A entidade humanitária evangélica Samaritan’s Purse enviou 1.000 voluntários ao sudoeste da Flórida para ajudar os moradores a se recuperarem do furacão Ian e aproveitar a oportunidade de anunciar o amor de Deus.
No dia 28 de setembro, o furacão Ian atingiu o continente como uma tempestade de categoria 4 com ventos máximos sustentados de 240 km/h na região de Cayo Costa, na Flórida.
O Serviço Nacional de Dados e Informações de Satélite Ambiental o classificou como “o quinto furacão mais forte já registrado a atingir os Estados Unidos” e o “furacão mais forte a atingir a Flórida desde 2018”.
O pastor Franklin Graham, diretor da Samaritan’s Purse, afirmou que cerca de 1.000 voluntários foram enviados ao sudoeste da Flórida, especificamente às regiões de Fort Myers, Punta Gorda e Englewood, as áreas mais atingidas pelo furacão.
Segundo ele, o que os voluntários estão fazendo neste estágio é “ajudar as pessoas a colocar seus telhados de volta” e a “tirar lama de suas casas”.
As autoridades informaram que a região de Fort Myers teve uma tempestade recorde e registrou inundações de mais de 2 metros de profundidade: “A resposta tem sido muito forte e esperamos que se mantenha”, disse Graham, alertando que “se houver outro evento de notícias e as pessoas pararem de falar sobre a Flórida, fica ainda mais difícil tentar encontrar voluntários”.
Ajuda urgente
“Acho que agora, estaremos lá durante o inverno e possivelmente até a primavera. … Há muita necessidade agora. Tudo o que fazemos, queremos fazê-lo em nome de Jesus Cristo. Quero que as pessoas saibam que Deus as ama, não as esqueceu. Muitas vezes, em tempestades como essa, as pessoas pensam que talvez Deus esteja bravo com elas e as esteja julgando. Não, eu quero que eles saibam que Deus nos ama”, declarou, em entrevista ao portal The Christian Post.
“Quero que eles saibam que a âncora em que podemos nos agarrar nessas tempestades é Jesus Cristo, que nos levará não apenas através desta e da próxima tempestade, mas também através das tempestades da vida até que cheguemos ao céu, e quero que as pessoas depositem sua fé e confiança n’Ele”, comentou o pastor.
Graham refletiu sobre a devastação que testemunhou ao visitar o sudoeste da Flórida no início desta semana: “As pessoas nessas casas perderam tudo o que possuíam, todos os móveis, roupas de cama, travesseiros, roupas, tudo estava encharcado nessa água salgada e simplesmente arruinado e destruído. então a única coisa que eles podem fazer é levar isso para a rua e o governo federal entra, a FEMA, e eles vão tirar essas coisas”, lamentou.
Todo o trabalho de socorro às vítimas tem sido apoiado por uma igreja local, Citygate Ministries, que cedeu seu espaço: “Eles permitiram que a Samaritan’s Purse estacionasse seus caminhões e todos os seus equipamentos lá. Eles pegaram metade de sua igreja, suas salas de escola dominical e outras coisas e disponibilizaram para os voluntários dormirem”.