“Não entregar o dízimo demonstra materialismo e avareza”, afirma pastor Silas Malafaia. Leia na íntegra

197

O dízimo, questão ligada às doutrinas cristãs, é um dos assuntos mais usados pelos não evangélicos para questionar e/ou criticar pastores e as igrejas como um todo.

O pastor Silas Malafaia publicou em seu site um artigo sobre o tema, falando sobre a interpretação do dízimo à luz do Novo Testamento.

A publicação do artigo ocorreu no mesmo dia em que a entrevista do pastor à apresentadora Luciana Gimenez, no programa Superpop, foi ao ar pela RedeTV!. O dízimo e a teologia da prosperidade foram assuntos tratados no programa.

Em seu texto, Malafaia afirma que o dízimo “é uma expressão da fé, do amor e da gratidão do cristão pelo favor divino que lhe assegura a vida e o sustento espiritual e material”, e que o gesto do cristão sobre “o dízimo sempre envolveu bênçãos de prosperidade, conforme Provérbios 3.9,10 e Malaquias 3.10-12”.


Discordando de algumas linhas teológicas, Malafaia diz que o dízimo permaneceu intacto nos Evangelhos: “No Novo Testamento, não há nova regra para o dízimo. Jesus não condenou nem ab-rogou essa prática; apenas criticou o comportamento hipócrita dos religiosos que davam dízimo para se autopromoverem, sonegando o mais importante da Lei: o juízo, a misericórdia e a fé (Mateus 23.23)”.

O líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo afirma ainda que esse é um dos critérios para atestar a conduta cristã: “É impossível desassociar o dízimo e as ofertas de certas virtudes fundamentais da vida cristã. Logo, dar o dízimo atesta se o cristão crê em Deus e na Sua Palavra, se reconhece que Ele é o Provedor, se lhe é grato e se deseja contribuir para o evangelismo e o estabelecimento efetivo do Reino de Deus em cada coração”.

Malafaia diz ainda que a recusa em ofertar o dízimo demonstra avareza: “Existem muitos cristãos que não percebem que dar o dízimo é um privilégio. Eles não conseguem entregar nem 10% do seu salário à causa do Evangelho. Esse apego ao dinheiro demonstra um materialismo exacerbado e até avareza, um pecado de idolatria (Colossenses 3.5). E foi para evitar isso que o Senhor instituiu o dízimo”.

Confira abaixo, a íntegra do artigo “O dízimo deve ser praticado à luz do Novo Testamento?”, do pastor Silas Malafaia:

O dízimo representa a décima parte do fruto do nosso trabalho consagrada a Deus. É uma expressão da fé, do amor e da gratidão do cristão pelo favor divino que lhe assegura a vida e o sustento espiritual e material. Essa ordenança da Lei mosaica (Levítico 27.32), que no Antigo Testamento assegurava o sustento dos sacerdotes e dos levitas, já era praticada antes de Moisés. Abraão e Jacó, por exemplo, entregavam o dízimo de tudo o que possuíam (Gênesis 14.18-20; 28.22). Além de ser uma ordenança, o dízimo sempre envolveu bênçãos de prosperidade, conforme Provérbios 3.9,10 e Malaquias 3.10-12.

No Novo Testamento, não há nova regra para o dízimo. Jesus não condenou nem ab-rogou essa prática; apenas criticou o comportamento hipócrita dos religiosos que davam dízimo para se autopromoverem, sonegando o mais importante da Lei: o juízo, a misericórdia e a fé (Mateus 23.23).

O Senhor se agrada daquele que dá voluntariamente e com alegria (2 Coríntios 9.7), e não daquele que apenas cumpre uma obrigação religiosa, por medo de atrair uma maldição ou de ir para o inferno.

O cristão genuíno é conhecido pelo amor, pela fé, pela obediência e pela submissão ao Todo-poderoso. É impossível desassociar o dízimo e as ofertas de certas virtudes fundamentais da vida cristã. Logo, dar o dízimo atesta se o cristão crê em Deus e na Sua Palavra, se reconhece que Ele é o Provedor, se lhe é grato e se deseja contribuir para o evangelismo e o estabelecimento efetivo do Reino de Deus em cada coração.

