Pastor Renato Vargens critica crescente número de evangélicos que optam pelo calote em dívidas: “Que avivamento é esse?”

63

O Brasil é um país dito emergente, com certa estabilidade econômica nas últimas décadas e, embora pequeno, com algum crescimento de renda e expectativa de vida dos trabalhadores. Além disso, outra grande mudança social foi escancarada pelo Censo 2010: o crescimento dos evangélicos, que na primeira década do novo século, chegou a taxa de mais de 60%.

Com tantos holofotes da mídia sobre o povo evangélico, questões comportamentais passam a ser olhadas com mais atenção, e a questão financeira é uma delas. O pastor Renato Vargens, líder da Igreja Cristã da Aliança, publicou em seu blog um artigo sobre os “calotes” praticados por fiéis evangélicos.

“Não estou generalizando. Bem sei que existem casos diferenciados de irmãos que se endividaram em virtude do desemprego, enfermidade ou até mesmo da morte de um ente querido, entretanto, para nossa tristeza existe um número considerável de cristãos que ao contrário do que deviam agem desonestamente não honrando suas dívidas, nem tampouco pagando suas contas”, introduz o pastor, demonstrando preocupação.

De acordo com o texto de Vargens, é princípio bíblico cumprir os compromissos assumidos: “O Apostolo Paulo ao escrever a epístola aos Romanos ensina que os cristãos não podem dever nada a ninguém. ‘A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.’ (Romanos 13:08). No entanto, ao contrário disso um número incontável de evangélicos brasileiros encontram-se absolutamente endividados.  Infelizmente sei de casos de pessoas que em nome da  ‘bênção’ e da prosperidade gastam mais do que ganham. Para piorar a situação, existem aqueles que  pegam dinheiro emprestado e não pagam os seus credores, isso sem falar é claro, naqueles que fazem crediários, empréstimos dando calote no comércio”, lamenta.


O pastor repercute ainda a má reputação que os líderes eclesiásticos evangélicos adquiriram recentemente perante a sociedade: “Há pouco, um amigo compartilhou que tentou comprar um carro financiado, mas o vendedor quando soube que o proponente da compra era um pastor desistiu do negócio por entender que pastores não pagam suas dividas. Triste isso não é verdade? Lamentavelmente sou obrigado a concordar que muitos evangélicos tem agido desonestamente não cumprindo com as suas obrigações”, constata Renato Vargens.

“O que me assusta é que parte da igreja ainda advoga a causa de que estamos vivendo um genuíno avivamento. Ora, pare, pense e responda: Que avivamento é esse onde os crentes não pagam suas dívidas? Que avivamento é esse que evangélicos pegam empréstimos bancários e dão calotes nos bancos? […] Ao contrário do ‘Avivamento tupiniquim’ os avivamentos que aconteceram no decorrer da história proporcionaram mudança comportamental nos crentes”, pontua o pastor, com uma crítica indireta à ênfase que é dada por igrejas pentecostais e neopentecostais à teologia da prosperidade: “Por que ouviram um falso evangelho que está fundamentado tanto na confissão positiva, como na teologia da prosperidade cujo deus é o secularismo”.

Lei de Gérson

Há uma máxima popular brasileira que diz que as pessoas que buscam vantagem em tudo, seguem a Lei de Gérson. Em seu artigo, Vargens resume a origem do ditado: “Em nosso país, é muito comum, ouvirmos dos lábios daqueles que nos relacionamos o que é que se pode ganhar com aquele tipo de atitude ou comportamento. Lembro que na década de 70 existia uma propaganda vinculada em rede de TV sobre uma marca de cigarro, na qual o ex-jogador da seleção brasileira Gérson era o protagonista. A propaganda dizia que comprar o cigarro em questão era vantajoso por ser melhor e mais barato que as outras marcas. E ao no final do comercial Gérson zombeteiramente dizia: ‘Você também gosta de levar vantagem em tudo, certo?’”, explica o pastor.

Segundo Vargens, o termo se propagou devido à identificação do povo com a proposta do comercial: “Com o passar dos anos a propaganda captou um elemento de identificação que estava no imaginário popular. O jargão usado na época se transformou então naquilo que hoje denominamos de lei de Gerson, a qual passou a funcionar como mais um elemento na definição da identidade nacional e o símbolo mais explícito da nossa ética ou falta dela”.

