Destaque

“Não entregar o dízimo demonstra materialismo e avareza”, afirma pastor Silas Malafaia. Leia na íntegra

Comments (197)
  1. Pedro não julgue as igrejas, viva segundo sua fé, pois no dia do grande juizo vc prestara contas só de si mesmo, portanto, não julgueis para não ser julgado, pois com a medida que vc medir, vc será medido.

  2. Clarita Souza se vc não quiser dar o dizimo, é um direito seu, mas cuidado como fala dos ungidos de Deus, pois a Biblia diz que é melhor amarrar uma corda no pescoço e se jogar na agua, do que tocar nos pequeninos do Senhor. de Deus não se zomba, o que o homem plantar ele vai colher.

  3. Falar a verdade não é julgar; JESUS foi o último sumo sacerdote e não COBROU dízimo de ninguém, nem tão pouco dízimo era entregue em dinheiro, e sim alimento.

  4. levi varela disse:

    Será o Benedito?

    O Estado Judeu era teocrático. Nessa condição, o dízimo pago lá no início da bíblia ficou institucionalizado, daí pagar folha de servidores e as ações sociais, inclusive os lideres religiosos.

    Com o Império Romano, além dos 10%, o judeu ficou com a carga de 20% de tudo, ou seja, total de 30%, daí Cristo afirmar: a César o que é…..

    Esse povo não lê, aí é só ignorância.

    1. Edson Souza disse:

      Nem os judeus dão mais dizimos por causa da destruição do templo no ano 7dc.
      Eles somente ajudam com ofertas para o sustento das sinagogas.
      Vai pesquisa Levi Varela.

      1. levi varela disse:

        Edson,

        Os judeus tiveram seu estado desmobilizado pelo Império Romano cerca de trinta anos depois de Cristo, tendo a maioria se lançado no mundo e daí passaram a viver a carga tributária dos países de destino. Assim, ficou desnecessário pagar tributos á igreja, muito menos agora em face do estado moderno que se instalou, como seja, igual aos demais.

        Diferente do judaísmo, o cristianismo, por ordem do seu criador, é ativista e em busca sempre de novos adeptos, o que motiva apelar por mais dinheiro para esse intento, tendo, bem provável, estabelecido os dez por cento, mais em face de referência para os murrinhas que insistem em dar moeda, mas há os que doam mais e bem mais que o dízimo.

  5. OLA, TODOS OS PASTORES FORMADOS DE TEOLOGIA QUE SE TORNAM LIDERES ADMINISTRATIVOS DE MENTES HUMANAS E FINANCEIRA DIZ QUE OS SEUS SUBORDINADOS NÃO SÓ DEVE COMO É O BRIGADO A PAGAR O DIZIMO CASO ALGUÉM RECUSE DIS QUE ESTÁ ROUBANDO A DEUS MAIS NINGUÉM NUNCA VIU DEUS MAIS O PASTOR VOCÊ VER TODOS OS DIAS PEÇA A ELE UMA SEXTA BÁSICA PARA VER SE ELE TI SOCORRE NO MOMENTO DA SUA DOR, SE OS SEUS COLEGA DE TEMPLO NÃO TI AJUDAR POR ESTES CARAS QUE SE DIZ PASTORES QUE RECEBEU UM TITULO PELA MÃO DO HOMEM POR ESTES VOCÊ ESTÁ LASCADO.

  6. FOI CRIADO UMA IDEIA DIABÓLICA CHAMADO RELIGIÃO ONDE DIZ QUE TODOS O SEUS FREQUENTANTES TERÁ A SALVAÇÃO ENTRETANTO ÁS DENOMINAÇÕES TORNARAM TIPO UMA REDE DE SUPERMERCADO CADA UMA DE FENDE O SEU NOME E CNPJ, NO SUPERMERCADO VOCÊ É PAGO PARA PRESTAR UM SERVIÇO RECEBE POR SUAS HORAS TRABALHADA , JÁ NA RELIGIÃO É MUITO DIFERENTE VOCÊ PAGA PARA MANTER O SISTEMA E UM EMPREGADO ONDE OS PAGANTES NÃO TEM DIREITO DE SE DEFENDER, SUA OPINIÃO NÃO TEM VALIA QUANDO VOCÊ NÃO ESTÁ SERVINDO MAIS A ELES ENTÃO É RETIRADO DO GRUPO COMO POLEMICO ,LOUCO ,OU LADRAM QUANDO ENCONTRAM A PESSOA NA SOCIEDADE FICAM DE MAU DO MESMO POR NÃO FREQUENTAR A SUA MARCA CHAMADO DE IGREJA X OU Y.

  7. TODOS OS DIAS MILHÕES DE PESSOAS TERÃO SUA MENTE PSICOLOGICAMENTE ESTREPADAS POR ESTES CARAS DA TEOLOGIA ESTUDAM NA FACULDADE COMO A APROVEITAR-SE DAS TRAGEDIA ALHEIAS QUE ACONTECE NOS POVOS DA SOCIEDADE DE HOJE QUE ESTES ESPERTOS RECEBERAM DE DEUS O DOM DA PALAVRA E QUE SÓ ELES FORAM COM SAGRADO POR DEUS PARA FALAR DA BÍBLIA AOS QUE NÃO TEM CONHECIMENTOS, TUDO MENTIRA DEUS DISSE O MESMO ASSIM— ONDE DOIS OU 3 ESTIVEREM REUNIDOS FALANDO EM MEU NOME EU ESTAREI COM VOLSCO—- IDEM E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA . TODAS ÁS RELIGIÕES SÃO CONCORRENTE UMA DA OUTRA VIVEM DE QUASE DE MAU UMA DAS OUTRAS E QUEREM IR PARA O CÉU

  8. QUASE TODOS CRENTES SÃO MEIO SISMADOS UNS COM OS OUTROS E COMO QUEREM TER A SALVAÇÃO, TODOS OS QUE FREQUENTAM ESTE SISTEMA SÃO ESTREPADO PSICOLOGICAMENTE E PROIBIDO DE PENSAR QUANDO UM DOS MEMBROS VÃO QUESTIONAR ALGO DENTRO DA BÍBLIA ELES DIZ QUE OUTRO ESTÁ COM O DIABO SE O DIABO TEM ALGUM PODER É POR QUE ESTES CRENTES FICAM DIZENDO QUE TUDO QUE ACONTECE É CULPA DO CAPETA EXE: ALGUM DIA O DIABO JÁ FOI COMPRAR UM MAÇO DE CIGARRO E ACENDEU PARA UMA PESSOA,ALGUM DIA O DIABO COMPROU UMA ENGRADADO DE CERVEJA PARA VOCÊ BEBER, ALGUM DIA O DIABO PEGOU VOCÊ LEVOU PARA UM BORDEL. NÃO ESTOU DIZENDO QUE O CAPETA É COISA QUE PRESTE MAIS OS SERES HUMANOS COMETEM OS SEUS ERROS NÃO TEM A QUEM ACUSAR ENTÃO É CULPA DO DIABO, MUITAS VEZES NA IGREJA ATÉ OS CULTOS NÃO TEM GRAÇA POR QUE OS CARAS SÓ PREGAM FALANDO O TEMPO TODO NO DIABO JÁ ENQUANTO JESUS CRISTO POUCO SE FALAM.

  9. O QUE MAIS EXISTEM DENTRO DA RELIGIÃO É HIPOCRISIA ,MUITA MENTIRAS ,FOFOCAS, FALSIDADES E AMOR AO MATERIALISMO AMAR O DINHEIRO SOBRE TODAS ÁS COISA CONHEÇO MUTOS QUE NÃO PERDEM UM CULTO VIVEM NA IGREJA SÓ FALTA MORAR LA, A BÍBLIA JÁ ESTA COM O FEDOR DE SUL VACO POR QUE OS CARAS NÃO TIRA DEBAIXO DO BRAÇO, SABE FALAR BONITO DE DEUS PARA OUTRAS PESSOAS É UM SANTO NA IGREJA,FALA EM OUTRAS LINGUÁS ESTRANHAS MAIS NA SUA CASA É O CARA DE PAL IGNORANTE TRATA OS OUTROS MAU NÃO MUDA O CORAÇÃO É PIOR DO QUE UMA MERETRIZ.

  10. HOJE EM DIA SE VOCÊ NÃO TEM GOSTO PARA TRABALHAR E QUER VIDA MANCÃ É SÓ ABRIR UMA IGREJA E COMEÇAR ALIENAR A MENTES DAS PESSOAS TRAZER PARA SUA IGREJA EM NOME DE DEUS E COMEÇAR COBRAR DIZIMO, NA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE SÓ FUNDADOR DA IGREJA É QUE FICA RICO OS SINDICALISTAS PAGANTES É QUEM FICA MAIS POBRES, TEM IGREJAS QUE A RECADA 4 MIL REAIS DE DIZIMO MESMO COM OS TEMPOS DIFÍCIL E QUANDO PRECISA ALGO DENTRO DO TEMPLO AINDA FAZEM CAMPANHAS PARA A RECADAR DINHEIRO,JÁ ENQUANTO MONTANTE DO DIZIMO O PASTOR JÁ LEVOU PARA UMA SEDE NA CAPITAL DO ESTADO ONDE O MESMO MORA , TODOS ESTES CARAS SÃO FOLGADOS E TEM VIDA BOA SEM NEM CUSTO FINANCEIRO TUDO PAGO POR CONTAS DOS FUNCIONÁRIOS QUE ESTÃO PAGANDO PARA LER A BÍBLIA E FALAR DE DEUS PARA ELES.

  11. Welingthon disse:

    Esse Silas MAlafaia é um Avarento !

    Apostolo Paulo pregou o evangelho guiado pelo espirito santo, e só pregava ofertas voluntarias… Por isso sinto orgulho em fazer parte da Congregação Cristã no Brasil !

    1. alexandre disse:

      orgulho? Irmão orgulho denominacional é pecado! Tem gente que prega igreja e não fala de Cristo.

  12. Pedro Vieira disse:

    Oi caro irmão Ivalcio, não é preciso ninguem julgar as igrejas, pois as práticas delas já estão aí pra todos verem, que Deus possa a cada dia aumentar a nossa fé, não é minha intenção julgar ninguem pois já tem um que nos julgará ( JESUS ) apenas busco na palavra de Deus pautar as minhas ações e nem sempre o sistema religioso gosta de ver seus fiéis distribuindo os dons que Deus nos dá com os pobres, por isso que abordei a passagem de deuteronomio cap. 14 que é muito importante para quem quer obedecer o mandamento do dízimo.
    Que a paz esteja entre nós irmão!

  13. Pedro Vieira disse:

    concordo Edson, enquanto muitos acreditam em td nos pulpitos infelizmente se criam grupos com rixas entre ums e outros, o que na verdade Deus espera de nós é a prática do amor sem uma obrigação que é o dízimo, onde os que não dão são tachados de amaldiçoados( 1 versículo fora do contexto) td isso sim é um grande perigo ao ponto de destruir o evangelho da graça.
    Que Deus nos guie no caminho da justiça, da fé e da misericórdia!

  14. Pedro Vieira disse:

    Romney Elson Lima se Jesus não aboliu o dízimo então com todo o respeito me diga se vc pode fazer essa oração que o dizimista fiel fazia em Israel, caso o irmão possa fazer sem nem um peso de consciência, que Deus o continue te guiando na sua prática!
    A palavra de Deus é uma fonte inesgotável e que possamos pesquisar assim como os bereanos, forte abraço em Cristo!

    " Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita no ano terceiro, que é o ano dos dízimos, então os darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem;

    E dirás perante o SENHOR teu Deus: Tirei da minha casa as coisas consagradas e as dei também ao levita, e ao estrangeiro, e ao órfão e à viúva, conforme a todos os teus mandamentos que me tens ordenado; não transgredi os teus mandamentos, nem deles me esqueci;

    Delas não comi no meu luto, nem delas nada tirei quando imundo, nem delas dei para os mortos; obedeci à voz do SENHOR meu Deus; conforme a tudo o que me ordenaste, tenho feito. (Deuteronômio 26:12-14)

  15. Pedro Vieira disse:

    Se os religiosos pudessem eles mudariam a passagem de jesus com o jovem rico, ao invés de vá venda td e dê aos pobres( palavras de Jesus) eles( religiosos) iriam dizer vá venda td e dê a igreja!" é claro que com jeitinho pra não espantar"
    Jesus trata qualquer que seja o mandamento como de segunda categoria de importancia, pois primeiro Deus espera de nós o amor, a justiça, a fé e a misericórdia, contra isso não a lei!
    a paz com todos!

  16. Pedro Vieira disse:

    amém! que bom meu irmão, apenas lembre que o dízimo em israel não servia apenas para os levitas( templo) e tinha outras finalidades que as religiões não mostram( manter o equilibrio social ajudando os orfãos , viúvas e estrangeiros) caso seja feito isso estaremos fazendo o bem ( deuteronomio cap. 14 e capitulo 26)
    a pazz de Cristo!

  17. Jairo Thomazelli Apostolo Paulo afirma para não deixarmos de nos congregar como é costume de alguns. Se não concorda nada do que falei aí é sua opinião. As pessoas não deixarão de montar igrejase servir á Deus por isso.

  18. Carlos DJesus Falei sobre dízimo e também sobre ofertas. Pois muitos também são contra ofertas. Como falei. Abrrão deu dizimo sem haver lei. E Jesus mencionou o dízimo no novo testamento.

  19. levi varela disse:

    levi varela disse: 23 de abril de 2013 ás 1:35 am
    Edson,

    Os judeus tiveram seu estado desmobilizado pelo Império Romano cerca de trinta anos depois de Cristo, tendo a maioria se lançado no mundo e daí passaram a viver a carga tributária dos países de destino. Assim, ficou desnecessário pagar tributos á igreja, muito menos agora em face do estado moderno que se instalou, como seja, igual aos demais.

    Diferente do judaísmo, o cristianismo, por ordem do seu criador, é ativista e em busca sempre de novos adeptos, o que motiva apelar por mais dinheiro para esse intento, tendo, bem provável, estabelecido os dez por cento, mais em face de referência para os murrinhas que insistem em dar moeda, mas há os que doam mais e bem mais que o dízimo.

  20. Vitor Mello disse:

    Amada dê uma lida nesse comentário aqui:

    Mas aí é que está o ponto chave: Conferir na palavra tudo o que é dito. Esses pregadores usam da própria bíblia para afirmar que o dízimo não foi abolido( na verdade não é abolido mas mudado). Qualquer pessoa que não tem muito entendimento e assisti eles pregando vão poder conferir na palavra, que eles mostrarem, que é obrigado dar o dízimo, assim como eles adoram mostrar em Malaquias 3:10.

    O problema é na interpretação de todo o conjunto. Se fizer como eles fazem, pegando versículos isolados da bíblia fica fácil provar para um leigo que o dízimo é obrigatório. Não entendo como eles não ficam com peso na consciência de ensinar isso para o povo porque, não é possível que eles ensinam assim por falta de conhecimento ainda mais se tratando de Silas né. Vi ele usando Hebreus7:8 e mateus 23:23. Pelo amor de Deus né, será que eles não leram o contexto? É só ir um pouco mais a frente em Hebreus7:12 onde Paulo afirma que mudou o Sacerdócio, ele não deve ter chegado nessa parte. E inclusive em Gálatas 5:14 diz claramente que toda a lei se resume nesta: Ame o seu próximo como a ti mesmo. A lei que está falando aqui não é a lei moral de um cristão e sim a lei escrita mesmo, ou seja, lei judaica.

    Se o dízimo é segundo a ordem de Melquisedeque, devemos fazer como Abraão dar se quiser.

    O medo é na verdade o risco que eles correm de perder o dízimo se ensinarem a verdade, Deus tenha misericórdia da alma desles se for isso mesmo.

    Amada meu objetivo não é parar de dar o dízimo é ensinar a verdade. Mesmo não dando o dízimo somo obrigados por ser cristão a ajudar não só a nossa igreja a se manter como a ajudar sobretudo os pobres já que fazendo a estes estaremos fazendo a Jesus.

    Analise com muito cuidado a esse respeito, não saia acreditando em tudo o que te dizem, nem mesmo o que eu disse mas, se esvazie de todo o preconceito que carregamos e busque pela verdade.

    A Paz

    Que Deus nos dê de seu entendimento.

  21. Vitor Mello disse:

    Quem quiser veja esse vídeo do Silas no youtube a respeito de dízimo:

    http://www.youtube.com/watch?v=pmFDaY8J_xY

    fiz alguns comentários, quem quiser saber meu entendimento leia.

    Peço a Deus que toque no coração desses pastores e q isso mude.

  22. Amigo Mano Barros,quem disse que essa coisa chamada Malacheia vai lá pra cima?

  23. dava pro diabo porque é burro não usa o cerebro q DEUS TE DEU

  24. Celia Maria disse:

    Esse Vanderlei Richen,i jah nao tem mais recuperacao,, detonaram com o cérebro dele. Quando chega nesse estagio, acabou, o individuo jah nao pensa por si.

  25. Celia Maria disse:

    Todo alienado nao faz outra coisa alem de OBDC.

  26. Celia Maria disse:

    Angela junqueira,, seja OBEDIENTE, venda tudo que tem, distribua o dinheiro aos pobres e siga jesus. Nao seja vaidosa, nao use esmalte, chapinha no cabelo maquiagem etc,, a bíblia condena a vaidade. Voce nao estah OBEDECENDO 100% …

  27. Wellington disse:

    Segundo Hebreus 7.5 e 12 o dízimo fazia parte do sacerdócio levítico e tal sacerdócio foi mudado para o sacerdócio de Cristo. Houve mudança de lei, logo, o dízimo ficou para trás.

    Pastor Silas Malafaia e tantos outros pastores e bispos, líderes e fundadores de vossas igrejas, vocês dizimam onde e para quem?

    Graça e paz.

  28. irineu disse:

    Jesus como Judeu, Ele não podia ri contra alei de Moisés:
    A) Eu não vim para abolir a lei, mas sim para cumprir.
    B)

  29. J.Rubens disse:

    O DÍZIMO, indiscutivelmente, era parte integrante do conjunto de CERIMONIAIS contidos e instituídos na Lei Mosaica do Antigo Testamento. Com a Nova Aliança, NÃO SE PODE MAIS FALAR EM LEI MOSAICA, EM RITOS CERIMONAIS MOSAICOS, O QUE, OBVIAMENTE, INCLUI A FIGURA DO DÍZIMO. A propósito, Abraão JAMAIS deu o dízimo, pois que em verdade ele DEU A MELQUISEDEQUE o que a Bíblia chamou de dízimo mas que consistia exclusivamente dos DESPOJOS DE GUERRA, isto é, Abraão não deu nada de si mesmo. Além disso, não se pode esquecer que a própria CIRCUNCISÃO também era ANTERIOR À LEI (Abraão e todos os de sua casa foram circuncidados), e nem por isso, EVIDENTEMENTE, a circuncisão está “vigente” em nossos dias. Por último, não é verdade que o Senhor Jesus tenha “defendido” o DÍZIMO no Novo Testamento, na medida em que, quando Ele se dirige ao Fariseus da época, Ele notoriamente e enfaticamente os repreendia porque, submissos à Lei, pretendendo ser “cumpridores” da Lei, afrontavam a Lei com suas hipocrisias ridículas. Por isso que o Senhor Jesus disse que eram “Fariseus hipócritas, pois que dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e esqueceis o mais importante DA LEI, o juízo, a misericórdia e a fé. Deveis fazer essas coisas sem omitir aquelas.” FICA ESCANDALOSAMENTE CLARO, portanto, que o DÍZIMO pertencia à Lei Mosaica (DISSE-O O PRÓPRIO SENHOR JESUS) e com a Nova Aliança não mais se pode falar em Lei Mosaica SEM INCORRER EM BLASFÊMIA.

