Na última terça-feira, a GEO Eventos, empresa das Organizações Globo direcionada à organização de feiras, festivais e shows realizou um coquetel de lançamento da Feira Internacional Cristã (FIC) e divulgou que o evento será realizado entre os dias 17 e 20 de julho de 2013.
O lançamento da FIC aconteceu em meio à uma polêmica que se instaurou entre a GEO Eventos e a EBF Comunicações, responsável pela organização da Expocristã. A GEO Eventos é a empresa responsável pela organização de eventos como o Troféu e Festival Promessas, o festival de música secular Lollapalooza e a ExpoMoney, entre outros.
O evento de lançamento ocorreu no Teatro GEO, em Pinheiros, e contou com a presença do presidente da empresa, Leonardo Ganem, e do diretor da FIC, Junior Monteiro. Durante a entrevista coletiva, os responsáveis ressaltaram que a produção da Feira Internacional Cristã será feita pela mesma equipe que produziu a primeira edição do Lollapalooza, este ano.
Sem revelar nomes, Ganem e Monteiro disseram que contrataram para o evento grandes nomes do meio gospel e pretendem ainda reunir nomes internacionais.
A organização da FIC planeja realizar eventos que reúnam representantes do meio secular e do meio cristão, como forma de expansão da possibilidade de negócios para ambas as partes: “Não objetivo, com a feira, que as pessoas saiam falando ‘vendi X mil reais’. Quero que o principal comentário seja ‘me proporcionou um novo horizonte, me ampliou projetos, visão, área de atuação’. Queremos edificar o que já existe de bom, e não só na área comercial. Vendas a feira vai gerar, mas eu quero ir além disso”, explicou o diretor da FIC, Junior Monteiro.
Já o presidente da GEO, Leonardo Ganem afirmou que o objetivo da empresa é estabelecer uma relação com o público evangélico: “A GEO, como plataforma de eventos ao vivo das Organizações Globo, tem o compromisso de se comunicar com todo o publico brasileiro. Não seria diferente com os evangélicos, que hoje representam uma grande parcela da população do país”.
Para a imprensa, a FIC oferecerá uma arena, onde será possível aos veículos de comunicação, interagirem com o público e colher impressões e depoimentos, além da possibilidade de entrevistarem pastores e artistas.
Os locais de exposição serão divididos em blocos, com setores dedicados a gravadoras, editoras, mídias em geral e expositores alternativos.
Os responsáveis evitaram comparações entre a FIC e a Expocristã, e revelaram que até a data do anúncio de lançamento da FIC, mais de 50% dos espaços já havia sido negociado: “Foi um início promissor, melhor que nos meus sonhos”, declarou Junior Monteiro. No embalo dessa declaração, Leonardo Ganem afirmou que a expectativa é que a Feira Internacional Cristã receba aproximadamente 200 mil pessoas nos quatro dias do evento, e se torne ainda, a maior fonte de renda da empresa já em 2013, superando os faturamentos obtidos, por exemplo, com a realização do Lollapalooza.
Por Carol Pardini e Tiago Chagas, para o Gospel+