Na conclusão de sua crítica à prática da inadimplência por parte de evangélicos como um todo, Vargens diz: “Como cristãos somos desafiados a não vivermos segundo as regras deste sistema. De maneira alguma podemos permitir que valores antiéticos e amorais conduzam nossas vidas. Na perspectiva bíblica jamais nos será permitido negociarmos o inegociável, nem tampouco, instrumentalizarmos as pessoas com vistas ao nosso sucesso pessoal. Os pressupostos do reino nos motivam a vivermos uma vida justa, reta e equânime, onde nem sempre ganhamos. Pense nisso!”.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


63 COMENTÁRIOS

      • Jo Gomes
        Antes de partir para cidade do pé junto ele tem que converter.
        Devolver a Deus o dízimo ai depois.
        Pode subir não desejo que ela parta sem salvação.
        E que pague as contas claro.
        O devorador num ta deixando nada.

      • O povo aqui vive reclamando que o Stardust não tinha o que fazer, pq vivia o dia inteiro aqui na internet, no site gospel mais.
        Agora o cara some e ficam reclamando, perguntando pq ele não aparece.

        Ahhh vai entender esses cabeças ocas.

          • $ilas disse: 8 de agosto de 2013 ás 10:18 am
            “Na verdade ele faz falta.. Eu me divertia com as “trocas de gentilezas” dele com o Clamando.. Rsrs”

            Mancebo disse: 7 de agosto de 2013 ás 2:20 pm
            Vai arrebentar, vc mandou prenderem ou matar o STARDUST? Ou baniu ele do site? Onde está ele?

            Edy,vc não sabe ler não?

        • Ai Edy, diz que ninguém estan com saudade do Stadust,Mas um que diz esta com saudade dele.

          clamando disse: 7 de agosto de 2013 ás 8:00 pm
          o ex; estou sentindo saudades do stardustafonsoexdesimasanaclaranickjgmixpoeiradaestrelaca´daestrelacaidapauloemaisalguns o que voce fez cara hahah

          O próprio pastô de cabra, o clamando.
          Por incrível que pareça. hauahauha

    • Stardust,
      Eu estou sentindo a sua falta… Por favor dê o ar de sua graça para que eu fique mais tranquila. Não sei, tem uns sujeitos que falaram em te processar e outros sussurram ameaças contra vc… Fala aí meu amigo, diz alguma coisa para sossegar o meu coração, vai!
      Que Deus cuide de ti.
      Mary.

  1. Infelizmente tem igrejas que pedem para voce dar tudo o que tem ate os das contas,dizendo que Deus vai dar cem vezes mais isso não acontecendo por que Deus não prometeu nada disso,o pião fica todo endividado e leva a fama de caloteiro e depois vai falar com o pastor e o abençoado fala que voce não prosperou porque não tem fé,essas igrejas da teologia da prosperidade só prosperam mesmo o pastor,pois Deus não prometeu nada que aqueles que o seguisem ficariam ricos muito pelo contrario carregue sua cruz e me sigam.

  2. A CRENTAIADA DÁ CALOTE, POR QUE NÃO LHES SOBRA DINHEIRO. O PA$TOR TOMA TUDO O QUE PODE, E O QUE NÃO PODE TAMBÉM. ENQUANTO O FIEL VAI PARA A LISTA DA SERASA, O PA$TOR VAI PARA A LISTA DA FORBES.

    • Em Manaus, conheci crentes que ganham um salário mínimo e chegam a dar R$ 150,00 para a igreja. Uma pessoa dessas só pode dar calote no mercado. Enquanto eu discutia este assunto na parada de ônibus, o pastor passou num Corolla.

      • Roque.
        Além de gay é nas suas linguagem recalcado”invejoso,”.
        Agora pobre e com certeza deve ser feio de bater com o pau.
        Kkkkkkkkkk.
        Roque tu ta e ferrado!!!!

      • “o pastor passou num Corolla.”