  30. Reus Azevedo disse:

    Em resposta: Por mais que se alegue razões em dizer que o dízimo é um dever do cristão, isso não tem respaldo na Bíblia.
    1º Por ser algo destinado somente para a tribo de Levi.
    2º O dízimo nunca foi em dinheiro (moeda corrente), o dinheiro naquele tempo já existia.
    3º O dízimo sempre foi sementes colhidas, frutos das árvores, rebanho do gado e das ovelhas.
    4º O dízimo nunca foi destinado para a pregação da Palavra e sim, para mantimento somente da tribo de Levi, para as festas religiosas e para o órfão viuva e estrangeiro que residia dentro de Israel.
    5º Havia três tipos de dízimos e não um só como ensinam hoje, e tem que ser em dinheiro. Dízimo levítico, dízimo das festas religiosas de acordo com o lugar que o Senhor estabelecia, e dízimo para o órfão, viuva e estrangeiro..
    6º O sacerdócio levitico acabou. Jesus não sendo da tribo de Levi, mas, da tribo de Judá, assumiu o sacerdócio etérno. O que aconteceu com o sacerdócio levítico? Acabou, se acabou; acabou a lei do dízimo.

    Queridos, eu sou cristão, lavado remido no sangue de Jesus. Eu sei muito bem do que estou falando com base na Bíblia. Se isso não é assim, me dê bases bíblicas, que ensinam a obrigação da Igreja ter que pagar o dízimo. Não encontramos nenhum ensino.
    Então, queridos, deixem de enganar o povo de Deus. Esse fardo pesado do dízimo em muito breve o povo vai ser esclarecido, virá a Luz toda verdade.

  31. CLAUDIO CAMPOS disse:

    Duvido que tenham mais dinheiro do que eu e sabe quem me deu meu grande patrimônio??? Deus, pois sou ofertante e dizimista. Galera, dizimem e ofertem, Deus te dará 7 vezes mais. Não deem ouvidos aos hipócritas e maus interpretadores da palavra. Eu sou a prática de que dízimos e ofertam devolvidas a Deus funciona. Obs: nao sou somente 10%, sustento missionários, famílias, igrejas e ainda sim minha fortuna só aumenta. Bendito seja o Senhor dono de tudo!!!

  32. "O cristão que entrega o dízimo demonstra ter visão espiritual, fé nas promessas de Deus, compromisso com a igreja, com sua liderança e com a causa do evangelho, e será ricamente abençoado pelo Senhor". Pr. Silas Malafaia.

    Só para esclarecimento e entendimento do que esta escrito na palavra do amado… Em Gn 12 Deus abençoa a Abrão; Ele não era dizimista. A ordem era: Sê tu uma benção. Tal colocação feita pelo querido, põe em dúvida a visão, a fé e o compromisso dele para com o Deus a quem servia. E quando ele, Abrão, deu o dizimo, não o fez de seus rendimentos pessoais, das primícias do seu gado, campo ou de suas riquezas. Fez dos despojos que havia conquistado. E mais um detalhe, Ele dizimou apos ter recebido a benção de Melquisedeque (Gn 14:18:20), assim, a benção veio antes e não depois do dízimo.

    Quem detém o conhecimento, detém o poder! É isso que tem tornado o povo escravo de "lideres" espirituais. O povo peca por não conhecer as escrituras, nem o poder de Deus.

    Mauricio Cavalcante #maudobem :) <3

  33. Mauricio Cavalcante disse:

    “O cristão que entrega o dízimo demonstra ter visão espiritual, fé nas promessas de Deus, compromisso com a igreja, com sua liderança e com a causa do evangelho, e será ricamente abençoado pelo Senhor”. Pr. Silas Malafaia.

    Só para esclarecimento e entendimento do que esta escrito na palavra do amado… Em Gn 12 Deus abençoa a Abrão; Ele não era dizimista. A ordem era: Sê tu uma benção. Tal colocação feita pelo querido, põe em dúvida a visão, a fé e o compromisso dele para com o Deus a quem servia. E quando ele, Abrão, deu o dizimo, não o fez de seus rendimentos pessoais, das primícias do seu gado, campo ou de suas riquezas. Fez dos despojos que havia conquistado. E mais um detalhe, Ele dizimou apos ter recebido a benção de Melquisedeque (Gn 14:18:20), assim, a benção veio antes e não depois do dízimo.

    Quem detém o conhecimento, detém o poder! Eis a questão de muitos cristão estarem sendo enganados. Esta escrito: O povo peca por não conhecer as escrituras, nem o poder de Deus (Mc 12:24)

    #maudobem :) <3

  34. Hubner disse:

    O dízimo, segundo a Palavra de Deus

    Em nenhum lugar nas Escrituras Sagradas você vai encontrar pessoas devolvendo dízimos em dinheiro. Na Bíblia, o dízimo está associado a cereais e rebanhos, ou seja, frutos da terra em geral. Antes do período da lei, Abrão (mais tarde chamado Abraão) deu os dízimos dos bens que havia conquistado dos inimigos (Gênesis 14:16-20) durante uma batalha. Melquesedeque saiu ao encontro de Abraão porque era rei de Salém, e recebeu o tributo. Isso aconteceu uma única vez e não há mais registros de que Abraão tenha dizimado depois.

    Quando as Escrituras Sagradas começaram a ser redigidas (por volta do ano 1500 antes de Cristo), o dinheiro (em hebraico כסף) já existia, conforme Gênesis 17:12, Deuteronômio 14:25, Êxodo 12-44, Números 3:49, 1 Reis 21:2, etc. Apesar disso, o povo deveria seguir as determinações de Deus e dizimar apenas dos rebanhos e cereais, conforme escrito em Deuteronômio 14:22, Levítico 27:30, Êxodo 34:2; 26, 1 Samuel 8:17, etc.

    “Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do SENHOR; santas são ao SENHOR.” (Levítico 27:30)

    Desse modo, as pessoas que exerciam outras profissões, tais como artesãos (Êxodo 31:3-5), copeiros e padeiros (Gênesis 40:1-2), carpinteiros e pedreiros (II Samuel 5:11), músicos (I Reis 10:12), alfaiates (Êxodo 28:3), mestres-de-obras (I Reis 5:16), ourives, pescadores, mercadores, coletores de impostos, guardas, cozinheiros, não poderiam dar dízimos, mas apenas ofertar.

