Em protesto contra a opressão da China, pastor tibetano ateia fogo ao próprio corpo

2

Um ato de desespero contra a opressão política da China no Tibete levou um pastor de 30 anos a atear fogo ao próprio corpo. O protesto foi registrado pela ativista Tsering Woeser, em seu Twitter.

O jovem pastor Kunchok Tseten, residente do condado de Maqu, ficou gravemente ferido. A região em que o pastor vive possui ampla população tibetana, que pede a independência da China.

A ativista Woeser é escritora e vive atualmente em Pequim, sob vigilância do governo, que tenta abafar o ativismo separatista dos tibetanos.

Segundo Tsering Woeser, em 2013 foram registrados 27 casos de tibetanos que atearam fogo ao próprio corpo em protesto. Destes, 25 aconteceram dentro do próprio Tibete.


Os números de protestos como esse são muito maiores se forem analisados os dados desde 2009. A ativista revela que nesse período, a soma total de imolações chega a 128, sendo que 123 foram registrados dentro do território tibetano.

Segundo o portal Terra, diversas organizações pró-independência do Tibete creditam o desespero dos tibetanos à imensa opressão da China contra a cultura a tradição do povo que vive no território conhecido como o “teto do mundo”.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

2 COMENTÁRIOS

  1. Essa China facistalha comunistalha, que persegue de todas as maneiras possiveis a religiosos e aos tibetanos.

    TODO PAIS QUE TEM UMA LIDERANÇA COMUNISTALHA É UM INFERNO, JA NOTARAM ISTO ???

  2. Pitágoras e Ateu atoa

    É nisso que dá os ateus apoiarem os fundamentalistas comunistas.

    Mas como perguntar não ofende, então pergunto.

    Será que vocês não são justamente a parte podre do comunismo?

    Eu pergunto em vista de que talvez se esse homem tivesse dentro dele um pouco da fé de que Deus existe, ao certo esperaria o fim do comunismo chines, passo seguinte a liberdade do seu país.

    Vocês tiram do povo o direito de sonhar quando plantam erroneamente uma teoria que não podem provar, a de que Deus não existe.

    Vocês vão pagar caro, pois se já não fosse fácil enfrentar o mundo crendo em algo superior a nós, vocês se chegam e plantam uma teoria errônea que é o ateísmo, se juntam a regimes antidemocráticos e déspotas, e insuflam os que acreditam em Deus.

    Concito a vocês provarem que não existe Deus, tragam os seus mestres e aqui tracemos em linhas as nossas defesas, sabendo vocês dois que não são páreos para rebater de modo científico que Deus não existe.

    Só pra iniciar, se Deis não existe, então pode dizer o nome do ser humano que criou a galáxia na em que a terra se encontra? Como se chama o ateu que criou o sol? E o que criou a lua? E o que criou o átomo?

    Vocês são inconsequentes e fogem dos embates, prova disso é que nenhum dos seus sites são abertos ao diálogo, por medo, por covardia?

    Ficar desmerecendo a força maior que rege o universo, Deus, em face das arbitrariedades que são cometidas pelas religiões, meus caros, isso prova que vocês são átomos na forma de concluir, não estrelas. Pensam pequeno, concluem bem menor ainda, mas gigantes na língua, no falar irracional.

DEIXE UMA RESPOSTA