A audiência da novela Os Dez Mandamentos da Record fez o SBT usar a história de Moisés como arma contra a emissora do bispo Edir Macedo.
A “novela bíblica” vem conseguindo ótimos índices de audiência e levou a TV Record à vice-liderança no horário em que é exibida, derrotando o SBT e sua novela infantil Chiquititas.
Como contra-ataque, o SBT vai exibir no próximo sábado, 04 de abril, o filme homônimo à novela, lançado em 2005. A ideia é usar o filme como “spoiler” e contar ao grande público o final da história que a Record está contando em 150 capítulos, e assim, tentar tirar parte do interesse do público na novela.
“Oficialmente, o motivo é a Semana Santa, mas há outras razões. A principal delas é contar ao público toda a história de Moisés, protagonista da novela homônima da Record, embora o longa não seja inédito – foi exibido pela última vez em 2012. Voltará ao cartaz agora porque, acreditam executivos do SBT, funcionará como spoiler”, escreveu o jornalista Paulo Pacheco, do site Notícias da TV.
Se a estratégia der certo, e parte do público perder o interesse na “novela bíblica”, o SBT poderia se aproximar da Record ou até ultrapassá-la novamente. Mesmo que a estratégia não dê certo, a emissora de Silvio Santos espera ao menos aproveitar o recente interesse na história do líder hebreu para conseguir bons índices de audiência na noite do próximo sábado, a partir das 21h30.
Enquanto Record e SBT brigam pelo segundo lugar no Ibope, a TV Globo luta para não perder o primeiro. A novela Babilônia vem registrando péssimos índices de audiência para os padrões a que a emissora se acostumou.
Parte dessa perda é creditada ao boicote promovido por evangélicos nas redes sociais contra a trama que mostrou, logo no primeiro capítulo, um casal de idosas lésbicas trocando beijos.