Rabino traduz o Novo Testamento do hebraico para corrigir falhas da versão grega

30

O Novo Testamento presente na Bíblia Sagrada é uma tradução feita a partir do grego, e como toda interpretação, é uma aproximação do texto original. Porém, o rabino messiânico Mário Moreno afirma que os escritos em grego já eram uma tradução do hebraico, e por isso, se dedicou a fazer uma versão do conjunto de livros transladada diretamente do idioma dos hebreus.

Para tentar fazer essa aproximação ser mais fidedigna, Moreno se dedicou ao longo de sete anos para concluir o trabalho, e apontou que muitas coisas se perderam a partir das traduções do hebraico para o grego e posteriormente para os demais idiomas, como o português.

“[O Novo Testamento] foi escrito em hebraico, e a partir do hebraico, o grego na verdade é a primeira tradução”, afirmou Moreno ao site Guia-me.

O rabino observa que o conjunto de livros deveria ser chamado de Restauração da Aliança: “É como se fosse um casamento. Quando uma mulher se casa com um homem e eles têm uma briga, eles não jogam um ao outro fora e buscam outro parceiro. Eles restauram o casamento deles para que a relação possa continuar”, explicou. “A mesma coisa aconteceu com o Eterno (Deus). Ele não jogou Israel fora, Ele fez uma restauração da aliança através da vinda de Yeshua Hamashia (Jesus Cristo)”, acrescentou.


Na Bíblia que traz o Novo Testamento traduzido do hebraico, chamada “Brit Hadasha”, o rabino e sua equipe de colaboradores incluíram mais de 10 mil notas de rodapé que explicam o significado das palavras em hebraico: “Quando fizemos a tradução, buscamos obedecer uma ordem mais judaica”, disse o rabino. Além disso, a “Brit Hadasha” não é dividida por capítulos enumerados, assemelhando-se à Torá.

Outra curiosidade do livro é a representação dos nomes conforme sua sonoridade no hebraico: “Eu me chamo Mário, e se eu for para a Rússia eu vou continuar me chamando Mário. O meu nome não muda, assim como o desses homens”, diz o rabino, referindo-se aos personagens bíblicos. “Por exemplo, no hebraico não tem a letra J, então o nome Jesus é impossível de aparecer. Nós temos a palavra que dá origem ao nome Jesus, que é Yeshua, que significa ‘o Eterno é salvação’”, acrescentou.


30 COMENTÁRIOS

  1. Muito legal , belo trabalho porém é preciso passar pelo crivo do magistério e da congregação da doutrina da fé apostólica de Roma ., para assim poder ter chancela apostólica .,. É assim os cristão do mundo inteiro poder usufruir de magnífico trabalho louvável. Paz e bem

    • Lopes, creio que se uma coisa é santa, nem precisa passar por roma, pois a essencia de algo bom, nao muda.

      Pode apostar que, se fidedigno, a traduçao estará corretissima.

      A unica preocupaçao que resta sao as pontuaçoes…. a igreja primitiva, que depois que recebeu nome Catolica Apostolica Romana, -como nó separar das heresias “filosoficas”-nao detinha pontuaçoes até a invençao da imprensa grafica! Por isso a divulgaçao era mais oral que por escrito, sem falar na taxa de analfabetos…

      Em todo caso, arvore boa dá bons frutos, e má, maus frutos.

      • Caro Rubens., após ter em mãos Bíblia da prosperidade ., bíblia faltando livros ., bíblia Rosa .. Bíblia da vitória ., bíblica da mundial., bíblia da prosperiade entre outras heresias., não dá pra confiar ..
        Então faz se necessário sim o crivo do santo magistério da igreja apostólica de Roma., sim porque desde séculos do início da igreja os mártires e Santos deram sua vida pela sua doutrina , entre elas a santíssima trindade ., paz e bem

          • Que eu saiba lopes, se a traduçao é feita do hebreu, dá a entender que sao os proprios livros guardados pela Icar… nao foi ela que guarda todos os livros do novo testamento, inclusive as cartas apostolicas? Foi essa a logica que usei…

  2. O Novo Testamento foi ESCRITO em GREGO KOINÉ e não em Hebraico! Todo Teólogo e estudioso da Bíblia sabe disso a 2 mil anos, agora vem esse “rabino” querer confundir a mente das pessoas… Lamentável!

    • Não é lamentável, informe-se e verá que o NT foi escrito primeiramente na lingua materna, pois era dirigido a judeus espalhados, fossem eles gregos ou de outra região, não há confusão nenhuma…e não fere em nada as bíblias que temos hoje…talvez fira a teologia ortodoxa, mas até aí que importa?

      • Se o novo testamento fora escrito em hebraico, por que será que não existe papiros e nenhum fragmento em hebraico? Por que? Porque nem os originais, nem as cópias foram feitas em hebraico… A exceção de Mateus, que uma ou outra citação dos pais da igreja, mencionando que Mateus escreveu seu evangelho em hebraico. E não há citações ou evidencia disso para os demais livros do novo testamento.

      • “Exceto a primeira redação do Evangelho de São Mateus e a Epístola de Paulo aos Hebreus, o Novo Testamento surgiu todo em grego. Teve início com a primeira Epístola aos Tesalonicenses, escrita por Paulo pelo ano 50 ou 52 e o último livro é o Evangelho de São João, pouco antes de sua morte, por volta do ano 98 ou 100.”
        A primeira redação do Evangelho de São Mateus foi escrita inicialmente em aramaico, língua popular em toda a Palestina dos tempos de Jesus, mas infelizmente esse texto do Evangelho de São Mateus se perdeu, possivelmente durante a destruição de Jerusalém no ano 70 da era cristã.
        Provavelmente o próprio Mateus refez o seu Evangelho escrito em Aramaico para o grego, que naquele tempo era a língua “universal” como o grego é em nossa época.

        Paz e Bem!

        • “Teve início com a primeira Epístola aos Tesalonicenses, escrita por Paulo pelo ano 50 ou 52 e o último livro é o Evangelho de São João, pouco antes de sua morte, por volta do ano 98 ou 100.”

          Você tem um baú de conhecimento (a ICAR), e não usa? Não existem mais os originais, ou foram destruídos, ou estão guardados a sete chaves (pela ICAR). O manuscrito grego mais antigo (P 52) tem menos de dez versículos de João, e data do século II (muuuito tempo depois do suposto autor), o códice completo mais antigo é do século IV.

          A verdade é essa: NÃO SE SABE, EM QUE LÍNGUA FORAM ESCRITOS OS ORIGINAIS.

          Pode ter sido, tanto em aramaico (língua nativa dos supostos autores), quanto em grego (para ensinar o Evangelho aos gentios).

          O ser humano e sua mania de inventar respostas para o que não sabe, é tão simples dizer: AINDA NÃO SABEMOS.

          • Pelo visto não existe um consenso em qual língua originalmente foi escrito o Novo Testamento, se em Hebraico ou em Grego. A minha opinião é que ele foi escrito em grego, mas careço de mais estudos quanto a isso.
            O rabino Mário Moreno afirma categoricamente que o Novo Testamento foi escrito em Hebraico, abre aspas “[O Novo Testamento] foi escrito em hebraico, e a partir do hebraico, o grego na verdade é a primeira tradução”, afirmou Moreno ao site Guia-me.”
            Eu pergunto qual é a prova contundente e irrefutável dessa afirmação de que o Novo Testamento foi escrito todo em hebraico e não em grego?
            Nós cristãos temos que ver com uma certa ressalva essa afirmação desse rabino, e não tomar como verdade absoluta sem termos antes as provas e certeza de que foi realmente escrito em hebraico.
            Raji Obama, obrigado por participar dessa discussão, embora tenho uma opinião divergente, os seus argumentos são válidos e bons.

            A Paz de Cristo

  3. NA VERDADE, SÓ HA UM QUE POSSA REVELAR TODA A VERDADE AO HOMEM E ESTE É O ESPIRITO SANTO. NEM A ICAR NEM NINGUEM TEM AUTORIDADE PARA DECIDIR O QUE E O QUE NÁO É A PALAVRA DE DEUS. AS ESCRITURAS QUE TEMOS É A PALAVRA DE DEUS REVELADA PARA A IGREJA. SE ASSIM NAO FOSSE, NAO SERIA VIVA E EFICAZ COMO É; NAO ESTARIA SENDO CUMPRIDA PALAVRA POR PALAVRA. ESTÃO TENTANDO CONFUNDIR AS PESSOAS COM ESSA TAL TRADUÇÃO. O DIABO SEMPRE FEZ ISSO: USA AS ESCRITURAS DE FORMA ADULTERADA PARA DESVIAR O HOMEM DA VERDADE.

