O terremoto que devastou parte da Turquia e da Síria deixou para trás um rastro de destruição material, mas principalmente de vidas humanas. Com mais de 40 mil mortos e meio milhão de desabrigados, o país agora se mobiliza para lidar com os traumas deixados por essa tragédia.
Diante disso, missionários cristãos estão empenhados em oferecer o amor de Cristo para quem deseja conforto e compreensão nesse momento difícil, bem como ajuda humanitária.
Um dos missionários que atua na região falou um pouco sobre a sua percepção com relação ao desastre. “Eu creio que Deus tem um propósito para todas as coisas e se o Senhor lhes permitiu passar por isso e ainda nos trouxe até aqui, não pode ser uma simples coincidência”, disse ele.
O evangelista não revelou o seu nome por razões de segurança. A Turquia é uma república islâmica, onde o cristãos são perseguidos por causa da fé em Jesus Cristo. O país ocupa atualmente a 41° colocação na lista mundial de perseguição religiosa da Portas Abertas, o que exige cautela por parte da Igreja, mesmo em um contexto de extrema necessidade.
Nesse momento, segundo o evangelista cristão, é preciso agir com bastante sabedoria, tendo em vista que a prioridade imediata é o socorro aos sobreviventes do terremoto.
“Que o Senhor dê sabedoria e discernimento para que cada missionário nesta nação possa direcionar as pessoas a Cristo e reestruturar não apenas os prédios mas o coração de cada um sobre a Rocha que é Cristo”, disse ele em uma entrevista para o portal Guiame.
Mobilização geral
O irmão em Cristo contou que há pessoas de vários países ajudando no socorro aos sobreviventes. Estão, por exemplo, russos, colombianos, brasileiros, chilenos e venezuelanos.
Apesar da necessidade de ajuda humanitária, o missionário frisou que a maior transformação para os sobreviventes será a mudança de compreensão com relação a tudo o que aconteceu. Neste caso é preciso oferecer amparo humano, mas sem perder de vista que a mais importante salvação não é a do corpo, mas da alma.
“Ajudem em oração para que a obra do Senhor seja feita e para que tudo isso se transforme em benção na vida das pessoas. Que elas possam conhecer a Cristo e que seus corações estejam abertos para receber a Palavra. Que sejam transformadas pelo poder do Espírito Santo”, conclui.