porque tem outra renda com a venda de livros etc e se eles ganham muito com isso já meu ver eles tem o te ver de devolver o dízimo a DEUS e oferta a casa dele e fazem com o resto do dinheiro o que quiser pois é deles.

    • Se reconhecemos o bem no mal fazemos o que é bom (o Messias) tornar-se o mal para nós, porventura não recusamos suas palavras pois o Messias nada destas coisas que estes instituíram como religião ordenou-nos fazer, nem templos nem religião, nem juntar tesouros na terra, nem dar dinheiro para criar um império ou enriquecer alguém, para comprar jatos e prédios novos, nem apoiar aparência de santidade, nem um novo caminho (porque ele é o caminho) e ainda ele disse que ninguém pode ser Mestre(ensinar) que ele é o ÚNICO PASTOR e as ovelhas dele ouvem a voz dele! Se eu viver patrocinando um outro que se diz pastor (já tomando o lugar do único pastor), e que cria pastores como cães que toma o lugar do Messias, ensina como mestre a barganhar com o Criador a amar a terra e mundo e juntar riquezas, despesar o reino eterno fora desta terra, etc,etc?

      O Messias ensinou todas as coisas contrárias, porventura apoiar todo este engano e se esquecer das palavras do Messias vai ser bom para nós?

      Todos nós prestaremos conta. Vamos prestar contas ao Criador da mesma forma ao Criador, e você acha que adiantará dizer ao PAI que foi enganado colocar a culpa no pastor semelhante ao que Adão fez, colocando a culpa em Eva, nós poderemos colocar a culpa no Pastor? Por acaso Adão foi inocentado? Você compactua com o mal, patrocina o Mal, não faz o mal você também?

DEIXE UMA RESPOSTA