  4. Ok caro Rubens ., agora entendi pois o mundo todo sabe que na biblioteca vaticana em Roma , está os pergaminhos apostólicos armazenados em gravidade zero a fim de conservar pelos séculos dos séculos .. As partituras em couro de dromedários e papiro., guardados a sete chaves como patrimônio da humanidade sob supervisão do Santo padre o papa e o colégio cardinalício., paz e bem

  5. Primeiramente os judeus não entende nada de cristianismo. Pois até hoje não aceitam Cristo.
    Segundo: o novo testamento em sua quase totalidade foi escrito direto no Grego. diferente do velho testamento, que foi escrito no hebraico e aramaico… Logo como corrigir o original, o novo testamento, foi escrito direto no Grego. o Resto é tapeação.

    • Verdade Ricardo. Esses “Abençoados” não reconheceram que Jesus era o Messias e agora querem esnobar. Acontece que a aliança se estendeu à todos nós gentios. Veio para o que era Seu (os Judeus) e os seus (Judeus) não o receberam, mas à todos quantos os receberam (Nós Gentios) deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus. João 1:11-12. Agora estão querendo aparecer.

      • ” CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ “( Yohanan (joão) 8:32.)

        ” NADA EM OCULTO QUE NÃO VENHA A SER REVELADO ” (Matitiyahuh (mateus) 10:26)

        Ieshayahuh ( trocado pelos católicos para Isaías) 52:5 diz:
        “… e o Meu Nome (Yahuh) é blasfemado incessantemente o dia todo….”

        Giliana (Conhecido pelos católicos como Apocalipse) 13:6 diz:
        ….E abriu a sua boca em blasfêmias contra Yahuh (nome de blasfêmia = Deus), para blasfemar do Seu Nome (Yahuh), e do seu tabernáculo (pode-se considerar a Toráh = Instrução, adulterada pelos cristãos para Bíblia), e dos que habitam no céu (pode-se considerar os Kohen (Sacerdotes), Naviim (profetas), Talmidim (Discípulos)., etc…

        Nomes de blasfêmia:
        Zeus=-deus=Deus=D’us=DIABO=divino=brilhante, Etimologicamente são os mesmos, com a mesma raiz grega ” die/dia “, como equivalentes > Júpiter = Jove = Jeová,

        Por isso temos a profecia de Ieshayahuh (Isaías católico) 14:14 Satã dizendo:

        “….Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo….”! (senelhante apenas em adoração)

        Vamos ver se esta profecia se cumpriu?

        Ieshayahuh (Isaías católico) 14:12 ” Satanás é chamado de Estrela da manhã depois de cair”

        Agora vamos ver qual o nome adotado por Satanás pra ser adorado?

        Mas vamos primeiro em 2º Coríntios 11:14:

        “…Não é de admirar que o próprio Satanás se transforma em anjo de luz…” (luz = brilhante)

        Agora vamos ver um dos nomes que ele Satã usa:

        Apocalipse 22:16 : Jesus (IESUS) é a mesma Estrela da manhã (SATÃ), agora se exaltando.

        Sendo que ainda temos:

        2º Coríntios 4:4 que diz: “….deus (Diabo) cega, e Jesus é a imagem de Deus (Diabo).

        “… Além do mais dentro de Ysra’el os CRISTÃOS são conhecidos por GOYM / GENTIL, e a Toráh = Instrução (chamada pelos católicos de Bíblia) em Atos dos Emissários 4:26 e 27 afirma que:
        “…. Levantaram-se os reis da terra, E os príncipes se ajuntaram à uma, Contra o ADONAI e contra o seu Ungido (Yeshuah)……. Porque verdadeiramente contra o teu Kadosh Filho Yeshuah, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios (CRISTÃOS) e o povo de Israel….” (diga-se parte do povo, não todos);

        Por isso afirma a Toráh = Instrução (adulterada pelos católicos para Bíblia) em Yohanan (conhecido pelos CATÓLICOS por João) 4:22 que vocês não sabem a quem adoram, e a Salvação (Yeshuah) vem dos Yahudim (pop. judeus) não dos Gregos ou Romanos (IESOUS / IESUS, nomes de blasfêmia).

        E a nova aliança é feita somente com o povo de Ysra’el e de Yahudáh, podendo os GOYM / GENTIL / CRISTÃOS, serem enxertados na Oliveira VERDADEIRA (Ysra’el) se respeitarem a Yahuh através do Seu Filho Yeshuah ( a VIDEIRA VERDADEIRA) assim AFIRMA a Toráh=Instrução de Yahuh em Iermiyahuh 31:30 a 33, e outros textos mais, etc.. etc…

        Portanto isto é apenas um alerta para que tenham Salvação; somem-se aos que servem ao VERDADEIRO MESSIAS YESHUAH (Atos 4:12) AGRADANDO AO CRIADOR YAHUH.

        Hosheah (Oseias) 4:6 diz: Meu povo padece por lhe faltar conhecimento.

        CONVITE:
        ” VENHA FAZER PARTE DESTE POVO COM O VERDADEIRO CONHECIMENTO SEM DETURPAÇÕES”

        Além do mais o CRISTIANISMO FOI CONSTRUIDO NO SÉCULO 4º PELAS PRIMEIRAS BESTAS (IMPERADORES CONSTANTINO=CRISTIANISMO / TEODÓSIO = CRIA A IGREJA UNIVERSAL = MUNDIAL = CATÓLICA) PARA RELIGIÃO OFICIAL DO IMPÉRIO ROMANO , DANDO SEQUENCIA PELOS PAPAS SEGUNDAS BESTAS, ELES USAM AS ESCRITURAS SAGRADAS TORÁH, ROUBADA PELO GENERAL, TITO FILHO DO IMPERADOR VESPASIANO NO SÉCULO 1º, POR ISTO A IGREJA CATÓLICA É A MÃE DE TODOS OS CRISTÃOS NO PLANETA TERRA (APOCALIPSE 17:05),

        Obs: Galatiyahuh (Galatas) 4:16
        “…..Fiz-me acaso vosso inimigo, DIZENDO a VERDADE?

        Shalom alechem.

    • Madson, os primeiros que o aceitaram e andaram com ele, foram judeus (seus apóstolos). Ele escolheu judeus como apóstolos, viveu entre os judeus, como judeu, foram judeus (apóstolos) os responsáveis pela expansão do Evangelho, e um judeu (Paulo) o responsável pelo Evangelho no meio dos gentios. Desde Gênesis a Apocalipse, as revelações (Bíblia) foram feitas a judeus (de supostamente Moisés à João em Patmos). Todo o testemunho que você tem na sua Bíblia, foi feito por judeus.

      Evangélicos levantam a mão em um culto, e já se acham “doutores”, desprezam os judeus, desprezam tudo que receberam da Igreja Católica, como “iluminados”, e o resultado dessa arrogância (semelhante à dos fariseus e demais doutores da Lei do tempo de Jesus) é o show de bizarrices gospel que temos visto nos últimos dias.

      • Alguns. A Maioria o rejeitou. Não menosprezamos os judeus nem nos consideramos iluminados e sim privilegiados, por Deus ter nos aceitado mediante a recusa dos judeus. Quanto ironia do termo “doutores” apenas falamos do que está revelado nas páginas das Escrituras. Se o amigo quiser argumentar como nós, se converta a Cristo, estude a bíblia e terá a ajuda do Espírito Santo que o fará conhecer e não sair falando do que não entende.

      • Tudo tem um propósito, até a rejeição dos judeus ao “Jesus evangélico”, mas não vou me aprofundar acerca disso. Mas reflitam, como vocês evangélicos tem rejeitado a Jesus hoje.

        Deus não privilegiou vocês, desde Adão ele sempre teve um plano para toda a humanidade, e o propósito de Deus sempre se cumpre, e não depende de judeus nem de gregos para isso.

        Argumentar como vocês? Da Bíblia vocês tiram fronha dos sonhos, colher de pedreiro ungida, troca de espírito, línguas malucas, sapatinho de fogo etc. como diz a Emanuelle, só falta vocês extraírem petróleo dela.

    • ” CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ “( Yohanan (joão) 8:32.)

      ” NADA EM OCULTO QUE NÃO VENHA A SER REVELADO ” (Matitiyahuh (mateus) 10:26)

      Ieshayahuh ( trocado pelos católicos para Isaías) 52:5 diz:
      “… e o Meu Nome (Yahuh) é blasfemado incessantemente o dia todo….”

      Giliana (Conhecido pelos católicos como Apocalipse) 13:6 diz:
      ….E abriu a sua boca em blasfêmias contra Yahuh (nome de blasfêmia = Deus), para blasfemar do Seu Nome (Yahuh), e do seu tabernáculo (pode-se considerar a Toráh = Instrução, adulterada pelos cristãos para Bíblia), e dos que habitam no céu (pode-se considerar os Kohen (Sacerdotes), Naviim (profetas), Talmidim (Discípulos)., etc…

      Nomes de blasfêmia:
      Zeus=-deus=Deus=D’us=DIABO=divino=brilhante, Etimologicamente são os mesmos, com a mesma raiz grega ” die/dia “, como equivalentes > Júpiter = Jove = Jeová,

      Por isso temos a profecia de Ieshayahuh (Isaías católico) 14:14 Satã dizendo:

      “….Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo….”! (senelhante apenas em adoração)

      Vamos ver se esta profecia se cumpriu?

      Ieshayahuh (Isaías católico) 14:12 ” Satanás é chamado de Estrela da manhã depois de cair”

      Agora vamos ver qual o nome adotado por Satanás pra ser adorado?

      Mas vamos primeiro em 2º Coríntios 11:14:

      “…Não é de admirar que o próprio Satanás se transforma em anjo de luz…” (luz = brilhante)

      Agora vamos ver um dos nomes que ele Satã usa:

      Apocalipse 22:16 : Jesus (IESUS) é a mesma Estrela da manhã (SATÃ), agora se exaltando.

      Sendo que ainda temos:

      2º Coríntios 4:4 que diz: “….deus (Diabo) cega, e Jesus é a imagem de Deus (Diabo).

      “… Além do mais dentro de Ysra’el os CRISTÃOS são conhecidos por GOYM / GENTIL, e a Toráh = Instrução (chamada pelos católicos de Bíblia) em Atos dos Emissários 4:26 e 27 afirma que:
      “…. Levantaram-se os reis da terra, E os príncipes se ajuntaram à uma, Contra o ADONAI e contra o seu Ungido (Yeshuah)……. Porque verdadeiramente contra o teu Kadosh Filho Yeshuah, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios (CRISTÃOS) e o povo de Israel….” (diga-se parte do povo, não todos);

      Por isso afirma a Toráh = Instrução (adulterada pelos católicos para Bíblia) em Yohanan (conhecido pelos CATÓLICOS por João) 4:22 que vocês não sabem a quem adoram, e a Salvação (Yeshuah) vem dos Yahudim (pop. judeus) não dos Gregos ou Romanos (IESOUS / IESUS, nomes de blasfêmia).

      E a nova aliança é feita somente com o povo de Ysra’el e de Yahudáh, podendo os GOYM / GENTIL / CRISTÃOS, serem enxertados na Oliveira VERDADEIRA (Ysra’el) se respeitarem a Yahuh através do Seu Filho Yeshuah ( a VIDEIRA VERDADEIRA) assim AFIRMA a Toráh=Instrução de Yahuh em Iermiyahuh 31:30 a 33, e outros textos mais, etc.. etc…

      Portanto isto é apenas um alerta para que tenham Salvação; somem-se aos que servem ao VERDADEIRO MESSIAS YESHUAH (Atos 4:12) AGRADANDO AO CRIADOR YAHUH.

      Hosheah (Oseias) 4:6 diz: Meu povo padece por lhe faltar conhecimento.

      CONVITE:
      ” VENHA FAZER PARTE DESTE POVO COM O VERDADEIRO CONHECIMENTO SEM DETURPAÇÕES”

      Além do mais o CRISTIANISMO FOI CONSTRUIDO NO SÉCULO 4º PELAS PRIMEIRAS BESTAS (IMPERADORES CONSTANTINO=CRISTIANISMO / TEODÓSIO = CRIA A IGREJA UNIVERSAL = MUNDIAL = CATÓLICA) PARA RELIGIÃO OFICIAL DO IMPÉRIO ROMANO , DANDO SEQUENCIA PELOS PAPAS SEGUNDAS BESTAS, ELES USAM AS ESCRITURAS SAGRADAS TORÁH, ROUBADA PELO GENERAL, TITO FILHO DO IMPERADOR VESPASIANO NO SÉCULO 1º, POR ISTO A IGREJA CATÓLICA É A MÃE DE TODOS OS CRISTÃOS NO PLANETA TERRA (APOCALIPSE 17:05),

      Obs: Galatiyahuh (Galatas) 4:16
      “…..Fiz-me acaso vosso inimigo, DIZENDO a VERDADE?

      Shalom alechem.

  6. Porque surgiu essa onda em defesa do grego? Quem sao os que defendem o hebraico? Desculpe, sou leigo no assunto, mas isso parece ser sério! Porque defenderiam a origem do NT pelo hebraico, por exemplo? Quais seriam as motivaçoes?

    • Não é onda de defesa do grego, mas sim restabelecer a verdade. O NT foi escrito em grego simplesmente porque seu contexto era o contexto do Império Romano, onde a língua franca era o grego, não o hebraico, uma vez que Roma tinha, anteriormente, absorvido o Império MAcedônico (grego). Além do mais, como Lucas, um gentio, escreveria em uma língua que não conhece?

  7. E A BÍBLIA DE ISRAEL? TBÉM É FIÉL A ORIGINAL ( OU PRÓXIMA)….
    TENHO UMA E O RODAPÉ TEM ME ESCLARECIDO MUITO…
    E QUAL SERIA ESSA OUTRA BÍBLIA ? COMO DEVO PROCURAR ?

  8. Quem luta pela Causa de Cristo, faz a melhor luta que um ser humano almejaria.

    Contudo, a verdade não pode ser maculada no afã de servir ao Reino.

    Não é verdade, é totalmente errado dizer que o Novo Testamento foi originalmente escrito em hebraico ou aramaico.

    Totalmente falso.

    O Novo Testamento foi escrito originalmente em Grego. Todos os livros do Novo Testamento.

    Quando Deus preparou o idoma grego e inspirou o Novo Testamento em Grego Koiné, estava dando, além de outros, os seguintes recados:

    a) As verdades eternas agora é para os gentios
    b) Agora um duro recado: Ao inspirar em Grego estava SE AFASTANDO do povo de Israel.

    Paulo Tarso

    • Não fala besteira. Os manuscritos gregos são cópias, de cópias, de cópias etc.. O papiro grego mais antigo (P 52) é do século II, o códice grego mais antigo é do século IV, muito posteriores aos “supostos” autores, que qualquer lesma sabe que falavam e escreviam em aramaico. Os originais, ou não existem mais, ou estão guardados a sete chaves (pela sagrada ICAR).

      Olha a besteira que você fez Lutero.

    • Me diz sua anta, qual verdade eterna foi revelada a um gentio? As heresias de Lutero? Pois que eu saiba, como mencionaram aqui, de Gênesis à Apocalipse, as verdades eternas foram reveladas aos judeus. O que foi revelado aos gentios? Os atos proféticos? As fogueiras da prosperidade? A fronha dos sonhos? Comer grama para se aproximar de Deus?

      Olha o nível expert das besteiras Lutero.

  9. Já começou errado !

    1- Se existem os originais em aramaico/hebraico do NT onde encontra-se pelomenos um único papiro ?

    2 – Se sim ou não quais as fontes que o pastor messianico usou para formar esse livro ?

    3- Rabino messianico não existe !

  10. Qual é logo a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?
    Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas.
    Romanos 3:1,2

    Como se vê as palavras do Eterno foram confiadas aos Judeus, eles são os detentores dos Óraculos !!!! Não sou eu quem está falando, é o próprio apostolo Paulo.

  11. Já começou errado !

    1- Se existem os originais em aramaico/hebraico do NT onde encontra-se pelomenos um único papiro ?
    2 – Se sim ou não quais as fontes que o pastor messianico usou para formar esse livro ?
    3- Rabino messianico não existe !

  12. ainda bem pela benevolencia do criador,aos que creem verdadeiramente nele..a verdade vem surgindo para esmagar a mentira do adversario e as trevas,quem sai do circulo ignorante da religiao seja ela de que lado for,protestante,catolico,espirita,passa a ver com olhos da razao,examinar textos historicos,e consegue enxergar que essas biblias que ai circulam sao uma colagem,montagem de uma serie de adulterações,feita por roma,atraves dos seus concupixas padre$,pa$tores,gurus,etc todos farinha do mesmo saco do diabo,com relação aos livros(sefer) e obvio os textos originais sao hebraico/aramaico com diversas provas,arqueologicas,historica,e diversos materiais e bibliografias de excelentes conhecedores da lingua historiadores,as boas novas(bessero’t) como e descrita em hebraico veio para o Yehudins(judeus) primeiramente,e depois os goym(gentios) e depois ensinaram aos gentios grego,etc.Não razao sequer alguma.por logico um texto hebraico se escrito em grego para os judeus,isso nao faz sentido.se falo portugues,pra que um texto em ingles para mim,rsrsr e interessante.e incrivel o ESTRAGO que os padres e pa$tores protestantes fizeram a esse livro colado e montado chamado de biblia(grego biblos) e tambem em homenagem a uma cidade completamente tomada pela idolatria,chamada biblos,a biblia e lotada de homenagens aos idolos romanos(deus,zeus)graça,gloria,vitoria,os nomes originais verdadeiros que devemos conservar e guardar nossa fé foram arrancados.dos livros sagrados,esse estrago começou no concilio de niceia,onde papas,padres se reuniram com o imperador constantino e diversos e milhares de livros foram queimados..a verdade vem surgindo a cada dia,AO ETERNO ELOHIM DOS HEBREUS,cujo nome jamais se traduz para lingua alguma,esta minha fé,em Ye’shua esta minha salvação jamais traduzido para IESUS,IESOUS,porque esse os padres enfiaram na biblia para que negassemos ao verdadeiro e unico pastor Ye’shua

    nao se translitera jamais o nome DO SALVADOR para o grego sigma

    YE’SHUA HEBRAICO AMBOS TRANSLITERADOS
    YE’SUA GREGO

    ISSO esta claro no livro de neemias onde o nome jesua com o J ENFIADO obvio pelos padres com o j pois j nao existe no hebraico nos textos de neemias vemos o nome jesua,ja transliterado do grego,com o acrescimo adulterado da letra J.

