Polêmico pastor Ricardo Gondim anuncia que não faz mais parte do “Movimento Evangélico”: “Não desejo me sentir parte de uma igreja que perde credibilidade”

155

O pastor Ricardo Gondim, da Igreja Betesda, anunciou em seu site, através  de um artigo, que está rompendo com o Movimento Evangélico. Narrando suas experiências religiosas desde adolescência, quando abandonou o catolicismo inquieto pelo que chamou de “dogmas” da igreja romana, o pastor falou sobre o que o fez romper com a Igreja Presbiteriana e com a Assembleia de Deus, exemplificando cada caso.

Agora, se dizendo sem saber para onde ir, afirma que está querendo “apenas experimentar a liberdade prometida nos Evangelhos” e que não abandonará sua vocação de pastor e continuará servindo na Betesda.

Os motivos listados por Gondim em seu artigo reclamam da transformação do evangelho em negócio, e se diz “incapaz de tolerar” a transformação da fé em negócio. “Não posso aceitar, passivamente, que tentem converter os cristãos em consumidores, e a igreja, em balcão de serviços religiosos. Entendo que o movimento evangélico nacional se apequenou. Não consegue vencer a tentação de lucrar como empresa. Recuso-me a continuar esmurrando as pontas de facas de uma religião que se molda à Babilônia”, acusa o pastor.

A falta de afinidade com os grandes líderes evangélicos nacionais também é colocada como uma questão de peso e decisiva para o rompimento: “Não consigo admirar a enorme maioria dos formadores de opinião do movimento evangélico (principalmente os que se valem da mídia). Conheço muitos de fora dos palcos e dos púlpitos. Sei de histórias horrorosas, presenciei fatos inenarráveis e testemunhei decisões execráveis”, afirma o pastor, sem citar nomes.


Em mais uma crítica direta à teologia da prosperidade, que tem sido priorizada em diversas denominações, o pastor Gondim afirma que a igreja se tornou inútil ao pregar essa mensagem: “No momento em que o sal perde o sabor para nada presta senão para ser jogado fora e pisado pelos homens. Não desejo me sentir parte de uma igreja que perde credibilidade por priorizar a mensagem que promete prosperidade. Como conviver com uma religião que busca especializar-se na mecânica das “preces poderosas”? O que dizer de homens e mulheres que ensinam a virtude como degrau para o sucesso? Não suporto conviver em ambientes onde se geram culpa e paranoia como pretexto de ajudar as pessoas a reconhecerem a necessidade de Deus”.

Um texto publicado pelo jornalista Paulo Lopes, atribuído a José Geraldo Gouvêa, ateu declarado, afirma que “Gondim não tem para onde ir, a não ser os braços do ateísmo”. O autor do texto afirma se identificar com o pastor, “uma espécie de Leonardo Boff evangélico”, fazendo menção ao ex-frei e crítico ferrenho da Igreja Católica.

Confira abaixo a íntegra do artigo “Tempo de Partir”, do pastor Ricardo Gondim:

Não perdi o juízo. Minha espiritualidade não foi a pique. Minhas muitas tarefas não me esgotaram. Entretanto, não cessam os rótulos e os diagnósticos sobre minha saúde espiritual. Escrevo, mas parece que as minhas palavras chegam a ouvidos displicentes. Para alguns pareço vago, para outros, fragmentado e inconsistente nas colocações (talvez seja mesmo). Várias pessoas avisam que intercedem a Deus para que Ele me acuda.

Minha peregrinação cristã está, há muito, marcada por rompimentos. O primeiro, rachei com a Igreja Católica, onde nasci, fui batizado e fiz a Primeira Comunhão. Em premonitórias inquietações não aceitava dogmas. Pedi explicações a um padre sobre certas práticas que não faziam muito sentido para mim. O sacerdote simplesmente deu as costas, mas antes advertiu: “Meu filho, afaste-se dos protestantes, eles são um problema!”.

Depois de ler a Bíblia, decidi sair do catolicismo; um escândalo para uma família que se orgulhava de ter padres e freiras na árvore genealógica – e nenhum “crente”. Aportei na Igreja Presbiteriana Central de Fortaleza. Meus únicos amigos crentes vinham dessa denominação. Enfronhei em muitas atividades. Membro ativo, freqüentei a escola dominical, trabalhei com outros jovens na impressão de boletins, organizei retiros e acampamentos. No cúmulo da vontade de servir, tentei até cantar no coral – um desastre. Liderei a União de Mocidade. Enfim, fiz tudo o que pude dentro daquela estrutura. Fui calvinista. Acreditei por muito tempo que Deus, ao criar todas as coisas, ordenou que o universo inteiro se movesse de acordo com sua presciência e soberania. Aceitei tacitamente que certas pessoas vão para o céu e para o inferno devido a uma eleição. Essa doutrina fazia sentido para mim até porque eu me via um dos eleitos. Eu estava numa situação bem confortável. E podia descansar: a salvação da minha alma estava desde sempre garantida. Mesmo que caísse na gandaia, no último dia, de um jeito ou de outro, a graça me resgataria. O propósito de Deus para minha vida nunca seria frustrado, me garantiram.

