A série The Last of Us, da HBO, vem sendo aclamada pela mídia ao redor do mundo, mas o ator Rainn Wilson, conhecido por seu papel em The Office, afirmou que a produção carrega um claro “viés anticristão”.
Um personagem de The Last of Us, chamado David e retratado como pastor, é o centro de uma reviravolta em um dos episódios da série apocalíptica, que foi inspirada em jogo de Playstation que tem o mesmo nome.
No Twitter, o ator Rainn Wilson escreveu: “Acho que existe um preconceito anticristão em Hollywood. Assim que o personagem David em The Last of Us começou a ler a Bíblia, eu sabia que ele seria um vilão horrível. Poderia haver um pregador que lê a Bíblia em um programa que é realmente amoroso e gentil?”, questionou.
A crítica do ator faz menção ao episódio “Quando Mais Precisamos”, em que David – que pastoreia uma pequena igreja em Wyoming – conhece os protagonistas Joel e Ellie (interpretados por Pedro Pascal e Bella Ramsey, respectivamente). Depois que eles se conhecem, o pastor se mostra um canibal e tenta agredir sexualmente uma jovem.
Durante essa cena, David cita 1 João 4:18, que diz: “No amor não há medo, mas o amor perfeito lança fora o medo, porque o medo envolve punição. Aquele que teme não foi aperfeiçoado no amor”.
Apesar da aparente defesa do cristianismo, Wilson (que tem indicações ao Emmy, o maior prêmio da TV nos EUA) nunca se declarou cristão. Nos últimos anos, revelou sua adesão à seita bahá’í, uma religião relativamente jovem fundada no século 19 e que empresta alguns dos ensinamentos de Jesus, Moisés, Maomé e Buda para pregar espiritualidade e unidade para todos os seres.
De acordo com informações do portal The Christian Post, as queixas de preconceito explícito e implícito contra os cristãos em produções de Hollywood foram crescendo ao longo das últimas décadas.
Uma pesquisa de 2016 do Barna Group descobriu que quase um terço dos eleitores que votam no Partido Republicano acredita que os filmes e programas de TV geralmente retratam o cristianismo de forma pejorativa.
Em comparação, o relatório apontou que apenas 5% dos eleitores do Partido Democrata têm a mesma percepção, reforçando que o público que apoia a legenda se identifica com seu discurso ideológico de esquerda.
I do think there is an anti-Christian bias in Hollywood. As soon as the David character in “The Last of Us”
started reading from the Bible I knew that he was going to be a horrific villain. Could there be a Bible-reading preacher on a show who is actually loving and kind?— RainnWilson (@rainnwilson) March 11, 2023