A despeito disso, existem muitos cristãos que não percebem que dar o dízimo é um privilégio. Eles não conseguem entregar nem 10% do seu salário à causa do evangelho. Esse apego ao dinheiro demonstra um materialismo exacerbado e até avareza, um pecado de idolatria (Colossenses 3.5). E foi para evitar isso que o Senhor instituiu o dízimo.

Quando devolvemos a Deus os 10% que Ele requer para que haja mantimento em Sua casa, estamos dizendo que Ele é o Senhor da nossa vida, que reconhecemos que tudo que somos e temos vem dele e pertence a Ele; somos apenas os mordomos.

O cristão que entrega o dízimo demonstra ter visão espiritual, fé nas promessas de Deus, compromisso com a igreja, com sua liderança e com a causa do evangelho, e será ricamente abençoado pelo Senhor.

Sugestões de Leitura: 2 Crônicas 29; Malaquias 3.10-12

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


197 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber se eu deixar de dar meu dizimo em dinheiro e colocar em bem feitorias para a igreja, como por ex cabos…som…pedestais …reforma..estaria pecando…pois como já entendi o dizimo é uma oferta de amor dado por gratidão assim como fez Aabraão e depois Jacó..para poder suprir, nos tempos de hj a proclamação do Evangelho em Cristo em um templo fisico, material. Porem não vejo muito esse dizimo ser usado na minha congregação e gostaria de eu mesma comprar as coisas que estão faltando , ja que meu pastor nao o faz. Cristo veio para nos dar as suas benção e eu nao creio que o Seu Nome Poderoso nao seja suficiente para vencer qualqualquer maldição ou espirito devorador, migrador cortador ou qualquer q seja.O nome Dele é o que me basta

    • A Paz do Senhor Michelle. Creio eu que sua dúvida é justa e nossa fé em algo deve ser racional as coisas em nossas igrejas devem ser transparentes. Onde frequento há uma prestação de contas de tempos em tempos onde ficamos sabendo de tudo que arrecada e onde se gasta cada coisa. Nao temos sede prédio própio entao pagamos aluguél, água, energia, internet, e outros gastos. Penso que vc deveria conversar com seu lider ou com alguém responsavél pelas finanças como um tesoureiro, por exemplo. Não em tom de desconfiança, mas de uma maneira que ele entenda que se mais gente ficar sambendo do que acontece, das bençãos e das dificuldades, ficaria tudo mais transparente. Espero ter ajudado. Abraço e fique com DEUS.

  2. Esse silas mala não quer trabalhara mais ,ai fica ai pedindo dinheiro só que em forma de dizimo,arrancando o pelo das ovelhas ,e ainda diz que é de Deus,vagabundo ,vai trabalhar pega no pesado,ainda se envolve na politica o cara sai do meu pé jacaré

  3. OLÁ A SUA ATENÇÃO TESTEMUNHO OFERTA DE EMPRÉSTIMO EM SANTAREM
    Vocês que estão à procura de empréstimo de dinheiro, eu não sei como você compartilhar minha alegria como sendo eu mesmo procurando por empréstimo, me deparei com um homem chamado RIBEIRO, um homem de negócios. Ele concedeu um empréstimo de 25.000 euros, e falei com vários colegas que receberam empréstimos a este cavalheiro sem preocupações. Especialmente a mim, recebi o meu pedido de crédito sem protocolo e estou completamente satisfeito. A razão que me leva a publicar este anúncio e que este senhor continua a fazer maravilhas para as pessoas que estão realmente em necessidade. Por isso decidi compartilhar esta oportunidade com você que não têm a favor dos bancos ou quem tinha tido de lidar com os credores desonestos quem nefont que abusar da personalidade dos outros; Você tem um projeto ou uma necessidade de financiamento, você pode escrever-lhe e explicar sua situação; Vai ajudá-lo se ele está convencido de sua honestidade, seu e-mail é: RibeiroSantos55@outlook.com

