Matéria da revista Veja sobre a música gospel revela crescimento do segmento e movimentação de R$ 1,5 bilhão anualmente

6

A revista Veja desta semana publicou matéria sobre a música gospel e o crescimento alcançado pelo segmento no Brasil.

Na reportagem do jornalista Sérgio Martins, há uma comparação entre “as vozes potentes” e “exageradas”, segundo a matéria, que entoavam canções no final dos anos 1950, com a música “que extrapola o público fiel” e que tornou-se tema do Festival Promessas, produzido pela TV Globo.

A matéria fala sobre os diversos estilos que estão cobertos pelo “guarda-sol” da música gospel nacional, como rock, samba, soul, hip-hop e axé-music “louvadeira”.

Citando os principais expoentes da música nacional, a reportagem de Veja, menciona Aline Barros como “fundamental para dissipar o preconceito contra a música evangélica”, e menciona que a indústria fonográfica que produz esse tipo de música, sofre menos com pirataria.


Os números levantados pela revista impressionam pela grandeza. Em termos de movimentação financeira, o “mercado gospel” movimentou em 2010 a quantia de R$ 1,5 bilhão.

Em todo o Brasil, são 600 emissoras de rádio transmitindo música gospel, além de 128 gravadoras que produzem e distribuem o trabalho dos artistas do segmento.

A cantora Damares foi citada como exemplo de vendagens: 400 mil cópias do CD “Diamante” foram vendidas até hoje, o que rendeu à cantora uma comparação com artistas seculares do calibre de Roberto Carlos e Victor & Léo, segundo dados da Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD).

A reportagem também revela que 66% do público que compra CDs e DVDs de música gospel é feminino, e que 56% do público que ouve música gospel como um todo, pertence à classe C.

Fonte: Gospel+

6 COMENTÁRIOS

  1. cresceu valido, foi mt bom; Mas no brasil que eu sei muito bem, sou crente mais 20 anos de ventre de minha mae kk e familia decadas se for ver do passado ate dias hoje ..eu conheço varias situação em bastidor de igrejas pessoas cobrano absurdos só para cantar na igreja se valor xxx nao for pago nem vao na igreja nem para assistir…..Vivemos veno crentes falarem tanto idolatria dos que estao no mundo, mas fazem igualzinho com cantores e cantoras gospel digamos das "fãs" fazerem pirraças com maes e pai e brigam, porq nao foram e ate mesmo lideres(Pr) e mt sao se deixam ser manipulados, tem excessoes e exemplos de homens de deus e servos e de liderança eo mais Importante AMOR AO PROXIMO e esquecem que nao é homens e sim em deus que devemos crer é biblico,É bom ouvimos conselhos, mas só em deus apenas que podem te dar resposta para tudo, agir, enxerga e caminhar com ele na tua graça,é só aqueles que tem sabedoria na palavra e intimidade no senhor nao se deixar ser moneco manipuladores e enganos e o cegos com falsos Digamos assim "Artistas" que estao mais preocupados com seus $^$ e status e poder….tenham mais sabedoria e intimidade e esvaziar de religiosidade de sua vida e vai viver na graça de senhor segundo tua palavra e amar ao proximo seja ela qm for.fuii..deus abençoe todos e vitorias

    • irmão João!!! vc se lembra? que na nossa época a mocidade da igreja era proibida de cantar certos ritmos… as pessoas se entregavam a Jesus sem emoção ( só pelo mover do Espírito ), hoje tá entrando pagode, axé, hip hop e até funk…tá rendendo mesmo, deixaram os embalos de sábado a noite e fizeram das virgilias baladas gospels (uma churrascada carnal)!!!!

    • Rosania De Assis Ferreira Por um lado foi bom…Tempos mudam e Mentalidade da pessoas tambem ….Mas Só que instalou no segmento gospel brasileiro atual a falta etica,amor ao proximo julga as pessoas pela cor do cabelo,como se vestir e aparencia etc.. e nao o que estar no coração das pessoas ai esses crentes manipulados e sem sabedoria….são mais um bonecos nas maos desses falsos lideres e muitos esquecem nao é homens e sim em deus,Há biblia diz isso bem claro sobre isso,È bom ouvimos conselho,mas no final unico que pode te dar respostar é o senhor na sua intmidade e sabedoria que ele ensinou na biblia….Maiores heresias que hoje tem nas igrejas do brasil vem grande maioria dos EUA,se forem a europa que eu conheço muito bem exemplos de igreja de amor ao proximo,respeito com dinheiro e foco evangelistico etc,mesma com as pessoas nao indo com tanta freguencia como era antigamente ir na igreja,Mas mantem seriendade e o principal amor ao proximo. Se Alguem me perguntar se faço parte do segmento gospel BR, Eu digo que nao, ja faz alguns anos,eu quero distancia,mas tem as excessoes,mas maioria suja suja, Nao quero compactuar com ganancias,mentiras, falta etica e entre outras….Só mais antigos sabem e acordaram para isso e sairam,Mas outros estao caindo ..hoje em dia ja nao é como antigamente,mas nao acredito que isso vai mudar tao cedo,o passado nao volta mais,mas ainda bem que mentalidade mudaram e as pessoas tambem ficar e vivier em tempo como primitico ninguem merece hoje em dia .. um abraço deus abençoe

  2. Eu torço pra que cresça mesmo, que alcance mais pessoas, e mais, estão aprendendo cada vez mais fazer musicas melhores, que já ultrapassa em qualidade a de muitas que são seculares, reconhecido por quem entende de música, agora vou dizer, curto mesmo, canto, oro, sinto a presença de Deus e é isso que importa.

  3. Eu torço pra que cresça mesmo, que alcance mais pessoas, e mais, estão aprendendo cada vez mais fazer musicas melhores, que já ultrapassa em qualidade a de muitas que são seculares, reconhecido por quem entende de música, agora vou dizer, curto mesmo, canto, oro, sinto a presença de Deus e é isso que importa.

  4. ………ta feia a coisa. são os novos comedores de grana! cantando musica de péssima qualidade. só cantam vitórias, bençãos, e promessas que Deus não fez.
    a cantora Damaris tem até uma musica estranha e muita estranha….. que parece que ela esta falando do ante cristo. ….Está surgindo aí um novo vencedor ….. já somos vencedores em cristo……Um novo nome ouvirá sobre essa terra nome de quem?……Tem no peito um coração cheio de amor
    Capaz de perdoar quem lhe feriu……quem? ……Você se sente tão pequeno, em um vale escuro e frio
    O seu gemido dói na alma, e traz na pele um arrepio quem esta em um vale escuro e frio? eu não !!!!!!!!

  5. Irmão eu fico triste pelo verdadeiro louvor sacro ter sido deixado de lado, hoje o pastor da minha congregação chamou uma banda para cantar na igreja e ele só tocaram puro forrom letras sem conteudo, sai de lá muito triste porque não senti a unção e a presença de Deus de forma poderoso naquele culto, não se vê mais crentes com corações quebrantados choranto, só se prega : você vai receber a benção, Deus vai te dar vitoria, mas eu queria que pregassem tambem a volta de Jesus, mudança de vida, entrega, quebrantamento.

DEIXE UMA RESPOSTA