Vídeo: assista a entrevista do reverendo Caio Fábio a Luciana Gimenez na íntegra

55

A entrevista de Caio Fábio à apresentadora Luciana Gimenez na noite de ontem, 05 de maio, começou já com uma crítica do reverendo à prática que muitas igrejas adotam, em semelhança com a Igreja Católica, da confissão de pecados a um terceiro.

“Se [a igreja] virar uma instituição de confessionário, introduz-se poder de alguém sobre outro alguém, e começa também a hipocrisia. Melhor a gente lidar de amigo para amigo, e abrir o coração”, disse Fábio já em sua primeira resposta.

Luciana Gimenez afirmou que sempre ouviu falar de Caio Fábio como alguém “diferenciado, um pastor de mente aberta, que fala o que pensa” e sempre ligado a “polêmicas”, e o questionou se era isso mesmo. A resposta de Caio Fábio foi positiva: “Eu falo o que eu penso. Não tem problema em relação a absolutamente nada. Não vejo razão para estar aqui no planeta Terra escondendo o que eu penso”.

Confira abaixo, respostas de Caio Fábio sobre temas diversos ligados à fé:


Pecado

“A gente peca o tempo todo. A gente tem que parar de viadagem, de frescura. Nós somos pecadores, pensamos o que não devemos”, disse Caio Fábio. Luciana o interrompeu para perguntar se trair em pensamento é um pecado, e o reverendo foi objetivo: “É pecado. Se eu tenho uma relação contigo, sou casado contigo, e começo a desejar tua melhor amiga, ou uma amiga nossa em comum, com avidez, tem alguma coisa errada no meu coração, primeiro para contigo – porque seu eu te amasse como mulher de verdade, eu ficava meio selado para as outras alternativas”, afirmou.

Assine o Canal

Neopentecostais

“Nós estamos lá [na Nigéria] protegendo essas crianças desses pastores e dessas igrejas, que dizem o seguinte: criança que faz xixi nas calças, gosta de jogar futebol, tem um pesadelo à noite ou chora e quer ir para a cama do pai ou da mãe, está possessa de espírito de bruxo. E quem diz isso são pastores neopentecostais. E aí, a cura: ‘Me dê três meses do seu salário, e eu liberto seu filho do espírito ‘bruxificante’ que está nele’. O cara tem oito, nove, dez, onze filhos, ele vai abrir mão de três meses do salário para libertar, sendo que na cultura nigeriana, a coisa do indivíduo bruxo é um fato apavorante na cabeça deles. Todo mundo tem medo disso. Conclusão: eles botam o filho para fora de casa ou entregam o filho ao pastor. A gente já encontrou criança acorrentada, criança vivendo sob tirania de pedófilos, de pastor maluco. São centenas. A gente tem um orfanato, tiramos a criança da tutela desses pastores dominadores malucos. O governo apoia”, revelou Caio.

Dízimo

“A gente precisa de doação e de dinheiro para fazer tudo, não só um negócio como esse aqui da RedeTV!, mas as ações que a gente realiza hoje no nordeste brasileiro, ou na Nigéria, ou no Senegal […] Admitir essa necessidade [de doações] é uma coisa. Viver para criar estratagemas para provocar as pessoas nesse sentido, e pior do que isso, dizer que se alguém não der [o dízimo] está sob maldição divina, os bens vão ser devorados, o gafanhoto migrador vai comer tudo, a vida vai virar do avesso, e você nunca mais será bem-sucedido em nada, aí é trabalho de ‘bruxificação’ de almas incautas, é exploração do próximo. Associar isso com uma barganha com Deus é nojento”, criticou Caio Fábio. “É espontâneo. No Novo Testamento, tudo é espontâneo”, acrescentou.

Assine o Canal

Casar virgem

“Eu acho que as pessoas têm que decidir escolher o que elas querem. Não tem que ter tirania em nenhuma direção. Tem que haver bom senso. O que se relaciona ao que aconteceu comigo (abuso sexual na infância) é um padrão totalmente anômalo, que não quero para os meus netos. Foi um acontecimento totalmente inusitado. Não é normal, é estranho, poderia ter gerado um produto muito esquisito. Graças a Deus não produziu um tarado, um maluco, um fixado nisso. Poderia ter acontecido. Não é uma recomendação [expor crianças ao sexo precocemente]. Se for tirânico, produzirá gente sexualmente culpada, neurótica e angustiadamente ‘sexualizada’ pela espera. O efeito, às vezes, é contrário”.

Assine o Canal

Assista, no vídeo abaixo, a íntegra da entrevista de Caio Fábio ao Luciana By Night:

Assine o Canal

55 COMENTÁRIOS

  1. Pastor é preso por furtar energia de vizinha idosa em Planura, MG
    Filho da vítima fez denúncia à empresa de energia, que acionou a PM.
    Ele foi detido em flagrante e pode sair se pagar fiança.
    Um pastor de 22 anos foi preso por furto nessa segunda-feira (4 de maio) em Planura. Segundo ocorrência da Polícia Militar (PM), a vizinha do pastor, de 75 anos, mora sozinha e costumava pagar a conta de energia elétrica em cerca de R$ 20,00 mensais, mas notou alteração nos últimos dois meses, subindo para mais de R$200. Foi então que o filho da vítima acionou a empresa de energia e constatou uma fiação que ligava a casa da senhora até o padrão da casa do pastor, conhecido como gato.
    A energia da residência dele havia sido cortada pela empresa há exatos dois meses. A empresa acionou a Polícia Militar, que prendeu em flagrante o pastor por furto. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Frutal e pode ser liberado se pagar fiança. A PM não informou o valor da fiança
    Site globo. Com

  2. Católicos agora são maioria nos EUA
    Na maior nação protestante do mundo agora o Catolicismo já é a maior religião cristã com mais de 68 milhões de fiéis. A maioria convertida do protestantismo.

    É ótimo que os EUA estejam se convertendo rápido e “tradicionalmente”. O país deles tendo protestantismo como raiz devem saber, e ter provado muitas das loucuras e venenos que traz esse tipo de crença.

    Os dados são de 2011, mas cerca de 120.000 retornam à Igreja Católica:

    1. The Catholic Church – 68,202,492, [ranked 1 in 2011]

    2. Southern Baptist Convention – 16,136,044, [ranked 2 in 2011]

    3. The United Methodist Church – 7,679,850, [ranked 3 in 2011]

    4. The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints – 6,157,238, [ranked 4 in 2011]

    5. The Church of God in Christ – 5,499,875, [ranked 5 in 2011]

    6. National Baptist Convention , U.S.A. , Inc. – 5,197,512, [ranked 6 in 2011]

    7. Evangelical Lutheran Church in America – 4,274,855, [ranked 7 in 2011]

    8. National Baptist Convention of America , Inc. – 3,500,000, [ranked 8 in 2011]

    9. Assemblies of God – 3,030,944, [ranked 9 in 2011]

    10. Presbyterian Church (U.S.A.) – 2,675,873, [ranked 10 in 2011]

    Site ncccusa. org

    • Risos , ou é falta de informação ou é mau caráter mesmo na informação. O CRESCIMENTO CATÓLICO NOS U.S.A NÃO TÊM NENHUMA RELAÇÃO COM *CONVERSÃO DE EVANGÉLICOS RS* E SIM COM A IMIGRAÇÃO DE LATINOS , QUE EM SUA GRANDE MAIORIA SÃO CATÓLICOS POR SEREM PAÍSES CATÓLICOS POR ORIGEM NO DESCOBRIMENTO. Pense um pouco antes falar besteiras .

    • Aqui tbm no Brasil a evAnjeçaiada ta cansada de ser enganada pelos mercenarios e estão retornado , aja vista q a matriz do meu bairro vive superlotada se não chegar cedo ficamos em pé .. E olha q já tem muitos evanjelicos retornando tanto e q o sacerdote incluiu mais uma celebração antes era 4 hoje são 5 , as 7 idosos as 9 crianças as 11 jovens as 15 adoração., as 19 comunidade todas superlotadas .,

    • Emanuelle. Nem vou te responder,ja consultei suas fontes e elEs estao se retratando.Sonhe com ateus crescendo mais do que protestantes,seitas e etc.Mas catofraquismo vc esta alucinada.Continue anunciando seus numeros enquantos nos anunciamos salvacao.E olhe antes de crescer vcs precisam ser fieis e nao contar ate zumbis em cemiterios.

  3. Caio Fabio não pregou o evangelho , foi a favor do casamento gay, a favor da legalização da maconha e a favor do aborto, .horrível. Perdeu uma grande oportunidade de pregar o verdadeiro evangelho.

    • Marcos,o verdadeiro evangelho não o da teologia da prosperidade,nem o nocivo evangelho
      fundamentalista,mas o evangelho social sem acepção e que contemple a todos Quem.prega o evangelho mercenário da barganha política e do jeitinho brasileironão tem moral de nada. .Quem
      julga os outros é DEUS.Na paz.

    • Marcos,
      ele não foi ali pra pregar o evangelho, mas mencionou sobre o amor de Deus em parte.
      O casamento gay vai te atrapalhar em algo na sua vida ou dos seus entes queridos? Não né! A união gay já havia na época de Jesus, nem por isso Ele saiu “metralhando” eles por onde passava!
      O Caio Fabio não foi a favor do aborto, faltou atenção e compreensão sua ao ver, e sim a favor da vida, repudiando o aborto! (vejo q o ódio cega mesmo)
      Quanto a outras opiniões do Caio Fabio, são opiniões dele e nem por isso eu tenho que seguir e aceitar. Todos temos opiniões e respeitar a de cada um é amor com o próximo!

    • No espírito do evangelho TUDO ME É LICITO, mas não é tudo que me faz bem, não é tudo que é contrutivo e não devo me deixar dominar por nada.
      Foi exatamente o que ele disse o tempo todo. Todos devem ter a escolha que quiser e todos precisam arcar com suas responsabilidades.

