A repercussão da morte de Eduardo Campos: pastores e políticos lamentam a perda “irreparável” para a política

32

A morte do candidato à presidência Eduardo Campos (PSB) num acidente aéreo foi amplamente lamentada nas redes sociais. O pastor Marco Feliciano (PSC), que em algumas entrevistas demonstrava certa admiração pelo ex-governador pernambucano, usou o Twitter para prestar condolências à família: “Lamentável a tragédia ocorrida nesta manhã/SP, (sic) a queda da aeronave q conduzia o presidenciável Eduardo Campos. Que Deus conforte a família”, publicou. O pastor Ricardo Gondim, líder da Igreja Betesda, também usou o Twitter para expressar o sentimento de tristeza pela morte do candidato: “Apresso-me em expressar meu profundo pesar à família de Eduardo Campos. @Silva_Marina receba meu carinho. #RIPEduardoCampos”.

A antipatia pelo PT levou o pastor Daniel Vieira, conhecido por ser um dos preletores do Congresso dos Gideões Missionários da Última Hora, a cometer um ato de insensibilidade: “Morre Eduardo Campos, candidato a presidente. Hoje são 13, numero do PT. Deveria ter levado a DILMA!”, escreveu. A publicação foi prontamente repudiada por muitos internautas, inclusive o pastor Ricardo Gondim, que lamentou a postura: “Acabo de receber tuíte em que certo pastor goza a tragédia: ‘a morte bateu na porta errada’. A imbecilidade que o gerou o faz mostrar a cara”, disparou.

Ao notar seu equívoco, o pastor Daniel Vieira pediu perdão: “Errei ao fazer esse infeliz comentário, todavia, as reações calorosas e violentas em nada os faz (sic) melhores do que eu!! Perdão!”.

O pastor Silas Malafaia também se manifestou lamentando o fato através do Twitter: “Minhas condolências aos familiares de Eduardo Campos. Que Deus os conforte. Perdemos um grande Brasileiro. Tive a oportunidade de conversar com ele por mais de 5 horas, e vi um homem com a capacidade de enfrentar as demandas do nosso país”, escreveu o pastor, que antes de anunciar o apoio ao pastor Everaldo Pereira (PSC), havia comemorado a filiação de Marina Silva ao PSB e apoio da missionária a Eduardo com um irreverente “Chora PT”. A cantora Cassiane também lamentou a morte do candidato: “Uma tragédia! Não só um ‘presidenciável’… Oremos pelos familiares…Tanto de Eduardo Campos como também de todos os outros tripulantes! Perda de homens, filhos, pais, irmãos… Que Deus os conforte!”, escreveu no Instagram.

Perplexidade

As reações no meio político foram de muito lamento e incredulidade com o fato. O candidato Aécio Neves (PSDB), que era adversário político de Campos, mas mantinha uma relação respeitosa com o ex-governador, cancelou toda a agenda política que tinha na Paraíba. No Twitter, Aécio lamentou a perda: “O Brasil perde um dos seus mais talentosos políticos, que sempre lutou com idealismo  por aquilo em que acreditava”, escreveu. Posteriormente, no Facebook, o candidato tucano classificou a perda como “irreparável”.

“É com imensa tristeza que recebi a notícia do acidente que vitimou o ex-governador e meu amigo Eduardo Campos. O Brasil perde um dos seus mais talentosos políticos, que sempre lutou com idealismo por aquilo em que acreditava. A perda é irreparável e incompreensível. Nesse momento, minha família e eu nos unimos em oração à família de Eduardo, seus amigos e a milhões de brasileiros que, com certeza, partilham a mesma perplexidade e pesar”, publicou.

Em entrevista ao Jornal Hoje, da TV Globo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que Eduardo Campos era um político “Uma perda grande, porque era um líder jovem, abria esperança para o Brasil, ganhasse ou não ganhasse as eleições. Ele me disse que seria candidato, e eu disse a ele que era importante renovar. Ele foi o tempo todo um candidato que respeitava os demais candidatos. Um homem que eu sempre respeitei”.

