Brasil

Em vídeo, Caio Fábio afirma que Bíblia contém erros e é mal interpretada; Pastores discordam: “declaração infeliz e simplista”

Comentários (426)
  1. prr disse:

    ele caiu a muito tempo AGORA VIROU SERVO DO DIABO

  2. Aprendi desde criança e tenho certeza de que a Bíblia é a palavra de Deus e ponto final. Mas é claro que se foi escrita por homens, alguma coisa carnal tem ali (ou vocês acham que essa coisa de falar "Deus me disse, Deus falou" começou só no século XXI?). Agora, polêmicas a parte, não vejo nada muito inspirado por Deus alguém escrever: Abraão gerou a Isaque, que gerou a Jacó, etc, etc … mas cada um conclua como quiser, não é Geziel Freitas e Rafael Cardoso?

  3. 2 Tim 3:16 o apóstolo Paulo afirma categoricamente que a Escritura é divinamente inspirada.

  4. tem gente q quer se aparecer mais que o próprio Jesus…

  5. Deusilan de Sousa disse:

    Caio Fábio falou. Tá falado.
    Eu aceito esse ensinamento.
    E prossigo em minha fé, que está para além das perfeições literárias da bíblia, ou da ausência dessa perfeição.
    Acima de tudo o Deus, sobre quem as escrituras narram.

    1. Vai estudar a bíblia e deixa de tá comendo pelas mãos dos outros!

    2. Deusilan de Sousa disse:

      Olá Marcony!
      Obrigada pelo conelho.
      Deus abençoe você.
      Vamos mesmo ler e examinar as Escrituras, pois os dias são maus.
      Só enfatizei que Caio Fábio é referência para muitos. E que (eu), aceito seus ensinamentos.
      O que não implica que eu seja leiga, ou manipulável.
      Mas devo-te agradecer: ESTUDAR A BÍBLIA SERÁ SEMPRE PARA MIM um BOM CONSELHO.

  6. A Bíblia aponta para Cristo, certo… Mas se a Bíblia contém erros, quem me garante que o que ela diz sobre Cristo está isento de erros!! Se há um erro sequer na Bíblia, como vou saber onde NÃO HÁ ERROS??? Pensem bem antes de engolir propostas de hereges como Caio Fábio!

  7. A inerrancia das escrituras se dá apenas nas linguas originais

  8. Jander Toledo disse:

    É engraçado ver o Caio Fábio atacando aos pastores. Eu morro de rir! O interessante é que, tanto o Caio quanto os outros pastores são ignorantes da Bíblia.

    Na Bíblia se encontra a verdade. A verdade não se pode contradizer. O que acontece são erros de tradução para o nosso idioma, o português.

    1. Marlene Paiva disse:

      Jander Toledo, o que vc ainda não entendeu é que a Palavra é uma pessoa e esta pessoa é Jesus encarnado. Prá vc saber se não está em heresia é só olhar prá Jesus em todo seu comportamento aqui na terra e fazer tal qual ele fez. E aprender nos ensinamentos dele que a lei olho por olho foi substituída pela lei do Amor. A Boa Nova do evangelho é espalhar a notícia de que Deus nos reconciliou, perdoou por intermédio da cruz e não tem nada a ver com julgamento pessoal e sim julgamento de doutrina, como Jesus ensinou. E se vc não tiver Jesus como chave hermenêutica para interpretação vc dificilmente escapará de heresia.

    2. Jander Toledo disse:

      Minha cara Marlene Paiva, com todo respeito. Não diga que devemos ter Jesus como chave hermenêutica para interpretação. Hermenêutica não é chave para interpretarmos as Escrituras.

      2 Pedro_1:20 (PJFA) sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.

      Hermenêutica é um das ramificações da Filosofia que trata justamente sobre interpretação. No entanto, as Palavras de Deus se discernem espiritualmente e não com Filosofia humana.

      1 Coríntio_2:14 (PJFA) Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

      Detalhe, e para estar livre ou liberto de heresias é necessário conhecer a verdade.

      João_8:32 (PJFA) e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

    3. Marlene Paiva disse:

      Jander a verdade é uma pessoa, é um ser, só existe uma verdade o nome dela é JESUS! É por isso que Ele é a chave hermenêutica, o AT fala de lei, o NT fala da GRAÇA! Quando vc entende Jesus, vc se liberta da lei. A lei mata a Graça salva. Quem conhece o Amor conhece Deus, quem não ama não conhece Deus.

    4. Jander Toledo disse:

      Quando conhecemos Jesus nos libertamos da lei sim, mas qual lei? A lei de Moisés.

      Hebreus_7:12 Pois, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.

      No entanto, devemos seguir outra lei. Qual? A lei de Cristo.

      Gálatas_6:2 levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo.

    5. Marlene Paiva disse:

      Jander Toledo Valeu Jander!

  9. Paulo Souza disse:

    Olha só quem está dando uma de doutor do saber. Logo quem, Caio Fábio. Um adúltero que traiu a esposa com a secretária da igreja que pastoreava. Agora vem dizer que a Bíblia contém erros. Quem na verdade tem erros? A Bíblia ou Caio Fábio?
    Estava demorando aparecer por aqui. Não bastam aqueles que já se fizeram através da mídia, agora aparece esse. Daqui a pouco estarão dizendo que ele é um grande profeta.
    Só Deus na causa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Pedro Augusto disse:

      e apontar os erros do cara não ajuda nada, todo mundo erra…
      ou vc estará discordando de que Deus perdoa os pecadores!

    2. Marlene Paiva disse:

      Ele adulterou e vc Paulo Souza não?

    3. Paulo Souza quer ser a 4º pessoa da Trindade.

    4. Paulo Souza, e o Yeshua Hamashia!!!!!….comédia…me borrei de tanto rir desta hipocrisia patética!!

    5. Paulo Souza disse:

      Marco Duvizioso Deixa de hipocrisia, cara! Quem aqui quer ser a 4ª pessoa da trindade? Trindade é formada de três, seu burro.

    6. Paulo Souza disse:

      Marlene Paiva minha cara! Nunca traí a minha esposa. Mas, quando um erro é cometido, não justifica cometer outro para justificar o primeiro. Acredito que você deve ter experiência nisso, não? Quando se defende o errado é porque tem rabo preso.

    7. Paulo Souza disse:

      Rodrigo Freitas, patético és tu, cara! Se borrou, vê se limpa, tá?

    8. Paulo Souza kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk realmente a cérebro é só uma parte inutil do corpo de algumas pessoas.

    9. Paulo Souza disse:

      Realmente, Marco! O seu é um deles.

    10. kkkkkkkkkkkkkk é Paulo Souza sem criatividade, só na corona nos outros em,pessoas como você não tem como falar serio não,só serve pra tirar sarro mesmo kkkkkkk

    11. Marlene Paiva disse:

      Paulo Souza Vejo que vc nunca refletiu na resposta, que Jesus disse aos escribas e fariseus, doutores da lei, que trouxeram a mulher adúltera diante dele. Que pena! Vejo tb q vc nunca entendeu, o que vc tanto defende, a bíblia que diz que quem tropeçar em 1 só mandamento tropeçou em todos. E mais um monte que o Evangelho ensina, inclusive sobre o julgamento, vc nunca leu de fato que o julgamento é só no terreno da doutrina e não pessoal? Claro que não! Infelismente! Qdo vc for atacar, ataque a doutrina errada e nunca a pessoa da doutrina. É simples, pense e reflita se o ensino está correto, é só isso. Se vc julgar o pecado de quem quer que for, vc será julgado da mesma forma por Deus. Eu tenho o rabo preso, sim é claro que tenho, eu nasci em pecado e em pecado me concebeu a minha mãe. Eu tenho consciência que vou pecar até a morte da mesma forma que tenho consciência que Deus já os perdoou antes mesmo de tê-los cometido.

    12. Paulo Souza disse:

      Marlene Paiva KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK……………FAZ-ME RIR……kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  10. Ferem a sabedoria e o domínio de Deus, colocando uma pequena coleção de livretos que não chegam nem aos pés dos melhores artigos literários humanos, quando tentam colocar Deus dentro dele. Se nem as obras de Jesus caberiam em todos os livros do mundo (como disse João), quanto mais a sabedoria do próprio Deus. Se Deus está limitado ao que escreveram sobre Ele, então, Ele não é Deus. Não consigo entender a mente dos irmãos, sinceramente!!

  11. Tem gente comentando aqui e nem entendeu oq o Caio falou, Jesus não se restringe a bliblia, ele vai muito alem dela, a biblia contem a palavra de Deus, mas vai muito alem do que isso, e creio que Deus tem mais livros importantes para escrever sim, que é o livro do evangelho nas nossas vidas, uma caminha sincera com Jesus, dia a dia, passo a passo, muita gente em blogs falam de lutero e calvino e dos reformadores e tal, mas não esquecem que Lutero não considerava o livro de Thiago, muitos desses herois da fé não consideravam o livro de apocalipse.Agora porq é o Caio vai bater ate…..

    1. Jairo Luis Jairo disse:

      ERRADO. JESUS É UM PERSONAGEM DE FICÇÃO EXCLUSIVAMENTE DA BÍBLIA. NÃO EXISTE JESUS FORA DO LIVRO.

    2. Que argumento ridiculo em, mentes limitadas são tão previsíveis.

    3. Jairo Luis Jairo disse:

      Pois é, a bíblia é o limite da mente do cristão e da sua fé.

    4. Quando vc vir com um argumento interessante eu falo com você

    5. Jairo Luis Jairo disse:

      A realidade dispensa argumentos né?

    6. Me prova que Deus nao existe então

    7. Marlene Paiva disse:

      Marco Duvizioso, nem o ateu e nem o religioso provam que Deus existe!

    8. É que eles querem tanto que a gente prove que Ele existe, então nada mais justo que eles provarem que Ele não existe né kkkkkkkk

    9. Jairo Luis Jairo disse:

      Se você prega algo como existente, o mínimo do mínimo que você precisa fazer é provar que não está mentido. Algum crente já conseguiu? NUNCA. Isso só dá razão para supeitas, pois quem precisa implorar para ser aceito é a mentira. A verdade não precisa ser aceita com fé.

    10. kkkkkkkk maldita inclusão digital, parei de ler em "Se você prega algo como existente"

    11. Jairo Luis Jairo disse:

      A verdade dói né?… O riso é a dissonância cognitiva.

    12. Marlene Paiva disse:

      Argumento idiota nos 2 extremos!

    13. Só se for a tua verdade né

    14. Marlene Paiva Todo o extremo é perigoso

    15. Jairo Luis Jairo disse:

      O cristianismo e a inquisição que o digam.

    16. Nosssssa depois dessa… tem gente que acha que o evangelho é o cristianismo, realmente….

    17. Jairo Luis Jairo disse:

      É a verdade óbvia, crentes pregam mentiras banais que jamais puderam e não podem provar que não passam de simples mentiras. Seria muito fácil contrariar isso com a ajuda do DEUS-POMBA.

    18. Tao facil que ateus tem fugido de debater com william craig porq sera? tão facil que Anthony Flew morreu ateu né? hauahuah

      “o único apologista cristão que colocou o temor de Deus em muitos dos meus companheiros ateus”.
      Sam Harris

    19. Jairo Luis Jairo disse:

      Anthony Flew, QUE AOS 84 ANOS TEVE SEU NOME RROUBADO POR UM CRISTÃO PARA ASSINAR O LIVRO QUE ELE NEM LEU?

    20. Jairo Luis Jairo disse:

      Marco Duvizioso O nosso mundo e a nossa realidade não se limitam às soluções filosóficas, na realidade não precisam delas e as ignoram completamente. Craig é um papagaio que fala para as paredes, da mesma forma que todos os religiosos. O QUE DIZEM DE RELEVANTE QUE ALGUÉM PRECISE SE PREOCUPAR? NADA.

    21. E vc acredita nessa fabula inventada pelos ateus né, maldita wikipedia, leia esses livros A Veracidade da Fé Cristã e Filosofia e Cosmovisão Cristã.Depos venha discutir comigo e veja esse video

      http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ZbrL8YKdSL8

    22. Jairo Luis Jairo disse:

      Por falar em Sam Harris, http://www.samharris.org/

    23. Pesquisa confirma que não existem ateus num avião em pane

      Entre os co-autores do estudo está Jonathan Jong, atualmente na Universidade de Oxford, que aproveitou as pesquisas para fazerem parte de sua tese de doutorado, e Matthias Bluemke, da Universidade de Heidelberg. Os resultados dos experimentos serão publicados no Journal of Experimental Social Psychology.

      Fonte: ScienceDaily

    24. Jairo Luis Jairo disse:

      Mas eu prefiro dois ótimos ex-crentes >>> Dan Barker e Bar Ehrman >>> http://www.bartdehrman.com/

    25. Jairo Luis Jairo disse:

      SE EXISTISSEM CRENTES E ORAÇÕES FUNCIONASSEM, OS AVIÕES JAMAIS CAIRIAM….KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    26. Jairo Luis Jairo disse:

      Marco Duvizioso ENTÃO QUANDO OS AVIÕES CAEM, SÓ MORREM CRENTES…KKKKKKKKKKKKKK

    27. E vc não falaria tanta besteira e seria um pouco mais inteligente né(sic), so para terminar prefiro “Deus Existe” de Antony Flew.

    28. Jairo Luis Jairo disse:

      Você quer dizer do cristão desonesto que usou o nome dele no livro né? Sem desonestidade intelectual não é possível defender deus. Você precisa mentir. Deve gostar de ser mentiroso.

    29. Jairo Luis Jairo disse:

      Seus argumentos foram tão inteligentes que foi meu cachorro que respondeu.

    30. Coitadinho do Antony Flew foi enganado né, assinou algo que não leu,nem tinha ninguém para ler para ele né, foi forçado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk só um idiota para acreditar nisso

    31. Jairo Luis Jairo disse:

      O cristão precisa de todo tipo de fraude para poder justificar a crença em seus amigos imaginários, pois usando a realidade é mais do que impossível.

    32. Jairo Luis Jairo disse:

      Marco Duvizioso , e mesmo que fosse verdade, a estatística mostra que há muito mais crentes virando ateus do o contrário. De onde surgem os ateus? Do céu? do inferno? NÃO, DAS IGREJAS. IGREJAS SÃO FÁBRICAS DE ATEUS. Os crentes mais inteligentes acabam virando ateus mais dia ou menos dia e as igrejas vão sendo niveladas por baixo, ficando só com as amebas sem cérebro.

    33. Joabe Rios disse:

      Marco Duvizioso – Não dê trela a trolls. O cara é apenas umleitor assídui de blogs neo ateístas. Só sai merda! rs

    34. Joabe Rios disse:

      Jairo Luis – As igrejas não vão acabar. Este seu sonho é impossível. O que fabrica neo ateus é a burrice e a preguiça de estudar. Nada mais, nada menos! :)

    35. Jairo Luis Jairo disse:

      NÃO VÃO ACABAR TÃO CEDO, POIS ENQUANTO EXISTIR TROUXA, EXISTIRÁ ESPERTAHÃO PARA EXPLORÁ-LOS.

    36. Joabe Rios disse:

      mimimimi.. Clichê de neo ateu. Até nisso, essas amebas são iguais. PQP (desculpe o palavrão) escapuliu!

    37. ''grande pensador Jairo Luis''
      sua melhor frase
      ''ERRADO. JESUS É UM PERSONAGEM DE FICÇÃO EXCLUSIVAMENTE DA BÍBLIA. NÃO EXISTE JESUS '

      ~~

      Alguém ai por favor avisa a ele pra ler Flávio Josefo ah perdão!esqueci que ateu não lê apenas copia e cola asneiras de sites ateu XD

    38. A BIBLIA É A INERRANTE PALAVRA DE DEUS,O APOSTULO PAULO, JÁ DIZIA, QUE A PALAVRA DE DEUS PARECE LOUCURA, PARA OS QUE SE PERDEM ,MAIS PARA NÓS QUE CREMOS, É O PODER DE DEUS,

    39. MARCO DUVIDOSO,Á BIBLIA,ELA NÃO CONTEM A PALAVRA DE DEUS, ELA É A INERRANTE PALAVRA DE DEUS,

    40. Marlene Paiva disse:

      Valtemir a Palavra é Eterna (Jesus). O livro (escrituras) que contém a lei e histórias vão passar! Mas Jesus (Palavra) não passará! Até a lei de moisés caducou, passou!

  12. ele falando e o cachorro lantindo e a mesma coisa, quem tem os espirito da verdade nao se deixar enganar por pessoas q se venderam por um prato de lentilha mundano

    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…chorei litros!!!Comédia!!!

  13. Um homem desviado que perdeu o dicernimento do Espirito!Fico pasmado da declaração erética desse homem e com a concordancia de muitos.A biblia é sim a palavra de Deus e se vc despreza ela, despreza Jesus, o Verbo!

    1. Marlene Paiva disse:

      Inácio da Rosa Silveira, veja de novo o vídeo pq vc não entendeu ainda!

    2. perdoe-me Marlene eu entendi, o pano de fundo do que ele realmente quer dizer é que mandamentos que estão no velho testamento e tambem no novo com por exemplo a homossexualidade não tem validade ou não é inspirado por Deus.Existe a lei de Deus e desprezá-la ou relativá-la é desprezar Jesus e a graça de Deus…

    3. Marlene Paiva disse:

      O fim da lei é Cristo prá justiça de todos que creem. Quem Ama cumpre toda a lei! Quem não ama não conhece Deus.

    4. concordo que Cristo é cerne da biblia desde genesis a apocalipse , que grande parte da lei caducou e estamos na nova aliança, mas lembra o que paulo disse:" estou de baixo da lei de Cristo"…e este homem que se diz de Deus com uma falsa sabedoria põe em duvida toda a biblia.Se isso viesse de um ateu não ficaria tão chocado…mas como diz a biblia "se conhece a arvore pelos seus frutos" e conserteza estes frutos não são nada bons…Que Deus te abençoe Marlene

    5. "aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama…"jo 14:20
      não vem filosofar sobre o amor, o amor é prático…

    6. Marlene Paiva disse:

      Justamente Inácio! Prático e simples como Jesus é!

    7. " a sabedoria é justificada pelos seus filhos"…

    8. Pra fim de conversa dê uma passadinha ali em galatas 5:19-26 e se examine se vc está vivendo o amor a Cristo…se estiver segue nesta fé, se não esse amor é fajuto

    9. Marlene Paiva disse:

      Piada né? Justo Gálatas que começaram no Espírito e terminaram na lei? Meu caro Inácio, é justamente isso que eu estou tentando te dizer desde o princípio da nossa conversa. A única proposta do Evangelho é viver este Amor, isto inclui à mim, a vc e a todos quanto quizerem viver o Evangelho de Cristo. Se eu ou vc não praticamos, Deus o sabe e isto só pertece à Ele.

    10. filha quem escreveu galatas não terminou na carne…acho eu que vc conhece um tal de Paulo né? foi um "apostoluzinho" que vc parece acha ser inferior ao caio…fazer o que! como a biblia diz …"ao homem faccioso(embora vc não seja homem o principio é o mesmo)depois de exortá-lo uma, duas vezes evitao…que Deus te abençoe….

    11. Marlene Paiva disse:

      Tá, faça o mesmo com Abraão, Isaque, Jacó, Judá, Raabe, Davi, Sansão, Salomão, todos os apóstolos, inclusive Paulo e finalmente eu e você! Mas não se esqueça, o mesmo vers. que vc fez questão de me indicar sem ler, não condiz com a tua fala, pois você não perdoa e não ama, se vc amasse não julgava, pois quem acusa é o Diabo. Quem não perdoa, deixa de perdoar a si próprio. E sobre o Caio, quem sou eu para julgá-lo? Quem julga é juíz (Deus). Nem o filho do homem ousou julgar ninguém e sim salvar lembra? Não, vc está coberto com o véu da teologia.

    12. filha outra vez vc esta enganada, a biblia diz em corintios cap 6 que devemos julgar questões da igreja, obviamente julgar segundo a palavra…Deus não tira o nosso senso de julgamento ou como poderiamos julgar a arvore pelos seus frutos? e como os teus argumentos não se sustentam partes para a ofença…mas eu entendo não vou escrever mais nada…que Deus te abençoe e te ilume

  14. Fhelip Baltar disse:

    Estamos vendo dentro da comunidade evangélica , Satanás desferindo golpes decisivos contra a cristandade . Ele é inteligentíssimo , quando mira na bíblia , pois é ela a nossa regra de fé e prática . desacreditando-á fará com que no futuro , até o sacrifício salvívico de Cristo seja contestado , pois se há erros na palavra , se ela não é a palavra de Deus e nem inerrante , como podemos afirmar categóricamente qual os textos da bíblia é confiável ?

    Os homossexuais , já estão tentando provar pela bíblia que os textos que se referem a tal prática foi interpretado de forma equivocada ;
    Os Ufólogos , tentando provar na bíblia que existe seres de outros planetas ;

    Os cientistas a través de estudos , procurando desacreditar , tudo que é sobrenatural contido nela . AONDE VAMOS PARAR ?

    1. Jairo Luis Jairo disse:

      APÓS A IDADE DOS MITOS, VAMOS PARA NA IDADE DA REALIDADE…ACOSTUME-SE.

    2. Ótima a sua palavra, amado irmão Fhelip.

    3. Joabe Rios disse:

      Jairo Luis – Conseguiu entender a refutação do paradoxo de epicuro? Ou ainda vomitas, bobagens? o.O Ainda vai insistir, neo ateu, com epicuro? hahaha

    4. Fhelip.

      Respondendo a tua pergunta final meu irmão, vamos parar no que a Bíblia mesmo nos afirma e chama de APOSTASIA DOS ÚLTIMOS TEMPOS. É pra isso que estamos caminhando, mais uma prova da veracidade das escrituras, é pra isso que estamos caminhando o cumprimento das profecias. Continua nessa tua força meu irmão, e não te deixes vencer pelo mundo, pois é isso que o mundo (sistema atual sem nenhum temor a Deus) quer semear no nosso coração, dúvidas pra nos fazer desacreditar em Deus e perder a fé. E eu creio que você, assim como eu, tem discernimento, e mesmo tendo suas dúvidas (o que é prudente), mas ao nos depararmos com o que nos diz a Escritura conseguimos enxergar claramente nela a verdade incontestável de que ela é sim confiável e a Palavra de Deus.

      Vamos perseverar, não importa o que o mundo pense. Deus te abençoe e fortaleça! Fraternalmente em Cristo.

    5. Jairo Luis Jairo disse:

      Joabe Rios APENAS UM JOGO DE FALÁCIAS. REFUTAÇÃO NEM DE LONGE. ELE MESMO SE SUICIDA NO FINAL.

    6. Joabe Rios disse:

      Não mesmo.

    7. Jairo Luis Jairo disse:

      Joabe Rios RELEIA O PARADOXO PARA VER QUE ELE NÃO PASSOU NEM PERTO DE UMA REFUTAÇÃO. >>> http://pt.wikipedia.org/wiki/Paradoxo_de_Epicuro É UM ENROLÃO.

    8. Jairo Luis Jairo disse:

      Edison Martins VIDA APÓS A MORTE NÃO É NEM MITO, É FÁBULA.

    9. Joabe Rios disse:

      Já li inúmeras vezes.

    10. Jairo Luis Jairo disse:

      ONDE ESTÁ A PARTE DA REFUTAÇÃO? E POR QUE O MANÉ NÃO É FAMOSO NO MUNDO INTEIRO POR "REFUTAR" EPICURO"? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    11. Joabe Rios disse:

      Vai ver ninguém viu o blog dele, por isso ele não é famoso o mundo inteiro! Ou, vai ver ngm se interessa mais do que você em desmentir "A VERDADE DEUS". ;) Ou, vai ver as pessoas tem mais o que fazer do que ficar procurando pelo em ovo. Ou, vai ver eles estão calculando a probabilidade de uma molécula surgir espontaneamente! Pode ser isso!

    12. Jairo Luis Jairo disse:

      E MESMO QUE FOSSE REFUTADO, QUAL O VALOR DE UMA PROVA RETÓRICA? NENHUM. O raciocinio lógico é uma pequena parte da linguagem e com aplicação muito específica, apenas em debates e mais nada. NÃO SE USA PARA NADA NA VIDA PRÁTICA. Centenas de áreas científicas são infinitamente mais úteis e essencias à vida humana do que a retórica, que é um passatempo de idiotas.

    13. Joabe Rios disse:

      "A vida surgiu do acaso por pura sorte". (ciência) Isto não reflete na vida real. Quais as provas empíricas desta afirmação cientifica! Se foi possível, logo, é possível tal demonstração. Mãos à massa caro neo ateu. Calcule as probabilidades! :)

    14. Joabe Rios disse:

      Somos um pedaço de carne falante, por causa de uma partícual bóson de higgs. Tal partícula só existe no papel. Caro neo ateu, prove que somos de carne e osso por causa desta partícula! O LHC até agora, nada!

    15. Joabe Rios disse:

      Refute o principio da causalidade! :)

    16. Jairo Luis Jairo disse:

      Joabe Rios PARA CALCULAR AS POSSIBILIDADES. VOCÊ PRECISA TER O CONHECIMENTO COMPLETO DA ORIGEM DA VIDA E NÃO SÓ NESTE PLANETA, MAS EM TODOS. COMO ISSO AINDA NÃO EXISTE, ESSE CÁLCULO É OUTRA IDIOTICE DE CRENTES RETARDADOS.

    17. Jairo Luis Jairo disse:

      Joabe Rios DEUS TAMBÉM SÓ EXISTE NO PAPEL, MAS OS CÁLCULOS DA CIÊNCIA EVOLUEM CONSTANTEMENTE, JÁ DEUS, SE EVOLUIR DESAPARECE, POIS PRECISA SER RECLASSIFCADO COMO FÁBULA.

    18. Joabe Rios disse:

      kkkkkkkkkkk… E porque afirmam tamanha idiotice cientifica? Cientistas idiotas, e seguidores incautos tb.

    19. Jairo Luis Jairo disse:

      COMO VOCÊ SE SENTE SENDO PARENTE DE TIJOLOS, TENHAS E VASOS, TODOS FEITOS DO BARRO?

    20. Geraldo Magela Leal disse:

      Rudiney Paiva Matos , satanás que está por trás de todas essas artimanhas, tentando de todas as formas desviar o "homem" do caminho, desde o Jardim do Eden, e por milhares de anos Deus levantou seus profetas e continuará a levantar profetas e desvendando aquilo que está velado nas escrituras. "vejo" a Bíblia como um mapa ( e Jesus é a Bússola). Pois se vc tem o mapa mas não sabe em que ponto vc está no mapa, de nada vai adiantar. Jesus é o ponto de partida, é onde vc se encontra no mapa, é a partir dEle que vamos nos orientar, e chegar a estatura de varão perfeito.Ele disse "eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao pai, a não ser por mim".Ele também disse: "errais por não conhecer(conhecer aqui é; "não entender). Sei que Deus tem muitas coisas para revelar ao homem, mas nós ainda não estamos preparados, pois Jesus disse naquela época para seus discípulos, Eu tinha muito para lhes revelar, mas se vocês não entendem as coisas da terra, como entendereis á do Céu? Deus já sabia das nossas limitações. Então meus amados, Deus na hora certa vai revelar, mas somente para os que se alimentam da sua palavra diariamente, as coisas veladas neste Livro maravilhoso que atravessou milhares de anos, abriu os olhos de muitos "Bartimeus" e os tirou do reino das trevas, para o reino de sua Luz. Elevado-o a um nível maior de conhecimento de um único e verdadeiro Deus "Jeováh Nissi". Concluindo. Assim como Deus, levantou no passado homens e mulheres para proclamar as boas novas da salvação, satanás levantou e vai continuar levantando seus seguidores para tentar desviar, se possível até os escolhidos. Imagine um homem deste (com conhecimento que tem) nas mãos de satanás. O estrago que fará se pegar pela frente um "neófito". Imagino que o a igreja em que ele preside "caminho da graça" vai mudar de nome (caminho da dês-graça). #oremos#

    21. Joabe Rios disse:

      Me sinto muito feliz por saber que tudo que existe veio da terra. Se vc não sabe caro neo ateu incauto, as mesmas substâncias (propriedades químicas) que há no barro, há em ti. Tudo provém da terra! Vá estudar, neo ateu!

    22. Jairo Luis Jairo disse:

      NA REALIDADE NADA VEIO DA TERRA, MAS DAS ESTRELAS.

    23. Jairo Luis Jairo disse:

      Joabe Rios ENTÃO ESTUDE A COMPOSIÇÃO DA ARGILA PARA VER O SEU ERRO.

    24. Joabe Rios disse:

      kkkkkkkkkkkk… Ta bom Cavaleiro de Atena.

    25. Jairo Luis Jairo disse:

      Joabe Rios FÓRMULA DO BARRO/ARGILA >>> Al2O3 · 2 SiO2 · 2 H2O

    26. João Batista disse:

      Concordo… parabéns Fhelip

    27. Jairo Luis Jairo disse:

      ALÉM DE INTELIGENTE, SATANÁS MANDA EM DEUS. PELO MENOS É O QUE O PRÓPRIO DEUS AFIRMA NO LIVRO DE JÓ. KKKKKK

    28. A Bíblia é uma criação da igreja católica e,como ela(igreja católica),está com os dias contados…Logo,logo,bíblia,igrejas de tijolos e cimento,pastores,vão desaparecer para dar lugar aos verdadeiros ensinamentos que serão dados por Yaohushua em pessoa!aguarde só mais um pouquinho!

  15. Caio Fábio, precisa de:
    LIBERTAÇÃO
    CONVERSÃO
    PARA SER UM CRISTÃO DE VERDADE
    PARA DEPOIS VIRAR UM PREGADOR
    PARA DEPOIS FALAR……..

  16. Gelmires Santanna disse:

    Já fui um grande admirador do Caio Fábio, quando nele se fazia presente o Espírito Santo, e com temor e tremor submetia a vontade de Deus, crendo e seguindo os ensinamentos divinos, tornando-se um grande pergador e práticante de uma vida separada para os designíos de Deus. Mas, agora o vejo condenado em seus próprios pecados, sustentando o adultério, quando traira a esposa com a secretária da igreja que pastoreava; se fazendo instrumento de escândalo, quando, diante da mídia, com desamor, permite colocar o sol sobre sua a ira, contra líderes evangélicos; quando se coloca como magistrado para condenar ou absolver a Bíblia, promovendo Anfibologia, e indo na contra mão do que ela afirma categoricamente (2 Tim 3:16 o apóstolo Paulo afirma categoricamente que a Escritura é divinamente inspirada”.). Vejo que seu conhecimento e sabedoria, que conquistara durante sua vida, tem o levado a heresia e ao um grande abismo, mas quem sabe ainda possa retornar ao primeiro amor, a fidelidade e confissão, por meio do arrependimento. Nesta condição não está apto para ser o porta voz das verdaes divinas. está cego, oremos para que as escamas caiam de suas vistas!!

    1. Dilson Cunha disse:

      Mano, nada do que vc disse corresponde ao que o Caio é. O Caio caiu, sim. Confessou. Levantou-se, casou-se há doze anos atrás e continua casado até hoje. O que incomodou a igreja é porque ele se reconciliou com Deus, não com essa igreja denominacional ensimesmada que aí está. o caio continua pregando o evangelho, melhor do que nunca, sem qualquer modismo. O Caio eleva Jesus a uma posição que escandaliza a própria igreja. o que ele está fazendo nesse discurso sobre a bíblia é isso. A bíblia não é nossa regra de fé. nunca foi. Nossa regra de fé é Jesus. Nosso pão é Jesus. Nosso cabeça é Ele. Ele repreendeu quem examinava as escrituras pensando ter nela a vida eterna e não queriam vir a Ele. A gente coloca a bíblia em pé de igualdade com Cristo. Ela existe por causa dele e não o contrário. Ele é maior que o sábado, que o templo, que a bíblia… No dia em que entendermos isso, teremos entendido tudo… e bíblia será, sim, o livro que nos informa sobre Deus… Mas Jesus será o que nos forma em Deus. Pois ninguém vai ao Pai senão POR ELE!

      1. Daniel disse:

        parabéns… resposta muito bem argumentada..

        1. GIVANILDO disse:

          Tá de brincadeira…A Bíblia é a Palavra de Deus!! Jesus é a Palavra de Deus feita carne; Ele disse que a Palavra de Deus é a verdade e que Ela dEle testifica; Paulo disse que a Palavra é Divinamente inspirada; Eu não vou continuar, senão não pararia, mas quero deixar claro que Jesus venceu o diabo pela Palavra, cumpriu a Palavra e não há como dissociar Jesus de sua santa e inspirada Palavra de Deus. Ela é a espada do Espírito e o único que ganha por desacreditá-la é satanás.

  17. Hilton Silva disse:

    Esta aí mais um que fala pelos cotovelos sem noção alguma e, nitidamente, só para aparecer. Vejam bem, se Deus é o Todo-Poderoso, que fez o universo a partir do nada, e nós cremos nisto, não seria Ele suficientemente poderoso para preservar Sua Palavra ao longo dos tempos? Se cremos que é o Deus do impossível, será impossível para Ele continuar inspirando homens para manter Sua Palavra, quer nas copias, quer nas traduções? A única coisa que concordo é que Jesus deve ser o centro de nossa atenção e busca em toda a Bíblia.

    1. Marlene Paiva disse:

      Hilton Silva, parabéns vc entendeu, é exatamente isso que o Caio está dizendo Jesus é o centro de toda palavra, pois Ele é a própria Palavra.

    2. concordo com vc Hilton. Esse cidadão quer é aparecer. Já não tem mais argumentos e fica inventando assunto. Quando não está ofendendo outros pastores para se promover, está distorcendo a bíblia para "sair de seu ostracismo" como disso um pastor no artigo acima. Tenho pena desse homem. Lamentável sua conduta anti-Deusl!!

    3. e a palavra é Jesus…ai sim fica completo…

    4. Jesus é a Palavra viva, e a Bíblia a Palavra escrita, como pode então conter erros?Deus é fiel e vela sobre a Sua palavra, portanto se Deus é o todo poderoso ia inspirar os escritores pra escrever erros?
      Isto é uma contradição, pois a Bíblia interpreta a própria Bíblia. Se conhece uma pessoa pela palavra, por isso conhecemos a Deus pela Sua palavra, que é fiel, inerrante e infalível! A Deus seja a glória por Jesus Cristo nosso Senhor.

    5. João Batista disse:

      Parabéns Hilton Silva.

    6. May Rocha disse:

      Ele só é considerado pastor, por conta da bíblia que veio com esse título. Só sabe as historinhas da bíblia por causa da leitura ao livro sagrado, e agora se acha mais inteligente e tá querendo queimar o livro.

  18. A Biblia é um livro feito de muitos livros, que são as Escrituras consideradas sagradas;mas, nem a biblia, o livro, e nem as escrituras, o texto, são a palavra plena de Deus;posto que a palavra toda só tenha se materializado em Jesus, não em um livro, nem em muitos livros, nem em todas as escrituras;posto que a biblia sem Jesus não faça bem;as escrituras sem Jesus não tenham um foco e um nexo;visto que Jesus, Emanuel, Deus conosco, Ele somente Ele, seja a palavra, o verbo, a revelação Plena de Deus em todas as coisas.–A Biblia é o livro—A Escritura é o texto–A Palavra É! FOI ISTO QUE O CAIO DISSE, SE NÃO CONSEGUEM ASSIMILAR E ENTENDER , ENTÃO POR FAVOR NÃO DISTORÇAM AQUILO QUE SUAS MENTES LIMITADAS A RELIGIÃO NÃO LHES DEU PARA QUE NÃO COMPREENDAM

    1. Jairo Luis Jairo disse:

      Pois é, Jesus não deixou uma letra sequer escrita, e até o século 3/4 ninguém jamais ouviu falar dele. NENHUM JUDEU DO PRIMEIRO SÉCULO SEQUER OUVIU FALAR DE JESUS. É um completo fantasma fora da bíblia.

    2. Inês Bustamante Kayashima disse:

      EXCELENTE!!!!!!!!!! Não deixem de assistir:

      JESUS é maior que a Bíblia – Caio Fábio | Papo de Graça
      http://youtu.be/9dhUdNUZg9M

      Leitura da Bíblia – Caio Fábio | Papo de Graça
      http://youtu.be/nKPI6q1KtTY

    3. Sem discordar que Jesus é maior que a bíblia, também quero frisar que ele mesmo disse.Examinai as escrituras
      porque são elas que de mim,testificam.

    4. Jairo Luis Jairo disse:

      A bíblia prova que Jesus é falso.

    5. Inês Bustamante Kayashima disse:

      José Da C Gomes Gomes – ''O máximo que Jesus disse foi ''são as Escrituras que testificam de mim…''; e mais: ''…mostrou o que a Seu respeito constava em todas as Escrituras…''— mas não gastou tempo algum supostamente fazendo apologia de nada.
      Afinal, a Bíblia jamais seria a apologia de Jesus; posto que Jesus fosse o Verbo vivo e falando o que a Bíblia nem poderia sonhar em falar, revelar e dizer…
      Cristãos que vivem para defender a Bíblia ainda não conheceram Jesus mesmo!'' PAZ E BEM!

    6. Jairo Luis vc se enganou. Fora da bíblia existem muitos textos escritos de pessoas públicas da época. Uma delas é o próprio Pontius Pilatos escrita a Tiberios César, on descreve a aparência física de Jesus. Um historiador chamado Cornélio Tácito também falou de onde comenta sobre o incendio em Roma, por Nero, e fala da morte de um Jesus chamado Cristo. E outras cartas de imperadores que pediam a presença de Jesus para ajuda-los. Meu amigo, antes de falar besteiras consulte um livro de História básico. Hoje já se tem informações sobre jesus em escolas comuns. Não acreditar em sua divindade é problema seu. Agora não acreditar em sua pessoa física é pura falta de conhecimento básico.

    7. May Rocha disse:

      Mirian Mendonça de Oliveira esse livro de Pontius Pilatos, declara Jesus como único e suficiente salvador?

    8. May Rocha disse:

      Inês Bustamante Kayashima , vc conhece Jesus mesmo?

    9. Jairo Luis Jairo disse:

      Inês Bustamante Kayashima JESUS SÓ EXISTE NA BÍLBIA, SEM BÍBLIA NÃO EXISTE JESUS. É UM PERSONAGEM MITOLÓGICO DE UM LIVRO. SÓ ISSO E MAIS NADA. NINGUÉM JAMAIS VIU JESUS FORA DA BÍBLIA. É UM DEUS DE LIVRO.

    10. Jairo Luis Jairo disse:

      José Da C Gomes Gomes POIS É, SÓ EXISTE NO LIVRO.

    11. Jairo Luis Jairo disse:

      SE A PALAVRA DE DEUS NÃO ESTÁ NO LIVRO, ELA NÃO EXISTE. POIS DE LOUCOS QUE OUVEM E FALAM COM DEUS OS HOSPÍCIOS ESTÃO CHEIOS.

    12. Jairo Luis Jairo disse:

      Inês Bustamante Kayashima TU CONHECEU JESUS ONDE? TU TEM MAIS DE 2000 ANOS?

    13. Hilton Silva disse:

      Aí está o erro. A Bíblia não é um conjunto de livros que são as Palavras de Deus. Ela deve ser tida como um livro, único, que é a Palavra de Deus. Jesus, o centro, a chave, da Bíblia deve ser visto em todo o tempo em que lermos a Bíblia. NEla estão as palavras de Vida Eterna e estas são palavras de Salvação, e salvação só encontramos em Jesus, mas só a encontramos através da Bíblia e de nenhum outro livro, por mais esclarecedor que ele seja a respeito de Jesus. Todas as heresias e também doutrinas cristãs que não consideramos heréticas se baseiam na Bíblia e no fato fato de nEla existirem incoerências para se afirmarem, têm de negar alguma parte dEla para serem verdades absolutas.
      Pode-se usar a Bíblia para qualquer fim. Vejam o que disse Napoleão Bonaparte "A Bíblia não é um livro qualquer, mas sim uma Criatura Viva, com um poder que conquista tudo que se opõe a ela." Hitler baseou suas perseguições aos judeus na Bíblia, através de ensinos de Lutero. Saramago afirmou que a Bíblia é um manual de maus costumes. Mas por que fizeram isto? Simples, negavam a Bíblia como Palavra completa e perfeita de Deus. Afirmavam que nEla encontram-se erros, discrepâncias, discordâncias e tudo mais.
      Se as Escrituras forem analisadas como um só livro, e que neste livro está a verdade, e que este livro aponta para Jesus, então podemos e temos de afirmar que Ela é inerrante, do contrário negamos Jesus Cristo, que é inerrante.

  19. ALEX VERISSIMO disse:

    BOM QUANTO A CRONOLOGIA PODE SER QUE ELE ESTEJA CERTO, AGORA MENCIONAR QUE A BIBLIA SAGRADA É MERO LIVRO HUMANO, FOI TOTALMENTE INFELIZ, ELE TEM QUE TOMAR CUIDADO COM SUA FÉ , POIS PODE ESFRIAR , OU ATÉ MESMO APOSTATAR DA MESMA !

  20. Marlene Paiva disse:

    Continuam não entendendo, assistam o vídeo gente e pensem pelo amor de Deus!

    1. evangélico é burro demais.

    2. Inês Bustamante Kayashima disse:

      EXCELENTE!!!!!!!!!! Não deixem de assistir:

      JESUS é maior que a Bíblia – Caio Fábio | Papo de Graça
      http://youtu.be/9dhUdNUZg9M

      Leitura da Bíblia – Caio Fábio | Papo de Graça
      http://youtu.be/nKPI6q1KtTY

    3. cuidado Newton Jesus disse que se vc chamar um irmão de louco serás reu do inferno…e outra temos a mente de Cristo, estas chamando Jesus de burro, blasfemia!Do alto dessa tua `sabedoria´cuidado porque a soberba procede a ruina…

    4. Inês Bustamante Kayashima a biblia feichada é apenas um livro de capa preta ou marrom ou outra cor,maaaiiiissss aberta é a boca de DEUS falando,pergunta DEUS MENTE?

    5. burro e louco é a mesma coisa? nem portugues vc sabe.

    6. não mente nem se arrepende, apesar de dizer que se arrependeu em genesis. rssssss

    7. Inês Bustamante Kayashima disse:

      Valtemir Ribeiro – Se a bíblia aberta é a boca de Deus, então ouça Deus através da bíblia meu querido. Não estou aqui para q vc pense como eu não. Apenas postei o q penso e como caminho. Respeito a sua opinião. É simples assim tá bom? Fique em Paz! abração

    8. não sou tão sábio como vc Newton mas acho que vc entendeu que quem tem a mente de Cristo não pode ser chamado de burro, aliás um dos frutos da arrogância é desprezar os outros…continue nesta tuada que a ruina te espera logo ali…

    9. Inacio, a burrice e ignorancia evangélica é uma constatação real. é só olhar as igrejas e suas discrepancias comerciais.

  21. Fabio Isidoro disse:

    Teve um filosofo que disse: não acredito na veracidade da Biblia, não dou 100 anos para a Biblia desaparecer. O filosofo morreu e a Biblia subisiste, moral da história, a casa do filosofo se transformou na maior distribuidora de Biblia da América Látina. Quero está vivo para ver o que vai acontecer com esses filosofos do século XXI, que querem transformar a verdade de Deus em mentira, falsos profetas, mas a Biblia que é o manual de fé e prática da Igreja nos fala acerca desses falsos profetas em: (I João 4) "AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo". Não deixe que as más conversações venham corromper os bons costumes. A BIBLIA É A INERRANTE PALAVRA DE DEUS E ACABOU.

    1. Marlene Paiva disse:

      Sinto informar Fábio, vc não entendeu o vídeo.

    2. Marlene Paiva disse:

      E eu sinto informar que ainda que vc assista 15 vezes vc não entenderá!

  22. Apesar de tantos avanços teológicos, realmente é triste ver que a mentalidade cristã evangélica brasileira é fraca para discutir assuntos no que se refere as ciências bíblicas, qualquer seminário sério e comprometido com a coerência acadêmica vai saber orientar seus alunos sobre a historia da literatura bíblica e que existem várias contradições históricas e geográficas e e nem por um momento deixa de ser palavrar de Deus na vida da humanidade, está cheia de anotações feitas pelos copiadores e que muitas dessas correções ainda hoje são motivo de discussão (Batismo é um deles pra iniciar a discussão por causa das preposições usadas no original grego e a tradição das oblações dos judeus), ela não deixará de ser o livro da religião cristã muito menos dos judeus (Fato que as vezes nos esquecemos). Continua a ser a palavra de Deus na vida de homens e mulheres e do Judeu Jesus que depois de 50 anos de sua assunção foi feito o primeiro registro na carta de Paulo aos Tessalonicenses sobre a volta de Jesus. Caio só está reiterando o que os livros sérios de Teologia bíblica e de faculdades de teologias com credencial seria ensinam sem perder de vista a atuação pastoral de tudo o que é ensinado.

  23. Kyko Gomes disse:

    o que Fabio fala nao é novo, é so dar uma olhadinha na net.

    Concordo que a bíblia nao seja inerrante, concordo que a bíblia nao seja a palavra de Deus.

    quanto a ler a biblia a parti do Cristo, nao vejo como melhor caminho para uma exegese.

  24. E disse Jesus:Examinai as Escrituras pois são elas que TESTIFICAM de MIM, a Bíblia é o livro, as escrituras é o texto, logo o texto ou seja as escrituras é o TESTIFICADOR de que Jesus o Verbo encarnado É a PALAVRA!Vou simplificar para quem sabe possam entender;Assim como a certidão de casamento CERTIFICA que sou casado, ou a certidão de nascimento certifica que sou NASCIDO, OU A IDENTIDADE identifica QUEM SOU, assim também as Escrituras TESTIFICAM que JESUS É A PALAVRA, a Bíblia o livro, ou as escrituras o texto , sem Jesus é apenas um objeto do lado de fora do corpo, quando Jesus, A PALAVRA, testificado peles escrituras, se tornar em palavra do lado de dentro de nossos corações, então entenderemos que nem a Bíblia, o livro, ou as escrituras , o texto,é a palavra de Deus, mas apenas o TESTIFICADOR DAQUELE QUE É

    1. May Rocha disse:

      É necessário saber o que realmente queremos dizer por palavra de Deus. QUando falamos bíblia palavra de Deus, quer dizer que é a palavra falada, e escrita. Jesus é o verbo de Deus , verbo tambem é palavra mais indica outra coisa. como falei por aí palavra de Deus bíblia, é junção de artigo , adjetivos , substantivos e etc, mas Jesus é a Palavra , que é unicamente o Verbo!

    2. A Bíblia nada mais é que a encarnação em letras visíveis, que vão do Alfa até o Ômega, da palavra falada por Deus aos homens. Esta palavra, ou logos, inicialmente foi dada diretamente por Deus, através da criação e dos primeiros contatos com Adão: “No princípio era o logos e o logos estava com Deus e o logos era Deus (…). Todas as coisas foram feitas por intermédio dele e sem ele nada do que foi feito se fez.” Depois cessou seus contatos diretos e enviou profetas com o logos divino na boca e foi transmitido aos homens. Numa terceira etapa o próprio logos se encarnou: “e o logos se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória como a do unigênito do Pai.” Mais uma vez o logos se retirou da presença visível (encarnado) e audível e continuou a usar a boca de seus apóstolos até o fechamento da revelação, como disse João, sobre o apocalipse, que ninguém poderia tirar ou acrescentar nada e disse também Paulo, sobre o Evangelho, que qualquer que trouxesse outra revelação que fosse além daquela seria maldito. É assim que nós cristãos reformados cremos, porque cremos literalmente a Bíblia.

  25. Jairo Luis Jairo disse:

    O maior erro do cristianismo foi usar como testemunho do novo deus inventado para a nova religião (Jesus) e referência para tudo, o livro da religião que queria destruir e substiuir. Foi um duplo tiro nos pés. Hoje só podem andar de muletas.

  26. o melhor dessa matéria foi a divulgação do vídeo.
    Por favor, irmãos, deixem a ignorância e a idolatria de um livro de lado e louve à Palavra (Cristo – O Verbo Encarnado). Por que ainda não entendem?

    E quanto pastorzinho que promove a ignorância do povo, hein?? Deus tenha misericórdia!

    1. Sem idolatria ao livro, quero ressaltar que sem ele jamais conheceria mos a Jesus.

    2. Inês Bustamante Kayashima disse:

      José Da C Gomes Gomes – [Em primeiro lugar quero q saiba q respeito a sua opinião, apenas não compartilho] __________ DEUS É. bíblia existe. Se a bíblia deixar de existir, DEUS continua SENDO. E se não existisse bíblia? então não seria possível conhecer a Deus? q deus é esse? então quer dizer q para se conhecer a DEUS, dependo de um livro. Pequeno esse deus! Sinceramente não o conheço, pois o DEUS q conheço, é o que É antes do mundo ser mundo! o DEUS q me conhece antes do meu corpinho ter-se formado no ventre de minha mãe. O deus da religião, é um deus limitado. Está dentro de quatro paredes geladas. É deus somente dos q estão lá dentro. É um deus que necessita de alguém para levar um livro (bíblia) até uma aldeia ou uma ilha bem longe de tudo para q recém os conheçam. DEUS VIVO é grande infinitamente para caber na religião, onde cada uma tem seu criador. JESUS é DEUS segundo a ordem de MELQUISEDEQUE. Sinceramente, não conheci JESUS através da bíblia, não. E conheço muitos q assim como eu, não conheceram JESUS através de um livro. ''O Cordeiro de Deus foi imolado antes da fundação do mundo; por essa razão o Cristo Eterno, que se manifestou a nós Segundo a Ordem de Melquizedeque, é Senhor de todos, e não de alguns apenas.' Com livro ou sem livro, DEUS É. FATO: cada editora quer publicar a melhor, a mais bonita, de capa dura, de muitas cores, etc…única finalidade: lucro $$$$$$$ _________ Sr José Da C Gomes Gomes. PAZ e BEM sobre a sua vida e dos seus queridos. Deus o abençoe! Caminhemos :)

    3. Vinny Vinícius disse:

      Valeu Anderson!

    4. Inês Bustamante Kayashima Deus é o todo poderoso e sabe de todas as coisas isso vc sabe né,DEUS se deixa conhecer de muitas maneiras,por exemplo a biblia diz, que universo proclama a gloria de Deus;e o firmameto anunicia as obras de suas mãos,pois tá, o primeiro livro de Deus é á natureza,porem a humanidade não conheceu Deus por esse livro, então Deus nos deu á biblia sagrada,e atravez dela muitos tem conhecido Deus, e sua vontade,ela é á inerrante palavra de Deus,só que satanás faz de tudo para por descredito na palavra de Deus,a biblía não contem á palavra de Deus ela é a palavra de Deus,agora gente como caio fabio,que realmente tem caido da graça é facilmente ser instrumento de satanás para tentar denegrir á biblia,todos nós sabemos da historia rescente dele e o seu comportamento,e o que ele fez quando deixou sua esposa e fugio pro usa com sua secretaria,e sendo exonerado do cargo de pastor, da igreja presbiteriana, do rio de janeiro,pelo fruto se conhece a árvore, de uma mesma fonte não pode jorrar, agua doce e salgada amem.