        Eu passei na porta da igreja Mundial onde eu moro. Aqui não tinha carros no estacionamento de frente da igreja.Mas teve um que me chamou a atenção pela beleza carrão de luxo.(estava numa área reservada)

        Pensei comigo deve ser do pastor, só pode. Pq aqui a realidade é outra.
        Não vejo ninguém andando com um carrão daquele por aqui.(só se for traficante ou filhinho de papai atrás de crack)

    • O mais incrível é que nego não é evangelíco e vem pra este site criticar e zuar, vai pro globo.com falar besteira, vai pro uol.com.br esses caras escolhem logo este site para sujar fala sério deveria de ter alguma regra de banimento nessas pessoas… tolerância zero. Tanto site disponível ai o cara não crente não é nada vem pra cá pra ficar falando mal de pastor, falando de dízimo, criticando, arrumando confusão, eu hein Deus sabe de todas coisas, apenas leem e coloquem opiniões e comentários que não insultem o outro independente da notícia.

  3. O mais incrível é que nego não é evangelíco e vem pra este site criticar e zuar, vai pro globo.com falar besteira, vai pro uol.com.br esses caras escolhem logo este site para sujar fala sério deveria de ter alguma regra de banimento nessas pessoas… tolerância zero. Tanto site disponível ai o cara não crente não é nada vem pra cá pra ficar falando mal de pastor, falando de dízimo, criticando, arrumando confusão, eu hein Deus sabe de todas coisas, apenas leem e coloquem opiniões e comentários que não insultem o outro independente da notícia.

    • Não sou evangélico, mas sou protestante, e como tal posso pensar. não é o Pastor a pensar por mim. Este é o espírito da reforma. Não vejo muitos evangélicos protestantes neste país, vejo sim, diversas seitas impostoras. Igrejas protestantes existem no máximo cinco correntes, dependendo da reforma em cada país de origem.

  4. Deixa de pagar as suas dividas agua, luz, telefone, compra do mês fica no ZERO e da tudo em ato de fé.E depois NADA daquilo que vc espera acontece.
    As contas acumulam e não esperam tem que ser pagas.
    E cadê esse Melhor dessa terra?
    Os seus negócios VÃO ARREBENTAAAAAAAAAAAA!!!Cadê?
    Pq só esses lideres arrebentam com a teologia da prosperidade?

    Esses MALADROS desses pastores Mercenários, ainda tem a cara de pau de dizer que não usou a fé suficiente.Por isso não aconteceu nada na sua vida

    AHHHHHHHH TENHA DÓOOOOOOOOOOOO!!!!

    TEOLOGIA DA PROSPERIDADE É UMA FARSA!!!!
    UMA ARMA LETAL COLOCADA NAS MENTES, PARA ENGANAR OS POBRES SEM UM PERSPECTIVA DE VIDA NESSE MUNDO CAPITALISTA!!!!

    Essa é a verdade.

    • CARA Eu me lembro como se fosse hoje quando cheguei a iurd em um dia de sexta feira.
      bem no final de uma reunião de libertação, um dia em que tudo tinha da do errado para mim.
      o trabalho que estava certo para mim naquele dia não deu. então aquele era mais um dia de derrota em tantos que eu ja tinha presenciado na minha vida apesar de eu ja ser evangélico a 4 anos, em uma igreja que so fazia cantar e cantar e cantar, e estudar a biblia… e dar desculpa baseada na biblia para todos os fracassos em minha vida..
      PORÉM eu percebia que algo estava errado, pois antes de ser evangélico eu ate trabalhava. tinha algumas coisas porém era catolico, e vivia uma vida no mais ou menos porém me disseram que se eu aceitasse JESUS minha vida iria mudar, então eu fiz como todo crente dessas igrejas fazem, levantei minha mão, me batizei e comecei a estudar e estudar e estudar a biblia, porém a minha vida sentimental, familiar,financeira e saúde ia de mal a pior, e toda vez que eu chegava ao pr daquela igreja ele dizia, IRMÃO O SENHOR ESTA TE PROVANDO IRMÃO, ISSO E PORQUE VC E FIEL COMO JÓ ERA FIEL E O SENHOR ESTA TE PROVANDO… e com isso infelizmente eu fui enganado, e o diabo continuava deitando e rolando na minha vida como faz na VIDA DESSE EDSON MARY, JUSSARA ETC ESSES CRENTES DE ARACK….
      Porém naquela gloriosa sexta feira eu para esperar meu ônibus entrei na iurd para passar o tempo e cheguei como falei praticamente destruido, na epoca mais de 10 mil de dividas, desempregado doente etc…
      e QUANDO CHEGUEI OUVI O PR FALAR EXATAMENTE DOS DIZIMOS, E ELE LEU O QUE ESTAVA EM CORINTOS : Provai vos a vos mesmos se estais na fé examinai vos a vos mesmo.. E INSTRUIU A QUEM QUISESSE FAZER uma prova se realmente ela cria na palavra de DEUS, e trazer na outra sexta o DIZIMO DE TUDO QUE ELA GANHASSE…

