Brasil

Pastor Ricardo Gondim anuncia que deixou o ‘Movimento Evangélico’: ‘Não desejo me sentir parte de uma igreja que perde credibilidade’

Comentários (155)
  1. TEMOS QUE TER MUITO CUIDADO, POIS O CORPO E DE CRISTO ……

  2. Jussara Araujo Mendes disse:

    Um dia a ficha cai… melhor ser livre que escravo, essa é a promessa de DEUS para todos nós! Muito feliz em sua fala sobretudo no item 4, poder contrabalançar a bíblia com a vida atual não é tarefa fácil mas necessária, o amor a DEUS é sobretudo o amor ao próximo, como podemos amar a DEUS de outra forma?! Sem mais…

  3. Cris S T Ane disse:

    Pastor Ricardo… Seu ministério é lindo… o Senhor é muito dedicado e sua igreja te ama muito… Um pastor como o Senhor não é mais só da Betesda´o Senhor ja foi alem… Tudo isso é verdade, mas veja por outro lado… è bom que a igreja prospere, é bom ver os filhos de Deus felizes e prosperos… quem se corrompe vai ser cobrado por Deus… Quando Deus deixou essa promessa ele alertou seus fieis… Não deixe que o alento transtorne sua visão… Neste "movimento evangélico" tem muita gente sincera, gente que esta começando… Eu creio que sua posição deve sempre estar no sentido de advertencia, direcionamento, dicernimento…porque Deus te deu esta autoridade… Não perca isso de vista nunca… Eu sei que o SR. tem humildade isso é muito importante… mas não confunda sua humildade com falta de capacidade… Suas qualidades são talentos muito importantes para o povo de Deus… Não desanime nunca!!! Um grande abraço de uma ovelhinha perdida!!! E obrigada por tudo!!!:)

  4. Concordo em genero, numero e gráu com Gondim. Grande parte da igreja perdeu a identidade de Hospital espiritual e assumiu vergonhosamente a de Instituição financeira. Não se dá atenção aos doentes, como Jesus o fazia, mas se briga por grandes dizimistas e personalidades famosas. A página da Bíblia deles da carta de ITm.6:3-16 foi arrancada. Temos que permanecer noiva imaculada de Cristo e não a prostituta. Quem não tem como pagar a Mídia, que não se estabeleça nela.
    Essa é minha opinião sobre o assunto. Paz a todos. Bispo Cláudio Gonçalves, Igreja Batista Pentecostal Nova Aliança

  5. Apesar de grande parte da Igreja aderir a ganancia financeira, eu luto para pertencer aos trezentos de Gideão. E viva Jesus porque Ele falou que isso aconteceria nos últimos dias. Vem logo Senhor buscar sua noiva.

    1. É isso Bispo Claudio Gonçalves Gonçalves… estou com saudades de vc's! vamos combinar um almoço na minha casa! troquei de aparelho e não tenho seu numero do celular! abçd.

    2. Farei esse sacrificio. O que não fazemeos pelas nossas ovelhas?

  6. André Messias disse:

    É tem alguns quepreferem a teologia da miséria…fazer o quê ??? É muito fácil ser contra a teologia da prosperidade quando se vive abastado…então já que não consegue tirar o povo da miséria ou da languidez…então preferem dizer que são contra levar o povo a ter prosperidade…como se algo maligno fosse, tsc, tsc…
    Maligno é o povo na miséria, prostrado, doente e derrotado…

  7. e verdade hoge o lideris so prega a palavra por dinheiro eos milacres nao exister mais
    esqueceiro que jesus dizer de degraça o que rrecebece de grança

  8. Edna Zerbeto disse:

    Concordo com o pastor e também com Marcelo Alberto.
    Como eles estou atônita diante dos acontecimentos. Mas está tudo previsto no livro do Apocalipse. Só não devemos nos deixar esfriar na fé. Que seja como o fogo que apura o ouro. Que seja os nossos olhos abertos e nossa fé renovada.

  9. No mínimo… revelador! Pensamento coerente… porém, me faz refletir sobre os "extremos". Acredito que há fundamento para tal rompimento, mas até que ponto esta maturidade está sendo conduzida de forma coerente? A percepção do afastamento da "igreja" (vejo aqui o primeiro extremo que precisa ser repensado) dos valores autênticos e genuinamente bíblicos, de fato precisam gerar um sentimento de indignação e uma reação… mas preciso pensar um pouco mais pra aceitar que o "rompimento sem rumo" seja a melhor reação! Os extremos nem sempre trazem consigo a sustentação de algo sólido, mas desequilibrado… Creio piamente no pensamento crítico da mente brilhante do pastor Ricardo Gondim, mas a consequência de sua atitude me assusta. Não por ele, não pelos seus pensamentos, mas pelo impacto que tal reação sem ação pode causar nesta instituição igreja, também desequilibrada, porém, pela falta de conhecimento. Argumentações, críticas e abandonos de igreja são uma constante hoje em dia… e um pensador tão coerente e influente pode estar fundamentando justamente aquilo que ele mesmo abomina: uma vida sem sentindo real… Creio que uma reação sem ação banaliza ainda mais a busca pela autenticidade, pela verdade absoluta. Creio que precisamos descomplicar o Cristianismo que se tornou complexo pelo filtro da mente humana… pois urgentemente precisamos encontrar o autentico cristianismo, que na sua essência é "puro e simples" (faço uso dos pensamentos de C.S Lewis). O Pastor Ricardo Gondim é um homem de expressão nacional. Tenho receio de estar colocando sobre suas costas o peso da reforma protestante, mas esperava-se muito mais de seu posicionamento diante de tanta barbárie religiosa acontecendo por aí… Precisamos refletir sobre seus pensamentos e também sobre sua atitude… e para essa reflexão sugiro o uso de dois extremos… não entre o certo e errado, mas o certo e o precipitado. Mas minha oração é que Deus, assim como utilizou a vida de Jerônimo Savonarola, esteja usando o pastor Ricardo Gondim como precursor da Verdadeira Reforma Protestante. Que após este fato, venham pensadores e homens inspirados e influenciados por Deus, que pelas suas reações tenham em seu agir o poder de impactar e mudar a história, colocando Deus, novamente, no centro de tudo!

    1. Juliana Ogda disse:

      Equilíbrio sempre né Vítor? Sem dúvida o que ele tem se indignado é a indignação de todo crente autêntico! A coisa está escandalosa. Precisamos de nos posicionar. Consequências sempre terão e que as mesmas não afastem as pessoas de Cristo! Abrs

    2. Jussara Araujo Mendes disse:

      Exatamente, DEUS no centro!

    3. Fiz essa reflexão em resposta ao texto publicado no site do próprio Ricardo Gondim… Mas minha opinião foi excluída do site… somente os "louvores" permaneceram… Mais um motivo pra repensar sobre as incoerências e os extremos! É preciso humildade para o equilíbrio entre a crítica e a aprovação. http://www.ricardogondim.com.br/estudos/tempo-de-partir/

  10. Felipe Lemos disse:

    Acredito que o Ricardo faz tempo q se separou do movimento evangélico. Hoje, está muito mais claro. Essa década que se passou foi importante para aprendermos, nesse movimento, o q não devemos pregar e fazer. Segue o desafio de seguir Jesus vencendo a tentação de eleger um rótulo (caminho) para nós e nos aproximarmos de D'us de uma forma cada vez mais relevante.

    1. Parabéns pela coragem do companheiro Ricardo, mais uma vez o admiro, é óbvio que o movimento evangélico não o merece!!!

  11. Gero Pinheiro disse:

    por esse e muitos outros motivos tambem decidi ser mais um desigrejado do que alienado, o que se ve hoje são muitos "en vão gélicos" mas dá para diferenciar dos verdadeiros cristãos que ai estão sendo martires e perseguidos!

  12. Uma leitura obrigatória para todo cristão. Ler e meditar.

  13. Robson Castro disse:

    Ele entrou em algumas contradições Bíblicas, mas vamos deixar o JULGAMENTO para DEUS.

    Mateus 7:1-2 “Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós.”

  14. ERA CAIOFABIANA
    É isso aí! O liberalismo americano já chegou e na forma do que eu vou chamar aqui de “Era Caiofabiana”, o primeiro de sua lista de vítima do seu teoliberalismo, agora é fato, Gondim naufragou, se não é evangélico agora é anti-evangélico! Estes prometem liberdade quando são eles mesmos escravos do pecado, com isso Gondim tem chances de ir ao suposto "Caminho da Graça", este desprovido da Graça, que veio com o conformismo de viver com a secretária e repudiar contra a ordem de Cristo, a mulher de sua mocidade.

    Agora Gondim pode seguir um cara com a linguagem recheada de palavra torpes, cheia de concupiscência e de grandes arrogâncias espirituais, este agora é mesmo mais um dos pastores que apascenta a si mesmo em busca das ciências sociais. As próximas vítimas da lista Caiofabiana são eles: Ariovaldo Ramos (que já declara está fazendo dentro da igreja o que o Caio faz fora, ou seja, Caio faz abominações fora e Ele faz abominações dentro) e Ed Renê Kivitz (Por quem ainda mantenho grande admiração apesar de já está vendo alguns postulados do teoliberalismo da era Caiofabiana).

    Quanto a essa turminha do mundo Católico, Mundial e Universal, são adoradores e servos de Mamom, com seus shoppings cheios de gente que querem a benção a qualquer preço, pessoas inocentes que são levadas de um lado para o outro por todo vento de doutrinas.

    Minha oração é que o povo de Deus possa permanecer firme fazendo a vontade de Deus, orando sempre e vigiando para não sermos mais um dos vagabundos dentre a malandragem da fé cientifica travestidos em nome da piedade negando, contudo a fé.

    Pr. Francisco S. Santos
    mvapologetica@hotmail.com

  15. Alberto Quelhas disse:

    a bem the verdade, sem nenhuma exeção, todas as religiões não tem credibilidade. Afinal o dinheiro $$$$ fala mais alto. Todas lavam dinheiro, não pagam impostos, ( que é uma aberração ) E VENDEM A FÉ COMO SE FOSSE CARNE NO AÇOUGUE DA CORRUPÇAÕ. O resto é blá, blá , blá…– CONVERSA PARA BOI DORMIR.
    Na bilbila esta: " Quando mostraram a Cristo uma moeda contendo a efigie de Cesar, Imperador Romano, ELE, JESUS CRISTO PERGUNTOU: DE QUEM ERA A CARA ESTAMPADA NELA E… disseram lhe que era de Cesar, então Ele devolve-a e disse: Dai a Cesar o que é de Cesar, pois no meu reino não tem isso.."

