Sobrevivente de genocídio no Camboja, homem se converte ao Evangelho, reencontra assassinos de sua família e os perdoa

1

Sobreviver a um genocídio já pode ser considerado um milagre, mas Reaksa Himm tem uma história ainda mais intensa para contar, e ele resolveu revelá-la ao mundo no livro After the Heavy Rain (“Depois da Forte Chuva”, em tradução livre).

Reaksa Himm sobreviveu ao regime Khmer Rouge, que entre os anos 1974 e 1979 matou aproximadamente 1,7 milhões de pessoas no Camboja, e viu 10 parentes serem mortos brutalmente. Sua perda pessoal chegou a 13 familiares.

Em 1975, Reaksa vivia pacificamente em Siem Reap, e com a eclosão do conflito político que resultou no surgimento do regime ditatorial, sua vida foi virada de cabeça para baixo. Depois de executar todos os líderes simpáticos ao governo anterior, o regime do Khmer Rouge passou a enviar o povo cambojano a campos de trabalho sob a alegação de que seriam apenas três dias, tempo necessário para que o exército do regime exterminasse os soldados norte-americanos que restavam no país. Mas os dias viraram meses e os meses se tornaram anos.

Durante os dois primeiros anos, Reaksa e sua família tentaram viver em conformidade com as exigências do novo governo, e não se manifestavam contra o regime. “Se você se opusesse a eles, alguém iria até você à noite dizer que iriam mandá-lo para a escola para que você pudesse mudar o seu comportamento. Mas, ser enviado à escola significava execução, literalmente”, conta o sobrevivente.


Um certo dia, Reaksa – que tinha apenas 14 anos – encontrou-se com um homem mais velho, estranho, durante seu trabalho, e ouviu dele uma previsão sombria: “Nos próximos seis meses toda a sua família será morta, mas você não vai morrer. Você terá que passar por um monte de sofrimento”, disse o homem.

Poucas semanas depois, soldados do regime foram à casa de sua família e prenderam seu pai, dizendo que o matariam por ele ser um espião da CIA. Arrastado para a floresta junto com seus irmãos menores, Reaksa ouviu de seu pai uma frase que ele nunca esqueceu: “Eu amo todos vocês”. Na cultura do Camboja, a demonstração de afeto é algo raro. “Essa foi a primeira e última vez que eu ouvi meu pai dizer essas palavras”, relata.

Os soldados cavaram covas para a família e fizeram seu pai ajoelhar-se em frente ao túmulo. Empurrado, seu pai caiu no buraco. Depois vieram os gritos. “Eu vi cada machadada dada por eles enquanto massacravam meu pai. Na minha vez, eu coloquei meu irmãozinho ao meu lado. Alguém me bateu por trás, e caí sobre o meu pai. Então eu ouvi o meu irmão bebê gritar muito alto. Eu ouvi o corte e os gritos”, conta Reaksa.

Quando estavam indo embora, os soldados notaram que ele ainda estava vivo e bateram novamente, quebrando seu nariz. “Não importava o que eles fizessem, eu não me mexeria”. Os assassinos saíram à busca da mãe de Reaksa e suas irmãs, que estavam trabalhando numa fazenda próxima. Enquanto isso, ele lutava para sair debaixo dos corpos que tinham sido jogados por cima dele.

“Eu estava apenas começando a entender o que tinha acontecido. Eu não conseguia imaginar como eu poderia continuar com a minha vida. Eu estava deitado com os corpos dos mortos e esperando que os soldados viessem acabar comigo”, disse Reaksa ao Charisma News.

Quando enfim conseguiu sair da cova, Reaksa se escondeu e assistiu os soldados matarem sua mãe e suas irmãs, da mesma forma que fizeram com seu pai e irmãos. “Depois que os soldados deixaram o local, eu rastejei de volta para o túmulo e me ajoelhei com a cabeça curvada para o túmulo. Eu vi o rosto de minha mãe. Eu chorei e gritei até que eu perdi a consciência. Quando acordei, ele estava prestes a tornar-se escuro. Eu estava sozinho na selva escura. Naquela noite, eu decidi subir em uma árvore e segurar a árvore a noite inteira. Eu não podia fechar os olhos. Eu muito assustado”, relatou, frisando que passou os três dias e noites seguintes no local, escondido, comendo brotos de bambu e frutos silvestres e bebendo orvalho espremido de sua camisa encharcada de sangue.

Ao criar coragem para sair, decidiu que fugiria e que se vingaria do que haviam feito a sua família. Caso não pudesse cumprir esses objetivos, se tornaria monge budista, ou iria viver em outro país.

Nos anos seguintes, viveu migrando de região a região, até que o Vietnã derrubou o regime Khmer Rouge em 1979, quando ele já tinha 18 anos.  Em 1984, tornou-se policial com o objetivo de retornar à sua aldeia e matar os assassinos de sua família. Quando encontrou o primeiro, o levou para a floresta, apontou a arma para ele, mas não conseguiu atirar. Reaksa então, chegou a conclusão de que precisava ir em frente, superar aquilo.

O novo regime não permitia que os jovens se tornassem monges, então a conclusão de Reaksa foi que era necessário sair do país, embora fosse ilegal. O jovem então, partiu para a Tailândia, onde existiam campos de refugiados, onde encontrou um primo, que havia se tornado pastor evangélico. “Ele ficava me falando sobre Jesus, e eu respondia que precisava de dinheiro, e não Jesus”.

Durante cinco anos, tentou um visto de refugiado para os Estados Unidos, sem sucesso. Então, passou a escrever para o consulado canadense, e decidiu que orar a esse respeito não faria mal. “Eu me senti sem esperança. Uma noite, eu me ajoelhei e orei: ‘Deus, se você me levar para o Canadá, eu vou começar uma nova vida e viver para Você”, prometeu.

Três meses depois, Reaksa conseguiu o visto para o Canadá, e um ano mais tarde, se converteu ao Evangelho, e passou a estudar teologia, apesar das mágoas que carregava consigo desde a chacina de sua família.

Com o tempo, a mensagem do Evangelho foi surtindo efeito no coração de Reaksa, e ele percebeu que precisava deixar Deus agir: “Eu não tinha conseguido deixar Deus ser o juiz justo. A vingança não é minha, é do Senhor. Deus não se lembrava dos meus pecados mais. Deus havia cancelado todos os meus pecados, mas eu não tinha conseguido soltar os pecados de assassinos da minha família”.

Em 1999, Reaksa sentiu Deus chamando-o de volta para o Camboja. Ele voltou para palestrar sobre psicologia em uma faculdade bíblica, mas decidiu ficar para plantar igrejas, incluindo a região em que sua família foi morta. E, embora ele já tivesse perdoado os assassinos durante os anos em que viveu no exterior, ele sabia que tinha chegado a hora para ele levar o processo um passo adiante, e então localizou o homem que matou seu pai e irmãos, o homem que o havia batido por trás, e o homem que havia matado sua mãe e irmãs mais velhas.

“Eu ofereci a cada um deles um lenço camelo como um símbolo do meu perdão. Eu ofereci minha camisa como símbolo do meu amor por eles. E eu dei-lhes a Bíblia como um símbolo de minha bênção a eles”, disse Reaksa, citando as palavras de Jesus em João 8:36: “Portanto, se o Filho vos libertar, você será livre de fato”

“Mentalizar ‘eu te perdôo’ enquanto viajava do Canadá para o Camboja foi fácil. Mas conhecer aqueles assassinos, olhar em seus olhos e dizer: ‘Eu te perdôo”, foi tremendamente difícil. Não há nenhuma maneira em minha própria humanidade que eu conseguisse fazer isso. Foi só o poder da graça de Deus em minha vida que me deu a força para fazer isso. Foi somente a graça de Deus que me libertou”, disse Reaksa Himm, testemunhando o milagre de sua vida.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