  4. Eu estou comprando a maior parte daqueles que dizem credores estão
    de escros Eu sou uma pesquisa de empréstimo tem sido dois anos que eu fiz
    defraudado por pessoas. Tenho visitado um local entre o anúncio do empréstimo
    particularmente grave em todo o mundo e eu tenho experimentado
    A grande senhora, chamada Rosalina ajudar alguém, tornando-os empréstimos e
    que me concedeu um empréstimo de € 20.000 e no dia seguinte eu tenho o meu dinheiro e
    Eu tenho que pagar mais de 20 anos com um baixo interesse de sua parte
    3% no meu período de empréstimo e não dentro de 48 horas, recebi dinheiro
    sem protocolo. Precisa de crédito pessoal, o banco se recusa a você
    concessão de empréstimo, a falar com ele e você apertar satisfeito, mas tome cuidado para que você não gosta de pagar
    pronto! ri muito.
    Aqui é o seu e-mail: rosagomes200@gmail.com

  5. Em mateus 23:23, Jesus foi bem claro:
    estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.
    =======
    Qdo deixei de dar o dizimo, passei 04 anos sofrendo, bati o carro, fui assaltado, quebraram meu braço e passei quase
    5 anos morando de aluguel, em menos de 03 meses que passei a devolver o dizimo, minha casa esta quase pronta e até
    premios eu ja ganhei!, e muitas outras coisas virão.o problema não é 0s 10% que vão para o Senhor, mas os 90% que usamos
    Dele, faz muito mais do que os 100%
    Procurem no youtube por: Os maiores dizimistas do mundo – parte 3 e também: Dizimista fiel dono da Golden Cross 720p

    • Meu irmãozinho GUTO. Li seu comentário e GRAÇAS A DEUS QUE TEM O LIVRE ARBÍTRIO pois se não, que ler este comentário iria pensar que DEUS é ruim, mau, e que esta numa carência e uma falta absurda de DINHEIRO em. Você não acha meu irmão que não tem jeito de ROUBAR de quem é dono de tudo e ELE mesmo DEUS nos da antes de de termos.
      FIQUE NA PAZ. E se quiseres OBEDECER A DEUS VERDADEIRAMENTE OFERTE COM AMOR. AJUDE OS POBRES E OS NECESSITADOS. DÍZIMO ERA PARA OS LEVITAS.

  6. Se o Grande Mestre disse: estas coisas, porém, deveis fazer,no Novo Testamento, Quem somos nós para omiti-las
    Até o Dr Ray é dizimista Fiel e o Homem que fora considerado o mais rico do Mundo John Rockfeller, tbém era dizimista fiel,
    Porém, para ser Dizimista, tem que realmente crer eu Deus, e não ser um Ateo Cristão, A Promessa de Deus nunca falha.
    O problema é que as pessoas focam os 10% e os pastores que são falhos, não focam a promessa de Deus.
    Só tendo uma experiencia pessoal para crer realmente, e isto, somente as pessoas de muita Fé o fazem!
    Bom lembrar tbém que o Dizimo veio antes da Lei e Jesus disse na nova aliança:estas coisas, porém, deveis fazer! e ponto final.

  7. ESCRAVOS DA LEI, SÃO OS QUE TEM COMO PRATICA O DIZIMO. Aqueles que querem servir a Cristo precisam resistir às tendências de voltar ao Antigo Testamento como a base do nosso serviço hoje. “Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio. Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus” (Gálatas 3:25-26). “De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes” (Gálatas 5:4). Vamos andar no Espírito, conforme a revelação da Nova Aliança!

  8. INFORMAÇÕES 100% comprovada!

    Boa Dia
    Apareceu no noticiário na RTP Internacional mal uma semana atrás, senhor deputado Ribeiro SANTOS, investidor e credor certificadas com agregação da União Europeia e países terceiros fornece empréstimos às necessidades de indivíduos e empresas para aumentar a produtividade. Você tem um projeto de negócio? Você quer investir em imóveis? Vocês são líderes de negócios futuros, empreiteiro de auto (s), titular da (s) de negócio do projeto (s) ou os indivíduos que necessitam de dinheiro de empréstimo ou financiamento de um problema?Não hesite em contatá-la, porque ela pode oferecer-lhe um empréstimo de acordo com suas necessidades a uma taxa razoável de 2% para um empréstimo, incluindo entre 5.000€ a 1.000.000€ durante um período a acordar. Então, se você está em necessidade.