  16. Silvio Gaia disse:

    Parabéns, pela palavras,,,,,,, que no momento são verdadeiras..

  17. ..Seca-se a erva e caem as flores mas a palavra de Deus permanece para sempre".
    ..Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho..!
    ..Pr.que pena o sr.se deixar abater assim.Não vê que Jesus está às portas? Prá que parar agora?
    Lute! Há muitas almas ainda que não conhecem o verdadeiro evangelho!E muitas que se perderam pelo caminho
    dessa tal liberdade, entende?

  18. É simples, o cumprimento da palavra, por DEUS ser Onisciente é que a Bíblia diz que a apostasia tá ai. O SENHOR nos livre desse mal!!! "1Tm4.1.2"

  19. Eri Teixeira disse:

    CUIDADO…Deus te pedirá contas..sua sabedoria é humana e na sua forma de visão do evangelho não está sendo orientado pelo Espirito Santo…HORRENDA COISA É CAIR NA MÃOS DO DEUS VIVO…

  20. Gostei da sua postura, não se venda estes pastores da mídia estão cada dia mais confusos, não sabem o que pregar mais, estão se corrompendo cada dia mais. Mas a palavra de Deus diz que no final dos tempos o amor de muitos esfriarão e eu estou presenciando isso a cada dia.
    Fique firme na palavra só ela pode te salvar.

    1. Olá Adailton! Graça e paz. Infelizmente muitos formosos tem desviado o foco. Viraram geradores de suas própias luzes.

  21. Wesley Cardoso Teixeira disse:

    "Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar e o atender, melhor do que a gordura de carneiros"
    (1 Sm 15.22b)
    Quaresma 2012.

    1. DEUS É FIEL PARA SUPRIR TODAS AS NOSSAS VONTADES….SER FIEL ATÉ A MORTE E DAR-TE-EI A COROA DA VIDA.

  22. Gostava muito de ouvir as pregações de Ricardo Gondim ainda gosto, mais não sei o que está acontecendo com ele por causa de algumas coisas que tem acontecido no meio evangélico ele tem se decepcionado com todos?
    A bíblia nos diz que por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriariam, eu também muitas vezes tenho vergonha de algumas baixarias no meio evangélico mais a bíblia nos diz que temos que ter paciência com os fracos na fé, pois o Senhor que separará o joio do trigo, muitos estão para dar nome para as sua igrejas, chamando os melhores pregadores os melhores cantores tem sido um verdadeiro show gospel e tem se esquecido realmente dos, órfãos da viúvas, das pessoas que estão nas drogas na prostituição, mais todos diante daquele dia dobraremos os nossos joelhos na presença do Deus altíssimo, então devemos nos preocupar é com a verdade e ajudar os necessitados e se esquecer um pouco dos shows evangélicos todos vamos dar conta, as virgens prudentes levaram consigo o seus azeites e a sua reserva já as loucas esqueceram, e chegou o noivo e as deixou , então vamos ser prudentes e levar consigo os nossos azeites e não deixar nossas lamparinas apagar, não é por confusões no meio evangélico que a gente devemos banalizar tudo , é por isso que muitos estão afastados da presença de Deus por ver coisas que os desagradam e acabam se afastando, mais temos que olhar somente para o alvo poque se não for assim ninguém, mais vai querer se converter………

    1. há o que ele me diz sobre o dvd há cura para feridas religiosas feita por ele?

  23. to com ele, chega deste lixoooooo que vivenciamos, este lixo de teologia da prosperidade, este lixo de comercialização da nsosa fé, mew estamso tão sujos quanto a igreja catolica da epoca de lutero, estmaos tão cegos, ofendemos os catolicos pro idolatria por adorarem algo que tem olhos mas não vê e ficam cegos como elas, e fazemso o mesmo ADORAMOS uma igreja cega, que nso torna cegos, esquecendo do amor de Cristo, sendo condenadores e juizes, os senhroes da verdade, fariseus cegos que somos, que Deus tneha piedade do povo evangelico e que lutero esta rolando no tumulo quando vê sue protestantismo se transformar em algo sujo e mais deploravel do que a propria igreja romana de usa epoca

  24. ENTENDO DO QUE FALA O GODINHO, CONTUDO NÃO POSSO ACEITAR POIS A MIM PARECE QUE ELE ESTÁ FOCANDO O ALVO ERRADO DO CRISTIANISMO, NOSSO MODELO É CRISTO E NÃO OS "GRANDES" COMO ELE NOS APRESENTA.ABRAÇOS.REV.ELES

  25. Roberval Goes disse:

    Sem fé é impossivel agradar a Deus, praticar a fé, em Jesus Cristo para ser salvo, mediante o seu sacrificio na cruz do calvário, é o principal desafio da humanidade. Devemos permanecer fieis até a morte para podermos ter o direito de receber a coroa da Vida, que será entregue pelo próprio Senhor da vida!

    1. Sousa Filho disse:

      As portas do inferno não prevalecerão contra a genuína igreja de Cristo aquela que Ele mesmo edificou. Por mais escandaloso que seja o movimento evangélico, o movimento gospel e a teologia da prosperidade em algumas igrejas, Cristo sabe quem pertence à Ele aqueles que Ele comprou com o seu precioso sangue e fez destes igrejas que o inferno jamais prevalecerá, o inferno prevalece sobre o joio que a olho nu é semelhante ao trigo, prevalece sobre o lobo vestido com pele de ovelhas, porém nunca sobre a sua igreja, lavada e redimida com o seu precioso sangue. Naquele grande dia o trigo será separado do joio e as peles de ovelhas serão rasgadas e retiradas dos corpos de lobos.

    2. Eliezer Barbosa disse:

      verdade! sobre os lobos que o Filho falou dissse o apóstolo paulo: "E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;" (Romanos 9 : 22)

    3. Roberval Goes disse:

      Jesus em sua oração sacerdotal, nos diz: Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não do mundo. Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os

    4. Roberval Goes disse:

      na verdade; a tua palavra é a verdade. Jesus não pede ao Pai que nos tire do mundo, mas que nos livre do mal. Mesmo não sendo do mundo, temos que ficar no mundo para sermos provados e aprovados. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé em Cristo! Trechos de João 17 e 1 João 5 – Que Deus vos abençoe!

  26. Bem colocado, nossas igrejas estão fadadas, ao consumismo, algo que está indo além do limite aceitável, vivemos quase como nos tempos da inquisição, apenas foi mascarado como um movimento.

  27. Josiel Araujo disse:

    Entendo perfeitamente, o que o Ricardo sente, em relacao as igrejas. Diferentemente dele, nasci e fui criado dentro da igreja, buscando servir ao Senhor com sinceridade, na juventude estive desviado, mas voltei, pois nao achei nada melhor do que o Jesus do evangelho, por onde andei. Frequento uma determinada igreja na minha cidade e procuro ser um servo de Cristo, sem me ater a denominacoes, so servir a Jesus, embora a instituicao, de certa forma, se beneficie do meu servico. Nao poderia jamais discordar de alguns pontos, pois na verdade a igreja atual, com rarissimas excessoes, faz jus exatamente a descricao do Ricardo, lembro que quando falo igreja quero falar dessas instituicoes, e nao da igreja 'Corpo de Cristo'. Essas intituicoes chegam a me dar asco, sao tao sujas como as mais podres instituicoes politicas desse nosso paraiso de corrupcao chamado Brasil, e o que falar das quadrilhas de pastores? Cujas credenciais, asinadas por convencoes, se sobrepoe a Palavra de Deus? Verdadeiros estelionatarios da fe. Mas nao devemos desanimar lembremos que paulo ja profetizou esses tempos trabalhosos a timoteo, olhemos para Jesus, Ele eh demais, fiel, verdadeiro, puro, sincero etc. Quanto a essa turma, bem, naquele dia eles vao ouvir Jesus dizer: Nao vos conheco. Mas Senhor eu preguei para milhoes, meu programa na tv levou muitas alma para o te Reino, discipulei e batizei milhares, quantos demonios expulsei no te nome, muitos foram abencoados por imposicao de minhas maos, e Jesus respondera eh verdade tem muitos deles aqui, mas isso nao muda nada – nao vos conheco. Que Deus tenha misericordia.

  28. Sinto em ler isso…mas nisso tudo só posso dizer de uma forma um tanto quanto idiossincrática, que a minha grande preocupação e inquietação é a relação entre IDEOLOGIAS, TEOLOGIAS, ENSINOS BIBLICOS E O REINO DE DEUS. Principalmente quando estas são direcionadas para a simples LEGITIMAÇÃO de um estilo de vida preso à zona de conforto entre CRISTO E O MUNDO. O Reino de Deus está acima de tudo isso. o Reino é a manifestação plena da pessoa de Jesus o Cristo e é nele e somente nele que devemos viver. Ele precisa compreender toda nossa ESSÊNCIA E EXISTÉNCIA.

    P.S- Não falo da pessoa e da decisão do Pr. Ricardo Gondim, mas do contexto do que se chama hoje de "Reino de Deus".

    A Paz a todos.

    1. Paulão… saudades cara… Eu tbm fico muito preocupado com muitas coisas, mas, só ele sabe o pq dessa decisão. Só acredito que ele não pode deixar de ser cristão… Mas, entendo sua preocupação.

