Templo de Salomão: Jornalista analisa uso do Velho Testamento pela Universal para reviver relação do ‘povo eleito’ com Deus

48

A recente inauguração do Templo de Salomão da Igreja Universal do Reino de Deus tem motivado uma série de críticas contra a denominação liderada pelo bispo Edir Macedo. Ao aparecer usando kipá e talit, ao lado de duas pedras representando as tábuas da lei de Moisés e se comparando ao patriarca Abraão, Macedo foi acusado por líderes evangélicos de promover um culto “recheado de misticismo”. Agora, o religioso tem sido criticado também por usar o Velho Testamento para reviver relação do ‘povo eleito’ com Deus.

O jornalista Luiz Felipe Pondé, da Folha de S.Paulo, publicou um artigo sobre o tema analisando a forte relação entre as denominações neopentecostais com o Velho Testamento. Para Pondé, “grande parte do cristianismo compreende a eleição de Israel de um modo equivocado”, vendo-a mais como uma forma de alcançar benefícios do que como uma responsabilidade.

– A eleição é uma responsabilidade, um peso, não a escolha de um caçulinha mimado fadado ao sucesso. Aqui nasce o equívoco e, ao mesmo tempo, a paixão neopentecostal pelo Velho Testamento – afirma o jornalista.

Segundo o jornalista, a construção de uma suposta réplica do Templo de Salomão pela Igreja Universal não é uma reconstrução arqueológica, mas uma peça de fé. Tal construção seria então uma tentativa de aproximar da relação entre o Deus de Israel e seu povo eleito presente no Velho Testamento que, segundo Pondé, é lida pelos neopentecostais “numa chave mágica”.


Ele analisa que o os fatos narrados no Velho Testamento “indicam uma forte presença de Deus nos destinos do povo, alterando círculos naturais, criando forças a favor do povo, enfim, fundando um mundo de milagres”. Portanto, segundo essa análise, ao reviver o Templo de Salomão, a Igreja Universal dá um importante passo simbólico no sentido de dizer que seus fiéis revivem a relação de povo eleito com seu Deus.

– O equívoco está no fato que o mundo mágico do Velho Testamento é apenas uma pequena parte da eleição de Israel. Mas os neopentecostais parecem crer que essa “mágica israelita” é a base para o sucesso, a felicidade, e, finalmente, para a teologia da prosperidade que marca o movimento neopentecostal. Dito de forma direta: quem vive com o Deus de Israel fica rico e feliz. (…) A eleição de Israel é muito mais um peso do que um ticket para o sucesso. Tem mais a ver com o conflito israelo-palestino, através do qual muitos odeiam Israel, do que com ficar rico e feliz – afirma o jornalista.

– Se perguntarmos a muitos judeus religiosos em Israel e no mundo, dirão que o desespero que passa Israel hoje, o medo do ódio do mundo e da destruição do Estado de Israel, é mais uma marca da sofrida eleição – conclui Pondé, afirmando que “por isso, não é difícil encontrar judeus que pediriam a Deus, assim como profetas o fizeram, que escolha outro povo para ser Seu eleito, porque Israel já cansou”.

48 COMENTÁRIOS

  1. Olha, esse jornalista traduziu o que eu penso tb. Ser povo eleito não é fácil, e a essa altura, em meio a essa guerra, já deve estar pesando mesmo entre os judeus mais comprometidos com o futuro de sua nação e o seu pessoal!
    Por isso, me admiro tanto, que em pleno século 21, pessoas venham a desenvolver essa adoração mágica pelos símbolos judaicos. Não dá para entender, mesmo!

    • É que o judaísmo é uma fé com base terrena, cujo objetivo da pessoa é se tornar boa (através da Lei) o suficiente pra ser digna de algo. É uma pena quando transformam a caminhada com Cristo na mesma coisa, que é o inverso disso, ou seja, voce consegue de graça algo que nunca vai ser digno, pois Cristo foi bom o suficiente pra conseguir isso pra nós. Há, esse “algo” é salvação, Reino de Deus, nada que envolva a paixão pelas coisas dessa terra…

        • Paulo Ricardo.

          Quer dizer que Davi era assim? Que Maria, mãe de Cristo era assim? Que Zacarias era assim? Que o profeta Ezequiel, Jonas, Elias, Elizeu, Daniel e os outros da fornalha e da cova dos leões eram assim?