Em determinada noite, fui a um culto pentecostal. O Espírito Santo me visitou com ternura. Em êxtase, imerso no amor de Deus, falei em línguas estranhas – um escândalo na comunidade reverente e bem comportada. Sob o impacto daquele batismo, fui intimado a comparecer à versão moderna da Inquisição. Numa minúscula sala, pastores e presbíteros exigiram que eu negasse a experiência sob pena de ser estigmatizado como reles pentecostal. Ameaçaram. Eu sofreria o primeiro processo de expulsão, excomunhão, daquela igreja desde que se estabelecera no século XIX. Ainda adolescente e debaixo do escrutínio opressivo de uma gerontocracia inclemente, ouvi o xeque mate: “Peça para sair, evite o trauma de um julgamento sumário. Poupe-nos de sermos transformados em carrascos”. Às duas da madrugada, capitulei. Solicitei, por carta, a saída. A partir daquele momento, deixei de ser presbiteriano.

De novo estava no exílio. Meu melhor amigo, presidente da Aliança Bíblica Universitária, pertencia a Assembleia de Deus e para lá fui. Era mais um êxodo em busca de abrigo. Eu só queria uma comunidade onde pudesse viver a fé. Cedo vi que a Assembleia de Deus estava engessada. Sobravam legalismo, politicagem interna e ânsia de poder temporal. Não custou e notei a instituição acorrentada por uma tradição farisaica. Pior, iludia-se com sua grandeza numérica. Já pastor da Betesda eu me tornava, de novo, um estorvo. Os processos que mantinham o povo preso ao espírito de boiada me agrediam. Enquanto denunciava o anacronismo assembleiano eu me indispunha. A estrutura amordaçava e eu me via inibido em meu senso crítico. A geração de pastores que ascendia se contentava em ficar quieta. Balançava a cabeça em aprovação aos desmandos dos encastelados no poder. Mais uma vez, eu me encontrava numa sinuca. De novo, precisei romper. Eu estava de saída da maior denominação pentecostal do Brasil. Mas, pela primeira vez, eu me sentia protegido. A querida Betesda me acompanhou.

Agora sinto necessidade de distanciar-me do Movimento Evangélico. Não tenho medo. Depois de tantas rupturas mantenho o coração sóbrio. As decepções não foram suficientes para azedar a minha alma, sequer fortes para roubar a minha fé. “Seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso”.

Estou crescentemente empolgado com as verdades bíblicas que revelam Jesus de Nazaré. Aumenta a minha vontade de caminhar ao lado de gente humana que ama o próximo. Sinto-me estranhamente atraído à beleza da vida. Não cesso de procurar mentores. Estou aberto a amigos que me inspirem a alma.

Então por que uma ruptura radical? Meus movimentos visam preservar a minha alma da intolerância. Saio para não tornar-me um casmurro rabugento. Não desejo acabar um crítico que nunca celebra e jamais se encaixa onde a vida pulsa. Não me considero dono da verdade. Não carrego a palmatória do mundo. Cresce em mim a consciência de que sou imperfeito. Luto para não permitir que covardia me afaste do confronto de meus paradoxos. Não nego: sou incapaz de viver tudo o que prego – a mensagem que anuncio é muito mais excelente do que eu. A igreja que pastoreio tem enormes dificuldades. Contudo, insisto com a necessidade de rescindir com o que comumente se conhece como Movimento Evangélico.

1. Vejo-me incapaz de tolerar que o Evangelho se transforme em negócio e o nome de Deus vire marca que vende bem. Não posso aceitar, passivamente, que tentem converter os cristãos em consumidores e a igreja, em balcão de serviços religiosos. Entendo que o movimento evangélico nacional se apequenou. Não consegue vencer a tentação de lucrar como empresa. Recuso-me a continuar esmurrando as pontas de facas de uma religião que se molda à Babilônia.

2. Não consigo admirar a enorme maioria dos formadores de opinião do movimento evangélico (principalmente os que se valem da mídia). Conheço muitos de fora dos palcos e dos púlpitos. Sei de histórias horrorosas, presenciei fatos inenarráveis e testemunhei decisões execráveis. Sei que muitas eleições nas altas cupulas denominacionais acontecem com casuísmos eleitoreiros imorais. Estive na eleição para presidente de uma enorme denominação. Vi dois zeladores do Centro de Convenções aliciados com dinheiro. Os dois receberam crachá e votaram como pastores. Já ajudei em “cruzadas” evangelísticas cujo objetivo se restringiu filmar a multidão, exibir nos Estados Unidos e levantar dinheiro. O fim último era sustentar o evangelista no luxo nababesco. Sou testemunha ocular de pastores que depois de orar por gente sofrida e miserável debocharam delas, às gargalhadas. Horrorizei-me com o programa da CNN em que algumas das maiores lideranças do mundo evangélico americano apoiaram a guerra do Iraque. Naquela noite revirei na cama sem dormir. Parecia impossível acreditar que homens de Deus colocam a mão no fogo por uma política beligerante e mentirosa de bombardear outro país. Como um movimento, que se pretende portador das Boas Novas, sustenta uma guerra satânica, apoiada pela indústria do petróleo.

3. No momento em que o sal perde o sabor para nada presta senão para ser jogado fora e pisado pelos homens. Não desejo me sentir parte de uma igreja que perde credibilidade por priorizar a mensagem que promete prosperidade. Como conviver com uma religião que busca especializar-se na mecânica das “preces poderosas”? O que dizer de homens e mulheres que ensinam a virtude como degrau para o sucesso? Não suporto conviver em ambientes onde se geram culpa e paranoia como pretexto de ajudar as pessoas a reconhecerem a necessidade de Deus.

4. Não consigo identificar-me com o determinismo teológico que impera na maioria das igrejas evangélicas. Há um fatalismo disfarçado que enxerga cada mínimo detalhe da existência como parte da providência. Repenso as categorias teológicas que me serviam de óculos para a leitura da Bíblia. Entendo que essa mudança de lente se tornou ameaçadora. Eu, porém, preciso de lateralidade. Quero dialogar com as ciências sociais. Preciso variar meus ângulos de percepção. Não gosto de cabrestos. Patrulhamento e cenho franzido me irritam . Senti na carne a intolerância e como o ódio está atrelado ao conformismo teológico. Preciso me manter aberto à companhia de gente que molda a vida, consciente ou inconsciente, pelos valores do Reino de Deus sem medo de pensar, sonhar, sentir, rir e chorar. Desejo desfrutar (curtir) uma espiritualidade sem a canga pesada do legalismo, sem o hermético fundamentalismo, sem os dogmas estreitos dos saudosistas e sem a estupidez dos que não dialogam sem rotular.

Não, não abandonarei a vocação de pastor. Não negligenciarei a comunidade onde sirvo. Quero apenas experimentar a liberdade prometida nos Evangelhos. Posso ainda não saber para onde vou, mas estou certo dos caminhos por onde não devo seguir.

Soli Deo Gloria

Fonte: Gospel+

155 COMENTÁRIOS

  1. Eu até entendo o que se passa na cabeça do Pastor Ricardo. Vc vê coisas como a "teologia" da prosperidade, secularismo dos costumes, musica e pensamento dos crentes. E do outro lado em sua maioria a falta de estudo biblico em favor de um cristianismo exaltado, emocional e raso, enlatado em doutrinas de um versiculo que só trazem contradições e a desonestidade dos lideres. Acho mais valido ele começa uma igreja com os conceitos dele. Logico que antes ele tem que orar muito para que o Senhor o guie. Todavia, se criar igrejas para se consegui dinheiro dos servos, igual a que o individuo saiu, pq não uma resgantado um cristianismo mais autentico?

    • E só pra ilustrar o que eu digo. Uma vez eu tava na comunidade no orkut da Fernanda Brum, cantora que gosto muito do trabalho, alias de todas do Voices. E abriram um topico sobre o album da Eyshila que iria sair (Os Sonhos não tem fim) e lá falaram tantas coisas ruins dela… que parecia que eu tinha entrado por engano na comunidade da Lady Gaga e estavam falando da Rihana. Ou seja, puro secularismo! E isso vindo de "crentes"…

  2. como eu admirava esse pastor, mas depois do livro Creio mas tenho duvidas passei a ter um pé atras com ele…
    Cuidado gente os argumentos dele parecem ser incontestaveis, porem não são, cuidado…Existe homens de Deus ainda no meio evangelico o lider do compo de Sumaré é um deles( Antonio Ferreira Lopes).E tem muito mais por ai que Deus tem preservado como preservou os 7 mil nos dias de Elias, muito forte lindo e convinsente os argumentos do Gondim, porem não é completo e verdadeiro!!!

  3. é engraçado isso.. porque as Igrejas Protestantes foram criadas porque denunciavam que o catolicismo que havia se corrompido. A história de séculos mais tarde mostra que o próprio protestantismo esta se corrompendo em suas práticas. A religião é a melhor forma de ganhar dinheiro, pois não paga impostos, doutrinas pessoas a pagarem em troca de fé e tudo isso de forma licita e se o estado vem punir mobilizam suas bancadas no congresso e alegam ser vítimas de perseguição. Por isso existe muita gente porcaria no meio (principalmente os televangelistas).

  4. Irmão, o que estamos vendo nos dias de hoje, é exatamente, que a Biblia nos fala,,, Haverá um tempo que o amor de muitos esfriariam, e ai de onde vem o escadalo, Mas o que for fiel até o fim receberá a coroa da vitoria, não é isso, então continuaremos em oração. postolo Paulo nos diz Vigiai e Orai. A Paz do Senhor JESUS.

