[Vídeo] Em entrevista a Danilo Gentili, no Agora é Tarde, pastor Claudio Duarte diz: “Falo como palhaço, sem desacreditar da seriedade de quem me ouve”; Assista na íntegra

22

O pastor e escritor Claudio Duarte, da Igreja Batista Monte Horebe, em Campo Grande no Rio de Janeiro, vem ficando conhecido por seus sermões e palestras bem humoradas. Recentemente, esteve no Programa do Ratinho, no SBT, falando sobre sexualidade.

Nesta terça-feira, 13 de agosto, o pastor concedeu entrevista ao apresentador Danilo Gentili, no programa Agora é Tarde, da Band. Duarte explicou que o motivo de usar humor em suas pregações é a admiração que nutre pela arte e a necessidade de fazer as pessoas prestarem atenção no que está sendo dito.

“Acabei ficando conhecido como pastor do stand-up. Eu sou uma pessoa bem humorada e sempre admirei os humoristas. Passar a mensagem dessa forma atrai mais a atenção dos fiéis”, afirmou.

Duarte disse ainda que sua opção por levar a mensagem bíblica e os aconselhamentos com humor ainda é mal vista por algumas pessoas: “Por ser algo mais ou menos novo, é comum que eu receba várias críticas. As pessoas tem a ideia de que Deus é um velhinho mal humorado e que quer brigar com a humanidade. Eu vejo Deus como um cara bem humorado”, diz o pastor, que complementa: “As pessoas tem uma ideia de que se você for bem humorado, você não é sério. E na realidade, uma coisa não tem nada a ver com a outra”.


Como forma de embasar seu argumento, Claudio Duarte frisa que busca sempre manter fidelidade à Bíblia em seus discursos: “O fundamento das minhas mensagens sempre vem da Bíblia, o princípio é bíblico. Às vezes o humor só vem pra agregar algum valor, pra atrair um pouco mais a atenção. Mas se você olhar pro Jardim do Éden, e observar no início, Deus oniciente, onipotente, onipresente chega no Adão e diz: ‘Onde você está’. Ele só pode estar brincando”, ilustrou.

“Muitas vezes eu falo como palhaço, mas nunca desacreditei da seriedade das pessoas que me ouvem”, diz, parafraseando o comediante Charlie Chaplin. “Comecei a trabalhar com jovens e uma maneira de atrair a atenção da juventude foi colocar humor. Eu achei que humor era um grande atrativo, e as coisas foram dando certo”, relatou.

Danilo Gentili questionou o motivo de a maioria dos vídeos do pastor serem sobre a vida conjugal e relações sexuais. Duarte explicou que foi ao acaso: “Aconteceu de eu precisar ministrar uma palestra num evento para casais, e não tinha ninguém e me colocaram. Aí, a palestra ficou atraente, porque eu comecei a trabalhar com humor, e busquei voltar pro relacionamento conjugal. As pessoas me chamam de pastor de família, mas na verdade eu gosto desse relacionamento conjugal, essa dinâmica de viver a dois, cabeça de homem, cabeça de mulher, como funciona… Eu sou extremamente contra divórcio… Meu pai casou diversas vezes”.

Sobre sexo antes do casamento, Claudio Duarte frisa que a prática é pecado, mas abrange sua análise lembrando que os jovens tendem a buscar compatibilidades, e por isso, acabam transando antes da hora.

“Hoje, as pessoas observam mais o prazer pessoal, do que a Palavra de Deus, as coisas ficaram meio misturadas. Daqui uns dias, vamos ver o poste fazendo xixi no cachorro e todo mundo achando perfeitamente natural, porque os valores se inverteram, e o errado virou certo. O que eu falo sempre pra juventude é o seguinte: você precisa definir se você é o ambiente, ou o camaleão. A vida é assim: o ambiente faz você, ou você faz o ambiente. Hoje o ambiente tem feito a juventude. ‘As pessoas acham normal, está todo mundo fazendo, eu vou fazer também’. Até porque os jovens gostam muito de aceitação. Mas a Bíblia diz que sexo é depois do casamento, não dá pra negociar isso”, diz o pastor.

Assista a íntegra da entrevista do pastor Claudio Duarte ao programa Agora é Tarde:

Assine o Canal

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

22 COMENTÁRIOS

  1. Uma certa vez, eu aceitei a um convite e visitei a denominação de um amigo… um dos pastores que pregou usava uma tática de fazer piadinhas em cima do pulpito… achei o comportamento daquele pastor muito vulgar, até por causa mesmo do tema que ele pregou.

    Agradeci o convite e nunca mais voltei lá.

    tem de se tomar o cuidado pra pregação não descambar pro lado comico, evangelho é coisa séria.

    e hj temos vistos em muitas denominações e nas pregações da tv, muita psicologia de auto-ajuda, mensagem de positivismo… mas evangelho, palavra de Deus mesmo… tem de procurar… eu mesmo nem perco tempo mais assistindo essas pregações da tv, pois estão cheias de fermento.

  2. EU VEJO DEUS COMO UM CARA BEM HUMORADO, um cara um cara, e foi o que eu pensei deixa pra la foi por estas e outras que não assiste tal programa e nem assisto, prefiro minha igreja do jeito que ela e me sinto muito bem em nossa doutrina, não mudo nunca, quem vive de galho em galho e macaco, e pedra que muito rola não cria lodo,

  3. Apresentar as alienações, aberrações, atrocidades, apoio à escravidão, misoginias, homofobias, contradições, racismos e lendas cruéis bíblicas de maneira lúdica e extrovertida! Não tem o menor nexo, muito menos graça!!!!