    jesus e um messias solar e o sol invictus e so olhar as figuras das igreja catolica,a mae de todas as igrejas evangelicas e derivações..

    AO ETERNO! sempre devemos somente crer…e fugir da prostituta mae romana..

    diversas fontes bibliograficas embassam o que estou dizendo.
    dicionarios,livros,de historiadores,arqueologos.

  13. ” CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ “( Yohanan (joão) 8:32.)

    ” NADA EM OCULTO QUE NÃO VENHA A SER REVELADO ” (Matitiyahuh (mateus) 10:26)

    Ieshayahuh ( trocado pelos católicos para Isaías) 52:5 diz:
    “… e o Meu Nome (Yahuh) é blasfemado incessantemente o dia todo….”

    Giliana (Conhecido pelos católicos como Apocalipse) 13:6 diz:
    ….E abriu a sua boca em blasfêmias contra Yahuh (nome de blasfêmia = Deus), para blasfemar do Seu Nome (Yahuh), e do seu tabernáculo (pode-se considerar a Toráh = Instrução, adulterada pelos cristãos para Bíblia), e dos que habitam no céu (pode-se considerar os Kohen (Sacerdotes), Naviim (profetas), Talmidim (Discípulos)., etc…

    Nomes de blasfêmia:
    Zeus=-deus=Deus=D’us=DIABO=divino=brilhante, Etimologicamente são os mesmos, com a mesma raiz grega ” die/dia “, como equivalentes > Júpiter = Jove = Jeová,

    Por isso temos a profecia de Ieshayahuh (Isaías católico) 14:14 Satã dizendo:

    “….Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo….”! (senelhante apenas em adoração)

    Vamos ver se esta profecia se cumpriu?

    Ieshayahuh (Isaías católico) 14:12 ” Satanás é chamado de Estrela da manhã depois de cair”

    Agora vamos ver qual o nome adotado por Satanás pra ser adorado?

    Mas vamos primeiro em 2º Coríntios 11:14:

    “…Não é de admirar que o próprio Satanás se transforma em anjo de luz…” (luz = brilhante)

    Agora vamos ver um dos nomes que ele Satã usa:

    Apocalipse 22:16 : Jesus (IESUS) é a mesma Estrela da manhã (SATÃ), agora se exaltando.

    Sendo que ainda temos:

    2º Coríntios 4:4 que diz: “….deus (Diabo) cega, e Jesus é a imagem de Deus (Diabo).

    “… Além do mais dentro de Ysra’el os CRISTÃOS são conhecidos por GOYM / GENTIL, e a Toráh = Instrução (chamada pelos católicos de Bíblia) em Atos dos Emissários 4:26 e 27 afirma que:
    “…. Levantaram-se os reis da terra, E os príncipes se ajuntaram à uma, Contra o ADONAI e contra o seu Ungido (Yeshuah)……. Porque verdadeiramente contra o teu Kadosh Filho Yeshuah, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios (CRISTÃOS) e o povo de Israel….” (diga-se parte do povo, não todos);

    Por isso afirma a Toráh = Instrução (adulterada pelos católicos para Bíblia) em Yohanan (conhecido pelos CATÓLICOS por João) 4:22 que vocês não sabem a quem adoram, e a Salvação (Yeshuah) vem dos Yahudim (pop. judeus) não dos Gregos ou Romanos (IESOUS / IESUS, nomes de blasfêmia).

    E a nova aliança é feita somente com o povo de Ysra’el e de Yahudáh, podendo os GOYM / GENTIL / CRISTÃOS, serem enxertados na Oliveira VERDADEIRA (Ysra’el) se respeitarem a Yahuh através do Seu Filho Yeshuah ( a VIDEIRA VERDADEIRA) assim AFIRMA a Toráh=Instrução de Yahuh em Iermiyahuh 31:30 a 33, e outros textos mais, etc.. etc…

    Portanto isto é apenas um alerta para que tenham Salvação; somem-se aos que servem ao VERDADEIRO MESSIAS YESHUAH (Atos 4:12) AGRADANDO AO CRIADOR YAHUH.