          Meu caro, deixe essa doutrina católica de desfazer a fé judaica de lado, a fé judaica é que firmou de ponta a ponta a fé cristã, quanta tolice, mas parecendo você um desses católicos que passaram a vida zombando dos parentes de Cristo, da religião dos parentes de Cristo, denegando os valores da cultura judaica, tudo para se dizer a única, a verdadeira, a de Cristo.

          Mostre na bíblia Cristo desprezando a cultura religiosa dos judeus, a não ser os exageros, os hipócritas, coisas estas que estão presentes em qualquer um seguimento religioso. Ora, Elias foi carregado num carro de fogo, Enoque outro também, aí vem você dizendo que o judaísmo é com o fim terreno.

          Brincadeira, meu irmão, vá estudar e meditar. O cristianismo é uma continuação do judaísmo. Um braço de um corpo. A parte de um todo, e o todo é Deus/Cristo. Fala você como se Deus e Cristo fossem antagônicos um ao outro.

          • Peraí levi varela, creio que interpretou errado minhas palavras. a Perdoe-me se não fui suficientemente claro. Ok, vamos debater um pouco.

            Eu disse que o judaísmo é uma fé com base terrena (templo, altar, sacrificios, lei) , não uma fé “terrena” (afinal, era através da fé das pessoas em Deus que a glória Dele era manifesta, como esses exemplos que voce disse) . Voce está certo em suas colocações, o judaísmo é sim uma “semente”, por assim dizer, que na hora certa fez brotar o que chamamos de “cristianismo”, afinal nosso Rei nasceu judeu e não anulou a promessa à israel (afinal foi concedida através da fé de Abraão, portanto Deus cumprirá a promessa que fez a Abraão e os patriarcas, correto?). Não desprezo a cultura judaica, não disse isso. Pô, os nossos meio-irmãos (kkkk por assim dizer) tem uma cultura fantástica…

            Minha intenção foi apenas traçar um paralelo observando algo que possa explicar o porquê de estarem usando tantos elementos da adoração judaica nos cultos e porque isso tem sido intimamente ligado aos pregadores da “prosperidade e milagres”. Na minha opinião eles tem tentado se tornar de alguma forma justos diante de Deus através de suas ações ou achando que por terem algum objeto serão dignos de alguma benção…

            O fato é que, o Templo de salomão (do e. macedão) assim como tantas outros elementos judaicos inseridos em um culto são desnecessários..pra um Judeu eles tem um grandioso valor, mas pra um cristão, não passam de símbolos e figuras daquele que é adorado, que é Cristo. Sei lá, nós olhamos pro Templo e pra Lei e dizemos “isso aponta Cristo, aquilo lá é uma figura da justificação, aquilo lá é uma figura da obra de Cristo, aquilo lá representa tal caracteristica de Cristo e etc etc…”

            E eu creio que, se as pessoas usam elementos judaicos em um culto ( e é óbvio que há um grande enfoque nessas coisas durante esses cultos) estão de alguma forma tentando conseguir as coisas por seu esforço próprio. “Temos a arca, o templo, os levitas, as adorações passo-a-passo, fazemos sacrificios de ofertas, ora, agora Deus é obrigado a nos abençoar diante de todas essas obras maravilhosas que fazemos” ou “temos todos os elementos com que Deus operou na vida de Israel, agora vamos conseguir o nosso milagre” .

            Em tempo, não sou católico, sou cristão. Se tiver alguma dúvida ou critica construtiva acerca do que eu disse prossiga comentando. Gosto de aprender e de ser desafiado a expor meus conhecimentos, afinal não adianta voce saber um monte de coisa se na hora de expor não consegue ser claro ou fazer com que a audiencia compreenda.

            Deus te abençoe, aguardo resposta!

          • Paulo Ricardo,

            É mania que a gente tem de dizer o modo como os outros devem se relacionar com Deus. A bíblia da conta de uma mulher que de tantos sofrimentos, não conseguir fazer uma oração com palavras, balbuciava, sendo repreendida.

            O mundo, meu caro, tão cheio de pesadas coisas, se for preciso devamos velar por Deus de todos os modos, desde que Deus nos ouça, são tantas as tristezas, as depressões, as mortes de mulheres, de cristãos, de drogas dominando, de roubo do dinheiro público, de prédios caindo nas nossas cabeças, dos buracos no mundo sem que haja explicação, dos jovens se matando, dos alunos insubordinados nas escolas, dos fundamentalistas religiosos, das cadeias superpovoadas , das cadeiras acomodando e muito mal pessoas que merecem respeito, assassinatos de autoridades, de juízes, de policiais, dos sunitas contra xeetas, palestinos e judeus, de putim brigando por um país sem eira e nem beira, o ditador da coreia do norte e da síria, a china destruindo templos cristãos.