    Na Bíblia, Deus não recebeu dízimo em dinheiro, apesar de existir o dinheiro, e ninguém pode provar o contrário. Observe:

    “Separem o dízimo de tudo o que a terra produzir anualmente. Comam o dízimo do cereal, do vinho novo e do azeite, e a primeira cria de todos os seus rebanhos na presença do Senhor, o seu Deus, no local que ele escolher como habitação do seu Nome, para que aprendam a temer sempre o Senhor, o seu Deus. Mas, se o local for longe demais e vocês tiverem sido abençoados pelo Senhor, pelo seu Deus, e não puderem carregar o dízimo, pois o local escolhido pelo Senhor para ali pôr o seu Nome é longe demais, troquem o dízimo por prata, e levem a prata ao local que o Senhor, o seu Deus, tiver escolhido. Com prata comprem o que quiserem: bois, ovelhas, vinho ou outra bebida fermentada, ou qualquer outra coisa que desejarem. Então juntamente com suas famílias comam e alegrem-se ali, na presença do Senhor, do seu Deus.” (Deuteronômio 14:22-26)

    Como vimos, Deus não aceitaria a prata no lugar do dízimo, ou seja, o dinheiro no lugar dos frutos da terra, mas permitiria, por causa de uma longa distância, a troca do dízimo por prata, por ser fácil de transportar, mas com a condição de o dizimista (homem do campo), já no local indicado por Deus, comprar o que quiser para ali “comer do seu dízimo” e se alegrar na presença do Senhor Deus, o nosso mantenedor.

    Quem não era fazendeiro poderia colaborar com ofertas de alimentos, incenso, utensílios (Neemias 13:5) e também dinheiro:

    “E disse Joás aos sacerdotes: Todo o dinheiro das coisas santas que se trouxer à casa do Senhor, a saber, o dinheiro daquele que passa o arrolamento, o dinheiro de cada uma das pessoas, segundo a sua avaliação, e todo o dinheiro que trouxer cada um voluntariamente para a casa do Senhor,” (2 Reis 12:4)

    Algumas ofertas deveriam ser feitas obrigatoriamente em dinheiro, como a do arrolamento citado na referência acima, em obediência ao escrito em Êxodo 30:13-16.

    Consideradas essas coisas, podemos concluir que a igreja, no período atual, vem utilizando a palavra “dízimos” equivocadamente e fora do seu contexto original.

    Atualmente, muitas denominações ensinam que os crentes devem dar 10% do salário, caso desejem ter uma vida financeira abundante e intocada pelo devorador. Quem não dá o dízimo, dizem alguns, está sujeito à ação do devorador, é ladrão e está roubando a Deus. Para sustentar esse ensinamento equivocado, utilizam indevidamente o capítulo 3 de Malaquias, que não está dirigido à igreja, mas apenas à nação de Israel, sob o regime da lei (Malaquias 4:4).

    A Palavra de Deus nos ensina, no entanto, que toda maldição (inclusive a do devorador) foi desfeita com o sacrifício de Cristo (Gálatas 3:13), pelo menos para os que creem nisso. Porém se o crente ainda deseja se justificar pelas obras da lei, o tal permanece sobre o efeito de qualquer maldição (Gálatas 3:10), inclusive a do devorador.

    É importante esclarecer que o devorador não é um demônio, como alguns pensam, mas sim uma espécie de gafanhoto. Observe essa passagem:

    “O que o gafanhoto cortador deixou o gafanhoto peregrino comeu; o que o gafanhoto peregrino deixou o gafanhoto devastador comeu; o que o gafanhoto devastador deixou o gafanhoto devorador comeu.” (Joel 1:4) Nova Versão Internacional.

    As Escrituras Sagradas nos alertam para a possibilidade de passarmos até por alguns apertos. O próprio apóstolo Paulo padeceu necessidades, enfrentando até mesmo a fome, porque não tinha dinheiro:

    “porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.” (Filipenses 4:11-12)

    O profeta Malaquias não se dirigiu à igreja, do contrário Deus estaria entrando em uma irreparável contradição ao prometer bênçãos e prosperidade, mas ao mesmo tempo permitindo que os crentes, inclusive dizimistas, enfrentassem necessidades tão grandes, como as que Paulo enfrentou.

    Outra questão importante é acerca da legitimidade para receber dízimos (frutos do campo). Quem pode atualmente tomar dízimos, segundo a Palavra de Deus?

    “E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.” (Hebreus 7:5)

    Portanto atualmente ninguém no mundo tem autorização, segundo a lei, para tomar dízimos do povo. Nem mesmo entre os judeus legalistas em Israel, pois não há mais templo e levitas servindo como sacerdotes.

    Considerando que o dízimo só poderia ser dado por agricultores e criadores de rebanhos, e que o Senhor Jesus Cristo cumpriu toda a lei com perfeição e sem cometer qualquer tipo de pecado, podemos concluir que Jesus não dizimou no templo e nem cobrou dízimos de qualquer pessoa por dois motivos muito simples: o primeiro é porque Ele exerceu o ofício de carpinteiro (Marcos 6:3), e não de produtor rural; o segundo é porque não pertenceu à tribo de Levi, mas a de Judá.

    “Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio.” (Hebreus 7:14)

    Desse modo, é incorreto afirmar que Jesus Cristo, em Mateus 23:23, esteja cobrando dízimos da igreja. Nessa passagem, o Senhor repreendeu duramente os escribas e os fariseus por se preocuparem com as coisas mínimas da lei, mas desprezarem as que importavam mais: o juízo, a misericórdia e a fé.

    “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.” (Mateus 23:23)

    Repare que o dízimo dado pelos fariseus e pelos escribas era constituído apenas de produtos do campo. Eles eram tão meticulosos que se preocupavam com coisas mínimas, mas esqueciam das mais importantes. Perceba que o Senhor Jesus não incluiu o dinheiro na relação, apesar de haver grande circulação de moedas romanas naquele tempo (Mateus 22:19-21).

    O fato de Jesus Cristo ter falado para os fariseus não omitirem o pagamento dos dízimos não dá respaldo algum para o pagamento de dízimos pelos crentes, e ainda mais em dinheiro. É preciso compreender que o Senhor Jesus está se dirigindo a pessoas que viviam sob o regime da lei.

    Dizer que a igreja deve devolver dízimos só porque a palavra dízimos apareceu no evangelho não é um argumento válido. Nem tudo que está no evangelho se aplica para a igreja ou para a sua vida. Por exemplo, o evangelho informa que o Senhor Jesus foi circuncidado ao oitavo dia (Lucas 2:21), mas isso não significa que você tenha que fazer o mesmo só porque esse texto está no Novo Testamento. Observe ainda a passagem abaixo, retirada também do evangelho:

    “E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra. Disse-lhe então Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.” (Mateus 8:2-4)

    Atualmente, se alguém é curado milagrosamente por Deus, o que recebeu a cura não precisa guardar segredo e nem muito menos pagar a oferta determinada por Moisés. Hoje ela deve contar isso para o maior número de pessoas, a fim de dar testemunho do poder do SENHOR para honra e glória de Deus.

    Para compreender as Escrituras Sagradas, é necessário obter inspiração do Espírito Santo, considerando o contexto, o momento histórico, os destinatários, costumes locais (como rasgar as vestes, lançar poeira para o alto), etc.