  4. Em pouquissimas coisas concordo com ele,ele é alguem que aprontou e em vez de arrepender,separou e começou pregar coisas que o mundo gosta de ouvir.

  5. Nossa como esse cara fala besteira. Alem do que program da Luciana ? Serio? Essa mulher e conhecida pelo o que? Com certeza não pela inteligência. Quem assiste um lixo deste?
    Esse individuo deve ser ignorado, ele vem ensinado outro evangelho de acordo com a abedoria corrupta dele.

    • As igrejas evangélicas vão terminar no descredito das pessoas no decorrer os tempos. Preste atenção onde você ver 10 pastores juntos não tem um que concorde com os pontos de vista dos outros. É uma concorrência temerária para ganhar espaço . Esse pastor Caio Fabio é um homem inteligente, preparado e profundo conhecedor do evangelho, o que incomoda alguns pseudos evangélicos. Temos 4 defeitos que por mais que se negue eles continuam no nosso dia dia. A inveja, o desamor, o orgulho e o ódio. Enquanto o ser humano não trabalhar nessa dieta a hipocrisia vai permanecer e prejudicar mais ainda o bem estar da humanidade. Esse cidadão (a) que fala isso sobre o Caio Fabio é tão inseguro no que fala, tão invejoso por não ter a capacidade de persuasão que ele tem, que tem medo de se identificar.

      • Só vou deixar uma coisa clara para você, nenhum homem tem que persuadir o seu próximo, se o seu objeto de idolatria se utiliza disto então ele não fala as coisas de Deus e sim do mundo.

        Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Romanos 8:14

        Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
        Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
        Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
        Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
        Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
        Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;
        Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.
        E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.
        Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles.
        2 Timóteo 3:1-9

        Se ofenderam o Mestre:

        Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios.
        Mateus 12:24

        Poque não ofenderiam o discípulo, isto meu querido para mim e lucro.
        Eu sei oque tenho visto e ouvido, e as coisas vão piorar e voês estão edificando sobra a terra.

        Nas demais observações so deixo esta passagem para você:

        Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem. Mateus 7:6

      • Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.
        Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens.
        Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.
        Gálatas 1:10-12
        Esta uma das muitas passagens que falam sobre persuasão de palavras. Estas sim palavras de um homem de Deus, e não discursos ridículos de um sábio segundo o mundo.

    • Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça. João 7:18

  6. Luiz Francisco Alves,você em poucas palavras apresentou,tudo o que acontece com todo aquele,que um dia recebe a dadiva do Senhor de levar a sua Santa palavra,e por um momento de descuido deixa Satanás interferir em seu caminho,foi quando o eu sou, falou mais alto,que a simplicidade das Sagradas Escrituras, deixou a sabedoria humana tomar conta do seu coração,e ela o escravizou,então caiu na apostasia, fala por falar,fala pelas ciências,não mais por DEUS, só resta implorar pelas misericórdias do Senhor,para que talvez consiga a obter a salvação, Hebreus 6: 1,2,3,4- Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados,e provaram o dom celestial,e se tornaram participantes do Espírito Santo, E provaram a boa palavra de Deus e as virtudes do século futuro. 6- E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento;pois assim,quanto a eles,de novo crucificam o Filho de DEUS,e o expõem ao vitupério. até o vs 12 .

  7. É interessante como a maioria dos comentário são critico,sem sabedoria nenhuma sem conhecimento bíblico. histórico e até sem noção do que falam,Deus me livre do Brasil ser de maioria evangélica,essa que esta ai alucinada por $$ sem amor,pois até o amor deles quando é praticado é por esta na bíblia e não no coração,é tanto que quando quando perguntam a maioria porque faz isso ou aquilo,ou porque não fazem,a resposta sempre é a mesma,é por a minha igreja é assim,porque a bíblia a diz blá,blá, não é consciência transformada,bom seria se fossem todos analfabetos,pelo menos o amor que fizessem é por que o coração sente,palpita,e Deus que não habita na bíblia e sim no coração teria pessoas muito melhores aqui na terra,Que Deus ilumine cada vez mais o Caio e outro de coração sem mascara,voltemos ao evangelho,há quem discordar do que eu digo,você que é membro de alguma igreja comece a dar o dizimo em outra denominação para ver o ataque que você receberá da liderança,comece a batizar pessoas sem ser pastor,tomar ceia em casa com os seus e verá.

  8. Este homem irreverente e reprovado na fé, não por julgamento humano,mas sim pela escrituras que são divinamente inspiradas para exortar, ensinar e edificar a verdadeira igreja do nosso Senhor Jesus Cristo. Como atesta a palavra viva abaixo:

    Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais.
    Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus.
    Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da fornicação;
    Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;
    Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.
    Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos.
    Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.
    Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo.
    1 Tessalonicenses 4:1-8

    Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus. Levítico 20:7

    Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo;
    Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
    Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
    Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
    E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,
    Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,
    Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
    1 Pedro 1:13-19

    Aquele que não quer ser escravo do mundo e nem das coisa que nele ha pode ler mais sobre o viver cristão nas escrituras e com discernimento de espirito vai chegar a conclusão que a vida em Cristo Jesus não e motivada por “espontaneidade” mas sim por obediência,sacrifico,servidão, não por obrigação de liturgias estabelecidas por homens e sim por amor aquele que nos resgatou das trevas.
    Não existem outros evangelhos, não existem linhas de pensamento ou outros caminhos que levam aos céus,ou se aceita toda a escritura e o peso e a responsabilidade que a acompanham, ou então se vive uma meia vida religiosa,morta espiritualmente mancando de discursos em discursos vazios como do homem iníquo em questão.