  5. SIM… EXCELENTE, ÉTICA E ESPIRITUAL DECISÃO DO PASTOR GONDIM. DEUS O ABENÇOE.

    A IGREJA NO BRASIL ESTÁ NAS MÃOS DE LOBOS QUE NÃO TEM PENA DO REBANHO. DOS SILAS, MACEDOS, WALDOMIROS, FERREIRAS E OUTROS MERCADORES DA FÉ QUE HAVIAM DE VIR! MUITOS MAÇONS, TODOS APÓSTATAS.

    E TEM GENTE QUE CRÊ EM “AVIVAMENTO” E NA “LUTA” CONTRA GAYS… ACORDEM!!!

  6. Genteee… O homem é falho, mas Deus é fiel., é soberano. Que mentalidade desse homem . vamos orar por ele, ta perdido. Muitas igrejas merecem ser chamadas de igreja sim, ele pensa que é quem??? o famoso quem? nem todas as igrejas pregam só ´prosperidade, O negócio é não perder o foco o Alvo que é JESUS. seguir a JEsus. Ete sim é o caminho. As pessoas creem mais em templos e em homens e doutrinas humanas que em seu Criador. EU CREIO NO DEUS VIVO! QUE mentalidade hein?? va se converter a Cristo , não a homens. religioso, não é ser cristão, cristão é quem segue a cristo. PAz pra tds..

  7. Jesus disse à mulher samaritana, os verdadeiros adoradores adoram o Pai em espírito e em verdade, e portanto, não existe dia ou data para adoração oficial, mas devemos ser sacrifício agradáveis a Deus constantemente. Geremias não deixou de ser judeu em sua geração, apenas anunciava a Palavra a quem quisesse ouvir (ainda que depois muito teve que chorar pelos que não lhe deram credibilidade ou estavam tão comprometidos com o sistema vigente na época que não tiveram coragem de se desligarem dele, temendo as autoridades e formadores de opinião) pois: quem tem ouvidos ouça o que diz o Espírito às Igrejas disse Jesus em Apocalipse (após a época de Geremias evidentemente). O Senhor orou pela Igreja: não peço que os tire do mundo mas que os guarde do mal, pois devemos testemunhar até mesmo àqueles que se dizem já salvos e não o são. Que embor a Igreja dos últimos dias seja materialista (Laudicéia que diz rico sou e estou enriquecido e de nada tenho falta, portanto só pensando nas coisas materiais) o Senhor mantém a porta aberta `Filadélfia que continua testemunhando a todos e através dela pode dizer aos de Laudicéia: "Eis que Estou à porta e bato. Se alguém (isto é, qualqur um) ouvir a minha voz e abrir a porta -do seu coração – (isto é: todos terão esta oportunidade), Entrarei em sua casa e com ele cearei e ele Comigo"! Portanto não se esqueçam todos: o fim do mandamento é o amor que brota de um coração puro, e de uma boa consciência e de uma fé não fingida (l Tm 1:5).

  8. é um problema pregarmos e depois despregarmos tudo aquilo que falamos e ensinamos lamentavelmente precisamos rever os conceitos pois a muita coisa errada, e eu não acredito que a decepção não poderá nos retirar das grandes responsabilidades que assumimos com a igreja de Cristo, por isso a muitas pessoas que não acredita mais no Evangelho puro e verdadeiro… isso é que dá quando acreditamos que a vinda de Jesus é uma utopia
    chega de desculpas

  9. o ricardo gondim se perdeu muito no tempo pois tem dado mas enfase a letra e aos poucos tem morrido espiritualmente pois a palavra nos adiverte que a letra mata mas o espirito vivifica que o Senhor continue tendo misericórdia dele e esse venha novamente encontrar a direção do espirito deus .

  10. "Diante de todo o relato dessa matéria, acredito que se o Estado confiscasse e controlasse toda a produção das lãs das ovelhas do rebanho Brasileiro, tenho dificuldade de acreditar que esses "Pseudos Pastores" iriam continuar pastoreando, e se fosse continuar, talvez até arrumariam uma forma de driblar algumas para seu bel prazer.O Evangelho foi criado por Jesus Cristo e o Capitalismo pelos homens com o proposito de controlar, reforçar e condicionar a Fé alheia.Na minha o Opinião o Evangelho só de prosperidade é um quinto Evangelho, Segundo A Pregação Capitalista livro apócrifo "Versículo 1 "Admoesto-vos que vocês estão na miséria, porque não devolvem o seu dinheiro no meu ministério(Meu Ventre) porque eu sou o homem de deus. "O mercenário"Ufa somente para Reflexão, Que Deus tenha misericórdia dos Púlpitos Brasileiros.

  11. Não vejo este afastamento como heroísmo e auto preservação mas como um sinal de covardia.
    Os profetas do V.T. nunca recuaram em meio as perseguições. O problema é que não se propoe uma alternativa. Na verdade, na verdade ninguém precisa fazer parte de "movimento algum", o que todo líder precisa é cuidar da sua própria comunidade, apascentar o seu rebanho com amor, doutrina e verdade. Todo pastor dará conta do que lhe foi confiado, só isso. Deixe as igrejas dos outros pra ela. A impressão que se tem é que Deus precisa de pessoas que o defendam, Deus não precisa. Se a igreja está um "lixo", já dizia Lutero, a Noiva é Dele e não minha. Não há crise quando se é fiel ao seu chamado. Simples assim.