      E eu tinha no bolso apenas 3 reais para pagar a passagem que era 1,90..
      SEM PENSAR DUAS VEZES EU ACEITEI O DESAFIO peguei o envelope e quando sai da iurd ja logo troquei aquele dinheiro e tirei o dizimo…
      DAI EM DIANTE COMEÇARAM A ACONTECER COISAS QUE EU JAMAIS PENSEI QUE PODERIA ACONTECER, COMIGO…
      Pois ja no sábado um amigo que eu tinha e que ja não o via a algum tempo foi na minha casa, e perguntou se eu estava trabalhando e eu disse que não. AI ELE DISSE: OLHA EU COMPREI PARA MIM UM OUTRA MOTO, AGORA ESTOU COM DUAS, VAMOS FAZER O SEGUINTE,.. Eu vou deixar essa moto contigo para que assim vc possa procurar um trabalho e quando vc estiver trabalhando vc me paga ela do jeito que der….
      EU LOGO ACEITEI, e quando foi na segunda feira, EU FUI procurado pela pessoa que na sexta feira tinha me negado o trabalho e ainda ela me ofereceu um preço maior ainda pelo serviço… EU FIQUEI MARAVILHADO, POIS EM 4 ANOS NA IBN nunca eu tive respostas tão rápidas, e precisas….

      PORÉM ERA A PALAVRA DE DEUS SE CUMPRINDO NA MINHA VIDA.
      EU O SENHOR NÃO MUDO—
      realmente ele não mudou.

      POR VOSSA CAUSA EU REPREENDEREI O DEVORADOR…
      Realmente ele foi represndido e as janelas do ceu foi aberta sobre a minha vida…..

      • MAIS A FRENTE quando eu ja estava frequentando a iurd fui em uma segunda feira, participar da reunião dos empresários…. fui de ônibus.
        até então eu não tinha habilitação. para poder ir aquele lugar dirigindo….

        LEMBRO ME COMO SE FOSSE HOJE, o pastor pregou uma palavra forte , depois fez um clamor a todos, ensinou os dizimos, falou de fidelidade,, e deu uma palavra falando exatamente de prosperidade, e DEPOIS ELE FEZ UM DESAFIO A TODOS, E MANDOU QUE AQUELES QUE cressem na palavra de DEUS, era para pegar tudo o que tinha, e colocar no altar e que aquela semana, DEUS iria trazer um resposta, é era para fazer como a viuva fez a élias era para colocar tudo..

        E EU fui um dentre os que aceitaram o desafio, peguei todo dinheiro que estava em meu bolso, e só separei o vale transporte. e fui em direção ao altar e coloquei tudo.
        E QUANDO EU ESTAVA VOLTANDO PARA O MEU LUGAR , OUVI O PR DIZER…
        Olha só pessoal até o vale transporte vc vai dar,,, hoje e tudo ou nada….