  29. Paula Dundee disse:

    NUNCA, NUNCA ouvi falar que Jesus incentivasse o ódio a qualquer tipo de classe social, humana, até porque ele fazia questão de andar entre os mais negligenciados pela sociedade, e tambem fazia questão de romper com dogmas para ensinar que, no final de tudo, o que mais importa é o AMOR… Ele não nasceu em berço de ouro… Numa manjedoura tentou ensinar que o que o homem tem não é mais importante do que ele é… Em meio a falsos profetas, fez questão de ensinar por meio de parábolas, porque justamente os mais abertos, humildes, entenderiam que ele falava… Hoje, a teologia da prosperidade tenta vender a imagem de um Deus que faz trocas com o ser humano, tipo "faça assim, que eu lhe darei recompensas em ouro". Mas isso não é o mais lamentável… O mais lamentável é a pregação do ódio contra minorias que nem fazem parte das denominações que as atacam covardemente. Um pastor que quer porque quer fazer o povo amaldiçoar uma pessoa por conta de sua opção sexual é pior que o próprio demonio que ele alega tentar tirar daquela pessoa… Silas Malafaia, por exemplo, faz uma campanha infeliz e sem nexo contra essas pessoas… Parabens, Ricardo, por ter chutado os vendilhões do templo… O bom carater é uma obrigação das pessoas, não um meio de se obter recompensas divinas…

  30. Eliel Gomes disse:

    Eu até concordo, em certa parte com o Pr.Ricardo Gondim em suas declarações decepcionantes, com o que ele chama de movimento "evangelico". Sei que ele não estar doênte da cabeça e nem tão pouco velho de mais para não saber o que estar a falar. Mais não posso concordar com a Teologia do Teísmo Aberto pois eu creio em Deus Onisciente e Onipotente. vejo que que ele estar decepcionado com pessoas sem ética, pessoas que sofre de uma doênça chamada MEGALOMANÍCO, que perderam os princípios do evangelho verdadeiro de Jesus Cristo de Nazaré. Que estão vaidozos pelo o ter e o poder, a verdade é essa! Nua e crúa! Não podemós negar, vamós ser sinceros com nós mesmo. Pr.Ricardo Gondim tem razão de dizer que não quer fazer parte de um movimento "evangelico" onde as motivaçãos de alguns são erradas. Mais deixa muito a desejar em algumas questões Teologicas…

  31. poderia começar com vc (Ricardo Godin) há providênciar as mudanças, sugiro que torno seus textos mais humildes para a nosso entendimento…kkkk (brincadeira)
    Calma Pastor, DEUS TÁ TIRANDO UMA IGREJA DENTRO DA "IGREJA", esse tipo de atitude de os CHAMADOS CRISTÃOS é BIBLICO meu irmão…O probleme que vc como filisofo que é, esteje acostumado a olhar o homem…ESQUEÇA O HOMEM, FOQUE EM JESUS….Amém irmão…te amo em Cristo Jesus

    1. Adriana Tavares disse:

      Dé, eu concordo com ele! Não me refiro à sua igreja, apesar de ter estado lá algumas vezes, nunca me interessou saber como funcionam as finanças por ali, até pq tenho até medo de saber e acabar julgando-a como as demais. Por isso limito-me somente a admirar o trabalho realizado por algumas pessoas ali, principalmente aqueles voltados à caridade. Li o texto deste pastor Ricardo Gondim e é fato que a fama de "igreja comércio" é justa e ele por não concordar resolveu afastar-se. Pelo menos ele foi sincero né!

    2. Adriana Tavares nessa parte dos dizimos nao discordo dele, mas é aquilo que eu escrevi p ele, ele está vendo o homem, e ESSSAS PESSOAS QUE SE DIZEM SER DE DEUS E USA O DINHEIRO DA IGREJ DE FORMA ILICTA "VÃO DE VER COM DEUS"….Não há coisa alguma na terra que Deus não saiba, ou nao esteja vendo….Se ele acha e vê coisas erradas, que ele tome de exemplo para não fazer igual….""" EU NAO CREIO EM DEUS POR CAUSA DAS ATITUDES DE OUTRAS PESSOAS, OU DO QUE AS PESSOAS FAZEM OU SE ACREDITAM EM DEUS; SE EU SEGUISSE A DEUS POR ESSES MOTIVOS SERIA EU HIPÓCRITA"'''' – EU CREIO EM DEUS, PELAS COISAS QUE ELE FAZ NA MINHA VIDA, PELAS COISAS QUE ELE JÁ FEZ, E EU CREIO EM DEUS PELAS COISAS QUE EU SEI QUE ELE AINDA VAI FAZER, AMO A DEUS PELA FAMILIA QUE ME DEU, CREIO EM DEUS PQ TODAS AS VEZES QUE EU OREI A ELE E PEDI AJUDA, ELE NUNCA ME FALTOU, EU PODERIA FICAR HORAS AQUI ESCREVENDO O PORQUE EU AMO E CREIO EM DEUS….Mas uma coisa eu tenho certeza as ATITUDES dos homens que SE DIZEM DE DEUS e nao são, NUNCA VÃO ME AFASTAR DE DEUS….POR QUE O MEU ALVO É JESUS, eu nao costumo e não gosto de me espelhar no homem, pq NENHUM É PERFEITO, todos somos pecadores diante de DEUS ….Nosssaaaa !!!!

    3. Adriana Tavares disse:

      Andréa Consultora Imobiliária "Nossssaaaaa" é pouco…kkkk . O que ele disse nada tem a ver com Deus e sim com os homens que O usam para lucrar.Calma meu, o texto, o ato dele, as palavras dele (e as minhas) não se referem a você, a seus atos ou seus sentimentos diante de Deus, irmã… seja mais segura de si viu! bjsss…te amo!

    4. Adriana Tavares Dri, meu amor, minha irmã, que dia vc vai parar de achar que tudo o ke eu falo sobre Deus, eu estou te "rebatendo"…kkkkkVc é muito armada contra isso…..E se eu não fosse tão segura com a minha crença eu já teria largado, só pelas coisas que eu ouço…kkk …bjsss kk e tb te amo muitooooo, é por isso que amo tanto a Deus, que ele me colocaou no seu caminho… bjss

    5. Adriana Tavares disse:

      hahaha…pode parar de inverter a situações viu mocinha. Vou dormir, até acostumar com esse horário eu sou sofrer. Quero o horário de verãooooo….rs bjs

  32. Prophetes Prophetes disse:

    ESTAREMOS ORANDO REVERENDO POR SUA VIDA E MINISTERIO

  33. Já dia o ditado que "pior cego é aquele não quer enxergar", a cada artigo que o Gondim escreve pra mim não é mais novidade, pois um homem que um dia foi ousado e usado muito por Deus tenha seguido em um caminho desses. A bíblia é clara ao afirmar que no fim dos tempo a fé de muitos esfriarão, concordo com o Marcelo Alberto ao afirmar que existe um lado nesgro neste artigo e não podemos considerar que toda igreja prega a teologia da prosperiedade. O evangelho pregado pelo Gondim está muito longe do evangelho bíblico, pois a palavra de Deus não muda.

  34. "Mas, se qualquer um, ainda que sejamos nós ou um anjo do céu, anuncia a vocês outro "evangelho", diferente daquele que temos anunciado, que seja amaldiçoado" (Gl 1:8)

  35. Como disse o Pr Aguiar da Igreja do Nazareno em seu livro Bálsamo e Mel: "Mas, se qualquer um, ainda que sejamos nós ou um anjo do céu, anuncia a vocês outro "evangelho", diferente daquele que temos anunciado, que seja amaldiçoado" (Gl 1:8). Que a Igreja é invencível, todos nós sabemos. Seu fundador afirmou que as portas do inferno não prevaleceriam contra ela. Reconhecemos, ao mesmo tempo, que ela não está isenta de perigos. Algumas ameaças são passageiras; outras, permanentes. Vejamos os perigos que a Igreja tem enfrentado através dos séculos. 1. Fanatismo. É definido como adesão cega a uma doutrina. A característica do fanatismo é exatamente esta: "adesão cega". Em nome do fanatismo, pessoas têm tomado as mais absurdas posições através da história da Igreja. 2. Liberalismo ou mundanismo. Este é um dos inimigos mortais da igreja. A história tem mostrado como movimentos começam comprometidos e dedicados ao Senhor, e logo mudam seus rumos, abandonando completamente o compromisso com a verdade, e descambando para um liberalismo mundano. Tudo é permitido em nome deste monstro. Anulam-se alianças feitas com seriedade. É gente trocando direito de primogenitura por pratos de alegria temporária. 3. Invencionismo ou modismo teológico. Esta é a doença característica dos nossos dias. A cada dia surge uma nova prática ou uma nova doutrina. A mãe de todas as heresias é exatamente o invencionismo teológico. Uma heresia nada mais é do que uma meia verdade, e uma meia verdade é o princípio de uma grande mentira. Quando uma igreja quer levar Deus a sério, precisa fugir desses inimigos. E o remédio é um só: Examinar as Escrituras. Tornar-se bibliocêntrica: "Mesmo que venha um anjo do céu trazendo outro evangelho que não concorde com o do Senhor Jesus seja anátema" (Gl 1:8).

  36. Celso Ribeiro disse:

    Opa, pensei que estivesse sozinho!

    1. Celso Ribeiro disse:

      Sim, é claro que pessoas com a mínima percepção sã doutrinária por assim dizer, mixada com um esboço de bom senso e, nem precisa tanto – acabam por sentir-se como peixes fora d'água. Isso é natural, senão o conceito de reforma permaneceria histórico e estático. Espero que reforma seja recorrente.

    2. Celso Ribeiro disse:

      Ta certo Gondim! Aproveita e elimina também o "pastor" da sua pasta.

    3. Noadir Marques disse:

      Celso, meu querido e velho amigo… O Gondim já deixou Jesus para trás há muito tempo, quando começou a criar suas próprias fórmulas… Quanto a mim, meu caro, asseguro a você que Evangélico nunca fui… sou reformado, protestante, crente, qualquer coisa que aponte para a Graça, mas me recuso a pautar minha fé pelos "pode-não-pode", "tá amarrado", "tomar posse" e outras imbecilidades de que Jesus nunca falou… No mais, veinho, tamo junto…

    4. Celso Ribeiro disse:

      Noadir Marques, velho amigo?..kkk… gostei do querido. Tamo sim.

    5. Queridos, Jesus disse que aquele que perseverar até o fim será salvo. não abandonem o evangelho por causa de homens. Jesus disse que na casa de meu Pai há muitas moradas

  37. Valeria Borges Val disse:

    Palmas pela coragem dele! Assino embaixo de tudo que ele escreveu e me vi nas mesmas situações que ele passou e escreveu e sei muito bem o que é tudo isso que ele relatou! Já o admirava pelas coisas que escrevia, agora o admiro ainda mais! Como ele, eu e mais alguns estamos fartos desse evangelho faraisaico! Que venham mais corajosos!!!!

  38. Uma coisa sei: denominação nenhuma nos levará para o céu, portanto temos que nos FOCAR somente em Jesus
    pois só Ele têm palavras de vida eterna.

