Após se divorciar de Zezé di Camargo, Zilu se converte, faz selfie durante culto e erra nome da igreja que frequenta

111

Zilu Camargo, ex-mulher do cantor sertanejo Zezé di Camargo e mãe da cantora Wanessa Camargo, revelou recentemente que se converteu ao Evangelho e passou a frequentar cultos da Congregação Cristã no Brasil.

Nas redes sociais, Zilu Camargo publicou uma foto com véu no templo da Congregação, tirada enquanto ouvia a leitura da passagem bíblica escolhida como tema da mensagem no culto.

“Congregação Cristã Do Brasil. Palavra (Jó 42) uma benção. #deusnocomando”, escreveu Zilu na legenda da foto publicada na internet. Em seu Instagram é possível encontrar diversas mensagens sobre Deus ou com o uso da hashtag #deusnocomando, simbolizando sua nova vida.

Porém na selfie tirada dentro da igreja ela cometeu o deslize de errar o nome da denominação que está frequentando, o nome correto é “Congregação Cristã no Brasil” e não “Congregação Cristã do Brasil”, fato reparado pelos comentaristas nos sites de notícia.


O ato de tirar uma selfie durante um culto também foi duramente criticado pelos leitores que afirmaram que ela deveria prestar a atenção na Palavra pregada pelo Pastor e não no que irá publicar em redes sociais. “É óbvio que não havia a necessidade de postar esta foto, principalmente por expor a irmã de trás, além do nome da igreja e passar uma má impressão aos que não a conhecem, mas vamos dar um desconto pois até onde sei ela não é doméstica na fé e, como já disseram, há muitos outros batizados há anos que postam vídeos de diversos serviços nas redes sociais, inclusive pregações. Acho que não devemos julgar os erros dos outros e sim procurar aprender / ensinar (aos que não conhecem a doutrina da CCB) com eles na medida do possível. De qualquer forma, que ela seja bem vinda e que Deus a abençoe”, disse um dos leitores.

Zilu termina namoro

De acordo com informações do site Ego, especializado em celebridades, Zilu terminou recentemente o namoro com o cantor sertanejo Zé Henrique, da dupla com Gabriel. O relacionamento havia começado pouco depois do fim do casamento dela com Zezé.

Atualização: Em uma rede social, Zilu afirmou ser convertida na Congregação Cristã no Brasil há cerca de 12 anos, onde teria sido batizada nas águas.


111 COMENTÁRIOS

  1. O erro do nome foi pequeno, insignificante… problema seria estar na CCB e escrever que estava na IURD. Aí seria muita diferença. Sobre o selfie, realmente ficou meio estranho… fora de propósito, mas talvez por ser nova convertida, é normal esses deslizes, com o tempo se for sincera ela vai aprendendo.

  2. É O VEU FICOU MUITO BONITO, MAS A BÍBLIA NÃO MANDA TIRAR O VÉU, QUER DIZER SAIU DE UM ENGANO PARA COMETER UM ERRO. É A MESMA COISA QUE CONGREGAR NA IGREJA DE STARDUST, VEJAM O PR. DELE PREGANDO.


    Assine o Canal
    • Ei josécarvalho…. dá uma lida melhor nos capitulos que falam desse véu ai, acho que voce misturou com a leitura do antigo testamento em que para examinar a torah os judeus se cobriam . Como disse pra G+, eu sei que voces nao gostam muito da gente, mas vamos pesquisar um pouquinho….

  3. nao tem erro nenhum. Os dois nomes estão registrados para mesma igreja. A troca do “do” para “no” é apenas para dizer que a congregação cristã está situada no Brasil e não que é uma outra igreja com base no brasil, algo como as Assembleias de Deus fazem. Eu sei que vocês não gostam muito da gente mas fica a diga G+, pesquisa um pouquinho…

  4. La não tem pastor e sim cooperador e não recebe salario de nada.o cunhado dela que é cadeirante ja é de lá faz tempo.
    mais mal a mulher chegou na igreja e ja tão metendo o sarrapo nela? Eita povo ignorante. nova convertida é assim mesmo, vai demorar um pouco ater ela se achar na igreja, e eu acho que vai demorar mesmo porquer não é facil ser crente na ccb não, é só para quem quer mesmo se converter de verdade e servir a Deus de um puro e sincero coração.

    • Desculpa irmão, eu não entendi o último trecho quando você diz “por quer não é fácil ser crente na ccb não, é só para quem quer mesmo se converter de verdade e servir a Deus de um puro e sincero coração” . Quer dizer que o crente é crente porque serve ao SENHOR somente na CCB ? Quer dizer que não posso servir ao SENHOR em outro ministério com um coração sincero e puro ? A conversão quem realiza é o SENHOR no coração de cada um – e não tem nada haver com religiosidade, muitas vezes, imposta pelos homens.

    • Amigo Luciano, conheço bem a CCB e posso afirmar com toda certeza que tirando o fato de não poder cortar o cabelo e não poder usar calça comprida o resto da doutrina é bem facinho de cumprir, pq lá pode tudo, encher a cara, fumar e até fornicar…
      Ao menos é isso que acontece na denominação aqui na minha cidade.
      Na verdade a CCB é mais uma seita que uma religião.

      Se vc disser que não é fácil “SERVIR A DEUS” e “CUMPRIR SUA PALAVRA” aí eu concordaria com você!

          • Esse assunto é meio complexo, pois, seita é um termo que deriva do latim “secta” cujo significado é seguidor. O termo é utilizado para designar um grupo numeroso de uma determinada corrente religiosa, filosófica ou política que se destaca da doutrina principal. Sectário é um termo que designa o indivíduo que faz parte de uma seita. Uma seita pode também ser considerada uma “divisão”, “partido” ou “facção”.

            Se levarmos ao pé da letra tudo o que não harmoniza com a doutrina bíblica seria considerado seita, com isso, infelizmente, diria que a maioria das igreja evangélicas se enquadraria no termo.

            Obviamente, estou fazendo uma análise das igrejas evangélicas, não considerando as demais.

            Comumente a igreja Cristã utiliza alguns pilares fundamentais que denotam o verdadeiro evangelho:

            1. SOMENTE A BÍBLIA
            2. SOMENTE CRISTO
            3. SOMENTE A GRAÇA
            4. SOMENTE A FÉ
            5. SOMENTE A DEUS TODA GLÓRIA

            Claro que podemos aprofundar cada um destes pilares, mas de maneira ampla são estes os fundamentais.

