Home » Destaque, Mundo Cristão

Evangélico pode participar do 1º de Abril? Gospel+ propõe discussão sobre as brincadeiras do dia da mentira

Profile photo of Shaiala Marques Por Shaiala Marques em 1 de abril de 2011

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Evangélico pode participar do 1º de Abril? Gospel+ propõe discussão sobre as brincadeiras do dia da mentira

O dia 1º de Abril é conhecido internacionalmente como Dia da Mentira ou Dia dos Bobos. Contudo, uma polêmica assola os cristãos todos os anos: está certo comemorarmos estes dias, fazendo brincadeiras com todos?

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Origem do Dia da Mentira

A origem provável está na França, após a adoção do calendário gregoriano em 1564. O ano novo era comemorado em 25 de março em festas que duravam uma semana, terminando no dia 1º de Abril. O novo calendário, entretanto, estabeleceu o ano novo no dia 1º de Janeiro – mudança essa que não foi aceita por muitos franceses, que continuavam com a festividade na data antiga. Pessoas então passaram a ridicularizá-los, enviando presentes estranhos e convites para festas falsas.

O Pecado da Mentira

Ao pesquisar na Bíblia (NVI) podemos encontrar a citação da palavra “mentira” ou seus sinônimos 114 vezes. Um dos mais famosos versículos que cita a mentira é João 8:44:

“Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.”

Em todas as referências bíblicas, a mentira é algo que aquele que busca a Deus deve afastar-se.

O Dia da Mentira e o Cristão

Havendo então uma previsão bíblica que devemos nos abster da mentira, a brincadeira (por mais inocente que seja) do dia 1º de Abril é conveniente ao cristão?

Questionados através do Twitter oficial do Gospel+, diversos cristãos manifestaram suas opiniões acerca do assunto.

Alguns manifestaram-se afirmando que, sendo apenas uma brincadeira, não é algo proibido ao cristão. “não dá pra ser ignorante e sair demonizando como alguns fazem, e dizem que mentir nem de brincadeira, poxa é uma brincadeira!!!, disse Bruno Ananias. “axo q tem nada de mais… Essa mentira q a biblia fala é a permanente, q se aproveita para enganação.”, disse Lúcio Guaratto. “a brincadeira de hoje (mentir e depois contar a verdade) não é mentira, é apenas uma brincadeira. #xômentira”, disse ainda o represantante do Blog Razoável.

Outros manifestaram-se radicalmente contra a mentira, mesmo que seja apenas uma brincadeira – posição essa que alcançou a maioria. Ju Scancari disse: “não acho apenas uma brincadeira,concordo que o diabo é o pai da mentira,e nós como critãos não devemos nos espelhar nele!!!”. Alberto Duarti afirmou: “Mentira é mentira, independente de pequena, grande ou de brincadeira… é mentira e vem do inimigo”. Rogerio Macedo, por sua vez, falou: “Não devemos fazer a vontade desse mundo, mas a de Deus, e Ele próprio disse que os mentirosos não entrarão em Seu Reino.”.

Entretanto, alguns dos usuários do microblogging levantaram um questionamento interessante. Helder A. Silva disse “Um enigma: Jose (do Egito) mentiu ao dizer q a taca havia sido roubada pelo seu irmao, encenou tudo, e Deus se agradou no fim :)”; André Marques falou: “Sansão também mentia a respeito de onde vinha sua força.”; e também Lúcio Guaratto, que lembrou “Toda mentira é reprovada? E a mentira de Raabe?”.

Então, qual a sua opinião? Manifeste-se nos comentários desta notícia se você acha certo o cristão participar da brincadeira do Dia da Mentira ou não.



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 454,183 comentários no Notícias Gospel.