O Partido dos Trabalhadores também divulgou nota manifestando “profundo pesar” pela morte do candidato e afirmando que a campanha política do partido estava suspensa pelos próximos três dias, nos níveis municipais, estaduais e nacional, em sinal de luto pela morte de Campos. A presidente Dilma Rousseff decretou luto oficial pelo mesmo período, e as bandeiras do Palácio do Planalto e da Praça dos Três Poderes foram hasteadas a meio mastro.

O deputado estadual Carlos Bezerra Jr (PSDB), evangélico, também lamentou a morte com uma nota de pesar: “’O homem, nascido de mulher, vive breve tempo, cheio de inquietação. Nasce como a flor e murcha, foge como a sombra e não permanece’. [Jó 14.1 e 2] Fiquei consternado ao receber a notícia do falecimento de Eduardo Campos, presidenciável do Partido Socialista Brasileiro (PSB). […] É preciso ter reverência diante do Eterno e do mistério insondável que é a dádiva da vida. Tudo o mais pode esperar. Hoje é dia de luto, de solidariedade, de inconformidade com a lógica da morte. Muito triste. O Brasil perde um dos grandes líderes da nova geração. Oro pedindo ao Consolador que abrace os familiares, equipe de campanha e minha irmã do coração Marina Silva, de forma especial nesse dia de dor. #Luto #RIP #EduardoCampos”.

32 COMENTÁRIOS

    • Estranha por quê? Tudo não acontece de acordo com a vontade de deus? Eu não tenho nada contra o candidato, inclusive votaria nele e na Marina Silva. Agora vou ter que votar na Dilma, pelo simples fato de os evangélicos demonizarem ela e o partido.

      .

        • Nossa, Luciano, como você é arrogante. Você é Deus, para saber como é a vida dele? Ou é Deus para eliminar o livre arbítrio dele? O que você sabe sobre a espiritualidade alheia? Superficial é você. Duvido que alguém realmente espiritual julgue como se fosse Deus!

        • Por falar em aborto, quantas crianças que não foram abortadas mas foram abandonadas em abrigos você já adotou? Critique os pró-liberação do aborto, mas faça a sua parte.

          .

      • Pergunte a Juscelino, e a joão Goulart, talvez eles te digam sobre algo suspeito, pergunte a Getúlio quem afundou os navios brasileiros, alemães ou americanos.

          • JOSÉ CLAUDIO
            Assim como na reportagem da marina, de onde saiu esta perola da MARY que vc. aqui cola, podemos ver que a ignorância, e falo isto com relação aos fatos, e não por falta de educação.
            Vejo que se com um pouco de vontade, poderia esforçar sua brilhante mente, e pesquisar sobre o assunto que propus, consultar os mortos no caso da MARY seria buscar na bíblia onde todos seus escritores, veja não falo autor, pois as escrituras tem como autor o próprio deus, mas sim daqueles que inspirados por ele nos deixaram claro, que acontece com quem morre sem Jesus. ponto, fácil tranquilo para qualquer pessoa que seja alfabetizada nas escrituras, ali os mortos falam.
            Segundo quanto aos mortos que citei nesta reportagem, retratei que seria fácil lendo a história do Brasil, a pouco ainda estão exumando o cadáver de João Goulart, para elucidar sua morte, não tão acidental ou normal assim.
            bastaria uma pesquisa no Google e perguntar!
            Ok. seja mais original, não faças imitação da MARY, ela geralmente está alienada a este mundo, vive na lua do Caio Fabio.
            Pense antes de escrever escolha as palavras, seja educado isto também ajuda, nossa convivência aqui depende de respeito, podemos divergir nos assuntos prepostos, mas não precisamos ser inimigos. Falou!

      • Faz o seguinte: Vota na Dilma, no Aécio, enfim em quem você quiser! Quem vai se importar? Um zero a esquerda igual a você não interfere em nada na vida das pessoas!

          • Mary

            Desculpe se te decepcionei, mas sou apenas um ser humano falho e cheio de defeitos.

            Quanto a esse sujeito, só tenho algo a dizer: Existe uma enorme diferença entre ser humilde e ser trouxa. Respeitar um indivíduo que te classifica como jegue, não faz parte daquilo que eu considero humildade!