    Na Bíblia não existe qualquer mandamento para a igreja no sentido de arrecadar dízimos e muito menos que esses dízimos sejam dados ou devolvidos em dinheiro.

    Todavia, encontramos algumas instruções no sentido de a pessoa contribuir para socorrer os mais carentes (1 Coríntios 16:1-3). Hoje, as contribuições podem ser utilizadas para alimentar e vestir os mais necessitados, distribuir exemplares da Bíblia e mensagens de evangelismo, possibilitar a pregação da Palavra de Deus nos pontos mais distantes (existem custos), permitir o funcionamento dos locais de reunião (limpeza, água, luz, aluguel), custear a vida sem extravagâncias de obreiros (Mateus 10:10; 1 Timóteo 5:18) que vivam exclusivamente em prol da obra de Deus. Se o obreiro de Deus possuir emprego, há recomendação bíblica para que não seja pesado aos demais. Tudo deve ser feito com muita transparência e temor a Deus.

    O valor a ser destinado para a obra é pessoal (2 Coríntios 9:7), conforme a renda (1 Coríntios 16:2), liberal (2 Coríntios 9:5) e, por mais incrível que pareça, dentro das possibilidades financeiras (2 Coríntios 8:12), a fim de que não se sobrecarregue financeiramente (2 Coríntios 8:13). Leia as referências bíblicas indicadas e constate por si mesmo.

    Ao observarmos o capítulo 4 de Atos, do versículo 32 ao 35, não encontraremos qualquer indício de que a igreja primitiva devolvesse dízimos. Segundo as Escrituras Sagradas, os membros possuíam todas as coisas em comum. Quando chegava um novo convertido, este vendia suas herdades, apresentava o valor diante dos apóstolos e dos demais e imediatamente o valor era dividido entre todos, inclusive entre os membros, de acordo com a necessidade de cada um, o que justifica o fato de não haver necessitado na igreja. Esse modelo de igreja acabou muito rápido.

    Colabore com a sua congregação, ajude sua família, socorra os mais necessitados, faça tudo dentro das suas possibilidades.

    O “dízimo em dinheiro” foi inventado no século V, pela igreja Católica, embora essa prática tenha adquirido força somente a partir do século VII. É importante lembrar que a igreja evangélica surgiu da católica, o que justifica o fato de esse procedimento ter sido preservado, juntamente com alguns outros incorretos.

    Atualmente, o dízimo em dinheiro é mais comum nas Américas e em parte da Europa. No Brasil, é difícil encontrar uma congregação que não mencione o dízimo, mas isso não é motivo para não congregar.

    “Reparte com sete, e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra.” (Eclesiastes 11:2)

    Espero que o Espírito de Deus possa falar melhor ao seu coração.

  35. Ivalcio Lacerda
    Gostei irmão, o único juiz é Jesus Cristo.

  36. E que Deus abençoe a sua vida meu irmao, no nome de Jesus Cristo.

  37. CESAR ALONSO disse:

    A PAZ DO SENHOR.
    COMO PODEM HOMENS QUE SE DIZEM CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO. E TEREM TÃO GRANDE HONRA, PREGAR A PALAVRA DE DEUS OU SEJA TRABALHAM PARA O REI. O DONO DE TODA AS COISAS, O DONO DO OURO E DA PRATA, SE AGARRAREM NO DÍZIMO, PENSANDO COM ISSO TEREM SUAS NECESSIDADES TODAS SUPRIDAS, SÓ POR NÃO TEREM A FÉ NECESSÁRIA DE QUE O DEUS TODO PODEROSO SUPRA ESTAS NECESSIDADES . MESMO SABENDO QUE O DÍZIMO É DA LEI, E NÃO VIVEMOS MAIS NA LEI NO NOVO TESTAMENTO. E QUE O DÍZIMO NÃO ERA EM DINHEIRO E SIM EM ALIMENTOS. EIS ABAIXO UM PEQUENO ESTUDO SOBRE O QUE É O DÍZIMO NO NOVO TESTAMENTO.

    O dízimo no Novo Testamento

    Todas as pessoas agora vivem sob a autoridade de Cristo, como foi revelada no Novo Testamento (Mateus 28:18-20; João 12:48; Atos 17:30- 31). Sua vontade entrou em vigor depois de sua morte (Hebreus 9:16-28). Estes fatos nos ajudarão a entender as passagens do Novo Testamento, a respeito do dízimo.

    Durante sua vida, Jesus reconheceu a autoridade da lei de Moisés. Ele era um judeu, nascido sob a lei (Gálatas 4:4) e com a missão de cumprir essa lei (Mateus 5:17-18). Jesus criticou os judeus hipócritas, que negligenciav am outros mandamentos divinos, enquanto zelosamente aplicavam a lei do dízimo (Mateus 23:23; Lucas 11:42; 18:9-14). Jesus não ensinou que a lei do dízimo seria uma parte de sua nova aliança, que entraria em vigor após sua morte.

    O livro de Hebreus fala do dízimo, para mostrar a superioridad e do sacerdócio de Jesus, quando comparado com o sacerdócio levítico da Velha Lei (Hebreus 7:1-10). Esta passagem não está ordenando o dízimo para hoje em dia. De fato, o mesmo capítulo afirma claramente que Jesus mudou ou revogou a lei de Moisés (Hebreus 7:11-19). O dízimo não é ordenado na lei de Cristo, que é o Novo Testamento.

    O que o Novo Testamento diz a respeito das dádivas?

    Jesus, através de Paulo, ensina que as igrejas devem fazer coletas nas quais os cristãos darão de acordo com sua prosperidade (1 Coríntios 16:1- 2). Temos que dar com amor, generosidade e alegria, conforme tencionamos em nossos corações (2 Coríntios 8:1-12; 9:1-9). Portanto, podemos dar mais do que 10% ou menos do que 10%. Temos que usar nossos recursos financeiros, e todos os outros recursos, no serviço de Deus. Não somos mandados por Deus para darmos uma porcentagem especial.

    E a respeito das bênçãos?

    Malaquias pregou a uma nação carnal que estava sofrendo as conseqüência s carnais do pecado. Ele prometeu bênçãos materiais de Deus para aqueles que se arrependesse m de sua desobediênci a. Não encontramos esta importância material no Novo Testamento. Deus garante aos fiéis que eles não precisam se preocupar com as necessidades da vida (Mateus 6:25-33).

    Mas o Novo Testamento não promete luxo, conforto e riquezas. Jesus sofreu nesta vida, e assim seus seguidores sofrerão (Marcos 10:29-30; Lucas 9:57-62). A preocupação com a prosperidade material nos distrai da meta celestial e nos arrasta à idolatria da cobiça (Colossenses 3:1-5). Tais motivos não têm nenhum lugar entre os cidadãos do reino de Deus.

