Jovem com doença degenerativa vive história de superação e se torna pastor evangélico

9

O jovem Yago Jonas de Oliveira, de 22 anos, nasceu com uma grava doença degenerativa que impede que os músculos se desenvolvam. Tendo que lutar por sua vida desde criança, Yago Jonas, como é mais conhecido, superou todas as expectativas médicas e encontrou na fé o seu caminho de superação. Apesar de todas as dificuldades, Yago foi recentemente ordenado como pastor evangélico.

Nascido em Natal (RN), o jovem apresentava falta de rigidez muscular desde o começo da sua vida. Com apenas 17 dias de nascido, ele foi levado por sua avó e sua mãe ao médico quando elas perceberam o problema.

– Eu peguei nele e a gente sente. Aí deixei passar uns três dias e nada. Ele não tinha impulso nenhum. Quando a gente coloca o menino na água fria, ele dá aquele sopapo, mas ele ficava ali bem molinho – contou Maria de Fátima Oliveira, avó de Yago, segundo o site local Jornal de Hoje.

Desde então, os médicos começaram a investigar o caso mas, devido à falta de recursos em Natal, a confirmação de que ele sofria de atrofia só veio com a ajuda do Hospital Sara Kubitschek, em Brasília, referência em reabilitação de pessoas com problemas motores. Só quando Yago já tinha três anos de idade que a doença foi confirmada e ele foi oficialmente diagnosticado com atrofia muscular espinhal do tipo dois.


Até os oito anos, ele passou por tratamento de fisioterapia, e o Centro de Reabilitação Infantil (CRI) encerrou seu tratamento afirmando que “não havia mais possibilidade de resultados”, segundo conta Adriana Oliveira, mãe do jovem.

Adriana revela que a história de sua família começou a mudar quando ela se voltou para Deus. Ela conta que estava longe da religião desde que Yago nasceu, e que seu retorno à fé foi tortuoso e só se deu após uma depressão.

– Foram três meses de angústia na minha vida, eu não abria nem os olhos mais. Perdi mais de 15 quilos num mês, ficava só deitada – conta Adriana, que revela ainda que a doença do filho foi o que a levou à exaustão, a ponto de ficar deprimida.

– Eu sempre fui a enfermeira dele durante a noite, eu não conseguia mais dormir. Também pelo esforço físico, eu não conseguia mais dar banho nele. É tanto que nesse meu processo, paguei uma pessoa para dormir com ele – completou.

Ela conta que a sua cura veio depois de ter voltado para a “ouvir a palavra de Deus”. Foi então nesse momento, seis anos atrás, que Yago decidiu dedicar sua vida ao evangelho. De acordo com Adriana, desde então, sua situação tornou-se mais suave.

No início desse ano, Yago Jonas foi ordenado como pastor de jovens e adolescente na Igreja Palavra da Fé, denominação que frequenta desde os 16 anos. Ele conta que após dois anos e meio na Igreja começou sua caminhada para se tornar pastor.

– A primeira vez eu preguei 15 minutos, geralmente é uma hora e uma hora e meia – afirma Yago, que nunca tinha pensando antes em “cuidar das ovelhas do Senhor”.

Hoje, além de atuar com pastor em sua igreja também já foi convidado para pregar em outras igrejas em Parnamirim, Canguaretama, Vera Cruz e Extremoz. Desse modo, o jovem tem levado sua lição de vida para toda a comunidade evangélica da Região Metropolitana mesmo sobre uma cadeira de rodas.

Superação e Fé

Apesar da gravidade de sua doença, e dos prognósticos médicos, Yago tem superado até mesmo as previsões de vida dadas pelos médicos. Inicialmente, os médicos disseram que ele não passaria dos sete anos. Depois, a nova previsão foi que ela não passaria dos 15. Hoje, ele está com 22 anos.

Motivada pela fé, Adriana acredita que no desenvolvimento dos músculos do filho mesmo sem tratamento algum.

– A enfermidade estacionou. Hoje nós estamos crendo num milagre – afirma, esperançosa.

9 COMENTÁRIOS

  1. Olá amigos,
    Gostaria de dividir com vocês o que o Espírito Santo tem falado comigo há alguns meses. Leia até o final, é algo muito importante. Depois reflita, ore, e leia a Bíblia.

    Foi na igreja universal que conheci o Senhor Jesus, é lamentável ter que reconhecer que a direção da igreja está perdendo o foco que JESUS CRISTO É O SENHOR. Um breve exemplo disso é o marketing que foi criado. Convidam alguns membros da igreja que estão próspero para darem testemunho, com o intuito de despertar interesse nas pessoas que não conhecem a Iurd, mostrando que sua vida mudou depois que conheceu a universal. Em momento algum, mencionam o nome do Senhor Jesus. “Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.” 1 Coríntios 1:31

    Um dia, um pastor disse que tínhamos que ficar atentos em tudo que era dito na igreja, e se não estivesse na Bíblia, era para orar por quem pregou e mostrar o que está escrito na Bíblia. Entendi o que ele disse, é o que estou fazendo…

    Não são todos os pastores, obreiros e nem membros que concordam com a direção dos bispos, mas infelizmente acabam sendo omissos, ao invés de mostrarem o que está escrito e questionar, usando assim a fé inteligente!

    Pois está escrito:” Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo a Cristo.” Colossenses 2:8

    *Outro assunto muito importante…
    Alguns meses atrás, comecei a perceber que os sinais que o Senhor Jesus nos deixou referente a sua vinda, está bem diante dos nossos olhos. “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grande sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Mt 24:24.

    Então, nós os escolhidos, temos que ficar atentos para não sermos enganados.
    Lendo o livro de Mateus Capítulo 24 (O sermão profético: O princípio de dores), a cada versículo, eu parava e refletia. lendo a Bíblia como estudo mesmo, com muita atenção. Gente, é muito sério! Começando pelo templo que os discípulos mostraram ao Senhor Jesus, e o mesmo disse que não ficaria pedra sobre pedra. Se o Senhor fosse glorificado com o templo, não falaria e nem faria isso.

    E o Espírito Santo me confirmou mostrando no livro de Jeremias Capítulo 7:
    “A palavra que foi dita a Jeremias pelo Senhor, dizendo: 2 Põe-te à porta da casa do Senhor, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do Senhor, todos de Judá, os que entrais por estas portas, para adorardes ao Senhor. 3 Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar. 4 Não vos fieis em palavras falsas dizendo, templo do Senhor, templo do Senhor é este.” Depois terminem de ler o capítulo todo, é muito forte! Nós somos o templo do Espírito Santo, por isso nos alerta para melhorarmos os nossos caminhos e as nossas obras, para então habitar (dentro de nós).

    Infelizmente, tem muitos exaltando o templo de salomão que a Igreja Universal está construindo, estão dizendo que quem entrar e tocar nas pedras vinda de israel serão curados, ficarão ricos e etc… De uma maneira sutil, está sendo feita uma idolatria dentro da Iurd em relação ao templo de salomão. E isso não agrada a Deus.

    Se o que a direção da igreja diz sobre um assunto, e a palavra de Deus sobre esse mesmo assunto diz o contrário, escolho sempre a palavra de Deus. E é como está escrito; “E conheceres a verdade, e a verdade vos libertará”. João 8:32

    ** Poderia até parar por aqui, mais infelizmente, não é só isso… O Senhor abriu os meus olhos, depois de meses de oração, pedindo sabedoria e para me mostrar o que fazer, Deus colocou em meu coração para compartilhar com vocês, tudo que eu entendi observando os fatos.

    Não estão mais priorizando o evangelho que diz; “Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não o sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.” Mateus 9:13

    “Nesses sacrifícios, porém, cada ano se faz comemoração dos pecados, Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados”. Hebreus 10:3-4

    “Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus.”Hebreus 10:12

    A única diferença, é que antes era oferecido animais como sacrifício, e na Iurd a fogueira santa (que também é anual) é em dinheiro.
    O que nós temos que sacrificar, muitas vezes, é a nossa vontade. Abandonar o pecado e obedecer a palavra de Deus. “Porque, qualquer que quiser a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará. Lucas 9:24. Sempre que é fogueira santa, a maioria das pregações tem base no antigo testamento, sendo que o sacrifício do Senhor Jesus é a Nova Aliança.

    Interessante que em Marcos 10:21 – (O Jovem rico que já obedecia os mandamentos); a palavra diz:” E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me”.
    Um detalhe: Vende tudo que tem e dá-o aos pobres! Não está escrito para vender tudo que tem e colocar no altar que Deus irá responder. Nesse exemplo o Senhor Jesus nos mostrou como agir com compaixão e misericórdia.

    Temos que amar o nosso próximo! Infelizmente esse princípio está sendo ofuscado depois que surgiu a “teoria da prosperidade”. Estão ensinando a ter bens materiais, até falam da salvação, só que o que não falta diariamente são os envelopes com propósitos. Muitos só querem ter, e quando tem, mal fazem caridade para os necessitados, e acham que pelo simples fato de ofertarem na igreja está agradando a Deus, sendo que o Senhor Jesus disse para os discípulos “dai-lhes vós de comer”. Mt 14:16. Nós como cristãos temos que servir ao próximo, ajudar com amor, sem esperar nada em troca.

    Temos que conquistar sim, só que o foco tem que ser em mais almas para o reino de Deus! O que temos que fazer é falar mais do evangelho, lembrar que o Senhor Jesus morreu por nós, ressuscitou e já está voltando para buscar aqueles que verdadeiramente crêem. O Espírito Santo com a sua misericórdia nos ajuda a aguardar nossa esperança e mantermos a nossa salvação, precisamos falar disso para as pessoas que ainda não aceitaram o Senhor Jesus como o único, perfeito e suficiente salvador. Temos que falar do Espírito Santo com temor e respeito.

    Uma das coisas que me entristeceu na Iurd foi quando foi dito pelo bispo sobre o simpósio do Espírito Santo, que seria “restrito”, só para quem “pagassem o preço” (financeiramente), um absurdo! Isso é antibíblico.

    Graças a Deus temos a Bíblia Sagrada para seguirmos!! E a mesma diz;
    ” Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus” 1 Coríntios 2:12

    “Logo, que prêmio tenho? Que evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo para não abusar do meu poder no evangelho” 1 Coríntios 9:18

    ” E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da àgua da vida.” Apocalipse 21:6

    Em momento algum o Senhor restringe quem O quer, e nem orienta a pagar o preço (financeiramente) para ter sua presença.

    Agradeço a todos os obreiros, jovens, pessoas que fazem parte da minha vida. É por respeito e consideração por sermos irmãos na fé, informo que continuo caminhando com o Senhor Jesus, só que não mais na Igreja Universal do Reino de Deus. Peço a Deus que ilumine ainda mais o entendimento de todos, e que não percam o foco, o Senhor Jesus pode voltar a qualquer momento, não podemos nos distrair, temos que ficar atentos em tudo!

    Bem, é isso… Vamos ler mais a Bíblia, pois o Senhor Jesus nos alerta como viver nesse mundo até que Ele venha, e também cuidar e valorizar mais a nossa salvação. E consequentemente ajudaremos a salvar mais almas para o Reino de Deus.

    “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” Mateus 22:29

    ”Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.” João 5:3

    Reflitam, orem, e leiam a Bíblia.

    Que o Senhor Jesus dê discernimento à todos.
    Fiquem com Deus,

    Na fé…
    Att
    Michelle.

  2. Lanço o convite para que acesse o endereço http://www.evangelismo.blog.br

    Além de estudos bíblicos sobre temas variados e interessantes, você também encontrará notícias relacionadas ao cumprimento da Palavra de Deus e que mostram o quanto está próximo o momento da vinda do Senhor Jesus Cristo.

    É tempo de buscar a de aprender mais sobre o Senhor Jesus, o Deus de Israel e de todo o universo.

    “Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.” (Mateus 4:4)

  3. Tudo quanto não presta, como, presidiários condenados a passar boa parte da sua vida em cativeiro, pessoas com doença sem cura, etc. etc. São “aproveitadas” pelas lideranças religiosas para comover e enganar os fiéis e tomar os seus bens ‘em nome de Jesus’. É uma história já debatida e conhecida, só cai nessa quem é IDIOTA. Jesus Cristo falou a respeito desses estelionatários da fé: “Este POVO honra-me com os lábios, mas seus corações estão muito longe de mim” Mateus 15:8

DEIXE UMA RESPOSTA