Uma entidade satanista está começando um clube de proselitismo em escolas públicas amparados por uma lei que foi aprovada em 1984 por pressão de cristãos evangélicos.
De forma aberta, a entidade satanista lançou um vídeo promocional chamando alunos para procurarem o clube pós-aula satânico no site da instituição, o que chamou a atenção de ativistas ateus, que agora, ironizam os evangélicos dizendo que isso só se tornou possível graças a eles.
A lei aprovada em 1984 nos Estados Unidos chama-se Equal Access Act, que garantia o direito de formação de clubes bíblicos nas escolas, geridos por voluntários, sem que o governo pudesse interferir. O tempo passou, e agora os satanistas usam o mesmo recurso para implementar seus próprios clubes.
Basicamente, esses grupos irão funcionar da mesma forma que os clubes cristãos. Eles terão patrocinadores externos, eles vão apresentar um currículo que é apropriado para crianças, e (o mais importante) que só vão atuar em distritos onde existem clubes bíblicos formados e atuantes, porque não se trata apenas de difundir os valores satânicos, mas também de contrapor o cristianismo, usando a legislação de acesso ao espaço público.
“Eu definitivamente me oponho aos clubes satânicos nas escolas, mas eles têm um direito garantido na Primeira Emenda [da Constituição]. Eu suspeito que, neste caso particular, eu não posso imaginar que um monte de estudantes participará. Provavelmente a poeira que eles estão levantando desaparecerá em futuro próximo, por falta de interesse”, afirmou Mat Staver, fundador e presidente do Liberty Counsel, de acordo com informações do Patheos.
“Quem diria que a igualdade poderia ser tão radical?”, questionou o jornalista ateu Hermant Mehta. “Assim como vimos em resposta ao monumento ‘Dez Mandamentos’ no exterior do edifício do Capitólio do estado de Oklahoma, [a entidade] Templo Satânico descobriu uma maneira perfeita para combater privilégio religioso de uma forma que os ateus, por vezes, não puderam (desde que se recusam a ser chamados de religiosos). Eles [satanistas] só criaram uma religião que perturba muitos cristãos e agora estão pedindo ao governo para tratá-los de forma justa”, acrescentou, em tom de galhofa.
Veja o bizarro vídeo promocional da entidade satanista convidando crianças a participarem de seu clube escolar: