Astrofísica relata a história de seu abandono ao ateísmo e conversão a Jesus Cristo

32

Sarah Salviander, pesquisadora do Departamento de Astronomia da Universidade do Texas e professora de Astrofísica na Universidade Southwestern, cresceu numa família ateia e ao longo de sua juventude, nutriu preconceitos sobre a fé em geral e o cristianismo.

Mas, ao longo da vida, os estudos sobre o universo e as oportunidades de se relacionar com pessoas que seguiam a Jesus Cristo mostrou a ela que seus pontos de vista haviam sido construídos a partir de experiências limitadas.

De acordo com o site Aleteia, a conversão a Cristo de Sarah Salviander teve seu momento decisivo quando ela precisou lidar com a morte de sua filha ainda bebê.

“Eu nasci nos Estados Unidos e fui criada no Canadá. Meus pais eram ateus, embora preferissem se definir como ‘agnósticos’. Eles eram carinhosos e mantinham uma ótima conduta moral, mas a religião não teve papel nenhum na minha infância […] O Canadá já era um país pós-cristão. Olhando em retrospectiva, é incrível que, nos primeiros 25 anos da minha vida, eu só conheci três pessoas que se identificaram como cristãs. A minha visão do cristianismo era intensamente negativa. Hoje, olhando para trás, eu percebo que foi uma absorção inconsciente dessa hostilidade geral que existe no Canadá e na Europa em relação ao cristianismo. Eu não sabia nada do cristianismo, mas achava que ele tornava as pessoas fracas e tolas, filosoficamente banais”, resumiu a astrofísica.


Aos 25 anos, quando ela se interessava pela filosofia racionalista de Ayn Rand, ingressou em uma universidade e encontrou seu primeiro conflito: “Entrei no curso de Física da Eastern Oregon University e percebi logo a secura e a esterilidade do objetivismo racionalista, incapaz de responder às grandes questões: ‘qual é o propósito da vida? De onde foi que viemos? Por que estamos aqui? O que acontece quando morremos?’ Eu notei também que esse racionalismo sofria de uma incoerência interna: toda a sua atenção se volta para a verdade objetiva, mas sem apresentar uma fonte para a verdade. E, embora se dissessem focados em desfrutar a vida, os objetivistas racionalistas não pareciam sentir alegria alguma. Pelo contrário: estavam ferozmente preocupados em se manter independentes de qualquer pressão externa”, contou.

“Entrei nos clubes universitários, comecei a fazer amigos, e, pela primeira vez na minha vida, conheci cristãos. Eles não eram como os racionalistas: eram alegres, felizes e inteligentes, muito inteligentes. Fiquei de boca aberta ao descobrir que os meus professores de física, a quem eu admirava muito, eram cristãos. O exemplo pessoal deles começou a me influenciar e eu me via cada vez menos hostil ao cristianismo. No verão, depois do meu segundo ano, participei de um estágio de pesquisa na Universidade da Califórnia, num grupo do Centro de Astrofísica e Ciências Espaciais que estudava as evidências do Big Bang. Era incrível procurar a resposta para a pergunta sobre o nascimento do Universo. Aquilo me fez pensar na observação de Einstein de que a coisa mais incompreensível a respeito do mundo é que o mundo é compreensível. Foi aí que eu comecei a perceber uma ordem subjacente ao universo. Sem saber, ia despertando em mim o que Salmo 19 diz com tanta clareza: ‘Os céus proclamam a glória de Deus; o firmamento anuncia a obra das suas mãos’”, relembrou Salviander.

Seu testemunho, nessa fase, é marcado pela busca de respostas mais satisfatórias e a descoberta de que a fé não é um desapego à realidade: “Comecei a perceber que o conceito de Deus e da religião não eram tão filosoficamente banais como eu pensava que fossem. Durante o meu último ano, conheci um estudante finlandês de ciências da computação. Um homem de força, honra e profunda integridade, que, assim como eu, tinha crescido como ateu num país laico, mas que acabou abraçando Jesus Cristo como o seu Salvador pessoal, aos 20 anos de idade, graças a uma experiência particular muito intensa. Nós nos apaixonamos e nos casamos. De alguma forma, mesmo não sendo religiosa, eu achava reconfortante me casar com um cristão. Terminei a minha formação em física e matemática naquele mesmo ano e, pouco tempo depois, comecei a dar aulas de astrofísica na Universidade do Texas em Austin”.

A essa altura da vida, Sarah Salviander foi obrigada a aprofundar suas reflexões ainda mais quando tomou contato com o livro “The Science of God” (“A Ciência de Deus”, em tradução do inglês). “Fiquei intrigada com o título e alguma coisa me levou a lê-lo, talvez o anseio por uma conexão mais profunda com Deus. Tudo o que sei é que aquilo que eu li mudou a minha vida para sempre. O Dr. [Gerald] Schroeder é físico do MIT e teólogo. Eu notei então que, incrivelmente, por trás da linguagem metafórica, a Bíblia e a ciência estão em completo acordo. Também li os Evangelhos e achei a pessoa de Jesus Cristo extremamente convincente; me senti como quando Einstein disse que ficou ‘fascinado com a figura luminosa do Nazareno’. Mesmo com tudo isso, apesar de reconhecer a verdade e de estar intelectualmente segura quanto a ela, eu ainda não estava convencida de coração”, contextualizou.

Mais adiante, em seu relato, Sarah Salviander contou como se converteu ao cristianismo, há apenas dois anos. Com a razão já completamente satisfeita sobre as questões filosóficas da fé, ela conta que sua escolha por servir a Cristo aconteceu em um momento que, mesmo com todas as respostas, não podia interferir nos fatos.

“Eu fui diagnosticada com câncer. Não muito tempo depois, meu marido teve meningite e encefalite; ele se curou, felizmente, mas levou certo tempo. A nossa filhinha Ellinor tinha cerca de seis meses quando descobrimos que ela sofria de trissomia 18, uma anomalia cromossômica fatal. Ellinor morreu pouco depois. Foi a perda mais devastadora da nossa vida. Eu caí nas mãos do desespero até que tive, lucidamente, uma visão da nossa filha nos braços amorosos do Pai celestial: foi só então que eu encontrei a paz. Depois de todas essas provações, o meu marido e eu não só ficamos ainda mais unidos, como também mais próximos de Deus. A minha fé já era real. Eu não sei como teria passado por essas provações se tivesse continuado ateia. Quando você tem 20 anos, boa saúde e a família por perto, você se sente imortal. Mas chega um momento em que a sensação de imortalidade evapora e você se vê forçada a enfrentar a inevitabilidade da própria morte e da morte das pessoas mais queridas”, constatou.

Em sua conclusão sobre a fé, a ciência e sua história de vida, Salviander contou que após sua conversão, se deparou com um questionamento e que sua resposta à dúvida proporcionou alívio a um de seus alunos, e que hoje entende o propósito da morte de Jesus, o Cristo.

“Eu amo a minha carreira de astrofísica. Não consigo pensar em nada melhor do que estudar o funcionamento do universo e me dou conta, agora, de que a atração que eu sempre senti pelo espaço não era nada mais do que um intenso desejo de me conectar com Deus. Eu nunca vou me esquecer de um estudante que, pouco tempo depois da minha conversão, me perguntou se era possível ser cientista e acreditar em Deus. Eu disse que sim, claro que sim. Vi que ele ficou visivelmente aliviado. Ele me contou que outro professor tinha respondido que não. Eu me perguntei quantos outros jovens estavam diante de questões semelhantes e decidi, naquela hora, que iria ajudar os que estivessem lutando com esses questionamentos. Eu sei que vai ser uma jornada difícil, mas o significado do sacrifício de Jesus não deixa dúvidas quanto ao que eu tenho que fazer”, finalizou.


32 COMENTÁRIOS

  1. Nostafora,

    Mais uma pessoa fora.

    Como compreender o infinito se nós não tivermos a certeza de um Deus.

    Bilhões e bilhões de galáxias. Mas e quando se chegar ao fim das galáxias, o que teria? Um muro? Mas e atrás desse muro haveria o que?

    Só os limitados que acham que assim como o mundo existe, pode também Deus existir, O milagre que criou o infinito, pode ter sido o mesmo que cuidou de criar Deus também, seja antes ou depois.

    • Eu quis dizer aos ateus que se eles acham que o mundo veio do nada, então o que motiva eles não terem a mesma complacência com os que acreditam em Deus. Se o mundo veio do nada e é isso tudo. então Deus pode muito bem ter vindo do nada também, o nada que os ateus não tentam explicar. É só perguntar a eles qual foi o homem que criou as galáxias? É tudo obra do acaso, dizem eles, Mas desse acaso não poderia ter vindo Deus também não. fiz a mesma comparação que Paulo ao tomar um deus sem nome.

    • Não Levi, você se confundiu todo. O tal “nada” não poderia ter criado Deus, porque aí Deus seria uma “criatura”, tipo um alienígena, e continuaria sem explicar a origem das coisas (aí, nesse caso, o “nada” que criou essa criatura “deus”, é que seria Deus – a causa de todas as coisas).

      Levi, eu não posso falar pelos ateus (porque sou religioso), mas posso falar pela ciência, pela minha formação.

      O cientista cético e inteligente, não diz “veio do nada”, ele simplesmente diz: “não sei”, ou “ainda não descobrimos”. E não é, porquê você não sabe a resposta, que você precisa inventá-la (que foi Deus, ou o nada, ou que sempre existiu). A ciência estuda e se preocupa, com fenômenos reais, que são passíveis de estudo, o que exclui coisas imaginárias e incognoscíveis, como “deus”, “papai noel”, “o nada criador” etc.

      Assim, para um cientista cético e ateu, a existência do mundo não significa a existência de “deus”, porquê “deus” não é um fenômeno observável, não é real (no nosso plano de existência).

      Essa é a diferença entre a ciência e a crença. A ciência é sábia e humilde, para parar diante de uma questão que não compreende, e dizer: eu não sei. Isso, vai motivá-la a buscar as respostas, e não a inventá-las.

      • Eduardo,

        Vou explicar. Estou fazendo referência à vida espontânea, a que era uma célula no oceano de sopa e que foi esses seres unicelulares se convertendo em pluricelulares, depois nisso, depois naquilo outro, depois nagente, a evolução.

        Eu estou falando/criticando de uma incongruência dos ateus. Acham que tudo que existe no universo veio do nada. Eu apelo que faça a mesma coisa no tocante a Deus, achando que ele pode ter vindo do nada. Mas que acreditem que tem algo acima de nós, seja quando alguém vê o futuro, pois não é natural ter visões proféticas, e outras coisas mais, evidente face a sobrenaturalidade delas.

        • É difícil entender o que você deseja passar com seus pensamentos “loucos”, mas fora sua obsessão doentia pela Igreja Católica (semelhante à do STARDUST pela IURD, e do Clamando pelo dízimo), você é um sujeito que respeita as pessoas, é super inteligente, e sábio em toda sua loucura particular.

  2. Comentários deste lei dispensam apresentação- ela é uma estudiosa da astrofísica e se rendu a Deus você estudou até onde pra dar uma resposta tão sem graça. DEUS TE CRIOU IMAGEM DELE vê se muda meu filho, poque q

  3. Comentários deste lei dispensam apresentação- ela é uma estudiosa da astrofísica e se rendu a Deus você estudou até onde pra dar uma resposta tão sem graça. DEUS TE CRIOU IMAGEM DELE vê se muda meu filho, poque q

  4. Comentários deste lei dispensam apresentação- ela é uma estudiosa da astrofísica e se rendu a Deus você estudou até onde pra dar uma resposta tão sem graça. DEUS TE CRIOU IMAGEM DELE vê se muda meu filho, poque q

  5. Comentários deste lei dispensam apresentação- ela é uma estudiosa da astrofísica e se rendu a Deus você estudou até onde pra dar uma resposta tão sem graça. DEUS TE CRIOU IMAGEM DELE vê se muda meu filho, poque q

  6. Comentários deste lei dispensam apresentação- ela é uma estudiosa da astrofísica e se rendu a Deus você estudou até onde pra dar uma resposta tão sem graça. DEUS TE CRIOU IMAGEM DELE vê se muda meu filho, poque q

  7. continuando levi, porque atras do muro vc vai encontrar Deus e lá só vai entrar quem nele creu JESUS PAI ESPIRITO SANTO e olha que o muro é alto. busque a Deus amigo.

    • Percebi,

      Achei convincente e verdadeiro.

      Se eu fosse o nostafora, em me converteria, correria pra uma igreja.

      Acho que ele foi tocado. Eu instiguei ele, mas parece que ele virou pedra. Não fala, não esmurra, nada, nada mesmo.

      Será que já se converteu, heim?

      Se sim, irmão nostafora dê seu testemunho de crença. O exemplo dela é muito forte, pois trata-se de uma cientista, cientista do primeiro mundo que lida com as estrelas, meu caro, não é um zé bobinho que nem eu e nem tu, não.

      Diga que Jesus é bom, que morreu pra garantir sua salvação quando você não puder ser forte o bastante pra se salvar sozinho. Cristo é o resto que nos falta, Se bem que pra alguns, ele é o todo, tantos que foram os pecados.

      Arrependa-se, o mundo está em mudanças.

    • “O exemplo dela é muito forte, pois trata-se de uma cientista, cientista do primeiro mundo”

      “O argumentum ad verecundiam ou argumentum magister dixit é uma expressão em latim que significa apelo à autoridade ou argumento de autoridade, é uma falácia lógica que apela para a palavra de alguma autoridade a fim de validar o argumento. Este raciocínio é absurdo quando a conclusão se baseia exclusivamente na credibilidade do autor da proposição e não nas razões que ele apresentou para sustentá-la” – Wikipédia.

      • Eduardo,

        Eu usei na tentativa de convencer quem se convence apenas com as palavras do homem, desde que este seja estudado, nascido em berço forte…

        Simples, usei um argumento fraco pra sensibilizar o fraco. Açúcar com água, único meio e modo que os ateus compreendem. A fé pra eles é algo muito acima do ser humano, o crer por crer não se encontra no imaginário deles. São tomés na essência, tendo eu feito o mesmo que Cristo ao mandar que seu discípulo tocasse nas seus ferimentos de cruz. Sugeri que ao nostafora que acreditasse naqueles que eles acreditam, a saber: nos povos da ciência.

  8. “Para os crentes, Deus está no princípio das coisas. Para os cientistas, NO FINAL DE TODA REFLEXÃO!” (Max Planck, físico alemão)
    —————-
    “O Eterno tudo criou sem exceção, só o Senhor será considerado justo. Ele é o rei invencível que permanece para sempre. Quem será capaz de relatar as suas obras? Quem poderá compreender as suas maravilhas? Quem poderá descrever todo o poder de sua grandeza? Quem empreenderá a explicação de sua misericórdia? Nada há a subtrair, nada a acrescentar às maravilhas de Deus; ELAS SÃO INCOMPREENSÍVEIS. Quando o homem tiver acabado, então estará no começo; e quando cessar a pesquisa, FICARÁ PERPLEXO.” (Eclesiástico 18,1-6)

    “Ó Deus, como são insondáveis para mim vossos desígnios! E quão imenso é o número deles! Como contá-los? São mais numerosos que a areia do mar; se pudesse chegar ao fim, seria ainda com vossa ajuda.” (Salmos 138,17-18)

    “Não o sabes? Não o aprendeste? O Senhor é um Deus eterno. Ele cria os confins da terra, sem jamais fatigar-se nem aborrecer-se; ninguém pode sondar sua sabedoria.” (Isaías 40,28)

    “Ó abismo de riqueza, de sabedoria e de ciência em Deus! Quão impenetráveis são os seus juízos e inexploráveis os seus caminhos! Quem pode compreender o pensamento do Senhor? Quem jamais foi o seu conselheiro? Quem lhe deu primeiro, para que lhe seja retribuído? Dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele a glória por toda a eternidade! Amém.” (Romanos 11,33-36)


    Assine o Canal
  9. Excelente Documentário: Assista nesse vídeo “As aparições de Maria” com uma seriedade difícil de se encontrar, analisando-as de acordo com a Bíblia.


    Assine o Canal
  10. Levy, como já tumultuou muito o lugar onde vc fez a postagem se referindo a mim com um monte de bobagens ensinadas pelos religiosos e os acéfalos a teem como verdadeiras, como por exemplo: todo ateu acha que o homem veio do macaco ou o tudo veio do nada etc. etc. etc… então vou postar aqui…

    olha só… a via é de mão dupla… afinal, a medida que um ou outro ateu se tornar religioso, muitos religiósos se tornam ateus ao estudarem bastante kkkk

    neste site já sairam algumas notícias relacionadas: http :// noticias. gospelmais.com. br/ pastor-experiencia-ano-sem-deus-ateu-73604. html (só de exemplo)

    e não dá piti Levy… não adianta vc esperniar… essa é a realidade.

    e olha.. a medida que o protestantismo avança, bizarrices como pessoas comendo grama ou coisas parecidas aumentam também… olha o mundo gospel de hj: Funk gospel, pastores gays, sex shop gospel, crimes, tráfico, homossexualismo etc. etc. etc.

    mas voltando ao assunto, a via é de mão dupla Levy…

    vc canta vitória com uma astrofísica que se tornou religiosa, mas outros tantos astrofísicos de expressão como Stephen Hawking ou Neil Tyson, mantém a mesma opinião com relação ao seu deus…

    além de que, tantos outros partícipes da tua religião se tornam ateus ao estudar com mais afinco..

    eu não costumo tomar conhecimento de religiosos que se tornam ateus, afinal, cada um é cada um… não me importo se o ateismo está crescendo ou diminuindo… prefiro cuidar da minha vida..

    assim como não me importo se um ateu se torna religioso… desde que ele não se torne fanático ou se deixe levar pela hipocrisia cristã, tá tudo bem Levy!!!

    olha só… seu deus é improvável.. mas não impossível…

    eu não posso discordar disto Levy…

    mas até hj, só tenho visto contradições no seu livro de fábulas e na história do cristianismo…

    então, não encontrei motivos para acreditar no seu deus..

    prefiro acreditar na minha força e coragem de trabalhar para conquistar meus sonhos e ideiais sem contar com a participação de ser ditador, assassino e cruel que vemos no seu livro de fábulas…

    putz.. imagina ficar implorando “bençãos” para um ser que tem coragem de mandar uma ursa matar crianças que zuaram com a careca de um velho? klkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Levy, como já tumultuou muito o lugar onde vc fez a postagem se referindo a mim com um monte de bobagens ensinadas pelos religiosos e os acéfalos a teem como verdadeiras, como por exemplo: todo ateu acha que o homem veio do macaco ou o tudo veio do nada etc. etc. etc… então vou postar aqui…

      TÁ COM VERGONHA DE CONTINUAR DIZENDO QUE A GENTE VEIO DO MACACO, A GENTE COMPREENDE, MAS QUE FOI ESSA A HISTÓRIA, SE PERMANECER VAI SER CONTRA A CIÊNCIA, POIS OUTROS ANIMAIS POSSUEM MAIS IDENTIDADE GENÉTICA, TIPO CACHORROS, RATOS,,,SÓ DEPOIS É QUE HÁ O MACACO.

      olha só… a via é de mão dupla… afinal, a medida que um ou outro ateu se tornar religioso, muitos religiósos se tornam ateus ao estudarem bastante kkkk

      O POVO QUE NUNCA FOI? NINGUÉM SE TORNA ATEU, APENAS VIVE UM MOMENTO DE ATEU. EU ORA ESTOU ATEU ORA CRENTE. ORA EU PERGUNTO CADÊ VOCÊ DEUS? ORA EU DIGO, DEUS NÃO PRECISAVA SER TÃO MEU AMIGO.

      ATEU É UM ESTADO MOMENTÂNEO; JÁ FILHOS DE DEUS, É CONSTANTE E VAI PRA ETERNIDADE ESSA CRENÇA. SE ACASO NÃO FOR ASSIM QUANDO LÁ CHEGARMOS OU NÃO CHEGARMOS A LUGAR ALGUM QUANDO MORRER, AÍ PODEMOS MUDAR, MAS NO MOMENTO TODOS OS SERES HUMANOS ENTENDEM QUE HÁ ALGO VIVO ALÉM DAS CONSTELAÇÕES QUE NORTEIAM O UNIVERSO.

      neste site já sairam algumas notícias relacionadas: http :// noticias. gospelmais.com. br/ pastor-experiencia-ano-sem-deus-ateu-73604. html (só de exemplo)

      e não dá piti Levy… não adianta vc esperniar… essa é a realidade.

      e olha.. a medida que o protestantismo avança, bizarrices como pessoas comendo grama ou coisas parecidas aumentam também… olha o mundo gospel de hj: Funk gospel, pastores gays, sex shop gospel, crimes, tráfico, homossexualismo etc. etc. etc.

      mas voltando ao assunto, a via é de mão dupla Levy…

      vc canta vitória com uma astrofísica que se tornou religiosa, mas outros tantos astrofísicos de expressão como Stephen Hawking ou Neil Tyson, mantém a mesma opinião com relação ao seu deus…

      além de que, tantos outros partícipes da tua religião se tornam ateus ao estudar com mais afinco..