        EU PENSEI COMIGO MESMO— Caramba parece que esse pr viu eu separando o passe, tá de brincadeira eu moro longe a demais… MAS DENTRO DE MIM UMA VOZ FALOU- Ou vc que em mim ou vc não crê, se quiser ver coisas grandes vc tem que confiar— E DECIDIDO VOLTEI AO ALTAR E COLOQUEI LA O PASSE DO ÔNIBUS…

        Voltei a pé para onde estava morando, confesso que foi chorando, pelo caminho, pois não é fácil fazer verdadeiros desafios…
        E NA TERÇA FEIRA, nada aconteceu, e quarta também nada, e eu esqueci do que tinha feito e confiei. E QUANDO FOI QUINTA FEIRA O RAPAZ DO QUAL EU ESTAVA prestando um serviço a ele, chegou e ficou olhando, e observando o trabalho, e ai ele de repente sem mais sem menos. ME FEZ uma proposta de aumento do trabalho, e eu SEM PENSAR DUAS VEZES DEU UM ALTO PREÇO A ELE, sem medo, pois eu sabia que do mesmo jeito que não tive medo de dar tudo no altar, eu também não poderia ter medo de dar preço, DO TRABALHO, até pensei que ele iria recusar pelo valor auto que dei…
        E ELE NEM PEDIU PARA PENSAR E LOGO ACEITOU, O VALOR QUE DEI .
        E QUE ERA mais de mais de 200 vezes a oferta que eu tinha colocado no altar…

        JESUS DISSE TUDO E POSSÍVEL AO QUE CRÊ…
        não adianta nada saber a biblia de capa a capa se vc não crê….
        NÃO ADIANTA NADA VC SABER E NÃO TER CORAGEM DE DESAFIAR A PROPRIA FÉ….
        Os que não tem coragem disso…
        VIVEM COMO ESSES CRENTES DERROTADOS E FRACASSADOS………..
        QUE VIVEM CRITICANDO OS OUTROS,,,

        • Vai arrebentar!
          Meu amigo de batalha disse Jesus:
          Não se deixe jogar pérolas aos porcos.
          Falar de testemunho com Edson Souza e a mesma coisa de tentar converter o diabo.

        • QUERO VER SUA MANSÃO COM 10 QUARTO COM DUAS PISCINA TERMICA.
          QUERO VER SEU JATINHO PARTICULAR.
          QUERO VER SUAS FAZENDAS VAI ARREBENTAR.
          QUERO SABER DAS VIAGENS OS PAISES QUEB VC VISITOU
          QUERO VER TEUS CARROES LAMBORGHINI E SUA FERRARI DO ANO.
          SE NÃO NADA DISSO QUE DESCREVIR A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE É UMA FARSAAAAAAAAAAAAAAAAA!!

          SEU NICK ÉEEEEEEEEEEE

          VÁ SONHANDO. HUAHUAHUAHUHA

          PQ SÓ MACEDÃO PODE TER E OS SEUS BISPOS DA ELITE.

          • Eu nunca dei um centavo de dízimo e sempre tive uma vida próspera. Hoje, só ando de ônibus quando quero, para não perder a simplicidade e me lembrar do tempo das vacas magras. Tenho meu cross fox quase zero, mas não me importo de andar de ônibus, metrô, pau-de-arara, lotação, ao contrário desses pobres avarentos que parecem irmãos siameses de carrões de luxo. Algumas pessoas que nunca comeram melado, quando comem se lambuzam. Não é o meu caso. Se Deus me ajuda? não sei. Eu nem acredito na existência dele.

      • Interessante: No Japão e em Singapura quase não há cristãos e eles são tão prósperos. Existe algo errado. A Alemanha está cada vez mais rica, enquanto o número de cristãos está diminuindo a olhos vistos. Vale para a Holanda, Suécia, etc. Enquanto isso o número de cristãos aumenta muito na África(claro que são dizimistas) e miséria cresce a cada dia.

    • FIEL? vc esta falando de fiel igual a vc , a mary o jgmix, etc?
      os que roubam a DEUS?
      KKKKKKKKKKKKK

      QUE FIDELIDADE É ESSA?
      Quer dizer que vc rouba a DEUS, ai vc da uma ofertinha, e quer que ele confie o ouro e a prata dele em suas mãos .kkkkk
      VC ESTA ACHANDO QUE DEUS E IDIOTA?

      IMAGINE QUE UM CAMARADA, Vai em sua LAN e roube dois dos seus computadores, ,,
      E no outro dia ele aparece com a cara lavada diante de vc e diz:
      olha hoje quero usar 1 hora na sua lan, e vou te pagar 100 reais por essa hora….