            Por eles já conseguimos ter uma base dos ministérios que destoam da doutrina central que constam nas Escrituras.

            Quanto à CCB eles acreditam que:

            1 – Todas as demais igrejas são seitas.
            2 – Praticam proselitismo, ou seja, buscam convertidos para suas igrejas, bem diferente de evangelismo.
            3 – Crêem que o batismo nas aguas regenera o pecador.
            4 – Possuem uma fórmula batismal própria e negam qualquer outro batismo que não tenha sido realizado dentro de seus moldes.
            5 – Possuem um ritual de beijo como ósculo santo e dizem que só eles obedecem a bíblia pois pra eles isso é um mandamento.
            6 – Ensinam que o pecado de morte que é o pecado contra o Espirito Santo é a mesma coisa que pecar contra a CCB.
            7 – As mulheres devem usar véu nas cerimônias.
            8 – Possuem ensinos equivocados sobre a lei, segundo eles haviam três leis e nem todas foram cumpridas. “No velho concerto havia três leis: Civil, Moral e Cerimonial e por suprema autoridade o sumo sacerdote. … A lei cerimonial com as suas ordenanças foi cumprida com a oferta pura do Cordeiro de Deus… A lei moral é fruto da nova vida…” Parte do que escreveu seu fundador.
            9 – Possuem uma estrutura psicológica fechada, ou seja, não visitam outras denominações, só lêem literaturas da CCB e não questionam nada do que lhes é ensinado.
            10 – Possuem revelações além da Biblia, pois, para eles as revelações não se encerraram com o Cânon, seus profetas ainda podem trazer doutrinas novas.
            11 – Crêem na salvação por meio de obras.
            12 – Rejeitam o estudo da Biblia.
            13 – Acreditam no sono da alma.
            14 – Possuem dogmas doutrinarias acerca de funerais, casamentos, etc.
            15 – Dizem que Deus só aceita as orações feitas de joelho.
            16 – Rejeitam o ministério pastoral, para eles, jesus é o unico pastor.

            Em resumo, mudo minha opinião, se isso não for uma seita não mais o que é.

            O Luciano pode comprovar se o que eu disse está ou não correto em relação aos pontos.

      • Eu nunca fui à uma CCB mas TODOS, eu disse TODOS os que eu conheço que são de lá são manguaceiros. Pode ser coincidência mas é um fato.

        Não que eu ache que beber seja pecado mas os que eu conheço de lá passam longe de um beber socialmente.

        • marcos se eu sou crente da congregação não tem porquer visitar outras igrejas, até porquer posso passar mal ficando comendo comida estragada por ai.
          Manguaceiro tem em toda igreja, um ou outro pode ter esse vício e a todos é aconselhado para se desviar deste mal.
          Agora crente como você hipócrita a gente quer distancia, você conhece bem a congregação e fica se fazendo que não conhece, lógico conhece os pontos que le convem para criticar, quem e espiritual sabe que seus comentarios são pura hipocrisia.

          • te pergunto, o que pensas dos irmãos que frequentam as outras denominações ? Crê que lá existem pessoas salvas ? Tem eles como irmãos ?

          • Bom, não entendi ainda onde está a hipocrisia no meu comentário. Acho que você está meio irritado por eu ter exposto exatamente qual é a “doutrina” de vocês.

      • Prezada Maria, sou dessa denominação desde criança, servimos a Deus de acordo com a doutrina deixada na Bíblia (Novo Testamento) tal como seus conselhos, isso não faz de nós uma seita e sim uma religião comprometida a continuar a obra de Deus desde as primícias ali em Jerusalém após a ressurreição do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Se vc conhece vc sabe que é pecado fornicação, e se alguém pratica sendo batizado fica sem liberdade para participar dos cultos como os outros que estão ali servindo a Deus fielmente. Se é que vc conhece, não se pode embriagar e nem mesmo cerveja bebemos, nem qualquer outro tipo de bebida alcoólica, se alguém que vc conhece pratica esses tipos de coisas, saiba que estão errando primeiramente perante Deus, e o nosso dever é orar por eles para que o Senhor Deus de misericórdia possa liberta-los desses vícios e pecados que destroem as almas, e abençoar suas vidas como tem abençoado a minha e de milhares de pessoas que servem a Ele em sinceridade. Deus abençoe você e sua familia!

      • Concordo que será salvo quem for limpo de mão e puro de coração, que servir a Deus requer renuncia e há muitas dificuldades, pois o inimigo não quer nos ver adorando a Deus, pois ele nunca mais terá a salvação e não quer q nós venhamos a ter tb. Sou ccb, Que não é seita, é uma graça, não é a placa que te levará ao céu e sim seguir os mandamentos deixados pelo Salvador. Todas as igrejas tem seus defeitos, se na ccb q Maria citou tem fornicação, fumantes etc, mas se esqueceu q as outras denominações tb tem, ou não? Nunca ouvi pregação de Pastor na Tv pregando q tem q se guardar para o casamento, onde tem humanos, tem imperfeição, se alguns q estão na igreja cometem td isso, é questão com Deus não com o homem ou igreja, ha pastores falsos, cooperadores falsos, isso é para se manifestar quem é verdadeiro e fiel a Deus.

      • amiga se tem alguns que dar mau testemunho na sua cidade nao sao todos assim nem muito menos isso e ensinado na igreja pelo contrario’toda generalisaçao e burra pois a propria biblia diz que numa grande casa nao ha so vaso de ouro e prata mais de pau e barro tambem uns para honra porem uns para vergonha e desonra

      • Pois bem, eu acho, que voce não sabe distingui o que seita. vou te explicar: seita e toda religião ou doutrina que nega a Jesus Cristo, a CCB, nunca negou e nunca negará. Pois Jesus é o único caminho, o Senhor Jesus, disse: uma só fé, um só batismo e uma só doutrina, depois que criaram a famosa Teologia, cada um interpreta do seu jeito que lhe faz bem ao seu bolso; Hoje é PEQUENAS iGREJAS E GRANDES NEGÓCIOS e fica tudo certo. Antes de falar mal, vc deve conhecer primeiros, e nunca ser guiados por outros que não conhecem e se um dia conheceram e tropeçaram, querer fazer outros a tropeçar também. cuidado o que voce fala.