1 COMENTÁRIO

  1. vejam que coisa tremenda, que DEUS faz na vida de um homem, alguém ateu pode dizer, porque DEUS não salvou a vida da familia também, esta resposta só ele pode dar, mas com certeza, este homem foi transformado, e pode testemunhar, de como DEUS tem poder para resgatar vidas, FICO PENSANDO SE ESTE HOMEM, NÃO TIVESSE RECEBIDO A PROFECIA, DE UM MISSIONÁRIO, SE ESTE MISSIONÁRIO NÃO TYIVESSE SIDO MANDADO PARA LA, SE O PRIMO DELE EM OUTRO PAÍS, NÃO TIVESSE RECEBIDO DE SEU PRIMO, AGORA CONVERTIDO, POR MISSIONÁRIOS MANDADOS PARA LÁ , VEJAM COMO É IMPORTANTE TER PESSOAS COM CORAÇÃO PARA A OBRA DE DEUS, QUE TENHA AMOR E FÉ, PARA RESGATAR, POBRES ALMAS, QUE CAMINHAM PARA O INFERNO, HA!!! SE NÃO FOSSE A FÉ O AMOR DOS DÍZIMISTAS, QUE ENVIAM PARA MISSÃO HOMENS E MULHERES, QUE OBEDECEM O IDE, O9RDEM QUE JESUS NOS DEU…FICO PENSANDO, SE ESTAS PESSOAS OFERTANTES E DÍZIMISTAS , NÃO TIVESSEM POR EXEMPLO MANDADO DANIEL BERG GUNAR VINGREN Chegam ao Brasil os primeiros missionários calvinistas (huguenotes-franceses),
    enviados por João Calvino à França Antártica antiga colonia francesa na
    Baía de Guanabara atual Estado do Rio de Janeiro
    liderados pelos Reverendos Pierre Richier e Guillaume Chartier.
    10 de Março Igreja Reformada Francesa 1º
    Culto Protestante Realizado o primeiro culto protestante nas Américas,
    oficiado pelo Reverendo Pierre Richier.
    21 de Março Igreja Reformada Francesa 1ª
    Santa Ceia No domingo, 21 de março, houve aprimeira celebração da Ceia do Senhor
    sob o rito calvinista.
    1630 ND Igreja Reformada Holandesa Fundação
    da 1ª igreja A Igreja Reformada Holandesa instala-se no Recife, PE.
    Foram fundadas 22 igrejas protestantes no Nordeste, sendo que a maior era a do Recife e contava, inclusive, com uma congregação inglesa e uma francesa.
    Esta se reunia no templo gálico, que tinha no conde João Maurício de Nassau seu membro mais ilustre.
    As igrejas foram servidas por mais de 50 pastores (“predicantes”), além de pregadores auxiliares (“proponentes”) e outros oficiais.
    A Igreja Reformada Holandesa batizou índios, lutou por sua libertação e pretendia traduzir a Bíblia para o tupi e ordenar pastores indígenas.
    1816 ND Igreja Anglicana 1º
    Capelão Chega ao Brasil na cidade do Rio de Janeiro – RJ,
    o primeiro capelão anglicano, Robert C. Crane.
    1822 26 de Maio Igreja Anglicana 1ª
    Igreja Inaugurada no Rio de Janeiro – RJ, a primeira capela anglicana,
    direcionada aos estrangeiro anglicanos na sua maioria ingleses.
    1824 ND Igreja Luterana Inicio
    da imigração alemã Chegam ao Brasil os primeiros luteranos vidos da Alemanha para a Região Sul.
    Mais precisamente em São Leopoldo, RS e Blumenau, SC. Inauguração da Igreja Luterana em Nova Friburgo (RJ).
    1855 10 de Maio Igreja Congregacional 1ºs
    missionários Chega ao Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, RJ
    o primeiro casal de missionários da Igreja Congregacional,
    Robert Reid Kalley (escocês) e Sarah Poulton Kalley (inglesa).
    1858 11 de Julho Igreja Congregacional Fundação
    da 1ª igreja
    congregacional 1ª Igreja Evangélica de estilo congregacional e de fala portuguesa no Brasil:
    A Igreja Evangélica Fluminense fundada pelo missionário escocês Robert R. Kalley.