  4. Na parte que o pastor falar que Deus pergunta a Adão onde vc está?
    Na minha interpretação não tem nada de humor nessa passagem.Deus não estava sendo engraçado ou irônico.Pior que era a pior momento que raça humana estava preste a passar.

    E sim a situação que Adão e Eva estavam, tinham desobedecido a Deus e por causa da desobediência Adão e Eva sentiram medo pq seus olhos estavam abertos para o mal, (viam que estão nus)
    Se for observar essa passagem Deus me parece que foi a primeira vez que o Criador chamou dessa forma, pq estão escondidos.
    Queria que Adão e Eva se apresentasse diante dEle e relatasse o que tinha acontecido.

    Outra quando ele fala que mulher é artigo de luxo(mulheres bonitas) desfez das mulher que não tem uma certa beleza aparente e chamou elas de coitadinhas (de tribufu.)

    O mundo já é cruel com que não é bonito e vermos um suposto pastor fazendo essa separação.
    Como pode pregar se somos todos iguais diante de Deus,se não igreja não prega assim a igualdade e amor entre os irmãos.(Não buscar se melhor do que o outro)

    Esse pastor prega heresias, isso é fato.

    • Sabe o que é mais interessante da Bíblia? É que muitas vezes, ao ler o mesmo versículo, você sempre (ou quase) o verá de uma forma diferente, pois Deus vai usar tal passagem bíblica pra te confortar de acordo com a situação e o momento que você está vivendo. Portanto, tratar com humor a passagem de Genesis 3:9 é uma boa forma sim, de também exemplificar que é possível levar à mensagem com humor. Quanto ao fato de ele fazer a analogia de mulher como artigo de luxo e tribufu, não é o fato em si que uma seja bonita e a outra feia. Mas sim, o fato de existir mulheres que cuidam e pela sua aparência, e outras não. Até porque não existe mulher ou homem feio e sim mal cuidados.

    • Concordo com voce, falta-lhe conhecimento da verdade, pois realmente nada de ironico quando Deus perguntou onde estas ao primeiro casal. Como um orientador sexual e familiar ate pode ser, mas como pastor para mostrar ao povo verdades que levem ao arrependimento do ser humano a Deus, Ele esta muito longe, eh um verdadeiro palhaco no mais sentido da palavra. Lastima!!

  5. Desde qdo ser bem humorado ñ é ser sério? Muita coisa q ele fala fazendo algumas comparações bem humoradas é muito melhor de assistir do q a mesma coisa pregada da forma tradicional. Deixemos de ser bitolado e aprendamos a tirar coisas boas do q nós vemos…

    • Ata, Deus estava tirando zarro da cara de Adão quando perguntou. Onde vc está Adão?
      Os cristão de hoje não tem um pingo de discernimento.

      Agora era só o que faltava Show show business no púlpito.

      Quando os impios usava a bíblia pra contar piada, os cristão achava ruim,agora um pastor faz a mesma coisa e vc acha bom?

      Que contradição, meu Deus!!!

      • Acho errado fazer piadas com a bíblia, mas é válido ele contar de forma descontraída estórias cômicas que ele passou, ou mesmo inventadas para explicar algumas coisas.

        Ele trata mais a respeito de família e relacionamento conjugal, temas como sexo acho interessante tratar de forma descontraída, senão é muito fácil constranger pessoas.

      • Meu irmão, uma coisa é fazer piada, tirar sarro ou tripudiar a palavra de Deus. Outra é tirar uma descontração, uma coisa bem humorada dela. Creio q o pastor ñ quis dizer q Deus estava “zoando” com Adão, mas sim mostrando q Deus já sabia da resposta, pq Ele fez a pergunta? Isso, os teólogos e estudiosos explicam, mas uma pessoa comum ñ entende. Por isso o tom humorado.
        Devemos separar palestra de ensinamento, ensinamento de pregação. Cada um, Deus usa de uma maneira, para cada assunto. Tiremos as coisas boas.

  6. sou seu fã pastor tenho alguns vídeos e foi o máximo moro em vitória espírito santo vou sempre que posso as lojas evangélicas e não encontro seus livros ou dvd será porque.

  7. Muito boa esta entrevista no programa Agora é tarde! Em nenhum momento o Pr. deixou a peteca cair Respondeu tudo sem exitar, sendo bem seguro em suas respostas, e diferente de outros que passaram pelo Gentilli, como o Marco Feliciano, que muitas vezes entrou nas brincadeiras dele, fazendo até piadas e insinuações maliciosas com o Gentili (como aquela de sentar no tronco, algo realmente desnecessário e questionável se pensarmos que foi feita por um pastor). Parabéns Pr. Claudio Duarte. Mostrou equilíbrio e bom senso! Que este seu trabalho possa ajudar muitas famílias.

  8. Olá Todos! Meu canal foi excluído do youtube por solicitação da equipe do canal do Pr. Claudio Duarte.
    Preciso que retirem a reclamação.
    Se não será excluído definitivamente.
    Além de ter mais 300 mensagens no meu canal, perderei minha conta do google com todos os documentos que eu tinha armazenados lá.
    Por favor Pastor Claudio Duarte, retire as reclamações que apagarei todas suas mensagens do meu canal, já que o Sr. quer que os retire do meu canal. Por favor, meu canal tinha mais de 20.000 inscritos e mais de 5 milhões de visualizações.
    Eu havia comunicado com o seu assessor Marcos Menezes que eu retiraria, contudo, precisaria de mais 7 dias, pois meu filho estava internado no hospital há mais de duas semanas e que não poderia retirar os vídeos, pois estava ficando no hospital com ele. Nem isso levaram em consideração.
    Por favor, retire as reclamações, tenho mensagens no meu canal, que não tenho cópias e são relíquias.
    Espero que o Sr. Leia, por favor.

DEIXE UMA RESPOSTA