  5. Qual a necessidade de ficar dando pitaco na vida da mulher, dizendo o que ela fez de errado ou não? TIRA A TRAVE DO TEU OLHO PRA TIRAR O CISCO DO OLHO DO TEU IRMÃO!
    Só Jesus pode dizer se a conversão é genuína ou não. Agora eu entendo porquê crente é dito como chato… Fica se metendo na vida espiritual dos outros enquanto a própria tá uma zona.

  6. Ué… mas a CCB é uma seita. Eu sei disto porque, na igreja que eu congrego fizemos um estudo sobre, seitas e heresias. Mas oro por ela para que Deus lhe dê a direção certa.

    • jackeline lima

      O que caracteriza a ccb como uma seita? Vc é a primeira que vejo falando isso dela… sei que organizações como TJ, mórmons e iurd são classificadas como seitas até mesmo no meio evangélico, mas a CCB ser colocada como uma seita eu desconheço.

      Se vc estudou sobre seitas e heresias, pode explicar o que faz a ccb ser classificada como tal.

      • A CCB é uma igreja exclusivista, só isso.

        Parece que o céu foi feito só para eles e que a salvação só existe em sua denominação e em questão de Bíblia só a interpretação deles é válida. Para eles somente sua liderança é Bíblica, somente sua maneira de orar é válida e a pregação do evangelho só é correta através de seus membros.

      • Stardust esta inocente deve ser novinha de crente e ja ta bem orientada, os pastores dela e de outras é ligeiro para dizer aos fieis que a ccb é uma seita e a deles não. Jackeline quem vai na cabeça dos outros é piolho.

    • Jackeline Lima ,não sei que igreja é essa sua que fica institulando as outras de seita sem saber ,e vc sabe de verdade o que é uma seita? Sou da Ccb desde que nasci e não tem nada de seita lá servimos a Deus como todas as outras só que com algumas interpretações bíblicas diferentes como em todas as outras.
      Em muitos casos, a palavra “seita” serve para descrever uma divisão ocorrida no cristianismo. No entanto, como seita designa um conjunto de seguidores, pode ser que existam boas doutrinas e cristãos genuínos, porque o conceito de seita é ambíguo. Aquilo que hoje é considerado como seita, amanhã pode ser considerado como a corrente religiosa principal, e vice-versa.

      Para muitas pessoas o termo seita tem um sentido pejorativo, graças ao fanatismo de algumas pessoas. Por exemplo, em Março de 1997, 39 seguidores de uma seita chamada Heaven’s Gate (Portão do Céu, em português), cometeram suicídio em massa porque acreditavam que desta forma se libertariam dos seus recipientes humanos e patiriam para uma viagem numa nave espacial.

      São esses tipos de exemplos e que dão o sentido negativo à palavra seita. Por esse motivo, alguns líderes religiosos afirmam que uma seita é uma distorção religiosa que apresenta doutrinas falsas.Por favor não fale do que vc não conhece de verdade.

    • voce esta bem equivocada sobre a ccb ir jaqueline ‘devia nos conhecer melhor nos visitar pessoalmente ai te passaremos tudo que voce quiser saber a nosso respeito e lembre-se quem persegue o que nao conhece nao passa de um tolo

  7. ClMarcos, seus comentarios a respeito da CCB é uma demonstração clara da ignorancia e desrespeito em relação ao conhecimento que se reveria ter para falar sobre um determinado assunto, quem dirá a uma igreja seria e verdadeira como a CCB. Vai buscar melhores argumentos pois os seus são completamente equivocados e mal aplicados. Quanto a desvios em relação a bebidas a CCB é extremamente contra e existe vários tópicos doutrinarios que orienta sobre isso. NAO

        • Stardust de jeito nenhum, se algum cooperador ficar cobrando dizimo dos fieis oquer é difícil, mais se fizer é afastado imediatamente do ministério, a congregação mostra as nessecidades aos fieis e vai de cada um querer ajudar ou não, aquela palavra dai com alegria é bem pregado por aqui, nada é obrigatório e ninguém é fiscalizado tipo calendario de dizimo dos fiéis etc…conheci uma pessoa que me disse que todo dia 5 o pastor ia bater no serviço dele cobrando o dízimo oque achei um absurdo.

          • luciano

            A ccb eu não conheço sóouvi falar algumas coisas… esse negócio que eles não tomam dízimos eu já vi falando diversas vezes, um ponto positivo. A contribuição (ou oferta) pode sim ser dada, não há problemas. Agora eu já vi acusações de que na ccb a bebida não é ensinada como algo a ser moderado.

            Ao contrário do que a religião evangélica diz, consumo de bebidas alcoólicas não épecado, o problema é a embriaguez, mas parece que na CCB o risco da embriaguez não é ensinado e varios passam dos limites.

          • Stardust na ccb é pregado sim e também ninguém fica apontando ninguém quem tem ou bebe sua bebida em casa etc…e a igreja orienta aos fiéis na festa de ano novo a não exagerar na bebida,sempre socialmente, agora aquele que bebe exagerado e dá escandalo,se tiver ministério na igreja vai sofrer com as consequências e até perder o cargo que tiver.
            stardust la também é dada a santa ceia uma vez por ano, até porquer o senhor jesus morreu uma vez só, ele não morreu varias vezes ao ano para se da a santa ceia todos os dias ou toda semana.

          • A ccb tem algum departamento ou ministério de ajuda aos necessitados ou é como a iurd que não tá nem aí com os que precisam de auxílio?

  8. Toda essa discussão foi só porque a mulher tirou uma foto dentro da igreja infelizmente ela não sabe se portar como uma serva ela vai aprender com o tempo o que é certo e errado…. E outra coisa vcs falando mal da doutrina da CCB. Deveria olhar bem parao próprio umbigo do que ficar apontando as fraquesas de um irmão até pq independente da religião somos todos filhos de Deus até pq não vejo ninguém Santo para apontar erros dos outros… Desde pequena aprendi uma coisa que qnd vc vê seu irmão fraco ore por ele… Então peço pra àqueles que julgam o povo da CCB que orem a Deus por eles… E outra coisa antes de vcs falarem mal de uma religião conheça primeiro não fiquem tirando conclusões pq vc acha ou pq te falaram o diabo é sujo e entra com pensamentos sujos para que vc não conheça a graça maravilhosa que é a CCB

