Com mais de 23 mil mortos, 50 mil feridos e milhares de desabrigados em decorrência do terremoto na Turquia e Síria, cristãos de várias partes do mundo estão se mobilizando para acolher os sobreviventes da tragédia, oferecendo ajuda não apenas humanitária, mas também espiritual.
Além da Associação de Igrejas Protestantes na Turquia (TeK, também conhecida como Aliança Evangélica Turca), equipes da Sociedade Bíblica (SB) na Síria e na Turquia também estão mobilizadas para o acolhimento dos sobreviventes.
Um funcionário da SB relatou como o trabalho tem unido os cristãos e pessoas de diferentes credos na busca dos desaparecidos e, principalmente, agora, no acolhimento dos desabrigados afetados pelo terremoto.
“Trabalhando com muitas pessoas que podem não ter mais um lar, ou com muitos que não ousam ir para suas casas, você esquece quaisquer dificuldades ou desentendimentos e percebe que somos todos irmãos e irmãs”, disse o homem chamado George.
Oferta de bíblias
As organizações cristãs têm enviado veículos com doações de suprimentos básicos, considerados vitais nesse momento, tais como agasalhos, materiais de higiene, água potável e alimento não perecível.
Felizmente, além da provisão imediata para o corpo, a SB também tem contribuído para a distribuição de bíblias às vítimas do terremoto na Turquia e Síria, a fim de que os sobreviventes tenham o conforto espiritual de que precisam nesse momento de dor.
“Todo mundo aqui acredita que haverá outro terremoto ainda mais forte. É aqui que precisamos de Jesus. Ele está aqui conosco”, disse o funcionário. Os sobreviventes desabrigados também estão podendo se alojar nos templos das igrejas em várias cidades.
Majd George, de 19 anos, que está em Latakia, na Síria, testemunhou: “Não dormimos mais depois do terremoto. Mas estamos mais preocupados com todas as pessoas que ainda não foram resgatadas dos escombros dos prédios desabados.”
Outra organização que está atuando no local é a Portas Abertas, que chegou a criar um canal de doações, disponível para qualquer parte do mundo. Ibrahim Najjar, líder da missão na Síria, disse que todos ainda estão em choque, mas que o trabalho de acolhimento está sendo realizado com base em critérios de prioridade.
“O que estamos fazendo agora é fornecer abrigo em algumas igrejas e fornecer-lhes comida e calor”, disse ele. Ore por eles, para que sejam resgatados. Pessoas que talvez estejam gritando por socorro. Mas também ore por aquelas pessoas que perderam tudo ou perderam seus entes queridos.”