          • ELDER LIMA,OCE FALAR DE HUMILDADE COM A MARY E FALAR INGLES,ELA ,STARDUST E MARCOS OLIVEIRA NAO SABEM O QUE E HUMILDADE,ELES PENSAM SABER TUDO,FICAM COMENTANDO E JULGANO OS COMENTARIOS DA GENTE,SOMENTE PARA ALIMENTAR O EGO,E DIZEM CRISTAOS,O MARCOS JA VI ELE ESCREVEU QUE VAI EM IGREJA MAS ENTEA AQUI E METE O PAU,EVANGELICO ENRUSTIDO,SAO FALSO UM COM OUTRO A MARY FIKO EMBURRADA COM STARDOIDO PURQUE EU TROQUEI EMAIL COM ELE ,TUDO PROVADO,MANDEI OS EMAILS PARA O JEAN QUE COMENTA AQUI,PURQUE ELE E CONTRA PASTORA NA IGREJA,O STARDOIDO CHAMO ELA DE VEIA E DISSE QUE AFASTOU PURQUE NOTOU ALGO DIFERENTE E NAO GOSTA DE VEIA E O STARDOIDO E MARCOS JA DERAM UMA TROCADAS DE COMENTARIOS,OS DOIS GOSTA DE ALIMENTAR O EGO E ACHAM SER DONOS DA VERDADE ABSOLUTA,OS DOIS E TUPETUDOS

    • CLAMANDO
      Li o que vc. postou e realmente é só perguntar para os mortos sem Jesus se morrer assim quem sofre mais. Realmente concordo com vc.
      mas veja mais abaixo não é só a Mary, que bate o pé em pontos que nada tem haver o José Claudio também, se unem de uma maneira, até estranha, parece que formam um grupo que aqui está apenas para influenciar ou tendenciar sobre assuntos polêmicos, onde o alvo é a igreja e seus pastores.

      • Josecarvalho, alter ego do Clamanndo,
        Se eu sou, a seu ver, mais uma lunática que vive na lua do Caio Fábio, o que dizer de vc, que está usando nesse momento três (3) nicks, declaradamente seus, aqui no G+, a saber: Karinaesteves, Josecarvalho e Clamando?
        Quando falei do sofrimento, estou falando do que sei, do plano em que vivo, pois ainda não morri! Quanto ao sofrimento eterno, não posso perguntar, pois só Deus é quem sabe. Não julgo as pessoas pela aparência no que diz respeito a eternidade. Posso julgá-las pelo caráter que demonstram, pelo que dizem e como se comportam.
        Não sou louca como certos cristãos que, sem o menor temor à Deus, vivem colocando seus semelhantes no inferno!!!
        Quero distância de gente assim.

  1. Não tinha a mínima admiração por ele como político, mas como ser humano, foi uma vida que se perdeu, assim como todos os tripulantes da aeronave.

    Minhas condolências às famílias.

    • Para um ateu, é muito mais fácil administrar este tipo de situação. Simplesmente ocorreu uma fatalidade como pode acontecer com qualquer um, inclusive comigo. Já para um crente, principalmente um “escolhido”, a análise factual fica complicada.

      .

  2. É triste ver um comentário desse teor na internet. O pastor Daniel Vieira foi infeliz e não teve o cuidado de praticar aquilo que, na condição de pastor, ensina à sua igreja – vigiar. Vigia Pastor! Procure viver o que prega. O seu antagonismo ao PT não deve incluir a ausência de amor e crueldade ao ser humano. Desejar a morte do próximo é cometer um assassinato no espírito. Os Gideões – palco de grandes pregadores – deve refletir algumas vezes antes de agendá-lo.

  3. alguém aqui pode não acreditar em sonhos mais segunda feira tive um sonho muito estranho sonhava com crianças passando fome muita desigualdade na divisão dos recursos públicos claro muito mais do que agora o sonho era tão real que eu chorava amargamente tanto que acordei chorando e imediatamente Deus mim levou a orar pelo Brasil e confesso que não costumava fazer isso e só hoje quando mim deparei com esta tragedia entendi o sonho e logo mim veio a mente (SABOTAGEM) que Deus tenha misericórdia de todos nós Brasileiros nestas próximas eleições.

DEIXE UMA RESPOSTA