    • Querido Critiano, seria muito bom buscar entender com profundidade o que esta acontecendo para depois julgar. eu e minha familia somos parte da igreja Betesda respeitamos e somos abencoados todos os domingos pela vida e palavra do Pr. Ricardo. Ja pensou se tudo o que falarmos ou comentarmos alguem que não concorda publicar sua opião? Sera bem complicado administrar. Grande Abraço.

  12. Só sei de uma coisa: eu vou a igreja, procuro manter a paz com todos e procuro orar e ler a palavra de Deus….aqui eu não quero ficar quando acontecer o arrebatamento.É tempo de nos apegarmos mais a Deus e não perdermos tempo com coisinhas que não acrescentam nada em nossa vida com Deus….eu quero morar no céu pq nesta terra a coisa tá fêia…rsrs

  13. IDENTIFICAÇÃO DA IGREJA DE DEUS

    1) Adoramos o único Deus verdadeiro, que não teve princípio e nem terá fim, o Deus de Abraão, Isaque, Jacó e de Jesus Cristo. – Dt 6:4,5; Sl 90:2; Ef 4:4-6; 1 Cor 8:5,6; Sl 146:5-10; Mt 22:37,38; Jo 20:17; Apoc 3:12

    2) Jesus Cristo, é o Filho primogênito e unigênito de Deus, foi o mestre de obras de Deus na criação, e é o nosso salvador e único acesso ao Pai. – Jo 17:3,6-8; Col 1:15,16,17; Jo 1:18; 1 Tm 2:5,6; Jo 14:6; At 4:12

    3) Jesus é nosso único Pastor, Mestre e Líder. – Mt 23:5-12

    4) Seguimos o mandamento de Jesus de amar os nossos irmãos, e até mesmo os nossos inimigos. E se precisar, doaremos até parte de nosso sangue para salvar a vida de quem precisar de uma transfusão de sangue. – Jo 13:34,35; Mt 5:43-48; 1 Cor 13:1-8; 1 Jo 3:10-12; 1Co 1:10; 1Jo 4:20; Rom 13:8-10; 1 Jo 3:16

    5) Buscamos o Reino de Deus e a sua justiça, e por isso nos mantemos sem mancha desse mundo. Nossa guerra e nossas armas não são carnais, mas espirituais. – Mt 6:33; Jo 8:36; Tg 1:27; 2 Cor 10:3,4; Ef 6:11-17; Miq 4:2-4; Rom 12:17-21; Col 3:12-14; 1 Jo 2:15-17; 3:10-12; 4:20,21

    6) Cremos que Satanás é o príncipe e deus desse mundo. – Jo 12:31; Mt 4:8,9; 2 Cor 4:4

    7) Entre nós existe união e fraternidade de toda raça, tribo , língua povo e nação. Somos todos irmãos em Jesus Cristo. – Col 3:10,11; Isa 2:2-4; Apoc 5:9,10; 7:9,10 ; At 10:34,35

    8) Jesus Cristo é o cabeça da Igreja, o homem é cabeça da mulher e Deus cabeça de Jesus. A esposa cristã é submissa ao seu marido, assim como a Igreja é submissa a Jesus Cristo. Os filhos do casal tem profundo respeito pelo pai e a mãe. – 1 Cor 11:3; Ef 5:28,33; 6:1

    9) Não existe cobrança de dízimo na Igreja e nem a guarda de dias de festas e sábados. Os bispos e diáconos não são assalariados, e para servirem na Igreja devem ter uma conduta exemplar na Igreja e no mundo. – 1 Ped 5:1-4; 1 Tm 3:1-10; 1 Cor 9:18; 2 Cor 9:7; Col 2:15-17

    10) O Reino de Deus é quem vai criar um novo céu e uma nova terra onde haverá justiça. E Deus acabará com a doença, o sofrimento e a morte. – 2 Ped 3:13; Apoc 21:3-5

  14. Sinceramente, concordo em muitos pontos no que escreveu Ricardo Gondin, mas temos que nos firmar sempre da PALAVRA, pois é somente através DELA que conquistaremos nossa tão sonhada salvação! De certo que hoje vivemos os ” últimos dias” já anunciados no evangélho, onde Jesus já havia deixado que nem todos aqueles que dizem SENHOR, SENHOR.. entrarão para o REINO DOS CÉUS. Então irmãos, sigamos a PALAVRA e deixemos de criticar, pois em nada disso engrandece ao SENHOR. Pastor Ricardo, como sendo vc um homem que DEUS deu sabedoria na PALAVRA, corra atrás de almas para o SENHOR, pois ELE está cedento de almas, pois todos são nescessitados de salvação….

