Home » Brasil, Política

Especialistas preveem demonstração de força e aumento de vereadores evangélicos nas eleições

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Especialistas preveem demonstração de força e aumento de vereadores evangélicos nas eleições

Especialistas em política preveem um aumento das bancadas evangélicas nas Câmaras Municipais das principais cidades brasileiras, nas eleições deste ano.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

O último dado sobre religião divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, referente ao Censo 2010, mostrou um crescimento superior a 60% entre a população que se professa evangélica.

O jornal Valor Econômico publicou análise de especialistas, que acreditam que esse aumento de evangélicos deverá refletir nas eleições, principalmente em relação a vereadores.

O cientista político da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), César Romero Jacob, afirma que “a expansão no número de pessoas desta fé vai impulsionar ainda mais a sua presença na política”, e que essa representação deverá ser significativa nas câmaras de vereadores, já que em eleições para cargos executivos, prefeitos, neste caso, o vínculo a uma religião pode significar rejeição de outros setores da sociedade.

O especialista afirma ainda que esse crescimento fez com que partidos de direita e esquerda passassem a negociar com lideranças evangélicas, e uma mostra clara disso teria sido a aliança feita entre o setor evangélico e o PT durante as eleições presidenciais de 2002 e 2010, quando a então candidata, Dilma Rousseff se comprometeu a cumprir acordos propostos pelas lideranças evangélicas.

César Romero Jacob ressalta que os neopentecostais são o setor dentre os evangélicos com maior organização política, e menciona políticos de expressão nacional que cresceram com o apoio de igrejas dessa linhagem, como Anthony Garotinho e Marcelo Crivella.

O analista político afirma que os fiéis dessas igrejas são uma “população normalmente com baixo nível de escolaridade e de informação política, acaba seguindo o que o pastor recomenda”, caracterizando o que é chamado de “voto de cabresto”.

Outro analista, Alan Kardec Borges, especialista em marketing político e propaganda eleitoral, formado pela USP e consultor na área, ressalta que a influência da fé pode se dar de maneira indireta na decisão de escolha do candidato: “Se alguém vira evangélico, isso não significa que esta pessoa vai votar sempre em candidatos evangélicos. Mas, certamente, este evangélico dificilmente votaria em um candidato que defenda o aborto ou o casamento entre os homossexuais”, ressalta.



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

1 já comentou, comente você também

  1. Vocês estão precisando achar melhores pastores e escolher melhor suas igrejas!!
    Na minha igreja pastor é pastor e politico deve ter carater!
    Vote em politico de carater sendo ele pastor ou não, cristão ou não cristão, católico ou não.

    A corrupção, a roubalheira, a prostituição religiosa não precisa existir.
    Suas armas são seu voto e sua oração!
    Quem conhece a Deus de verdade sabe o que eu estou dizendo!
    Vote conciente ou não venha reclamar se um dia seu país for como a India, onde não há liberdade religiosa.

  2. virgem maria !!!!! agora e' que nois tamos ferrado!!!!! se ta' ruim , vai piorar ainda mais!!

  3. Gisvânia Dias disse:

    É a volta do voto de cabresto. Que pena!

  4. Infelizmente os exemplos são péssimos, na verdade eu creio que lugar de pastor é zelando, cuidado das ovelhas, não ocupando cadeiras em câmara de vereadores, prefeituras, governos seja lá de onde for, mas esta é a minha opinião, espero que os exemplos mudem, e assim como em qualquer seguimento da sociedade os corruptos possam ser identificados e banidos do meio político de preferência através do voto.

  5. Pelo que vemos em brasília, este aumento só vai piorar a situação do povo….A BANCADA EM BRASÍLIA esta entre os mais faltosos e corruptos e nos ultimos 10 anos não colocaram em pauta nenhuma lei que beneficie ao povo.. só ficam fazendo média com seus eleitores.. cerceando direito do outros, cura gay, passeatas contra o casamento gay, aborto… alias 90% dos discursos deles é para falar de gays.. como o brasil só tivesse gays, rsrs…que tal mudar o tema para pastores e politicos corruptos????

    leiam:
    http://sul21.com.br/jornal/2012/06/bancada-religiosa-a-mais-ausente-inexpressiva-e-processada/

  6. Acertarão com certeza. São poucas igrejas evangélicas que não compactuam com estas ideias, e muitos fiéis também(graças a Deus) que tem nojo, asco destas atitudes. Lideres prostitutos.

  7. Como evangélica, espero (mesmo) que esse crescimento previsto da bancada evangélica represente, de forma expressiva, a voz do povo brasileiro, principalmente nos aspectos sociais. Políticos cristãos não combinam em nada com omissão diante de aberrações do serviço público, como o que estamos presenciando na saúde, por exemplo.

    • Inocente você não é. Presunção é crer que bancada evangélica irá resolver o que vc.citou. Nós sem grana não somos nada infelizmente, e os da bancada evangélica sabem disto e já resolveram os problemas deles, com votos de pessoas que tem o mesmo pensamento seu.

  8. Aqui na minha cidade tinha um pastor que era vereador, o cara só tinha a maior e mais cara casa da cidade. Não basta foder com os seus fieis eles tem que foder com o povo todo. Se fossem garotos de programa não foderiam tanto…

  9. João Hernane disse:

    Interesse vai continuar $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ e Poder e Status

  10. iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii então vai continuar a roubalheira., isso é brasil!

  11. o brasil está perdido . lamentável .

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 430,864 comentários no Notícias Gospel.