  39. É delicada a situação do Gondim, concordo plenamente com algumas colocações que segundo ele o levaram a romper com o "Movimento Evangélico", mas por outro lado lamento ele está abraçando muitas teologias que questionam os atributos de Deus, teologias essas que o fizeram declarar ser o arrebatamento uma utopia por exemplo. Desejo profundamente q ele encontre um caminho de equilibrio, entre as várias alternativas que ele tem explorado nessa liberdade que agora ele mais do que nunca procura.

  40. todos buscando …………

  41. Pr. Ricardo Gondim. Sou pastor Metodista e em minha época de seminário , por volta de 2004, li muito seus artigos, conhecendo assim, mais de perto sua visão. Seus escritos e posições foram muito bons para mim, ouve uma identificação boa e grande, que perdura até hoje. Ao ler este artigo me senti impelido a comentá-lo, pois o admiro e o vejo como homem de Deus. Entendo sua posição e postura, mas gostaria de pontuar algumas coisas com você: primeiro creio que a revolta é cabível, pois nasce de uma não acomodação ao que está ai, isso é bom, mas creio que tomar cuidado para não polarizarmos e assim entregamos de bandeja para os lobos as ovelhas, pois se nos não clamarmos as pedras o farão. Segundo, creio eu depois de trinta anos de convertido e já passado por algumas igrejas e denominações, vejo que devemos nos distanciar dos holofotes, das megas igrejas e voltar ao simples e singelo evangelho que apascenta as ovelhas, denuncia o erro e proclama as boas novas do evangelho. Se recuarmos não cumpriremos o que falou o Aposto Paulo, "me fiz de tudo para com todos para salvar ALGUNS".
    Poderia me estender com mais argumentos, mas desejo a você orientação maior do ESPIRITO SANTO e ponderação neste momento, pois creio que algumas das pessoas que lhe foram confiadas podem ser afetadas.

    1. Andre Noronha disse:

      É uma pena um homem que durante anos foi ouvido pelos meus ouvidos. Mas é assim mesmo. Chega um momento em nossas vidas que fazer parte de "movimentos" sejam denominaiconais ou não realmente confunde, nos deixa inquietos porque temos de "rezar nas cartilhas" dessas denominações. E isso não está mais envolvendo as pessoas esclarecidas teológicamente e espiritualmente. Só espero que voce não se iaguale ao Leonardo Boff que ficou liberal demais e está frustando a boa palavra. Mas se só estiver mudando de posição denominacional e a Palavra de Deus ainda for o centtro de sua vida, estás de parabens de sair dos emaranhados currais evangélicos que só engessa a vida espiritual plena. Mas se a Biblia continuar sendo sua regra de fé e vida na pratica, vá em frente. eu te entendo. Eu te compreendo muito bem sua situação. A minha não é diferente, apenas pelo fato de eu não ser umpastor de renome e referencia no meio como voce é. Mas o resto é tudo a mesma coisa.

    2. O Gondim amadureceu. Ele entendeu que o movimento evangélico não é genuinamente cristão. Compreendeu que a fé cristã não se baseia numa santidade superficial. Basta lermos seus textos e percebermos o quanto ele tem a nos ensinar. Espero que outros sigam o exemplo dele e também rompam com esse movimento mais comprometido com o poder do que com os oprimidos.

    3. David Barreto disse:

      Enfim, o Pr. Ricardo Gondim, acordou para a realidade. Ele não apostatou, nem negou a fé, simplesmente quer viver o evangelho do Senhor Jesus com liberdade e verdade.

    4. Tenho esperança quando vejo uma figura pública de um movimento que nunca deveria ter existido, ter a humildade e a força de romper com as engrenagens farisáicas, travestidas de seguidores de Cristo, mesmo sabendo que seria durante execrado por pseudos cristãos. Inclusive perdendo a sua função como colunista de uma revista, por não querer agradar aos homens, mas por querer ser livre para agradar a Deus (galatas 1:10), falando a verdade livre de segundas intenções de um movimento meramente carnal. É importante que hajam heresias, para que os sinceros se manifestem (1 corintios 11:19). O movimento evangélico (gospel) nunca foi o portador da verdade, nem sua autoridade no assunto. Jesus é a verdade. Jesus é a autoridade. Jesus era simples (2 corintios 11:3). O movimento evangélico é cheio de hierarquias, onde os que possuem maiores níveis hierárquicos devem ser agradados pelos que têm menores níveis. Deus é apenas uma desculpa para esse agrado ocorrer. Jesus nunca enriqueceu nem ganhou poder político por pregar o evangelho (Ao contrário, Ele morreu por isso. Já os grandes nomes do movimento, sejam pastores, bispos, cantores, só aumentam seus poderes políticos e econômicos. O resto do movimento só existe para exalta los e tornar isso possível. Quanto maior o número de dvds vendidos, maior número de membros ou de igrejas sob comando, mais de Deus eles são). O movimento evangélico só têm isto para oferecer. Jesus viveu verdadeiramente relações de amor, fé e esperança. O movimento evangélico resulta em relações humanas (e políticas) geradas artificialmente. Cujas as pessoas (líderes) são movidas pela necessidade de uma maior visibilidade, crescimento na hierarquia, se tornar uma nova referência no meio religioso, poder, dinheiro, etc. Já os liderados, por uma necessidade de descobrir um jeito de resolver seus problemas de forma simples, como um passe de mágica (fé), para conseguir algum cargo mais importante dentro da instituição religiosa,ou para preencher um vazio que apenas o conhecimento pleno de Deus é capaz de preencher… Em ambos os casos, o evangelho foi pervertido segundo a concupiscência de cada um (2 Timoteo 4:3). Ser taxado de polêmico por um movimento arrogante que se acha o representante de Deus na Terra, o único a deter a verdade de Cristo, na realidade é um elogio. O que foi Jesus para outra Fariseus se não o mais dos polêmicos oponentes. Vemos o quanto a palavra de Deus está deturpada quando percebemos que o evangelho e o "movimento evangélico" se tornam uma coisa só. E permanecer no movimento é mais importante do que viver o evangelho. Defender o movimento se torna mais importante que defender o evangelho. Ricardo não fez nada que não considerar anátema esse evangelho (1 galatas 1:8), e não segue esse movimento. Viver em fé é isto. Refletir, analisar, romper com tudo que não envolve genuinamente Deus, sem nenhuma pena. A crença satisfaz e se torna um porto seguro. A fé te faz sempre buscar a verdade e nunca se satisfazer com movimentos formatados que tiram a sua individualidade (Deus te chamava pelo seu nome) e te transformam numa mera moeda de troca. A verdade e o caminho são Cristo. Não é nenhum movimento humano (que pretende ter algum monopólio sobre ele, já que te julgam estar fora de Cristo, caso você saia do movimento). Isso é inegociável.

    5. Geraldo Magela Leal disse:

      Andre Noronha , Se fosse só isso, eu concordaria com ele em número e grau. Mas depois das coisas que ele disse, como, que A volta de Jesus é uma utopia, que não vai existir o tal milênio de cristo, e que não há promiscuidade no homossexualismo? Pelo amor de Deus, isso pra mim é cuspir na cruz de cristo. é mo mesmo que dizer que Jesus não morreu na cruz e nem ressuscitou, pois se ele não ressuscitou é vã a nossa fé, e somos os mais desgraçados neste mundo. E se ele não ressuscitou, não foi pra lugar algum preparar morada para nós, como Jesus disse. E que voltaria para buscar sua igreja.(nós). O cristianismo existe baseado neste "tripé" ressurreição, jesus é Deus, E arrebatamento da igreja. Que o Ricardo Doidim ops! disse que não vai acontecer nunca. Fala sério. veja o que Jesus disse sobre ele(doidim):"A Bíblia diz em 1 João 2:19 & 26 “Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco… Estas coisas vos escrevo a respeito daqueles que vos querem enganar.”
      De acordo com a Palavra de Deus, anticristos eram falsos Cristãos que se haviam separado do grupo dos verdadeiros crentes. Eram mentirosos que afirmavam que Jesus não era o Messias." Não preciso dizer mais nada. a Paz de cristo.

  42. David Barreto disse:

    Enfim, o Pr. Ricardo Gondim, acordou para a realidade. Ele não apostatou, nem negou a fé em Jesus, simplesmente quer viver o evangelho do Senhor Jesus, com liberdade e verdade. Não comprometido com visões e ações que não têm referência no Senhor, não nasceram no coração de DEUS, e sim, em corações que se perverteram, não estão fincados no amor de Deus e em Seu Reino. Quem tem olhos para ver, que veja.

  43. O que Gondim não consegue é viver um evangelho pleno e bíblico por falta de fé como aqueles, Que que o vivem não segundo o mundo mas segundo Deus. Arrepende – te pois e volta e pratica as primeiras obras para que eu não venha e tire de Tí o teu castiçal

  44. Naqueles dias não havia rei em Israel; porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos.
    Juízes 21:25

    VIVEMOS TEMPOS DIFÍCEIS, COMO NOS ÚLTIMOS DIAS DA CARTA DE JUÍZES, CADA UM IA PARA AONDE APONTAVA SEU NARIZ…E AI? O QUE FAZER? COMO SAIR DESTE NÓ? TEMPO DE EMBARAÇO E MUITA CONFUSÃO…A RESPOSTA VEM COM O PRÓPRIO JESUS; EU SOU… A VERDADE, O CAMINHO E A VIDA, E ISSO NÃO É JARGÃO OU DECOREBA…TEM QUE SER REAL E SINCERO, CASO CONTRÁRIO CAIREMOS NOS MESMOS ERROS QUE APONTAMOS…QUEM TEM OUVIDOS OUÇA O QUE O ESPIRITO DIZ A IGREJA…!!!

  45. Que Deus ilumine sua vida e faça com que sua decisão sirva de uma chamada para todos que se dizem evangélicos verificarem se de fato estão vivendo segundo o conteúdo do evangelho. O Senhor disse que está renunciando o movimento evangélico(instituição) por entender que ele é o sal que se tornou insípido e isso é uma verdade já não há mas cura pro que ta ai, já não há mais reformas a serem feitas é só novo nascimento, revolução. Mas espero que o Senhor continue defendendo o Evangelho inclusive do movimento evangélico! Que sua coragem seja útil a todos que tem ouvidos para ouvir! Rev. Alexandre Augusto

    1. Meu Coração fica triste por isso,mas eu consigo entender seu sentimento…

    2. SaintClair Costa disse:

      “apenas experimentar a liberdade prometida nos Evangelhos”… tá geral nessa! Fico feliz por ele ter peito suficiente pra romper, mas triste de ele ainda não saber pra onde ir… #GondimVemProProjetooo! rs

    3. “Não posso aceitar, passivamente, que tentem converter os cristãos em consumidores, e a igreja, em balcão de serviços religiosos."