  15. fico bastante triste com essa situação, sei q está acontecendo tudo isso no meio evangélico, mais está escrito que aconteceria essas coisas nos últimos dias, muitos se escandalizarão etc…espero q o Gondim não olhe para os homens e sim olhe p o Senhor Jesus q é Justo e Juiz e irá julgar a todos, tanto os q fizeram o bem como o mal p o corpo de Cristo.A palavra de Deus diz q aquele que está de pé cuide-se para q não caia.

  16. li todo o texto e entendi tudo , e isso mesmo ! , algumas igrejas nao sao igrejas , sao empresas escondidas e camufladas para apenas e tao somente captar recusos financeiros para serem usados em outro tipos de negocios , qualquer um , menos o evangelio , eles ate gastam uns 20 por cento , mas a maioria e em outros negocios , sao redes de televisao , sao fazendas , mansoes , construttoras ect , e e verdae tambem que alguns , fingem ouvir e entender pessoas com problemas , mas nas costas da pessoas fazem piada dela , zombam e riem deles , na verdade muitos pastores , sao atores fazendo papel de pastor , porque nao verdade nao creem em deus , se acreditassem nao faziam o que fazem , porque com certeza deus nao aprova o que eles fazem com as pessoas , eles agem na certeza da impunidade .

  17. ESTOU COM VOÇÊ PR. NESSA LUTA, TENHO TODAS ESSAS MESMAS CONVICÇÕES QUE VOÇÊ TEM, EU NÃO SUPORTO MAIS TANTA DEMAGOGIA DESSES HOMENS, QUE SE DIZENDO HOMENS DE DEUS, ENGANAM O POVO, COM SUAS HIPOCRISIAS, OSTENTAM UMA VIDA LUXUOSA, COM MANSÕES, CARROS IMPORTADOS, BLINDADOS, E ENQUANTO ISSO, MUITOS IRMÃOS PASSAM NECESSIDADE .

  18. Admiro-o a cada vez mais , pela sua coragem em romper com a corja chamada igreja e os Filisteus e Fariseus engravatados , q fizeram da casa de de Oração, covil de ladrões.

    Parabéns pr.Ricardo!

  19. O cristão mais racionalista que encontrei até agora, sensato, destituído de mitos e um conciliador entre a natureza do mundo e a possibilidade da existência de um ser sobrenatural supostamente onipotente, onisciente e onipresente, além de sectário e absolutista.O pastor Ricardo Gondim está passando por um processo de questionamento das verdades tidas como inquestionáveis e o que ele vem descobrindo pode ser traumático para alguém que sempre teve as certezas titânicas da bíblia.Espero eu não ter a surpresa de ver mais um ateu saindo do seu sagrado armário religioso com portas de ouro e mármore.

  20. amado pastor. jubile-se emediatamen, esaia de sena. pois é o melhor que o senhor tem a fazer. digo isto sem demagogia. um concelho de amigo, agora entendo o verdadeiro propósito da sua decisão em ir para outras igrejas, não era com jesus seu propósito , pois se fose, o senhor ficaria decepcionado com os movimetos de homens sim. mais dai a romper com o evangelho de cristo é apostazia. o evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crer e não me envergonho do evangelio, lembra disso? eu tambem estou decepicionado com o movimento evangelico de hoje . mais jesus disse que seria asim. não abandonei o evangelio de cristo porque não estou centrado no movimento feito pelos homens evangelicos, mais ssim , estou centrado no dono do evangelio e omovimento que ele faz é maravilhoso.

  21. compreendo como vc.esta passando pois comigo aconteceu parecido.fomos todos enganados por constantino.roma como pode o salvador ter o nome com a letra(j)se essa mesma letra nâo existe no hebraico, grego e latim??só vos pesso que faça uma varredura sobre isso.pesquisem e que o eterno vos conduzas unicamente e trasparentemente a verdade.só vos pesso isso.que o consolador vos conduzas.que assim seja.

  22. GRANDE E ETERNO CRIADOR YHWH YAORRUSHUA, QUE TE GUARDE DE TODO INGANO PASTOR, EU INTENDO O Q VC ESTA PASSANDO , POIS EU JA FUI PASTOR …E AGORA SOU LIVRE EM YAORRUCHUA APAZ DO CRIADOR AMADO . PROCURE POR ELE YAORRUSHUA EIS QUE ESTOU AS PORTA E BATO………..

  23. se para um pastor que tem grande conhecimento teológico e uma vasta maturidade crista, esta tão decepcionado com a instituição igreja, o que diria de alguns membros de igreja que sabem do que acontece, e não podem se manifesta se se manifestarem são rebeldes, tantos escândalos, libertinagens, falta de amor ta muito difícil, fico com esta passagem.
    Jeremias 23ouvir

    Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR.
    Portanto assim diz o SENHOR Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o SENHOR.

    E eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão.
    E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o SENHOR
    .
    Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra.
    Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA
    .
    Portanto, eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que nunca mais dirão: Vive o SENHOR, que fez subir os filhos de Israel da terra do Egito;
    Mas: Vive o SENHOR, que fez subir, e que trouxe a geração da casa de Israel da terra do norte, e de todas as terras para onde os tinha arrojado; e habitarão na sua terra.
    Quanto aos profetas, já o meu coração está quebrantado dentro de mim; todos os meus ossos estremecem; sou como um homem embriagado, e como um homem vencido de vinho, por causa do SENHOR, e por causa das suas santas palavras.