            Ora, meu caro, todo e qualquer modo de oração deve ser feito, desde que seja em louvor a Deus.

            Aliás, como as pessoas procuram com apreensão a arca, objeto desaparecido pelos italianos quando destruíram Jerusalém ou noutra guerra qualquer.

  2. Os judeus continua sendo o povo eleito por Deus, Paulo advertiu aos seus que não deviam menosprezarem os judeus, porquer poderia ser extipardo da arvore que é jesus por causa disso.

  3. Até os que não são da fé, já perceberam que a iurd não está pregando o evangelho de Cristo:

    ” No caso da universal são cada vez mais raras pregações bíblicas com citações a Jesus e o novo testamento. Eles usam quase sempre passagens e citações da torah. Os esforços se concentram mais nas tais correntes para prosperidade (menos fé e mais dinheiro) e, mais recentemente, à suposta cura milagrosa e completa de viciados, por parte do bispo formigoni e sua equipe”

    FONTE: coluna F5 – ricardo feltrin (25-07-2014)

    • STARDUST

      Sua crítica faz sentido e eu concordo com ela, mas ela se torna nula pelo fato de você se achar o único com direito a salvação, ou o único legítimo dono da verdade.

      Então muito pela sua arrogância e falta de humildade, mesmo quando você diz algo coerente, as pessoas não dão crédito.

      • elder lima

        dizer a verdade não é ser arrogante, como vc me acusa… aliás, mentir é mesmo do seu carater, visto até agora não ter provado aonde eu chamei os que dão 10% de suas rendas na religião evangélica de otários…

        • STARDUST

          Já que gosta tanto de julgar as pessoas, pelo menos faça-o com justiça.

          Você realmente me conhece pra dizer que eu tenho o caráter de uma pessoa mentirosa? Realmente, pelo conteúdo dos seus comentários, te acho sim arrogante e sem humildade. Talvez você tenha a mesma opinião em relação a mim, é um direito seu. Mas atacar o caráter de alguém sem conhece-la, pelo simples fato de não concordar com seus pontos de vista, só mostra que ainda tem muito joio no meio do trigo! rsrsrs!!!

          Como já expliquei essa questão do “otário” não vou me ater a isso.

          Muito me admira uma pessoa que se auto proclama convertido, fazer isso!

          • Elder,

            Ele é convertido sim, mas ao outro, o que não é bom dizer o nome. Assim, pode ter certeza, é convertido sim. Que ver o trabalho ser morto á míngua e aí bate forte na discussão financeira, dizendo que não há dízimo no cristianismo, que paulo trabalhava, que igreja somos nós.

            Não explica ele, no entanto, o motivo do templo, das sinagogas e das casas de oração não terem caído quando rasgou-se o véu, pois se Cristo perdeu a consideração pelo templo, era pra o terremoto ter posto abaixo. Do contrário, quem pôs abaixo o templo, apenas o templo, foi os amiguinhos dele italianos, os que mataram Cristo na cruz.

            Se a igreja não e pra ser suprida pelos seus membros, ele não consegue explicar o fato dos da macedônia ajudarem aos aluarados de judéia que venderam seus patrimônios e ficaram com fome, ou seja, pior que todos, palavras de Paulo.

            Stardust é igual a computador, muita capacidade de armazenar, já de juntar os pensamentos, zero. É assim mesmo, Deus faz cada qual com limites. Fico a imaginar quando Deus abrir os olhos dele, será um ganhador de almas ao estilo de Paulo, pois por enquanto é Saulo, matador de crentes, desestabilizador da fé, desconexão em pessoa, carta branca na mão deste site para matar os crentes. Um dia ele cai do cavalo, a minha preocupação é a demora, pois Cristo está voltando, e se essa queda não for logo, quando cair já vai estar no chão do inferno, quente e com a figura olhando para ele com ares de amor, vai até promover, um lugar de destaque. Prefiro ser porteiro e limpador de banheiro no céu.

          • Site gospel.

            O que faz de vocês protetores de stardust?

            Eu me responsabilizo pelo que escrevo, não preciso de protetores.

            O que falo é na mesma proporção dos demais, então vamos deixar desse protecionismo ao stardust e a mim.

            Fica feio, ter que tirar foto dessas ações de vocês para no futuro provar.

            Exijo que nada da minha parte seja censurado, respondo eu pelas minhas opiniões, nunca tendo ofendido a ninguém. e se alguém assim afirmar, terá que provar, então acabemos com criancisse.

            Vocês permitem escrever tudo sobre os evangélicos, aí quando é exercido o direito de defesa, logo nos cortam as pernas, provando que não são imparciais, do contrário, inimigos de quem dizer ser, os evangélicos.

          • elder lima

            vc me julga como arrogante e sem humildade, e vc com certeza é um mentiroso. Disse que eu chamei os que dão 10% de sua renda na religião evangélica de otarios, e como apertei vc pra provar isso que alegou, vc fugiu, mudou de assunto.

            Realmente vc personifica bem um evangélico.

  4. O judeu é um povo eleito em face de que dele adveio Cristo. Acaba-se por aí.

    Uma vez Cristo tendo chegado, o mundo todo restou abençoado pela palavra de Cristo, podendo todas as nações receberem a graça.

    O ruim dessa história é que o povo judeu acha que Deus tem obrigação de assisti-lo por toda a vida.

    Errado, assim como Deus tem obrigação de assistir a Judeu, também às demais nações que o tenham como Senhor, e ainda estender graças aos que o queira como Deus.

    Ora, bolas, essa discussão tola de que deve ser usado culto ao estilo de salomão, do judaísmo, com todo o respeito, isso é preconceito, afinal o velho testamento tem fundamento em DEUS.

    Essa história de denegar supostos símbolos, cerimônias e etc são coisas alimentadas pelo catolicismo, que queria e sempre quis ser a dona do mundo, imitação barata do império a que seguiu, o romano, os italianos que mataram Cristo.

    Idiotices tem limite, e do que se vê a discussão sobre essa igreja está chegando à raia do absurdo, pois cada dia supostos conhecedores das culturas se chegam aqui para fazer ilações desprovidas de sensatez, apenas de zombaria. A Deus cultua-se do modo como queira, ao diabo, de modo algum.

    • Nada disso, Varela!
      O catolicismo adota muitos símbolos judaicos. O kipat dos papas e cardeais, as vestes longas, a cerimônia da missa, os pães da proposição, o cálice de vinho, o incenso no altar… O que vc quer mais?
      A Universal está indo pelo mesmo caminho e o Marcelo Resende falou uma verdade! Se daqui a 100 anos tudo estiver por aqui ainda, a IURD será a substituta do catolicismo e, quem sabe, até das sinagogas do judaísmo! Quem viver, verá!

      • Mas o problema da igreja católica nunca forma os símbolos judaicos.
        O problema da igreja catolica é sua prostituição com outros deuses, pois trouxeram para a igreja santos, que não eram santos e passaram a adorar imagens de gesso e de ouro e metal. Tnato é que ela é chamada de babilonia prostituta, lembra?
        Os simbolos judeus continuam sendo sagrado.pois são copias do que existem nos céus.

        MAS O GRANDE PROBLEMA e que certos pastores pertubados espalharam o odio contra os judeus no meio cristão, E um desses e o caido fabio, que ensinou muitos pessoas boas a odiarem os judeus. e existem outros como renato vargens, nicodemus, e outros mais, que espalham no meio do povo o ódio contra o povo judeu.
        Q

        • Quem odeia os judeus, e porque nunca tiveram um real encontro com JESUS, pois a salvação vem dos judeus, se não fosse eles não existiria a bíblia.
          Paulo era judeu, pedro era judeu, Tiago era judeu, lucas era judeu. lucas era judeu, joão era judeu.
          e não digo que eles eram judeus por nascerem da tribo de juda, mas sim por professarem a fé judaica.
          Qual o gentio que escreveu algum livro do novo testamento?

          Todo cristão autentico ira respeitar os símbolos judaicos, pois ali esta a raiz da fé cristã.
          Os que odeiam os judeus, se esquecem que fomos enxertados, como ensinou paulo. sem falar que os 144.000 mil selados serão israelitas.
          E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel.
          E cantavam um como cântico novo diante do trono, e diante dos quatro animais e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra.

          engana-se aquele que odeia os judeus e se acham salvos.

      • Mary.

        Não dou certeza que os católicos tentam imitar os judeus.

        Eles imitam os reis romanos, inclusive põem na cabeça algo mais parecido como coroa, sentam-se me grandes cadeiras ao estilo de reis, igrejas castelo, recebem beijos nas mãos saudações ao modo dos reis, casam os fieis como se fossem princesas(tem coisa mais absurda que uma família pobre adquirir vestido de princesa no dia do casamento e o noivo com roupas pomposas e com comidas para os convidados como se fossem ricos reis?)