    4. "Aumenta a minha vontade de caminhar ao lado de gente humana que ama o próximo. Sinto-me estranhamente atraído à beleza da vida."

  46. David Barreto disse:

    Jesus nunca nos disse para sermos evangélicos. Ele nos chamou para sermos seus seguidores. O Pai busca verdadeiros adoradores, que o adorem em espírito e em verdade.

    1. Moyseis Lopes disse:

      cuidado, vai virar estátua de sal…rs

  47. Realmente cada dia vemos coisas terríveis acontecerem nas igrejas Evangélicas. O que não podemos esquecer é que Deus vê as igrejas no Brasil (ou em outros lugares) com UMA Igreja, como um corpo. Se estamos enxergando alguma parte do corpo "doente", não podemos deixar que essa parte pereça, mas devemos orar para que Deus cure e traga a revelação da palavra dEle. Uma casa dividida não subsiste. Que Deus cure a Igreja Brasileira.

  48. graças a Deus ainda a homens comprometidos com o evangelho de JESUS , com o evangelho da GRAÇA e não o da GRANA , Louvo a Deus pela sua vida.

  49. Eu concordo com o pastor Ricardo Gondim, de fato algumas igrejas evangelicas no Brasil se tornaram verdadeira exposição de Deus afim de lucrarem com a comercialização de mensagens de auto ajuda; a onde Deus é colocado como um ser Divino que vai solucionar todos os problemas.A verdadeira mensagem do evangelho tem cido adulterada com soluções imediatista; a onde pessoas chegam pobres e saem ricas com todos os seus problemas solucionados. O evangelho que Jesus pregou foi confrontante porque ele não tiraria a pesada imposisão tributaria que os Romanos colocaram sobre os Judeus.Jesus pregava o evangelho de transformação de dentro para fora, uma transformação no interior do homem a onde aquele que mintia não minta mais, o que adulterava não adulteré mais, e por ae vai.Quanto a perca de paradigma eu creio que no meio evangelico nos a inda temos verdadeiros homens de Deus que não venderão mensagns, de auto ajuda afim de lucrarem com isso; pois seu intuito é levar pecadores ao arrependimento para perdão de seus pecados e no por vim a vida eterna.

  50. Valeu pastor abre mesmo o seu bocão que tou contigo e nao abro.

    1. fala pastor,abre bem a tua boca

  51. Concordo com o Pastor Ricardo, este movimento da nojo, eu tbm já não faço parte, quero viver um evangelho verdadeiro, não uma mentira……….

  52. Não acredito que o Pr Gondim esteja virando a casaca, indo para outros caminhos . Lendo o texto com cautela percebemos que o que ele esta querendo dizer é o que muitos de nós gostariamos de fazer diante das mentiras que vemos no meio evangelico, que diga -se de passagem é uma excessão , pois existe sim muitos homens e mulheres de Deus , comprometidos com a Palavra e as verdades do Reino. Eu continuo admirado o Pr Ricardo Gondim e oro ao Senhor para que ele continue denunciando o pecado de muitos que debaixo de uma capa de santidade sujam o evangelho de Cristo. Chega de tanta palhaçada, de tanto engano !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Cristo em breve vai voltar e jullgara as nossas obras com fogo , o que será que vai sobrar ?

  53. Eleir Lucia disse:

    Para que que serve esse movimento evangélico? pois o que vejo, que não acrescenta nada a nosso fé, devemos preocupar-mos com que nos ajuda a viver pela fé no filho de deus, o que vejo é que enquanto nos preocupar-mos com essa instituição falida que se diz igreja iremos nos perder-mos como verdadeiros cristãos que Deus espera que sejamos. devemos então proseguir em conhecer esse Deus que deseja que conheçamos a cada dia e experimentamos qual seja a largura e profundesa do amor de cristo que exede todo e qualquer entendimento.

  54. PR. RICARDO, COMO TE ENTENDO !!!!FOI POR ESSES MOTIVOS QUE FUI PRA SUA IGREJA , FOI POR ME IDENTIFICAR COM SEUS PENSAMENTOS, SUAS PREGAÇÕES A FORMA DE TRAZER AS VERDADES DA PALAVRA DE "DEUS" PROS DIAS DE HJ , COMO TE ENTENDOOOO !!!!! E QUE LINDO VC SERVIR SUA IGREJA MESMO COM TODOS ESSES CONFLITOS, TE ADMIRO..MARISA MARIÁH

  55. Catarina Ribeiro disse:

    É uma decisão difícil e bastante procedente, considerando a situação geral em que se encontra o movimento evangélico neste país. Só espero que esta não seja uma decisão de caráter separatista demais que venha a fomentar uma elite evangélica, em voga já há bastante tempo entre os que se dizem membros de uma "igreja cabeça". Desejo, de todo coração, que o pr Gondim não perca o foco de sua missão cristã e continue proclamando o reino e trazendo pessoas das trevas para a luz!

  56. Não consigo mais ver Deus nos céus e de lá controlando todos os eventos que se dão aqui em baixo na terra; não quero correr o risco de atribuir a Ele tanta irresponsabilidade… para mim Deus não é e nem poder ser este controlador irresponsável que permite tanto abuso… tanta atrocidade… para mim a questão já não é mais Deus e sim eu e você; nós o que estamos fazendo e como estamos agindo diante da maior dádiva que Ele mesmo nos deu a vida e a consciência para agirmos conscientemente diante da vida…

  57. descupe-me pr Godin, mais o sr está coando musquito e engolindo camelos.

  58. Errais por nao conheceres as escrituras nen o poder de Deus. O reino de Deus nao e comida nen bebida, mas justiça paz e alegria no espirito e a verdadeira religião é esta , visitar os orfãos e as viuvas nas suas nessecidades e manterce incontaminado do mundo. As peçoas incistem em não separar igreija de sistema religioso, a diferença é que a igreja é o corpo do Crito e o sistema não é de Deus nen é do diabo .É do homem. Ricardo Gondin, Disse Jesus o reino de Deus esta dentro de vós, e quando Cristo que a nossa vida se manifestar então vós vos manifestareis com Ele em Glória . Simplis assim.

  59. repetindo as palavras do Ricardo Tasinato

    Sensacioal!
    Já me encontrava em seus fundamentos e suas palavras.
    Tenho o pensamento muito próximo ao dele. Parabéns!

  60. André da C.Fontes disse:

    Parabéns! Nunca vi nenhum servo de Deus falar com tanta propriedade e sabedoria diante uma sociedade religiosa ( líderes espirituais) contaminada pelos interesses mundanos!

    A única coisa que eu poderia sugerir, diante todo esse ” desabafo espiritual” é dizer que o caminho que vc *deve* seguir, junto com a igreja Betesda, é trabalhar com todos os membros…. na busca, no compartilhar, na disposição, no ir ao encontro das viuvas e dos órfãos, e no mais o Senhor nosso Deus honrará seu propósito!

  61. "…Tudo isso é mto lamentável, porém previsivel!É chegado o fim dos tempos…"

  62. REGINALDO BEZERRA LIMA disse:

    É te adimirava muito, mais agora vejo que esta querendo ser,, oque não pode (quer ser o mais intelectual) cade a simplicidade, humildade. Na biblia fala que não devemos querer saber mais doque nos convem,,e e´exatamente oque tu queres goldim estarei orando pelo senhor meu querido irmão.. digno de piedade esta sendo agora.

  63. silvia disse:

    Alex Lima, a verdadeira verdade está em Cristo( Bíblia) e não na história. quem prega meias verdades????

  64. é pastor esse cistema que esta ai do constantino e platão isso acabou comigo depois que Deus me revelou a verdade

  65. Atos:17:24,25:O DEUS que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e terra, não habita em templo feitos por mãos de homens;25:Nem tão pouco é servindo por mãos de homens, como que necessitaando de alguma coisa;pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas coisas; leia: Atos:7:48 a 51: ai começou há igreja gentilicas, oresto é especulação.

  66. Perfeito o pensamento do Gondim mostrando não dever nada a ninguém digo que é decisão de quem tem carater, não concordando com a vergonha que está a igreja hoje e sua péssima liderança (salvo poucos).

  67. Eliane disse:

    Ta tudo bem que vc ja viu de tudo e mais um pouco….mas de que adianta criticar.Jesus Cristo é o salvador e não pastores e igrejas, foi ele que morreu na cruz para somente para salvação da alma de cada um que o aceita como a biblia descreve, e não midia.O principal sempre será JESUS, diante de tudo e de todos, basta somente crer.

  68. Sirlei disse:

    Pastor, estou com o Senhor nesta luta, estou cansada de ver igrejas como as nossas, falando em pecado, quando vemos pastores egocêntricos, sendo garotos propaganda de seus negócios e reclamando que os irmãos estão em pecado, gordos, ou mal vestidos dentro da igreja em vez de se preocupar com o seu interior e suas esposas colocando silicone e fazendo plasticas para parecer muito bem na mídia mas o seu interior e podre…a igreja de Cristo hoje na terra se tornou um comercio, para pessoas sem caracter, e falo em todas as denominações evangélicas…estamos vivendo o farisaísmo que tanto condenamos. DEUS tenha misericórdia de nos, pois quanto mais e dado mais e cobrado. Nossos pastores muitos deles chamais com DEUS no céu chegaram quando o fim na terra chegar.

  69. pra ser salvo não tem que ser evangelico! jesus não veio fundar o evangelho, cristianismo, nem religião alguma!

  70. Eder Fernalm disse:

    ESTA NA HORA DA IGREJA NO BRASIL ACORDAR EM ALGUNS MESES COMEÇA A CAMINHADA DO ANTICRISTO E HOJE ESTIVE PENSANDO EM ALGO IMPORTANTE "AQUELE QUE PENSA ESTAR DE PÉ CUIDE-SE PRA QUE NÃO CAIA…", OS VALORES DA IGREJA SE PERDERAM ENTÃO PERGUNTO A VÓS ONDE VAMOS COLOCAR NOSSA VIDA SEM DEUS? OS ILUMMINATIS ESTÃO CONSEGUINDO O QUE QUERIAM ACABAR COM A IGREJA DENTRO DA IGREJA…

  71. Eu até entendo o que se passa na cabeça do Pastor Ricardo. Vc vê coisas como a "teologia" da prosperidade, secularismo dos costumes, musica e pensamento dos crentes. E do outro lado em sua maioria a falta de estudo biblico em favor de um cristianismo exaltado, emocional e raso, enlatado em doutrinas de um versiculo que só trazem contradições e a desonestidade dos lideres. Acho mais valido ele começa uma igreja com os conceitos dele. Logico que antes ele tem que orar muito para que o Senhor o guie. Todavia, se criar igrejas para se consegui dinheiro dos servos, igual a que o individuo saiu, pq não uma resgantado um cristianismo mais autentico?