    Distorcendo Malaquias 3:10

    Aqueles que citam Malaquias 3:10 para exigir o dízimo, e prometem prosperidade material, estão destorcendo a palavra de Deus. Eles estão enchendo os tesouros das igrejas ao desviarem a atenção de seus seguidores das coisas espirituais para darem atenção às posses materiais. Pe. advertiu sobre tais mestres: “Também, movidos pela avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme” (2 Pe. 2:3).

    Mirando a meta celestial

    Deus oferece uma coisa muito melhor aos seus seguidores: um prêmio eterno no céu. Paulo nos desafia a mirar essa meta: “Portanto, se fostes ressuscitado s juntamente com Cristo, buscai as cousas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas cousas lá do alto, mas não nas que são da terra” (Colossenses 3:1-2).
    Email.alonsocarrera@hotmail.com

  38. os pastores também dizima ou não?

  39. os pastores também dizima ou não?

  40. os pastores também dizima ou não?

  41. os pastores também dizima ou não?

  42. Lê Gomes disse:

    Jesus viveu no velho testamento e depois que ele morreu na cruz o véu do templo se rasgou e ai sim começa o novo Testamento não vivemos pelas leis e sim pela fé e pela graça concedida por Jesus Cristo

  43. em vez de criticar pastores meus amados porq vcs naõ buscam mais esclarecimentos biblicos porq negar algo que e de
    DEUS naõ e vosso

  44. Michelle disse:

    Gostaria de saber se eu deixar de dar meu dizimo em dinheiro e colocar em bem feitorias para a igreja, como por ex cabos…som…pedestais …reforma..estaria pecando…pois como já entendi o dizimo é uma oferta de amor dado por gratidão assim como fez Aabraão e depois Jacó..para poder suprir, nos tempos de hj a proclamação do Evangelho em Cristo em um templo fisico, material. Porem não vejo muito esse dizimo ser usado na minha congregação e gostaria de eu mesma comprar as coisas que estão faltando , ja que meu pastor nao o faz. Cristo veio para nos dar as suas benção e eu nao creio que o Seu Nome Poderoso nao seja suficiente para vencer qualqualquer maldição ou espirito devorador, migrador cortador ou qualquer q seja.O nome Dele é o que me basta

    1. luiz fernando disse:

      A Paz do Senhor Michelle. Creio eu que sua dúvida é justa e nossa fé em algo deve ser racional as coisas em nossas igrejas devem ser transparentes. Onde frequento há uma prestação de contas de tempos em tempos onde ficamos sabendo de tudo que arrecada e onde se gasta cada coisa. Nao temos sede prédio própio entao pagamos aluguél, água, energia, internet, e outros gastos. Penso que vc deveria conversar com seu lider ou com alguém responsavél pelas finanças como um tesoureiro, por exemplo. Não em tom de desconfiança, mas de uma maneira que ele entenda que se mais gente ficar sambendo do que acontece, das bençãos e das dificuldades, ficaria tudo mais transparente. Espero ter ajudado. Abraço e fique com DEUS.

    2. Jefferson disse:

      A bíblia diz: trazei o dízimo a casa do tesouro…não diz: pegue o dízimo, compre materiais e traga à casa do tesouro ….. :)

  45. jorge disse:

    Esse silas mala não quer trabalhara mais ,ai fica ai pedindo dinheiro só que em forma de dizimo,arrancando o pelo das ovelhas ,e ainda diz que é de Deus,vagabundo ,vai trabalhar pega no pesado,ainda se envolve na politica o cara sai do meu pé jacaré

  46. jerome disse:

    OLÁ A SUA ATENÇÃO TESTEMUNHO OFERTA DE EMPRÉSTIMO EM SANTAREM
    Vocês que estão à procura de empréstimo de dinheiro, eu não sei como você compartilhar minha alegria como sendo eu mesmo procurando por empréstimo, me deparei com um homem chamado RIBEIRO, um homem de negócios. Ele concedeu um empréstimo de 25.000 euros, e falei com vários colegas que receberam empréstimos a este cavalheiro sem preocupações. Especialmente a mim, recebi o meu pedido de crédito sem protocolo e estou completamente satisfeito. A razão que me leva a publicar este anúncio e que este senhor continua a fazer maravilhas para as pessoas que estão realmente em necessidade. Por isso decidi compartilhar esta oportunidade com você que não têm a favor dos bancos ou quem tinha tido de lidar com os credores desonestos quem nefont que abusar da personalidade dos outros; Você tem um projeto ou uma necessidade de financiamento, você pode escrever-lhe e explicar sua situação; Vai ajudá-lo se ele está convencido de sua honestidade, seu e-mail é: RibeiroSantos55@outlook.com

  47. julienne disse:

    Eu estou comprando a maior parte daqueles que dizem credores estão
    de escros Eu sou uma pesquisa de empréstimo tem sido dois anos que eu fiz
    defraudado por pessoas. Tenho visitado um local entre o anúncio do empréstimo
    particularmente grave em todo o mundo e eu tenho experimentado
    A grande senhora, chamada Rosalina ajudar alguém, tornando-os empréstimos e
    que me concedeu um empréstimo de € 20.000 e no dia seguinte eu tenho o meu dinheiro e
    Eu tenho que pagar mais de 20 anos com um baixo interesse de sua parte
    3% no meu período de empréstimo e não dentro de 48 horas, recebi dinheiro
    sem protocolo. Precisa de crédito pessoal, o banco se recusa a você
    concessão de empréstimo, a falar com ele e você apertar satisfeito, mas tome cuidado para que você não gosta de pagar
    pronto! ri muito.
    Aqui é o seu e-mail: rosagomes200@gmail.com

  48. Guto disse:

    Em mateus 23:23, Jesus foi bem claro:
    estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.
    =======
    Qdo deixei de dar o dizimo, passei 04 anos sofrendo, bati o carro, fui assaltado, quebraram meu braço e passei quase
    5 anos morando de aluguel, em menos de 03 meses que passei a devolver o dizimo, minha casa esta quase pronta e até
    premios eu ja ganhei!, e muitas outras coisas virão.o problema não é 0s 10% que vão para o Senhor, mas os 90% que usamos
    Dele, faz muito mais do que os 100%
    Procurem no youtube por: Os maiores dizimistas do mundo – parte 3 e também: Dizimista fiel dono da Golden Cross 720p

    1. CESAR ALONSO CARRERA disse:

      Meu irmãozinho GUTO. Li seu comentário e GRAÇAS A DEUS QUE TEM O LIVRE ARBÍTRIO pois se não, que ler este comentário iria pensar que DEUS é ruim, mau, e que esta numa carência e uma falta absurda de DINHEIRO em. Você não acha meu irmão que não tem jeito de ROUBAR de quem é dono de tudo e ELE mesmo DEUS nos da antes de de termos.
      FIQUE NA PAZ. E se quiseres OBEDECER A DEUS VERDADEIRAMENTE OFERTE COM AMOR. AJUDE OS POBRES E OS NECESSITADOS. DÍZIMO ERA PARA OS LEVITAS.

