O lançamento do jogo Red Dead Redemption 2, novo capítulo de uma das franquias de jogos mais famosas dos últimos anos, virou oportunidade para uma igreja evangélica convidar fãs de videogame para seu culto dominical.
Red Dead Redemption 2 foi lançado na última sexta-feira, 26 de outubro, pela desenvolvedora Rockstar Games, para as plataformas PS4 e Xbox One. Ciente da alta expectativa dos fãs da franquia, a Igreja Batista Charlotte, em Edimburgo, capital da Escócia, decidiu inovar e criou um cartaz usando a identidade visual do jogo.
“A redenção na vida real vem por meio de Jesus”, dizia o texto no cartaz, convidando os transeuntes para os cultos realizados às 10h30 e 19h00 do horário local. A iniciativa rapidamente repercutiu na internet, com milhares de visualizações e compartilhamentos da imagem do cartaz.
O jornal The Scottish Sun ouviu o reverendo Paul Rees, responsável pela congregação, e ele confirmou que a inspiração veio de uma propaganda do jogo: “Essa ideia permaneceu na minha cabeça. Então, eu procurei algumas pessoas, para saber quem poderia nos ajudar […] Este é um lembrete que as pessoas não precisam depender de um jogo se estão buscando redenção”, comentou o pastor.
“Temos que dar o braço a torcer à igreja por usar o entusiasmo em volta de Red Dead Redemption 2 para passar a sua mensagem, mas por outro lado, a Take-Two e Rockstar Games não vão gostar que a sua propriedade seja usada desta forma. Será que a igreja vai ficar em sarilhos por causa deste cartaz?”, questionou a filial portuguesa do portal especializado EuroGamer.
O jogo é ambientado no ano 1899 nos Estados Unidos, e mostra um bando de criminosos tentando sobreviver durante o “alvorecer dos tempos modernos”, conforme descreve a sinopse oficial: “O fim da era do velho oeste começou, e as autoridades estão caçando as últimas gangues de fora da lei que restam. Os que não se rendem, nem sucumbem, são mortos”.