        Minha cara, se você provar que a coitada da Maria e do José se vestiram desse jeito, com música usada pela casta dominante. Ou minha cara, a igreja católica até nisso é falsa, é imitadora dos reis, por Deus. Por Deus, Por Deus, não confundir as coisas.

  5. Site gospel.

    O que faz de vocês protetores de stardust?

    Eu me responsabilizo pelo que escrevo, não preciso de protetores.

    O que falo é na mesma proporção dos demais, então vamos deixar desse protecionismo ao stardust e a mim.

    Fica feio, ter que tirar foto dessas ações de vocês para no futuro provar.

    Exijo que nada da minha parte seja censurado, respondo eu pelas minhas opiniões, nunca tendo ofendido a ninguém. e se alguém assim afirmar, terá que provar, então acabemos com criancisse.

    Vocês permitem escrever tudo sobre os evangélicos, aí quando é exercido o direito de defesa, logo nos cortam as pernas, provando que não são imparciais, do contrário, inimigos de quem dizer ser, os evangélicos.

  6. STARDUST

    Não sou eu quem o julgo, mas você mesmo se julga através de seus comentários onde desqualifica as pessoas por pensarem de modo diferente de você.

    Minha opinião sobre você baseia-se no conteúdo dos seus comentários. Não o chamarei de mentiroso, pois assim estaria me rebaixando ao seu nível.
    Há quem seja mais qualificado que eu pra te julgar, como também a mim.

    Como ser humano defeituoso e pecador que sou, não cairei no erro de qualificar ou desqualificar alguém.

    Mas talvez você se julgue com tal competência, já que se coloca como um “santo” homem!
    rsrsrs!!!!

      • e você stardust fala fala fala fala.
        E ATÉ AGORA A onde esta seu testemunho pelo menos de encontro com DEUS?

        Citar a bíblia o diabo sabe melhor do que você.
        O problema e que os crentes normalmente aprenderam a dar valor em citadores de versiculos, e se esquecem de olhar na vida desses que vivem citando versículos…
        Primeiro que você vive nas trevas se escondendo como um bom covarde que você é.
        SEGUNDO QUE JESUS DISSE: PELOS FRUTOS QUE CONHECEREIS A ARVORE.
        E não pelos versículos que ele cita, ou pela sabedoria, ou pela força, etc.
        MAS PELOS FRUTOS.

        AH Sim vocês tem muitos frutos.
        1º fruto de acusador
        2º fruto de julgador
        3º fruto de se achar mais santo do que os outros( mas e tão santo que precisa se esconder)
        3º esse é o principal fruto seu que faz você filho de satanas. A mentira. Você e mentiroso, e falso, disse que o Espirito santo havia te corrigido e te puxado a orelha, e que você não mais voltaria nem se quer a comentar aqui…
        MAS CADE OS FRUTOS DE QUEM TEM PALAVRA?
        VOCÊ não tem…Mas querer corrigir os outros você quer, mas VEJA QUE SÓ CRENTES DERROTADOS E FRACASSADOS DE DÃO OUVIDOS.
        VEJAM ELES;
        Edosn souza.
        Um só ha ha ha ha ha esse e um dos mais idiotas um só ha ha ha ha
        Mary.
        vanderlei. e outros que SÃO FRACASSADOS .
        Pois nunca tiveram encontro com DEUS.

        ha tem também a voz do além ha ha ha ha ha.

        MAS A ONDE ESTÃO OS FRUTOS?

        • césar

          Vc fala de mim, mas por acaso alguém vê algum bom fruto de sua parte?

          Vc ofende minha mãe, chama os que não concordam ctg de favelados… isso é o que vc tem pra mostrar?

          • Ora por ventura e errado falar a verdade?
            você já viu dizer que é dando que se recebe.
            assim como você não respeita, as pessoas você quer respeito?
            você não respeita a minha família, e quer que haja respeito com a sua?
            você sabe o que significa isso?
            Apocalipse 13:10
            Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a perseverança e a fidelidade dos santos.

          • Cesar,
            Vc não se emenda mesmo! Sua boca é um lixo, pois exala palavras ofensivas aos seus próximos. Vc acha que com esse discurso repetitivo, enjoativo e usando o Nome de Deus em vão e a toda hora vc está construindo créditos a teu favor?
            Dizer que as pessoas são fracassadas porque elas não fazem o mesmo que eu faço, não acreditam do jeito que acredito, enfim, tem personalidades e meios próprios de ver a vida, diferentes dos meus – NÃO é motivo para roturá-las como fracassadas!
            Ou seja, o fracasso é SOMENTE SEU!