    2. Dias disse:

      Foi apenas uma fase ruim não tem nada a ver com Dízimo que aliás, não era, não é e nunca será dinheiro!!!!

  49. Adilson disse:

    Se o Grande Mestre disse: estas coisas, porém, deveis fazer,no Novo Testamento, Quem somos nós para omiti-las
    Até o Dr Ray é dizimista Fiel e o Homem que fora considerado o mais rico do Mundo John Rockfeller, tbém era dizimista fiel,
    Porém, para ser Dizimista, tem que realmente crer eu Deus, e não ser um Ateo Cristão, A Promessa de Deus nunca falha.
    O problema é que as pessoas focam os 10% e os pastores que são falhos, não focam a promessa de Deus.
    Só tendo uma experiencia pessoal para crer realmente, e isto, somente as pessoas de muita Fé o fazem!
    Bom lembrar tbém que o Dizimo veio antes da Lei e Jesus disse na nova aliança:estas coisas, porém, deveis fazer! e ponto final.

  50. CESAR ALONSO CARRERA disse:

    ESCRAVOS DA LEI, SÃO OS QUE TEM COMO PRATICA O DIZIMO. Aqueles que querem servir a Cristo precisam resistir às tendências de voltar ao Antigo Testamento como a base do nosso serviço hoje. “Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio. Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus” (Gálatas 3:25-26). “De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes” (Gálatas 5:4). Vamos andar no Espírito, conforme a revelação da Nova Aliança!

  51. snrtcamii disse:

    INFORMAÇÕES 100% comprovada!

    Boa Dia
    Apareceu no noticiário na RTP Internacional mal uma semana atrás, senhor deputado Ribeiro SANTOS, investidor e credor certificadas com agregação da União Europeia e países terceiros fornece empréstimos às necessidades de indivíduos e empresas para aumentar a produtividade. Você tem um projeto de negócio? Você quer investir em imóveis? Vocês são líderes de negócios futuros, empreiteiro de auto (s), titular da (s) de negócio do projeto (s) ou os indivíduos que necessitam de dinheiro de empréstimo ou financiamento de um problema?Não hesite em contatá-la, porque ela pode oferecer-lhe um empréstimo de acordo com suas necessidades a uma taxa razoável de 2% para um empréstimo, incluindo entre 5.000€ a 1.000.000€ durante um período a acordar. Então, se você está em necessidade.

    Por favor, simplesmente ele escrever uma consulta de empréstimo nesse endereço :

    E-mail: Ribeirosantos55@outlook.com
    E-mail: Ribeirosantos55@outlook.com

    ao dar uma boa razão para você e o seu pedido será satisfeita em 48 horas no máximo. Meu marido recebeu um empréstimo deste senhor para um projecto agrícola.Razão por que estou fazendo este testemunho de gratidão por este senhor generoso.

  52. Leandro disse:

    Quem disse que novo testamento não há texto que fala de dízimo, esse tal não lê bíblia, Mateus 23; 23, e dízimo é pela fé, ou seja, se eu não tenho fé pra ser dizimista, não devo criticar quem tem a de ser dizimista , cada um com a sua fé e Deus com todos! !!

  53. Olá
    Você está a procurar empréstimo reviver suas atividades para um projeto, ou para a compra de um apartamento, mas infelizmente o banco pede-lhe termos que é s preocupam-me incapbles eu sou um indivíduo I concedeu empréstimos que variam de 2000 a 500 000 foi capazes de atender a todos seus em outro lugar da taxa de juros de 2,20% ano. ou você precisa de dinheiro para outras razões; Não hesietz não me contactar para obter mais informações. Seguinte: ofertas dinheiro empréstimo gratuito do site de carga d anúncio de empréstimo de dinheiro, especialmente em anunciando oferece seriedade especiais específicas educação empréstimo especial de empréstimo francês seriamente fazer empréstimos de dinheiro anúncios empréstimo gratuito FSBO local d anúncio de empréstimo de dinheiro entre sites de indivíduos anúncios de empréstimo d dinheiro classificados grátis d oferece empréstimos entre os indivíduos * entre dinheiro de empréstimo de investigação particular 4D FSBO sites 6D oferece depret entre oferta individual empréstimo particular novo site de paris anúncios de d empréstimo de dinheiro sem listar o dinheiro do empréstimo particular emprestou a sério entre empréstimo individual entre particular pedágio ofertas de empréstimo entre particular França site empréstimo francês de anúncio gratuito d de dinheiro pronto para ets individuais neste grave oferece de empréstimo de dinheiro entre indivíduos seriamente e honntes. Obrigado não contatar-me email:sobelclaudel@yahoo.f

  54. Olá
    Você está a procurar empréstimo reviver suas atividades para um projeto, ou para a compra de um apartamento, mas infelizmente o banco pede-lhe termos que é s preocupam-me incapbles eu sou um indivíduo I concedeu empréstimos que variam de 2000 a 500 000 foi capazes de atender a todos seus em outro lugar da taxa de juros de 2,20% ano. ou você precisa de dinheiro para outras razões; Não hesietz não me contactar para obter mais informações. Seguinte: ofertas dinheiro empréstimo gratuito do site de carga d anúncio de empréstimo de dinheiro, especialmente em anunciando oferece seriedade especiais específicas educação empréstimo especial de empréstimo francês seriamente fazer empréstimos de dinheiro anúncios empréstimo gratuito FSBO local d anúncio de empréstimo de dinheiro entre sites de indivíduos anúncios de empréstimo d dinheiro classificados grátis d oferece empréstimos entre os indivíduos * entre dinheiro de empréstimo de investigação particular 4D FSBO sites 6D oferece depret entre oferta individual empréstimo particular novo site de paris anúncios de d empréstimo de dinheiro sem listar o dinheiro do empréstimo particular emprestou a sério entre empréstimo individual entre particular pedágio ofertas de empréstimo entre particular França site empréstimo francês de anúncio gratuito d de dinheiro pronto para ets individuais neste grave oferece de empréstimo de dinheiro entre indivíduos seriamente e honntes. Obrigado não contatar-me email:valenciamnouchkine@yahoo.f

  55. Eleutério disse:

    Muito pelo contrário, dar dízimo é que demonstra materialismo e avareza, pois a pessoa deixa de ajudar quem realmente precisa por conta da maldição que sobrevirá às suas finanças. Malafaia não sabe nada de bíblia, prega o que lhe convém.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *