O trágico episódio na Ponte Rio-Niterói, em que o sequestrador Willian Augusto da Silva, 20 anos, terminou morto a tiros pela Polícia, suscitou debates em diversas áreas, e a Igreja Universal do Reino de Deus publicou um artigo explorando a questão espiritual envolvida no caso.
Em seu site, a denominação fundada pelo bispo Edir Macedo fez um resumo do situação e destacou que “há um lado da história que não tem sido debatido por quem acompanha o caso: a vida desse garoto e alguns fatos que poderiam explicar a ação dele, que – infelizmente – culminou na sua morte”.
“Reféns afirmam que, durante a ação, Willian dizia querer entrar para a história. Tinha alguns momentos de riso, porém, não parecia estar sob o efeito de drogas ou álcool. Ainda de acordo com alguns deles, Willian bebia um energético (que tirava da mochila) a todo momento”, introduz o texto.
A Universal pontua ainda que “a família do jovem, por sua vez, diz que o rapaz era introvertido”e já teria sofrido “um surto psicótico” meses antes e sempre relatava “sofrer muito, se sentir deprimido e ouvir vozes na cabeça”.
“As vozes que Willian ouvia, no entanto, possuem uma origem. Na Bíblia, o apóstolo Paulo revela como o mal age. ‘Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus’. 2 Coríntios 4:4”, acrescenta o artigo.
Em seguida, o texto resgata uma definição de seu líder sobre essa passagem bíblica: “O deus deste século é Satanás, que domina a mente da maioria das pessoas. Ele não controla o universo, pois somente Deus é Soberano sobre a Sua Criação. Porém, o diabo trabalha incansavelmente para arregimentar o ser humano com suas ideias, a fim de provocar ainda mais sofrimento neste mundo”, diz Edir Macedo
“É importante ressaltar que não dá para precisar, exatamente, o que se passava na vida de Willian, o que ele pensava e o que fazia ou arquitetava dentro de si. Porém, dá para entender o que, provavelmente, o tenha influenciado. Satanás, ao encontrar espaço na mente do ser humano, consegue colocar seus planos em prática”, enfatiza o artigo.
“Aqueles que cedem aos seus enganos e às suas tentações passam a viver sob o seu cetro, domínio cruel e influência. Eles também passarão a fazer as obras que agradam ao mal, como matar, adulterar, mentir, odiar, roubar, cobiçar, fraudar e outras malignidades que trazem caos à população”, diz o texto, citando Edir Macedo. “A Palavra de Deus é a única forma de vencer os desejos do mal e viver sob a Luz do Evangelho. ‘Ela faz com que a máscara do diabo caia. Por esse motivo, ele odeia não apenas as Escrituras, mas também quem as prega com sinceridade. A prática da Palavra de Deus é a maior prova de que a pessoa foi liberta, em todos os aspectos da sua vida'”, conclui a Universal, destacando as aspas do bispo.