      eu não costumo tomar conhecimento de religiosos que se tornam ateus, afinal, cada um é cada um… não me importo se o ateismo está crescendo ou diminuindo… prefiro cuidar da minha vida..

      assim como não me importo se um ateu se torna religioso… desde que ele não se torne fanático ou se deixe levar pela hipocrisia cristã, tá tudo bem Levy!!!

      olha só… seu deus é improvável.. mas não impossível…

      eu não posso discordar disto Levy…

      mas até hj, só tenho visto contradições no seu livro de fábulas e na história do cristianismo…

      então, não encontrei motivos para acreditar no seu deus..

      prefiro acreditar na minha força e coragem de trabalhar para conquistar meus sonhos e ideiais sem contar com a participação de ser ditador, assassino e cruel que vemos no seu livro de fábulas…

      putz.. imagina ficar implorando “bençãos” para um ser que tem coragem de mandar uma ursa matar crianças que zuaram com a careca de um velho? klkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • e olha.. a medida que o protestantismo avança, bizarrices como pessoas comendo grama ou coisas parecidas aumentam também… olha o mundo gospel de hj: Funk gospel, pastores gays, sex shop gospel, crimes, tráfico, homossexualismo etc. etc. etc.

        NO JUDAÍSMO JÁ EXISTIA O QUE VOCÊ REFUTA COMO BIZARRICE. MOISÉS LANÇOU SAPOS, GAFANHOTOS, ÁGUA AVERMELHADA/SANGUE, MORTE DOS PRIMOGÊNITOS. DEPOIS TEM A HISTÓRIA DO SAL, DE REI BABILÕNICO COMER CAPIM, BURRA QUE FALA, BALEIA QUE VOMITA GENTE, NAS RELIGIÕES OUTRAS HÁ OS QUE BEBEM SANGUE DE CRIANÇAS E DE DONZELAS, OS ÍNDIOS ADORAM O SOL E A LUA…. AÍ VOCÊ DIZ QUE É O AVANÇO DOS CRISTÃOS PROTESTANTES? VOCÉ É CEGO?

        vc canta vitória com uma astrofísica que se tornou religiosa, mas outros tantos astrofísicos de expressão como Stephen Hawking ou Neil Tyson, mantém a mesma opinião com relação ao seu deus…

        ANTES DE MORRER, SEJA NA HORA DA MORTE, TODOS EM ALGUM MOMENTO REVEEM O ASSUNTO.

        além de que, tantos outros partícipes da tua religião se tornam ateus ao estudar com mais afinco..

        QUANDO SEM UMA FORMAÇÃO COMPLETA NOS ESTUDOS, SE DESVIAM, MAS DEPOIS, AO SE APROFUNDAREM, VOLTAM A ACREDITAR EM ALGO QUE FEZ AS CONSTELAÇÕES, POIS ENTENDEM QUE HOMEM ALGUM FARIA TUDO ISSO, E QUE TAIS COISAS NÃO VIERAM DO ACASO.

        eu não costumo tomar conhecimento de religiosos que se tornam ateus, afinal, cada um é cada um… não me importo se o ateismo está crescendo ou diminuindo… prefiro cuidar da minha vida..

        NÃO ESTÁ SE IMPORTANDO NESTE MOMENTO, MUITAS VEZES VOCÊ FEZ ELOGIOS AOS PASTORES QUE SE TORNARAM ATEUS, E DESDENHOU DA CRENÇA DOS OUTROS, DISSE QUE O PRIMEIRO MUNDO É TODO DE ATEUS. QUEM ESTÁ FALANDO AÍ É MESMO O NOSTAFORA? VIROU AGORA PAZ E AMOR, MEU CARO? NEGANDO O QUE FEZ?
        assim como não me importo se um ateu se torna religioso… desde que ele não se torne fanático ou se deixe levar pela hipocrisia cristã, tá tudo bem Levy!!!

        olha só… seu deus é improvável.. mas não impossível…

        PARABÉNS, ESTÁ EVOLUINDO. JÁ EU ESTOU ACIMA DESSE SEU LENTO PENSAR E CONCLUI QUE O MUNDO É IMPROVÁVEL EXISTIR QUE NÃO FOSSE UMA FORÇA MAIOR, A ESSA FORÇA CONCLUI QUE SEJA DEUS, POIS TEM MOSTRADO EM REVELAÇÕES NO PASSADO O QUE O MUNDO HOJE ASSISTE, MESMO QUE SEJAM AS CATÁSTROFES;

        mas até hj, só tenho visto contradições no seu livro de fábulas e na história do cristianismo…