    1. E só pra ilustrar o que eu digo. Uma vez eu tava na comunidade no orkut da Fernanda Brum, cantora que gosto muito do trabalho, alias de todas do Voices. E abriram um topico sobre o album da Eyshila que iria sair (Os Sonhos não tem fim) e lá falaram tantas coisas ruins dela… que parecia que eu tinha entrado por engano na comunidade da Lady Gaga e estavam falando da Rihana. Ou seja, puro secularismo! E isso vindo de "crentes"…

  72. Paulo Cezar disse:

    como eu admirava esse pastor, mas depois do livro Creio mas tenho duvidas passei a ter um pé atras com ele…
    Cuidado gente os argumentos dele parecem ser incontestaveis, porem não são, cuidado…Existe homens de Deus ainda no meio evangelico o lider do compo de Sumaré é um deles( Antonio Ferreira Lopes).E tem muito mais por ai que Deus tem preservado como preservou os 7 mil nos dias de Elias, muito forte lindo e convinsente os argumentos do Gondim, porem não é completo e verdadeiro!!!

  73. é engraçado isso.. porque as Igrejas Protestantes foram criadas porque denunciavam que o catolicismo que havia se corrompido. A história de séculos mais tarde mostra que o próprio protestantismo esta se corrompendo em suas práticas. A religião é a melhor forma de ganhar dinheiro, pois não paga impostos, doutrinas pessoas a pagarem em troca de fé e tudo isso de forma licita e se o estado vem punir mobilizam suas bancadas no congresso e alegam ser vítimas de perseguição. Por isso existe muita gente porcaria no meio (principalmente os televangelistas).

  74. PastorBenedito Alves disse:

    nós devemos olhar é para Jesus que e não para o Homem…. eu tenho prazer de dizer que sou Pastor evangélhico …..

  75. Irmão, o que estamos vendo nos dias de hoje, é exatamente, que a Biblia nos fala,,, Haverá um tempo que o amor de muitos esfriariam, e ai de onde vem o escadalo, Mas o que for fiel até o fim receberá a coroa da vitoria, não é isso, então continuaremos em oração. postolo Paulo nos diz Vigiai e Orai. A Paz do Senhor JESUS.

  76. Beto Daniel disse:

    SIM… EXCELENTE, ÉTICA E ESPIRITUAL DECISÃO DO PASTOR GONDIM. DEUS O ABENÇOE.

    A IGREJA NO BRASIL ESTÁ NAS MÃOS DE LOBOS QUE NÃO TEM PENA DO REBANHO. DOS SILAS, MACEDOS, WALDOMIROS, FERREIRAS E OUTROS MERCADORES DA FÉ QUE HAVIAM DE VIR! MUITOS MAÇONS, TODOS APÓSTATAS.

    E TEM GENTE QUE CRÊ EM “AVIVAMENTO” E NA “LUTA” CONTRA GAYS… ACORDEM!!!

  77. pior e que tenho que concordar com o pastor gondim tudo ta virando quanto vale tua salvação, ta tudo voltado quanto ganha e quanto voce da esqueceram do verdadeiro evangelho da salvação

  78. Jany Alves disse:

    Genteee… O homem é falho, mas Deus é fiel., é soberano. Que mentalidade desse homem . vamos orar por ele, ta perdido. Muitas igrejas merecem ser chamadas de igreja sim, ele pensa que é quem??? o famoso quem? nem todas as igrejas pregam só ´prosperidade, O negócio é não perder o foco o Alvo que é JESUS. seguir a JEsus. Ete sim é o caminho. As pessoas creem mais em templos e em homens e doutrinas humanas que em seu Criador. EU CREIO NO DEUS VIVO! QUE mentalidade hein?? va se converter a Cristo , não a homens. religioso, não é ser cristão, cristão é quem segue a cristo. PAz pra tds..

  79. Jesus disse à mulher samaritana, os verdadeiros adoradores adoram o Pai em espírito e em verdade, e portanto, não existe dia ou data para adoração oficial, mas devemos ser sacrifício agradáveis a Deus constantemente. Geremias não deixou de ser judeu em sua geração, apenas anunciava a Palavra a quem quisesse ouvir (ainda que depois muito teve que chorar pelos que não lhe deram credibilidade ou estavam tão comprometidos com o sistema vigente na época que não tiveram coragem de se desligarem dele, temendo as autoridades e formadores de opinião) pois: quem tem ouvidos ouça o que diz o Espírito às Igrejas disse Jesus em Apocalipse (após a época de Geremias evidentemente). O Senhor orou pela Igreja: não peço que os tire do mundo mas que os guarde do mal, pois devemos testemunhar até mesmo àqueles que se dizem já salvos e não o são. Que embor a Igreja dos últimos dias seja materialista (Laudicéia que diz rico sou e estou enriquecido e de nada tenho falta, portanto só pensando nas coisas materiais) o Senhor mantém a porta aberta `Filadélfia que continua testemunhando a todos e através dela pode dizer aos de Laudicéia: "Eis que Estou à porta e bato. Se alguém (isto é, qualqur um) ouvir a minha voz e abrir a porta -do seu coração – (isto é: todos terão esta oportunidade), Entrarei em sua casa e com ele cearei e ele Comigo"! Portanto não se esqueçam todos: o fim do mandamento é o amor que brota de um coração puro, e de uma boa consciência e de uma fé não fingida (l Tm 1:5).

  80. é um problema pregarmos e depois despregarmos tudo aquilo que falamos e ensinamos lamentavelmente precisamos rever os conceitos pois a muita coisa errada, e eu não acredito que a decepção não poderá nos retirar das grandes responsabilidades que assumimos com a igreja de Cristo, por isso a muitas pessoas que não acredita mais no Evangelho puro e verdadeiro… isso é que dá quando acreditamos que a vinda de Jesus é uma utopia
    chega de desculpas

  81. Amigos! tudo isso é simples de se explicar e entender,é só ler o que esta escrito na Biblia em 2 Timóteo cap:3 e 4.
    ou seja aquilo que esta escrito na Biblia esta se cumprindo ou não?

  82. perico disse:

    o ricardo gondim se perdeu muito no tempo pois tem dado mas enfase a letra e aos poucos tem morrido espiritualmente pois a palavra nos adiverte que a letra mata mas o espirito vivifica que o Senhor continue tendo misericórdia dele e esse venha novamente encontrar a direção do espirito deus .

  83. É o escritor preocupado com textos esteticamente perfeitos !! Enquanto as famílas estão morrendo.
    Líderes que apascentam a si mesmo. Deve estar sobrando tempo pra escrever tanto assim. O pior é confundir e não trazer o consolo de Deus.

    1. graças a Deus foi tarde nunca fez falta, grande coisa o evangelho vai acabar hahahahaha

  84. "Diante de todo o relato dessa matéria, acredito que se o Estado confiscasse e controlasse toda a produção das lãs das ovelhas do rebanho Brasileiro, tenho dificuldade de acreditar que esses "Pseudos Pastores" iriam continuar pastoreando, e se fosse continuar, talvez até arrumariam uma forma de driblar algumas para seu bel prazer.O Evangelho foi criado por Jesus Cristo e o Capitalismo pelos homens com o proposito de controlar, reforçar e condicionar a Fé alheia.Na minha o Opinião o Evangelho só de prosperidade é um quinto Evangelho, Segundo A Pregação Capitalista livro apócrifo "Versículo 1 "Admoesto-vos que vocês estão na miséria, porque não devolvem o seu dinheiro no meu ministério(Meu Ventre) porque eu sou o homem de deus. "O mercenário"Ufa somente para Reflexão, Que Deus tenha misericórdia dos Púlpitos Brasileiros.

  85. Não vejo este afastamento como heroísmo e auto preservação mas como um sinal de covardia.
    Os profetas do V.T. nunca recuaram em meio as perseguições. O problema é que não se propoe uma alternativa. Na verdade, na verdade ninguém precisa fazer parte de "movimento algum", o que todo líder precisa é cuidar da sua própria comunidade, apascentar o seu rebanho com amor, doutrina e verdade. Todo pastor dará conta do que lhe foi confiado, só isso. Deixe as igrejas dos outros pra ela. A impressão que se tem é que Deus precisa de pessoas que o defendam, Deus não precisa. Se a igreja está um "lixo", já dizia Lutero, a Noiva é Dele e não minha. Não há crise quando se é fiel ao seu chamado. Simples assim.

    1. Gilberto Pena disse:

      Querido Critiano, seria muito bom buscar entender com profundidade o que esta acontecendo para depois julgar. eu e minha familia somos parte da igreja Betesda respeitamos e somos abencoados todos os domingos pela vida e palavra do Pr. Ricardo. Ja pensou se tudo o que falarmos ou comentarmos alguem que não concorda publicar sua opião? Sera bem complicado administrar. Grande Abraço.