  9. Meus irmãos, porque tanta discussão e falação. A mulher errou e escreveu “DO” e não um “NO”, sabiam que no passado era “DO” e não “NO”? Vocês tem manias de julgar as doutrinas alheias, de falar um dos outros e não um com os outros. Atacam a tudo e todos como se tivessem razão no que estão falando e maldizendo. E isso acontece em TODAS as igrejas. Vocês sabem porque são cristãos? – Crer em Cristo é crer na vida eterna, é crer que um dia Cristo virá em nuvens de glória e aí sim haverá um julgamento.
    Se a pessoa é crente e bebe, fuma, fornica, tem a língua peçonhenta etc, quem vai dar a Vida Eterna ou o Tormento Eterno é Jesus Cristo e não vocês! Que tal orarmos pelos fracos? Leiam mais a Bíblia em comunhão, Cristo abrirá os seus olhos espirituais para as coisas. Aprendam a amar um aos outros como Jesus Cristo nos amou. Ele morreu na cruz para nos livrar do pecado, para que possamos ter a chance de herdar vida eternal sem sofrimento e dor. JESUS CRISTO não é brincadeira, JESUS CRISTO é nosso SENHOR e não nos deve nada, pelo contrario nós que devemos muito para ELE. Leiam Mateus cap. 5 e 6 Jesus Cristo nos ensina muito nestes dois capítulos. – Fiquem com a PAZ DE DEUS. – Que Deus abençoe todos e preencha nossos corações com seu Espirito Santo, que a Fé nunca se apague e que nossos caminhos sejam sempre iluminados. Orai e Vigiai irmãos, o fim de nossa jornada é próximo.

  10. Gente, em primeiro lugar, vamos ver um erro da matéria por não buscar o conhecimento histórico desta igreja, a Congregação Cristã no Brasil, iniciou em mutos lugares no Brasil como Congregação Cristã do Brasil, havendo depois de um tempo uma solicitação da igreja para que todas aderissem a inscrição como Congregação Cristão no Brasil.
    Alguns membros desta igreja que possuam mais de 15 anos de CCB saberão do que estou falando, pois embora eu seja Pastor d Igreja do Evangelho Quadrangular, tenho vó e tias da CCB.
    sei que o dialogo com um CCB é um pouco difícil, mas como em qualquer igreja, tem os bons e os que envergonham os ensinamentos de Cristo, pois se tratando dos ensinamentos da igreja, muitos da CCB devem ser revistas, mas algumas coisas já estão mudando por lá.

  11. Ficou nojento ler estes comentários !
    Fala sério moçada, sabe qual a diferença entre CCB, IURD, IMPD, IBN, ASD e todas ?…NENHUMA !
    Todas estas instituições são iguais, cada um defendendo o seu mundinho !
    Mas o que mais me espanta é ver a falta de respeito um com os outros.
    Acho que a família do Zezé começou a ser salva nesta tragédia ai.
    Coisas boas virão !

  12. LI COMENTARIOS SOBRE A CCB ABSURDOS. DIZENDO QUE TEM MEMBROS VICIADOS EM BEBIDAS E OUTRAS COISAS,

    a doutrina da CCB sempre foi a mesm nunca mudou, a doutrina e pregada na igreja todos os cultos e obedece aquele que esta ali pra salvar a sua alma, oque so vai pra procurar gloria, bencao, cura, sao esses que mais escandalizam a obra de DEUS.mais os tempos de hoje em dia esta complicado em todas as igrejas em qualquer religiao, antes os irmaos eram mais obedientes a sã doutrina. hoje em dia ja fazem oque querem, como eu disse a salvaçao e individual.

    um dia eu li uma reportagem numa revista evangelica do pastor mais antigo da asembleia de DEUS dizendo assim: antes a assembleia era rigida, o povo seguia a DOUTRINA. hoje em dia sao tantas igrejas usando o nome da ASSEMBLEIA DE DEUS cada um colocando a sua doutrina, membros vao do jeito que bem quiser pra igreja, a ASSEMBLEIA MUDOU BASTANTE.
    entao esta dificil em todos os lugares.

  13. PESSOAL DESCULPE CAIR DE PARAQUEDA NAS CONVERSAS, MAS PRECISO PASSAR SÓ UM RECADO A TODOS A DOUTRINA E PASSADA POREM NEM TODOS ANDAM POR ELA, ISTO PORQUE A PROPRIA PALAVRA DE DEUS DIZ; TRIGOS E JOIOS, MUITOS SERAO CHAMADOS E POUCOS ESCOLHIDOS, MUITOS VIRAO E MEU NOME … ENFIM VAMOS TOMAR CUIDADO QUANDO FALARMOS DE DOUTRINAS, ESTA QUE NOS LEVERA AOS CEUS, VAMOS ORARMOS A DEUS PARA DAR A NOS ENTENDIMENTO E SABEDORIA, PARA QUE POSSAMOS SERVI-LO DE CORAÇÃO E ASSIM RECEBERMOS O DIREITO DA VIDA ETERNA. A GRAÇA DE JESUS CRISTO NAO DEVE SER DESCUTIDA ELA MERECE TODO O CUIDADO QUANDO PREGADA PARA PREVALECER O SENTIMENTO DA ALMA E NAO DA CARNE. A PAZ DE DEUS A TODOS.

  14. entendo que , um simples erro ‘e tão insignificante quanto o erro de colocação de palavras para ser tão especulado, diante da decisão e compromisso que ela esta assumindo hoje, creio que seja com Jesus.Isso sim e importante,a decisão por mudança de vida. que cada dia ela possa encontrar respostas para sua vida.

  15. Na ccb tem um departamento em que as ofertas vão e é chamada:obra da piedade, este departamento tem pessoas serias e caridosas de bom ânimo para ajudar os fiéis em dificuldades e tambem vai para catástrofe que acontece no brasil e exterior.

    • Algumas informações Importantes ao leigo no que diz respeito a denominação em específico:

      1) A CCB não tem uma contribuição como forma obrigatória. Em S Mateus 23:23 Jesus não ratifica o dízimo na graça, ele estava vivo e precisava cumprir a Lei para com sua morte introduzir a graça. Aquele que era santo não poderia jamais tropeçar nos mandamentos de Deus. Malaquias é velho testamento, estando de acordo com a Lei. Vivemos na Graça. O sacerdote é Cristo, mediador entre Deus e os homens, nao havendo mais necessidade alguma de transferir os dízimos para o sustente sacerdotal e das leis (Levíticos). Na CCB é chamado de Ofertas voluntárias, estando em plena comunhão com as cartas apostólicas, sem obrigatoriedade. Há vários estudos que comprovam que o dízimo é bíblico, mas funcionou na Lei para sustento do ministério sacerdotal (tribo de Levi). Na nova aliança, Cristo é o Sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, portanto o dízimo fez parte da Lei e dos profetas e não deve ser aplicado à era da Graça em Cristo, cada um contribua com aquilo que Deus colocou em seu sentimento, conforme ensinou o Ap. Paulo.