        VÁ ESTUDAR E APRENDER QUE NÃO SE DEVE INTERPRETAR O QUE SE LÊ AO PÉ DA LETRA, APRENDA AINDA QUE SE DEVE CONTEXTUALIZAR AS MOTIVAÇÕES DOS QUE ESCREVEM, QUE QUEM ESCREVEU NO CASO A BÍBLIA FORAM HOMENS, E ESTES FALHOS, PORTANTO PASSÍVEIS DE ERRAR OU DAR SUA VISÃO AO QUE ESCREVIAM, OU ENTÃO CONCEPÇAO ERRADO, OU UFANISMO, OU NACIONALISMO, OU HIPOCRISIA, OU FAZER USO DA IMAGEM DE DEUS PRA SI, OU FAZER O QUE JONAS FEZ.

        então, não encontrei motivos para acreditar no seu deus..

        BASTA ACRDITAR NO DEUS QUE CRIOU O UNIVERSO.

        prefiro acreditar na minha força e coragem de trabalhar para conquistar meus sonhos e ideiais sem contar com a participação de ser ditador, assassino e cruel que vemos no seu livro de fábulas…

        TU NÃO CONQUISTA NADA. QUEM MATOU FORAM TEUS IRMÃOS, DEUS NÃO LANÇOU A MÃO SOBRE NINGUÉM, DE IGUAL MODO NÃO ESTA ESCRITO NA FORMA DE BILHETE ÊLE MANDANDO MATAR NINGUÉM;

        putz.. imagina ficar implorando “bençãos” para um ser que tem coragem de mandar uma ursa matar crianças que zuaram com a careca de um velho? klkkkkkkkkkkkkkkkkk

        UMA ESTRELA COME OUTRA, UM BURACO NEGRO SUGANDO CONSTELAÇÕES, A CIÊNCIA DIZENDO QUE TUDO VEIO DE UM BOOOMMM, AÍ VOCÊ DIZER QUE DEUS MANDOU ISSO OU AQUILO. ESSA CRIANÇA VOLTOU DE ONDE ELA SAIU. DOLOROSO É PERMANECER AQUI. VOCÊ É MUITO MATÉRIA, É BARRO, FALTA TRANSCENDITALIDADE, UM VIAJANTE DAS ESTRELAS, MAS CONFORTA-SE EM DISCUTIR OS PROBLEMAS DOS CRUZAMENTOS DA RUAS DO TEU BAIRRO.

        • kkkkkk

          quando besteira hem Levy…

          vamos resumir…

          vc pirou porque eu tenho razão vc cantou vitoria por conta de uma mulher que virou religiosa ao passo que MUITOS RELIGIOSOS ESTÃO SE TORNANDO ATEUS KKKKK

          ora… se vc me diz que o religioso que se tornou ateu nunca foi realmente religioso, então o ateu que se tornou religioso também nunca foi ateu..

          kkkk

          via de mão dupla Levy…

          mas como eu disse.. a mão que vai para o ateismo é maior, afinal, como estamos vendo, muitos mais estão saindo da religiosidade e vindo para o ateismo do que o contrário!!!

          chora não Levy kkkkkkkkk

          OBS… não fui eu que disse que seu deus mandou uma ursa DILACERAR algumas crianças travessas que chamaram um velho de careca…

          FOI A BIBLIA KKKKKKKKKKKK

          puxa… será que a biblia mente?

          • Se mentisse, a bíblia esconderia as fragilidades, os erros, contando apenas as vitórias.

            Religioso na forma de falar, o certo mesmo é aceitar um Deus como criador do universo, e que esse Deus nos tem como filhos, exceto os que não o querem, mas mesmo assim manda chuva pra todos, dispensa benças com todos.

            Rapaz, você é muito limitado mesmo. Espero que você não seja, não tenha sido ou então não pense em exercer a cátedra de literatura. Você não consegue identificar o moral de história alguma. Você é realmente o que Cristo identifica como pobres de espírito. Não entende nada, é um seguidor da letra, o pé da letra.

            Ore a Deus, peça sabedoria. Deus concede. Eu já fui assim, Hoje emana de meu consciente resposta pra tudo, meu caro. Causa pena a tua situação.

DEIXE UMA RESPOSTA