A pandemia do novo Covid-19, o coronavírus, não tem causado apenas o medo nas pessoas, mas também a reflexão sobre diversas coisas essenciais na vida. A espiritualidade faz parte disso, sendo abordada de forma mais detalhada por alguns pastores neste momento de crise global.
Um desses líderes é o pastor e cantor Alessandro Vilas Boas. Vindo de uma turnê em Portugal e Inglaterra, ele contou o que viu por onde passou por esses países, fazendo uma reflexão sobre a importância da Igreja de Cristo dar ênfase nas pessoas, e não em conquistas materiais.
“No Reino Unido no mercado não tem comida, a galera está apavorada, nas ruas não tem ninguém, os pontos turísticos estão todos vazios”, disse. “A gente precisa ser cauteloso, ponderado e humano”, alertou o pastor, que agora faz cultos online para levar o Evangelho ao seus seguidores.
Para o pastor, o Covid-19 serve para mostrar que a verdadeira Igreja de Cristo está fundamentada nos relacionamentos, nas pessoas e não em construções ou eventos teologicamente rasos.
“A quantidade de tempo que a gente gasta em nossos ministérios e nas nossas igrejas investindo em estrutura, investindo em coisas, investindo em eventos, investindo em shows e luzes e todas essas coisas, e quando a coisa pega elas não têm poder nenhum para sustentar a igreja”, diz Alessandro no vídeo.
“E agora? Qual é a força da igreja que focou anos e anos em eventos, que focou anos e anos em encher o templo?”, questiona o pastor, chamando atenção para a necessidade da Igreja focar no que realmente importa para Deus, uma lição que deve ser aprendida agora, mas visando o futuro, após a pandemia do Covid-19.
“Irmãos que essa estação que a gente está passando no planeta terra nos leve a perceber que a gente precisa dar ênfase nas casas, dar ênfase nas pessoas, dar ênfase em discipulado, dar ênfase na igreja viva e eficaz, na igreja que construímos dentro das pessoas e não para as pessoas”, diz Alessandro. Assista: