O popular escritor e professor cristão Ravi Zacharias, faleceu na última segunda-feira, 18 de maio, aos 74 anos, em decorrência de um câncer raro em seu cóccix, o osso triangular na base da coluna vertebral.
O tumor maligno foi descoberto quando o pastor estava sendo submetido a uma cirurgia nas costas, e os médicos que o tratavam consideraram o tumor intratável, e ele foi liberado para passar seus últimos dias em casa, na cidade de Atlanta, Geórgia (EUA), para ficar com sua família.
O pastor Renato Vargens expressou seu pesar pela morte do apologeta: “Acabei de ler a notícia de que Ravi Zacharias faleceu nessa manhã. Um grande homem de Deus, apologista, que completou a carreira e foi se encontrar com o seu salvador. Que Deus console aos familiares e amigos!”.
Nascido na Índia, Ravi Zacharias era conhecido por seu trabalho que se concentrava em argumentos apologéticos pela existência de Deus e pela razoabilidade do cristianismo. Ele pregou em mais de 70 países e escreveu mais de 30 livros em seus 48 anos de carreira, ensinando cristãos a se envolverem com ateus e argumentando que a cosmovisão cristã tem respostas robustas para as questões existenciais da humanidade.
De acordo com a revista Christianity Today, Zacharias contava que sua conversão ao cristianismo ocorreu durante a leitura da Bíblia no hospital após uma tentativa frustrada de suicídio quando adolescente.
Ele emigrou para o Canadá aos 20 anos de idade, e anos depois iniciou seu ministério com a Aliança Cristã e Missionária (CMA). Formado no Ontario Bible College (atualmente Tyndale University) e na Trinity International University, ele foi contratado como evangelista nacional para os Estados Unidos em 1977 e ordenado na CMA em 1980.
Ele fundou a Ravi Zacharias International Ministries (RZIM) em 1984 e a organização cresceu para cerca de 200 funcionários em 16 escritórios em todo o mundo, com 20 palestrantes em viagem.
Seu livro mais vendido, Pode o Homem Viver sem Deus?, vendeu cerca de 500 mil cópias em 1995. Seu livro mais recente, The Logic of God: 52 Christian Essentials for the Heart and Mind (‘A Lógica de Deus: 52 Fundamentos Cristãos para o Coração e a Mente’, em tradução livre), ganhou o prêmio de livro cristão 2020 da Evangelical Christian Publishers Association na categoria de estudo da Bíblia.
Nos últimos anos, foi acusado de assédio por uma mulher com quem interagiu em seu ministério, mas ele a processou e a disputa judicial foi encerrada com um acordo que não permitia a divulgação dos detalhes acertados entre as partes. Ele deixa sua esposa, Margaret, e seus três filhos.
Acabei de ler a notícia de que Ravi Zacharias faleceu nessa manhã. Um grande homem de Deus, apologista, que completou a carreira e foi se encontrar com o seu salvador. Que Deus console aos familiares e amigos!
— Renato Vargens (@renatovargens) May 19, 2020