      2) A CCB não ordena Pastores. De nada adianta título pastoral sem o dom de Deus que é dado segundo a medida da graça de Cristo, ao ministério compete buscar o dom de pastorear e é isso que explicita em Aos Efésios cap. 4, essa carta não tem nada a ver com títulos ministeriais e sim dons que são dispensados a igreja, e na lista o dom de Pastorear. Na carta dos apóstolos e em todo testamento não há relato de ordenança para Pastor, esse termo fora aplicado no período pós reforma Protestante, a igreja Primitiva ordenou sempre Bispos (do latim, ancião), Presbíteros (Do hebraico, Anciãos) e na modalidade traduzida “Ancião”, título atribuído a pessoa que possui responsabilidades maiores na obra de Deus e a CCB cumpre fielmente as sagradas escrituras.

      3) O uso do véu não é salvífico. É para ordem e disciplina espiritual e litúrgico da igreja de Cristo, tendo um mistério por trás do “Sinal” com que as mulheres cristãs “devem” se apresentar nas igrejas: A ordem hierárquica da criação de Deus (Deus cabeça de Cristo>varão>mulher), por isso sinal de poderio “POR CAUSA DOS ANJOS”. Mas se alguém quiser contender, “NÃO TEMOS TAL COSTUME, muito menos as igrejas de Cristo, não somos de dissenções, oramos por aquele que nos aborrecem” (I Coríntios cap. 11).

      Cada um fica naquilo que Deus os tem feito saber e busca a paz o amor, que é o principio e fundamento da graça de Cristo.

      Deus os abençoe!

  16. se quiserem conhecer a ccb é só visitarem e fazer essas e outras perguntas ao ministérios que serão esclarecidos , e ficaram sabendo como funciona de verdade e parem de especulações..Temos sim coletas para ajudar os pobres e tem uma em nível nacional para ajudarem as pessoas membros ou não que são vitimas de catástrofes da natureza,como enchentes,secas etc.

    • Nao é bem assim, a salvação é individual e na doutrina nao diz isso, mas cada um é cada um. Só temos que orar para essas pessoas serem libertas. Julga nao é do agrafo de Deus.Deus que abençoe, e perdoa-me.

      • exemplo:
        dois estão bebendo numa mesa de bar,
        O 1°é fraco tem vontade de largar a bebida,por motivo da fraquesa não consegue.
        O 2° é forte consegue largar abebida mas não deicha por ser desobediente.
        Uma pergunta lhe faço ,qual destes o senhor vai levar consigo para um lugar de gloria celestial?

  17. Marcos não tem nenhum mistério nos nossos pontos de fé e doutrina pois estão todos na capa do hinario e nosso estatuto também é aberto a quem quem quiser lê as demais acusações suas é fruto da sua mente fantasiosa .Quem vive de acusar sem fundamento faz a obra do mal. Ele acusa desde o princípio

    • Como sou o único Marcos que comentou a matéria creio que seu comentário seja dirigido a mim.

      1º Em nenhum momento disse que a doutrina da CCB era misteriosa.
      2º Você diz que fiz acusações fantasiosas mas não citou quais. Se puder cite-as para discutirmos (no bom sentido) elas à luz das escrituras.

      • Marcos dos 16 pontos que vc citou lá num passou nem perto do que é a ccb . vc nos acusa de proselitismo e de que adianta te explicar que Deus do ceu chama o homem no batismo na ccb por meio do Espírito Santo .esse chamado só conhece quem recebe vai assistir um batismo e veja temos inúmeros ex pastores de todas igrejas evangélicas nas nossas fileiras . Construímos mais de 300 igrejas por ano só com coleta e mão de obra voluntária .batizamos mais de 100 mil pessoas por ano que Deus tem chamado. Temos a maior orquestra de música clássica sacra do mundo e você nos chama de seita. Num tem nem como te responder

        • “Marcos dos 16 pontos que vc citou lá num passou nem perto do que é a ccb.”

          R: Por enquanto é só o que você diz. Se eu quiser eu facilito as coisas e envio os próprios documentos da CCB que confirmam o que eu pontuei.

          “vc nos acusa de proselitismo e de que adianta te explicar que Deus do ceu chama o homem no batismo na ccb por meio do Espírito Santo.”

          R: Você poderia explicar tranquilamente se tivesse apoio nas escrituras, fuça aí, quem sabe você acha. Mais uma vez só uma alegação humana.

          “esse chamado só conhece quem recebe vai assistir um batismo”

          R: Continuo aguardando uma base bíblica para esta afirmação.

          “e veja temos inúmeros ex pastores de todas igrejas evangélicas nas nossas fileiras.”

          R: E?

          “Construímos mais de 300 igrejas por ano só com coleta e mão de obra voluntária.”

          R: E?

          “batizamos mais de 100 mil pessoas por ano que Deus tem chamado.”

          R: Numero baixo comparado às igrejas Neopentecostais que só pregam heresias, logo, isto não quer dizer absolutamente nada.

          “Temos a maior orquestra de música clássica sacra do mundo e você nos chama de seita.”

          R: Não sabia que para ser uma igreja em harmonia com as escrituras precisava ter orquestra.

          “Num tem nem como te responder”

          R: Com certeza não. Com base nas escrituras e sem opiniões humanas então, nem pensar.

          • A base bíblica para o batismo e atos 2 vers 38 e 39 a promessa é feita a tantos quanto Deus nosso pai chamar e quanto a orquestra o que é música?e a arte de manifestar os diversos afetos da alma mediante o som. a música auxiliá a irmandade no canto dos hinos sacros e Deus tem nos abençoado nessa parte. Não me recordo se na biblia foi ensinado pra fazer um curso ou estudo pra batizar alguém ,sempre foi de conversão instantânea. Pedro pregou e foi acrescentada a igreja quase 3 mil almas que ele mandou batizar e o eunuco também que Felipe pregou e já batizou ele no caminho mesmo . claro que se você tiver uma informação nova aí do novo testamento passa aqui que também quero aprender. pois sou leigo nas escrituras

          • Francisco,

            Em relação ao batismo eu estou de pleno acordo em que deve ser desta maneira, não coloquei nenhuma objeção a isto. Deve ser espontâneo para aqueles que sente este desejo.

