Uma tempestade solar que deixaria a Terra por seis dias na escuridão em dezembro deste ano foi “noticiada” por um site norte-americano e se tornou viral nas redes sociais, com o aditivo de que os dias de completa falta de luz seriam o cumprimento de passagens bíblicas.
Instantaneamente, diversos internautas passaram a compartilhar o texto, e outros sites de notícia também o fizeram, associando-o ao recente fenômeno das luas de sangue.
O texto do Huzlers afirma que a “Nasa confirmou que a Terra irá passar por uma experiência de seis dias na mais completa escuridão e isso acontecerá entre os dias 16 (terça-feira) e 22 (segunda-feira) de dezembro”.
Alguns cristãos se apressaram em compartilhar o texto, acrescentando as passagens bíblicas de Mateus 24:29-34; Lucas 21:25-26; 1 Tessalonicenses 5:1-11; 2 Tessalonicenses 1:6-9 e Apocalipse 12:1-18, onde são mencionados dias de escuridão na Terra.
No entanto, o site e-Farsas desmascarou a notícia falsa, chamada de “hoax”, ressaltando que no site da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) não havia qualquer menção à possível tempestade solar que causaria escuridão no planeta. Dada a magnitude do evento, seria de importância primária a divulgação de medidas cautelares por parte das autoridades.
Outros pontos que caracterizam a notícia como falsa são inconsistências no texto, que num primeiro momento fala em seis dias de escuridão, e mais à frente, volta a mencionar o período sem a luz solar e diz que o tempo será de 216 horas, o que resultaria em 9 dias.
O sol é uma estrela que enfrenta tempestades constantemente, e algumas delas chegam a interferir nas telecomunicações, porém nenhuma dessas tempestades registradas até hoje teve força suficiente para expelir poeira até a atmosfera terrestre, causando escuridão.
No entanto, a “notícia” está mais para pegadinha de um site de humor, que não se propõe a publicar fatos, e sim, mesclá-los com sátiras. Uma descrição feita pelos próprios criadores do portal diz que o Huzlers “é uma combinação de uma notícia chocante real e entretenimento satírico para manter seus visitantes em um estado de descrença”.