Vaticano comete gafe e escreve nome de Jesus errado em medalha que homenageia o papa Francisco

57

Uma medalha comemorativa ao pontificado de Francisco causou um dos vexames mais repercutidos em todo o mundo a que o Vaticano se submeteu.

A medalha trazia a inscrição “Vidit ergo Lesus publicanum et quia miserando atque aligendo vidit, ait illi sequere me”, com a troca da letra J por L no nome de Jesus.

A distribuição das medalhas forjadas em metais nobres, como ouro, prata e bronze, foi suspensa e os exemplares recolhidos.

Quando a gafe foi notada, apenas quatro exemplares haviam sido vendidos, e os compradores foram comunicados do erro e orientados a devolver as medalhas para serem substituídas por novas, com a inscrição correta.


Se de um lado a moeda trazia o nome de Jesus escrito errado, do outro lado a imagem do cardeal Jorge Mario Bergoglio e a inscrição “Franciscus Pont. Max. An. I” não continham erros.

Um porta-voz do Instituto Poligráfico da Itália, cunhador oficial de moedas do Vaticano, afirmou que o erro foi cometido já na hora de projetar o objeto: “[A medalha] não é nossa. Recebemos do Vaticano o material original. Quando é um projeto nosso, verificamos tudo. Mas, nesse caso, o projeto chegou pronto, e nós o pegamos e fabricamos”, afirmou.

As medalhas, quando corrigidas, devem se tornar objeto de colecionador. No projeto original, estava previsto que todas fossem numeradas, como forma de garantir autenticidade.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


57 COMENTÁRIOS

    • O PROBLEMA É QUE PREOCUPAMOS DEMAIS COM CATÓLICOS, ESPIRITAS E UMBANDISTAS, E ENQUANTO ISSO OS PA$TORES APROVEITAM E VÃO ESTUPRANDO FIÉIS,MATANDO E DEPENANDO-OS FINANCEIRAMENTE. ERA TUDO O QUE ELES QUERIAM.

      • SENHORITO JORGE VINICIOS, eu ate que concordo com vossa senhoria em partes, mas por favor sempre que for escrever escreva também as palavras–NEM TODOS– ai eu vou te agradecer porque ai vossa santidade estará sendo honesto tanto conosco como contigo mesmo, falou gente boa se você assim o fizer verdadeiramente eu fico agradecido a vossa digníssima pessoa desde já agradeço-te Obrigado

      • Vinicius,

        Os protestantes advém do catolicismo, aí ainda trazem consigo o que lá aprenderam, por isso que se vê de quando em quando a porca voltando a lama.

        Se é para ofender, então eis a mesma moeda, aliás por falar em moeda, tributo isso ao medo que a turma do Vaticano está tendo do Argentino. Os dois alemães não conseguiram resolver, mas o argentino vai, por isso a turma está trocando alhos por bugalhos, tudo graças a Lutero e a Bento XVI, os germânicos a que me referi retro. Não vai sobrar pedra sobre pedra, pois o verdadeiro Pedro Romano vai destruir quem está destruindo por séculos o catolicismo, inclusive você Vinicius, que ao invés de ser humilde como seu pastor Francisco, fica ofendendo os de outra fé, vai sobrar pra você, excomunhão ao certo, será tirado do livro católico por desobediência ao papa argentino, imagine em sendo você brasileiro que Galvão Bueno faz questão de dizer que somos quase inimigos. Vai pro el paredon.

        • de fato, a Igreja protestante não é irmã da Igreja Católica… é filha… pois esta realmente veio da Igreja Católica e de lá trouxe muitas coisas.. como a biblia sagrada por exemplo, não é Levi?

          Mas os filhos quando novos acham que sabem mais que os pais, e isso é assim em todas as famílias… nunca obedecem os pais direito até que quando de fato caem em si, sempre acabam dizendo… puxa, meus pais estavam certos…..

          abçs. Levi…

          • Se assim é, então vou pertencer ao judaísmo, pois foi lá que tudo começou, inclusive a bíblia, aliás, todos os personagens da bíblia são judeus, aí então quer que eu renda homenagens a italianos?

            Tá bem de saúde, meu caro, ou está febril?

          • Reinaldo,

            Vou pra o judaísmo se você provar biblicamente pra quem Cristo fez missa em prol de sua alma.

            Herético sou eu?

          • Bem levi, leia a biblia..

            o que posso fazer se vc diz que le, mas passou por cima do livro que mostra um determinado apóstolos rogando pela alma de uma amigo falecido…

            ahhh já sei qual foi o problema… é que muitos protestantes leem a biblia sem contextualizá-la com os demais livros, com a época em que as cartas foram escritas e com a linguagem da escrita…

            se vcs veem um apóstolos saudando a familia de um amigo, e ele pedindo a Deus pelo amigo, vcs acham que ele estava apenas “viajando”, pois não contextualizaram o texto com os outros livros… de certa forma de fato era uma viajem mesmo não é? kkkk

            abçs. Levi… seja feliz no Judaismo…

            eu poderia pedir pra vc me provar também biblicamente que Deus errou várias vezes, ou que Cristo tenha se casado e tido filhos… mas estaria te incentivando a propagar mais e mais heresias… então por favor… não tente me provar isso blzs.

            kkkkk

            abçs…

          • O novo testamento foi obra império romano associado à igreja católica em face de que os imperadores se converteram, mesmo por conveniência, e como eram os donos do mundo trataram de formalizar os livros do novo testamento, que se não feito poderia sê-lo por outrem.

            A igreja e o império foram muito maus, haja vista que esconderam a bíblia, não se preocupando que os hebreus estavam espalhados no mundo depois da perseguição desse império maldito.

            Não é só isso, “os mensageiros” esconderam a mensagem, a deixaram-na embrulhada, precisando que Lutero viesse e a arrancasse das mãos dos dois, justo a verdade escondida.

            Perguntar não ofende, desde quando o “carteiro” é mais importante que a mensagem e os partícipes do enredo?

          • é como eu disse…

            agora a coisa ficou séria mesmo….

            vou parar por aqui Levi, antes que vc solte mais uma dessa pérolas….

  1. Errar o nome de Jesus na católica?
    Isto é normal isto la.
    É tanto nome,São longuinho,são Nicolau,são lalau etc.
    Até lembrar o nome de Jesus é difícil mesmo.tsc,tsc.

  2. por que vocês se preocupam tanto com a igreja católica??? o mmundo tem 7 bilhoes de pessoas e 2,2 bilhoes de cristãos,,, tem muito mais gente pra se preocupar, ficam dando notícias fuleiras e sensacionalistas. Dêem notícias das malandragens das seitas dissidentes evangélicas que exitem aos montes no Brasil

  3. Oxente isso não e nada bom causa qui daqui a pouco os catolicaiados vao dizer qui foi praga do nosso querido irmão Martinho Lutero, pois tudo o culpado e o Lutero, mas quero dizer em ALTA VOZ não foi nois não viu, foi erro dos catulico mesmo, não coloqui nois no meio desse furdunço causa qui nois num temo nada cum isso viu

    • Nós católicos admitimos que esse erro é gravíssimo, pois Jesus (Deus) é a pessoa mais importatante para nós católicos, mas se o próprio Deus não condena quem somos nós para condenar… E nós só adoramos a Deus e a Jesus, Maria só é um exemplo de vida, então não fale sem saber.

      • Não se incomode com as calunias contra a Igreja de Cristo, sempre existiram e sempre existirão… a Igreja de Cristo incomoda demais o inimigo que contra ela só pode pronunciar calunias, nada mais pode…

        • Reinaldo,

          Então vai que é por isso que os católicos fazem o que fazem com os evangélicos, pois são da igreja de Cristo, a perseguida.

          Mas não se preocupe não, mesmo com as investidas católicas como a santa inquisição e demais outros aparatos, a igreja de Cristo, a única, a que os evangélicos pertencem, jamais será derrotada, pode meter flechas, balas, ela se renova todo o dia, abrindo com novos nomes, com novos discípulos, mas todos com o mesmo pensamento, Cristo, o centro, não a mãe Dele, não os santos homens, só duas pessoas, aliás, três, o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

          • Reinaldo,

            Lutero foi para o protestantismo o que foi D, Pedro I para a independência.

            O monge Lutero deu o grito de independência da igreja católica repressora, mas em verdade não foi ele o autor intelectual, pois sempre estiveram dentro do catolicismo os insatisfeitos com ela, basta vê que os cátaros em 1200, muito menos foi o único lutador do direito nem na época dele e nem agora, pois o mundo tem próximo de 700 milhões de protestantes, breve já se igualando e passando, portanto a verdadeira igreja de Cristo se impondo, não a maculada, a que se vendeu, a que os papas João XXIII, João Paulo I(assassinado pelos da igreja) João Paulo II (quase morto pela tentativa dos do vaticano), Bento XVI(que renunciou) e agora PAPA FRANCISCO(que está cantando para todo mundo os erros de sua igreja), mas gente igual a Reinaldo que devia ser excomungado, continua agindo e falando contra as palavras do seu pastor máximo, que disse que há muitos soberbos dentro da igreja.

          • Levi, vc e suas heresias…

            olha só, se realmente Lutero foi o D Pedro de vcs meu caro, então o Cristo que vcs creem é mentiroso, já que prometeu e deixou registrado na biblia que os católicos formaram, QUE NUNCA ABANDONARIA SUA IGREJA… mas o seu Cristo a abandonou durante 1500 anos, até que levantou o seu “pai” Lutero para orientar os fiéi$.

            A Igreja não erra Levi, quem erra são alguns homens que decidem por si sem a inspiração do Espirito Santo, porém as decisões referentes a fé católica não podem ser tidas como erros, afinal, a biblia foi o conjunto de grandes decisões destes sacerdotes, e se vc crer realmente que a Igreja erra, então a credibilidade da biblia é posta em cheque.

            Levi, pense antes de falar para não espalhar heresias que possam derrubar a fé das Pessoas em NSJC.

            abçs.

          • Clamando, aquilo como vc se refere é apenas os verdadeiros cristãos seguindo os exemplos e ensinamentos verdadeiros dos homens de Deus que são descritos na bibla e dos primeiros Cristão dos primeiros séculos.

            abçs.

          • Reinaldo,

            Fala, mas se engancha.

            Meu caro, a igreja judaica errou, ai Cristo criou o cristianismo.

            Igrejas erram sim senhor, tanto que a judaica de tanto errar, Cristo viu que não ia mudá-la aí criou outro seguimento.

            Deus não tem problemas com essas coisas, basta vê que a destruiu o povo de Israel, o dividiu várias vezes.

            Deus não fica adstrito a curral judaico, cristão, islâmico, católico.

            Ele está acima de instituições terrenas, pois o importante não são igrejas, sim as almas, não esquecendo você que Cristo MORREU POR ALMAS E NÃO POR IGREJAS, tanto que não disse que a verdadeira igreja seria a católica, a judaica, a islâmica, sim um povo zeloso e de boas obras que pode estar em qualquer lugar, inclusive para os que não possuem relação alguma com igrejas.

            Já imaginou? Cristo descer a terra aqui para render homenagem à fulana e a beltrano, só se Cristo fosse mentalmente debilitado.

          • SANTA MÃE DE DEUS KKKKK

            Levi, quando vc vai aprender a parar de espalhar heresias???
            kkkk

            Jesus não veio para concertar erros de Judeus Levi, ele veio para ser o sacrificio definitivo kkkkk

            A Lei de moisés, que era a que os Judeus seguiam não havia como ser cumprida integralmente, e o homem não tinha como deixar de ser pecador, e não havia como os sacrificios suprirem os pecados humanos… então Cristo veio para ser o sacrificio definitivo..

            O erro que os Judeus cometem hj é não crer em Jesus Cristo…

            nos demonstre Levi, a sua imensa sapiencia e nos deleite com sua inteligencia citando alguns dos erros dos Judeus em suas doutrinas.

          • A Igreja erra somente no seu entendimento torpe das coisas…

            A Igreja também deve estar errada ao ensinar que Cristo era Casto, não foi casado e que Deus não erra.

            afinal, vc diz que não é bem assim.. somente vc deve estar certo… as Igrejas devem estar todas erradas… a Católica e as protestantes em si, todas erradas E SÓ VC “SERTO” LEVI.

          • Reinaldo,

            Sinto um frio daqueles quando você fala em heresia, imagine essa palavra na santa inquisição, colapso cardíaco na hora, morria em em segundo quando um padre olhava para você e dizia heresia.

            Meu caro, heresia é o que a igreja faz com a palavra de Deus seja em fazer oração por alma de mortos, tanto que Cristo não cometeu tamanha heresia, sim ressuscitá-las, seja com essa história destinar orações a terceiros até chegar a Deus, tanto que Cristo era direto: “Pai eu sei que me ouves,,,”, nada de orientar que o povo se dirigisse a Moisés que lá se encontrava, do contrário, no exemplo que citou na parábola de Lázaro e o rico, quem estava lá e repreendendo era o maioral entre os judeus, Abraão.

            Meu caro, quanto a Cristo servir de sacrifício, quer que isso? Se fosse apenas servir de cambio de sacrificado, Ele não teria pregado, Ele não teria curado, bastava ter nascido e logo morto como sacrifício, onde você está aprendendo coisas pela metade? Daquie a pouco vai dizer que Cristo veio para subistituir o jejum pois Ele passou quarenta dias, o de mais tempo.

            Tais coisas são secundárias, superficiais, o importante da vinda Dele foi a palavra de amor, Deus mandar seu representante para sobre si cair todas as nossas iniquidades não corrigidas a tempo,

            Realmente, Cristo não veio para corrigir erros de judeus não, sim de toda a humanidade, pois judeus erram quanto qualquer um, dizendo eu isso para você acabar com essa história de estar transferindo sua parcela na crucificação de Cristo a outrem, pois bem sabemos que nós todos o conduzimos com os nossos pecados à morte de cruz, meu caro, todos, sem exceção.

            O erro de judeu é não crer até hoje em Cristo, ora como acreditar se o império romano os debandou no mundo e que a igreja católica fez questão de continuar pregando que foram os judeus que o mataram na cruz?

            Não se faça de desinformado, pois a igreja primitiva era formada toda ela de judeus, então não fique metendo pedras em quem não conduziu Cristo à morte, sim líderes religiosos não legitimados pelo povo, pois a classe religiosa da época de Cristo foi escolhida pelo império que houvera anos antes tomado o poder secular, daí interferindo no tocante ao religioso, tanto que era tido por Roma como um dos lugares mais difícil de se gerir, tendo interferido em tudo. .

            A igreja deve ensinar que Cristo era o amor, o perdão, a compreensão, não ficar com essa historinha de que era casto, não casado e que o sol gira em torno da terra, se apegando a coisas que ao invés de contribuir cria dissenções, mata o espírito, fere a justiça, deixa em segundo plano a sua vinda,

            Quanto a eu estar certo e não as igrejas, não vou ficar aqui me defendendo com hemhemhem, do contrário, todas as igrejas possuem suas parcelas de culpas, todos os seres humanos possuem a sua própria, tudo na vida tem erros, seja os que se queria praticar seja os que não se queria, eu vou ficar aqui defendendo sua igreja se o seu pastor maior está há cinquenta anos dizendo que ela tem erros,

            Quem sou eu para desmentir os papas que assim vem dizendo, que assim vem falando os tribunais, que a história vem dizendo, aí você fica apontando o dedo nos pecados dos judeus dizendo que pelo fato de não crer até hoje em Cristo.

            Prefiro um filho que não tenha eu como pai, mas obedeça o que digo, a um que tem certeza que sou seu pai mas me desobedece, distorce o que eu digo.

        • SANTA MÃE DE DEUS!!!

          a coisa tá feia mesmo…

          parei de ler no segundo parágrafo quando vc negou que Cristo seja o Cordeiro de Deus.

          t+ Levi… vou ficar alimentando suas HERESIAS NÃO…

          • Leia tudo, se é que não leu.

            Recomendo a leitura por completo, pois vai fazer de você um discípulo verdadeiro de Deus não de igrejas, pois igrejas são importantes, mas não indispensáveis, só Cristo é que tem a garantia da salvação.

          • Talvez me faça um herege como vc…

            mas acho que não.. pois eu, modéstia parte, sou bom em interpretação de texto… diferente de vc Levi, que quer pagar de “Cristão” e prega heresias contra Deus.

          • Reinaldo,

            Enquanto eu prego heresias, você segue a igreja que mais fala e comete heresias, então eu estou melhor na foto, aliás onde foi que vocês conseguiram vê na bíblia Cristo fazendo missa para mortos, se conseguiram achar, então foi em favor da alma de quem?

            Eu é que sou herético?

          • Levi, a biblia é criação da Igreja Católica…

            se hj vc tem as escrituras sagradas divididas em livros e versículos, agradeça a Deus (sempre) que iluminou a mente de um sacerdote católico para fazer isso… e de toda Igreja que se reuniram em concílios para definirem o que realmente seria a biblia e o que não tinha inspiração divina…

            As heresias que vc ve na Igreja CAtólica, são simplesmente parte da sua péssima interpretação da biblia (e de textos diga-se de passagem) por isso não me incomodo de vc dizer que pregamos heresias… já que para um cara que diz que Cristo se casou, teve filhos, que Deus erra, que Belém do Pará é a cidade do nascimento de Cristo, que Deus mandou Cristo para arrumar um de seus erros, entre outros absurdos Levi, então se vc diz que somo hegeres, me sinto muito bem então.

            Leia a biblia novamente, mas leia inteira e com atenção que vc verá um dos apóstolos rogando pela alma de um morto…

            não vou sitar versos ou de falar qual apóstolo, pois posso estar te incentivando a novas heresias…

            abçs.

            estuda minino!!!!

          • O novo testamento foi obra império romano associado à igreja católica em face de que os imperadores se converteram, mesmo por conveniência, e como eram os donos do mundo trataram de formalizar os livros do novo testamento, que se não feito poderia sê-lo por outrem.

            A igreja e o império foram muito maus, haja vista que esconderam a bíblia, não se preocupando que os hebreus estavam espalhados no mundo depois da perseguição desse império maldito.

            Não é só isso, “os mensageiros” esconderam a mensagem, a deixaram-na embrulhada, precisando que Lutero viesse e a arrancasse das mãos dos dois, justo a verdade escondida.

            Perguntar não ofende, desde quando o “carteiro” é mais importante que a mensagem e os partícipes do enredo?

            Levi, a biblia é criação da Igreja Católica…

            se hj vc tem as escrituras sagradas divididas em livros e versículos, agradeça a Deus (sempre) que iluminou a mente de um sacerdote católico para fazer isso… e de toda Igreja que se reuniram em concílios para definirem o que realmente seria a biblia e o que não tinha inspiração divina…

            As heresias que vc ve na Igreja CAtólica, são simplesmente parte da sua péssima interpretação da biblia (e de textos diga-se de passagem) por isso não me incomodo de vc dizer que pregamos heresias… já que para um cara que diz que Cristo se casou, teve filhos, que Deus erra, que Belém do Pará é a cidade do nascimento de Cristo, que Deus mandou Cristo para arrumar um de seus erros, entre outros absurdos Levi, então se vc diz que somo hegeres, me sinto muito bem então.

            Leia a biblia novamente, mas leia inteira e com atenção que vc verá um dos apóstolos rogando pela alma de um morto…

            não vou sitar versos ou de falar qual apóstolo, pois posso estar te incentivando a novas heresias…

            abçs.

            estuda minino!!!!

  4. Até parece que as religiões estão disputando para ver qual delas comete o maior número de gafes,de um lado a idolatria a imagens de outro idolatria ao dinheiro,de um lado alguns padres pedófilos de outro alguns pastores que são capazes de qualquer coisa por dinheiro e por aí vai…

  5. E viva as notinhas tolas e os comentários genéricos !! Como se pedofila e o hedonismos fosse uma característica e um ensinamento das comunidades cristãs.

    Cara Ana Clara, normalmente quem aposta em gafes e que disputas aconteçam é a platéia de fora da vida cristã.

    Paz e Bem

  6. hehehe.. realmente o levi faz seus comentários em um laptop que ele mantém escondido no hospício onde está internado. É cada uma que ele manda. Mas vocês católicos, vão pagar pelo que fizeram com ele, não sei o que foi, mas essa loucura dele e a perseguição dele contra a ICAR.. com certeza tem alguma relação.

    • Edy, a culpa não é nossa!!!

      o próprio Levy ja deu o nome do culpado…

      ele disse que quem ensinou a ele foi o próprio pai dele (genético) que era “pastor”…

      mas talvez nem seja culpa do “pastor” tenho visto que ele não consegue entender as mensagens qe postamos e deturpa tudo o que se escreve, então talvez o Pastor até tenha ensinado algo bom para ele, mas ele deve ter interpretado mal a mensagem do pai dele também…

      abçs.

      • Reinaldo,

        Você acertou na mosca. Não foi o meu pai quem ensinou essas besteiras que aprendi e cito aqui, aprendi fazendo o mesmo raciocínio católico, pois o aluno tem que ser melhor que seu mestre(pai/pastor) ao usar as técnicas do livre pensar da religião católica, como seja, não está na bíblia, mas eu concluo que é assim e pronto.

        A igreja não encontra na bíblia que Cristo orou para a alma dos mortos, mas ela acha que deve orar em face da tradição, aí institui e pronto.

        Se bem que Cristo disse ao riquinho soberbo e arrogante que queria seguí-lo mas depois de enterrar seu paí: “deixe que os mortos enterrem seus mortos” uai? Por quê Cristo não rezou pela alma do bom homem pai do riquinho santo que nunca tinha pecado e que queria fazer parte de um grupo sem ter sido selecionado por Cristo, portanto querendo acessar de forma diferente dos demais, pois escolhidos a dedo?

        • Ué Levi, já mudou de idéia… não tinha sido seu pai Paxto que educou e ensinou os 8 FILHOS kkkkk

          agora já mudou de educadora?

          kkkkk

          CONTRADIÇÃO!!! VC ENCONTRA NO LEVI VARELA KKKKKKKKKKKKKKKKK

          • Reinaldo,,

            Sei que você se faz que não entendeu, aí maldosamente conclui o que quer.

            Aprendi com meu pai, depois ao vê a tradição católica, aí passei a fazer ilações também, afinal os da católica vivem fazendo, como se agarrar a uma corda sob pedra e pau, onde foi que Cristo ensinou o Círio de Nazaré? Ensine o povo direito, mas antes de começar a criticar, o que eu quis dizer, é à Círio de Nazaré, á forma, ao modelo…

          • é Levi… é isso ai… depois de espalhar heresias e inverdades tem que jogar a culpa em alguém mesmo kkkkk
            e quem melhor para receber a culpa do que a Igreja de Cristo??? afinal, sabemos que ela seria tentada, mas Cristo prometeu que as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela…

            pode jogar a culpa na Igreja levi, joga culpa das khdas que vc fala, calunie, difame bastante… o importante para nós são as promessas do Nosso Senhor Jesus Cristo…

            abçs garoto…

          • Reinaldo,

            Eu caluniei? Falei a verdade, mas você não gosta de ouvir que tua igreja criou coisas que não estão na bíblia, aí vem com essa história de promessa de Cristo.

            A igreja verdadeira são o universo das evangélicas, mas que pode ser somada a católica, desde que aceite as ações do papa francisco, se não vai continuar sendo perseguidora, soberba e se fazendo de vítima.

            Preocupe-se não, essa igreja madrasta vai acabar com as ações do papa, aí seremos todos irmãos, por enquanto não se consegue se dizer que os católicos são de Cristo, em verdade de tudo, menos de Cristo, pois importou de outros credos coisas proibidas na bíblia de ponta a ponta como oração para almas que já se foram, e ainda cobrando taxas para isso.

          • Levi, vc não caluniou, vc disse heresias e inverdades sobre a Igreja…

            e do cristo que vc prega, preferimos distancia mesmo…

            seu cristo não era deus, não era divino, era um homem comum, que casou, teve filhos etc…

            o Cristo que cremos era divino… Deus filho…

            salvador…

            abçs. Levi…

DEIXE UMA RESPOSTA