            Os pontos ao que me referi em relação ao Batismo da CCB são os descritos abaixo:

            3 – Crêem que o batismo nas aguas regenera o pecador.

            O batismo não regenera o pecador, isto está errado. O batismo é um simbolismo publico de algo que já ocorreu, ou seja, o novo nascimento. O processo de regeneração é gradual.

            4 – Possuem uma fórmula batismal própria e negam qualquer outro batismo que não tenha sido realizado dentro de seus moldes.

            A partir do momento em que a CCB nega o batismo realizado por outras denominações a torna uma igreja exclusivista que é uma característica das seitas, porém, não fundamentei minha opinião somente nestes pontos mas em todos os 16 que eu listei.

          • E quanto ao número baixo de batismo as vezes sai menos de 100 mil tem ano que dar mais e como te falei baixamos a quem Deus chama no tempo dele .Somos ensinados a não forçar ninguém nem pegamos nome de ninguém na entrada nem apontamos ninguém do púlpito . As visitas são totalmente livres. aguardamos só o operar de Deus no coração mediante o Espírito Santo.

      • Marcos você nos acusa de proselitismo ,adiantaria dizer pra você que Deus chama o homem no batismo da ccb você não entenderia e que tem inúmeros ex pastores de todas igrejas evangélicas nas nossas fileiras que Deus chamou. Adianta dizer pra você que construímos mais de 300 igrejas por ano com coleta e mão de obra voluntária?adianta dizer pra você que temos a maior orquestra sinfônica de música clássica sacra da terra e que ensinamos música de graça pra todos que querem aprender não importa se é jovem ou Velho . adianta dizer que pregamos de graça esperando receber como salário só a coroa da vida eterna de Deus e se formos fiéis até o fim? E você ainda nos chama de seita

        • Tudo o que você relatou então é o que faz da CCB uma igreja sadia e não uma seita?

          Está precisando rever os seus conceitos, vocês estão mais para ONG sem fins lucrativos mediante ao exposto do que uma igreja.

          O que define ou não uma seita não são estas coisas mas sim se a sua doutrina está ou não em harmonia com os pontos fundamentais das Escrituras.

  18. Pessoal, eu sou da congregação desde criança, e nunca mais nunca mesmo la pode beber, nem socialmente, como tambem os demais coisas que foram citadas, até mesmo a fornicação que é um pecado condenado em todas as denominações, inclusive católicos, sim, não existe santo em nenhuma igreja e sim pecadores e Jesus veio pra eles, então se alguém bebe, é de responsabilidade dela mesma, a igreja não aceita isso não, a diferença é que a congregação diferente das outras não tem um certificado de batismos, nem cadastros, etc dos seus membros, pois isso na verdade só serve pra cobrar o dizimo, a congregação não tem dizimo, alias tem pessoas que nem doam, pq nao sentem em seu coração, tenho uma colega de outra denominação que foi a um culto a qual existia até uma fita de isolamento pq pra sentar na frente teria que pagar uma quantia…la não prega a adoração ao dinheiro, pelo contrario…a congregação não gosta de escandalos, tipo pregar em praça, em trens, etc, tem seus próprios hinos, mas não vejo falando mal de outras não, mas por nao frequentar outras igrejas, acabam falando que somos exclusivistas…Na minha opinião o caminho é Jesus Cristo, conheço pessoas boas e más em qualquer lugar, vou a igreja ao qual me sinto bem, e acho que todos deveriam ser, por que la no final, todos vão ser julgados por Deus, independente de qual igreja frequentarem. Discussão inútil isso..

  19. Pessoal, eu sou da congregação desde criança, e nunca mais nunca mesmo la pode beber, nem socialmente, como tambem os demais coisas que foram citadas, até mesmo a fornicação que é um pecado condenado em todas as denominações, inclusive católicos, sim, não existe santo em nenhuma igreja e sim pecadores e Jesus veio pra eles, então se alguém bebe, é de responsabilidade dela mesma, a igreja não aceita isso não, a diferença é que a congregação diferente das outras não tem um certificado de batismos, nem cadastros, etc dos seus membros, pois isso na verdade só serve pra cobrar o dizimo, a congregação não tem dizimo, alias tem pessoas que nem doam, pq nao sentem em seu coração, tenho uma colega de outra denominação que foi a um culto a qual existia até uma fita de isolamento pq pra sentar na frente teria que pagar uma quantia…la não prega a adoração ao dinheiro, pelo contrario…a congregação não gosta de escandalos, tipo pregar em praça, em trens, etc, tem seus próprios hinos, mas não vejo falando mal de outras não, mas por nao frequentar outras igrejas, acabam falando que somos exclusivistas…Na minha opinião o caminho é Jesus Cristo, conheço pessoas boas e más em qualquer lugar, vou a igreja ao qual me sinto bem, e acho que todos deveriam ser assim estar onde se sintam bem, por que la no final, todos vão ser julgados por Deus, independente de qual igreja frequentarem. Discussão inútil isso..

    • Sem problema, erros ocorrem mas entendi o que quis dizer.

      Aproveito para salientar que apesar das características que citei estarem em desarmonia com o ensino bíblico está longe de mim tecer qualquer juízo sobre os membros da CCB quanto à conversão e salvação dos mesmos.

      Salvos são todos que recebem o Filho de Deus conforme as escrituras o apresentam, sendo Ele Deus se esvaziou, veio ao mundo em carne, morreu e ressuscitou ao terceiro dia levando sobre Ele na sua morte de cruz todos os nossos pecados.

      Se assim crêem, salvos estão, porém, existe um processo de santificação para que todos cheguemos a estatura de varão perfeito e nisto podem estar incorrendo em prejuízos para este amadurecimento cristão.

      Cristo vem buscar os cristãos maduros no arrebatamento e não toda a igreja como se apregoa Apocalipse 12 e Apocalipse 14), é necessário que todos os que crêem na obra da cruz através de Cristo estejam aperfeiçoados no Amor que é o vinculo da perfeição.

      No amor de Cristo.