    Em 1913 junta-se a União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil.
    1859 12 de agosto Igreja Presbiteriana do Brasil
    (IPB) 1º
    missionário presbiteriano Missionário presbiteriano estadunidense chega ao Brasil,
    Ashbel Green Simonton.
    1862 Janeiro Igreja Presbiteriana do Brasil
    (IPB) Fundação
    da 1ª denominação Fundador: Ashbel Green Simonton, missionário americano.
    Fundada na cidade do Rio de Janeiro, RJ.
    1864 ND Igreja Presbiteriana do Brasil
    (IPB) 1º Jornal Evangélico
    do Brasil “Imprensa Evangélica” primeiro jornal evangélico
    fundado por Ashbel G. Simonton.
    1865 ND Igreja Presbiteriana do Brasil
    (IPB) 1º
    pastor brasileiro José Manoel da Conceição, ex-padre
    foi o primeiro brasileiro a ser pastor.
    1867 Agosto Igreja Metodista
    (IM) 1º
    missionário metodista Junius Estaham Newman (americano) chega ao Brasil na cidade do Rio de Janeiro,
    pioneiro da obra metodista permanente no Brasil,
    fixando-se na cidade de Saltinho, próximo a Santa Bárbara d’Oeste, SP.
    1871 Agosto Igreja Metodista
    (IM) Fundação
    da 1ª denominação metodista Reverendo Newman organiza, com nove membros a 1ª Igreja Metodista no Brasil
    em Saltinho no interior de São Paulo.
    Origem: Igreja Metodista Episcopal do Sul – EUA embora não apoiada oficialmente por essa organização.
    10 de Setembro Igreja Batista Fundação
    da primeira igreja batista Em 1871 o primeiro grupo batista se estabeleceu em Santa Bárbara,
    onde fundaram a primeira igreja batista em solo brasileiro.
    Os fundadores foram os Pr. Richard Ratcliff e o Pr. Robert Porter Thomas.
    Os cultos eram realizados em inglês, para servir aos imigrantes norte-americanos.
    1878 junho/julho Casa de Oração
    (IM) Fundação
    do movimento dos irmãos
    no Brasil Iniciou-se na cidade do Rio de Janeiro, em 1878, com oito irmãos que saíram da Igreja Evangélica Fluminense depois de troca de correspondências com o irmão Richard Holden que havia sido co-pastor daquela mesma igreja ainda na época do Dr. Kaley.
    1879 11 de Setembro Igreja Evangélica Brasileira Fundação
    de denominação Iniciou-se na cidade do Rio de Janeiro, em 1879, com 11 membros que saíram da Igreja Presbiteriana liderados pelo doutor Miguel Vieira Ferreira.
    1882 ND Igreja Batista do Brasil Fundação
    da 1ª denominação batista Foi organizada a primeira Igreja Batista do Brasil
    na cidade de Salvador – BA, pelos missionário Willian Buck Bagby e sua esposa Anne Luther Bagby.
    Onde vinte cinco anos depois seria fundada a Convenção Batista Brasileira.
    1885 ND Igreja Metodista
    (IM) 1º
    pastor metodista Bernardo de Miranda é o primeiro brasileiro
    nomeado como pastor metodista.
    1886 ND Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
    (IECLB) Fundação
    de denominação Organizado o Sínodo Rio-Grandense da Igreja Evangélica Alemã,
    que em 1968 se tornaria a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
    1890 1 de Junho Igreja Episcopal Anglicana do Brasil Fundação
    de denominação anglicana Fundadores: missionários Lucien Lee Kinsolving e James Watson Morris.
    Fundada na cidade de Porto Alegre, RS.
    1893 ND Igreja Adventista do Sétimo Dia 1º
    missionário adventista Albert B. Stauffer, primeiro missionário enviado ao Brasil
    pela liderança mundial da Igreja Adventista, chega em São Paulo, SP.
    1895 8 de Junho Igreja Adventista do Sétimo Dia Fundação
    de denominação A primeira igreja adventista do Brasil é estabelecida com a
    inauguração de seu templo na cidade de Gaspar Alto, Santa Catarina.
    1901 25 de Agosto Igreja Cristã Evangélica do Brasil
    (ICEB) Fundação
    de denominação Fundador: Reginaldo Young (canadense).
    Fundada na cidade de São Paulo, SP.
    Sede: Anápolis, GO.
    1903 31 de Julho Igreja Presbiteriana Independente do Brasil
    (IPI) Fundação
    de denominação Fundador: Reverendo Eduardo Carlos Pereira.
    Fundada na cidade de São Paulo, SP.
    Sede: São Paulo, SP.
    Dissidência: Igreja Presbiteriana do Brasil.
    1904 24 de Junho Igreja Evangélica Luterana do Brasil
    (IELB) Fundação
    de denominação Fundador: diversos pastores luteranos.
    Fundada na cidade de São Pedro do Sul, RS.
    Sede: Porto Alegre, RS.
    Origem: Igreja Luterana – Sínodo de Missouri.
    1907 Julho Convenção Batista Brasileira
    (CBB) Fundação
    de denominação Fundada por 32 delegados que representavam 39 igrejas,
    reunidos na cidade de Salvador, BA
    1910 20 de Abril Congregação Cristã no Brasil
    (CCB) Fundação
    da 1ª denominação
    pentecostal Fundador: Louis Francescon (italiano).
    Fundada na cidade de Santo Antônio da Platina, PR.
    Sede: São Paulo, SP.
    19 de Novembro Igreja Evangélica Assembleia de Deus
    (IEAD) Primeiros
    missionários assembleianos Chegam ao porto de Belém, capital do Estado do Pará
    os missionários suecos batistas Gunnar Vingren e Daniel Berg vindos dos EUA,
    ao chegarem naquela cidade são acolhidos pela Igreja Batista local.
    1911 18 de Junho Igreja Evangélica Assembleia de Deus
    (IEAD) Fundação
    de denominação Fundadores: Missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg (suecos).
    Fundada na cidade de Belém, PA.
    Adotando o nome de Missão da Fé Apostólica.
    1912 3 de Setembro Convenção das Igrejas Batistas Independentes
    (CIBI) Inicio
    de missão Fundada na cidade de Guarani das Missões, RS, pelo missionário Erik Jansson (sueco).
    1913 ND União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil
    (UIECB) Fundação
    de denominação Treze igrejas locais originarias do trabalho do casal Kalley, se reuniram
    e formaram a UIECB – União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil.
    1918 18 de Janeiro Igreja Evangélica Assembleia de Deus
    (IEAD) Alteração
    de nome Por sugestão de Gunnar Vingren, passou a chamar-se Assembleia de Deus.
    1925 15 de Julho Igreja Evangélica Holiness do Brasil Inicio
    de missão Chega ao Brasil o missionário e pastor japonês Takeo Monobe,
    dando inicio ao trabalho de visitação e evangelização no estado de São Paulo.
    Dia em que é comemorado o inicio da Missão Holiness no Brasil.
    1926 ND Igreja Evangélica Holiness do Brasil Fundação
    de denominação Com a chegada da esposa do Pastor Takeo Monobe ao Brasil,
    é estabelecida na cidade de São Paulo, na rua Conde de Sarzedas no bairro da Liberdade
    a sede da denominação.
    1930 2 de Setembro Igreja Metodista do Brasil Fundação
    de denominação Na Igreja Metodista Central da cidade de São Paulo,
    foi organizada a Igreja Metodista do Brasil
    . O primeiro bispo eleito foi o missionário John Willian Tarboux.
    1932 24 de Janeiro Igreja Adventista da Promessa
    (IAP) Fundação
    de denominação Fundador: Pastor João Augusto da Silveira.
    Fundada na cidade de Paulista, PE.
    Dissidência: Igreja Adventista do Setimo Dia
    13 de Dezembro Igreja de Cristo no Brasil
    (IC) Fundação
    de denominação Fundadores: membros oriundos da Assembleia de Deus destacando-se o Pastor Manoel Higino de Souza.
    Fundada na cidade de Mossoró, RN.
    Dissidência: Igreja Evangélica Assembleia de Deus.
    1935 9 de Janeiro Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil Inicio
    de missão Chega ao Brasil no porto do Rio de Janeiro – RJ, capital da nação na época
    o 1º missionário da “A Igreja de Cristo Pentecostal” Reverendo Horace S. Ward oriundo dos EUA.
    1936 1 de Novembro Igreja Metodista Livre
    (IMEL) Fundação
    de denominação Fundadores: Reverendos Daniel Masayoshi Nishizumi e Hiroyuki Hayashi (japoneses).
    Fundada na cidade de São Paulo, SP.
    Sede: descentralizada.
    Origem: Igreja Metodista Livre do Japão
    1937 24 de Janeiro Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil Fundação
    de denominação Fundador: Reverendo Horace S. Ward (americano).
    Fundada na cidade de Serra Talhada, PE.
    Sede: Mogi Guaçu, SP.
    Origem: A Igreja de Cristo Pentecostal – EUA.
    1939 ND Missão Evangélica Pentecostal do Brasil
    (MEPB) Fundação
    de denominação Fundadores: missionários Harland e Hazel Graham (americanos).
    Fundada na cidade de Manaus, AM.
    Sede: Natal, RN.
    Origem Igreja da Beira da Estrada – Seattle, EUA.
    1940 11 de Fevereiro Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil Fundação
    de denominação Fundadores: membros da Liga Conservadora da IPI,
    sob a liderança do Reverendo Bento Ferraz.
    Sede: São Paulo, SP.
    Origem: Igreja Presbiteriana Independente.
    1942 11 de Janeiro Igreja Evangélica Congregacional do Brasil
    (IECB) Fundação
    de denominação Fundador: Pastor Karl Spittler dentre outros.
    Fundada na cidade de Panambi, RS.
    Sede: Panambi, RS.
    Origem: A IECB foi apoiada pela Igreja Evangélica Congregacional da Argentina e dos EUA.
    1948 25 de Março Igreja de Cristo no Brasil Inicio
    de missão Chega na cidade do Rio de Janeiro – RJ,
    o primeiro casal de missionários americanos Lloyd David Sanders e Ruth Sanders
    com a missão de estabelecer a “Igreja de Cristo” no Brasil.
    1949 ND Igreja de Cristo no Brasil Fundação
    de denominação Fundador: Missionário e Pastor Lloyd David Sanders.
    Fundada na cidade de Goiânia, GO.
    Sede: descentralizada.
    Origem: Igreja de Cristo – EUA
    1951 15 de Novembro Igreja do Evangelho Quadrangular
    (IEQ) Fundação
    de denominação Fundador: Missionário Harold Edwin Willians (americano) e Pr. Emílio Vasquez.
    Fundada na cidade de São João da Boa Vista, SP.
    Sede: São Paulo/SP, Rua Gal. Olímpio da Silveira.
    Origem: Igreja do Evangelho Quadrangular – EUA
    1952 22 de fevereiro Convenção das Igrejas Batistas Independentes
    (CIBI) Fundação
    de denominação Primeira convenção das igrejas batistas independentes.
    1953 ND Ministério Voz da Verdade
    (VDV) Fundação