      EU TE PERGUNTO O QUE VC VAI FAZER? Vai aceitar a boa oferta do ladrão?
      pois enquanto os outros pagam 3 reais a hora ele vai pagar 100…
      OFERTA BOA NÃO É?

      Pois é porém eu tenho certeza que qualquer ser humano inteligente vai chamar a policia e mandar prender o ladrão, mesmo que a aferta dele tenha sido boa…

      POIS É NÃO ADIANTA A SUA OFERTA SER BOA, SE VC ESTA ROUBANDO A DEUS, vc vai ficar preso nas dividas, nas doenças, na miséria etc etc etc…

  5. QUERO VER SUA MANSÃO COM 10 QUARTO COM DUAS PISCINA TERMICA.
    QUERO VER SEU JATINHO PARTICULAR.
    QUERO VER SUAS FAZENDAS VAI ARREBENTAR.
    QUERO SABER DAS VIAGENS OS PAISES QUEB VC VISITOU
    QUERO VER TEUS CARROES LAMBORGHINI E SUA FERRARI DO ANO.
    SE NÃO NADA DISSO QUE DESCREVIR A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE É UMA FARSAAAAAAAAAAAAAAAAA!!

    SEU NICK ÉEEEEEEEEEEE

    VÁ SONHANDO. HUAHUAHUAHUHA

    PQ SÓ MACEDÃO PODE TER E OS SEUS BISPOS DA ELITE.

  6. Hoje em dia, até calote virou milagre. Agora é bastante comum assistir nos programas evangélicos o testemunho do calote:

    – “Dei calote, e agora que Deus lhe pague”.

  7. Eu e minha esposa ouviu na tv o Valdomiro dando testemunho de calote que ele mesmo deu.
    Minha esposa eu achamos um absurdo aquilo relato.
    Usou um calote(um mau testemunho) e transformou em uma benção de Deus.

    No relato ele dizia quando começou a igreja mundial,não tinha recursos financeiros(fieis pra manipular)
    Que eu me lembre, ele tinha contratado um estúdio para fazer esses videos que passam na tv do programa dele(não sei ao certo).
    Deu um cheque de 5mil reais, e adivinha o que aconteceu?
    Isso mesmo o cheque caiu sem fundos.

    O dono do estúdio bravo, queria receber e sem não recebesse, me parece que chegou ao ponto de ameaçar de morte o Valdomiro se não pagasse.

    Valdomiro dando um de machão foi la no estúdio, e disse:
    To aqui, se vc quer me matar por causa disso,por causa de 5 mil reais.

    Valdomiro querendo esfriar os ânimos, não querendo arrumar mais confusão, fez uma proposta e deu o único carro velho que tinha como forma de pagamento.
    O cara aceitou e pegou o carro e quando cara saiu sofreu um acidente e ficou todo arrebentado.
    E Valdomiro ficou se gabando por isso achando que foi Deus que foi justo com ele.Esse relato foi diante dos fieis na sede do Brás.
    Ai vem a pergunta.

    Como Deus iria se envolver em um negocio desse se Valdomiro estava errado?
    Não cumpriu com seus compromissos?
    E ainda diz que foi a mão de Deus, que fez o cara sofrer o acidente por te-lo ameaçado de morte.

    Ahhhh me ajuda ai!!!!!

    • Edson Souza,
      Eu já ouvi coisas desse tipo. Parece que o fiel faz a dívida e depois ela vira o diabo na vida dele, o credor tb! Não é um absurdo?
      Agora me diga, se vc vai na corrente dos empresários e como tal passa a vender alguns produtos, daí a coisa se transforma e o devedor é que passa a ser o diabo!
      Enfim, o pastor toca a música conforme o lado que o “cliente” fiel está! E em ambos o caso quem dança mesmo é o fiel! rs…
      Que “santa” confusão essa teologia da prosperidade faz, hein?

      • É mesma coisa que eu escrevi por vai arrebentar.
        Montam migalhas,mas não uma vida de luxo igual seu lider.