    O que este vem ensinado aos seus sectários se chama relativização e isto meus irmão leva a distorção e inversão de valores, e com certeza e inaceitável tal atitude em relação as escrituras e ao mover do Espirito Santo.

      • E mesmo assim você leu minha postagem. E como sempre você e obtusa nas suas replicas.Se você possuí uma convicção firme de que individuo e tudo o que e esperado de um homem de Deus por que ficou tão perturbada com o que foi postado?
        Na verdade você nem sabe o que quer e nem o que afirma saber, leia bíblia, ore, peça ao Espirito Santo que te revele a verdadeira face do acusador, isto e se você tiver coragem para isto.
        E não retiro um ponto da mensagem publicada,goste você ou não.
        Quem dize ser servo de Cristo mas só fala de si busca a própria gloria, e isto não vem da parte de Deus.
        Você não tem que acreditar nos homens, você tem que crer em Deus. Esta e mensagem que tenho que dar a igreja, este e meu chamado.
        Não falo para agradar a homens,do contrario não agradaria a Deus que me envia.

        • VOZ (de quem?)
          Não fiquei perturbada, fiquei indignada com tanta presunção e prejulgamentos!
          Só um coração cheio de ódio e inveja se dispõe a criticar, reiteradamente, a mesma pessoa. Sei que vc não é melhor do que ele, pelo simples fato de suas críticas e a resposta raivosa que me deu. Mas, isso é com vc e sua consciência.
          Quanto a mim, não o julgo, nem a ninguém, todos seremos julgados e que cada um cuide de si.

          • Mulher nos ja tivemos este embate antes das eleições e você foi tão cega como agora.
            Qual o seu problema, com certeza não e comigo, e medo por achar que nunca estar a altura do seu ídolo para ser útil para Deus?
            Ou e acomodação, esperando que outro faça o que você tem quer fazer?
            Você sabe o que significa o copro de Cristo?
            Sendo repetitivo você não tem que acreditar em mim, mas deixe deste orgulho irracional e avalie as palavras deste individuo a luz da bíblia.
            Salvação e individual assim como cultivar um relacionamento com Deus,Jesus Cristo e com o Espirito Santo e obrigação de cada cristão.
            Se o seu orgulho ou sua falta de coragem não permitirem que você se livre desta escravidão institucional a planice sera sua morada e nunca você conseguira escalar a montanha de Deus.
            Peregrinar pelo caminho estreito e um ato individual.
            Este tipo de homem cheio de sabedoria humana não entra pela porta e ainda atrapalha os que hão de entrar.
            Agora a decisão e sua a benção e a maldição estão colocadas perante você e Deus diz escolha a benção para que viva, conheça a verdade que liberta, e esta verdade e Jesus Cristo.
            Quantas vezes você viu seu objeto de idolatria apontar para Cristo como a solução para todas as coisas?
            Nenhuma vez ele só falou de defeitos dos outros,coisas que todo mundo sabe.
            Acorda deste sono, busque o Senhor enquanto se pode acha-lo

          • Ele falou de Jesus, só que vc não quis ouvir, porque vc, sim, estava só observando os supostos erros e heresias que ele poderia dizer.
            E, outra coisa, caro debatedor, não estou ligada a nenhuma instituição. Aliás, a instituição humana, chamada igreja, me deixou algumas lembranças tristes e qdo pedi ajuda, viraram as costas!
            Prefiro estar ligada a igreja espiritual da qual fazem parte todos os que creem em Jesus e tem amor no coração.

  9. Ele é um dos poucos líderes não fanáticos, que não analisa as escrituras de forma literal, e entende o amor de Deus para nós, que temos defeitos.Diferente de uns que se acham super santos e roubam o povo.

  10. Vcs que estao criticando,ai os evangelicos postando,situaçoes de um cidadao que rotularam ele como pastor.toma vergonha,vcs tambem com o rabo todo sujo,querendo esculaxar os outros..a igreja catolica com padres tarados,gays,etc…Como tem lobos en veste de ovelhas na igreja evangelicas,assim tambem tem na catolica..ou seja um fedido falando do mal cheiroso..me polpe….

  11. OUTRO HEREGE QUE ENGANA MILHARES: Não, Caio Fábio, Jesus não é sua chave hermenêutica!

    Nas primeiras vezes que eu li o texto da Grande Comissão e vi Cristo dizendo que deveríamos ensinar os discípulos a obedecer tudo o que Ele ordenou, eu fiquei me perguntando onde o resto do Novo Testamento entrava nisto. Não bastaria ficarmos com aquilo que Cristo falou, e só? Se temos os ensinos do próprio Deus-Filho registrados, para que mais palavras de homens mortais? Com pouco tempo de fé, pude encontrar boas respostas para meus questionamentos infantis. Porém, muitas pessoas ainda estão confundidas com este assunto. Um exemplo de promotor deste tipo de confusão é Caio Fábio, que hoje tem arrebanhado para sua religião muitos seguidores e fiéis:

    Eu estou em Jesus, eu não estou na Bíblia. […] O cara que quiser que Jesus e a Bíblia toda deem certo tá danado. […] Pela Bíblia é melhor a gente acabar esse programa porque está todo mundo danado. […] eu não ando [conforme o texto bíblico], tanto quanto Jesus […]. Quem quer andar com Jesus, é assim. Quem quer base bíblica, vira fariseu, joga pedra.[1]

    Em outro lugar, Caio Fábio diz que aquilo na Escritura que não está afirmando ou que 1. Jesus é Deus, ou que 2. somos pecadores, não passa de capricho ignorando por Cristo:

    É estranho como Jesus e os apóstolos não usaram a Bíblia como argumento de fé […] Afinal, a Bíblia jamais seria a apologia de Jesus; posto que Jesus fosse o Verbo vivo e falando o que a Bíblia nem poderia sonhar em falar, revelar e dizer… Cristãos que vivem para defender a Bíblia ainda não conheceram Jesus mesmo! […] Da Bíblia o que se pode dizer é que ela é fiel como Palavra apenas porque afirma que Jesus é Deus e eu sou dos pecadores o principal! O mais é um diletantismo ao qual Jesus jamais teria tempo e animo para se dar… Depois que o Evangelho entrou em mim a Bíblia passou a ser apenas um Testemunho, mas não o Testemunho! Sim, pois em mim o Testemunho é o do Espírito! [2]

    Em outro momento, concordando que o Jesus dos evangelhos não se parece nada com o Jesus que Paulo apresenta em Romanos 9-11, chamando esta posição de “simples, sábia e sensata”, Caio Fábio diz que estes capítulos são “um apêndice de um surto paulino” que não se parece com nenhum outro escrito ou com a prática de Paulo. “Na minha opinião, Romanos 9, 10 e 11 são totalmente dispensáveis. Sabe porque? A descrição de Paulo, tentando explicar o inexplicável, criou uma bananosa filosófica”. Ele ainda diz que as palavras negativas do texto, como “odiou”, não cabem, pois “não parecem com o todo de Jesus”. “Eu prefiro ficar com Jesus, que não sendo Paulo”, pregou coisas diferentes. “Isso é o poder dessa chave hermenêutica”, diz ele. “Meu amigo Paulo, eu lamento muito que você tenha tentado fazer essa viagem. Você não tinha nem linguagem. Você não tinha adequação”. “É uma conversa que tem a ver com a dimensão de um homem judeu, psicologicamente maltratado, frustrado, perseguido, magoado”. Ele diz que vê, neste texto, “o surto do Paulo judeu”. Ele chama ainda, esta atitude de Paulo de uma “gafe” que empobreceu e enfeiou Deus. “quando Paulo coincide com Jesus, Paulo tá com tudo, quando Paulo fala como Paulo, eu olho um homem, um tempo, uma relatividade, uma circunstância”. Ele, literalmente, lança várias repreensões e conselhos ao apóstolo Paulo em vários momentos do vídeo [3].

    A prerrogativa que ele e seus discípulos usam para tal posição é que eles possuem Jesus como chave-hermenêutica. Para eles, isso significa que só deve ser aceito como verdade Bíblica aquilo que for semelhante à imagem que eles possuem de Cristo. Se qualquer outro trecho da Escritura ensinar algo que, porventura, não pareça pertencer ao Cristo, então deve ser considerado anátema.

    O que Caio Fábio e seus pupilos não conseguem perceber é que ter Jesus como nossa chave hermenêutica significa que nós vamos ler toda a Escritura procurando como cada ensino, cada doutrina e cada livro se relaciona com o Plano maior de Deus na redenção de Cristo, e não que vamos solapar tudo aquilo que não gostamos na Escritura com a desculpa de que “Jesus não pregaria isso”. Assim, uma constatação torna-se inegável: praticamente todos que advogam ter Jesus como chave hermenêutica são ímpios que leem a Escritura desconsiderando tudo aquilo que suas mentes carnais odeiam. Você encontra esta loucura nos blogs e comentários de tais homens. Ter Cristo como chave hermenêutica deveria nos motivar a encontrar como a história do Evangelho está prefigurada, confirmada, anunciada, ilustrada ou ensinada em cada página da Bíblia, e não nos fazer arrancar da Escritura tudo aquilo que a gente acha que Jesus não diria. Aqueles que dizem que as palavras de Jesus são mais importantes que as de Paulo, não entenderam as palavras de Jesus.

    Eu, sinceramente, não entendo como uma pessoa inteligente pode cair em erro tão crasso. A igreja está fundamentada na doutrina dos Apóstolos (Ef 2:20). Nós não vimos Jesus pessoalmente, eles sim. Por isso que Pedro e João podiam falar sobre “as coisas que vimos e ouvimos”, pois eles estavam lá, e atestaram com sangue o que pregaram. Assim, como alguém comentou no meu Facebook certa vez, só pode ser um louco aquele que cisma em separar o ensino Bíblico do ensino de Jesus, a autoridade bíblica da autoridade de Jesus e a visão bíblica da visão de Jesus. Os discípulos precisam de toda a Escritura, e não de parte dela. É um verdadeiro insulto a Jesus dizer que nada, a não ser parte do que foi registrado de Sua Revelação ao longo da história bíblica – a encarnação – vale a pena considerar como Palavra do Senhor. É como se dissessem que amam tanto suas esposas que não se importam com as mães, amigos, família, conversa ou qualquer coisa que não seja ela própria. Estes caem na condenação de Jesus, através de Paulo, quando condena aqueles que, dizendo ser apenas de Cristo, se recusavam a ouvir o que diziam os apóstolos (ver 1 Co 1:10-17).

    Cristo prometeu aos seus apóstolos não apenas que o Espírito Santo os faria “lembrar de tudo o que vos tenho dito” (Jo 14:26), mas também que o Espírito Santo “vos ensinará todas as coisas” (Jo 14:26) e “vos guiará a toda a verdade” (Jo 16:13). Os apóstolos receberam de Cristo, através do Espírito, mais daquilo que o Senhor desejou que soubéssemos. O próprio Jesus deixou claro que ensinaria mais aos Apóstolos mesmo após Sua morte e ascensão. Paulo deixa isso claro aos Gálatas: “Irmãos, quero que saibam que o evangelho por mim anunciado não é de origem humana. Não o recebi de pessoa alguma nem me foi ele ensinado; pelo contrário, eu o recebi de Jesus Cristo por revelação” (Gl 1:11-12). É por isso que o apóstolo Pedro podia dizer que “o mandamento do Senhor e Salvador” foi “ensinado pelos vossos apóstolos” (2 Pe 3:2), além de dizer que os escritos de Paulo estavam equiparados com todo o Antigo Testamento, chamando-os de “Escritura” (2 Pe 3:16). Paulo podia dizer: “Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça ser mandamento do Senhor o que vos escrevo” (1 Co 14.37). O apóstolo agradecia a Deus sem cessar pelos Tessalonicenses: “ao receberem de nossa parte a palavra de Deus, vocês a aceitaram não como palavra de homens, mas segundo verdadeiramente é, como palavra de Deus” (1 Ts 2:13). Paulo ensinava “não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito” (1 Co 2:13). Paulo não poderia ser mais claro: “Cristo fala por meu intermédio” (2 Co 13:3).

    Outros livros também entram neste escopo. O próprio Paulo, em 1 Timóteo 5:17,18 diz fazer uma citação da “Escritura”, e segue fazendo duas referências: uma a Deuteronômio 25:4 e outra a Lucas 10:7 (usando até o mesmo fraseado grego)! Para o apóstolo, os escritos neotestamentários dos evangelhos também eram Palavra de Deus. Tanto os Evangelhos como as Epístolas no Novo Testamento vêm a nós com a autoridade de Jesus, e Ele quer que nós ensinemos essas coisas aos discípulos.

    “Somos seguidores de Cristo ou de Paulo?”, podem perguntar alguns. “Como podemos seguir o ensino de outros homens além de Jesus?”, já me foi questionado. Respondo, com sinceridade, que Cristo é meu único Senhor. No entanto, tudo o que sabemos sobre Cristo vem de Paulo e dos outros discípulos de Cristo. Se não acreditarmos nestes, não nos sobra nada dAquele. Como alguém pode dizer que só segue Jesus, e não os apóstolos, se todos os registros que possuímos sobre Jesus provêm dos apóstolos e de seus companheiros? Cristo nunca escreveu sobre si. Tudo o que temos sobre Ele passou pela mão de seus discípulos primitivos.

    Crer em Jesus está definitivamente ligado a crer nos Apóstolos e em seus companheiros. Se você não acredita na doutrina de Paulo, de Tiago, de Pedro, de Lucas, de Marcos, de Mateus, de João e de Judas, como você pode acreditar nos registros que alguns deles fizeram do Messias? Se Paulo disse algo em Romanos ou aos Coríntios que foi fruto de seus preconceitos ou de sua criação judaica, por que ele não poderia ter feito o mesmo ao instruir Lucas em seu registro do Evangelho? Se Pedro não é digno de toda a nossa confiança, ou se sua doutrina é inferior ou secundária, como podemos dar tanta atenção àquilo que Marcos aprendeu dele e registrou no Evangelho? Se Tiago poderia errar, por que não Mateus? Se João se enganou em suas epístolas ou no Apocalipse, por que acreditamos em seu registro da vida do Logos? A verdade que muitos tolos ignoram é que, ou você aceita o Novo Testamento por completo, até a última letra, ou você não tem Jesus, não tem cristianismo, não tem Bíblia, não tem fé e não tem salvação. Ou temos o Novo Testamento por completo ou não temos Testamento nenhum.