    de denominação Fundador: Pastor Fued Moysés.
    Fundada na cidade de São Paulo, SP.
    Sede: Santo André, SP.
    Dissidência: Igreja Metodista
    1955 ND Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil Para Cristo
    (OBPC) Fundação
    de denominação Fundador: Missionário Manoel de Mello e Silva.
    Fundada na cidade de São Paulo, SP.
    Sede: São Paulo.
    Dissidência: Igreja do Evangelho Quadrangular.
    1958 12/10/1958 Igreja do Nazareno no Brasil
    (INB) Fundação de denominação Brasil Fundador: Missionário Earl Elwood Mosteller e sua esposa Gladys Marie Parker Mosteller.
    Fundada na cidade de Campinas, SP.
    Sede: São Paulo.
    .
    1962 3 de Junho Igreja Pentecostal Deus é Amor
    (IPDA) Fundação
    de denominação Fundador: Missionário David M. Miranda.
    Fundada na cidade de São Paulo, SP.
    Sede: “Templo da Glória de Deus” na cidade de São Paulo.
    Dissidência: Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo.
    1963 12 de Julho Igreja Unida
    (IU) Fundação
    de denominação Fundador: Pastor Luiz Schiliró.
    Fundada na cidade de São Paulo, SP.
    Fusão das Igrejas: Igreja Cristã Pentecostal de Evangelização e Cura Divina “Maravilha de Jesus”; Igreja Evangélica do Povo e Igreja Cristã Evangélica Unida.
    1964 9 de Junho Igreja Tabernáculo Evangélico de Jesus
    Casa da Bênção
    (ITEJ) Fundação
    de denominação Fundador: Doriel de Oliveira.
    Fundada na cidade de Belo Horizonte, MG.
    Sede: Catedral da Bênção na cidade de Taguatinga, DF.
    Dissidência: Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo.
    1965 Janeiro Convenção Batista Brasileira
    (CBB) Exclusão
    de igrejas Em Niterói – RJ, a CBB exclui 32 igrejas de seu rol,
    por terem aceitado a doutrina pentecostal dos dons do Esprirto Santo em sua liturgia.
    1966 Janeiro Convenção Batista Nacional
    (CBN) Fundação
    de missão independente Sobem para 52 as igrejas recém desligadas da CBB
    devido a aceitação da doutrina pentecostal. Devido aos fatos
    os pastores Ilton Quadros e Artue Freire criam a Ação Missionária Evangélica.
    1967 5 de Janeiro Igreja Metodista Wesleyana
    (IMW) Fundação
    Denominação Fundador: diversos pastores da Igreja Metodista do Brasil que aderiram ao movimento de renovação.
    Fundada na cidade de Nova Friburgo, RJ.
    Sede: Nova Friburgo, RJ.
    Dissidência: Igreja Metodista do Brasil.
    10 de Agosto Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil
    (AIECB) Fundação
    de denominação Fundadores: diversos pastores oriundos da UIECB.
    Sede: João Pessoa, PB.
    Dissidência: União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil.
    16 de Setembro Convenção Batista Nacional
    (CBN) Fundação
    de denominação Por ocasião da primeira Assembleia Geral,
    realizada na Igreja Batista da Lagoinha em Belo Horizonte – MG,
    com a presença de 43 representantes de 19 igrejas a AME – Ação Misssionária Evangélica
    passa a se chamar Convenção Batista Nacional.
    Outubro Igreja Cristã Maranata
    (ICM) Fundação
    de denominação Fundada na cidade de Vila Velha, ES.
    Sede: Vila Velha, ES.
    Dissidência: Igreja Presbiteriana do Brasil.
    1968 ND Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
    (IECLB) Fundação
    de denominação Surge a partir da união dos: Sínodo Rio-Grandense da Igreja Evangélica