        Eles querem colocar em nossa cabeça que a teologia da prosperidade funciona.
        Mas É UMA FARSA.SÓ PROSPERA OS LIDERES(ESSAS IGREJAS) QUE PREGAM ESSA TEOLOGIA.
        Transformar uma pessoa pobre de periferia rica financeiramente.Se o fiel se propor a dar uma generosa oferta de fé. UMA DAS MAIORES MENTIRAS QUE JÁ SE FIZERAM.

        Eles colocam alguns testemunhos de pessoas que arrebentaram, ficaram financeiramente bem sucedidos, mas não vejo o povo fiel de periferia com essa vida regalada como os lideres vivem.

        Eu vejo dessa forma.

        Igual um testemunho de um membro da Universal, uma mulher que foi abusada pelo próprio pai, um vídeo postado aqui pelo vai arrebentar.Que até o bispo Macedo ignorou e queria era saber da benção financeira dessa mulher.
        Eu acredito que essa era o verdadeiro mal que estava naquela mulher.Depois que Jesus libertou sua alma daquela magoa contra o pai.Ela pode reconstruir sua vida financeira que estava em fragalhos.

        A verdade é que, as pessoas que mudam suas condutas pecaminosas(obras da carne) e procuram ter um compromisso com Deus produzindo (os frutos) do Espírito Santo,ESTUDANDO, TRABALHANDO HONESTAMENTE. a tendencia é a pessoa prosperar.

        Não tem nada haver em ficar dando TUDO QUE VC TEM na igreja que a pessoa ficara rica financeiramente.

        A BENÇÃO DE DEUS NÃO TEM PREÇO É DE GRAÇA.

        JÁ FOI COMPRADA NA CRUZ DO CALVA RIO.

        JESUS CRISTO O NOSSO SUMO SACERDOTE

        • A faxineira da empresa onde eu trabalho recebeu uma bênção. Segundo ela, sempre trabalhou de empregada doméstica, mas depois que começou a frequentar a Universal, conseguiu um emprego com carteira assinada – de faxineira. Quando ela terminou de contar a graça recebida, um colega comentou comigo: “Grande avanço, hein!”
          Ontem, uma vizinha publicou no face que recebeu uma grande graça de Jesus ao passar no vestibular. Eu já fui aprovado em 6 vestibulares, e sou ateu. Será que Deus protege os ateus e castiga os crentes para testar sua fidelidade?

          • “Eu já fui aprovado em 6 vestibulares, e sou ateu. Será que Deus protege os ateus e castiga os crentes para testar sua fidelidade?”

            Roque, para de encher o saco.

            O único problema de nós cristãos que somos muito preguiçosos e esperamos que Deus traga as bençãos na mão.E não é bem assim.

            Busquemos a Deus de coração e procuremos fazer a nossa parte que é ESTUDAR E TRABALHA MUITO, assim com certeza prosperaremos, conquistaremos que desejamos.( se for licito é claro)

            Roque, Vc se gaba por conquistar as coisas,mas é licito que vc conquiste, se vc estudou e trabalhou honestamente tem que conquistar do fruto do seu trabalho.
            Mas lembre-se, sua postura vai mudar quando chegar a hora de sua morte.Hoje? amanhã? daqui a 5, 30, 90 anos, não importa, seu dia chegará.Se prepare cara.
            Na outra vida, vc vai sentir na pele por negar a existência do Criador do Universo.

          • É doam aqui, e as bênçãos caem sobre a população do Japão que não é cristã. Um problema para a ciência

  8. Não se pode “colocar Deus em primeiro lugar”, negligenciando o pobre e necessitado, as obrigações financeiras, as necessidades familiares e os compromissos assumidos. Quem faz isso não está colocando Deus em primeiro lugar, mas querendo impressioná-Lo, esperando que Ele lhe mande uma “chuva de bênçãos”. Em outras palavras, você está dando para receber… Você está pensando que ENTÃO, depois das chuvas de bênçãos caírem, você terá a responsabilidade [de dar uma parte do lucro advindo]. Esse tipo de pensamento impingido pela teologia da prosperidade é imaturo, não escriturístico e antiético. Ele não passa de um “jogo cristão”, um câncer que se alastra no Corpo de Cristo…

DEIXE UMA RESPOSTA