Youtube fecha canal cristão alegando violação de direitos autorais; Ministério Diante do Trono protesta e pede reabertura

4

Alegando questões de direitos autorais, o Google retirou do ar o canal cristão Alcibiades232, no Youtube. O canal reproduzia vídeos ligados ao cristianismo, como entrevistas de pastores e personalidades gospel em emissoras de TV, clipes de cantores e outros.

A exclusão do canal aconteceu na última semana, e desde então, a mensagem “Alcibiades232 teve a conta encerrada porque recebemos diversas reivindicações de terceiros de violação de direitos autorais relacionadas ao material postado pelo usuário” é apresentada aos internautas que tentam acessar os arquivos do canal.

A conta era administrada por Alcibiades Santos, e recentemente seu canal havia sido eleito o quinto mais relevante do Youtube no Brasil, registrando mais de 179 milhões de acessos e um rol de seguidores superior a 350 mil pessoas.

Sobre o ocorrido, o administrador do canal lamentou o encerramento da conta e agradeceu as manifestações de apoio feitas pelos internautas: “Antes de tudo quero agradecer a todos pelo carinho e atenção […] À tarde eu não estava em casa, e ao chegar agora à noite, fui bombardeado com inúmeras mensagens […] Só queria deixar claro que nesses 5 anos de trabalho no Youtube, nunca ganhei 1 centavo sequer, nunca fiz nada por dinheiro! […] Recusei centenas de convites de parceria para monetização no Youtube! Não sei se as denúncias partiram dos nomes informados pelo Google, até porque sempre fui bem aceito por eles, mas infelizmente não posso fazer nada”, afirmou Alcibiades, segundo o Christian Post.


O Ministério de Louvor Diante do Trono foi um dos que se manifestaram contrários à decisão da equipe do Google que administra o Youtube de excluir o canal Alcibiades232: “O Ministério de Louvor Diante do Trono vem informar que nunca solicitou e nem solicita retirada de canais do YouTube do ar e não apoia esse tipo de iniciativa”, informa o texto divulgado pela Rede Super.

Na nota, o DT reafirma seu apoio ao canal: “Fomos certificados por meio de terceiros que o canal Alcibiades232 foi retirado do ar por questões de direitos autorais. A equipe do Ministério de Louvor Diante do Trono vem expressar que apoia o canal e está tentando contato com o YouTube afim de solicitar o retorno do mesmo. Esperamos que outros também tenham essa iniciativa”, pontua a nota.

O posicionamento do Diante do Trono foi motivado pelo fato de que boa parte do conteúdo apresentado pelo canal era relativo ao trabalho do ministério.

Diversos internautas protestaram contra o fechamento e fizeram campanha para que o canal fosse reativado com todos os vídeos, usando hashtags no Twitter, como #VoltaAlcibiades232 e #YouTubeDevolveAlcibiades232.

Um canal alternativo, chamado Alci232, já está operando no Youtube, com parte do conteúdo que antes era exibido pelo canal que foi excluído.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

4 COMENTÁRIOS

    • SE FALA UMA COISA VOCÊ VEM COM OUTRA, QUE NÃO TEM NADA HAVER, AQUELE QUE ESTÃO QUERENDO TIRAR O DEP. TEM UM MOTIVO PRA TAL, UM QUER O DIREITO DE FUMAR SOSSEGADO SUA MACONHAZINHA, OUTRO QUER FAZER ABORTO(ASASSINAR ALGUÉM), OUTRO QUER CONTRAR NUPCIAS.KKK, VOCÊ QUE ESTÁ QUERENDO COM ESSA CRITICA, POIS CRISTÃO VOCÊ NÃO DEVE SER.

  1. Alex nos também estaremos orando por você nao sei porque tanta raiva do pastor porque ao contrario de você ele so deseja o teu bem Jesus te ama!!!!

  2. a quem pertence mesmo a net, quem é que trabalha , para difundir o mal, e restringir o bem, nos países ricos a net fez muitas pessoas pararem de ir a igreja , para ficarem adorando a DEUS dentro de casa pela net, DEUS esta longe disto

DEIXE UMA RESPOSTA