  86. Ranavema disse:

    Só sei de uma coisa: eu vou a igreja, procuro manter a paz com todos e procuro orar e ler a palavra de Deus….aqui eu não quero ficar quando acontecer o arrebatamento.É tempo de nos apegarmos mais a Deus e não perdermos tempo com coisinhas que não acrescentam nada em nossa vida com Deus….eu quero morar no céu pq nesta terra a coisa tá fêia…rsrs

  87. Luiz Alberto Araújo Bezerra disse:

    IDENTIFICAÇÃO DA IGREJA DE DEUS

    1) Adoramos o único Deus verdadeiro, que não teve princípio e nem terá fim, o Deus de Abraão, Isaque, Jacó e de Jesus Cristo. – Dt 6:4,5; Sl 90:2; Ef 4:4-6; 1 Cor 8:5,6; Sl 146:5-10; Mt 22:37,38; Jo 20:17; Apoc 3:12

    2) Jesus Cristo, é o Filho primogênito e unigênito de Deus, foi o mestre de obras de Deus na criação, e é o nosso salvador e único acesso ao Pai. – Jo 17:3,6-8; Col 1:15,16,17; Jo 1:18; 1 Tm 2:5,6; Jo 14:6; At 4:12

    3) Jesus é nosso único Pastor, Mestre e Líder. – Mt 23:5-12

    4) Seguimos o mandamento de Jesus de amar os nossos irmãos, e até mesmo os nossos inimigos. E se precisar, doaremos até parte de nosso sangue para salvar a vida de quem precisar de uma transfusão de sangue. – Jo 13:34,35; Mt 5:43-48; 1 Cor 13:1-8; 1 Jo 3:10-12; 1Co 1:10; 1Jo 4:20; Rom 13:8-10; 1 Jo 3:16

    5) Buscamos o Reino de Deus e a sua justiça, e por isso nos mantemos sem mancha desse mundo. Nossa guerra e nossas armas não são carnais, mas espirituais. – Mt 6:33; Jo 8:36; Tg 1:27; 2 Cor 10:3,4; Ef 6:11-17; Miq 4:2-4; Rom 12:17-21; Col 3:12-14; 1 Jo 2:15-17; 3:10-12; 4:20,21

    6) Cremos que Satanás é o príncipe e deus desse mundo. – Jo 12:31; Mt 4:8,9; 2 Cor 4:4

    7) Entre nós existe união e fraternidade de toda raça, tribo , língua povo e nação. Somos todos irmãos em Jesus Cristo. – Col 3:10,11; Isa 2:2-4; Apoc 5:9,10; 7:9,10 ; At 10:34,35

    8) Jesus Cristo é o cabeça da Igreja, o homem é cabeça da mulher e Deus cabeça de Jesus. A esposa cristã é submissa ao seu marido, assim como a Igreja é submissa a Jesus Cristo. Os filhos do casal tem profundo respeito pelo pai e a mãe. – 1 Cor 11:3; Ef 5:28,33; 6:1

    9) Não existe cobrança de dízimo na Igreja e nem a guarda de dias de festas e sábados. Os bispos e diáconos não são assalariados, e para servirem na Igreja devem ter uma conduta exemplar na Igreja e no mundo. – 1 Ped 5:1-4; 1 Tm 3:1-10; 1 Cor 9:18; 2 Cor 9:7; Col 2:15-17

    10) O Reino de Deus é quem vai criar um novo céu e uma nova terra onde haverá justiça. E Deus acabará com a doença, o sofrimento e a morte. – 2 Ped 3:13; Apoc 21:3-5

  88. jesus foi até o fim com seus dicípulos com seus defeitos e não desistiu, vamos continuar com o evangelho até que venha o fim.

  89. Léia disse:

    Sinceramente, concordo em muitos pontos no que escreveu Ricardo Gondin, mas temos que nos firmar sempre da PALAVRA, pois é somente através DELA que conquistaremos nossa tão sonhada salvação! De certo que hoje vivemos os ” últimos dias” já anunciados no evangélho, onde Jesus já havia deixado que nem todos aqueles que dizem SENHOR, SENHOR.. entrarão para o REINO DOS CÉUS. Então irmãos, sigamos a PALAVRA e deixemos de criticar, pois em nada disso engrandece ao SENHOR. Pastor Ricardo, como sendo vc um homem que DEUS deu sabedoria na PALAVRA, corra atrás de almas para o SENHOR, pois ELE está cedento de almas, pois todos são nescessitados de salvação….

  90. Aneci Costa disse:

    fico bastante triste com essa situação, sei q está acontecendo tudo isso no meio evangélico, mais está escrito que aconteceria essas coisas nos últimos dias, muitos se escandalizarão etc…espero q o Gondim não olhe para os homens e sim olhe p o Senhor Jesus q é Justo e Juiz e irá julgar a todos, tanto os q fizeram o bem como o mal p o corpo de Cristo.A palavra de Deus diz q aquele que está de pé cuide-se para q não caia.

  91. Odair Jose disse:

    li todo o texto e entendi tudo , e isso mesmo ! , algumas igrejas nao sao igrejas , sao empresas escondidas e camufladas para apenas e tao somente captar recusos financeiros para serem usados em outro tipos de negocios , qualquer um , menos o evangelio , eles ate gastam uns 20 por cento , mas a maioria e em outros negocios , sao redes de televisao , sao fazendas , mansoes , construttoras ect , e e verdae tambem que alguns , fingem ouvir e entender pessoas com problemas , mas nas costas da pessoas fazem piada dela , zombam e riem deles , na verdade muitos pastores , sao atores fazendo papel de pastor , porque nao verdade nao creem em deus , se acreditassem nao faziam o que fazem , porque com certeza deus nao aprova o que eles fazem com as pessoas , eles agem na certeza da impunidade .

  92. Danielly Konan Konan disse:

    ESTOU COM VOÇÊ PR. NESSA LUTA, TENHO TODAS ESSAS MESMAS CONVICÇÕES QUE VOÇÊ TEM, EU NÃO SUPORTO MAIS TANTA DEMAGOGIA DESSES HOMENS, QUE SE DIZENDO HOMENS DE DEUS, ENGANAM O POVO, COM SUAS HIPOCRISIAS, OSTENTAM UMA VIDA LUXUOSA, COM MANSÕES, CARROS IMPORTADOS, BLINDADOS, E ENQUANTO ISSO, MUITOS IRMÃOS PASSAM NECESSIDADE .

  93. Danielly Konan Konan disse:

    TAMBÉM SOU PB. DA ASSEMBLÉIA DE DEUS, MAIS ESTOU COMPLETAMENTE ENVERGONHADO, DE FAZER PARTE DESSE MINISTÉRIO.

  94. Marcia disse:

    Admiro-o a cada vez mais , pela sua coragem em romper com a corja chamada igreja e os Filisteus e Fariseus engravatados , q fizeram da casa de de Oração, covil de ladrões.

    Parabéns pr.Ricardo!

  95. O cristão mais racionalista que encontrei até agora, sensato, destituído de mitos e um conciliador entre a natureza do mundo e a possibilidade da existência de um ser sobrenatural supostamente onipotente, onisciente e onipresente, além de sectário e absolutista.O pastor Ricardo Gondim está passando por um processo de questionamento das verdades tidas como inquestionáveis e o que ele vem descobrindo pode ser traumático para alguém que sempre teve as certezas titânicas da bíblia.Espero eu não ter a surpresa de ver mais um ateu saindo do seu sagrado armário religioso com portas de ouro e mármore.

  96. Neuza Maria disse:

    Ora vem Senhor Jesus!!! Que Deus tenha misericórdia de nós.
    Diante desses acontecimentos, o pensamento que me vem é: O Rei está voltando.

  97. amado pastor. jubile-se emediatamen, esaia de sena. pois é o melhor que o senhor tem a fazer. digo isto sem demagogia. um concelho de amigo, agora entendo o verdadeiro propósito da sua decisão em ir para outras igrejas, não era com jesus seu propósito , pois se fose, o senhor ficaria decepcionado com os movimetos de homens sim. mais dai a romper com o evangelho de cristo é apostazia. o evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crer e não me envergonho do evangelio, lembra disso? eu tambem estou decepicionado com o movimento evangelico de hoje . mais jesus disse que seria asim. não abandonei o evangelio de cristo porque não estou centrado no movimento feito pelos homens evangelicos, mais ssim , estou centrado no dono do evangelio e omovimento que ele faz é maravilhoso.

  98. pastor, vc agora tem que esperimentar Yaohuhul.e conhecer Yaohushua, o ungido.o unico soberano.

  99. compreendo como vc.esta passando pois comigo aconteceu parecido.fomos todos enganados por constantino.roma como pode o salvador ter o nome com a letra(j)se essa mesma letra nâo existe no hebraico, grego e latim??só vos pesso que faça uma varredura sobre isso.pesquisem e que o eterno vos conduzas unicamente e trasparentemente a verdade.só vos pesso isso.que o consolador vos conduzas.que assim seja.

    1. Khanan Yahuh UL disse:

      MUITO BOMMMMMMM GRANDE YAOHUSHUA……

    2. vcs. experimentrão invocar o nome de HO! SENHOR JESUS.– Invoque e logo comte a experiença, no só uma vez faça varias vesses , esteja mas no ESPIRITO e não na mente.–Amém.–

  100. Khanan Yahuh UL disse:

    GRANDE E ETERNO CRIADOR YHWH YAORRUSHUA, QUE TE GUARDE DE TODO INGANO PASTOR, EU INTENDO O Q VC ESTA PASSANDO , POIS EU JA FUI PASTOR …E AGORA SOU LIVRE EM YAORRUCHUA APAZ DO CRIADOR AMADO . PROCURE POR ELE YAORRUSHUA EIS QUE ESTOU AS PORTA E BATO………..

  101. Pedro Silva disse:

    se para um pastor que tem grande conhecimento teológico e uma vasta maturidade crista, esta tão decepcionado com a instituição igreja, o que diria de alguns membros de igreja que sabem do que acontece, e não podem se manifesta se se manifestarem são rebeldes, tantos escândalos, libertinagens, falta de amor ta muito difícil, fico com esta passagem.
    Jeremias 23ouvir

    Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR.
    Portanto assim diz o SENHOR Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o SENHOR.

    E eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão.
    E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o SENHOR
    .
    Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra.
    Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA
    .
    Portanto, eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que nunca mais dirão: Vive o SENHOR, que fez subir os filhos de Israel da terra do Egito;
    Mas: Vive o SENHOR, que fez subir, e que trouxe a geração da casa de Israel da terra do norte, e de todas as terras para onde os tinha arrojado; e habitarão na sua terra.
    Quanto aos profetas, já o meu coração está quebrantado dentro de mim; todos os meus ossos estremecem; sou como um homem embriagado, e como um homem vencido de vinho, por causa do SENHOR, e por causa das suas santas palavras.

    Porque a terra está cheia de adúlteros, e a terra chora por causa da maldição; os pastos do deserto se secam; porque a sua carreira é má, e a sua força não é reta.
    Porque tanto o profeta, como o sacerdote, estão contaminados; até na minha casa achei a sua maldade, diz o SENHOR.

    Portanto o seu caminho lhes será como lugares escorregadios na escuridão; serão empurrados, e cairão nele; porque trarei sobre eles mal, no ano da sua visitação, diz o SENHOR.

    Nos profetas de Samaria bem vi loucura; profetizavam da parte de Baal, e faziam errar o meu povo Israel.
    Mas nos profetas de Jerusalém vejo uma coisa horrenda: cometem adultérios, e andam com falsidade, e fortalecem as mãos dos malfeitores, para que não se convertam da sua maldade; eles têm-se tornado para mim como Sodoma, e os seus moradores como Gomorra.

    Portanto assim diz o SENHOR dos Exércitos acerca dos profetas: Eis que lhes darei a comer losna, e lhes farei beber águas de fel; porque dos profetas de Jerusalém saiu a contaminação sobre toda a terra.
    Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão do seu coração, não da boca do SENHOR.

    Dizem continuamente aos que me desprezam: O SENHOR disse: Paz tereis; e a qualquer que anda segundo a dureza do seu coração, dizem: Não virá mal sobre vós.
    Porque, quem esteve no conselho do SENHOR, e viu, e ouviu a sua palavra? Quem esteve atento à sua palavra, e ouviu?

    Eis que saiu com indignação a tempestade do SENHOR; e uma tempestade penosa cairá cruelmente sobre a cabeça dos ímpios.
    Não se desviará a ira do SENHOR, até que execute e cumpra os desígnios do seu coração; nos últimos dias entendereis isso claramente.

    Não mandei esses profetas, contudo eles foram correndo; não lhes falei, contudo eles profetizaram.
    Mas, se estivessem estado no meu conselho, então teriam feito o meu povo ouvir as minhas palavras, e o teriam feito voltar do seu mau caminho, e da maldade das suas ações.

    Porventura sou eu Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe?
    Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o SENHOR.

    Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, profetizando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei.
    Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizam mentiras, e que só profetizam do engano do seu coração?
    Os quais cuidam fazer com que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu próximo, assim como seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal.
    O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz o SENHOR.

    Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiuça a pedra?
    Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu próximo.

    Eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse.
    Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o SENHOR.

    Quando, pois, te perguntar este povo, ou qualquer profeta, ou sacerdote, dizendo: Qual é o peso do SENHOR? Então lhe dirás: Este é o peso: Que vos deixarei, diz o SENHOR.

    E, quanto ao profeta, e ao sacerdote, e ao povo, que disser: Peso do SENHOR, eu castigarei o tal homem e a sua casa.
    Assim direis, cada um ao seu próximo, e cada um ao seu irmão: Que respondeu o SENHOR? e que falou o SENHOR?

    Mas nunca mais vos lembrareis do peso do SENHOR; porque a cada um lhe servirá de peso a sua própria palavra; pois torceis as palavras do Deus vivo, do SENHOR dos Exércitos, o nosso Deus.
    Assim dirás ao profeta: Que te respondeu o SENHOR, e que falou o SENHOR?

    Mas, porque dizeis: Peso do SENHOR; assim o diz o SENHOR: Porque dizeis esta palavra: Peso do SENHOR, havendo-vos ordenado, dizendo: Não direis: Peso do SENHOR;

    Por isso, eis que também eu me esquecerei totalmente de vós, e tirarei da minha presença, a vós e a cidade que vos dei a vós e a vossos pais;
    E porei sobre vós perpétuo opróbrio, e eterna vergonha, que não será esquecida.

  102. é maravilhoso re-pensar a postura do movimento evangelico, do qual fazemos parte, pois cada dia se evidencia sua ineficiencia, sua insipidez, seu envolvimento com a horrorosa teologia da prosperidade, que nos envergonha terrivelmente. parabens! pastor Ricardo gondim, por suas palavras, pois nos ajuda a encontrar sobriedade, e força em Cristo.

  103. Geraldo Magela Leal disse:

    Vejam o que a Bíblia diz sobre esse pseudo pastor. "A Bíblia diz que em 1 João 2:18-19 existem vários tipos de anticristo. “Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhecemos que é a última hora.” " A Bíblia diz em 1 João 2:22 “Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse mesmo é o anticristo, esse que nega o Pai e o Filho." 2 João 1:7 “Porque já muitos enganadores saíram pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Tal é o enganador é o anticristo."Os anticristos não são ateus. Não são pagãos que estão lutando contra Jesus. São individuos que estão pregando um evangelho, mas que não é o verdadeiro. É um ‘evangelho diferente’. A Bíblia diz em 2 Coríntios 11:4, 13-15 “Porque, se alguém vem e vos prega outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, de boa mente o suportais! Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.” Espero ter esclarecido um pouco ok. Abraços, e fique com Deus. Ricardo doidim ops! pirou, apostatou da fé. Não tem como contestar os versículos acima, é a própria Palavra de Deus. Amém

    1. Luisa Cavalcante disse:

      Ridículo, do que está falando retardado, leu e não entendeu nada !!

  104. Viver o evangelho bilico está cada dia mais dificil, é notado que hoje estamos vivendo e era da igreja apóstata, e pastores de honra e coragem de enfrentar as tentações da facilidade são quase um milagre. Ricardo Gondim é um desses poucos milagres.

  105. João Carlos disse:

    a questão que Ricardo Gondim aborda é algo sério digno de reflexão, mas alguns não querem exengar e apenas o taxam de "anticristo", "apostota" ect tentando desfazer a sua imagem para desqualificar suas idéias. isto é um raciocínio falacioso. o texto dele traz deve ser bastante refletido, pois trata da decadência que o cristianismo se tornou hoje (não apenas a questão da teológia da prosperidade). o que ele disse em outro texto deve ser debatido em outro texto e não nesse. se ele "errou" em outro texto não invalida o atual (um coisa não tem nada haver com a outa). algo que está nas entre linha de seu texto, e que aconteçe muito hoje, é "os privilégios e injustiças dentro do seio do cristianismo (das igrejas em geral)". em marcos 10:42-44 Jesus ensinou para ou seus discípulos que o Reino de Deus é totalmente diferente do reino dos homens, no Reino divino o maior serve ao menor! e atualmente os "maiores" estão criando na igreja um ambiente de privilégios (tratamento desigual), algo Tiago já condenava em sua espístola, Tg 2:1-8. os "pastores" sugam cada vez mais as lãs da overlhas, pois veem nelas a satisfação de seus desejos pisicóticos de poder, em todos os níveis e o pior é que as ovelhas estão acostumado com isto, acometidas pela síndrome de estocolmo, na qual a vítima se submete ao seu opressor voluntariamente e passam a defende-lo. ontem algumas pessoas que conheço queriam comprar um perfume de uma marca de valor financeiro alto para presentiar o pastor pelo dia do pastor ( numa igreja de pessoas assalariadas), então questionei: "vocês dariam o mesmo presente para o irmãozinho mais simples da igreja?". os crentes atuais estão vivendo como se fossem anencéfalos, sem o menor senso crítico. além disso, estão conformadso com este mundo não seguindo assim a recomendação de Paulo em romanos 12.ao lermos os profetos do antigo testamento vermos homens de Deus envolvidos, megulhados, com as causas sociais e intolerantes com a injustiça inserida no meio do povo de Deus, mas nos tempos atuais os crentes estão completamente meglhados num conformismo, o qual Gondim refleti. não vou me alongar muitos, mas precisamos repensar o movimento evangélico, pois atualmente estar em decadência ética, teológica e cristã. além disso, todos nós temos os nossos momentos de crises e as crises nos ajudam a crescer. então, não vamos cruficifar Ricardo Gondim, pois antes de tudo ele é nosso irmão em cristo e mesmo se não fosse Jesus nos ensinou a amar o próximo e não é isto que eu estou vendo por parte de alguns, é isto que estou tentando dizer… precisamos verdadeiramente de um "reavimamento" espiritual do povo de Deus. a coisa é mais profunda… e alguns estão apenas olhando a superfície! na época de Jesus os sacerdotes (fariseus, saduceus ect) eram homem admirados por todos, mas Jesus mostrou que aquele judaísmo do I século estava distantes de Deus à anos luz!

  106. Eu concordo com o que se tornou as igreja evangélica hoje! e infelizmente hoje a igreja se tornou um negocio, onde Jesus fica em segundo plano, as pessoas estão completamente enganada do verdadeiro proposito de Jesus cristro.

  107. Estou vivendo e sentindo tudo o que li nesse texto, Graças a Deus não estou louca.

  108. Eu não sei realmente o que tem acontecido no meio evangélico. Mas depois de ler o livro "É PROIBIDO – O que a Bíblia permite e a igreja proíbe" estou tentando buscar mais sabedoria, lendo a bíblia, descobrindo os significados das palavras, pesquisando, lendo outros livros, e creio que estou aprendendo cada dia mais. O livro de Oséias – 4,6 – registra uma observação feita pelo Senhor, que diz: "Meu povo se perde por falta de conhecimento" .

  109. wagner arruda disse:

    A igreja mudou e já faz muito tempo,concordo com sr.Ricardo quando diz sobre essas diferenças,teologias diversas ,doutrina distorcida,igreja impresa ,mais abrir mão da luta pela verdade é errado. pelas entrevistas que ouvi e ví do sr. ricardo ele já abandona-ra a fé a tempos ,e se deixou levar por pretextos mundanos,De uma coisa tenho certeza ,quando eu encontrar o meu DEUS quero dizer a ele : COMBATI O BOM COMBATE GUARDEI A FÉ .

  110. lucineia disse:

    pastor ricardo o homem e falho mais quem morreu por voce foi jesus ate o voce se abrir uma igreja tera falhas tem uma coisa que nao falha ganhar almas p jesus isso podemos fazer e a igreja somos nos jesus vira e julgara os erros isso nao compete a nos se ollharmos p jesus nao vemos nada disso pois ele e perfeito tem algo errado

  111. Francismar pessini disse:

    PODEMOS ROMPER COM MUITAS COISAS, SÓ NÃO PODEMOS ROMPER COM JESUS CRISTO QUE É O AUTO, E CONSUMADOR DA FÉ.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

As principais notícias gospel do Brasil e do mundo no portal pioneiro; Saiba tudo aqui sobre música gospel, evangélicos na política, ações missionárias e evangelísticas, projetos sociais, programas de TV, divulgação de eventos e muito mais.

No ar desde 2006, o canal de notícias gospel do portal Gospel+ é pioneiro no Brasil, sempre prezando pela qualidade da informação, com responsabilidade e respeito pelo leitor.

ANÚNCIO
ANÚNCIO
ANÚNCIO