      • Amem falou bonito ir marcos e isso aí cristo vem buscar quem tá esperando por ele e claro que se tiver algum falso irmão no nosso meio e é claro que tem vai ficar aí no mundo. Deus o abençoe e a paz do senhor Jesus Cristo

  20. Francisco, quando eu disse que o numero era baixo é em relação a algumas denominações.

    Não fiz um julgamento se é baixo ou alto segundo os padrões divinos, apenas quis dizer que o numero de batismos nada quer dizer e não tem valor nenhum se de fato não se converteram, ou você acha que todo batizado é convertido?

    A Igreja Católica batiza segundo o seu costume todas as crianças, ou seja, todos os católicos são batizados segundo eles, ou seja, estamos falando de milhões de pessoas ao redor do mundo.

    Aí fica a questão: Este batismo católico é válido? De fato este ritual católico produz algum fruto espiritual no batizado? São orientados da maneira correta em relação ao batismo?

    Este é o ponto, não é quantidade mas sim a sã doutrina que só pode ser encontrada nas sagradas escrituras e não em rituais humanos.

  21. na questao do batismo e o so primeiro passo e claro tem Deus vai limpar o homem mediante a palavra ele vai se santificando dia a dia ate chegar a estatura do varao perfeito pois a biblia diz que a palavra pregada na igreja e como o sabao do lavandeiro vai limpando o homem das impurezas do mundo.o proprio cristo falou pros dicipulos ja estais limpos pela palavra que vos tenho falado e na questao de aceitar batismo de outras igrejas e exclusivisvo.Te garanto que nao tenha mais quem tenha prazer na unidade da fe do que nois tanto e que a maioria de nossos membros vem de igrejas evangelicas .pois nao temos e nem teremos nunca nenhum interesse financeiro a nao ser a salvaçao dos amados irmaos.e e e Deus que chama eles no batismo e jamais DEUS chamaria alguem pra cometer pecado.,lembre-se la em atos esta escrito que os dicipulos de joao se encontraram com os dicipulos do Senhor e foram batizados denovo mesmoi tendo sido batizados por joao. medite ai …a caminhos que parecem corretos ao homem mais de Deus vem a confirmaçao…jamais nos oporemos ao chamado de Deus no coraçao de um homem seja ele pastor ou nao pois coraçao e uma terra que so Deus anda

      • Bom seria se o que vc escreveu fosse praticado mesmo pela CCB .Porque o que sempre vi ,e vejo é os irmãos que se acham santos por não ter talvez suas podridões reveladas,ou sabidas por alguém ,julgar e pior condenar de maneira leviana ,por EX; se vc faz parte e caiu o Deus o julgara ,mas a igreja já deixa ele de lado .Como Deus julgara se ele ja ta sendo condenado ?

        • E o que é praticado ou você não conhece o trabalho que é feito pela obra da piedade ajudando os mais pobres e quanto aos que estiverem podres fique tranquilo que Deus julgará no tribunal do trono branco onde será revelado o segredo dos homens . E quanto aos que caíram claro que devem sofrer a doutrina. ficarão sem a liberdade que tinham na igreja mais devem buscar a misericórdia de Deus. A Bíblia nos fala claramente que devemos obedecer a doutrina . isso é fato . Tem vários pontos no novo testamento sobre os que pecaram para morte e o apóstolo Paulo mandou que se pregasse e executasse a doutrina. Sem doutrina vira bagunça

    • A CCB não conhece a Batismo efetuado por ministros do Evangelho de outras denominações, mesmo que seja por imersão em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo ( Mt 28.19). Na verdade não dá para concordar com a maneira ou forma pela qual ela ministra nas águas às pessoas sem preparo algum, todavia não desmerecemos tal batismo, mas reconhecemos que sua validade depende mais do batizado. A CCB diz não reconhecer o Batismo de outras denominações pelos seguintes argumentos: “o batismo de outras denominações cristãs está errado, porque utilizam a expressão “eu te batizo”. A CCB entende que ao dizer “eu te batizo” é a carne que opera e o homem se coloca na frente de Deus. “O Batismo só é válido se efetuado com esta fórmula: Em nome do Senhor Jesus te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. “O Batismo da CCB purifica o homem do pecado”. Parece que a CCB, além de não conhecer a Bíblia, desconhece também, a língua portuguesa. Que diferença há em dizer: “Eu te batizo” ou “Te Batizo”. O sujeito não está oculto? Além do mais, se, pelo fato de utilizar a expressão “eu te batizo”, estivermos aborrecendo a Deus , então João Batista teria ofendido a Deus, pois ele dizia “eu vos batizo com água…” Será que a CCB acha que João Batista era carnal e se colocava na frente de Deus?

      • O fiel está preparado por Deus pra batizar e ela que chama e isso é o que importa pra nois fique com sua sua teologia, sua sabedoria nao vai mudar em nada nossa fé .Esta escrito que os filhos da carne sempre perseguiram os do espírito e agora não é diferente

      • Não usamos, para abertura do serviço, nem frase “eu te batizo”, nem “te batizo”.
        As palavras que realmente utilizamos na abertura do serviço são “EM NOME DE
        JESUS CRISTO”, pois tudo deve ser feito nesse nome. Afinal, Ele é a porta de
        abertura de qualquer serviço! De forma completa, por ocasião do batismo, são ditas as
        seguintes palavras: “irmão (ou irmã), EM NOME DE JESUS CRISTO te batizo, em
        nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

      • meu amigo e claro que o batismo purifica o homem, mas desde que ele esteja convertido. pois a biblia deixa isso bem claro que apos a emercao sobre as águas no nome do senhor jesus seus pecados são passados . a ccb segue a sã doutrino do senhor jesus. e quanto aos irmaos que pregam . para deus nao ha nessecidade de ser formado em teologia como muitos por ai pois estuda muito aprende tudo da carne e nada do espirito santo pois muitos anda totalmente contra mao da verdadeira palavra, quando deus quer operar ele usa do cervo que lhe agrada do que guarda seus estatutos do humilde de

        todos os apostolos nenhum tinha formaçao alguma e levava a palavra de deus para todos os povos .

  22. Doutrina e mandamento e o que o cristão não deve infringir . Cristo falou do mandamento . no novo testamento ficou resumido e 4 pontos principais lá na assembléia de Jerusalém em 15 de atos. A carne sufocada . O sangue o adultério e a idolatria e a doutrina que o cristão não deve de nenhuma forma quebrar .Se algum membro da ccb quebra certamente sofrerá a doutrina não importa se é ancião ou não.