    Alemã (1886); Sínodo Evangélico Luterano de Santa Catarina, Paraná e outros
    Estados da América do Sul (1905); Associação de Comunidades Evangélicas de
    Santa Catarina e Paraná (1911);
    Sínodo Evangélico do Brasil Central.
    1977 9 de Julho Igreja Universal do Reino de Deus
    (IURD) Fundação
    de denominação Fundadores: Bispo Edir Macedo e Romildo R. Soares (R. R. Soares).
    Fundada na cidade do Rio de Janeiro, RJ.
    Sede: “Templo da Glória do Novo Israel” – Rio de Janeiro, RJ.
    Dissidência: Igreja de Nova Vida.
    1978 10 de Setembro Igreja Presbiteriana Unida do Brasil
    (IPU) Fundação
    de denominação Fundadores: diversos pastores oriundos da IPB.
    Fundada na cidade de Atibaia, SP.
    Sede: Vitória, ES.
    Dissidência: Igreja Presbiteriana do Brasil.
    1980 ND Igreja Internacional da Graça de Deus Fundação
    de denominação Fundador: Romildo Ribeiro Soares mais conhecido como Missionário R.R. Soares.
    Fundada na cidade de Duque de Caxias, RJ.
    Sede: São Paulo, SP.
    Dissidência: Igreja Universal do Reino de Deus.
    1986 ND Igreja Apostólica Renascer em Cristo Fundação
    de denominação Fundadores: Apóstolo Estevam Hernandes e Bispa Sônia Hernandes.
    Fundada na cidade de São Paulo, SP.
    Sede: São Paulo, SP.
    Dissidência: Igreja Cristã Pentecostal da Bíblia.
    1992 Fevereiro Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra
    (SNT) Fundação
    de denominação Fundadores: Bispos Robson Rodovalho e Maria Rodovalho.
    Fundada na cidade de Brasília, DF.
    Sede: Brasília, DF.
    1994 ND Igreja Apostólica Fonte da Vida Fundação
    de denominação Fundador: Apóstolo César Augusto M. de Sousa.
    Fundada na cidade de Goiânia, GO.
    Sede: Goiânia, GO.
    1998 9 de Março Igreja Mundial do Poder de Deus
    (IMPD) Fundação
    de denominação Fundador: Apóstolo Valdemiro Santiago.
    Fundada na cidade de Sorocaba, SP.
    Sede: Templo dos Milagres na cidade de São Paulo, SP.
    Dissidência: Igreja Universal do Reino de Deus.
    2006 25 de Setembro Igreja Batista Rhema
    (I.B.R) Fundação
    de denominação Fundador: Pastor Helio Junior.
    Fundada na cidade de Alagoinhas, BA.
    2005 1 de Novembro Igreja Evangélica Pentecostal a Última Trombeta
    (IEPAUT) Fundação
    da denominação Miss. LAURENY DIAS DOS SANTOS DA MATA e Pr. PAULINO DA MATA SOARES.
    Fundada na cidade de SERRA, ES.
    Fundada na cidade de SERRA, ES, pela missionária Laureny e Pastor Paulino ( vulgo Paulo ).
    2009 23 de Outubro *Igreja Anglicana Reformada do Brasil
    (IARB) Fundação
    da denominação O primeiro Sínodo da Igreja Anglicana Reformada do Brasil acontece na cidade de Bragança Paulista, São Paulo, dando lugar oficialmente o inicio da missão da IARB em tudo o Brasil.
    2012 5 de Agosto Comunidade Novo Apascentar do Brasil Fundação
    da denominação Fundador: Pastor Diego Avlis, Miss. Romana Guimarães e Presbítero Honorio Guimarães.
    Fundada na cidade de Petrolina, PE.
    Sede: Comunidade Novo Apascentar em Petrolina/PE.
    2012 22 de Agosto Ministerio Pentecostal Quebrando os Grilhões Fundação
    de denominação Fundador: Geraldo Gomes BARBOSA.
    Fundada na cidade de FORMOSO DO ARAGUAIA, TO.
    Sede: Formoso do Araguaia, To. 1

DEIXE UMA RESPOSTA