    Deve-se admitir, então, que se vamos ter uma religião não doutrinária, ou uma religião doutrinária fundamentada meramente em verdades gerais, isso significa que não somente temos que nos livrar de Paulo, da igreja primitiva de Jerusalém, mas também de Jesus.[4]

    Infelizmente, ainda há, em pleno século XXI, quem tente opor Jesus aos outros escritores bíblicos. Como disse Gresham Machen, tem-se a impressão que o liberal substitui a autoridade da Bíblia pela autoridade de Cristo. Tal homem diz que não pode aceitar o que ele considera um ensino imoral do Antigo Testamento ou um argumento sofisticado de Paulo, em oposição os simples e morais ensinos de Jesus. Assim, ele se considera o mais puro verdadeiro cristão, uma vez que, rejeitando todo o restante da Bíblia, ele só depende de Cristo[5].

    Paulo deixa claro que as suas epístolas também são coisas que Jesus agora nos ordena, de tal modo que “aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus” (1 Ts 4:8). Você entendeu bem o que acabou de ler? Você nega a Deus se ignora todo o escopo do Novo Testamento! Como comenta Thomas Edwards: “Quem se recusa a ouvir os apóstolos de Cristo recusa-se a ouvir o próprio Cristo e atrai sobre si seu descontentamento”[6]. Homens como Caio Fábio e sua corja, que tratam o que é revelado após Jesus como contaminado com o machismo, judaísmo ou o diabo estão, na verdade, negando a Deus. O destino dos que tal coisa fazem é certo e inequívoco, a menos que se arrependam de sua blasfêmia. Parafraseando o que o Dr. Jay E. Adams diz sobre Paul Tillich, durante uma das suas preleções na Conferência Fiel para Pastores e Líderes, em 1989: “Ler ou ouvir um sermão de Caio Fábio é ouvir o que o inimigo tem a dizer”[7].

    • não pode tocar no dizimo dos parasitas que os protestante piram kkkkk

      qualquer um que falar mal da esculhambação dizimal se torna inimigo de estado para os pa$tores parasitas!

  12. Não retiro um ponto das palavras postadas, não tenho que provar nada a você, devo obediência Aquele que me envia.
    Ponha sua “fé” onde você quiser,mas para tudo o que homem plantar ele vai colher.
    E sempre que houver heresias e doutrinas de demônios eu vou levantar minha VOZ, este e meu chamado.

  13. Fantastico…Sou es pastor Assembleiano do Ministerio do Belém..vivi por mais 15 anos dentro, convivendo chamando Pr José Welingtom somente por Zé devido amizade e intimidade, sei que escrevo e falo…Caio Fabio em relação as suas mensagens, explicações, pensamentos é absurdamente Fantatsico, é o perfeito o intendimento que CRISTO quer que tenhamos isso é ter a mente de Cristo, chega a ser simples, vc ouve coisas que me pergunto- como é simples assim- A coerencia com a realidade da vida a qual Caio Fabio demonstra é libertadora é leve como julgo e fardo que Jesus nos entregou. Meus parabéns Caio Fabio, esta coragem e simplicidade de explanação a cerca do evangelho de Cristo é FANTASTICA – É por isso que os “grandes lideres” tem seu respeito, enquanto religiosos ficam loucos é so ver as balelas até bem escritas aqui nos comentarios, porém totalmente fora da realidade do que realmente é e do que Cristo quer para nossos vidas. E digo mais hemm, teve muitooooo” pastorzãoe lideres”a qual respeitarei em não citar mais nomes por respeito e amizade, que falou diretamente comigo em estar assutado com tantas verdades que agora não da mais para segurar e nem enganar…

    • Wladimir,
      Foi uma delícia para meus olhos ler o seu depoimento. Eu tb aprendi a ver Jesus com o Caio, e fiquei muito mais surpreendida e impactada pela Sua presença.
      Mais JESUS e menos blá blá blá!

      • Olha que eu ja estava quase pra lhe dar um Dez viu Mary , Caio Fábio não Mary…nois não gosta do caiofóbio ,…,…,…
        Olha o Guru outra vez ai Geeentee !

  14. DONA MARY Só para esclarecer eu não sou debatedor como você quis me rotular, quem começou a cuspir perolas de ignorância foi você ,eu só esclareci o que foi postado.

    Mas sim, realmente você e uma pessoas institucionalizada, porque ainda confia em homens.
    Ser institucionalizada e mais do que ir a igreja física e sim uma condição de escravidão mental, que e seu caso e de muitos outros. Você nem leu a mensagem.

    E você mesmo declarou que a “igreja física” lhe deixou marcas, então você anda no mesmo espirito de frustração que o seu objeto de idolatria (o tal reverendo).

    E você não esta ligada a igreja espiritual, a igreja de Cristo e um corpo com varias partes e uma só cabeça que e Jesus Cristo, mas você só quer estar ligada a iguais como você e seu “reverendo”.

    A verdadeira igreja e feitas de pedras vivas, diferentes umas das outras, mas todas em um mesmo Espirito e uma mesmo Corpo.

    Leia mais a bíblia e bus

  15. DONA MARY Só para esclarecer eu não sou debatedor como você quis me rotular, quem começou a cuspir perolas de ignorância foi você ,eu só esclareci o que foi postado.

    Mas sim, realmente você e uma pessoas institucionalizada, porque ainda confia em homens.
    Ser institucionalizada e mais do que ir a igreja física e sim uma condição de escravidão mental, que e seu caso e de muitos outros. Você nem leu a mensagem.

    E você mesmo declarou que a “igreja física” lhe deixou marcas, então você anda no mesmo espirito de frustração que o seu objeto de idolatria (o tal reverendo).

    E você não esta ligada a igreja espiritual, a igreja de Cristo e um corpo com varias partes e uma só cabeça que e Jesus Cristo, mas você só quer estar ligada a iguais como você e seu “reverendo”.

    A verdadeira igreja e feitas de pedras vivas, diferentes umas das outras, mas todas em um mesmo Espirito e uma mesmo Corpo.

    Leia mais a bíblia e busque o Senhor, olhe mais para a pessoa de Jesus.

  16. Este indivíduo só tem palavras distorcidas de persuasão humana reprovadas por Deus, sem unção sem poder:
    Que a palavra julgue:

    E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;
    Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
    1 Coríntios 2:4,5

    Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder.
    1 Coríntios 4:20

  17. XODO 21:20-21 Com a aprovação divina, um escravo pode ser surrado até a morte sem punição para o seu dono, desde que o escravo não morra imediatamente.

    LEVÍTICO 26:29, DEUTERONOMIO 28:53, JEREMIAS 19:9, EZEQUIEL 5:8-10 Como punição, o Senhor fará com que as pessoas comam a carne de seus próprios filhos, filhas, pais e amigos.

    NUMEROS 15:32-36 Um homem que no Sábado estava pegando gravetos de lenha para uma simples fogueira é apedrejado até a morte segundo a ordem de Deus.

    NUMEROS 16:49 Uma praga divina mata 14.700 pessoas.

    NUMEROS 25:9 Mais outra praga divina mata 24.000 pessoas.

    NUMEROS 21:35 Com o apoio divino os Israelitas matam Ogue, seus filhos e todo o seu povo até não haver sequer um sobrevivente.

    NUMEROS 25:4 Disse Deus a Moisés: Toma todos os cabeças do povo e enforca-os ao Senhor diante do Sol, e o ardor da ira do Senhor se retirará de Israel.

    DEUTERONOMIO 20:16 “Das cidades destas nações, que o Senhor teu Deus te dá em herança, nenhuma coisa que tem fôlego deixarás com vida”.

    JOSUÉ 6:21-27 Com aprovação divina, Josué passa ao fio da espada todos os homens, mulheres e crianças da cidade de Jericó.

    • frank e para vc. ele diz , o homem não se deitará com outro homem como se forá mulher é abominação diante de Deus e serás morto.
      8 Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
      19 Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
      20 Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
      21 Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
      22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
      23 E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
      24 Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
      25 Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
      26 Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
      27 E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
      28 E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;
      29 Estando cheios de toda a iniqüidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
      30 Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;
      31 Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
      32 Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.
      Atos 28 QUER DIZER VC. TAMBÉM ESTA MORTO, VAI PARA O INFERNO….ORA NÃO QUER OBEDECER O DEUS QUE TE CRIOU E ACHA RUIM O GASTIGO

    • O que dizer dele ataca Deus na lei mas Deus ja e graca ena o precisa mais apontar, e sim justificar-nos.Acho que vc Frank ainda esta no deserto com o povo judeu,desobediente e debaixo da lei para correcao.

  18. Serei breve.Eu vi a entrevista e confesso algumas coisas.Caio e transparente e gosto disto,fugindo de hipocrisias que alias o fazem ouvido, nao porque seja tao coerente mas por que realmente transparece onde poucos aparecem e muitos se escondem.O fato de Caio apontar coisa terriveis no meio evangelico nao significa que ele seja aprovado e sim que os outros estao sendo reprovados.Agora sua linguagem e torpe,e sinceridade e transparencia nao justificam isto,e filosofico,amante de suas ideias como se fossem absolutas,e trata do evangelho como uma proposta de pouca renuncia,pouco arrependimento e uma graca com trejeitos de licenciosidade.Acho absurdo,tratar de assuntos como sexo antes do casamento,aborto,masturbacao de tal maneira que se assemelha a impio.Eu sei que as pessoas gostam de ouvi-lo e eu em algumas coisas, tambem, porem sera que o evangelho e so para satisfazer ou para trazer renuncias e reflexoes a respeito de nossa conduta para com o nosso Senhor.A questao de casamento e outra coisa.Opinioes sao bem vindas ,porem torna-las cristas temperadas ao gosto do secularismo e perigoso e anti-biblico.Nao estou aqui dizendo que nao se deve examinar cada situacao mas e preciso que nao se banalize o casamento e nem as relacoes humanas.So pelo momento e pela memoria.Recomendo reter o que e bom.

DEIXE UMA RESPOSTA