      • STARDUST

        Até onde eu sei, não estou aqui pra te dar nenhuma aula teológica. Estamos apenas debatendo opiniões, se sua intenção é levar isso para um outro âmbito, o problema é seu.

        Não estou aqui pra ficar citando o santo nome Deus em vão em um debate bobo.
        Se você quer isso, vá em frente…

        • elder lima

          A maior prova que vc enrola, enrola é que vc não responde a simples questão:

          ” aonde no novo testamento vemos alguém que foi chamado ao ministério pastoral por Deus e depois foi chamado para a politica dos homens por Deus ?”

          Será que mais uma vez vou ficar sem esta resposta?

  7. Falou TUDO é isso ai.

    Paulo Ricardo Dos Santos disse: 2 de agosto de 2014 ás 8:53 pm
    É que o judaísmo é uma fé com base terrena, cujo objetivo da pessoa é se tornar boa (através da Lei) o suficiente pra ser digna de algo. É uma pena quando transformam a caminhada com Cristo na mesma coisa, que é o inverso disso, ou seja, voce consegue de graça algo que nunca vai ser digno, pois Cristo foi bom o suficiente pra conseguir isso pra nós. Há, esse “algo” é salvação, Reino de Deus, nada que envolva a paixão pelas coisas dessa terra…

    • Aí posso continuar pecando? Não preciso obedecer a Deus, pois Cristo supera tudo?

      Não entendi, pois o mesmo Cristo fala que filhos de Deus são os que fazem a vontade do pai.

      Eu ou é você que está confundindo? Cristo acaso não é a certeza que me faltava para me achar limpo total perante Cristo, mesmo com os meus pecados ainda como um todo não resolvidos?
      Cristo não é a certeza de que ninguém conseguiu chegar perfeito ante o pai, portanto necessitando da firme convicção que é Cristo?

      Explique.

      • Eis me aqui again my brother he he vamos lá então.

        Em nenhum momento eu disse que podemos pecar e etc e tal…eu apenas falei que é através da graça que somos salvos e é essa mesma graça que opera tudo em nossas vidas. “Que faremos pois, Senhor, para fazer as obras de Deus?- disse lhes Jesus: a obra de Deus é esta, que creiais naquele que ele enviou (joão 6:28-29)”.

        Eu creio que tudo se é resolvido olhando apenas para Cristo, com a fé em Cristo. Não preciso me esforçar pra por exemplo, não adulterar. Se eu olhar pra Cristo a luz Dele me ilumina e não há mais nem de longe esse desejo impuro em mim. Isso pra mim é obedecer a Deus, me esvaziar de mim e me encher de Cristo (como o próprio Jesus fez se enchendo do Pai). Se estou errado nessa colocação, me diga o que é correto.

        Mas confesso que no presente momento não posso responder as suas perguntas de uma forma mais complexa pois tenho apenas fragmentos das respostas…eu preciso estudar bastante ainda antes de poder te dizer algo realmente útil, afinal tenho aprendido isso com os irmãos mais velhos…tenho 1 ano e meio de caminhada só e bem, preciso viver muita coisa ainda com o Pai he he he

        Deus te abençoe, perdoe-me mais uma vez se ainda não fui suficientemente claro. Resolvi desta vez postar esse comentário, mas tenho sempre muito receio de fazer isso. Uma coisa que me enoja é ver as pessoas aqui debochando umas das outras e dizendo coisas infantis e mimimi…e não é gente do mundo, é gente que se diz cristã!

        • Paulo Ricardo Dos Santos,
          Vc está certo, justamente por ser novo na fé. Vc ainda está puro e soube traduzir muito bem o que é viver pela GRAÇA!
          Eu costumo dizer que ao crer em JESUS e aceitar essa GRAÇA maravilhosa, a gente toma consciência de nossa condição de pecadores perdoados. E essa nova consciência é obra do Espírito Santo.

