A hidroxicloroquina, que vem sendo defendida pelo presidente Jair Bolsonaro como uma alternativa de tratamento aos infectados pelo novo coronavírus, foi o remédio que ajudou o pastor Abraão Silva, presidente da Igreja Batista Metropolitana (IBAM) de Salvador (BA), a se recuperar.
Silva descobriu na última semana que estava infectado pelo novo coronavírus, e chegou a ser internado com dificuldades respiratórias. O tratamento com o remédio o ajudou a se recuperar rapidamente e durante uma entrevista, ele testemunhou sobre os momentos que passou.
“O raio X do pulmão e a tomografia revelaram lesões no pulmão e a presença de pneumonia viral. O quadro poderia ser agravado pelo fato de eu ser paciente com hipertensão. Foi colhido o material para exames e ali permanecemos por 5 dias, com muita febre e prostração. Logo em seguida, chegou o resultado positivo para o Covid-19”, contou o pastor.
Durante os piores momentos, a doença causou desconforto ao ponto de impedi-lo de dormir e até confusão mental: “Lembro-me de ter tido certa dificuldade respiratória e um pouco de confusão mental. Não conseguia dormir direito e a mente era confundida o tempo todo com várias cenas. Perdi totalmente o olfato e o paladar, não sentia nenhuma vontade de comer”, declarou Silva.
No relato ao portal Voz da Bahia, Abraão Silva revelou que na internação seu quadro de saúde se agravou, e a junta médica pediu que ele autorizasse o uso da hidroxicloroquina combinado com a azitromicina. Após a ministração do medicamento, em pouco tempo seu quadro de saúde mostrou grande evolução.
“A equipe médica reuniu comigo para mostrar os benefícios e riscos do uso da hidroxicloroquina. Com a segurança oferecida pelo médico infectologista, assinei o termo de responsabilidade. No dia seguinte já estava bem melhor e dois dias depois recebi alta médica para ir para casa”, resumiu o pastor.
Ao ser questionado a respeito das lições que tirava da situação de internação após ser infectado com o novo coronavírus, o líder da IBAM afirmou que sua percepção da soberania e força de Deus foi reforçada, e agora prepara sua congregação para uma mobilização em prol dos que atravessam necessidade resultante da pandemia.
“Compreendi que Deus, sob Sua soberania, me permitiu ser contaminado exatamente no início desse processo, considerando que o pior ainda pode estar por vir, e nossa igreja está trabalhando e se preparando para ajudar famílias afetadas. Deus está acima de todas as coisas e Ele é Fiel”, finalizou o pastor.
Nesta quarta-feira, 08 de abril, o presidente Jair Bolsonaro voltou a cobrar de médicos que têm auxiliado governadores na condução da atual crise de saúde pública – como o doutor David Uip, por exemplo – um posicionamento a respeito da recomendação do uso da combinação de hidroxicloroquina e azitromicina para o tratamento de doentes com o novo coronavírus.
2- Cada vez mais o uso da Cloroquina se apresenta como algo eficaz. Dois renomados médicos no Brasil se recusaram a divulgar o que os curou da COVID-19. Seriam questões políticas, já que um pertence a equipe do Governador de SP?
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 8, 2020