O pastor e cantor André Valadão utilizou as redes sociais para tratar de um tema que vem sendo alvo de preocupação por parte de alguns líderes cristãos, que é o da masculinidade. Questionando “onde estão os homens?”, o líder religioso criticou o que parece ser uma tendência cultural ao incentivo da fragilidade masculina.
“Frágeis, emotivos, feridos, medrosos, carentes, fracos, indecisos, covardes, estúpidos, pornográficos, eternos adolescentes, descompromissados, um verdadeiro HORROR tem sido o retrato de muitos homens nestes dias”, disparou Valadão.
A reação do pastor que é líder global da Igreja Batista da Lagoinha não é por acaso, considerando que grupos ativistas, especialmente o feminismo, vêm propagando narrativas de combate ao que eles chamam de “masculinidade tóxica”, a fim de desconstruir a visão histórica atrelada ao que significa ser homem.
Na prática, diferentemente do que alguns imaginam, não se trata de combate ao machismo, propriamente, o que é necessário, mas à própria masculinidade, em si, considerada por muitos ideólogos – os engenheiros culturais liberais – uma herança do patriarcado supostamente “opressor”.
Por trás disso tudo, na realidade, está o combate à figura do homem cristão, cujo papel bíblico é proteger, prover e liderar a sua família. Neste sentido, as palavras de Valadão encontram respaldo na realidade da cultura atual, então ele prossegue em seu comentário:
“Perdão, mas já faz tempo que me assusto com o que tenho visto, uma geração de homens tão ‘ferida’, ‘doída’ em um nível de fragilidade PORCELANA!”, diz o pastor, frisando que o mundo precisa de homens “fortes” e “guerreiros”, “suportadores de pressão”, sendo capazes de lutar por suas famílias.
Homens definhando
Escrevendo em caixa alta, o pastor foi taxativo em dizer que muitos homens estão “COM MEDO DE MULHER! MEDO DE ENTRAR EM RELACIONAMENTOS CONJUGAIS! MEDO DE SOFRER POR AMOR! MEDO DE EMPREENDER! MEDO DE OUVIR ‘NÃO’!”.
“HOMENS CARENTES DE TERAPIAS, CARÍCIAS E ELOGIOS. HOMENS CARENTES DEMAIS”, prossegue Valadão, argumentando em seguida que não é machista, mas que sabe muito bem “qual é o lugar do homem”.
“HOMEM QUE DEFENDE, HOMEM QUE CAÇA E VAI ATRÁS, PERSEGUE E ARRISCA A VIDA, HOMEM QUE ABRE MÃO DE SI PELA FAMÍLIA!”, conclui o pastor.
Muitos seguidores reagiram à publicação, endossando as palavras do pastor. Outros lembraram que há muitos homens bons. Confira a íntegra da postagem e algumas reações, abaixo:
Ver essa foto no Instagram