          O Espírito Santo nos ajuda – Não estamos sozinhos

          O Espírito Santo tem como missão ser nosso ajudador e consolador sempre presente para nos ensinar todas as coisas (Jo. 14.26). Vejamos algumas verdades que a Bíblia afirma acerca da missão do Espírito Santo:

          Convence do pecado (Jo.16.8,9); Regenera o pecador (Tt. 3.5); Convida a Salvação (Ap.22.17); Ajuda-nos a orar e intercede por nós (Rm. 8.26); Liberta (2 Cor.3.17; Rm.8.2); Testifica de Cristo (Jo.15.26); Fala (At.13.2); Guia e conduz (Jo.16.13; Rm.8.14); Ilumina (1 Cor.2.12,14); Fortalece (Ef. 3.16); Garante que somos filhos de Deus (Rm.8.14-17).

          • Olá Mary, sim sou novo na fé e na idade ( 20 anos). Tenho pouco conhecimento acerca das doutrinas, afinal é muita coisa, mas minhas experiencias pessoais testemunham bastante. Por exemplo, um dia me senti tentado a fazer uma coisa muito errada. Eu tentei me reprimir, me controlar, vencer aquela tentação, pensar em outra coisa, mas não adiantava. Então cheguei diante do Senhor e confessei “sou fraco, não consigo me conter e vou acabar pecando. Senhor, cuide disso pra mim e vença esse pecado, pois tu vives em mim e creio nisso”…no seguinte instante as tentações pararam e eu dei glórias a Deus. É por isso que creio que a graça segue operando poderosamente a cada instante que nossos olhos permanecem focados em Deus…Cristo vive em mim, e Ele se expressa em mim assim como o Pai se expressou Nele…

        • Muito bem., Paulo, gostei de sua resposta! Espero que vc continue assim, sempre crescendo em graça e conhecimento.
          Foi um prazer trocar palavras contigo. Deus te abençoe,
          Mary.

        • Todos falam do bispo, mas ele é o único que lutou contra a globo esgoto e prevaleceu. Ele é um homem de Deus, agora esses outros não passam de invejosos. Hoje criticam o bispo amado, amanhã quando o bIspo não estiver entre nós vão criticar outro. Se o Ap. Paulo fosse vivo iriam criticá-lo por usar lenços, raspar a cabeça em voto. Sai para bando de seca pimenteiraas.

  8. Elder,

    Ele é convertido sim, mas ao outro, aquele que não é bom sequer dizer o nome.

    Pode ter certeza, é convertido sim.

    Stardust faz tudo para o trabalho de evangelização vir a ser morto à míngua, por isso que bate forte na discussão financeira(doações e dízimos), dizendo que não há dízimo no cristianismo, e que Paulo trabalhava, diz também que inexistem igrejas, pois igrejas somos nós, então nada de templos, nada de casas de oração, nada de salão, quem quiser pregar, vá pregar na chuva e no sol.

    Stardust não explica, no entanto, o motivo do templo central de Jerusalém, as sinagogas e as casas de oração não terem caído quando rasgou-se o véu, pois se Cristo perdeu a consideração por igrejas(estruturas de alvenaria ou coisa que o valha), era pra o terremoto ter derrubado.

    Mas se sabe, que é que quem pôs abaixo o templo judeu, e veja bem, apenas o templo, foram os amiguinhos dele, os italianos, os que mataram o nosso Senhor Cristo na cruz.

    Se a igreja não e pra ser suprida pelos seus membros, studart não consegue explicar o fato dos da igreja da Macedônia ajudarem aos “aluarados de judeia”, os que venderam seus patrimônios e ficaram com fome, ou seja, mais pobres que qualquer outras igrejas, segundo as palavras de Paulo.

    Stardust é igual a computador, muita capacidade de armazenar, já de juntar os pensamentos, zero.

    É assim mesmo, Deus faz cada qual com limites.

    Fico a imaginar quando Deus abrir vai os olhos dele, será um ganhador de almas ao estilo de Paulo? Pois por enquanto é um Saulo, o matador de crentes, desestabilizador da fé, a desconexão em pessoa, o que anda de carta branca na mão deste site para matar os crentes.

    Um dia ele cai do cavalo, a minha preocupação é a demora, pois Cristo está voltando, e se essa queda não for logo, quando cair já vai estar no chão do inferno, quente e com a figura olhando para ele com ares de amor, vai até promover, um lugar de destaque. Prefiro ser porteiro e limpador de banheiro no céu.

  9. Sim, nas suas palavras tens razão. Olha pra nós, deveríamos ser o povo mais unido da terra mais somos o mais segregado, por que? temos tantas convicções e opiniões que na verdade sao apenas barreiras entre nós…Deus deseja que sejamos um, amando os irmãos e convivendo em paz com nossas diferenças..devemos olhar pra Cristo, apenas isso. Aqui onde congrego, há irmãos que tem opinões diferentes em muitas coisas, mas não é por causa disso que nos separamos ou desprezamos os outros, e sim clamamos sempre a Deus pra que nada disso afete o amor entre nós. E cara, me converti a pouco tempo, tu sabe quanta besteira a gente faz no começo da caminhada (é tanto fogo e vontade que a gente põe os pés pelas mãos por falta de conhecimento kkkkk) , e eles sempre pacientes, amorosos e me exortando kkkkkk

    E bem, quanto a arca de Deus, isso é algo que eu gostaria de saber aonde está he he…ei, voce tem face brother? Se alguém tem algo pra me ensinar eu vou sempre ouvir com prazer…

    • É igual a uma sala de aula. Há os que estudam e se interessam mais, portanto ficam a olhar com paciência os menos inteligentes e esforçados brigando para chegar ao patamar que deveriam está, mas não estão, daí a paciência.

      O que não pode é os que pensam lentamente, devagar ou coisa semelhante dar o ritmo às nossas pessoas, pois pensar, concluir, avançar são exercício que independe dos mais lentos.

      Sempre que possível devamos dar uma pitada do nosso sal, isso visando garantir melhora na qualidade do sabor, caso contrário, vamos ficar discutindo, como discute stardust, mulher se pronunciar na igreja, onde sequer ele diz a razão que devamos deixá-las em castigo do silêncio, e no estado de estátua. A bem da verdade, se alguém precisasse disso, ao certo seria ele, pois o que fala sem conhecimento e sem o espírito é brincadeira, falando ainda por ser homem, mas fala com quociente tão abaixo das mulheres da época de Paulo que dá pena, parece que foi trasladado de sião para o brasil direto, fazendo confusão com tudo, e se emperrendo com tudo, é um aluno qu todo ano é reprovado, temos que carregá-lo, um tipo igual a Pedro, o discípulo de Cristo confuso.

    • Todos falam do bispo, mas ele é o único que lutou contra a globo esgoto e prevaleceu. Ele é um homem de Deus, agora esses outros não passam de invejosos. Hoje criticam o bispo amado, amanhã quando o bIspo não estiver entre nós vão criticar outro. Se o Ap. Paulo fosse vivo iriam criticá-lo por usar lenços, raspar a cabeça em voto. Sai para bando de seca pimenteiraas.

  10. É muito interessante que o”Templo de Salomão” esteja no centro das discussões promovendo manifestações de tantas ideias,e promovendo esses debates no meio do povo Evangélico e não Evangélico.Vejo que se o sr. Macedo quisesse construir um templo inspirado no Templo de Salomão,não teria nada de mais, porem, falar que o” seu templo” esse por ele construido, é o templo de Salomão nos dias atuais, construido em São Paulo, no Brasil e não em Israel,como se espera, é meio “duvidoso”. Isto me fez pensar no episódio que está escrito no primeiro livro de Samuel capítulo quatro. Quando os filisteus derrotaram o exército de Israel, e sequestrou à Arca da Aliança e a levou para seu país, se você ler esta história, verá que esta atitude de “usurpar” o que Deus deu a Israel não é uma boa coisa, para os filisteus acabou mal, leia o texto e você compreenderá o que estou falando, ainda mais que o que à Igreja de Cristo tem por direito, é tão glorioso quanto os direitos de Israel. Esse feito do Macedo me chama à atenção para um FATO, é que ninguém consegue entender, é como que às águas dos rios que abastece `a cidade de São Paulo e outras do interior ,à represa de Guarapiranga secou! Esse fenômeno aconteceu de pouco mais de dois anos para cá diante dos olhos de todos sem que ninguém pudesse impedir?! Veja bem, não estou dizendo que tem alguma coisa a ver, com o suntuoso feito do “bispo”, porem são fatos, e venhamos e convenhamos, contra fatos…não há argumentos! Quem esperava que tal coisa pudesse acontecer, causando medo, insegurança e aflições nas famílias de São Paulo?! Onde fica 2º Crônicas 7.14 e os versículos seguintes?! Que fora pronunciados por Salomão na dedicação do Templo? E a gloria de Deus que manifestou lá quando Salomão orou? Não foi noticiado que o mesmo aconteceu no Brás dia 31 de julho de 2014. Vamos vigiar mais o tempo da Graça pode estar acabando e o cenário para o ante cristo governar o mundo, ou o palco de Satanás para ele governar, está sendo preparado bem diante dos nossos olhos e deixando alguns maravilhados com tudo isto!

DEIXE UMA RESPOSTA