    5. Hilton Silva disse:

      De onde sabemos sobre Jesus? Como Deus abre as mentes dos filhos? Onde estão as incoerências bíblicas? A nossa fé surgiu de onde? Cremos em Deus a partir do nada, foi algo espontâneo que nos apareceu? Houve transformação em sua vida? Quem ensinou-nos sobre a salvação? Onde podemos saber sobre nossa condição miserável? Como sabemos que temos um salvador? De onde se sabe sobre a vida eterna? Foi o seu pastor que ensinou? Foram os reformadores? Foi o Papa? A partir do que? Experiência empírica?
      A Escritura Sagrada ensinam sobre Jesus, testificam dEle. Nela encontramos sabedoria para a salvação. Ela suscita-nos a fé. Ela ensina-nos do amor verdadeiro. Nela conhecemos que somos pecadores e precisamos da misericórdia e da graça de Deus. Não há nela incoerência, inconsistência ou incongruência. Nós somos incoerentes, inconsistentes e incongruentes. Nós somos falhos, defeituosos, cegos pelo pecado.
      A Bíblia é e está como está pelo poder de Deus, o mesmo Deus Poderoso que criou todas as coisas, se assim o cremos. Ele é perfeitamente capaz de preservar a Sua Palavra até ao fim dos tempos. O Espírito Santo convence-nos do pecado através do conhecimento da Palavra. Ela é divinamente inspirada, divinamente transliterada, divinamente copiada, divinamente traduzida. Se Deus tivesse gravado tudo o que quisesse dar a conhecer sobre Si em material pedras que chegassem até nós, em todas as línguas, acessível a todos, ainda assim haveriam os descrentes, os céticos, é característica do homem não confiar nas Palavras de Deus, desde o princípio. Se Ele movesse as estrelas para juntarem-se no céu e com ela escrevesse tudo sobre Si mesmo, para que todo olho pudesse ver, lá estariam os descrentes, lá estariam aqueles que iriam dizer, "é incoerente, não faz sentido".
      Pegue a sua Bíblia, olhe para Jesus, autor e consumador da fé, abrace-se ao Espírito Santo e leia. Você vai experimentar coisas maravilhosíssimas dia a dia. E você, que não crê em Deus, não perca seu tempo, vai ler José Saramago que pode lhe ser mais proveitoso, talvez possa vir a defender-se junto com ele no dia do julgamento, "eu não sabia, não li sobre isso. A Bíblia é loucura para os sábios e sabedoria para os símplices, é loucura para os homens e sabedoria para Deus.

    6. Hilton, se você se der ao mínimo trabalho de ver o vídeo, e além disso conhecer mais coisas que o caio fala sobre isso, perceberá que ele não fala contra a Bíblia, mas contra a idéia estúpida de que o livro é inerrável, porque não é. Se você estudar um pouco sobre sua origem, perceberá tudo o que de ruim foi envolvido para que ele fosse organizado. Além disso, os Evangelhos e as Cartas, ou seja, o NT, foi escolhido da melhor forma possivel, entretanto, deixando outros livros de fora. O âmago do que o Caio fala designa o próprio Cristo como a Palavra de Deus, e não um livro que nasceu "outro dia" na história.

      Tente pensar um pouco, porque hoje você lê a Bíblia, chamando-a de Palavra de Deus, mas e os primeiros cristãos? Não tinham a "Palavra"? Porque na época o livro não existia. Pense nisso.

    7. Inês Bustamante Kayashima – Prezada,espero que não esteja pensando,que o meu comentário foi com a intenção de apontar erro em seu comentário em absoluto.E nesse comentário no qual me
      responde, em doço sem tirar se quer uma virgula.

      Como você pode ver,eu não citei Deus,porque esse nome Deus,desde que nascemos e começamos
      a compreender as palavras que ouvimos,que ouvimos essa pronuncia Deus.Só nos restando com
      o tempo conhece-lo de fato quem ele é.

      E você a de convir,que sem a palavra inspirada,não teria-mos essa revelação,ficaria-mos crendo
      em um Deus de certa forma abstrato,Mas pela leitura,e a testificação do Espirito Santo,somos
      convencidos de que Deus é o pro pio Jesus,e Jesus é o pro pio Deus.

      O que me faz ver a bíblia como um livro por excelência? O pro pio Jesus disse; examinai as
      escrituras,por que cuidais ter nela a vida eterna,e são elas que de mim testifica.

    8. May Rocha disse:

      Siga a Deus sem obedecer os preceitos da bíblia. Se conseguir chegar no céu, me avisa.

    9. Hey, manos, acredito que o pr. Caio não precise de defesa, pois ele próprio sabe se defender muito bem, quando julga necessário e oportuno. Mas, sei da relação íntima, comprometimento de vida e morte, do pr Caio com a Palavra, mais do que com a Bíblia em si (que tbm é bastante elevado, por sinal, com maior respeito e devoção ao estudo das escrituras do que a grande maioria dos líderes e estudiosos dos nossos tempos). Explico… A Bíblia é um livro (composição de livros) de confronto, pra confrontos de todos os tipos. A começar entre Deus e os homens, e entre cada um consigo mesmo. E é a própria Bíblia que indica que não pode, nem quer, ser tratada como um fim em si mesmo, como um elemento de fetiche religioso, como um ídolo. Infelizmente, porém, é o que a maior parte dos agentes do cristianismo faz… Ora com Maria, ora com outros santos, ora com o púlpito, ora com a capela, a catedral, o "templo", ou com as hierarquias no sistema de organização e poder das instituições que levam o nome de Cristo por fachada, ora com as escrituras, e por aí vai…

    10. O fato é que a nossa relação com as escrituras vai ressaltar a nossa própria verdade. Quem nós somos, a depender de como reagimos à PEDRA… Que pra alguns, é angular, fundamento pra tudo mais. Pra outros, porém, é de tropeço e escândalo, inclusive por muitas vezes contrariar a opinião e interpretação dominantes na ortodoxia do sistema religioso, como tem sido desde os tempos d Jesus na terra, e até antes, na conflitante e desgastante relação dos profetas com o chamado "povo d Deus" (no VT). A Bíblia é, portanto, um labirinto, onde pode-se encontrar o caminho da VIDA, ou pode-se perder lá dentro ad eternum… Quem é maior que a Bíblia? O Espírito do Amor do Pai! Este é o único que pode guiar qualquer um de nós pelos labirintos da Bíblia, para lá nos conduzir, nos fazendo entrar e sair em segurança, para a vida em Jesus. Do contrário, lá dentro, quando encontrarmos o minotauro das nossas próprias presunções, vaidades, orgulhos, ambições, cobiças, autossuficiências, medos, taras, inseguranças, crises de identidade, desconfianças em relação à bondade suprema e absoluta do Pai, além do confronto com outras das nossas idiossincrasias e tolices, não sairemos vivos!!

    11. Porque a letra MATA, mas só o Espírito VIVIFICA!!

    12. Esta é a mensagem de Jesus… Esta é a sua PALAVRA, que relativiza até a nossa relação com a Bíblia, bem como com todos os demais elementos do nosso universo de pretensas sacralidades!

    13. Inês Bustamante Kayashima :Muito bom,arrasou com qualquer argumento dos bibliólatras!

  27. Jairo Luis Jairo disse:

    Resumindo o vídeo: Ele disse que você deve esquecer a bíblia e usar como referência o Jesus inventado (FAJUTAMENTE) pela igreja JUSTAMENTE TENTANDO FAZÊ-LO COMBINAR COM O VELHO TESTAMENTO. Então a única forma de você tentar encontar "coerência" é, contrariando toda a lógica e toda a inteligência, É LER A BÍBLIA AO CONTRÁRIO. Julgando o velho e precedente, pelo novo e inventado com base nele. O velho testamento é absurdo demais, então ele deve ser julgado pelo novo. É apenas a tentativa de matar a religião MÃE. Nem merece citar o fato de que a vinda e existência de Jesus não têm apoio bíblico. RESUMO FINAL DO QUE ELE DISSE: Jesus e o cristianismo vieram para matar o judaísmo. Só isso.

    1. Marlene Paiva disse:

      Não estou dizendo? Vc Jairo Luis está quase chegando lá! Pelo menos vejo que vc entendeu mais que qq evangélico aqui. Fiquei na dúvida, se vc não soube expressar direito ou de fato ainda faltou entendimento do vídeo.

    2. Jairo Luis Jairo disse:

      Eu apenas ignorei a hermenêutica, que é a parte da pregação. Fiquei apenas com a parte histórica.

    3. Hermenêutica é pregação? : ) é nego véi, tu é roça, viu! hehehehe

    4. Marlene Paiva disse:

      kkkkkkkkkkkk Marcony, pregação do vídeo, não complica cara! Hermeneutica (Jesus) entendeu?

    5. Jairo Luis Jairo disse:

      Hermenêutica cristã é pregação.

    6. Jairo Luis Jairo disse:

      Não confunda hermenêutica bíblica (tradicional) com Hermenêutica Moderna e Hermenêutica Filosófica.

    7. Jairo Luis Jairo disse:

      Marcony da Silva Hermenêutica é apena um método de interpretação, que pode ser bem tendencioso de acordo com quem o produz, já que é baseado em referências que não são unânimes. Ou seja >> cada um faz a hermenêutica como quiser.

    8. Jairo Luis Jairo disse:

      Roça é acreditar que um ser mágico invisível criou um boneco de barro, soprou em suas narinas e PIMBA! Surgiu a raça humana…masculina, pois depois o cirurgião invisível do barro fez uma cirurgia de extração de costela e PIMBA! Surgiu a mulher. PURA ROÇA. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    9. Jairo Luis Jairo disse:

      Não esqueça também que podemos aplicar à bíblia, a filologia (parte da linguística), revelando todos os detalhes indesejáveis para a fé, do livro de fábulas.

  28. Jairo Luis Jairo disse:

    O que ele passa longe, é do fato de que existem na própria bíblia, vários "jesuses" e várias "hemenêuticas". Há o Jesus de Paulo, o de Mateus, o de Marcos, o de Lucas, o de João e por aí vai, todos contraditórios entre si. VOCÊ PRECISA ADOTAR UM E ESQUECER OS OUTROS. Mas o crente comum tá muito longe disso, pois não passa de papagaio de igreja, que come na mão dos religiosos. Atpe Paulo, o falso apóstolo, alertou contra outros jesuses: Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis. 2 Coríntios 11:4. Tudo resumo de uma compilação de jesuses, espíritos e evangelhos diversos e competidores entre si. Há um pedaço de cada na bíblia, TORNANDO ABSOLUTAMENTE IMPOSSÍVEL QUALQUER COERÊNCIA HERMENÊUTICA. A EXISTÊNCIA DE MILHARES DE DENOMINAÇÕES CRISTÃS É A PROVA DA INEXISTÊNCIA DE QUALQUER HEMENÊUTICA COERENTE NA BÍBLIA. Cada um fabrica a sua hermenêutica.

    1. Jairo Luis Jairo disse:

      É impossível demonstrar que o VT é prenúncio do NT. O NT foi compilado para abafar o VT, pegando as partes úteis e colocando o resto embaixo do tapete. É uma fraude colossal e bem estúpida.

  29. Pitagoras disse:

    Quevedo, Leonardo Boff, Gondim, e agora Caio Fábio. Quem será o próximo a dar uma clareada nas idéias ?

  30. rodrigo freitas disse:

    Raça de evangélicos hipócritas, raça de víboras, tardios de entendimento, Cáio nos mostra um lado humano no cânon, haja vista que não foi escrito pelo ”dedo de Deus”, e todos caem matando,…para mim e ”pura inveja santa”, que de santa não tem nada, Cáio, realmente a glória da segunda casa, sempre será maior que a da primeira…te amo Mano… ah, hipócritas de plantão, não sou discípulo de Cáio, sou defensor da ética, e coerência textual…A paz para quem tem paz!!!!!

    1. Quem não tem argumento, nós conhecemos de cara. Começa logo chamando os demais de hipócritas, raça de víbora, tardios de entendimento. Pois eu lhe digo, concordar com Caio nesse comentário que ele fez da bíblia, é falta de conhecimento, é pura burrice. Já li muitos livros de Caio Fábio, e não tenho dúvidas de que ele está se contradizendo. Isto demonstra que você não leu os livros anteriores que ele escreveu. Nunca se deve julgar os outros pelo nosso próprio estilo de vida, ou de acordo com o nossa própria ingnorância. Se você não lê, não pesquisa, não conhece a história da Bíblia, não entende exegese, não conhece hermenêutica, qual o direito que você tem de se levantar contra os evangélicos? Caio Fábio tem muitos escritos bons. Ele foi infeliz dessa vez. Talvez devido o momento que está vivendo, não sei. Ninguém, está querendo cair de pau em Caio Fábio. Estamos querendo evitar uma heresia sem medidas.

      1. José Carlos disse:

        O QUE JESUS FALARIA DESTES COMENTÁRIOS … QUANDO FALAMOS DE JESUS (QUE É A PRÓPRIA PALAVRA), AS COISAS MUDAM …. VAMOS SEGUI-LO IRMÃOS

    2. isaias disse:

      meu irmão me advirta se eu estiver errado pois sou leigo leio a biblia domesticasmente sem nenhum estudo a fundo acho o caiu fabio uma mente brilhante, eu curtia umas pregaçoes do goldim que vi ontem na internet chamando Jesus de horizonte utópico. aparece que o conhecimento de mais esta deixando os super intelectuais do meio cristao perto de se tornarem sabios e pensadores como aqueles que ouvi falar na escola nas aulas de filosofia mas cada vez mais longe de serem pastores e se esquecendo do conselho da propria biblia escrito por paulo que provavelmente foi um poço de sabedria e disse: Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora.
      1 Timóteo 1:4 acho que agora eu comecei a entender o o mesmo apostolo quis dizer com a letra mata e o espirito vivifica se é que foi ele que disse pois num lembro agora. na moral vo corre desse caminho que comecei a adentrar pregadores profundos, debates sobres temas que causam polemicas diversas interpretaçoes e tal …

    3. isaias disse:

      ESSE MALUCO É “DOIDO”. RSRSA PAZ PARA QUEM TEM PAZ kkkk ERESIAS CAPITULO 4 VERSICULO 3. SÓ PODE.

    4. Rebeca disse:

      se a Valnice fala-se uma desta ein ainda ia mas Ele rs

  31. Patético este site…nunca perdi tanto tempo na minha vida…argggggg…..

    1. Marlene Paiva disse:

      E continua perdendo seu tempo! rs

    2. ''O tempo e meu e faço dele o que quiser…apenas fiz um comentário, se não gostou lamento, tenho mais o que fazer!''

    3. Marlene Paiva disse:

      Não fui eu quem não gostou, foi vc quem reclamou! Eu até que gostei!rs

    4. Marlene Paiva disse:

      E eu não tenho o que fazer! rs

  32. Lamentável, como também alguns comentários feitos aqui, os nicolaítas continuam fazendo discípulos! mas a palavra silencia seus opositores: 2Ti 3:16 "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça.."
    Continuemos firmes na Rocha até o fim.

  33. Gilmario disse:

    ELE É CONTRA DEUS! {Caio Fabio} INIMIGO DO SENHOR… INSPIRADO POR TESE PRÓPIAS SENDO ÚLTIL A SANTANAS Q O OPONENTE DE DEUS! CARO LEITORES O PRÓPIO LIVRO EM DISCURSÃO A SABER A BLIBLIA NOS ADVERTE SOBRE OS FALSOS ENSINAMENTOS Q SÃO DOUTRINAS DE SANTANÁS PORTANTO PERMANECÉIS FIRME EM CRISTO JESUS ATRVES DASUA FIEL PALAVRA…

  34. Pois é,é o fim dos tempos latejando forte, no espirito e na alma dos seres que se dizem racionais, e a imagem e semelhança de Deus.Eu penso que os textos bíblicos não caem no entendimento de cada criatura da mesma
    forma.Aquilo que uma pessoa elucida bem, outra pessoa pode não ter o mesmo esclarecimento, a palavra de Deus é ministrada pelo Espirito.Ou não será por isso, que o Apostolo Pedro, enfatizou que as escrituras não são de particular interpretação?

    Qual será o louvor que o pecador receberá, em ficar procurando erros, contradições, e desacreditando a bíblia?
    Perderá muito, aquele que não atentar tanto para essa questão?Eu penso que aquele que verdadeiramente tem
    uma experiência com Deus, não se preocupa com esses por menores.Até porque o Espirito Santo testifica no coração de cada cristão o que é certo. O que vejo é que muitos homens, colocam a sua cultura acima de
    qualquer coisa, até mesmo acima do Espirito Santo.

    E sabem o que acontece? Acontece isso ai.Se perdem na sua soberba, trazendo algo que não tem nenhuma
    relevância, afim de causar polêmica para parecerem sábios.

  35. Jonatas Souto disse:

    concerteza jesus é a essencia e o alvo do evangelho , mas nao podemos nos esquecer da santissima trindade…
    DEUS , jesus e Espirito santo!!!

  36. Joabe Rios disse:

    Mal interpretada, apenas!

  37. Sirlene Rosa disse:

    Estew homem q um dia foi um instrumento nas mãos de Deus para a propagação do evangelho, hoje está sendo usado para distorcer a palavra q um dia deu sentido á sua vida, como ele mesmo escreveu num de seus inumeros livros do passado, oremos e peçamos a misericordia de Deus sobre ele

  38. Leonardo Lima disse:

    Mais um caído amante de si mesmo que nao quer levantar. E concordo com orquestra disseram. Para sair do ostracismo ele cria polemicas.

  39. isac souza disse:

    ele estar correto.engraçado tem algums que sempre lembram de seu adulterio.o rei Davi nao adulterou.e tambem matou. e Deus nao perduou. quem somos nos para julgar.tem tantos que se dissem pregador do evangelho.tomando o dinheiro do povao besta adulterando.sao besta porque nao procuram ler as escrituras com jesus.ai a coiza muda. o caio esta certo. este que se diz pastor MARCO DE SOUZA.precisa ler a palavra com JESUS.pra ele JESUS abrir seu entendimento.

  40. Eddie Batista disse:

    Independente da informação passada pelo pastor Caio Fabio, eu gostaria de ressaltar a importância da Bíblia no meio do povo Cristão. Eu por exemplo sou prova cabal da eficácia da palavra , e do poder de Deus revelado através da mesma. Antes de comer a palavra , lia de tudo naveguei por outros mares, conheci outros deuses, porque existem muitos quando a gente quer. Se formos tomar a forma da informação passada pelo pastor , deixaremos de ler a palavra que é nosso alimento diário. Quem assim não procede , vai buscar e encontrar em outras fontes coisas que os satisfaça porque ninguém que esta querendo viver em pecado gosta de ser confrontado, então é melhor buscar brechas para se satisfazer , ainda que hajam , o que fica estabelecido é que na cultura do cristianismo aprendemos que a Biblia é a palavra de Deus revelada.Concordo quando dizem que não devemos adorar a Biblia porque ela é um livro, mas a informação de adorar ou deixar de faze-lo nos chegou através da mesma, então é muito eficáz para tal. Não concordo com fundamentalismo, fanatismo ou alienação. Descartar as verdades reveladas na palavra é o mesmo que decretar morte ao cristianismo.Eu fico com a verdade contida na palavra que diz: 16 Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; Graça e Paz.

  41. que peninha de vocêeeeeeeeee ou que dó!tu não sabe nem diferenciar figura de linguagem que tristeza esses neo atoa tem uma mente tão oca que não vê um palmo diante do nariz.

  42. Ninguém chega a algum lugar se não sabe pra onde ir (Sêneca). Ora se a Escritura é controversa e não é a palavra de Deus, então não teríamos seguranca e confiança em crer no seu autor, pois ninguém se apóia em areia movedissa. Também não creríamos no Cristo da Bíblia, pois, ela testifica a veracidade da sua existência.
    Cristo está para o Filho de Deus assim como a Bíblia está para a Palavra de Deus.

  43. Discordo totalmente do Pastor Caio Fábio. Parece que nem conhece a bíblia, em várias passagens a bíblia mesma afirma ser inspirada. Mas não é somente isto. Profecias já se cumpriram outras estão aí em evidência. Não precisamos de mais provas sobre a inspiração dos livros Sagrados. Passagens que mostram ser palavra de Deus: ÊXODO 32:16 – E aquelas tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas.
    DEUTERONÔMIO 10:4 – Então o Senhor escreveu nas tábuas, conforme a primeira escritura, os dez mandamentos, que ele vos falara no monte, do meio do fogo, no dia da assembléia; e o Senhor mas deu a mim.
    LUCAS 4:21 Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta escritura aos vossos ouvidos.
    JOÃO 2:22 Quando, pois ressurgiu dentre os mortos, seus discípulos se lembraram de que dissera isto, e creram na Escritura, e na palavra que Jesus havia dito.
    II PEDRO 1:20 sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
    II TIMÓTEO 3:16 Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;
    Analisando a história da bíblia, como chegou até nós, o que ela resistiu e continua resistindo, inclusive agora o próprio Caio Fábio, percebemos que ela é imbatível. O livro mais vendido do mundo, o mais importante de todos os livros. Resistiu ao tempo e continua aumentando sua tiragem. Coitado! Querendo ser sábio, tornou-se louco!
    Que ela deve ser interpretado do ponto de vista Cristocêntrico, eu não tenho dúvidas. Agora caio fábio querer contrariar todos os exegetas que a interpretaram, de um ponto de vista como Palavra de Deus, que são tantos e que continuam até hoje a interpretando assim, é no mínimo suspeito. Quer dizer o Espírito Santo que inspirou a tantos a interpretá-la durante séculos, mudou agora, e revelou a Caio Fábio o que não havia revelado aos outros? Muita pobreza de mente e de conhecimento, concordar com ele!

  44. Tenho pena desse cara !!!!!!! só abre a boca pra falar asneira….

  45. senhoras e senhores, a Biblia é simplesmente a palavra de Deus, não para discutir e sim para viver, tudo que a Biblia nos ensina nos leva á um patamar mais intimo e profundo com Deus.uma familia edificada na palavra de Deus é comparada como uma casa construida na rocha, mas quem não crer que jesus é o senhor, e não crer na biblia e semelhante uma casa edificada na ereia e vem a chuva a tempestade e ela cai e quando cai é grande a sua queda.

  46. Como que alguém que nega a inspiração e inerrância das Escrituras, fica citando textos da mesma como base para seus argumentos? 2 Timóteo 4.3: "Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade entregando-se às fábulas."

    1. Marlene Paiva disse:

      Eric o que ele diz é que a escritura sem Jesus não é nada! Se vc ler a escritura através de Jesus ela será Espírito e Vida! Só assim ela será inspirada entendeu? Quando a bíblia diz que o Diabo conhece as escrituras e treme, ela está querendo dizer que o Diabo conhece o Espírito da escritura que é Jesus! Reveja o vídeo e vc entenderá melhor.

    2. Olha não entendi sua resposta: Escritura sem Jesus não é nada? Se você ler a Escritura através de Jesus ela será Espirito e vida? O Diabo conhece o Espírito da Escritura que é Jesus? 1. A Escritura sempre irá nos apresentar a Cristo desde Gênesis a Apocalipse e nos ensinar a glorificá-lo. Por isso cremos na mensagem Cristocêntrica. Por isso não precisa Caio Fábio nem ninguém dizer isso, a própria Escritura diz por si só e o SENHOR Jesus nos diz isso em João 5.39 que eu já citei. 2. É óbvio que a Escritura vai nos ensinar a lê-la focando Cristo. 3. Satanás conhece a Escritura pois sabe que ela mostra a verdade e Cristo é a essência de toda a Verdade e que a cada dia aproxima a consumação da sua condenação (Apocalipse 12). 4. Você misturou Igrejas sérias com seitas heréticas isso significa que todas elas são erradas e que apenas o Caio Fábio está correto? Agora é claro que tem igrejas que tem abandonado a sã doutrina (leia o texto de 2 Timóteo 4.3 que postei). E as que tem permanecido na sã doutrina, são erradas porque discordam dessa declaração do Caio Fábio? As afirmações que ele faz demonstram para mim um pensamento Barthiano com uma nova roupagem e o voltar para o Evangelho que é a "proposta" dele parece mais uma falácia.

    3. Marlene Paiva disse:

      A sã doutrina é o Evangelho de Cristo e não a lei de moisés. A lei caducou. O mandamento é Amor e não olho por olho… O Evangelho é uma pessoa, Jesus! A proposta não é do Caio a proposta é do Evangelho em Amor! Antes que houvesse bíblia a Palavra já existia e esta Palavra se fez carne. Andemos pois na Palavra (Jesus).

  47. Como que fica João 5.39 quando Jesus diz que devemos examinar as Escrituras porque julgais ter nelas a vida eterna e são elas mesmas que testificam de mim? Se a Bíblia não é Inspirada e normativa, então as palavras do Caio Fábio são? As questões de inconsistências históricas vêm do método histórico-crítico e que pensa assim que a Bíblia tem incoerências já tem o seu pressuposto acerca dela. Agora, como falar que a Bíblia é algo que embasa a nossa fé e aponta para Cristo se não crê que o seu conteúdo veio da parte de Deus e por isso é inerrante e infalível? A verdade eu mencionei na postagem e quero concluir dizendo que realmente é mais fácil me render aos meus próprios pensamentos e pressuposições para me exaltar do que submeter aos mandamentos da Escritura para exaltar ao nome de Deus.

    1. Marlene Paiva disse:

      É mesmo Eric, então me responda, por que existem tantas heresias e diferentes doutrinas dentro do próprio meio evangélico? Todos juram que foram revelados. Por que os judeus são judeus? E os adventistas, testemunhas de Jeova, congregação Cristã, Assembléia de Deus, Deus é amor, batistas, presbiterianos e enfim, católicos? É extamente aí que o Caio ensina, como sair dessa heresia diabólica que se tornou as igrejas chamadas "povo de Deus". Voltemos ao Evangelho, essa é a proposta.

    2. Eric, bão cara! Sem presunção, posso contribuir? Em Jo 5.39, não imperativos, ordenancça (examinai) e sim indicativos, constatações (examinais, julgais). Jesus está constatando que os judeus iam às escrituras julgando encontrar vida nelas, mas não viam a sua pessoa, que era a própria vida manifesta. Grande abraço.

