Roqueiros inspirados pela Bíblia: jornal lista as músicas mais conhecidas com referências às Escrituras

4

Apesar de muitas vezes associado ao satanismo, o rock é um estilo musical em que vários artistas compõem suas músicas com inspirações confessas na Bíblia Sagrada.

Esse fato, ignorado por muitos, foi destacado pelo jornal italiano Avvenire num artigo publicado no dia 14 de novembro, onde são apresentados exemplos de músicas e artistas que fizeram “um contínuo mergulho na Bíblia, através de inspiração, histórias e significados que a música nunca se cansou de utilizar”.

O jornal diz ainda que “a Bíblia é uma grande motivadora que atravessa e forma algumas das vozes mais significativas do rock”, citando o exemplo de Bono Vox, líder do U2, Bruce Springsteen e Bob Dylan, entre outros.

No caso de Bono, que se identifica como um cristão praticante, muitas de suas composições são permeadas de versículos e/ou referências bíblicas. Essas referências são notadas em linguagem e vocabulário usados pelo cantor, que aborda temas vistos desde o Gênesis ao Apocalipse.


Dentre as citações mais recorrentes estão os Evangelhos e as cartas de Paulo, além dos profetas Isaías e Habacuque, e as poesias dos Salmos.

Assista ao clipe da música “Magnificent”, onde o compositor exalta o magnífico e Seu amor:

Assine o Canal

Bruce Springsteen explicitou sua influência bíblica na letra de “Adam Raised a Cain”, em que a história do primeiro assassino registrado é revisitada a partir do conflito com Adão, seu pai:

“Na Bíblia, Caim mata Abel / e é expulso do Paraíso / nasce nesta vida pagando pelos pecados de algum outro / Pai, trabalhou toda a vida para quê? Somente por dor / agora caminha nestas salas vazias / buscando alguém para amaldiçoar / e você herda os pecados / e você herda as chamas”.

Em outra canção, “Black Cowboys”, o cantor apelidado de “Boss” faz referências ao profeta Ezequiel: “Vem o outono, e a chuva alagou as casas / na vila de Ezequiel, dos ossos secos cai forte e escura sobre a terra / cai sem um som”.

Assista ao clipe de “Adam Raised a Cain”:

Assine o Canal

O cantor Bob Dylan é um dos roqueiros que, sem cerimônia, usa a Bíblia como inspiração. “Seria pouco dizer que Dylan lê a Bíblia, cita a Bíblia, deixa-se inspirar pela Bíblia. Dylan é literalmente atravessado pela Bíblia, mergulha na Bíblia e com a Bíblia volta à superfície. É improvável alguma imagem de suas canções que não seja reconduzida a uma referência bíblica”, escreveu Alessandro Carrera em seu artigo.

A referência mais conhecida que o cantor fez está na música “Blowing In The Wind”, onde cita a imagem da pomba (Gênesis 8:2). Outra música é “Highway 61 Reviseted”, quando o sacrifício de Isaque (Gênesis 22:3) serve de cenário para a composição do cantor.

Ouça “Blowing In The Wind”:

Assine o Canal

4 COMENTÁRIOS

  1. Eu já vi muita gente dizer que rock não e de Deus, mas… e dai? o rock é um estilo como todos os outros, já vi muita gente dizer que o diabo é o pai do rock, nunca vi escrito na Bíblia e tampouco alguém me falou. pois o diabo não tem poder para criar um estilo musical como esse. bem ele pode até deturpar algo que Deus faz, mas eu e você temos uma coisa especial que Deus nos deu o livre arbítrio nós podemos escolher entre o rock que louva o diabo e o que louva Deus. palavras de um roqueiro apaixonado por Jesus.

  2. O ROCK É COMO TUDO NA VIDA …
    VOCÊ USA OU OUVE PRO MAL, ELE É MAL …
    VOCÊ USA PRO BEM, O BEM ELE FARÁ …
    QUEM DISSE QUE O ROCK É DO DIABO FOI UM HOMEM, E MUITOS “CRENTES” … QUEM CRIOU TODAS AS COISAS FOI DEUS …
    BOM HÁ MUITO MAIS ATRAS DE UMA SIMPLES MUSICA, ROCK CRISTÃO EVANGELIZA E ADORA, MUITOS QUE NÃO GOSTAM DO ESTILO “ROCK” CRITICAM E COLOCAM OPNIÕES SEM NEXO PORQUE NÃO ENTENDE O QUE HÁ NA MUSICA O OBJETIVO DA MUSICA E VOU ALÉM, NÃO ENTENDEM QUE DEUS USA PESSOAS DIFERENTES DE MODOS DIFERENTES PARA QUE SUA PALAVRA SEJA PREGADA …
    AS VEZES É FACIL FALAR AI DO BANCO DA SUA IGREJA, COM SEU LUGAR GARANTIDO, QUERO VER IR ATÉ UM BAR, CANTAR, TOCAR E FALAR DO AMOR DE DEUS PRA ALGUNS ROQUEIROS QUE ESTÃO SE PERDENDO PELA BEBIDA E DROGAS …
    ASSIM É COM TODOS OS SEGMENTOS … DEUS USA QUEM ELE QUER POIS ELE É SOBERANO, ANTES DO ROCK EXISTIR DEUS JA EXISTIA,DEUS … MAIOR NÃO HÁ!

  3. Jesus e a rock (rocha), a maioria dos hinos de rock que ouco exalta a Deus, agora os estilos que sao mais aceitos nas igreja geralmente sao de auto ajuda, edonista onde so se fala do homem, que DEUS tem que abencoar, que vingar, ex sabor de mel vingativo egocentrico nao perdoa o ofensor, bem contrario as escrituras, as pessoas tem muito preconceito contra o rock, se esquecendo que cada um adora a Deus com o som que e agradavel a seus ouvidos, e quero ver akguem provar na biblia onde ta escrito com que estilo se deve adorar a Deus

DEIXE UMA RESPOSTA