    • Doutrina não tem nada a ver com isso que vocês e muitas outras igrejas apregoam.

      Há três palavras usadas por Jesus que, uma vez relacionadas, constroem o conceito bíblico do que vem a ser A DOUTRINA DE DEUS. São elas: ensino, vontade e doutrina – Jo 7:14-17:

      1. ensino: as instruções do Antigo Testamento (letras) que Jesus dava aos judeus, mesmo sem ter estudado nas escolas rabínicas – Jo 7:14-15;

      2. vontade: o ensinamento de Jesus são os ensinamentos do Pai, os quais falam da vontade de Deus, não de qualquer outra coisa – Jo 7:16-17; Ef 1:9;

      3. doutrina: é a vontade de Deus revelada na forma de ensinamento, de modo a desvendar os segredos de Sua pessoa, propósito e obra – Dt 32:1-4.

      Em toda a Escritura Sagrada há somente uma doutrina, ainda que transmitida e ensinada por diferentes meios pedagógicos, sejam figuras, profecias, tipos, símbolos, parábolas, ou com palavras expressas, em realidade – 2Tm 3:14-17; Jo 5:39; Rm 3:21; At 28:23; Mt 5:17; Jo 16:13-14; At 2:42; Tt 1:9; Ef 4:13.

      A doutrina de Deus revela-se progressivamente ao longo das Escrituras, em seis diferentes níveis, desde a revelação mais rudimentar até a plena revelação de Jesus Cristo, que encerra o cânon sagrado do Novo Testamento:

      1. O nível mais elementar da revelação de Deus se dá mediante a criação: Sl 19:1; Rm 1:19 e 20.

      2. Deus revelou-Se aos patriarcas, em sucessivas aparições – verdadeiras epifanias –, falando a respeito de Sua vontade imediata (a presente verdade para os homens de então), a qual era transmitida oralmente de geração a geração, constituindo assim a tradição oral – Gn 4:1-2; Gn 39:9; Gn 26:5.

      3 A revelação formal e objetiva de Deus chega ao homem pelo outorgar da Lei no monte Sinai. A Escritura chama este nível de revelação de CONHECIMENTO RUDIMENTAR, visto constituir-se de sombras e figuras, e não possuir a realidade por ela representada – Gl 4:3 e 9; Cl 2:8, 19 e 20; Hb 5:12; 6:1; 10:1.

      4. O desdobramento da Lei realizado pelos Profetas constitui-se, semelhantemente, numa forma de revelação de Deus e de Sua doutrina, num nível um tanto mais elevado que o anterior, em razão de sua aplicação profética – Is 53:1-5.

      5. Toda a doutrina de Deus contida nos primeiros trinta e nove livros da Sagrada Escritura culmina na pessoa, ensinamentos e obra de Jesus Cristo, registrados nos quatro evangelhos:

      1. Jesus, o Filho do Deus vivo, é a plenitude (pleroma – πληρωμα) das coisas anunciadas – Mt 5:17; Jo 1;17;

      2. Jesus, o Filho amado, é a plenitude (pleroma – πληρωμα) das coisas criadas – Cl 1:19;
      ANOTAÇÕES
      Copyrigth © 2014 – Alexandre Rodrigues de Lima

      3. Jesus, o verbo encarnado, é a plenitude (pleroma – πληρωμα) da própria divindade. Nele tudo se explica, e toda verdade se esgota, porque Ele é o começo, e o meio, e o fim de todas as coisas – Cl 2:9; Jo 1:1; 14:6; Hb 1:1; Cl 2:2-4; Ef 1:9-10; Cl 1:16.

      6. As epístolas e o Apocalipse constituem-se no mais alto nível de revelação acerca da Doutrina de Deus, a qual não é outra, senão a plena revelação da pessoa, obra e ensinamento de Cristo mediante o ministério dos apóstolos – a Palavra apostólica:

      1. a doutrina de Deus, revelada pelo falar de Cristo, antes e depois de Sua morte, não se esgota nos evangelhos – Jo 16:12-14;

      2. o ensinamento apostólico nas epístolas e no Apocalipse são a Palavra de Deus, em nada diferente das palavras ensinadas por Jesus Cristo – Jo 17:6; 17:8; 17:20; 2Tm 3:16-17; 2Pe 1:21; Ef 2:20; 3:4-5;

      3. o apóstolo Paulo foi o servo escolhido para levar a cabo a plena revelação acerca do propósito de Deus, no Seu Filho. Seus escritos encerram, não o cânon neotestamentário, mas a revelação do supremo propósito de Deus – At 20:27; Cl 1:24-25; Gl 1:6-9.

      • Mesmo sendo fracos homens Deus deu autoridade para dirigir a igreja assim como deu no passado aos apóstolos . leia mais a bíblia e verás que Paulo exercia a autoridade e aplicava a doutrina quando necessário

  23. acho que religião não se deveria discutir cada um vai onde se sente Bem e frequenta onde se sente bem, sou da CCB mas respeito todas as outra religioes, tenho parentes de outras religioes e conversamos bastante sobre as obras de Deus e em nenhum lugar eu repito em nenhum lugar dentro da doutrina da CCB diz que temos que seguir exclusivamente ela, claro que existem alguns topicos que somos ensinados a nos abster, mas somos pessoas normais trabalhamos gostamos de sair, viajar,jantar, beber(porque não?) cada uma tem a sua conciencia do que é certo ou errado e o que fazemos ou deixamos de fazer, salvação é individual e quem ira julgar e avaliar qual igreja ou religiao é a correta e é a verdadeira religião deixada por Deus sera o proprio Deus , então cada uma com seu pensamento e cada um com sua Fé

    • Puxa Davi, aqui em minha cidade os membros da CCB deveriam seguir seu exemplo, aqui eles atacam as pessoas de outras igrejas e um deles me disse ainda que a CCB era o único caminho da verdade.

  24. Ela não errou o nome da igreja, pois os nomes “Congregação Cristã no Brasil” e “Congregação Cristã do Brasil” são nomes registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – Diretoria de Marcas Ministério da Indústria e do Comércio, registrados, respectivamente, sob os números 813165873 e 813316375. Basta verificar na primeira página do Relatório CCB.

DEIXE UMA RESPOSTA