    3. Verdade, porque os leitores judeus não interpretavam de maneira correta a Escritura. Logo, Jesus justamente lhes declara isso, que as Escrituras que você julgam ter a vida eterna apresenta a sua pessoa (pessoa de Cristo) que é a vida eterna manifesta. Obrigado pela contribuição Índio.

  48. Leio os comentários e só consigo ver uma coisa diante dos meus olhos: idolatria! Mal percebem que fazem com o "livro" a mesma coisa que fizeram com "neustã". Se o seu evangelho não estiver embasado numa experiência pessoal e genuína com a pessoa de Cristo, o salvador, é um Evangelho idólatra, pois depende de intermediação de pessoas ou "coisas" como um livro para respalda-lo.

    1. Júlio Caleiro Pimenta disse:

      Os Crentes evangélicos e os teólogos estão "babelizados"! E toda confusão não é de Deus. "Paulo escreveu: Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz. (I Co 14.33). Em Tiago 3.16, lemos: Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males.Os evangélicos de longa data é visível suas mega-ambições, e o egoísmo à parte! Frutos espirituais podre.

    2. Júlio Caleiro Pimenta disse:

      Os "líderes" que compartilham estes conhecimentos, são confusos, sem concordâncias, incoerentes, de espirito contradizente! E o mais interessante notar é que, a base do conhecimento deles são os mesmos. Conflitam em doutrinas acessórias e colocam um "evangelho" confuso para os neófitos.

    3. Li teus comentários no portal, muito bem colocados e acima de tudo, procurando manter o vínculo da paz. Um abraço!

    4. Experiência pessoal nunca foi e nem nunca será base ou regra de fé e prática, se alguém quer se reger por experiências pessoais que vá, mas duvido qua saiba como agradar a Deus, sem conhecimento de Deus. Pode pensar estar agradando-o, mas engana-se a si mesmo. A Palavra (Cristo) é o centro do cristianismo, e por ela que vêm a fé, sem a palavra ninguém crerá (Rm 10), será que a bíblia sagrada, que é inspirada pelo Espírito Santo (se alguém não cre assim, como explicar 2 Tm 3.16???) iria contrariar os ensinamentos de Jesus??? O Deus Filho, contradiria o Deus Espírito Santo e vice e versa??? Ela é perfeita e inerrante nos seus princípios. Quem comete idolatria é alguém que segue homens em detrimento da clareza do que diz a Palavra de Deus. Idólatra é quem banca uma coisa a vida toda e por que um homem, falível como todos nós que bancava a mesma coisa, agora faz uma afirmação contrária e esta tal o segue em detrimento da Bíblia e de suas convicções, isso sim é idolatria. A Palavra é essencial, sem ela não há como se chegar a Deus. Quem a desvaloriza dessa forma, nega a sua própria fé que veio por meio da Palavra de Deus na mediação e iluminação do ESpírito Santo.

    5. Se alguém fala que gostar da bíblia é idolatria, primeiro defina o que é idolatria pra ver se sabe mesmo o que está dizendo. Os verdadeiros cristãos jamais idolatram a bíblia ou qualquer outro compêndio. O que não merece crédito é um evangelho provindo do achismo, sem um embasamento teológico, sem um manual de referência. Se Deus desejasse um evangelho assim como alguém pensa, ele não teria escrito os mandamentos na pedra. Se Deus quisesse apenas o evangelho sem referência alguma, Jesus Cristo não teria escrito na areia. Deus o pai escreveu na pedra, porque escreveu mandamentos e leis, isto representa consistência, deviam ficar retidos e gravados. Jesus Cristo escreveu na areia, porque ele representa o perdão, na areia é facil de apagar. Isto significa que o perdão de Jesus apaga todas as nossas iniquidades. Se Deus desejasse um evangelho sem apontamentos escritos, Ele não deixaria, Moisés escrever o pentateuco, mas pelo contrário Ele mandou escrever. Não dexaria os profetas escrever nada, mas pelo contrário ele mandou escrever. É que a humanidade precisa é ler mais a bíblia e não ficar concordando com qualquer um que quer deturpar ao seu bel prazer aquilo que já sendo seguido, provado e aprovado por milhões de pessoas de todas as classes sociais em todo mundo, por diversas nações, povos e linguas, a começar de Israel.

    6. May Rocha disse:

      José Rodrigues de Siqueira falou e disse!

    7. Marlene Paiva disse:

      José Rodrigues, você tem toda razão, vamos ler mais a bíblia. A velha lei, a que foi escrita na pedra, não tem mais validade, desapareceu, finito. Agora… já, Deus escreveu uma Nova Lei, e esta, foi escrita em corações e mentes de carne. O 1º acordo foi prá morte, já o 2º é prá Vida Eterna.

    8. Queria muito saber o que Jesus escreveu na areia… Quem sabe a partir disso, não criaria um novo ídolo?

    9. Rafael vc está sendo radical. Sem a Bíblia como conheceria a vontade de Deus. Ele a providenciou para esse fim, ñ para ser idolatrada mas para ser vivida. Ela deve ser vivida e tb ñ deve ser refutada. É tolice uma pessoa dizer que vive algo que ela mesmo tá refutando, pois td que sabemos sobre Jesus está na Bíblia, ela um manual de conduta e fé cristã. Torno dizer: ñ pra ser idolatrada mas pra ser compreendida e vivida. Grande abraço pra vc.

    10. Júlio Caleiro Pimenta disse:

      A confusão vem de interpretação de tradução e não do original. Ler tradução não quer dizer que estamos na íntegra! Se nós lêssemos as Sagradas Escrituras no seu contexto original, as conclusões provavelmente não seria tão ambígua como é hoje em dia, nas várias e errôenas interpretações. Se assim fosse em Israel o Judaísmo teria váras e várias ramificações como hoje existe no meio Cristão! Ficamos todos lendo "João Ferreira", assim como Espiritas lêem " Alan", e Testemunha de Jeová lê "torre de vigia", etc.. etc.. e demais tradutores. Um exemplo fácil de vermos que as traduções são fajutas, é observar que conseguiram a proeza de traduzir nomes próprios. Como assim? Ora, nome não se traduz! Nome é nome! Se eu me chamo Júlio aqui no Brasil, no japão também deverá ser Júlio, na china etc… Como pois traduziram nomes? Um exemplo simplista: Tiago que provém do latim – a pronúncia é Iacobus, o que nem se assemelha com a pronúncia "Tiago"! Outro exemplo é o nome 'Jeremias' esse nome deriva de uma pronuncia ainda mais distante, que é 'Yirməyāhū' ( irmeíarru), o que tem a ver? Nada! Nem se assemelha. O nome é muito importante, e até nisso as Traduções conseguiram deturpar. Portanto na minha opinião o Reverendo Cáio está coberto de razão, pois existem milhares de Desconexões escriturárias espalhado pelas TRADUÇÕES. E aí dissemina o erro entre doutrinas, crenças e costumes. Se fizeram à nomes próprios quanto mais fariam em contextos! Talvez ainda nem seja somente sobre Escrita, mas também do contexto fatual mesmo na língua original, houve disseminadas contradições pela bíblia em vários contextos, isso é claro e só quem Lê a bíblia vai observar as incoerências. Não diz respeito que seja falsa, e contraditória ou mentirosa. Mas cabe a observação do leitor à uma adaptação contemporânea, para que a elucidação lógica e coerente seja explanada.

  49. José Mauro Souza Lima disse:

    Tanto Marcio Costa quanto Paulo Teixeira ouviram o sino bater e não sabem onde é a missa, para ser bem mineiro aqui. A essencia do que Caio Fabio diz é a mais pura lógica: Deve-se ler a Biblia a partir de Jesus Cristo. Todo texto fora de contexto é usado para pretexto. A Biblia contém sim muitos erros de cronologia e de relatos históricos, esta ai a antropologia e outras ciências com todo o aparato moderno para confirmar isso. O que não tira o mérito de ter no seu conteudo a essencia de Deus. O próprio Paulo não infalivel, ele carregou toda a sua formação cultural de farisaica por muitos anos e nesse periodo produziu textos e cartas que precisam ser filtrados. Ainda lembrando o saudoso Reverendo Julio Andrade Ferreira a Biblia é a mãe de todas as heresias. Jesus é a luz do mundo e a luz mais forte sobre a própria Biblia como compilação humana das leis naturais de Deus e da mensagem de Jesus. Senhores pelo menos voces ouviram toda fala do Caio? Preconceito senhores? Caio Fábio é o simbolo do cristão livre e independente de dogmas e igrejismo. Avante Caio Fabio.

  50. Eduardo Silva disse:

    Caros amigos e amigas.

    A Bíblia é um livro sagrado para quem o considera; a Bíblia é um livro inerrante, para quem o considera; e a Bíblia é um livro de fé.

    Não estou negando a minha fé nos relatos do Antigo ou do Novo Testamento, mas devo admitir qua existe muitas narrativas na Bíblia que eu tenho que fazer uso da minha fé para lhes dá crédito, por exemplo, o nascimento virginal de Cristo, a sua ressurreição e ascenção aos céus, é um acontecimento que não tem objeto na história como fluxo, e tal, devo relegá-lo a fé, bem como outros relatos também.

    Mas não vou diminuir o seu valor, pois ela é o epicetro da minha fé em Deus, porque todos os outros meios de revelação da vontade divina, principalmente o seu Amor, falharam e falham. Ao longo da história do ser humano, vemos que sem referencia, o homem não é capaz de alcançar Deus sem a direção certa, e a Bíblia nos dá essa direção. O próprio Jesus deixou claro que erramos porque não conhecemos as escrituras e o poder de Deus.

    A Bíblia pode até não ser uma “coisa muito boa” mas até agora Deus não nos deu algo melhor. Prefiro andar com ela e lê-la, constantemente, a neglingenciar a oportunidade de conhecer.

    Mas concordo com a existência do debate. Devemos sim, independentemente da have fé ou não, levantar pontos que aparentemente podem ser discutidos, principalmente de fé e da sua referencia.

    Abraços.

  51. Antonio Claret Costa

    Concordo plenamente com esta entrevista de Caio Fabio e não sei porque tanta zeleugma em torno dele, parece que ele está sendo alvo de perseguição porque aborrece os religiosos. Compreendemos perfeitamente a Lei se estivermos em Cristo. A Igreja não é fundamentada na lei mas no fundamento dos ápóstolos e dos profetas que os receberam diretamente de Jesus e Deus. Na nova jrerusalém, no além não precisaremos de Biblia. A Biblia é nossa unica regra de fé porque nos revela que somos eleitos e salvos e prática porque nos mostra o melhor caminho para sermos bem aventurados e não termos com que nos envergonhar

  52. Jesus é a chave hermeneutica e não a Biblia. Concordo. Antonio Claret Costa

  53. Ele está louco ou está usando drogas…

  54. Verônica disse:

    Gente,

    Devíamos deixar de polemizar e vivenciar a alegria de sermos chamados filhos de Deus, e isto porque cremos em sua obra redentora.
    Evangelho é simplicidade.
    Vivamos a simplicidade em nosso dia a dia!

    Amo vocês!

  55. Gente, vamos deixar de polemizar. Vamos viver a simplicidade do evangelho!
    O que realmente importa é conhecer a Jesus e caminhar com Ele todos os dias de nossas vidas, caindo, levantando, aprendendo e ensinando com as experiências vividas.
    Deus é amor.
    O que não "vemos" muito bem hoje, um dia veremos, saberemos e seguiremos felizes na eternidade!

    Amo vocês!!!

    1. Elias Da Costa Costa disse:

      concordo a biblia é simples e é somente para crer sem razao e somente com a fe em Jesuis seu autor se tiver alguma razao esssa deve ser pela fe no entendimento do Espirito

    2. O Senhor é simples e sua Palavra também, é só quer ler, ouvi-la, segui-la e obedece-la, abs

  56. Mascarenhas disse:

    Errai não conhecendo nem as escrituras nem o poder de Deus, tudo que foi escrito escrito foi para nosso ensino, as coisas reveladas são para nós e para nossos filhos as ocultas são para o Senhor, não quereis saber além do que é necessário… interessante no islamismo, parece que seus adeptos questionam menos os inscritos e praticam mais suas leis…. Nós cristãos precisamos ser guiados pelo Espírito Santo pois Ele nos guia em toda a verdade, se não estamos errantes é porque falta esta direção…

    1. isaias disse:

      parcero falo pouco mais falau bonito a mina do comentario de cima tbm, ja percebeu que todo mundo que julga demais que enfiar guela a baixo sua convicçoes, liturgicas, usos costumes, que falam mal dos radicionais, dos pestencostais, das igrejas em celulas sao os que memos fazem pro reino de Deus! num pregam pra ninguem, num ganham ninguem pra Jesus nao fazem a obra de Deus e ainda se acham advogado de jesus e brincadeira! gostei da sua comparaçao um abraço irmão fica na paz!

  57. Francamente depois que eu digo que ñ me surpreendo mais com o ser -humano ñ é a toa ! JESUS está as portas mesmo , esse é o homem que ia aos debates e dava suas opiniões e todos acatavam , aí que entra aquela palavra a letra mata , aí povo ñ tem outra alternativa , é BÌBLIA , ORAÇÂO , JEJUM , LOUVOR mas LOUVOR a DEUS mesmo , VIGILÂNCIA , buscar sabedoria DIVINA e digo mais a coisa vai piorar agora vai ser o afunilamento . Tanta bobagem numa pessoa só perdeu o rumo totalmente . Ardis de satanás ele sabe que o fim de tudo está próximo , mas graças a DEUS que nos da vitória por CRISTO JESUS nosso SENHOR !!!!

    1. Lídia Monteiro Antonio disse:

      pois é eles estudam e se posam de doutores, depois Deus deixa eles como nabucodonozor, louco…

  58. ESSE CAIO FABIO JÁ PASSOU DOS LIMITES.

  59. Totalmente triste, fico imaginando quem ainda ouve essa pessoa! O cara parece que nunca estudou pra falar absurdos como estes, com toda certeza tem regredido e isso há anos, pq essa não é a primeira dele.
    Nem JESUS disse que o AT deveria de ter passagens rejeitadas, aliás JESUS se referia justamente à ele como instrumento de DEUS já q o NT ainda não havia sido nem escrito!
    E outra, a Bíblia realmente foi ESCRITA e feito (compilado) por homens, mas será que ele se esqueceu que o AUTOR foi DEUS e que o homem foi somente um meio? (Sola Scripture – 5 Solas) bem básico para qq crente realmente fiel creio eu, apesar de alguns livros serem relatos somente.
    Sobre erros literários, prefiro acreditar que ele esteja se referindo a traduções!
    Erros cronológicos? Ora, cada um relatando um acontecimento tem um objeto de transmissão diferente, ênfases existem dependo do foco, isto não é erro!
    O problema maior é que NUNCA poderia ser tão simplista como foi, daqui uns dias ele dirá que JESUS foi um homem e ponto. E onde isso leva?

    1. Marlene Paiva disse:

      Simplista é uma coisa, simples é outra!!! Google.

    2. simples, eu disse: simplista! rs

  60. …Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. João 7:38..

    É Tão simples!

  61. O problema é que se a Bíblia tiver erros quem vai dizer o que é certo e o que é errado? Daí predomina o relativismo religioso que já existe, imagina se for decreta que a bíblia tem inúmeras falhas? Agora, o reverendo caio fabio deveria explicitar esses erros para dar mais credibilidade no que ele diz.

  62. APÓSTOLO PAULO TINHA UMA BÍBLIA? QUAL ERA A VERSÃO? ALMEIDA?
    "2 Tim 3:16 o apóstolo Paulo afirma categoricamente que a Escritura é divinamente inspirada”.

  63. Ainda pra completar o site colocou outro video estremamente sem lógica nem fundamento e ainda tirou o do Caio. Grande mídia parcial…Paciência.

  64. cláudio augusto disse:

    Apesar de tantos avanços teológicos, realmente é triste ver que a mentalidade cristã evangélica brasileira é fraca para discutir assuntos no que se refere as ciências bíblicas, qualquer seminário sério e comprometido com a coerência acadêmica vai saber orientar seus alunos sobre a historia da literatura bíblica e que existem várias contradições históricas e geográficas e e nem por um momento deixa de ser palavrar de Deus na vida da humanidade, está cheia de anotações feitas pelos copiadores e que muitas dessas correções ainda hoje são motivo de discussão (Batismo é um deles pra iniciar a discussão por causa das preposições usadas no original grego e a tradição das oblações dos judeus), ela não deixará de ser o livro da religião cristã muito menos dos judeus (Fato que as vezes nos esquecemos). Continua a ser a palavra de Deus na vida de homens e mulheres e do Judeu Jesus que depois de 50 anos de sua assunção foi feito o primeiro registro na carta de Paulo aos Tessalonicenses sobre a volta de Jesus. Caio só está reiterando o que os livros sérios de Teologia bíblica e de faculdades de teologias com credencial seria ensinam sem perder de vista a atuação pastoral de tudo o que é ensinado.

  65. Eliezer disse:

    To achando ele um ateu inrrustido

  66. Muito estranho todo esse alarde para algo que Caio Fabio D'Araújo Filho sempre disse. Não é de agora que eu vejo ele dizer ler a bíblia apenas lendo, ela se torna um livro cheio de contradições, falhas, etc…

    Lendo a bíblia a partir de Cristo ela se torna a Palavra inerrante, pois em Cristo não tem dúvidas. E qualquer coisa que olhada pela visão de Cristo se torna puro e sagrado…

    Mas acho que ninguém consegue entender. O que é mais estranho são esses auto proclamados pastores vir dar opiniões afim de tentar se promoverem, em todas as opiniões vi argumentos que provassem que o Caio está errado. Pelo contrário, só vi argumentos julgando a condição do Caio, pressupondo e afirmando essas pressuposições de que o Caio está com alguma intenção ao afirmar o que ele sempre afirmou…

    Bando de hipócritas.

  67. Citar Augusto Nicodemos também é um absurdo… rsrsrs… ao invés do GNOTICIAS ficar querendo causar, porquê não realizam um evento e fazem um debate sobre o tema… seria bem mais interessante do que ficar realizando esses pombos correios de noticias e disse que disse…

  68. Jorge Luiz disse:

    Para aqueles que utilizam 2 Timóteo 3.16 para defender a que a Bíblia É a Palavra de Deus gostaria de lhes fazer duas perguntas:

    1. O que Paulo queria dizer coma palavra Escritura? Será que ele tinha em mente esta Bíblia que temos nas mãos? Ele estava mencionando os 66 livros?

    2. Vocês já repararam como Paulo interpretava o Antigo Testamento? Das poucas vezes que cita o Antigo Testamento, ele não o utiliza no sentido histórico, mas como alegoria? Dá para entender a real implicação disso? Leia Gálatas 4 e reflita. Na mesma linha leia Hebreus e perceba como o autor livremente alegoriza e resignifica o que "interessava" no Antigo Testamento para refletir Cristo, o que não refletia era letra morta e sem valor.

    Dizer que a Bíblia é plenamente inspirada por Deus, vírgula por vírgula, é no mínimo perigoso, pois podemos estar colocando na boca de Deus aquilo que ele não disse.

  69. Marlene Paiva disse:

    Tanto Marcio Costa quanto Paulo Teixeira ouviram o sino bater e não sabem onde é a missa, para ser bem mineiro aqui. A essencia do que Caio Fabio diz é a mais pura lógica: Deve-se ler a Biblia a partir de Jesus Cristo. Todo texto fora de contexto é usado para pretexto. A Biblia contém sim muitos erros de cronologia e de relatos históricos, esta ai a antropologia e outras ciências com todo o aparato moderno para confirmar isso. O que não tira o mérito de ter no seu conteudo a essencia de Deus. O próprio Paulo não infalivel, ele carregou toda a sua formação cultural de farisaica por muitos anos e nesse periodo produziu textos e cartas que precisam ser filtrados. Ainda lembrando o saudoso Reverendo Julio Andrade Ferreira a Biblia é a mãe de todas as heresias. Jesus é a luz do mundo e a luz mais forte sobre a própria Biblia como compilação humana das leis naturais de Deus e da mensagem de Jesus. Senhores pelo menos voces ouviram toda fala do Caio? Preconceito senhores? Caio Fábio é o simbolo do cristão livre e independente de dogmas e igrejismo. Avante Caio Fabio.Jose Mauro Zema.

    1. Hilton Silva disse:

      A Bíblia nem é mãe e nem é madrasta de heresias, heréticos são os que afirmam tal coisa. As heresias surgem quando se nega a Bíblia como regra de fé e prática, é o afastamento da Bíblia, é a negligência em relação às Escrituras que dão origem às heresias.
      Jesus é luz do mundo que se acende pela Palavra. Se não for por Ela é heresia. Se for por revelação é heresia. Se for por auto-afirmação é heresia. Se for por exclusão de partes da Bíblia é heresia.
      Na Bíblia aprendemos sobre o pecado, mas também sobre o amor, a justiça, a compaixão, a perseverança, a esperança e sobre a fé. Como já afirmei em outro comentário, as doutrinas, de todas as religiões, para se afirmarem como verdades absolutas têm de negar a Bíblia como um todo. Para se fundamentarem precisam excluir um ou outro ensinamento das Escrituras. Todas elas o fazem, não excluo nenhuma, e incluo os que dizem que a Bíblia contém erros, pois para afirmarem isto têm de excluir ensinamentos nEla contidos.
      Concordo com o Caio Fábio que as interpretações são equivocadas e que Jesus é a chave de toda a Palavra de Deus, Ele é a Palavra, mas não concordo que ele deva dizer que ela contém erros, pois isto dá garantia aos hereges de que podem afirmar o que quiserem. Volto a dizer, se Deus pôde, a partir do nada, criar e sustentar o universo, não será Ele capaz de manter Sua Palavra, a Bíblia, preservada até ao fim?

  70. minha vó disse que no tempo dela a missa era em latim e os padres diziam que as pessoas não podiam ler a biblia pq podiam ficar loucas. o medo do livro vem de longa data. mas hoje o culto é em latindo e estão loucos mesmo.

  71. Anderson disse:

    Por favor, GospelMais, coloque os comentários anteriores para as pessoas visualizarem. Se vocês deletaram, não se configura uma midia imparcial.

  72. Os argumentos dos pastores que discordam do que o Caio diz no vídeo são MUITO infantis!!! Me pergunto se eles sequer o compreenderam!! Os caras são tão lineares que pensam que só porque ele não mencionou 2 Tim 3:16 isso quer dizer automaticamente que ele não crê nisso!

    Gostei do texto da materia, satisfatoriamente parcial. SE NÃO TIVEREM PACIENCIA DE LER A MATERIA, ASSISTAM AO VIDEO DO BATE PAPO COM O CAIO!!

  73. lrraimundo disse:

    Eduardo Silva: para com isso cara! Vc tá indo na mesma onda q esse Reverendo. Qdo começamos a questionar a Santa Palavra de Deus, é porque Satanás já quer fazer morada no coração do Homem. Deus ñ vai mandar coisa melhor pois Ele já mandou o Melhor: O Seu Filho. É a Palavra q nos confirma isso. Ele usou homens de Fé p/ escrevê-lá p/ q hoje pudéssemos regozijar em Sua presença! Tome cuidado! Os debates tem q estar em torno da palavra de Deus, ñ sobre a sua inerrância!

  74. alexandre disse:

    caramba é só o caio falar algo mais polemico que os santos ja se levantam pra lançar que o cara caiu que pecou.coitada da maria madalena se fosse viva hoje ja taria sentada no colo do capeta se fala-se algo contrario as suas santidades.oh povo pra gostar do diabo pois tudo é ele.

  75. Pedro disse:

    Conheço um caso semelhante…

  76. enterrem este coitado que ele acabou de dar um tiro na própria cabeça kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    o chupetinha esta desesperado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk chamando seus cavaleiros kkkkkkkk que batalhem a qualquer custo kkkkkkkkkkkkkkkk que digam qualquer coisa kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  77. Fhelip Baltar disse:

    Creio que não é bíblico interpretar a bíblia a partir de Jesus, apenas . Por que foi Jesus quem disse :

    “Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir (Jo 16:13)."

    “E a unção que vós recebestes Dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a Sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis “(1 Jo 2:27)"

    Concluindo , quem nos ensina as escrituras é o Espirito Santo .

    E o Espirito nos ensina a partir de Jesus , dos profetas, de Paulo e dos apóstolos .

    Se centralizarmos apenas em uma pessoa , estaremos propensos a dizer que o que Paulo disse , não foi Deus quem falou . Ou o que Pedro disse , não foi Jesus quem o ensinou .

  78. Inês Bustamante Kayashima disse:

    Palavra e Escritura – Caio Fábio | Papo de Graça http://youtu.be/sMjILRCTnsk

  79. Quando eu era adolescente admiriava as pregações do Caio Fábio, mas desde aquela época eu já tinha capacidade de observar que seus discursos eram extremamente rebuscados. Suas ascensão se deu exatamente por sua filosofia teologica, na verdade o Caio sempre usou pouco ou quase nada da Biblia Sagrada. Agora, nos últimos tempos, tem sido o porta-voz de uma multidão que é bem representada por Ele, uma multidão pós-moderna, como ele mesmo diria, que relativa tudo, inclusive Deus e que se surpreenderá com o prumo de medir do Senhor. Volta, volta Caio de onde caíste e arrepende-te e guarda o que tens para que não perca a tua coroa. Para que não ouça o que ouviu o Oficial que duvidou da Palavra de Deus e "veja com os próprios olhos, mas não coma coisa algumas. 2 Rs 7:2

  80. Jefferson disse:

    Não vejo motivo para polêmica, basta querer pensar. Jesus é a Palavra de Deus, o Caminho, a Verdade e a Vida. Fato. A bíblia é um livro que conta sobre o povo de Israel, sobre os profetas, os reis, o ministério de Jesus e dos apóstolos. Porém toda a narrativa parte de um ponto de vista apenas humano. O livro é escrito por mãos humanas, portanto passível de erro. Afirmar que o livro é a Palavra de Deus é igualá-lo a Jesus e isto é de um simplismo e de uma ignorância absurdas!!!

  81. Jefferson S. Lima disse:

    Não vejo motivo para polêmica, basta querer pensar. Jesus é a Palavra de Deus, o Caminho, a Verdade e a Vida. Fato. A bíblia é um livro que conta sobre o povo de Israel, sobre os profetas, os reis, o ministério de Jesus e dos apóstolos. Porém toda a narrativa parte de um ponto de vista apenas humano. O livro é escrito por mãos humanas, portanto passível de erro. Afirmar que o livro é a Palavra de Deus é igualá-lo a Jesus e isto é de um simplismo e de uma ignorância absurdas!!!

    1. Thales Souza disse:

      Nossa, nunca tinha pensado nisso…

    2. Jefferson S. Lima disse:

      Surpreendente, não é Thales Souza? Somos ensinados a venerar tanto o livro físico, que quase nos esquecemos que ele é feito de papel… rsrsrs… a Palavra não pode se prender ao livro físico que apodrece. É muito mais que isso! Abraços!

    3. Thales Souza disse:

      E num é…. Vi um programa na Globo sobre o criacionismo e fiquei admirado com a lucidez do padre entrevistado! E há vários outros casos 'analisáveis'… mas sei lá, Às vezes parece que é pecado 'questionar' a Bíblia… Enfim, o debate é interessante.

    4. Thales Souza disse:

      Ah! E como me dá preguiça esse povo q tudo pr eles é diabo, diabo, diabo…. Tem momentos que 'evangélicos dotam o diabo de 'poder' demais….

    5. Jefferson S. Lima disse:

      kkkk O diabo leva a culpa por coisas que ele nem precisou fazer… fazem pra ele… muitas vezes o diabo são as pessoas que trazem a maldade dentro dos corações… ai que preguiça!

    6. Tikynho Alves disse:

      Bobo é quem ainda não viu isso!
      Infelizmente as pessoas preferem continuar com suas duvidas dentro de uma igreja e engolindo o lixo que os pastores estão dando para elas comer!

      Grande Caio Fábio
      Parabéns pelo vídeo

    7. Marlene Paiva disse:

      E quando lhes faltam argumentos, eles atacam a vida pessoal do Caio. São autênticos inquisidores, não pestanejam à mandar qq pecador ao inferno, patéticos, não conseguem se enxergarem! Defendem tanto a bíblia mas escolhem os textos que lhes convém! Arrotam sabedoria, são arrogantes, donos da verdade, eles definem quem é salvo e quem não é. Amor e Perdão? Suas mentes estão tão pedradas que perderam o seu significado. São guiados pela ira.

    8. May Rocha disse:

      hã? quem disse que dizer que o livro eh palavra de Deus é iguala-lo a Jesus Cristo? é vc quem está dizendo isso! Toda escritura eh divinamente inspirada. Foi sim escrita por homens, homens simples que se deixaram ser guiados pelo Espírito, e escreveram sem falhas o mesmo tema durante seculos. Sem nenhuma contradição, a que o "pastor"(título encontrado na bíblia) diz ser cheia delas, não sabe ele nada sobre visão histórica. E outra meu irmão, ela é tão "falível" neh que o próprio Jesus a usou quando estava sendo tentado pelo diabo. Ahhh vamos nessa também, todo essa papo da morte e ressurreição de Cristo narrado na bíblia é duvidoso, afinal tá na bíblia e foi escrito por homens!! ahhh não podemos esquecer do livro de Lucas, o qual o mesmo se preocupou em procurar a veracidade dos fatos que aconteceram para poder confirmar aos cristãos gregos ( Luc 1 v 2 ). A bíblia não é só um livrinho de historinha do povo hebreu, a bíblia é o manual de fé.
      Mas quando falamos bíblia, a palavra de Deus! não estamos nos referindo ao Verbo de Deus, palavra é palavra, substantivos, adjetivos , pronomes… mas Jesus é o Verbo, a ação , a qual por ele nada do que foi feito se fez. Quando falamos a bíblia , palavra de Deus!, estamos nos referindo a profecia e palavras que Deus deixou na terra para nós.

    9. Marlene Paiva disse:

      May Rocha, se Jesus usou a bíblia, neste mesmo tom que vc disse, quer dizer que a bíblia é maior que o próprio Jesus? Pense que disparate! O que ele usou de fato foi a SUA PRÓPRIA PALAVRA, dá prá entender mano? Faça um pequeno esforço vai. Preste atenção no diálogo entre Satanás e Jesus. Satanás usou a PALAVRA DE DEUS que vinha antes da escrita e até mesmo antes de toda criação de Deus, da mesma forma Jesus rebateu com a PALAVRA ABSOLUTA que não cabe em nenhum livro, nem no templo de Salomão, mas quis Deus que a PALAVRA coubesse dentro de nós, o verdadeiro tabernáculo de Deus. Hj a Lei foi escrita com sangue em nossos corações de carne. E quando cumprimos a lei que é amar o outro, cumprimos toda lei. Ah, a profecia que vc se refere é finita, cessarão as profecias, lembra?

    10. May Rocha disse:

      Examinai as Escrituras, porque julgais ter nela a vida eterna, e são elas que de mim testeficam".
      isso lhe diz alguma coisa? Sei bem que quem escreveu os livros da bíblia foram homens limitados, mas ela foi inspirada por Deus querida, vc pede pra o povo ver o video de caio, mas vc viu o vídeo de Augustos Nicodemos? E ninguém diz que a bíblia é maior que Jesus não, a bíblia é a palavra de Deus, de fato a palavra de Jesus. E o que vc falou sobre a tentação de Jesus? não viu os versículos do antigo testamento que satanas usou e Jesus tambem usou? Vc diz que satanás usou a palavra de Deus que vem antes da escrita, mas logo o diabo disse: está escrito! e por sua vez Jesus disse: também está escrito.

    11. Marlene Paiva disse:

      Impressionante a sua falta de entendimento! Tire o véu para que vc enxergue. Vou desenhar, não, desisto, vc não vai entender, pelo menos por enquanto. bye!

  82. esdras disse:

    que coisa esse ´debio fabio,só é bom em fugir com a secretaria,pra mais nada

    1. isaias disse:

      mano, paz do Senhor !
      permitame descordar de vc. vc é crente? olha nao sou nenhum teólogo pelo contrario sou novo convertido, mas se a biblia É UM LIVRO ESCRITO DO PONTO DE VISTA APENAS HUMANO (palavras suas) apocalipse é o que então? o apostolo tinha fumado maconha pra escrever!

  83. Meu Deus vai aqui um recadinho para todos esses comentarios meio que esdrúxulos , mas salve alguns que foram corretos, amorosamente…. rogo vos que parem de comentar da vida alheia, principalmente de pastores, pois cada um dara conta, do que faz ou deixa de fazer ,, somente a Deus…. afinal se nós julgassemos anós mesmo não seriamos julgados..pois então servpara todos que andam comentando sobre a vida dos ooutros..como Jesus mesmo disse o meu meu julgamento não é….este…. EU…vim para salvar e não para condenar…me parece que principalmente, os “crentes `´ de hoje em dia não compreende mais o que MERAMENTE jesus falou….digo com todas as letras parecemm mais os mesmos fariseus, ou escrribas, saduceus,,,

    como que dizendo EU sou perfeito,,,, o problema esta na s pessoas…parem com isso meus irmãos…deixem de se vangloriar-se, e olhar para a cruz de Cristo, e tbem, não adianta entregar dizimo .se vc não ama…. amar o que amar as pessoas que vcs metem o pau,,, ou aliás , vem com suas pedras na mão, e seus erros no coraçao… vejam como Jesus é o ooooo ADVOGADO,,, adovogou tanto a mulhr=er , quanto todos aqueles que a , ameaçavam…vcs devem fazeer comentarios se espelhando NO SEU ADVOGADO.E NÃO COM VC FOSSE OJUIZ, DISTRIBUINDO SENTENÇAS..POIS PRESTEM Atenção no que vcs escrevem falando dos outros,, afinal vc é um , igual , o mesmo ser humano… carne , osso, vou dizer melhhor carne , osso, alma, esprito, corpo, mente, coração, desejos, pecados, erros, passado, presente , em um futuro….em o qual Deus quer ver todos ao seu lado,,, só depende de cada um , denós……. salvção é individual, eo reino é tamado a força…então ore bastente antes de falar ou comentar, o status de alguem…vc s sabem bem,,,, do que eu estou falando….somos todos iguais na figura humana falando…. e cada um denós devemos saber discernir as coisas de coisas, interpetar corretamnte.e separar , o que é espiritual.de coisas carnal do homem, interpretar, e saber quando as pessoas mudam o tom, quando estão ironizando, ou quando estão usando figuras de linguagem, ou coisas humanas, e espirituais, e etc, se alguem fala besteiras, vai responder para Deus, isso é se for um erro, e se for DEUS não; age na ignorância… fica a dica.

  84. Quando a biblia diz que josué orou e o sol parou, "VOCÊ ACREDITA MESMO QUE NAQUELE TEMPO ERA O SOL QUE GIRAVA EM TORNO DA TERRA ?" ou Deus não levou em conta a ignorância do profeta?. Se você estriver no tempo da INQUISIÇÃO, vai queimar na fogueira o caio e a mim. portanto VADI RETRUS… Ser cristão é entender as escritura no tempo e no espaço. Ja vi pastores emocionados dizerem " SE a biblia disser que foi jonas que engoliu a baleia eu acredito…." tadinho do povo que ouve esses caras. Suas mensagens não tem nada de racional, requisito básico da fé em cristo.
    Fiquem na PAZ..

  85. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho alem do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Galatas 1:8. Ainda bem que a bíblia nos advete contra os falsos mestres e contra pessoas frustradas no ministerio. por favor Fabio peça perdao e se reconcilie, o nosso Deus é extremamente bondoso e sua misericordia dura de geraçõa em geração.

  86. "Ao testemunho de suas obras Deus acrescentou informaçõs a respeito de si mesmo e do que requer dos homens. Essas informações se acham nas Escrituras Sagradas do Antigo ao Novo Testamento nas quais possuimos a única regra perfeita para nossa crença e preceitos infalíveis para todo o nosso proceder nesta vida." (B.E.D.F.C.).

    Não posso deixar de crer na Biblia, pois Deus abriu o meu entendimento para compreende-la o suficiente para exercer fé na obra salvadora de Jesus por mim. Se Satanás pudesse reverter isso na minha mente através dos argumentos filosóficos de seus ministros, eu estaria perdido. Graças a Deus que ele não pode, mas, bem que ele tenta! Tudo o que eu creio de Jesus está na Bíblia. Jesus fora da Bíblia é o Jesus criado pela imaginação humana.

    Indubitavelmente, a vinda do Senhor está próxima, e segundo a Bíblia, isso não aocntecerá sem que primeiro venha a apostasia. A apostasia vem a partir do momento que se negaa fé histórica e confecional, para com isto se atingir a fé fé individual e salvadora; acontecendo tais coisas, nega-se o Soberano Senhor que fez o resgate do pecador.

    Se pessoas que se dizem ser ministros do Evangelho estão renegando as Escritruras, então, podemos dizer: "A coisa está de vaca desconhecer bezerro."

    Os judeus negam o Novo Testamento e os seguidores de Marcião negam todo o Antigo Testamento e boa parte do Novo.

    Ao meu ver, é necessário fazer uma nova confederação de Igrejas, como a que houve no século II, para reafirmar as antigas confissões de fé, declarar nossa crença no cânon das Escrituras Sagradas, e esclarecer para os crentes quem são os ministros a quem podemos chamá-los de tal e ouvi-los como tal.

  87. Marcilene disse:

    O Rei Davi realmente adulterou mas jamais se leu que Ele desrespeitou ou desacreditou das Sagradas Escritura.
    E dificil de compreender que apesar da Biblia ser com disse Caio Fabio ela continua sendo instrumento de Deus para libertar vidas atraves da Verdade que nela se revela(Jesus).
    Para um homem comum ela é só um livro humano, mas para o homem espiritual ela é poder de Deus.

  88. Levi disse:

    Caio Fábio tem relativizado as Escrituras para sustentar sua vida imoral e anti-bíblica.Ele esquece que as intrepretações teológicas dos Apóstolos se baseam nesta mesma Escritura que ele difama,ridiculariza e relativiza.Já tenho dito isto a muito tempo:Caio Fábio,depois da Queda,quando retornou dos Estados Unidos,tem desenvolvido uma filosofia totalmente contrária aos princípios básicos do Cristianismo.Seria Caio Fábio um Satanista arregimentado na Igreja de Satanás dos EUA para minar e destruir a Igreja Evangélica no Brasil?

  89. suiço disse:

    Parabéns !!

    Quando inaugurar o inferno, vai sentar no banco da frente
    ao lado do William e do próximo papa.

  90. suiço disse:

    ….c…….

  91. levi disse:

    Seria Caio Fábio um Satanista?

  92. levi disse:

    Se a Palavra de Deus não é mais a Palavra de Deus,logo a palavra de Deus é de quem então?
    Do Caio Fábio?

  93. Hilton Brasil disse:

    De onde sabemos sobre Jesus? Como Deus abre as mentes dos filhos? Onde estão as incoerências bíblicas? A nossa fé surgiu de onde? Cremos em Deus a partir do nada, foi algo espontâneo que nos apareceu? Houve transformação em sua vida? Quem ensinou-nos sobre a salvação? Onde podemos saber sobre nossa condição miserável? Como sabemos que temos um salvador? De onde se sabe sobre a vida eterna? Foi o seu pastor que ensinou? Foram os reformadores? Foi o Papa? A partir do que? Experiência empírica?
    A Escritura Sagrada ensinam sobre Jesus, testificam dEle. Nela encontramos sabedoria para a salvação. Ela suscita-nos a fé. Ela ensina-nos do amor verdadeiro. Nela conhecemos que somos pecadores e precisamos da misericórdia e da graça de Deus. Não há nela incoerência, inconsistência ou incongruência. Nós somos incoerentes, inconsistentes e incongruentes. Nós somos falhos, defeituosos, cegos pelo pecado.
    A Bíblia é e está como está pelo poder de Deus, o mesmo Deus Poderoso que criou todas as coisas, se assim o cremos. Ele é perfeitamente capaz de preservar a Sua Palavra até ao fim dos tempos. O Espírito Santo convence-nos do pecado através do conhecimento da Palavra. Ela é divinamente inspirada, divinamente transliterada, divinamente copiada, divinamente traduzida. Se Deus tivesse gravado tudo o que quisesse dar a conhecer sobre Si em material pedras que chegassem até nós, em todas as línguas, acessível a todos, ainda assim haveriam os descrentes, os céticos, é característica do homem não confiar nas Palavras de Deus, desde o princípio. Se Ele movesse as estrelas para juntarem-se no céu e com ela escrevesse tudo sobre Si mesmo, para que todo olho pudesse ver, lá estariam os descrentes, lá estariam aqueles que iriam dizer, “é incoerente, não faz sentido”.
    Pegue a sua Bíblia, olhe para Jesus, autor e consumador da fé, abrace-se ao Espírito Santo e leia. Você vai experimentar coisas maravilhosíssimas dia a dia. E você, que não crê em Deus, não perca seu tempo, vai ler José Saramago que pode lhe ser mais proveitoso, talvez possa vir a defender-se junto com ele no dia do julgamento, “eu não sabia, não li sobre isso. A Bíblia é loucura para os sábios e sabedoria para os símplices, é loucura para os homens e sabedoria para Deus.

    1. Jon disse:

      O livro bíblia pode ser lido com qualquer ponto de vista. Disto, qualquer que seja a interpretação que vier, irá agregar seguidores… Para o bem e para o mal serão as obras. Mas certo estou que se a leitura for feita tendo o amor e o respeito como “lente”, o resultado será bom. =)

    2. isaias disse:

      mano vc é zica mesmo hein nem li tudo falo tudo ai no primeiro paragrafo parabens! olha que eu nem sei o que deve ser uma experiencia empírica, mas deve ser bençao. abraçao fica na paz!

  94. Quem?AAAH, O CAIO FÁBIO…pensei q fosse alguém sério¬¬
    Faz pra polemizar, como sempre faz. Qr aparecer, como sempre.

  95. Caio Fabio traiu a esposa com uma mulher que por sua vez foi traida por outra mulher e por outra.

    Incrivel que nesses ultimos dias os lideres evangelicos tem se apostadado da verdade ( Ricardo Goldim, Caio fabio e depois dessa, caiu mais ainda ) e tantos outros que nao suportam mais a sa doutrina .

    Sao tempos de fato dificeis e tenebrosos, mas aquele que permacer firme ate o fim sera salvo e a coisa vai piorar, pois virao mais e mais escandalos por ai conforme nos ensina e exorta a Eterna, imutavel e inerrante Palavra de Deus.

    Esse episodio lastimavel desse pastor adultero nos mostra claramente que toda a Honra, Poder, Gloria e Louvor nao pertece a homem algum ( pois seja todo homem mentiroso e Deus verdadeiro ), mas unicamente ao Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

    1. Joelma Lopes disse:

      É verdade, Caleb Lakstigal. A cada dia surgem mais escândalos dos ditos evangélicos. O pior é que o precioso nome do Senhor é que fica enlameado por causa desses tais. Mas D'us não se deixa escarnecer. O que estão plantando, ceifarão. Cada um deles dará contas de suas perversões. (I Timóteo 4:1) – MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
      (I Timóteo 4:2) – Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;
      LOUVADO SEJA O NOSSO SENHOR E SALVADOR CRISTO JESUS!!!

  96. Pr.Caleb disse:

    Caio Fabio traiu a esposa com uma mulher que por sua vez foi traida por outra mulher e por outra.

    Incrivel que nesses ultimos dias os lideres evangelicos tem se apostadado da verdade ( Ricardo Goldim, Caio fabio e depois dessa, caiu mais ainda ) e tantos outros que nao suportam mais a sa doutrina .

    Sao tempos de fato dificeis e tenebrosos, mas aquele que permacer firme ate o fim sera salvo e a coisa vai piorar, pois virao mais e mais escandalos por ai conforme nos ensina e exorta a Eterna, imutavel e inerrante Palavra de Deus.

    Esse episodio lastimavel desse pastor adultero nos mostra claramente que toda a Honra, Poder, Gloria e Louvor nao pertece a homem algum ( pois seja todo homem mentiroso e Deus verdadeiro ), mas unicamente ao Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

  97. Pr.Caleb disse:

    Depois dessas malignas e satanicas declaracoes com o claro proposito de colocar duvidas sobre a Eterna palavra de Deus, nao duvido que o Caiuuu Fabio seja satanista.

    1. Eliza disse:

      Quanta infantilidade julgar, condenar e difamar alguém assim… não? Pr. Caleb e Levi… cuidado… não se joga alguém no inferno impunemente… Caio é um mestre por dom de Deus. Procure entender o que ele diz. A Bíblia realmente foi escrita por homens com inspiração divina. E concordo com ele que deve-se interpretá-la através de Jesus, pois é nele que tudo se cumpriu.

  98. Iguaba Lagos disse:

    Não devemos nos basear em versículos soltos. Precisamos ler o contexto em que se encontra esse versículo, pois um versículo ou livro pode, até mesmo, ser direcionado somente a um povo específico ou em uma situação específica.

    O próprio livro de Malaquias é direcionado a ISRAEL (basta ver no capítulo 1 versículo 1), mas muitos pastores usam o versículo 10 do capítulo 3 nas igrejas.

    Jesus aboliu coisas do antigo testamento, mas não a lei. Ele apenas fez modificações nos 10 mandamentos, resumindo-os em 2. O restante da lei continua válido para os judeus.

  99. Como diziam os antigos da minha época. O Caio Fabio errou o cravo e acertou a ferradura.

  100. Já fui um grande admirador do Caio Fábio, quando nele se fazia presente o Espírito Santo, e com temor e tremor submetia a vontade de Deus, crendo e seguindo os ensinamentos divinos, tornando-se um grande pregador e práticante de uma vida separada para os designíos de Deus. Mas, agora o vejo condenado em seus próprios pecados, sustentando o adultério, quando traira a esposa com a secretária da igreja que pastoreava; se fazendo instrumento de escândalo, quando, diante da mídia, com desamor, permite colocar o sol sobre sua a ira, contra líderes evangélicos; quando se coloca como magistrado para condenar ou absolver a Bíblia, promovendo Anfibologia, e indo na contra mão do que ela afirma categoricamente, mas em (2 Tim 3:16 o apóstolo Paulo afirma categoricamente que a Escritura é divinamente inspirada”.). Vejo que seu conhecimento e sabedoria, que conquistara durante sua vida, tem o levado a heresia e ao um grande abismo, mas quem sabe ainda possa retornar ao primeiro amor, a fidelidade e confissão, por meio do arrependimento. Nesta condição não está apto para ser porta voz das verdades divinas. está cego, oremos para que as escamas caiam de seus olhos!!

    1. É, nos dias de hoje podemos ver como os "homens" eram bastante usadas pelo Espirito Santo, hoje vemos que o diabo atua na mente deles dia a dia, As vezes perguntamos como esses "homens" que eram bastante usados e hoje não param para perceber que o diabo quem está os deixando cegos, e assim deixando o Espirito Santo triste.

    2. Reverendo Gelmires! Concordo plenamente com as suas sábias palavras! É uma pena pois sempre o admirei! Oremos para que o Senhor mude este vaso, refazendo-o para a sua honra e sua glória!

    3. Jansen Racco disse:

      Continuo admirando o Caio Fabio, sei que ele cometeu erros dos quais não concordo, ms qual ser humano é perfeito??? ele pelo menos assumiu diferente de outros lideres que estão na televisão envolvidos com politicagem das grossas…. Acho que o Caio aina é uma das mentes mais brilhantes do Brasil e um dos maiores pregadores do protestantismo nacional, precismos aprender a lidar com as opiniões diferentes das nossas, não podemos exigir que todos pensem igual.

    4. Mas, nunca fugindo e banalizando os preceitos da Bíblia, principalmente os evangelhos e as epístolas, que são bússulas para a vida moral, ética e espiritual do cristão!!!

    5. Mas, nunca fugindo e banalizando os preceitos da Bíblia, principalmente os evangelhos e as epístolas que são as bussúlas para a vida moral, ética e espiritual do cristão!!!

    6. Ruth Santanna disse:

      Amor eu te amo!!! estou com saudades.!!!!!!

    7. Marcos Vinícius Gomes disse:

      Se o Caio é uma das mentes mais brilhantes do Brasil, acredito que cheguei ao ponto de partida da decadência da sociedade brasileira. Afinal, foi o super Caio que colaborou com essa decadência, apresentando um Lula 'light' para os evangélicos. Claro que isso é só um pormenor completamente dspensável…

  101. Célio Machado-sertão de Alagôas disse:

    Sinceramente,acusar o Mano de ser simplista em relação a bíblia é verdadeiramente torcer,alterar,querer macular o citado,ou pior ,declarar-se inimigo dele tendo como pretexto suas declarações.
    No início da minha fé em 1986(portanto quanto ao tempo ainda neófito)por acaso ligando minha tv, ví um gorducho na rede Bandeirantes encerrando um programa:Vamos orar juntos!Deus nos ouvirá!Percebi a sutileza generosa(ao contrário de muitos hoje em dia;Venha vou orar por voçê!)
    percebí tratar-se de alguém amoroso e gentil(comecou ali minha adimiração e procurei conhece-lo melhor, e, até quando do seu pecado aprendí com esse indivíduo que em Cristo o que conta ,não é o desempenho somente ,mas sobretudo a sinceridade do coração com Deus e os homens.)Digo tudo isto por não tolerar injustiça,burrice e afins.

  102. Luis Francisco disse:

    Creio que não é bíblico interpretar a bíblia a partir de Jesus, apenas . Por que foi Jesus quem disse :

    “Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir (Jo 16:13).”

    “E a unção que vós recebestes Dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a Sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis “(1 Jo 2:27)”

    Concluindo , quem nos ensina as escrituras é o Espirito Santo .

    E o Espirito nos ensina a partir de Jesus , dos profetas, de Paulo e dos apóstolos .

    Se centralizarmos apenas em uma pessoa , estaremos propensos a dizer que o que Paulo disse , não foi Deus quem falou . Ou o que Pedro disse , não foi Jesus quem o ensinou .

  103. Caio Fabio está tentando aparecer nunca vai recuperar a popularidade que tinha antes de sua queda
    Pr. Silas Malafaia não desista ! continue firme pregando a palavra de DEUS que É A BÍBLIA !!
    podem vir Caio Fabio, Ricardo Gondim , os ativistas bixas e quem quiser!
    Aprendam uma coisa bando de acoxambrados !!!
    NINGUÉM VAI ABALAR A IGREJA EVANGÉLICA E SUA REGRA DE FÉ ! NÃO ADIANTA NÃO VÃO VENCER!!

  104. Levi disse:

    Para quem tem dúvida sobre a importância e inerrância das Escrituras:

    ‘Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
    Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.’II Timóteo 3:16 a 17.

    ‘Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
    E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
    Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.’Apocalipse 22 18 ao 20.

    Para os discípulos de Caio Fábio:

    ‘Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras(Esta mesma Escritura que Caio Fábio diz que não é inspirada por Deus), nem o poder de Deus(Isto ele nunca conheceu).’Mateus 22:29

    ‘De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem(Caio Fábios da vida) mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, E venças quando fores julgado.’Romanos 2:4

  105. levi disse:

    Agora só mais um comentário:Os blogueiros descem o pau chamando o Silas Mlafaia de herege e tudo mais.Onde estão estes mesmos blogueiros pra descer o pau no Caio Fábio?O cara relativizou as Escrituras,questionou a sua auteticidade e inerrância.Os reformadores Lutero,Calvino,Zwínglio e João Knox devem estar se revirando do túmulo.O que dizer dos mártires, que sacrificarm suas vidas por crerem na autoridade e na inerrância das Escrituras?
    Será que os blogueiros defendem a verdade ou será que a maioria dos blogueiros são Caiofabistas virtuais?

  106. Mauro disse:

    Olha, me assusta o temor que existe na mente das pessoas a uma declaração como esta do Caio, poxa vai me dizer que a Bíblia não é um livro, compilado e que passou por várias interpretações e traduções!?
    Assisti o vídeo, e se vc assiste com uma pré-compreensão que é do diabo, não adianta, você não conseguirá absorver a mensagem de esclarecimento a respeito do livro, não sobre a “Palavra” que esta é Jesus, a escritura é o texto a bíblia é o livro.
    Deu canseira falar disto, quem tiver um pouco de vontade de analisar todas as coisas e reter o que é bom, seja as palavras do Caio ou dos Prs. Márcio ou Paulo Teixeira.
    É isto , Deus abençoe a todos!!

  107. João Batista disse:

    O pastor (se é que se pode chamar de pastor) Caio Fabio perdeu a sanidadade, para ele todo mundo está errado, acho que ele pensa que somente ele é o certo e se esquece do que já aprontou no passado (o adultério de longa data, o envolvimento no dossiê cayman), e pelo jeito não deve ter sobrado nada de bom na cabeça dele a ponto de apontar erros na biblia??? traduzindo: todo mundo tá errado na opnião dele e agora até a palavar de Deus está errada,
    ou seja, está querendo ser mais sábio do que o próprio Deus, essa atitude me lembra a atuação de Lucifer, queria ser maior que o próprio Deus e
    acabou sendo banido, cuidado Cabio Fabio…parabéns pastor Márcio de Souza, não concorde com esse tipo de gente, de pastor e reverendo teológico esse
    Caio não tem nada, é um oportunista e infelizmente está com as mesmas características de Satanás e pelo jeito uma está despontando mais: criar contenda
    entre o próprio povo de Deus.

  108. José Barbosa Do Nascimento Nascimento disse:

    NAVERDADE CAIO FABIO CAIU DA GRAÇA! FAZ JÚZ AO NOME CAIO, E JA CAIU AMUITO TEMPO E ESTÁ QUERENDO APARESCER, MÁS, DIFUNTO NÃO PARA DE PÉ. PR JBN.!!!

    1. Marlene Paiva disse:

      E O QUE QUE VC ESTÁ FAZENDO AQUI HEM JOSÉ BARBOSA DO NASCIMENTO?

  109. Lúcia disse:

    A biblia diz que o pecado que nao tem perdao é o pecado contra o Espirito Santo, uma pessoa que comete adulterio e pede perdao a Deus ela esta perdoada, pois Deus é fiel e nao pode negar a si mesmo, seja pastor ou outra pessoa qualquer, o escrito de divida que era contra nos ele (Jesus) cravou na cruz, portanto nao faz o menor sentido as pessoas acharem que o Caio nao esta perdoado, restaurado e cada vez mais iluminado. Isto é que é julgar, e este papel nao compete a ninguem mais, senao a Deus, quem somos nos para apontar o dedo para uma pessoa a quem Deus perdoou, foi Deus quem a perdoou e quem somos nos para discutirmos com Deus.
    Quanto à materia, ele foi tao claro, assistam pelo menos umas 3 vezes para entender melhor.

  110. A declaração de Caio Fábio é interessante, todavia, demonstra claramente ter abandonado da ortodoxia para abraçar completamente o liberalismo teológico. O problema do liberalismo teológico é o fato de que se perde totalmente os parâmetros construídos ao longo de uma jornada Cristã.
    1 – Primeiramente nega-se a Bíblia como inerrante, e portanto, como Palavra de Deus. Este posicionamento teológico acaba abraçando também a questão filosófica por detrás dela, visto que nestes tempos 'pós-modernos' temos um pensamento que relativiza todas as coisas. Assim, esta falta de parâmetros tem produzido neste período uma enchente de "caminhos que ao olhos dos homens parecem direitos", sendo realmente caminhos de morte.
    2 – A rejeição da história da Igreja, e a declaração de que em "toda a história do Cristianismo" a Bíblia foi interpretada errada, é uma palavra um tanto forte, visto que a própria Bíblia aponta aos marcos existentes na história… Ebenézer… Caio Fábio ao declarar isto, também desola vidas de oração, devoção, sacrifício de homens e mulheres de Deus que passaram suas vidas dedicadas a obra de interpretação, tradução e deixaram tantos outras contribuições as quais o Cristianismo moderno e a própria teologia são gratos!

    Portanto, o abandono das Sagradas Escrituras, a rejeição da história dos homens de Deus, torna-se uma afronta a história da própria Igreja que, com seu sangue e martírio fizeram chegar esta Santa Palavra até os nossos dias… Embora haja de fato, o pecado, que impede os homens de observarem a Palavra de Deus pela interpretação do próprio Cristo, isto não desmerece também a Palavra pela Palavra, pois foi assim que este homem (Caio Fábio) aprendeu nos princípios de seus dias na fé, a interpretar a Palavra de Deus… Certo é que a Própria Palavra (Bíblia) se revela, trazendo vida a todos os homens…

    Devemos lembrar que nestes últimos tempos, são de fato, trabalhosos… Assim, não podemos nos deixar remover da fé e estar atentos a tudo e a todos que tentam afastar o homem de viver uma vida santa, pia e dedicada a Deus e a reverência a Sua Bendita e Santa Palavra que é Jesus Cristo, o Verbo encarnado…

    Caio, um abraço… e estarei orando por sua alma!

  111. É AQUELA VELHA HISTÓRIA, QUE QUEM VIVE NO PECADO, COMO ESSE FALSO PROFETA DO INFERNO, NÃO CONSEGUE SUPORTAR A SANTIDADE BÍBLICA. É UM BESTA QUE NÃO ENTENDE NADA.

  112. Valdeci Moura disse:

    Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.( 1Coríntios 1. 18). É loucura, simplesmente!

  113. Parece que alguns que se fazem doutores quanto mais aprendem menos sabem. É o mundo que jaz no maligno, afinal a Palavra diz: "haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição… e muitos seguirão as suas dissoluções…" (II Pedro 2:1-2).
    Se os teus olhos forem bons, todo teu corpo será bom, mas se teus olhos forem trevas, quão grandes trevas serão.
    A bíblia contém "ERROS" somente para os que não querem ser corrigidos por ela. Pelo visto o ilustre reverendo vendeu-se por algum trato de lentilha…
    Afinal é hora de separar o trigo do joio… julgando a bíblia ele está julgando o próprio Deus!
    Infelizmente, muitos ainda não receberam o "AMOR DA VERDADE" para se salvarem. Oremos!!!

    1. Raul Roncada disse:

      esse é um herege completo primo do anticristo

    2. Esse carafaz tempo que pirou, não merece crédito – Ver Gálatas 1:6-9

  114. Flavia Serra disse:

    JESUS CONTENTOU COM O DIABO NO DESERTO NA PALAVRA, ESTÁ ESCRITO…APÓS O ARREBATAMENTO AI SIM A BIBLIA SERÁ COMO O JORNAL DE ONTEM, EM 2 TM 3.16 TEMOS A RESPOSTA, E OUTRA COISA NÃO PRECISO DA CIENCIA PARA ENTENDER A BIBLIA…O SOL PAROU, O MAR SE ABRIU, A CURVATURA DA TERRA, A ARCA, GIGANTES, ETC…HOJE CONFIRMA O QUE A BIBLIA JÁ DIZIA, A PAZ DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO, MARANATA.

  115. May Rocha disse:

    rsrsrs, Pastor Caio Fábio tá precisando de uma aula de história, o argumento que ele levanta é completamente de um leigo sem nenhuma experiência tanto intelectual como espiritual; já admirei muito este homem, mas a cada dia ele vem colocando o pé para fora da verdade. O melhor de tudo é, um livro escrito por homens de séculos e tempos diferentes, com um único assunto, um único tema: Jesus Cristo.
    Oh como eu amo a tua lei Senhor!

  116. Higor Pacheco disse:

    “Maldito o homem que confia no homem”.
    Esse cara não conhece a Bíblia, e está sendo usado por satanás.

    O pai dele ler a Bíblia como se fosse um livro qualquer.
    Porque ele não começou a ler do Antigo Testamento ao invés de começar do Novo Testamento?

    Ele disse que a Bíblia é um livro possível, mas mal sabe ele que a mesma foi escrita através de pessoas usadas pelo Espírito Santo.

    Se duvidar ele nem acredita no Apocalipse, nem que existe céu ou inferno, ou nem que acredita que Deus existe!!

    Coitado!
    Eu ainda me pergunto se ele sabe para onde vai quando Jesus voltar para buscar a igreja Dele!

  117. isac souza disse:

    amigo LEVI. me responta nao sou afavor de nemhum dos dois. sou afavor da razao. quem a milionario e o silas malafaia ou o caido caio fabio como diz voce?

  118. isac souza disse:

    amigo LEVI. nao julgue para nao ser julgado. veja a opiniao do Sr.DANIEL SIMONCELOS.

  119. Rogério disse:

    Quem está em pé, cuide que não caia.

  120. "Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos. 2 Timóteo 4:2-4"
    "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça… 2 Timóteo 3:16"

    Creio nos 66 livros das Escrituras, que os 66 livros das Escrituras são Revelação Específica de Deus (portanto, o que Ele julgou ser o melhor para nós), que esta revelação foi inspirada por Deus, verbal e plenamente, sendo inerrante e infalível nos seus originais. As Escrituras são a única regra de fé e prática e não podem ser discernidas sem a presença do Espírito Santo nem adequadamente interpretadas sem o método literal, histórico e gramatical. Creio também que Satanás conhece a humanidade e está engajado numa luta contra a pessoa, os propósitos e a criação de Deus, como também, contra as Escrituras.

    Enfim, devemos tomar cuidado com o que falamos a respeito de Deus e de sua Palavra. Devemos ter reverência e, mais do que isso, temor a Deus. (Ec. 12:13-14)

  121. Este senhor deveria meditar muitíssimo mais no que fala em público a respeito da Bíblia, afinal o próprio Jesus disse no que Dia do Juízo, seremos todos julgados, incluindo aqui, eu e ele, utilizando-se o que está contido nas escrituras. Lembro-me do todo em este senhor foi um grande pregador, caiu da graça, e parece que vai demorar mais um pouco (se é que este dia chegará) até que o veja dando frutos dignos de arrependimento. Ademais, disse Jesus: "Ninguém pode conhecer a Deus, a não ser pelas Escrituras, pois são elas que de mim testificam". PONTO FINAL. Graça e Paz para todos.

  122. Fabio Pugas disse:

    Verdade… vcs intenderam tudo… é vejo o futuro do cristianismo… Certas posturas, não iluminadas por Cristo, para que ninguem venha dizer que sobre "o Livro", são dignas de repúdio, sendo que o interessante são pseudos sabedores a fundo de interpretação e inspiração revelando-se PHD… A Revelação das Palavras de Deus, em Cristo, e que estão na Bíblia está certa quando diz… "… que nos últimos dias se levantaram falsos profetas… e ficaremos como que coceira nos ouvidos…" É, a Palavra de Deus em Cristo Jesus escritas nas Sagradas Escrituras, mostra sua coerencia através dos séculos…

    1. Eduardo Kim disse:

      Curti o seu comentario. Do Fabio. Nao do Caio.

  123. Já li a Bíblia muitas vezes e só um tolo vê incoerência nela, tolos que se acham sábios. Infelizmente pessoas assim se perdem em suas próprias letras (lembrem-se: a letra mata). Ao vés de discutir isso por que não vivem o que Jesus mandou viver? Bem disse Paulo: que nos últimos dias muita gente perderia tempo com fábulas e amontariam doutores segundo seus próprios desejos pois a sã doutrina lhes daria comichão nos ouvidos. Se o Próprio Jesus atestou a veracidade e inerrância da Bíbila (basta lê-la para ver suas declarações acerca disso) quem é Caio Fábio ou outros pra falar o contrário? Chega de perder tempo com bobagens, vão viver o Evangelho, isso sim é o mais importante a fazer e a ocupar nossas mentes e ações.

  124. Edivan Santiago disse:

    Quando Jesus foi tentado pelo diabo, ele o refutou não com palavras de um universo “abstrato”, mas de um livro (A Biblia- especificamente nesse episódio o velho testamento), dizendo:” está escrito”, a palavra de Deus é visivel e palpavel em livros, sim, e pode ser usada para morte ou para a vida- ” a letra mata, mas o Espírito vivifica”, o homem por falta de revelação e coerente interpretação e mais por falta de relacionaqr com o próprio autor da palavra- Deus, pode sconduzir a si mesmo e outros ao erro. Se não houvesse as palavra escritas no preto e no branco, qual o instrumento material o Espírito de Deus iria usar para conduzir o homem à fé salvadora em Cristo e nele crescer nele espiritualmente?! Que possamos refletir sobre este assunto e ao meu ver não acrescenta nada para o progressso da fé da “comunidade cristã” -“E, tendo esta confiança, sei que ficarei, e permanecerei com todos vós para proveito vosso e gozo da fé”-Fp. 1:25, pelo contrário pode ser um tropeço e escandã-lo “Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus”. 1 Coríntios 10:32. Deus ilumine a mente de cada um de seus filhos e servos.

  125. Rubens Costa disse:

    Estive vendo o vídeo e, embora, não concorde com tudo, parece que não entendemos direito o que foi falado. Se, por "erros", nós entendemos variações textuais periféricas, omissões de palavras, pedaços que se perderam no tempo, está correto! Historicamente, a doutrina da igreja referente às Escrituras quase sempre enfatiza que apenas o CONTEÚDO dos manuscritos originais é que são autorizados, inspirados e sem erros. Somente aquilo que saiu da pena dos profetas e apóstolos de Jesus. Hoje, só temos cópias manuscritas.No entanto, podemos reconstruir aquilo com que os originais se pareciam com grande precisão. Os conteúdos de 97 a 99,5% do texto estão certamente além de qualquer dúvida razoável, superior a qualquer documento da antiguidade clássica ou da mesma época. O cerne ou centro doutrinário da fé bíblica não se prende a qualquer desses trechos periféricos!

  126. Ruben page disse:

    “Parece que não entendemos direito o que foi falado. Se, por “erros”, nós entendemos variações textuais periféricas, omissões de palavras, pedaços que se perderam no tempo, está correto! Historicamente, a doutrina da igreja referente às Escrituras quase sempre enfatiza que apenas o CONTEÚDO dos manuscritos originais é que são autorizados, inspirados e sem erros. Somente aquilo que saiu da pena dos profetas e apóstolos de Jesus. Hoje, só temos cópias manuscritas.No entanto, podemos reconstruir aquilo com que os originais se pareciam com grande precisão. Os conteúdos de 97 a 99,5% do texto estão certamente além de qualquer dúvida razoável, superior a qualquer documento da antiguidade clássica ou da mesma época. O cerne ou centro doutrinário da fé bíblica não se prende a qualquer desses trechos periféricos!”

    1. isaias disse:

      “VARIAÇÕES TEXTUAIS PERIFÉRICAS”! ALGUEM PODE TRADUZIR OU PEDIR ESSE IRMÃO PRA APERTAR A TECLA SAP!

  127. Com certeza ele não assitiu o livro de Eli…

  128. Hilton Silva disse:

    A grande questão tem sido esta, os guias do povo estão cegos. Cegos por falta de conhecimento de Deus. Cegos devido ao afastamento de Sua Palavra, à falta de crédito ao que nEla está escrito. Vejamos o exemplo dos grandes líderes de hoje, no Brasil e no mundo, pode-se dizer que são comprometidos com a Palavra? Baseiam-se eles na Bíblia como um todo para divulgar suas doutrinas? Não põe alguns dúvidas às Escrituras para impingir ao povo coisas que desagradam a Deus? A igreja Católica, e outros grandes movimentos não fazem vista grossa para as verdades bíblicas para embasar suas doutrinas? Então, onde está o erro, na Bíblia ou nos homens? Na sabedoria Divina ou na humana?
    Todas as doutrinas, as que conheço, usam a Bíblia de forma leviana, pois para afirmarem como verdade o que dizem precisam deixar algumas verdades bíblicas de lado para isto, precisam dizer que a Bíblia contém erros, discrepâncias e outras coisas, senão suas doutrinas vão pelo ralo. É aí que afirmo e volto a dizer a Bíblia é inerrante, Ela é a Palavra de Deus se for tomada de forma integral, completa, como um só livro e não como uma enciclopédia, um conjunto de livros juntados por homens. Ela chegou a nós como está e é perfeita, inclusive com seus mistérios, que se revelam à luz do Espírito Santo.
    Não se trata de idolatrar a Bíblia, mas de respeitá-la como única regra de fé e prática. Os guias, líderes, atuais têm usado outras regras, outros livros, outras revelações e não a Bíblia e aí sim temos religião. Se nos pautarmos na Palavra de Deus, a Bíblia, como um todo, como unificada, deixaremos a religiosidade de lado e caminharemos para a morada eterna em segurança, com um mapa, um GPS perfeito. O meu Deus é suficientemente poderoso para preservar Sua Palavra até o dia final.

  129. Esse pessoal nem estuda direito a bíblia e fica ai falando q ela é inerrante. Como se explica o deus irado do antigo testamento q manda guerrear com povos estrangeiros ocorrendo a maior chacina, q amaldiçoa a pessoa até a sua quarta geração etc….Realmente muito parecido com o Deus de Jesus (rss). E esse papo q Deus é todo poderoso para manter e preservar a sua palavra. Ora, a melhor forma de preservar a palavra são através das atitudes dos homens. Não adianta ter uma escritura se as atitudes dos homens, principalmente muitos q se dizem cristãos, são equivocadas. Hoje se usa a bíblia para justificar tudo. Se a bíblia é usada até para justificar homicídios contra povos (pessoas) infiéis, então ela não esta tendo uma boa utilidade. Lembremos q foram os homens que confeccionaram a bíblia, e depois foi usada pelo Império Romano para dominar outros povos pela religião. Há muita infantilidade em achar q a bíblia não poderia nem ser adulterada pq Deus não deixaria, se ele mesmo nos deu liberdade, e isso é fato quando vemos o quando o significado das escrituras foram adulteradas ao longo da história por conveniência própria de pessoas mesquinhas. Então, adulterar uma palavra, ou uma expressão é bem fácil em qualquer escrito. Queria saber se os escribas romanos tiveram as mesmas "inspirações divinas" quando confeccionaram a bíblia e fizeram suas traduções. É mais fácil acreditar em papai noel.

  130. Eles falam, falam, falam e não se aproveita nada!há muito tempo antes de caio Fábio, eu venho afirmando a mesma cois e sendo apedrejado por fanáticos sem argumento!ainda citam Paulo dizendo que a Escritura é divinamente inspirada por Deus!claro, Paulo falava das escrituras judias, em hebraico, pois naquele tempo a Bíblia nem existia!!!da mesma forma, quando Jesus disse:Errais por não conhecerdes as Escrituras, jamais poderia estar se referindo à Bíblia, que foi CRIADA uns 400 anos depois!como o conhecimento e intimidade com Deus que eles tem não vão além da letra morta, quando se fala alguma coisa contra o livro do romanismo, entram em parafuso e ficam "segurados pelo pincel", como se ticessem tirado suas escadas!deixem de ser fanáticos e meninos e peçam orientação a Deus como eu, o Caio e tantos outros aqui abaixo(nos comentários) fizeram!

  131. Ouvindo a declaração do Pr. Cáio nesse vídeo com todo respeito e admiração que tenho por ele, pois o considero como um dos grandes pensadores do Cristianismo. Entretanto, vejo que precisamos repensar alguns paradigmas que alguns levantaram sobre as Escrituras. Uns colocam Jesus como uma espécie de amuleto, outros, colocam Jesus como um "grande filósofo", outros o colocam apenas como "curandeiro" e outros o colocam como "o empresário que vai nos deixar ricos", é a tal "prosperidade" que uma turminha aí vive pregando. Entendo, que Cristo é o cabeça da Igreja e a Igreja é de Cristo. Ninguém tem maior autoridade do que Cristo, homem algum. Todos são falíveis, mutáveis e pobres mortais. A essência maior das Escrituras é "Cristo". Êle é o nosso único e suficiente Salvador. Êle ouve nossas petições, nos fortalece, nos abençoa, e garante nossos nomes escritos no "Livro da Vida e do Cordeiro", e fim de papo. O resto são conjecturas e mais conjecturas, discussões e mais discussões, cada um puxando a sardinha para o seu lado. O que todos devem fazer, é anunciar as boas novas de salvação, testemunhando do evangelho sublime e simples que o Mestre Jesus fez em nossas vidas. As Escrituras no meu entender foi dada ao homem para que tivesse um entendimento sobre o Deus Javé que através do Seu único Filho Jesus nos trouxe a dádiva da Vida Eterna aos que creem e perseveram em Seu nome. As Escrituras Sagradas foram escritas por homens que foram inspirados pelo Espírito Santo de Deus, para que tivessem um caminho a seguir, e, esse caminho é Cristo.

  132. M.Madalena disse:

    Quem recebe tamanho sofrinto,angùstia que recebì compreende o suicìdio e ora por estes infelizes,pedindo à Deus que lhos tire do inferno!!Por isso peço-lhe que observe minhas palavras e analise atravès do bom-senso.-Deus è Amor,è perfeição!Tudo que se apresenta
    fora deste contexto não pode ser verdadeiro.Sendo Deus Justo,misericordioso e bom;para Ele
    não existe gênio-mau ou anjo-mau;mas…filhos rebeldes.O espìrito mau não permanece para
    sempre no seu “estado”,não! As paràbolas ,do filho pròdigo,da ovelha e da dràcma perdida,
    responde com clareza!Não hà festa,alegria e jùbilo no Cèu porque um cego vê ou um coxo anda e etc.Mas …O filho se arrepende reconhece a falta e volta para casa!

  133. Carlos Augusto Welte disse:

    Amados irmãos e colegas,

    Que Deus os abençoe ricamente, em Nome de Jesus,

    O fato do Caio Fábio ter falhado em sua vida moral anteriormente não é isso tudo, pois, afinal, quem de nós não peca?
    O problema é continuar vivendo no pecado, isso sim é apostasia.
    No caso do Caio, até onde eu sei, ele se arrependeu de verdade.

    Agora…o problema atual é muito pior, porque com estas declarações Caio Fábio está ensinando liberalismo teológico.
    Até então, era justamente o grupo de cristãos ortodoxos, mas não legalistas, que vinham acolhendo o Caio no meio cristão, apesar de todos os ataques que recebe ainda pelo seu erro moral do passado. Inclusive, ele vinha sendo uma voz importante na denúncia dos abusos da igreja institucional.
    Mas, se ele ensina agora liberalismo teológico, contra a autoridade bíblica, aí ele se afasta do cristianismo ortodoxo. Aí o problema é realmente sério.

    Um forte abraço a todos,
    Carlos Augusto Welte

  134. maria madalena disse:

    È comum nos esquecermos que tanto o NT.ou VT.Foram escritos sob o entendimento e a mentalidade daqueles tempos!Ora,se a 2.000 anos o povo era primitivo,imagine a 4.000 anos?!
    O que tem acontecido è que o mundo progrediu e a humanidade igualmente;e tambèm não questionamos,não buscamos a verdade conforme nos orientou Jesus:”Buscai,e achareis;Batei,que a porta vos-abrir-se-à”. Este sempre foi um mal;o homem por falta de fè em
    Deus e duvidar de si-mesmo,sempe buscou fantasiosos e falsos profetas.

  135. Que a Bíblia aponta para Cristo é o óbvio ululante…o problema é que Caio Fábio privilegia a filosofia e a polêmica desnecessariamente…quis ser notícia….pronto, pronto…todo mundo pra casa…rsrsrsr

  136. Antonio Carlos Gaspar disse:

    Disse Jesus: Aqueles que creem em mim “Segundo as Escrituras”…………….

  137. nil disse:

    Se as Escritura não são Sagradas, se ela não é a Palavra de Deus, Como podemos confiar nos ensinos de Cristo contidas nela, pois suas palavras podem conter erros, e seus ensinos podem estar equivocados, pois é um registro humano cheio de interpretações humanas.
    A posição do Caio é difícil de se sustentar, pois abre uma porta larga para uma série de questões que levara as verdades da fé cristã para um caos.
    O próprio Cristo lançava mão do AT para validar seus ensino. Se a Bíblia não é toda ela Sagrada, como foi afirmado por Paulo, Deus nos deu uma tarefa mais complicada que a anterior, a de separar o que é palavra de Deus e o que não é. Isso é como buscar um cânon dentro do cânon.
    É interessante pensar que vários outros livros apontam para Jesus, teriam eles a mesma validade que a Bíblia, uma vez que eles são livros que contém textos que apontam para Jesus que é o verbo de Deus?
    Difícil chegarmos alguma conclusão hem. Acho que Caio se acha muito inteligente, aponto de concluir que todos esses anos a igreja errou e que ele no século XXI descobriu a formula secreta de entender o Cristianismo.
    Galera, desce do palco. Vamos ler mais nas fontes e deixar de beber água de terceiros. O próprio Lutero em sua forma de compreender o texto afirmava que Cristo deve ser encontrado em toda a Bíblia.
    Aconselho a todos o livro: A Bíblia e seus interpretes da editora Cultura Cristã , autor: Augustus Nicodemus

    1. isaias disse:

      parcero se eu num foose cristao! eu iria usar um palavrao pra exclamar seu comentario meus parabens vc exculaxou na forma de expor certissimo! é a mesma coisa com a interpretaçao da biblia se a afirmacao dele “tiver” alguma coerencia por algum lado ou ponto de vista abre um leque enorme pra uma pá de coisas “nada a ver”. ja percebeu que os caras q edvendem veemente caio fabio querem meter uma de teólogos repare nos termos que usam! mano tenho certeza que vc é cheio do espirito santo! parabens. há mano eu to pulando fora desses debates foruns essa baboseira num edifica em nada. a parada é ganhar vidas pra Jesus!!!!!!!!

  138. M.Madalena disse:

    A Lei,escravizava e fazia do povo hebreu,um povo separado do mundo;Jesus cumpriu toda Lei,e
    tentou unir os povos.Mas nem todos entendeu o propòsito e a igreja catòlica encontrou a solução
    para o impèrio decaìdo.Adotou o cristianismo sem sair do paganismo!Nesse tempo o hebràico era uma lìngua pobre de vocabulàrio,o que facilitou pois:uma palavra significava muitas coisas. o pior è que os livros foram mudados de nomes e de posição,por isso,os erros cronològicos!
    Observa-se que:Malaquias foi colocado justamente o ùltimo! Mas a verdade è que è Velho Testamento logo,o que tem a ver com cristianismo?! Se, João,era o dicìpulo bem-amado porque o escolhido para patrono foi Pedro?! Judas lhO vendeu e Pedro o negou.E sabe de uma coisa?Infelizmente nòs trocamos o Amor de Cristo pelo materialismo de Malaquias!

  139. M.Madalena disse:

    Finalmente,em nome do nosso Senhor Jesus o Espìrito Santo nos revela que:O povo hebreu foi
    liberto da escravidão fìsica,mas,continuou escravizado espiritualmente devido a desobediência
    à Deus!A Bìblia sempre nos advertiu sobre as consequências desastrosas advindas da desobediência!Observa-se que Moisès recebeu para seu povo “os 10 mandamentos da Lei”e
    nenhum foi obedecido atè os dias de hoje.O regime polìtico e arbitràrio,com suas leis injustas
    tambèm surgiram jà naqueles tempos quando o sogro de Moisès lhe surgeriu as divisões.

  140. M.Madalena disse:

    Finalmente,em nome do nosso Senhor Jesus o Espìrito Santo nos revela que:O povo hebreu foi
    liberto da escravidão fìsica,mas,continuou escravizado espiritualmente devido a desobediência
    à Deus!A Bìblia sempre nos advertiu sobre as consequências desastrosas advindas da desobediência!Observa-se que Moisès recebeu para seu povo “os 10 mandamentos da Lei”e
    nenhum foi obedecido atè os dias de hoje.O regime polìtico e arbitràrio,com suas leis injustas
    tambèm surgiram jà naqueles tempos quando o sogro de Moisès lhe surgeriu as divisões.

  141. M.Madalena disse:

    O que està acontecendo no mundo è gravìssimo,e o inferno està prestes à dominar!E não sò na
    igreja cristã mas tbèm.no judaismo e islamismo.As três principais religiões com base no V.Testamento.-Maldito o homem que confia no homem JR. 17:5- Se não no homem muito menos
    em satanàs;Lùcifer preso?Engano! Na terceira guerra mundial Hitler foi usado por,e dominou
    com seu exèrcito de demônios 10 paìses e sò não venceu e invadiu outros continentes devido a
    fè cristã dos soldados americanos!Foi comprovado sua manifestação com a magia nêgra e
    seitas satãnicas poderosas!Diz o escrito que ele se apoderou da lança de Longinus,soldado
    romano que atirou para verificar se Jesus estava morto. Busquemos dar as mãos e confiar em
    Deus!

  142. M.Madalena disse:

    O Sr.era severo!Dizia que o pior cego è aquele que não quer ver,e,” sò lobos caem em armadilhas
    feitas para lobos”.Mas dizia tbèm. que o fruto não amadurece antes do tempo,e sò cai quando està
    maduro. certa vez um pai perguntou a um professor universitàrio,se o currìculo escolar não podia
    ser simplificado para que seu filho pudece ir por um caminho mais curto;sem dùvida!Tudo depende porèm do que o sr.quer fazer do seu filho.Quando Deus quer fazer um carvalho leva cem
    anos,quando quer fazer uma abòbora leva apenas 3 meses. Uma vez mais Jesus tinha razão ao
    dizer:Primeiro a erva,depois a espiga e por ùltimo o grão cheio na espiga! Quiz com isso dizer que tudo vem a seu tempo,sem pressa nem desespero. Eclesiastes 3

  143. Guilherme Albuquerque Santos disse:

    A Bíblia é uma pista de um Deus infinito, revelado em Cristo. Valeu Caio Fábio.

  144. M.Madalena disse:

    Contudo,a Bìblia è clarìssima!Mas…Quem observa as advertências nela contidas?Ninguèm pois:
    veja a confusão nas igrejas evangèlicas! Quem tem Espìrito Santo,não cai,não fica prostrado nem
    joga ninguèm no chão não! Não atua em manifestações vulgares. Observe um culto pentecostal
    e uma sessão de umbanda ou candomblè e veja se tem diferênça? As mesmas lìnguas extranhas
    faladas nas igrejas evangèlicas são tambèm as mesmas faladas na Umbanda e no Candomblè!
    Não confundam! Escolhido não quer dizer convertido mas os que recebem chamado para Obra;
    estes confundem a voz do Espìrito Santo com a do outro[espìrito enganador,embusteiro,
    zombeteiro]. Derrame de Espìrito,Joel 2:28 não tem a ver com o Espìrito da Verdade[ Consolador ]não!Este estã chegando;è uma conquista atravès do nosso esforço,mas veja
    bem…nem todos estes do momento são maus,enganadores não!mas não è Santo.

  145. M.Madalena disse:

    Esclarecendo sobre a maldosa e maliciosa omissão a respeito do dicìpulo bem-amado. Segundo
    os historiadores,João Batista teria deixado um filho por nome de:João Josè;ao qual Jesus adotou
    e amou como seu pròprio filho! Isto prova quando Jesus foi prêso e os dicìpulos fugiram,apenas,
    um adolescente enrolado num lençol de linho O seguiu. Quando os soldados tentaram agarrà-lo
    este se livrou do lençol e fugiu nù! Marcos,tambèm chamado João Marcos,filho da viùva Maria
    Marcos sobrinho do apòstolo Pedro;Cristã muito devota entregou João Marcos para acompanhar o apòstolo Paulo e Barnabè nas fundações das igrejas.Este era ainda,quase um
    menino!

  146. M.Madalena disse:

    Esclarecendo sobre a maldosa e maliciosa omissão a respeito do dicìpulo bem-amado. Segundo
    os historiadores,João Batista teria deixado um filho por nome de:João Josè;ao qual Jesus adotou
    e amou como seu pròprio filho! Isto prova quando Jesus foi prêso e os dicìpulos fugiram,apenas,
    um adolescente enrolado num lençol de linho O seguiu. Quando os soldados tentaram agarrà-lo
    este se livrou do lençol e fugiu nù! Marcos,tambèm chamado João Marcos,filho da viùva Maria
    Marcos sobrinho do apòstolo Pedro;Cristã muito devota entregou João Marcos para acompanhar o apòstolo Paulo e Barnabè nas fundações das igrejas.Este era ainda,quase um
    menino!

  147. M.Madalena disse:

    Dt.34:12 rodapè;a pròpria Bìblia afirma que todo homem è falho,e que o maior dos lìderes não è insubstituìvel!Somos todos falhos e por isso mesmo não temos o direito de exigir perfeição em ninguèm!Somos tambèm todos hipòcritas,uns mais outros menos portanto,sejamos honestos conosco mesmos!Deus è soberano e rege o universo atravès de leis imutàveis e perfeitas. De
    um sò “Espìrito “criou toda raça humana. “Por causa dos escolhidos,tais dias serão abreviados”.
    O homem è infiel,mas Deus è fiel e acelerou a ciência para que chegasse a verdade à todos!
    O nome Adão vem do hebraico:Adam e sìgnifica: “ser humano”; Ora,acreditar que Deus fez um
    sò homem e precisou tirar a mulher de sua costela chama-se: Substimar o poder de Deus!
    A ciência prova que os casais surgiram ao mesmo tempo em pontos isolados do globo.

  148. M.Madalena disse:

    Dt.34:12 rodapè;a pròpria Bìblia afirma que todo homem è falho,e que o maior dos lìderes não è insubstituìvel!Somos todos falhos e por isso mesmo não temos o direito de exigir perfeição em ninguèm!Somos tambèm todos hipòcritas,uns mais outros menos portanto,sejamos honestos conosco mesmos!Deus è soberano e rege o universo atravès de leis imutàveis e perfeitas. De
    um sò “Espìrito “criou toda raça humana. “Por causa dos escolhidos,tais dias serão abreviados”.
    O homem è infiel,mas Deus è fiel e acelerou a ciência para que chegasse a verdade à todos!
    O nome Adão vem do hebraico:Adam e sìgnifica: “ser humano”; Ora,acreditar que Deus fez um
    sò homem e precisou tirar a mulher de sua costela chama-se: Substimar o poder de Deus!
    A ciência prova que os casais surgiram ao mesmo tempo em pontos isolados do globo.

  149. kezio disse:

    Sinceramente , os irmaos esquecem que somente Deus é perfeito ,Está óbvio que a bíblia é divinamente inspirada , porém feita por homens e não por Deus ,sendo assim …
    Com certeza única regra de fé !
    Não a idolatro , é o único ivro no qual entendo como Deus se relaciona com a criação ,e através do qual conheço mais profundamente os designios de Deus .

  150. oseias disse:

    Olha, confesso que … em fim, sempre fui um leitor dos artigos do caio fabio, mais caioo,por favor né! isso ja é demais.

  151. Lucas disse:

    Voces sao um monte de indiotas, adoecidos pela religiao, pelo moralismo, e pelas pateticas vidas que voces levam tratando Jesus como um lider de uma religião, que nunca conheceram a cristo, vivem e morrem por doutrinas e dogmas da igreja e desse monte de PASTORES BANDIDOS, MORALISTAS, DONOS DA VERDADE entre muitas outras desqualificaçoes, porfavor vamos abrir no livro de mateus e ir lendo e aplicando o evangelho na vida de voces, parem de ser meninos discutindo sobre o que diz, e o que nao diz a biblia. sinto muito voces sao todos meninos e desconhecedores da verdade, alias nunca conheceram a verdade.

  152. sei que aqui há liberdade de expressão e ética, prosigo, dizendo..As contradições da Bíblia, quer dizer, os supostos erros e imprecisões que enchem as traduções da Bíblia de hoje em dia, são um grande obstáculo intelectual para muitos céticos. É notável a forma como muitos críticos se referem a essa "lista" de contradições quando rejeitam a Bíblia.As contradições da Bíblia devem ser analisadas sob as regras tradicionais da lógica e da razão. À primeira vista, certas partes da Escritura podem parecer contraditórias quando comparadas com outras escrituras, mas uma investigação mais aprofundada revela algo diferente.Primeiro, céticos razoáveis devem estar de acordo sobre a definição de uma contradição. "A lei da não-contradição", a qual é a base de todo o raciocínio lógico, afirma que algo não pode ser "a" e "não-a" ao mesmo tempo. Por exemplo, não pode ser dia e noite ao mesmo tempo e no mesmo local. Portanto, se uma escritura bíblica infringe essa lei, ela tem sido estabelecida como uma contradição. No entanto, com base nessa mesma lei, duas afirmações podem ser diferentes sem estarem se contradizendo. O pastor Caio que está sendo tão lógico, usa mão sua razão para falar disso com propriedade.É absolutamente estarrecedor como muitas pessoas rejeitam a Palavra de Deus ao focalizar-se em uma pequena lista de supostas contradições da Bíblia. No entanto, quando apresentadas ao milagre bíblico da estrutura, da sobrevivência, da integração, da veracidade histórica, das evidências arqueológicas, das descobertas científicas, dos registros extra-bíblicos que corroboram o seu testemunho e das centenas de profecias cumpridas (cada categoria de longe superando qualquer outro livro "santo"), as pessoas apenas ignoram os fatos. Quando visto ao lado de outros escritos históricos, o padrão duplo na crítica textual é óbvio. Lembre-se: "porque Deus não é de confusão …" (1 Coríntios 14:33). Se alguém lhe apresenta uma suposta contradição na Bíblia, tire um momento para investigá-la seriamente por si mesmo.Quero deixar claro, que sou um grande admirador do sr Reverendo Caio Fábio, mas até a lógica deve ser usada coerentemente!

  153. As vezes não é difícil fazar uma comparação do Reverendo Caio Fabio com o profeta velho.Como a bíblia segundo ele não passa de um livro filosófico, de "homem", eu diria que suas palavras são Maquiavélicas e venenosas, mas digo isso do ponto de vista filosófico, é claro!Realmente a bíblia é um livro, LITERATURA, não se pode negar que ela não tenha sido escrita por homens, e que a mesma não fora deturpada depois de tornar-se vital para a vida do homem. A hermenêutica nunca negou que a bíblia contêm erros e nem que não fora escrita por homens. São muitos, muitos erros mesmo, mas isso não faz dela um livro de HOMENS, mas para os hoemens.
    O pastor disse que;"O Antigo Testamento tornou-se esclerosado com a encarnação de Jesus". O que A Palavra encarnada disse foi;"enxaminai as escrituras por que cuidais ter nelas vida Eterna".Ela está falando aos Seus discípulos, que eram judeus e precipiavam a "igreja".Quanto dizer que Cristo foi o fim da lei, mas um equivoco do pasto Caio, pois é sabido que nesse livro de homem, prevalece o termo Telos, "cumpriu". Sim. Cumpriu as sobras faladas pelo pastor Caio, tipos, simbolos, figuras, profecias;e nunca por essa razão os Apostolos deixaram de fazer menção e uso do Antigo Testamento. Como

  154. M.Madalena disse:

    Isto è sò p/vocês.Vocês podem me ajudar a expressar melhor,retirar qdo.não cai bem,para o bem
    geral!Eu tenho a mesma dificuldade!Como explicar? Mas veja:O homem sempre criou mithos,para
    depois comercializar com Deus!Com o nosso Cristo,não podia ser diferente!A I.C.criou em torno
    da imagem de Jesus um Mitho!E o diabo não poupou tempo enchendo a Bìblia de:Inverdades,
    omissões,contradições,fantasias e muita infantilidade por exemplo:Anjos alados e atè Querubins
    nùs e alados! Um mensageiro de prostitutas que leva recadinho p/Deus e tràz p/Jò.

  155. M.Madalena disse:

    Isto è sò p/vocês.Vocês podem me ajudar a expressar melhor,retirar qdo.não cai bem,para o bem
    geral!Eu tenho a mesma dificuldade!Como explicar? Mas veja:O homem sempre criou mithos,para
    depois comercializar com Deus!Com o nosso Cristo,não podia ser diferente!A I.C.criou em torno
    da imagem de Jesus um Mitho!E o diabo não poupou tempo enchendo a Bìblia de:Inverdades,
    omissões,contradições,fantasias e muita infantilidade por exemplo:Anjos alados e atè Querubins
    nùs e alados! Um mensageiro de prostitutas que leva recadinho p/Deus e tràz p/Jò.
    A base da nossa fè està centralizada na doutrina de Jesus que nos garante tornarmos co-herdeiro com Ele;logo,contradiz a narrativa fantasiosa criada pelo pròprio Lùcifer p/ substimar a
    onipotência Divina.Ele è muito è pretencioso se colocando superior a Deus!!!

  156. alex disse:

    Vi o video e concordo com Caio Fabio

  157. M.Madalena disse:

    A vaidade qdo.unida ao poder torna-se nefasta.Nos tempos do sublime Nazareno,um ensinamento
    singular ficou impresso na història,atravès de um diàlogo do Cristo c/ o senador romano.Jesus falou-lhe de humildade,mas ele investido do falso poder,deixou-se arrebatar por orgulho e questionava-se mentalmente:Humildade?Que credenciais apresentava o Profeta p/lhe falar assim
    a ele senador do Impèrio R.,investido de todos os poderes?lembrou a cidade dos Cèzares coberta
    de triunfos e glòrias!Jesus percebendo seus pensamentos,com firmeza e serenidade respondeu:
    “Todos os poderes do seu impèrio são bem fracos e todas suas riquezas bem miseràveis! A
    màgnificência dos Cèzares são ilusões efêmeras,um dia deixarão de existir e se tranformarão
    num punhado de cinzas misèrrimas;porque sò uma Lei existe e sobreviverà aos escombros da
    inquietação do homem;a Lei do amor,instituida pelo meu Pai,desde o princìpio da criação”.

  158. Agnaldo Henrique disse:

    Que monte de gente idiota, meu Pai. Perdoa-nos, por misericórdia. Como somos ignorantes, crianças, bebês espirituais, vaidosos, orgulhosos, egoístas, metidos a juízes. Assusta-me esse quadro desse monte de gente falando contra ou a favor do irmão Caio. E pra justificar seus comentários, invalidam Teu perdão, Tua obra, Senhor. Ruminam questões já resolvidas pelo Senhor. Esquecem que rasgado foi nosso escrito de dívidas. E, se não fosse assim, que Deus limitado seria o Senhor. Mas o Senhor é bom. O que o homem Caio diz no vídeo não merece isso tudo. Precisávamos ter mais gente estudiosa, sem fé tola e destemido assim como ele. Infelizmente temos uns dois ou três que têm a coragem de expressar essas pérolas. Às vezes são antagônicos circunstancialmente entre si e o sentido de suas pérolas, como Silas Malafaia e Caio Fábio; como Paulo e Pedro. Mas são corajosos desbravadores desse campo do conhecimento, servos por meio de quem cremos em Deus, e o final é Jesus e o prèmio da soberana vocação. Às vezes é difícil mesmo entender certas coisas na bíblia, como, por exemplo, a inclusão da prostituta Raabe e o casal adúltero Davi e Bate Seba na genealogia do nosso(às vezes só meu) Jesus. “Que diremos pois a vista dessas coisas?” O Senhor errou? Certamente que não. O Senhor é Deus Grandioso e está infinitamente acima disso tudo. A nossa parte sempre foi, é e sempre será crer primeiro para depois ver. Isso é difícil, mas é assim que deve ser. A fé é sábia por natureza, mas também é simples, louca, e é justamente por essa simplicidade e loucura que se torna cada vez mais discutida, indagada, vendendo mais livros, mais CDs, DVDs, mais Templos e dando cada vez mais audiência, mais acessos, cliques e coisas do tipo. MUITO DIFÍCIL CRER QUE É TÃO SIMPLES ASSIM. “O lodo, a saliva nos olhos do cego”; “Quem não tiver cometido pecado, que atire a primeira pedra”; Quero, fica limpo”; Vai, a tua fé te salvou”; Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”. Estamos em busca de algo mais complicado. Coisas grandiosas demais pra nós. Fermento de Fariseus. Mas Jesus é simples. Seu evangelho é simples e a fé é simples. Crer somente é simples. A palavra mais sábia ainda continua sendo a do mestre Gamaliel. “O que fôr de Deus vai prevalecer”. E não podemos perder tempo nessas discussões, Dando margem para a ação do nosso real ininigo. Isso seria parar. Isso seria descer. E estamos numa grande obra(Neemias 6.3). Temos que remir o tempo porque os dias são maus. Um simples e humilde conselho é “Veja o vídeo sem PRÉ – Pré conceito e Pré julgamento”. Creiamos somente em Deus, irmãos. Deixando sempre de valorizar o homem para valorizar mais a obra de Deus na vida das pessoas e lembremos sempre: “….. Se eu não tiver amor, nada serei e nada disso me valerá”. Aos servos-mestres Jesus até hoje pergunta e diz: “Tu me amas? …Apascenta as minhas ovelhas” A paz de Deus, supremo Juíz, irmãos.

  159. Isaías Marcello disse:

    Senhores!
    A Bíblia é a Palavra de Deus na medida em que aponta para Cristo. Só isso. Fora isso, ela nem mesmo valerá alguma coisa Quando Cristo retornar e buscar o seu povo. E aí? De que adiantará a Bíblia, O Al Corão, O Talmude e tantos outros? Pelo amor de Deus, tem gente que morre pela Bíblia, vocifera pela Bíblia, isso é Bibliolatria, Biblicismo. O que Caio está dizendo é extremamente coerente, haja visto o fato de não nos entendermos pela Bíblia à milênios. Vejam nossas igrejas, denominações, todas esfaceladas e todas afirmando a Bíblia. No dia que afirmarmos somente a Palavra de Deus como regra de fé e prática, então sim enxergaremos a Luz, senão, passará nossa geração, a Bíblia vai continuar como alvo de debates, Jesus já terá voltado e coitado de quem ficar.

    1. isaias disse:

      interressante seu comentario meu chará!rs. me permita descordar com uma passagem biblica alias nao vou descordar nem concordar com a polemica declaraçao, se é correta ou incorreta ou descordar do fato de gerar polemicas:

      1 timoteo 1:4 Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora.
      recado de apostolo paulo. graça e paz!

  160. Jorge Henrique disse:

    Oh Senhor, que monte de idiotas somos. Perdoa-nos, meu Pai. O pior é que pra justificar nossos comentários ainda desvalorizamos a tua obra, teu poder, tua misericórdia e o teu perdão. Esquecemos da tua graça e que o escrito de dívidas foi totalmente rasgado. Já tem tão poucas pessoas que não tem fé tola e de vez em quando têm a coragem e intrepidez de expressar algumas pérolas. Duas ou três, talvez. Algumas são circunstancialmente antagônicos entre si e suas pérolas, como Silas Malafaia e Caio Fábio; Paulo e Pedro, mas no final são servos por meio de quem conhecemos e cremos em Deus e caminhamos todos para o prêmio da soberana vocação. Como na passagem bíblica da mulher samaritana, agora já não é mais pelo que eles falam, mas porque nós vimos e cremos que Jesus é o santo de Deus(João 4). A parte que nos cabe é só crer, para, se Deus quiser, poder ver. A fé é naturalmente sábia, mas também é simples e às vezes louca. E é justamente essa loucura que dá cada vez mais ibope, mais indagações, mais templos, vende mais CDs, mais DVDs, mais acessos, cliques e coisas do tipo. Realmente têm coisas difíceis mesmo de entender. Como entender, por exemplo, ” o lodo, a saliva nos olhos do cego”; “vai, a tua fé te salvou”; “Quero, fica limpo”. Pois é, o evangelho é simples. Jesus é simples. A fé é simples. E a gente fica procurando algo complicado. Coisas grandiosas demais para nós. Fermento dos fariseus. Como entender a prostituta Raabe, o casal de adúlteros Davi e Bate Seba incluídos na genealogia de Jesus? Que diremos, pois, à vista dessas coisas? Deus errou? Certamente que não. Deus é soberano e está muito acima dessas discussões, que só servem para dar oportunidade para a ação do nosso verdadeiro inimigo. Isso é parar. Isso é descer. Estamos numa Grande Obra, irmãos(Neemias 6.3). Precisamos remir o tempo, porque os dias são maus. O vídeo do irmão Caio, não merece esse movimento todo. Ainda hoje nos socorre o parecer de Gamaliel, ou seja: “Se essa obra for de Deus, permanecerá”. Aos servos(mestres) a pergunta e a órdem de Jesus, Senhor e Mestre ainda é: “Tu me amas? … Apascenta as minhas ovelhas.” Veja o vídeo sem Pré, irmãos – pre conceito e pre julgamento. Creia em Deus e não desvalorize sua obra, nem seu perdão. E lembre sempre: Se eu não tiver amor, nada serei e nada me aproveitará. A paz de Deus, irmãos.

  161. sidney cezar disse:

    Infelizmente as pessoas morrem de inveja acerca do Caio. Em momento algum ele nega a inspiração da Bíblia ou sua veracidade. Ele fala da influência histórica e humana sobre ela que é absolutamente verdadeira. Pelo contrário, a enaltece pela interpretação em Jesus. O Livro Bíblia não deve ser adorada. Os crentes ao negarem sua Palavra caem no mesmo erro dos judeus que passarama a adorar o templo e não o Deus do Templo. Não devemos adorara a Bíblia mas o Deus da Bíblia. O que percebo é um sentimento de prazer nos crentes pelo erro cometido no passado de Caio. Sua sabedoria nos leva para o centro – Jesus. Não existe negação da Bíblia, quando trata de inerrância quer dizer claramente das lacunas que a Bíblia não trata. Pelo amor de Deus, SÒ crente acredita que Deus é suficiente para caber na Bíblia. É o livro para alimentar a nossa fé. Quem não entendeu suas palavras deveria ouvri novamente.
    Abraços!

  162. Senhor Caio Fábio, o Senhor deste Universo esteve neste planeta para experenciar a matéria nos outorgando o privilégio de conhecê-lo, chegou e não reconheceu nos templos seguidores, pelo contrário, mesmos os escolhidos estavam desligados do Pai. Veio recuperar a imagem do Pai, deturpada pela cultura da ignorância…conhecer o Pai, é ver o filho…até hoje penso…que Deus é esse que gostava de holocautos…quem deturpou a imagem Dele, aqui no Planeta? Mas o plano do Pai é mior que tudo isso…já diz Jesus que tudo passará…só o amor ficará e que reconheceremos seus filhos pelas atitudes…não há falácia que supere a verdade, pois o Espírito da Verdade está ancorado na Terra…Parabéns pela coragem de enfrentar a ignorância…Jesus assim o fez…pois o Filhos de Deus se perdem por não ler a bíblia, usando Jesus…ainda estão presos a antiga lei. O que seria da Consituição de 1988, se todos obedessem cegamente a anteior?

