A Igreja Católica, em breve, estará no centro das atenções da mídia por causa de uma série, chamada “The Young Pope”, que narrará histórias de ficção sobre o primeiro clérigo norte-americano eleito para o pontificado.
Anos atrás, outra ficção despertou a ira dos cardeais da Igreja Católica: o livro “O Código da Vinci”, uma ficção que supunha que Jesus havia se casado e deixado um filho. Na narrativa, a denominação de Roma tentava, a todo custo, identificar a linhagem e matar os descendentes.
Agora, em tempos do papa mais popular das últimas décadas, as emissoras HBO (EUA), Sky (Reino Unido) e Canal Plus (França) produzem uma série naturalmente polêmica, por apontar um jovem religioso como papa, e sua petulância de considerar-se Deus.
Segundo informações do site Adoro Cinema, o ator Jude Law interpreta o papa Pio XIII, considerado santo por alguns e odiado por outros. Em um trailer recente, a série mostra um papa afeito a hábitos politicamente incorretos, como o fumo, por exemplo.
Arrogante, o papa Pio XIII revela que sua intenção é mudar a Igreja Católica de dentro para fora, se diz um homem sem pecados a confessar e afirma, em uma reunião com os demais cardeais, que fará uma revolução, a qualquer custo.
A direção da série, que terá 10 episódios no total, é assinada pelo cineasta Paolo Sorrentino, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por “A Grande Beleza”, em 2014. O elenco, além de Jude Law como protagonista, é formado por uma série de atores conceituados, como Diane Keaton, Silvio Orlando, Scott Shepherd, Cécile de France, Javier Cámara, Ludivine Sagnier e James Cromwell. A estreia da série nos Estados Unidos acontece em outubro, mas no Brasil ainda não há previsão sobre data e/ou canais.
Assista ao trailer da série (sem legenda) da série “The Young Pope”, indicada para maiores de 16 anos: