Templo de Salomão consolida Igreja Universal no “mercado da religião”, afirma sociólogo

49

A inauguração do Templo de Salomão da Igreja Universal, que aconteceu na última quinta feira (31/07), tem motivado uma série de discussões a respeito do crescimento e consolidação dos evangélicos no Brasil, e também sobre a abordagem utilizada por muitas igrejas para arrebanhar e manter seus fiéis.

Após a análise feita por um jornalista de que a Universal usa o Velho Testamento para reviver relação do ‘povo eleito’ com Deus, o professor de sociologia da religião da PUC-SP, Edin Abumanssur, comentou sobre como o templo deve consolidar a posição da Universal no “concorrido mercado das religiões brasileiras”.

– A inauguração do megatemplo representa uma consolidação da Universal, mas não do neopentecostalismo como um todo. Esse megatemplo é uma forma de marcar e consolidar uma posição na disputa do mercado das religiões. A abertura do templo na maior metrópole brasileira significa que a Universal tem condições de se perpetuar no tempo – opina Abumanssur.

Crescimento da população evangélica

A consolidação comentada pelo sociólogo aparece no momento de maior crescimento da população evangélica no Brasil; segundo dados do IBGE, que revelou que entre 2000 e 2010, a população evangélica no país foi de 15,4% da população brasileira para 22,2%, um aumento de 16 milhões no número de adeptos, totalizando hoje 42,3 milhões de pessoas.


Nesses números, a Igreja Universal aparece em terceiro lugar entre as igrejas de origem pentecostal com mais seguidores no Brasil, com 1,87 milhões de fiéis. À sua frente estão apenas a Assembleia de Deus (12,3 milhões) e a Congregação Cristã do Brasil (2,2 milhões).

Teologia da prosperidade

Segundo matéria do site DW, tal crescimento tem uma forte ligação com a grande atuação dessas igrejas junto às populações de baixa renda e baixa escolaridade, destacando o fato de a Universal apresentar uma mensagem que é bem recebida por esse público.

A mensagem apresentada pela Universal é fortemente embasada em cura pela fé e na chamada teologia da prosperidade, o que responde a uma demanda específica da população mais pobre.

– Quase toda cidade brasileira, na região central, possui uma igreja católica. Mas nas periferias, principalmente das grandes cidades, a Igreja Católica não conseguiu se expandir e chegar perto dessas populações mais pobres. Quem faz isso são as igrejas evangélicas, especialmente as pentecostais – explica Eustáquio Diniz, demógrafo da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE.

Consolidação no “mercado da religião”

Apesar do crescimento do número de evangélicos no país, a Universal perdeu adeptos entre 2000 e 2010. Porém, especialistas afirmam que essa redução não diminuiu a presença da denominação, que nos últimos anos ampliou seus espaços na política institucional e aumentou sua presença fora do país, com mais de 190 templos nos Estados Unidos, 380 na África do Sul e outras unidades espalhadas por outros países em todo o mundo.

De acordo com Leonildo Silveira Campos, professor de ciências da religião da Universidade Metodista de São Paulo, a inauguração do Templo de Salomão marca uma nova fase da Universal e tenta tornar a igreja ainda mais visível no espaço social.

– Os templos da Universal estavam sendo esvaziados pela concorrência, que copiava seus métodos de trabalho. Agora, ela troca a capilaridade de seus pequenos e médios templos por grandes e vistosas catedrais – analisa Campos.


49 COMENTÁRIOS

  1. O TEMPLO DE SOLADRÃO FOI O MEIO QUE O BI$PO MORCEGO ENCONTROU PARA AFRONTAR OS CATÓLICOS E SOBRETUDO OS EVANGÉLICOS DE DENOMINAÇÕES CONCORRENTES. NÃO TEM NADA DE DEUS NAQUELE HOSPÍCIO.

    • elder lima

      Então apenas por ser discipulo de Cristo, faz de algum apóstolo? A bíblia não concorda contigo:

      “PORVENTURA, SÃO TODOS APÓSTOLOS? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres?” (I Coríntios 12:29)

      Elder lima, é muita heresia pra um dia só… todos os discipulos são apóstolos pra vc, apenas pq Jesus chamou os seus 12 discípulos de apóstolos?

      Um exemplo clássico de falta de aulas de interpretação de texto…

      • TEXTO ISOLADO CAI FACIL ANTE UMA LEITURA DO EXEGESE, COMO SEMPRE COM TEXTOS ISOLADOS OU COM CONTEXTOS FORA DA TEOLOGIA, VOCE DETURPA E ADULTERA A PALAVRA, PARA FAZER APOLOGIA ATEIA

          • Olha só quem tem coragem de falar em desmascarar,
            parece brincadeira não é?
            O CARA DIZ QUE O ESPIRITO SANTO, Corrigiu ele e que nem iria comentar, aqui por orientação divina.
            E CONTINUA COM AS MESMAS ATITUDES.
            Ele usa o nome do ESPIRITO SANTO EM VÃO.
            e quer falar de DEUS.
            e por isso que não ha mais arrependimento, POIS NÃO OUVE MAIS O ESPIRITO SANTO, Se é que um dia ouviu.

  2. Na idade media,uma era de trevas,o velho mundo era dominado por nobres,ganANciosos e sanguinarios,sempre envolvidos em corrupaçoes, conspiraçoes,traiçoes,assassinatos,e outras coisas muito similares que ocorrem nos bastidores da politica moderna,mas a principal semelhança era a cobrança de impostos.Mas havia tambem o poder do clero,igreja catolica romana,estes eram dentre muitas coisas os que mais esmagavam camponeses na epoca,sendo que a biblia era um livro proibido a plebe,que tambem eram sua maioria analfabetos,ser pego com uma bilbia sem autorizaçao era punivel com a morte,so depois de ser torturado,pela santa inquisiçao,que de santa nao tinha nada o pior deles se chamava” torquemada”esse cara era a personificaçao do diabo,as missas eram rezadas em latim,e os camponeses ficavam as portas das grandes catedrais de pedra,que eram construidas com sangue,suor,ossos moidos e dinheiro muito dinheiro estorquido dos camponeses e dos nobres ricos,era um efeito domino um apertando o outro,tudo com a promessa dada pelo “papa”que seriam perdoados e dependendo das quantias ou bens que as pessoas ofertassem a igreja iriam entrar no reino dos ceus,ou passar um tempo no purgatorio(eles que inventaram esse lugar),ou ir para o inferno mesmo,foi nesta onda de heresias que foram criadas as indulgencias,reliquias sagradas e demais sincretismos.Foi neste meio que um certo martinho lutero lendo a biblia recebeu a graça de ter os olhos abertos e conseguiu ver o que antes ele so olhava,que:REDENÇAO DOS PECADOS,SALVAÇAO SAO DONS GRATUITOS DE DEUS RECEBIDOS EXCLUSIVAMENTE PELA FE,FE EM JESUS O CRISTO,TAO ESQUECIDO HOJE EM DIA)E QUE NAO PRECISAVA PAGAR,FAZER OFERTAS,DAR DIZIMOS PARA ISTO.Agora se voce for pelo menos um pouco curioso voce vai querer saber mais entao pesquise,e aproveite e faça uma comparaçao com a igreja que se diz evangelica nos dias de hoje.So para acrescentar uma coisinha foi nesta epoca que ocorreu uma das pragas mais desvastadoras da historia “a peste negra”,começou se sem como e acabou do mesmo jeito,o que se diz hoje sobre ela sao so teorias. So façam a comparaçao so isso.

    • mais um cretino o post é sobre a universla e ele vem falar do catolicismo martinho lutero foi um cego atirando no meio de um tiroteio e só fundou mais uma sreligião estúpida ,mentirosa e mais perniciosa que o catolicismo,pois deu origem para estas seitas nojentas de hoje,a universal é sincretista e no rastro dela tem um monte de evangelicas deturpando a palavra de Deus,adorando bispos,pastores,missionários,vendendo ros ungida,oleo santo,pesquise a historia da religião e verá que a sua é tão perniciosa quanto a que você persegue,e depoi calvino mandou miguel de cerve para a fogueira,os evangelcos brancos dos estados unidos fundaram a kluklukz klan então sua religião é tão abjeta quantos a soutras.

    • Mas e ai o voz, conta ai como foi que você recebeu os dons?
      como foi seu encontro com o dono dos dons?

      ATÉ QUANDO VOCÊ VAI FUGIR?
      Seu pastor so te ensinou a atacar os outros?
      você foi livre de suicídio para gastar a sua vida atacando a fé dos outros?
      quer dizer que você deixa de suicidar, para matar e perseguir a fé, das pessoas e não respeitar a fé dos outros?
      MAS A ONDE ESTA O SEU TESTEMUNHO?
      Quer dizer que você lê a bíblia, e já se acha um juiz? com autoridade para julgar,acusar e condenar?

      NÃO ENTENDO ISSO, O CARA DEIXA DE SUICIDAR, E AO INVÉS DE SE DEDICAR A DEUS, BUSCAR TER UM ENCONTRO COM ELE, não perseguir os que estão procurando manifestar a fé EM JESUS.
      Mas o cara faz o contrario.
      PAULO QUANDO TEVE UM ENCONTRO COM DEUS, DEIXOU DE SER PERSEGUIDOR PARA SER PERSEGUIDO.
      Você deixa de suicidar, para se transformar em um PERSEGUIDOR, Dos que procuram viver a fé.
      NA SUA BIBLIA, VOCÊ NUNCA LEU? A fé que tens, tenha para ti mesmo…

      QUEM SABE A HORA QUE VOCÊ TIVER UM ENCONTRO COM DEUS, VOCÊ DEIXA DE SER PERSEGUIDOR, PARA ser um servo e cooperador na obra de DEUS !!!

      Porque até agora você só tem cooperado com a obra do diabo.
      SE CONVERTA, E BUSQUE O NOVO NASCIMENTO.

      • Seus comentarios sao tolos e inadequados para um filho de Deus,por isso sao ignorados.Ja sabemos muito bem o “deus ” que voce serve e aqui “ele” nao tem espaço.

      • Continua,mostra toda a sua sabedoria e o tipo de fruto que vc produz,continue se expondo,continue dando este testemunho sobre o lugar de onde vc se alimenta,continue, a usar o que de boa fe lhe respondi,mostra para todos aqui o tipo de mentalidade da sua seita,que usa a boa fe das pessoas para persegui -las vai continua,garotinho de periferia,e o “seu vicio” como esta?mas pode ficar sossegado diferente de voces eu nao vou entrega-lo aqui,por que meu nivel e mais alto,e meus padroes mais elevados..

  3. Uma frase da matéria que diz “a Universal estava perdendo fiéis para outras igrejas que copiavam o método de trabalho da Universal, como teologia da prosperidade. Isso mostra bem e claramente como o povo é facilmente ludibriado e enganado com promessas. Fé em Deus nem pensar, o que interesse é apenas de como ganhar dinheiro e ficar rico. Também que qualquer um que levar essas promessas o povo adere. Pura e idiota ilusão. Deus só ajuda quem trabalha para ganhar dinheiro e mesmo assim depende mais de você. Tem neguinho que só dorme e levanta para ir a igreja acreditar nas falsas promessas e acha que logo vai ficar rico. VAI QUE COLA! Sai dessa malandro. Vai trabalhar homem sem fé. “TRABALHE COMO SE TUDO DEPENDESSE DE VOCÊ E ORE COMO SE TUDO DEPENDESSE DE DEUS.” Esse é o meu humilde e sincero conselho e esqueça o papo furado de teologia da prosperidade. Isso não existe. Você vai ficar mais pobre ainda mané.

  4. A igreja catolica começou assim tambem com grandes tlempos e com apoio da burguesia européia que usava a igreja catolico para seus fins e vice verso.não sou da universal mais vou defender ela em meus comentários de pessoas inescrupulosas que ja estão mexendo os palzinhoz para não só envergonhar a universal mais também todo povo evangelico junto.
    promotores catolicos, mídia catolica tipo globo ja estão tramando algo para não perder sua egemonia no brasil.

      • Acorda rapaz,Estes falsos pastores,apostolos,missionarios nao precisam de manipulaçoes conspiratorias,como vc afirma existir,para envergonharem os evangelicos,Eles ja fazem isto sozinhos,com suas ganancias,presunçoes,oportunismos,atos tolos profeticos,sincretismo,cultos irracionais. E o povo que os seguem so demonstram,falta de conversao,falta de discernimento,falta de conhecimento do Deus que eles afirmam seguir,so exibem ignorancia e estupideza sem fim.Voce ve Jesus no meio desta loucura.Seu Deus e tao carnal que apoia esta “abominaçao”>Voce sabe sobre o que esta escrevendo,ou melhor voce tem ideia do que o mundo esta vivenciando?Veja bem estou escrevendo estas coisas para voce abrir os olhos e examinar a luz das escrituras todas as coisas.Quanto a abominaçao que este louco falso bispo construiu,voce pode começar lendo o livro de Hebreus NT.Se voce quer defender alguma coisa defenda a verdade esta se chama Jesus o cristo.Nao defenda o homem e sua obra de vaidade.

        • É disso que eu gosto, quanto mais falam mau dos evangélicos mais eles crescem, então continue falando mau dos evangélicos e mais tarde quanto menos perceber você será um deles, e tara dando graças a Deus por isso.

          bj e fique com Deus

    • o retardado sempre acusando o catolicismo ,imbecil a universal é seita sincretista e herege ,e tá fazendo e andando pros evangelicos de outrs denominações,e a globo o cretino é de judeus ,entendeu palhaço ou quer que eu desenhe?

    • Luciano,
      Envergonhar a Universal? Vc acredita nisso mesmo?
      Acho vc muito ingênuo e mal informado. Aqui mesmo vc vê o tanto de matérias sobre a IURD, e sobre irregularidades na construção desse templo. Pois, bem, vc acha que isso tudo vai dar em alguma coisa depois do templo construido e inaugurado pelas autoridades do país?
      Isso não passa de cortina de fumaça, pois as irregularidades um dia estouram mesmo, mas eles já estão “tratando” preventivamente para depois de um looongooo processo tudo acabar em pizza!

      • O mary mas porque ninguém até agora conseguiu provar tais irregularidades?
        Irregular esta a SUA CABEÇA.

        e ai o voz do além.
        a onde esta o seu testemunho?
        porque será que essas pessoas que se dizem crentes não conseguem dizer como foram seu encontro com DEUS.???
        MAS É PORQUE NUNCA TIVERAM.
        os seu prs só lhe ensinaram a decorar a biblia, e infelizmente eles acham que por ter decorado a biblia são salvos.

        • Seus comentarios sao tolos e inadequados para um filho de Deus,por isso sao ignorados.Ja sabemos muito bem o “deus ” que voce serve e aqui “ele” nao tem espaço.

        • Parei de falar mal da universal ( só chamava de seita de balaão) pois, uma
          amiga minha que era tetraplégica ficou curada na igreja universal de Salvador-Bahia.E minha amiga é da igreja católica.Claro que ela gosta da igreja universal e a família dela,rica, que sempre perseguia a universal no interior da Bahia,hoje fica feliz com a igreja.Gente,eu sou cristão católico.

          • Em todas as igrejas existem o joio e o trigo.O que não pode é a erva daninha sufocar as flores que exalam o perfume de JESUS CRISTO.E nenhuma igreja tem moral falar mal de gays.Deve pregar o
            evangelho como ele é e pronto.Quem julga os outros é DEUS.

          • Janio,
            Vc tb é engraçado, mas antes de ser engraçado, vc é muito sincero e não tem nenhum constrangimento em voltar atrás em suas opiniões! Por isso tem a minha admiração. Vc é gente que gosta de gente!
            Parabéns!

          • Parei de falar mal da universal,mas se precisar eu falo.A minha amiga que mora na Bahia foi curada lá,mas ela é católica praticante.Eu não frequento igrejas evangélicas.O pouco que eu sei é
            por causa da Bíblia que chama de facções(seitas)….. E quando a seita
            é famigerada,como eu não entendo,acho que todo mundo que lá está é do diabo.Não é não.Tem o joio e o trigo.

    • LUCIANO
      Falou tudo estas pessoas , não se encontram aqui para defender a palavra, mas sim agredir e denegrir de uma forma total , a igreja como instituição depois como corpo de Cristo, atacando seus líderes colocando todos de uma forma geral, como ladrões.
      Em contra partida defendem arduamente instituições que realmente além de não produzir ganho algum de almas, ainda trazem prejuízo enorme para a disseminação da palavra.
      Seus líderes geralmente são adúlteros desviados e profanos, suas causas são sempre ecumenicas, vi textos aqui em defesa de igrejas que pregam a lei, objeto este de embates contra os dízimos.
      GUERREIAM CONTRA TUDO QUE FAZ REFERENCIA A DEUS.

        • E osenhor deveria ler com mais atençao o que foi escrito pois o que afinal a palvra nao precisa de defesa mas pessoas confusas precisam ser defendidas de cegos como o falso bispo e tantos outros,entao!nao se meta na vida dos outros com seu veneno fanatico.Ai daquele que desviar um dos meu pqueninos,e mehlor que pegue ma pedra de moinho(pesa cerca de 2 ton),amarre ao pescoço e se lance ao mar,Palavras de Jesus que aparentemente voce nem conheceu ainda.

          • Verdade, Voz!
            Texto confuso e emaranhado desse Zé trapalhão querendo dar uma de entendido e espiritual, quando sabemos que NÃO É nada disso!

          • VOZ DA MARY STARDUST
            Sim realmente a verdade, trás confusão e embaraço para quem leva uma vida ímpia. Que é bem descrita aqui no caso de vcs. defendem arduamente contra a igreja e seus pastores.
            Desdem o escarnio e a difamação, e encontra partida felizes apoiam desviados e adúlteros, defendem guerra contra Israel e seu povo, logo para vcs. é confusão para nós se chama Cristo salvador.

          • Seus comentarios sao tolos e inadequados para um filho de Deus,por isso sao ignorados.Ja sabemos muito bem o “deus ” que voce serve e aqui “ele” nao tem espaço.

        • A Mary é uma mulher sábia,inteligente,do bem, e se faz suas críticas, sabe o
          que diz , o que faz e tem seus motivos.Você,falso pastor clamando,assecla do poeirinha,você não vale um real.Xô, assecla dos nicolaístas…A Mary é uma mulher respeitada aqui no site.Clamando feriseu.

    • luciano, onde você arrumou estas palavras: tlempos, vice verso,palzinhoz,egemonia.
      Vai estudar, por que a vergonha do povo evangélico é você, seu analfabeto.
      Tá com peninha do Bi$po Morcego? Vá lá depositar na esteira rolante dos dízimos,babaca.

    • Que bom, Luciano… que existe pessoas, sérias, e que conseguem, enxergar o que é obvio, e está escancarado pra todo mundo ver… não precisamos ser da Universal, pra saber que o trabalho que ela faz, e digo isto socialmente, é extraordinário, espetacular, é o governo que rouba nosso impostos em tudo faz o que… O dinheiro que o Povo da Universal dá, e de coração e prazer, vão para esas obras sociais, que tm mudado a vida das pessoas, para os ignorantes que não exergam um plamo de seus narizes… FATO.

    • Luciano, a católica sempre teve apoio da burguesia, tem atualmente e sempre terá.E das
      autoridades também.As portas do inferno nunca,jamais prevalescerá contra a igreja fundada
      por JESUS,mesmo com seus erros e defeitos, é a menos podre e corrupta.Onde existe gente,sempre existirá erros e pecados.Mas só um pode julgar:DEUS VIVO.Fanático.

  5. Já que a mídia televisiva(Globo) já não dar o mesmo efeito,o jeito que elas encontraram foi contratar pessoas pra ficar querendo denegrir e difamar a igreja,só perde tempo.
    Pq a promessa esta escrita:grande é o galardão por causas das mentiras e difamação e perseguição.

      • Porta larga quer dizer muito:Larga e a porta e o caminho que levam a perdiçao,estreita e a porta e o caminho que levam a vida eterna entrai por ela.Ai eu pergunto a voce qual e esta porta estreita ? e oque significa o caminho estreito?

        • O cara não sabe dizer nem como foi seu encontro com DEUS,
          e quer falar de porta larga e porta estreita. VAI ENTENDER…
          O outro não consegue nem passar na porta de uma igreja, e quer entrar no ceu.
          não ceita o domínio de DEUS, na vida dele e que entrar no ceu.

  6. Estou lendo agressões verbais entre pessoas que na realidade não entendem verdadeiramente o que Jesus Cristo nos ensinou, “Amar aos irmãos como a si mesmo”, devemos respeitar as denominações, opções religiosas e opiniões. é muito importante sabermos falar, o que falar e quando falar, devemos ser sábios ao falar. Vamos respeitar. Deus não se agrada desse tipo de comportamento. Vale lembrar que sou evangélica da Igreja Batista Tradicional e não da Universal.

    • O povo evangélico se denigre por si só, ao apoiar canalhas travestidos de pastores, sob a ameação dos espertalhões da fé que pregam: “não toque num ungido do senhor”. Teve um que já viu gente morrer por causa disso.

      .

    • Realmente o evangélico se denigre por si próprio. Enquanto estiverem apoiando esses mercenários do evangelho, vão ser chacota das outras denominações sérias. Um dia esse povo acorda e vai ver que não precisa pagar para obter milagres do Senhor.
      Mas enquanto isso, vão ficar por aí sustentando pa$tor vagabundo e enriquecendo-o.

  7. É Jorge Vinícius,você nem sabe do que fala,mas também será perdoado.Não há afronta,só a sua.Desinformado e deselegante.Tanto não sabe,que todos são convidados inclusive os de todas as denominações e credos.foi construído para o mundo inteiro.Ah ,e Deus está ali sim,é para a Glória Dele.E nem pense em dizer que eu estou em fanatismo ou cérebro lavado,tá.Se renda a Deus,você precisa ,e muito.Que Deus te abençoe.

    • “Tudo tão organizado… vocês estão de parabéns!”

      Esse foi um dos milhares de comentários positivos que recebemos na última quinta-feira, dia 31 de julho, quando tivemos a inauguração oficial do Templo de Salomão. Na ocasião tivemos a presença da presidente Dilma e muitas autoridades, celebridades e empresários deste País.

      Até o vestido azul de veludo de nossas amigas que trabalharam no Cerimonial foi elogiado. Perguntavam: “Vocês são de qual empresa, para que possamos contratar no futuro?”, e elas, com muito orgulho, diziam “Somos esposas de pastores e fazemos o que fazemos por amor ao nosso Deus”.

      Realmente, o evento foi extraordinário em todos os sentidos, mas tem um lado que ninguém contou e não saiu nas notícias nem nas fotos. O lado dos bastidores, em que tivemos que enfrentar o inferno até 5 minutos antes do evento começar.

      Foram meses de ameaças de todos os lados…

      Marcaram manifestação para esse dia – ninguém apareceu.

      Quiseram achar alguma coisa contra a lei que pudesse cancelar esse evento – não acharam nada.

      Espalharam todo tipo de mentiras a respeito do Templo – isso não nos afetou em nada.

      E muitas outras coisas que sei que me pouparam de saber… mas a mais ridícula de todas foi justamente na chegada da presidenta ao Templo: a luz se apagou e ficamos no escuro até 5 minutos antes do evento.

      Os nossos eletricistas de plantão não sabiam o que fazer, pois tudo estava aparentemente funcionando, mas nada de luz. Ninguém conseguia resolver o problema até que um milagre aconteceu, e até hoje os eletricistas não conseguem explicar como conseguiram arrumar algo que nem eles sabiam que estava ruim… descobrimos depois que o nosso sistema de eletricidade tinha sido sabotado.

      Aos olhos de todos naquela noite, tudo estava perfeito, mas só Deus sabe o quanto tivemos que lutar e o quanto os Seus Anjos tiveram que trabalhar para que o evento acontecesse. Foram meses de preparação, com pessoas de todos os lados fazendo de tudo para nos impedir, atrapalhar, denegrir, ameaçar e amedrontar… mas o que eles não sabiam e que talvez ainda não saibam é que a Universal não é dirigida por homens, mas pelo próprio Deus. Quem se levanta contra ela, se levanta contra Ele.

      Vejamos o que acabou de acontecer no nosso País. A igreja mais perseguida do Brasil foi prestigiada pelas maiores autoridades do Brasil, enquanto toda a mídia brasileira ficou sonhando entrevistar o homem a quem tanto chamou de ladrão um dia… Ah, que dia!

      Vale a pena esperar pela honra que vem do Alto, pois quando ela vem, até quem não quer acaba fazendo parte dela também.

    • Macedo revela que serve o Deus da maçonaria: o grande arquiteto do universo, e isso prova que toda IURD é uma loja maçonica disfarçada de Igreja Evangélica que serve apenas para arrecadar dinheiro em favor dos senhores do mundo, confira no vídeo: http://bit.ly/1zBbVVW

  8. Vixe maria virguvige Mercado de religião? a que ponto chegou as coisas, cururuis de credo como dizem os catulicos, eu Mercado de Religião hum hum essa e de amargar, como diz um Ateu aq2ui do sitio puts grila, apesar que ele e ateu mas num e aquele ateu que possamos dizer puxa qui ateu, bom deixando o meu Amigo Pitagoras de banda, que que isso estou realmente pensativo pois esta e e de fazer aquele negocio pra dentro, e as coisas vão de mal a pior MERCADO DE RELIGIÃO SERA QUE ESTA FEIRA E COBERTA OU AO AR LIVRE, e por isso que gosto daqui donde o vento faz a curva causa qui aqui num tem mercado de religião não, eu em to fora jacare

DEIXE UMA RESPOSTA