    Porque a terra está cheia de adúlteros, e a terra chora por causa da maldição; os pastos do deserto se secam; porque a sua carreira é má, e a sua força não é reta.
    Porque tanto o profeta, como o sacerdote, estão contaminados; até na minha casa achei a sua maldade, diz o SENHOR.

    Portanto o seu caminho lhes será como lugares escorregadios na escuridão; serão empurrados, e cairão nele; porque trarei sobre eles mal, no ano da sua visitação, diz o SENHOR.

    Nos profetas de Samaria bem vi loucura; profetizavam da parte de Baal, e faziam errar o meu povo Israel.
    Mas nos profetas de Jerusalém vejo uma coisa horrenda: cometem adultérios, e andam com falsidade, e fortalecem as mãos dos malfeitores, para que não se convertam da sua maldade; eles têm-se tornado para mim como Sodoma, e os seus moradores como Gomorra.

    Portanto assim diz o SENHOR dos Exércitos acerca dos profetas: Eis que lhes darei a comer losna, e lhes farei beber águas de fel; porque dos profetas de Jerusalém saiu a contaminação sobre toda a terra.
    Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão do seu coração, não da boca do SENHOR.

    Dizem continuamente aos que me desprezam: O SENHOR disse: Paz tereis; e a qualquer que anda segundo a dureza do seu coração, dizem: Não virá mal sobre vós.
    Porque, quem esteve no conselho do SENHOR, e viu, e ouviu a sua palavra? Quem esteve atento à sua palavra, e ouviu?

    Eis que saiu com indignação a tempestade do SENHOR; e uma tempestade penosa cairá cruelmente sobre a cabeça dos ímpios.
    Não se desviará a ira do SENHOR, até que execute e cumpra os desígnios do seu coração; nos últimos dias entendereis isso claramente.

    Não mandei esses profetas, contudo eles foram correndo; não lhes falei, contudo eles profetizaram.
    Mas, se estivessem estado no meu conselho, então teriam feito o meu povo ouvir as minhas palavras, e o teriam feito voltar do seu mau caminho, e da maldade das suas ações.

    Porventura sou eu Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe?
    Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o SENHOR.

    Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, profetizando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei.
    Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizam mentiras, e que só profetizam do engano do seu coração?
    Os quais cuidam fazer com que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu próximo, assim como seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal.
    O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz o SENHOR.

    Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiuça a pedra?
    Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu próximo.

    Eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse.
    Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o SENHOR.

    Quando, pois, te perguntar este povo, ou qualquer profeta, ou sacerdote, dizendo: Qual é o peso do SENHOR? Então lhe dirás: Este é o peso: Que vos deixarei, diz o SENHOR.

    E, quanto ao profeta, e ao sacerdote, e ao povo, que disser: Peso do SENHOR, eu castigarei o tal homem e a sua casa.
    Assim direis, cada um ao seu próximo, e cada um ao seu irmão: Que respondeu o SENHOR? e que falou o SENHOR?

    Mas nunca mais vos lembrareis do peso do SENHOR; porque a cada um lhe servirá de peso a sua própria palavra; pois torceis as palavras do Deus vivo, do SENHOR dos Exércitos, o nosso Deus.
    Assim dirás ao profeta: Que te respondeu o SENHOR, e que falou o SENHOR?

    Mas, porque dizeis: Peso do SENHOR; assim o diz o SENHOR: Porque dizeis esta palavra: Peso do SENHOR, havendo-vos ordenado, dizendo: Não direis: Peso do SENHOR;

    Por isso, eis que também eu me esquecerei totalmente de vós, e tirarei da minha presença, a vós e a cidade que vos dei a vós e a vossos pais;
    E porei sobre vós perpétuo opróbrio, e eterna vergonha, que não será esquecida.

  24. é maravilhoso re-pensar a postura do movimento evangelico, do qual fazemos parte, pois cada dia se evidencia sua ineficiencia, sua insipidez, seu envolvimento com a horrorosa teologia da prosperidade, que nos envergonha terrivelmente. parabens! pastor Ricardo gondim, por suas palavras, pois nos ajuda a encontrar sobriedade, e força em Cristo.

  25. Vejam o que a Bíblia diz sobre esse pseudo pastor. "A Bíblia diz que em 1 João 2:18-19 existem vários tipos de anticristo. “Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhecemos que é a última hora.” " A Bíblia diz em 1 João 2:22 “Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse mesmo é o anticristo, esse que nega o Pai e o Filho." 2 João 1:7 “Porque já muitos enganadores saíram pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Tal é o enganador é o anticristo."Os anticristos não são ateus. Não são pagãos que estão lutando contra Jesus. São individuos que estão pregando um evangelho, mas que não é o verdadeiro. É um ‘evangelho diferente’. A Bíblia diz em 2 Coríntios 11:4, 13-15 “Porque, se alguém vem e vos prega outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, de boa mente o suportais! Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.” Espero ter esclarecido um pouco ok. Abraços, e fique com Deus. Ricardo doidim ops! pirou, apostatou da fé. Não tem como contestar os versículos acima, é a própria Palavra de Deus. Amém

  26. Viver o evangelho bilico está cada dia mais dificil, é notado que hoje estamos vivendo e era da igreja apóstata, e pastores de honra e coragem de enfrentar as tentações da facilidade são quase um milagre. Ricardo Gondim é um desses poucos milagres.

  27. a questão que Ricardo Gondim aborda é algo sério digno de reflexão, mas alguns não querem exengar e apenas o taxam de "anticristo", "apostota" ect tentando desfazer a sua imagem para desqualificar suas idéias. isto é um raciocínio falacioso. o texto dele traz deve ser bastante refletido, pois trata da decadência que o cristianismo se tornou hoje (não apenas a questão da teológia da prosperidade). o que ele disse em outro texto deve ser debatido em outro texto e não nesse. se ele "errou" em outro texto não invalida o atual (um coisa não tem nada haver com a outa). algo que está nas entre linha de seu texto, e que aconteçe muito hoje, é "os privilégios e injustiças dentro do seio do cristianismo (das igrejas em geral)". em marcos 10:42-44 Jesus ensinou para ou seus discípulos que o Reino de Deus é totalmente diferente do reino dos homens, no Reino divino o maior serve ao menor! e atualmente os "maiores" estão criando na igreja um ambiente de privilégios (tratamento desigual), algo Tiago já condenava em sua espístola, Tg 2:1-8. os "pastores" sugam cada vez mais as lãs da overlhas, pois veem nelas a satisfação de seus desejos pisicóticos de poder, em todos os níveis e o pior é que as ovelhas estão acostumado com isto, acometidas pela síndrome de estocolmo, na qual a vítima se submete ao seu opressor voluntariamente e passam a defende-lo. ontem algumas pessoas que conheço queriam comprar um perfume de uma marca de valor financeiro alto para presentiar o pastor pelo dia do pastor ( numa igreja de pessoas assalariadas), então questionei: "vocês dariam o mesmo presente para o irmãozinho mais simples da igreja?". os crentes atuais estão vivendo como se fossem anencéfalos, sem o menor senso crítico. além disso, estão conformadso com este mundo não seguindo assim a recomendação de Paulo em romanos 12.ao lermos os profetos do antigo testamento vermos homens de Deus envolvidos, megulhados, com as causas sociais e intolerantes com a injustiça inserida no meio do povo de Deus, mas nos tempos atuais os crentes estão completamente meglhados num conformismo, o qual Gondim refleti. não vou me alongar muitos, mas precisamos repensar o movimento evangélico, pois atualmente estar em decadência ética, teológica e cristã. além disso, todos nós temos os nossos momentos de crises e as crises nos ajudam a crescer. então, não vamos cruficifar Ricardo Gondim, pois antes de tudo ele é nosso irmão em cristo e mesmo se não fosse Jesus nos ensinou a amar o próximo e não é isto que eu estou vendo por parte de alguns, é isto que estou tentando dizer… precisamos verdadeiramente de um "reavimamento" espiritual do povo de Deus. a coisa é mais profunda… e alguns estão apenas olhando a superfície! na época de Jesus os sacerdotes (fariseus, saduceus ect) eram homem admirados por todos, mas Jesus mostrou que aquele judaísmo do I século estava distantes de Deus à anos luz!

  28. Eu não sei realmente o que tem acontecido no meio evangélico. Mas depois de ler o livro "É PROIBIDO – O que a Bíblia permite e a igreja proíbe" estou tentando buscar mais sabedoria, lendo a bíblia, descobrindo os significados das palavras, pesquisando, lendo outros livros, e creio que estou aprendendo cada dia mais. O livro de Oséias – 4,6 – registra uma observação feita pelo Senhor, que diz: "Meu povo se perde por falta de conhecimento" .

  29. A igreja mudou e já faz muito tempo,concordo com sr.Ricardo quando diz sobre essas diferenças,teologias diversas ,doutrina distorcida,igreja impresa ,mais abrir mão da luta pela verdade é errado. pelas entrevistas que ouvi e ví do sr. ricardo ele já abandona-ra a fé a tempos ,e se deixou levar por pretextos mundanos,De uma coisa tenho certeza ,quando eu encontrar o meu DEUS quero dizer a ele : COMBATI O BOM COMBATE GUARDEI A FÉ .

  30. pastor ricardo o homem e falho mais quem morreu por voce foi jesus ate o voce se abrir uma igreja tera falhas tem uma coisa que nao falha ganhar almas p jesus isso podemos fazer e a igreja somos nos jesus vira e julgara os erros isso nao compete a nos se ollharmos p jesus nao vemos nada disso pois ele e perfeito tem algo errado

DEIXE UMA RESPOSTA