A venda de horários em sua programação para igrejas rende cerca de R$300 milhões por ano para a Band. Entre outros, no horário nobre da emissora, é transmitido o “Show da Fé”, apresentado pelo líder da Igreja Internacional da Graça, o missionário R.R. Soares.
Porém, apesar do retorno financeiro, o programa religioso faz com que a audiência da emissora seja reduzida de 6 pontos no Ibope, média apresentada pelo “Jornal da Band”, para apenas 1 ponto no programa religioso, que é transmitida logo após a atração jornalística.
Segundo Ricardo Feltrin, colunista do Folha.com, o programa evangélico, liderado por R.R. Soares, tira quase que imediatamente 85% do ibope no horário mais valioso da TV brasileira. O colunista afirma ainda que o “Jornal da Band” é hoje a segunda maior audiência do canal, só ficando atrás do “Pânico”, e que esses seis pontos poderiam alavancar o ibope de atrações seguintes.
“Com a venda do horário para a igreja, a emissora recebe anualmente uma quantia que gira entre R$ 60 milhões a R$ 70 milhões. Porém não é possível calcular o prejuízo financeiro e de imagem junto à sua audiência, resultantes da estratégia de vender o ponto crucial de seu horário nobre para uma igreja”, afirma o colunista da Folha.
Fonte: Gospel+