  163. Daniel disse:

    A verdade é que todo o sistema religioso dito ‘evangélico’ está abalado, pois os cristãos estão acordado para sair da idolatria de líderes, viver a simplicidade de Cristo e dos apóstolos. Os que são da luz estão caminhando para a luz que é Cristo.
    Mas estes lobos em pele de ovelha estão assustados com o verdadeiro evangelho e veem como o perigo de perderem seu osso… que é verdade! Uma vez o povo liberto pela verdade da palavra jamais poderá novamente ser enganado por estes charlatões. Eles veem o povo alienado que os segue, que é manipulado pelas regras inventadas, todas baseadas em trechos isolados da bíblia e não são a essência do evangelho que é Jesus Cristo e só Cristo nada além!
    Veja que todas a linha da acusação é baseada em falácias.. e não em Cristo…
    Ou seja:
    É mais fácil acusar o interlocutor para tentar desacreditá-lo do que refutar um argumento verdadeiro e firmado em Cristo.
    Basta classificar o cara de desviado… ou mostrar indignação e repudiar as palavras.. colocando vários adjetivos perversos…
    Deturpação das respostas… mudança de assunto… suposições inventadas a partir das palavras…
    Infelizmente o povo doutrinado e incauto é o mais suscetível à este tipo de falácias vindas do seu líder divino e santo e idolatrado!

  164. Manuela Boechat disse:

    ronaldo: É isso aí Caio……..muitos têm na Biblia a manutenção de seus interesses. Eles a usam como base para suas heresias, daí, ela " não poder naõ ser inerrante". Lembrem-se do que disse JESUS:uma vez que provaram do vinho velho, fica difícil beberem do novo.

    1. Manu, não deixa seu papito entrar no seu face não. Manda ele criar um e parar de encher o saco, ta? Bjs

    2. Rose Loftus disse:

      isso mesmo Deise!!! Entrar no face da Manuela para deixar recado para a irma, isso ele nao faz :(

    3. Rose Loftus disse:

      brincadeira maninho…. sabias palavras como sempre!!!! Beijos

  165. eddie disse:

    não preciso nem ter trabalho a própria bíblia no evangelho responde aos que estão em panico com o ressurgimento da verdade da palavra em Cristo.

    “Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.
    Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo.
    Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.
    Ai de vós, condutores cegos! pois que dizeis: Qualquer que jurar pelo templo, isso nada é; mas o que jurar pelo ouro do templo, esse é devedor.
    Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro, ou o templo, que santifica o ouro?
    E aquele que jurar pelo altar isso nada é; mas aquele que jurar pela oferta que está sobre o altar, esse é devedor.
    Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta?
    Portanto, o que jurar pelo altar, jura por ele e por tudo o que sobre ele está;
    E, o que jurar pelo templo, jura por ele e por aquele que nele habita;
    E, o que jurar pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que está assentado nele.
    Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
    Condutores cegos! que coais um mosquito e engolis um camelo.
    Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade.
    Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.
    Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.
    Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.
    Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos,
    E dizeis: Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas.
    Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas.
    Enchei vós, pois, a medida de vossos pais.
    Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?
    Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade;
    Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar.
    Em verdade vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre esta geração.
    Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!
    Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta;
    Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor.”
    Mateus 23:13-39

  166. M.Madalena disse:

    MT.26:24 Melhor seria que tal homem não nascesse;para pagar tão alto o preço de suas injùrias!
    O homem devia è temer a sì mesmo,antes de temer um Pai de amor e misericòrdia!-Vocês não sabem o que è sofrimento!O que pode acontecer com o mundo sob o domìnio do malìgno!Eu vì
    minha alma prêta e toda machucada por torturas espirituais! E ele me indagava onde estava o meu
    Deus e dizia:”Todo o teu esforço serà em vão,são todos meus,todas as igrejas!”Veja no youtube
    a unção do cachorro;a que ponto chegamos! O mundo animalesco em que estamos.A mulher perdeu o pudor e o homem a dìgnidade;homens de Deus não pesam a responsabilidade de suas palavras! Se vendem c/a teologia da prosperidade,quando o Cristo não tinha um par de sandàlias nos pès!-Respondeu o papa Dãmaso a S.Jerônimo:”Para o asno,a lira canta inutilmente”;qdo.este discordava da falsidade.E atè hoje,tudo para o sr.do mundo e das trevas!

  167. Sérgio disse:

    Queridos,

    João 8:
    3 Então os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; e pondo-a no meio,
    4 disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério.
    5 Ora, Moisés nos ordena na lei que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
    6 Isto diziam eles, tentando-o, para terem de que o acusar. Jesus, porém, inclinando-se, começou a escrever no chão com o dedo.
    7 Mas, como insistissem em perguntar-lhe, ergueu-se e disse-lhes: Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra.
    8 E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
    9 Quando ouviram isto foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos, até os últimos; ficou só Jesus, e a mulher ali em pé.
    10 Então, erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém senão a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
    11 Respondeu ela: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais.

    É muito triste ouvir citações como algumas que ouvi aqui. Os escribas e fariseus continuam acusando, apontando o dedo, tentando tirar o “cisco” dos olhos dos outros, não se dando conta da “grande trave” que se encontra nos seus, a qual não permite que possam enxergar a luz que há em Cristo Jesus (a nossa bússola). Não perdoam, são acusadores vorazes, sem amor, sem compaixão, amantes de si próprios. Onde irão chegar? E o pior: quantos levarão consigo?
    O Evangelho (a “Boa Notícia”) é Amor e Perdão.
    “Disse Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.
    38 Este é o grande e primeiro mandamento.
    39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
    40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas (Mt 22:37-40)”

    “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu (1 João 4:20)”.

    Aquele que diz estar na luz, e odeia a seu irmão, até agora está nas trevas (I João 2:9)

    Nós não somos pecadores por que pecamos, mas pecamos por que somos pecadores. E ainda virá o tempo em que o “imperfeito” se tornará “perfeito”.

    Ora, devemos “amar” por que ELE nos amou primeiro, devemos “perdoar” por que ELE nos perdoou primeiro (se é que somos discípulos dEle).
    Todo aquele que, com sinceridade, se entrega e ama a Jesus e busca a cada dia amar e perdoar ao seu próximo, independente das ofensas, sendo “luz” nesse mundo tenebroso pode entender o que o irmão Caio quis dizer em sua rica mensagem. Os que se limitam a serem crentes dos “templos de pedra”, das “quatro paredes geladas”, dos “bancos diários ou dominicais”, nunca viverão as “bênçãos espirituais nos lugares celestiais”, nunca experimentarão o Evangelho no chão da vida, dia após dia, pois a loucura de suas maldades os impedem de prosseguir em direção ao verdadeiro alvo: JESUS.

    Acerca desses que se limitam somente ao templo físico, disse Jesus:

    “22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres?
    23 Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade (MT 7:22,23)”

    Esvaziemo-nos totalmente, neguemo-nos a nós mesmos, tomemos a nossa cruz e sigamos a JESUS.

    Um abraço a todos e ao irmão Caio Fábio.

    1. Guilherme Pessoa disse:

      Concordo com a posição de Daniel Simoncelos. A Bíblia não se atém a minúncias de genealogia e outras questões cronológicas, por não ser este o seu foco central. A meu ver, não se trata de erro.
      A sua função é falar da criação e redenção da humanidade, através de Cristo Jesus, e nesse sentido, é um livro único e de inspiração divina.
      Por isso, acho que a interpretação de Cristo, como chafe hermenêutica, conforme defende o Pr. Caio, é maior das verdades.

  168. M.Madalena disse:

    Não està escrito o dìzimo da venda do endro,cominho etc.mas,da colheita! O dìzimo era o sustento
    para os necessitados (santos) referidos por Paulo;entre eles as viùvas que naquele tempo não
    trabalhavam,e qdo.morria o marido,ficava sem nada e as vezes c/filhos;os levitas,que eram tbèm.
    menos favorecidos.”Devieis fazer estas coisas,sem omitir aquelas!”Eles tiravam a melhor parte,sem
    se importar com a necessidade dos carentes!Frios,dissimulados,sem amor ao pròximo! 1JO.4 ”
    Quem não ama não conhece a Deus;porque Deus è amor….Pois quem não ama a seu irmão ao
    qual viu,como pode amar a Deus,a quem não viu?Obs:O dìzimo das colheitas foi exemplificado por Jacò que doava aos pobres,p/agradar a Deus!ML.310″Trazei todos os dìzimos à casa do
    tesouro,p/que haja MANTIMENTO na minha casa;e provai-me nisto,se eu não vos abrir as janelas do cèu e não derramar sobre vòs bênção sem medida.””È dando que se recebe!”

  169. José Salvador Soares disse:

    O Senhor Deus,na sua infinita bondade, misericória e graça, há de nos perdoar por perdermos tanto tempo nessa discussões tolas. E pra justificar nossos argumentos passamos por cima da Sua graça, Seu perdão. Quem somos nós pra julgarmos porque que na genealogia de Jesus foram incluídos os nomes da prostituta Raabe, e do casal de adúlteros Davi e Bate Seba, por exemplo. A nós só nos cabe crer somente, para que assim vejamos a glória de Deus. O comentário do irmao Caio não merece toda essa repercussão. O parecer melhor ainda é o de Gamaliel, ou seja: “Se a obra for de Deus permanecerá”.

  170. Rebeca disse:

    Criticou tanto a Valnice mas ganha e muiiiiito,e muiiito ,dela em falar asneiras.Devia lembrar de um dos pilares da Reforma Protestante,SÓ A ESCRITURA.Ele poderia lembrar do seu próprio pai e de membros fervorosos da sua ex Igreja Prespiteriana de manaus e voltar ao caminho.Coitado se perdeu no Caminho.SOLA SCRIPTURA.

  171. MEU COMENTARIO E QUE DEVEMOS ANALISAR OS TEXTOS QUE SÃO FALADOS UM DELES E O DE MALAQUIAS 3 8,9,10 QUE SE FALA SOBRE O DIZIMO PARA OS CRISTÃOS ISSO E ALGO MUITO SÉRIO PRECISAMOS ENTENDER O VERDADEIRO EVANGELHO DE CRISTO E NAO TAGARELICES DE FALSOS APOSTOLOS.

  172. M.Madalena disse:

    Os Evangelhos foram escritos depois de 70 anos d/C.Narram a història que João Josè,teria ficado
    c/os seguidores de J.Bta.seu pai.-O exìlio de João foi em 95/96 anos d/C.;Na ilha de Patmos.Veja
    que pela data,è João Marcos,mesmo pque,ele entrou p/o apostolado bem mais tarde,e prosseguiu
    c/o Evangelho atè velhinho!-Sou forçada a dizer que Constantino não gostava de mulheres,e tratou logo de excluir M.Madalena da història,e passar toda concentração p/Maria-mãe!Madalena
    cairia no esquecimento,era sò uma questão de tempo.Sò que:M.Madal.foi muito bem recebida pela França;como jà era conhecida, a França deu-lhe uma igreja! A igreja existe!!

  173. M.Madalena disse:

    A Ig.catòlica nunca foi cristã,nunca! Pura mitologia.Constantine como não gostava de mulher,criou
    o dicìpulo bem-amado p/substituir M.Madalena;introduzindo desta forma,o homoxualismo no
    no mundo.João nunca existiu! O Evangelho è de Maria Madalena. A morte de Jesus,se deu com
    33 anos e 6 meses de idade,quer dizer que seu anivrsàrio era em outubro;25 de dezembro era o
    anivrsàrio de Tamuz,deus assìrio-babilônio,tbèm.chamado:menino-deus,deus-sol.-O batismo e a
    àgua benta è um cerimonial ao deus Dagon! E perigoso pque.è um ato satãnico!

  174. M.Madalena disse:

    A ùnica forma de destruir a mentira de satanàs,è a verdade que liberta pois:a vedade è sempre a
    verdade em qquer.circunstãncia! E se Jesus teve uma esposa?!Uma fam.? Isto diminuiria no teu
    conceito o homem que ele foi?! Mas…Não è bìblico? GN 2:24 Deixarà o homem pai e mãe e se une-à sua mulher,tornando-se uma sò carne. MC.10:6 Desde o princìpio da criação Deus os fez
    macho e fêmea.-advertência ao homosexualismo: LV18:22 Com homem não te deitaràs,como se
    fosse mulher;è abominação. JO21:20 Ia seguindo o dicìpulo a quem Jesus amava,o qual na ceia
    se reclinara sobre o peito de Jesus.-Os padres antes se casavam,atè o conc.de Trenta!

  175. M.Madalena disse:

    Qdo.eu era criança,andava olhando no chão p/não pisar nas formigas,pque.pensava:Se eu gosto de viver?Ela tbèm.gosta! Alèm do mais, sò Um dà a vida,sò Ele tem o direito de tirar.-Qdo. Abaão
    deixou Isac e pegou o carneiro p/imolar,Deus disse:De qquer.forma è sangue?! assim,como a seiva è a vida da planta? O sangue è a vida do animal e do homem! Mas o satanàs disse à ele depois que era sò escorrer o sangue,claro! os sacrifìcios macabros continuariam e atè hoje! Là
    em GN 9:5 està:Certamente requerereiangue,osangue da vossa vida;de todo animal o requererei.m os e

  176. M.Madalena disse:

    Errar è humano;diz o adàgio pop.mas,podemos dizer que corrigir erros,è que è humano pois, o
    homem não pode negar a sua capacidade fantàstica de raciocinar!!-Caminhando c/os dicìpulos por uma estrada,Ele se abaixou e pegou um verme,e pos fora para não se-lo pisado p/passantes
    dizendo que:”O menor animal nocivo ao homem,p/Deus,tem utilidade!”- GN 9:3 Tudo que se move
    e vive ser-vos-à p/alimento. -1Sam15:3 Mataràs homem e mulher,meninos e crianças de peito. E
    no vs.33 Samuel despedaçou a Agague perante o sr.,em Gilgal. Eu te pergunto:Este Deus è o mesmo que disse à Moisès em EX,20:Não mataràs? Claro que Não!!

  177. M.Madalena disse:

    A igreja catòlica deu inìcio em 313 d/C.O primeiro papa foi: “Inocêncio primeiro”! Pedro nunca esteve em Roma,nunca! Segundo, histodro f

  178. M.Madalena disse:

    Todos nòs fomos enganados,todos nòs!!!O nome Jesus nunca existiu,nunca!!!O verdadeiro nome do Filho de Deus è “YESHUA”!!!Este nome que usamos foi criado pelo sacerdòcio organizado,para continuar a escravizar,perseguir e sacrificar o povo de Deus!!! Ele està pelas
    portas!!!E,conforme Ele mesmo afirmou:Não haveria segredo sobre a Terra que não fosse revelado.

  179. As pessoas gostam de pegar qualquer coisinha e transformar num coisão visando "IBOPE". Esse comentário do Caio foi uma "benção" para os blogueiros, pois renderam vários posts, comentários, visitas… Foi uma "benção" para a maioria dos religiosos, pois agora vão falar que ele é um herege e assim, dizer para suas ovelhinhas que todo o combate que o Caio faz contra essa mercantilização do Evangelho é coisa do demônio. Dessa forma vão poder continuar enganando os pobrezinhos mais um pouco.

  180. Quando o Caio diz "inerrante" são naquelas coisas que não fazem diferença alguma para o nosso compreendimento do Evangelho. Ele não nega a inspiração das Escrituras. Mas não confundam "inpirar" com "ditar palavra por palavra"… Qualquer pessoa encontra no google dezenas de conflitos de informações entre os diversos livros da bíblia ou afirmações que hoje sabemos pela ciencia atual não serem "exatamente daquela forma". Mas nenhum desses conflitos interferem na mensagem divina. São só informações que só dá importância quem não tem o Evangelho como foco. Sabe o que essa confusão toda que teve? FRESCURA!!!

  181. Deus ele é perfeito e nunca erra e nunca mudo, Deus disse q o seu povo ta sendo destruido por falta de conhecimento, e tds ve q isso é vdd, Jesus disse conheceai a verdade e ela os libertará pq a verdade é Deus, existe só um Deus e esse é o grande Deus criador dos céus e da terra Pai de Jesus Cristo, CAIO FABIO olhando seu video vi como satanas uso sua boca e te iludio com suas proprios entendimento, pq o diabo vosso adversario conhece a biblia melhor q vc e muitos, ele conseguiu te enganar, e se eu fosse vc volta-se para Jesus logo pq o fim ta proximo. e quem acredito nele tenho pena. pq vc come td oq os outros dão.vc ñ busca conhecimento e sim vive pela cabeça dos outros. qual diferença de um lidere para uma pessoa escrava ? nenhuma pq todos somos iguais, Deus sabe muito bem pq deixo o velho testamento, e a bíblia ela é um só não se divide e não foi escrita por homens e colocando tese humanas como vc ta falando no video, foi inspirada por Deus, e escrita pelo espirito Santo usando as pessoas.. tem muita diferença, e outra acordem enquanto é tempo, bíblia é pra viver não pra ler e discutir, o seu papel como pessoa de Deus é avisar e ensinar quem é fraco na fé, e não criar religão pq crente de verdade não segue religião e sim a Jesus e os ensinamentos de Deus. Deus deixo tudo certinho o caminho para o céu e falo q a porta é estreita então ele ja aviso td como ia ser pq ele sabe de tudo, e ta na sua mão só basta vc larga da armadilha do diabo(novela, facebook, filmes, futebol, etc.. e outras porcarias) e se liberta e aceitar Jesus de todo coração e conhecer quem realmente é Deus, lendo a bíblia, e pedindo entedimento espiritual, pq se vc enteder carnalmente como CAIO FABIO ta falando o diabo vai te iludir e te tirar do caminho.que Deus te liberte e te ajude busque conhecimento e busque um pastor de Deus pra cuidar e te ensinar da verdadeira palavra, se seu pastor faz alguma coisa q não ta na bíblia ele não é de Deus, agora se ele segue e te ensina o que ta na bíblia ele é de Deus.acordem e leiam a bíblia pq é Deus te avisando e falando com vc e te ensinando pq ele te ama, ele quer ver vc com ele no céu qnd vc "morrer" só basta aceitar e viver os caminhos que ele dexo BÍBLIA

  182. Marcos Vinícius Gomes disse:

    ''A Bíblia embasa nossa fé e está muito mais para um portal entre as dimensões física e espiritual do que para um documento autêntico, pelo contrário, ela possui uma série de inconsistências (é só vencer a preguiça e estudar e história para ver por si mesmo).''
    ''Cremos na Bíblia porque ela nos aponta para Cristo, o qual passamos a conhecer pessoalmente, numa experiência inspiracional. Mas isto é da dimensão da fé, não da ciência ou da história! ''

    Uai, decida-se homem. Primeiro diz que a Bíblia é um' portal entre dimensões física e espiritual'', depois afirma que ''ela nos aponta para Cristo'', em uma 'dimensão de fé, não de ciência ou da história''.A História não é uma parte da 'dimensão física'? Você é contraditório Rafael Cardoso…

    PS e que jargão mais 'puritanamente juquinha' esse do ''Grande parte dos evangélicos do Brasil vão espernear e xingar, pq estão inaptos para discutir isso''. Discurso de autoridade com a turma cristã-marxista. Valha-me Deus!

  183. A bíblia foi escrita por homens inspirados por Deus, todavia, escrita dentro do espaço tempo, e realidade do homem. Foi mais uma forma que Deus se utilizou para passar a complexidade divina de forma simples e compreensível ao homem, apontando para Jesus que é a palavra de Deus. Acredito que Caio Fabio não teve a intenção de transformar a bíblia em um livro escrito pela vontade humana apenas. Ele só afirmou que existe muito mais de Deus além da bíblia.

  184. Guilherme Pessoa disse:

    Acho que o Caio foi mal interpretado. Mas talvez até tenha sido infeliz em alguns pontos de seus argumentos. O fato, é que se conhece a árvore pelos frutos. E o Pastor Caio Fábio, tem sido uma árvore frutífera, cujo conhecimento e pregações tem tocado e abençoado gerações de crentes neste País e até fora dele. Continuo o respeitando bastante, tendo a certeza que acusá-lo de “caído” por um pecado confessado é papel de Satanás.

  185. Adriele Adir disse:

    Quando Jesus revelou a Si mesmo aos seus contemporâneos, a sua vida e ministério não havia, ainda, sido escritos, e muitos creram , outros, não. A Bíblia é criticável porque qualquer objeto de estudo o é, embora muitos tentem impedir a liberdade de expressão alheia, liberdade esta que se constitui um direito fundamental do homem, em parte porque muitos protestantes morreram para termos esse direito. A Bíblia sempre será honrada e amada pelos verdadeiros discípulos de Jesus. Todavia, não mais que o próprio Jesus. Aquele que é maior que o Templo é também maior que a Bíblia. A Bíblia não é o Caminho. O Caminho é Cristo! http://www.adircaminho.blogspot.com

    1. Adriele Adir disse:

      O que acabo de afirmar em nada diminui a importância da Bíblia e sua imprescindibilidade para determinados fins. Pelo contrário, a põe em seu devido lugar. Os protestantes sérios (sérios demais) não conseguem admitir que fazem com a Bíblia o que os católicos sérios (que leem a Bíblia) fazem com o Papa e com Maria, os idolatram! Embora, vez por outra, também a contrariem e a transgridam, como qualquer ser humano. O Caminho não é ortodoxia ou apologética. O Caminho é Cristo!

    2. LUIZ CARLOS disse:

      Na época de Yeshua não existia ainda um livro chamado Novo testamento, mas apenas o TANAKH composto do pentateuco, profetas, escritos e salmos. Foi essa Escritura que Yeshua e seus apóstolos utilizaram para proclamar o evangelho. Há quase 600 citações das Escrituras do V.T no N.T. O livro mais citado por Yeshua é justamente um livro da Torah (Lei,pentateuco) que é o livro de Deuteronômio de onde aprendemos e nosso mestre citou: OUVE ÓH ISRAEL, YAHVÉH é o nosso Poderoso, YAHVÉH é o único. E amarás a YAHVÉH com todo teu coração e com toda a tua alma e com todas as tuas forças… (também cita Levítico) E amará a teu próximo como a ti mesmo.

  186. LUIZ CARLOS disse:

    CAIO ESTÁ GRADUALMENTE CAINDO NO AGNOSTICISMO E DEPOIS CAIRÁ NO ATEÍSMO.
    Estes são os argumentos justamente dos opositores das Escrituras e que Caio também agora está concordando. Será que Caio também é um Ofita? Depois de exaltar o personagem Tufão da novela, só falta agora exaltar a serpente do jardim do eden, Datã, Coré, e outros inimigos da Verdade que são heróis para esse grupo gnóstico chamados de Ofitas. O marxismo tem também Lúcifer como um herói porque se rebelou contra a “ditadura” de Deus. Esses discursos de Caio Fábio estão cada vez mais venenosos, cuidado. Qual é o objetivo dele? Tá parecendo com as táticas de Neron: Desconstruir, desmoralizar, desacreditar, isolar e matar o oponente.
    Muito cuidado com esse cidadão, parece ser um inimigo da Igreja.

  187. LUIZ CARLOS disse:

    Na época de Yeshua não existia ainda um livro chamado Novo testamento, mas apenas o TANAKH composto do pentateuco, profetas, escritos e salmos. Foi essa Escritura que Yeshua e seus apóstolos utilizaram para proclamar o evangelho. Há quase 600 citações das Escrituras do V.T no N.T. O livro mais citado por Yeshua é justamente um livro da Torah (Lei,pentateuco) que é o livro de Deuteronômio de onde aprendemos e nosso mestre citou: OUVE ÓH ISRAEL, YAHVÉH é o nosso Poderoso, YAHVÉH é o único. E amarás a YAHVÉH com todo teu coração e com toda a tua alma e com todas as tuas forças… (também cita Levítico) E amará a teu próximo como a ti mesmo.

  188. Rafael disse:

    A Bíblia é a “Nossa Senhora” dos evangélicos! Ela é idolatrada e colocada acima de Deus!!!
    Infalível??? Pensei que o único infalível fosse Deus!
    Palavra de Deus??? Que absurdo, a unica Palavra (o Verbo) chama-se Jesus Cristo, e não a Bíblia!!!

    Leio a Bíblia porque conta histórias de homens de Deus, contém ensinos maravilhosos e fala sobre Jesus. Mas ela deve ser colocada em seu devido lugar!!

  189. Marcello disse:

    A bíblia não é a quarta pessoa da trindade. A palavra de Deus é o verbo Jesus Cristo, o mais são relatos de experiências humanas extremamentes ricas para a nossa edificação espiritual. Agora, dizer que não houve qualquer erro cronológico, literário na confecção dos livros que compõem a bíblia, é, no mínimo, um equívoco. A salvação vem da Palavra de Deus, que é Jesus Cristo, e não de qualquer livro contido na bíblia.

  190. alex disse:

    caio fabio e o cara.Ele e o cara porque conhece Jesus , que era e e o Cara.nada nem ninguem igual.

  191. guimaraes campos disse:

    acho a bíblia o livro mais verdadeiro já escrito mais não posso deixar de frisar que ela não pode ser levada ao pé da letra ou seja quase tudo escrito nela e uma simbologia os primeiros cinco livros foram escritos por um homem que teve toda sua formação egípcia todo o teu conhecimento nas escolas profanas do êgito e ai no deserto com o povo muitos dos teus raciocínio egípcios foram colocados em pratica quer um exemplo? existe coisa mais absurda alguém afirmar que Deus fez o mundo em 6 dias e se cansou e quis descansar isto é patético quem davam limites aos seus deuses era os egípcios todos os seus deuses eram trindades .amigos precisamos entender Deus é espirito, e espirito não se cansa e tem muito mais assuntos a ser comentado os cristãos de hoje prefere aceitar do que buscar a verdade e ai vivem sobre um jugo e um ensinamento totalmente equivocado

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

As principais notícias gospel do Brasil e do mundo no portal pioneiro; Saiba tudo aqui sobre música gospel, evangélicos na política, ações missionárias e evangelísticas, projetos sociais, programas de TV, divulgação de eventos e muito mais.

No ar desde 2006, o canal de notícias gospel do portal Gospel+ é pioneiro no Brasil, sempre prezando pela qualidade da informação, com responsabilidade e respeito pelo leitor.

ANÚNCIO
ANÚNCIO
ANÚNCIO