    Hosheah (Oseias) 4:6 diz: Meu povo padece por lhe faltar conhecimento.

    CONVITE:
    ” VENHA FAZER PARTE DESTE POVO COM O VERDADEIRO CONHECIMENTO SEM DETURPAÇÕES”

    Além do mais o CRISTIANISMO FOI CONSTRUIDO NO SÉCULO 4º PELAS PRIMEIRAS BESTAS (IMPERADORES CONSTANTINO=CRISTIANISMO / TEODÓSIO = CRIA A IGREJA UNIVERSAL = MUNDIAL = CATÓLICA) PARA RELIGIÃO OFICIAL DO IMPÉRIO ROMANO , DANDO SEQUENCIA PELOS PAPAS SEGUNDAS BESTAS, ELES USAM AS ESCRITURAS SAGRADAS TORÁH, ROUBADA PELO GENERAL, TITO FILHO DO IMPERADOR VESPASIANO NO SÉCULO 1º, POR ISTO A IGREJA CATÓLICA É A MÃE DE TODOS OS CRISTÃOS NO PLANETA TERRA (APOCALIPSE 17:05),

    Obs: Galatiyahuh (Galatas) 4:16
    “…..Fiz-me acaso vosso inimigo, DIZENDO a VERDADE?

    Shalom alechem.

    • calma sabemos que nos tempo de jesus a bliblia usada era o tanach ( velho testamento)
      estes escrito foram ditos em hebraico e aramaico. jesus foi judeu e falava em hebraico
      e aramaico depois de sua morte e resureição 300 anos mais tarde os pais da igreja
      crisótomos traduziu pro grego e depois são jeronimos a traduziu pro latin. isso é fato
      é verdade que em muitas cidades gregas tais como Efesos, corinto,roma, e outras cidades
      havia comunidades hebreias espalhadas nestes locais em que paulo e tiago, judas, pedro
      escreveram em hebraico exemplo a espistola aos hebreus se foi para hebreus oviamente foi em hebraico!

  14. Uma pergunta, quem puder responda:

    1. Qual ou quais manuscritos Hebraicos existem, que serviram como base para essa tal tradução desse tal Rabino?

    Obs: Esse pessoal que não aceita a tradução dos nomes, que tal escrever em letras “Hebraicas”, haja vista que utilizar caracteres arábicos como utilizamos seria uma profanação…

  15. Olá sr. Madson Cabral…
    Certo a maioria dos judeus não aceitou Yeshua como o messias, e eu te pergunto, a maioria dos não judeus o aceitou?

    Segundo o livro de Atos dos Apóstolos, um grande número de judeus zelosos passaram a crer no Mashiach; eles continuaram sendo judeus, circuncidando seus filhos, e indo as sinagogas nos sábados.
    Com a destruição de Jerusalém em 70 d.C. o cenário começou a mudar; e por fim até depos de 300 d.C. com a ascensão de Constantino e da igreja estatal (“oficial”) a quantidade de judeus crentes em Yeshua diminuiu. Isso porque houve uma tomada de rumos “opostos” (em algumas áreas) por parte do “Cristianismo oficial” (catolicismo romano) e do “judaísmo oficial” (judaísmo rabínico).
    Mas mesmo assim até hoje perduram semelhanças, isso porque vieram da mesma raiz: a sociedade judaica de Israel do sec. I.
    Estou curioso para saber também qual texto hebraico foi usado para esta tradução. Caso o site possa elaborar uma outra reportagem esclarecendo; isso sanaria a dúvida de muitos aqui.
    Eu tenho e recomendo uma tradução bíblica cosmeticamente judaica; é a BJC (Bíblia Judaica Completa) de David Stern…
    É uma ótima tradução, mesmo sendo mais parafraseada (estilo a Linguagem de hoje). Porém o NT da BJC foi traduzido do grego.
    O NT traduzido de manuscritos hebraicos (ou aramaicos) antigos seria uma grande obra!

  16. Abra seus olhos meus queridos irmãos! O Senhor nunca se afastou e jamais se afastará de Israel. A Bíblia nos ensina a amar essa nação e seu povo, no mínimo porque de lá veio o nosso Salvador. É só estudar um pouco de história e observar o que aconteceu e o que acontece com essa nação e principalmente com seus inimigos. Nosso maravilhoso Senhor, Infinito em amor e misericórdia não precisa desprezar Israel para abraçar o mundo. Ele recebe todos que O amem.

DEIXE UMA RESPOSTA