    Por favor, simplesmente ele escrever uma consulta de empréstimo nesse endereço :

    E-mail: Ribeirosantos55@outlook.com
    E-mail: Ribeirosantos55@outlook.com

    ao dar uma boa razão para você e o seu pedido será satisfeita em 48 horas no máximo. Meu marido recebeu um empréstimo deste senhor para um projecto agrícola.Razão por que estou fazendo este testemunho de gratidão por este senhor generoso.

  9. Quem disse que novo testamento não há texto que fala de dízimo, esse tal não lê bíblia, Mateus 23; 23, e dízimo é pela fé, ou seja, se eu não tenho fé pra ser dizimista, não devo criticar quem tem a de ser dizimista , cada um com a sua fé e Deus com todos! !!

  10. Olá
    Você está a procurar empréstimo reviver suas atividades para um projeto, ou para a compra de um apartamento, mas infelizmente o banco pede-lhe termos que é s preocupam-me incapbles eu sou um indivíduo I concedeu empréstimos que variam de 2000 a 500 000 foi capazes de atender a todos seus em outro lugar da taxa de juros de 2,20% ano. ou você precisa de dinheiro para outras razões; Não hesietz não me contactar para obter mais informações. Seguinte: ofertas dinheiro empréstimo gratuito do site de carga d anúncio de empréstimo de dinheiro, especialmente em anunciando oferece seriedade especiais específicas educação empréstimo especial de empréstimo francês seriamente fazer empréstimos de dinheiro anúncios empréstimo gratuito FSBO local d anúncio de empréstimo de dinheiro entre sites de indivíduos anúncios de empréstimo d dinheiro classificados grátis d oferece empréstimos entre os indivíduos * entre dinheiro de empréstimo de investigação particular 4D FSBO sites 6D oferece depret entre oferta individual empréstimo particular novo site de paris anúncios de d empréstimo de dinheiro sem listar o dinheiro do empréstimo particular emprestou a sério entre empréstimo individual entre particular pedágio ofertas de empréstimo entre particular França site empréstimo francês de anúncio gratuito d de dinheiro pronto para ets individuais neste grave oferece de empréstimo de dinheiro entre indivíduos seriamente e honntes. Obrigado não contatar-me email:sobelclaudel@yahoo.f

  11. Olá
    Você está a procurar empréstimo reviver suas atividades para um projeto, ou para a compra de um apartamento, mas infelizmente o banco pede-lhe termos que é s preocupam-me incapbles eu sou um indivíduo I concedeu empréstimos que variam de 2000 a 500 000 foi capazes de atender a todos seus em outro lugar da taxa de juros de 2,20% ano. ou você precisa de dinheiro para outras razões; Não hesietz não me contactar para obter mais informações. Seguinte: ofertas dinheiro empréstimo gratuito do site de carga d anúncio de empréstimo de dinheiro, especialmente em anunciando oferece seriedade especiais específicas educação empréstimo especial de empréstimo francês seriamente fazer empréstimos de dinheiro anúncios empréstimo gratuito FSBO local d anúncio de empréstimo de dinheiro entre sites de indivíduos anúncios de empréstimo d dinheiro classificados grátis d oferece empréstimos entre os indivíduos * entre dinheiro de empréstimo de investigação particular 4D FSBO sites 6D oferece depret entre oferta individual empréstimo particular novo site de paris anúncios de d empréstimo de dinheiro sem listar o dinheiro do empréstimo particular emprestou a sério entre empréstimo individual entre particular pedágio ofertas de empréstimo entre particular França site empréstimo francês de anúncio gratuito d de dinheiro pronto para ets individuais neste grave oferece de empréstimo de dinheiro entre indivíduos seriamente e honntes. Obrigado não contatar-me email:valenciamnouchkine@yahoo.f

  12. Muito pelo contrário, dar dízimo é que demonstra materialismo e avareza, pois a pessoa deixa de ajudar quem realmente precisa por conta da maldição que sobrevirá às suas finanças. Malafaia não sabe nada de bíblia, prega o que lhe convém.

DEIXE UMA RESPOSTA