Home » Brasil, Esportes, Sociedade

Evangélicos de Itaquera falam sobre a construção de uma imagem de São Jorge no estádio do Corinthians

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Evangélicos de Itaquera falam sobre a construção de uma imagem de São Jorge no estádio do Corinthians

A construção de uma estátua de São Jorge no novo estádio do Corinthians tem sido motivo de polêmica por ser uma referência para católicos e por poder afastar os torcedores evangélicos. Tanto que o escultor Gilmar Pinna, responsável pela estátua, preferiu nomear a estátua de “Cavaleiro Fiel” e não admite mais comparações com São Jorge.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Itaquera onde o estádio está sendo construído, na Zona Leste de São Paulo, abriga incontáveis igrejas evangélicas, e muitos membros dessas igrejas tentam aceitar a construção da imagem, condenada pela fé evangélica, levando em conta a importância de se respeitar a liberdade de crença e opinião.

Corintiano, o pastor Marcelo, da Igreja Batista Central em Itaquera, afirmou ao Terra Esportes que ficou empolgado com a construção do estádio, mas que não sabia que iria avistar uma enorme imagem “parecida” com São Jorge sempre ao abrir uma janela ou caminhar pelas ruas da Zona Leste.

Mesmo admitindo não se sentir confortável com a construção da estátua, o pastor explicou, com bom humor, a origem bíblica do nome do time: “Quando falo para os membros na nossa igreja que o Corinthians está na Bíblia, tenho que provar. Corinthians vem da cidade de Corinto, na Grécia, para onde o apóstolo Paulo endereçou duas cartas à igreja local. Os habitantes de lá se chamavam coríntios. Por isso, existiu aquele time inglês, que veio excursionar no Brasil em 1910 e inspirou a criação do nosso Corinthians. Era como se fosse o Barcelona da época”.

Porém o pastor completou explicando o porquê discorda da construção da estátua: “Teologicamente, vemos uma obra dessas como uma idolatria. E, seguindo a Bíblia, abominamos a idolatria. Devemos adorar só Deus. Mas não tem problema. O Deus que a gente segue é bem maior do que essa estátua”.

Outro a opinar sobre o assunto foi o presbítero Sulivan da Silva, do Campo Eclesiástico de Artur Alvim, que afirmou: “Se o Sport Club Corinthians Paulista quer construir uma estátua de 30 metros de seu ‘padroeiro’ São Jorge no estádio de Itaquera, essa decisão compete à diretoria e a seus associados. Vivemos em um País com liberdade religiosa e prezamos por esse direito, ainda que discordemos de certas práticas e venerações que não têm a aprovação de Deus. Nosso pastor José da Silva Netto, presidente do Campo Eclesiástico de Artur Alvim, também considera que essa seja uma responsabilidade do clube e de sua direção, enquanto a Igreja tem por prerrogativa pregar o amor de Cristo e conduzir as pessoas à salvação”.

O presbítero Sulivan, acredita que há uma maneira de se fazer ouvir mesmo diante de um São Jorge gigante. “Cremos que os jogadores que professam a fé cristã têm consciência de tudo o que desagrada ao senhor Deus e devam fazer a diferença, a exemplo de Daniel, quando escravo na Babilônia”, explicou.



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

5 comentaram, comente você também!

  1. toda imagem que se faz para prestar homenagem prejudica quem esta adorando, agente so alerta eses otariaos que é pecado cantra Deus, porque os catolicos não le a biblia em Daniel capitulo 3, exodo capitulo 20 em vez de ficar creticando os evangelicos vai ler biblia.e descubrir a vontade de Dues

  2. hahaha esses crentes viu… por isso que esse pais não vai pra frente, bando de ovelhinhas manipuladas. continuem assim , cegos, enganados, iludidos, dando seu dinheiro, achando que diabo existe… quanta gente ignorante

  3. Irmãos Protestantes acordem para a vida.

  4. vai corinthians…

  5. Eu estranho que os evangélicos, verdadeiros fiquem se preocupando com as atitudes dos idolatras, isto é, tanto do clube como de São Jorge. A nossa missão é pregar o evangelho, as boas-novas, como sociedade podemos até alertar, mas entendemos que não gostaríamos que os sócios do clube ou os devotos de São Jorge dessem palpites em construções de mega-igrejas ou templos-faraônicos das diversas denominações. Portanto, as igrejas de Itaquera deveriam opinar, com todo respeito, por pertencer à comunidade local, e se voltar para a sua missão na localidade ensinando a Palavra e orando pelo povo.

  6. crente que fica chorando por quaquer time, torcendo, sofrendo e ate brigando tem que rever seus conceitos.
    gostar de futebol e uma coisa , ficar idolatrando times e outra

  7. PASTOR, SER IDÓLATRA NÃO É SÓ PROSTAR-SE DIANTE DE UMA ESTÁTUA, É TAMBEM IDOLATRAR UM TIME DE FUTEBOL E COLOCAR ISSE ÍDOLO NO SEU CORAÇÃO. INFELIZEMENTE MUITOS "CRISTÃOS" SÃO IDÓLATRAS POIS ADORAM SEUS TIMES DE FUTEBOL COMO SEUS ÍDOLOS MÁXIMO, E PREGAM A PALAVRA CONTRA A IDOLATRIA QUANDO NA VERDADE ELES MESMOS SÃO IDÓLATRAS. É MUITA IPOCREZIA, MAS DEUS SABE ONDE ESTÁ O SEU CORAÇÃO!

  8. Interesante como as pessoas fazem uma tempestade em copo dagua com este negocio de imagems para mim não esiste imagem esiste estatuetas geralmente de gesso porque eu adoro Deus em espirito e verdade. as estatuas são chamadas santo pelas pessoas que coltuam essas estatuas ou imegem para mim são apenas gesso ou coalquer outro material esculpido, sem a menor importancia, Oque a biblia condena e a reverencia e adoraçao a este tipo de coisa.

  9. Na verdade a ignorância destes seguidores de seitas que promovem a discórdia. Está escrito em Apocalipse 13 que a besta e os falsos profetas fariam guerra aos santos…é o que fazem esses seguidores de seitas que não sabem a diferença entre idolatria (ídolo) e veneração (santo), que está no céu…disse Jesus a Dimas: "…hoje mesmo tú estarás comigo no paraíso." Então há um céu e então há santos. Se os católicos pregam o céu, o que os evangélicos pregam? Para onde eles vão quando morrerem?

  10. Acho que deveriam parar com as obras desse estadio , é uma vergonha para o brasil, um estadio de copa do mundo dentro da favela de itaquera………..

  11. O Brasil é um estado Laico, isto é não tem religião definida. então pode sim construir, e tb não pode! pois estaremos espostos para o mundo todo na época da copa do mundo quando mais de um bilhão de pessoas estarão com os olhos voltados para o Brasil então acho melhor não construiir! ou retira-la quando a copa começar! só no Brasil essas coisas mesmo gente!

  12. LIANI ROSE DE CAMPOS DOS SANTOS disse:

    Muito bom, para estes crentes, QUE GOSTAM E NEM LARGAM DE VER O FUTEBOL, E NEM SABEM , A QUEM ELES SO CONSAGRADOS,(demnios) FICAM TORCENDO AINDA,DA NOJO, DESSES! QUE SE DIZEMO TAL, TO LETRADOS, TO ESPITUAIS, CONHECEDORES DA PALAVRA E NEM SABEM DISSO, OU FINGEM?
    DEPOIS FICAM FALANDO DAS MULHERES, QUE V NOVELAS, T ERRADO, TAMBM, A MAIORIA, TUDO CONSAGRADA A DEMONIOS.

    PARECE DE APONTA O DEDO PARA SEUIRMO, MAS PRIMEIRO TIRE A TRVA DO SEU OLHO…… AMM!

    E OS OUTROS TIMES, SABEM O QUE ESTA POR DE TRZ DISSO, DEPOIS PERGUNTA PORQUE SUA VIDA E DA SUA FAMLIA EST UMA TRIBULAO S, UMAS DAS COISAS ISSO, TRAZER COISAS DEMONACAS PR DENTRO DE CASA…. SE NO SABIA APRENDE.

    COLOCA LOULORES PARA TODOS OUVIREM , QUE A TRIBULAO, OS DEMNIOS SAEM, COMO DAVI FEZ, COM SAUL, TOCOU A HARPA COM LOUVORES E O DEMNIO SAIU…

  13. como diz o velho dito popular:
    " ajoelhou , tem que rezar"
    se os crentes querem se envolver com tudo que permeia o futebol, tem que aceitar o que lhe é peculiar.

    jogar futebol, é muito massa,
    mas ficar nessa paixão louca, e indo atraz pra ver 22 homens correndo atraz de uma bola,
    é como diz a fraze dos corintianos, um bando de loukos .
    não há proibição, de crentes ver os jogos, mas daí querer se importar, ou querer "gospear" tudo o que envolve o futebol, não procede.
    não adianta, os illuminatis chegaram na frente.
    é só prestar a atenção nos símbolos illuminatis.

  14. Imagino se Jesus estivesse aqui e perguntássemos a ele o que acha disso, tenho certeza que a resposta seria; o que eu tenho com isso? vem e segue-me. Acorda igreja ! você está confundindo "contextualização" com "deformação"

    • Com todo o respeito aos Pastores que pronuciaram a respeito da imagem de s. jorge;esta na hora dos cristao abrir mao dessa besteira de torcer e ate idolatrar times de futbool o Salmo 115 tem resposta para todo tipo de idolatria;Jeremias 51:45 Sai do meio dela,o povo meu,e livre cada um a sua alma,por causa do ardor da ira do Senhor.Se voce quizer e deixar, JESUS; enche todo vazio,, toda lacuna,Apocaliose3:20Eis que estoua porta,e bato:es alguem ouvir a minha voz,e abrir a porta,entrarei em sua casa,e com elecearei,e ele comigo.nao deixa Jesus ir embora irmao!!diante dos fatos deixe os mortos enterrar seus mortos,deixa colocarem imagem que qiezer; quem adora quem faz da tudo na mesma Salmo115:8Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem,e todos os que neles confiam.

  15. Católicos poderiam se manifestar para tirar do ar programas infelizes como a Rede Record de televisão do Edir Macedo, e o programa político gratuito do Malacráia. Também pela liberdade religiosa.

    • Qual político não concordaria com ele em troca de meio milhão de votos ? Liberdade religiosa é uma coisa, propaganda eleitoral gratuita e chantagem política é outra. Depois de ver no que ele transformou a macha para Jesus, não duvida de mais nada.

    • Não no meio das telecomunicações, para isso existe lei especial. Ja pensou se todo partido político comprase uma igreja para fazer propaganda eleitoral fora de epoca ?!

      Aqui esta o senhor Malacráia chantageando os políticos faroráveis aos direitos humanos, usando seus fiéis, que alienados como são, gritam apaixonadamente a cada berro do seu ídolo

  16. crentaiada, toma vergonha.
    dai a Deus o que é de Deus,
    a cezar o que é de cezar,
    e ao mundo o que é do mundo.
    tem obeliscos espalhado pelas praças das principais cidades do mundo,
    e o que eles representam ?
    o que a biblia fala dos obeliscos ?
    quando se visita a casa de alguem, não se diz a ele , o que ele tem que ter, ou deixar de ter.
    fechô o repôio.
    não viram as noticias, de homens do futebol, rejeitando qualquer gesto ou menção ao nome de Jesus.
    e proibindo e criticando jogadores que manifestaram a fé em Jesus ?
    isso não é pra nós, o resultados dos jogos, pelo que já vimos, é pura manipulação, é como uma novela,
    pode até emocionar, mas é tudo armado.

  17. engraçado …

    os evangélicos acham bom impor leis nada laicas do tipo da obrigatoriedade da leitura de bíblia e aula de religião aos não evangélicos

    e reclamam de intolerância religiosa quando são contestados….
    mas fazem esse fuá todo por conta do símbolo do clube

    isso que eu chamo de 2 pesos e 2 medidas!
    essa é a cara evangélica

  18. porque os protestantes que moram em cidades , estados ou bairros com nomes de santos catolicos nao mudam para outros lugares , tipo assim , nao vou morar na cidade de sao paulo porque e' nome de santo, em santa catarina eu nao moro porque o estado tem nome de santa.no bairro de sao judas eu nao moro, sao jose' tambem nao.agora vai ficar de picuinha so' por causa da imagem de sao jorge o santo guerreiro, deixa o santo la'. e eu nem torço pro curintia, torço pro santos!

  19. Não faz sentido misturar dogmatismo religioso com simbolismo esportivo.A imagem de São Jorge está ligada ao time do Corinthians mais por questões culturais que por motivos religiosos.No início do séc.XX quando fundaram o clube sua composição era popular:negros, operários, comerciantes, pessoas pertencentes às mais variadas classes sociais.Isto estava ligado à imagem de vitória, luta, perseverança.Nada melhor para representar isso que São Jorge, num país onde a população evangélica e sua suas neuroses míticas nem existiam.

    • Seu comentário mostra apenas desconhecimento do fato de que apesar de o Corinthians nascer à luz de lampião, num bairro originário de diversas etnias, de operários, de pequenos industriários, São Jorge, ao contrário, nunca foi simbolo do Corinthians. Ele foi introduzido como imagem em meados dos anos 60 e ali em sua sede erigida uma capela com a intenção de rezar pra que o Corinthians saísse da fila no campeonato Paulista. Então não é verdade que S. Jorge venha desde a origem. Sou evangélico e detestaria que uma imagem de santo usado pelo Candomblé e pela católica, seja erigida na moderna e maravihosa ARENA CORINTHIANS. Claro que não podemos impedir a sua cosntrução, mas pelo menos podemos protestar, apesar de preferir Deus e Nosso Senhor Jesus como meus guias, gosto do Corinthians e não acho ideal gastar 6 milhões de reais para agradar um grupo de torcedores apenas. Quer erguer algo: erga uma estárua de mosqueteiro, esse sim, originário desde os primeiros anos da história do Corinthians, faz referência ao time e à torcida e não faz alusão a nanhuma religião.

      • São Jorge é um mártir cristão. Quando solicitado pelo governo romano a deixar de lado sua fé, em nome do imperador, preferiu ser morto. Se é lenda ou não, tanto faz, mas a alegoria que isso representa não pode ser negada: doar sua vida àquilo que acredita. Isto é uma leitura bastante superficial do mito de São Jorge, obviamente é possível ir além, pois ele é parte, sim, da cultura – tal como qualquer outra mitologia – Não sou cristão, muito menos católico, mas ignorar algo significante como isso é ridículo.

    • pura enganação esse negócio de cultura.

    • SOu cristão e confio na santa Igreja e que há um céu repleto de santos que foram martirizados e salvos pela graça e pela paz. Agora esse "negócio" de evangélicos só fazem guerra aos santos. São tão ignorantes que gostam do futebol que pode provocar discórdia mas rejeita o que está no céu…Bem disse são João em Apocalipse 13 que a besta faria guerra aos santos…a profecia de um santo é o que vale.

    • nossa guerra nao e contra os santos,todos eles merecem reconhecimento e admiraçao e eu como crente admiro a vida de muintos deles como francisco de assis,expedito,cosme e damiao ect. nossa guerra e contra idolatria a imagens,tenho certeza que maria e todos os outros santos ficaria triste pelo que fizeram com eles,uzando de suas imagens para a idolatria leia na sua biblia“Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso” (Êxodo 20:4-5)

  20. Considero bem pior a idolatria ao dinheiro, aos pastores e bispos, às meias ungidas, aos sabonetes ungidos, aos perfumes ungidos, às toalhinhas de suor, ao spray anti-capeta etc…etc….

  21. Isso é tudo besteira e ignorancia ,aff ,Deus é maior que tudo e abrir polemica com essas coisas isso sim é coisa do demônio

  22. poxa, aqui no estado do rio, dia 23 de abril é o dia de são jorge, é feriado estadual, tem procissões e reunião em toda cidade, a cidade fica vestida de vermelho que é a cor do manto dele…..olha que no estado do rio 1/4 da população é evangelica, não vejo eles protestando, apesar de não gostarem.

  23. Com esta decisão do clube em construir uma estátua de um santo supostamente católico, não muda os fatores dos jogadores que professam sua fé em Deus. Contudo, só o fato desta decisão já fica claro que nós os cristãos deveremos perder nosso tempo em torcer para este ou aquele time de futebol, tendo em vista de termos outros afazeres mais prazeroso, como o caso em ler a bíblia, porém aos que preferem assim agir, torcendo para um time de futebol, com padroeiro ou sem, isso não os diminuem, "ou, ao menos não deveria" em nada suas convicções de fé. Demais a mais, cada um de nós temos nossos direitos de escolha de como queremos ou não viver, e cada um escolhe para sí aquilo que achar certo para sua vida!

    • A profecia que vale é a de são João. É a ultima e que serve para nossos dias. Bem disse são João em Apocalipse 13 que a besta e os falos profetas fariam guerra aos santos…é o que fazem esses seguidores de garagem e empresas demoníacas que se autointitulam de "igreja". O tanto que vocês acham que ser salvação será o mesmo tanto em condenação…

  24. Para torcedores q se matam pelas ruas de São Paulo, construir uma estatua de uma lenda é o de menos, que Jesus tenha misericordia deles.

    • São Jorge é um mártir cristão. Quando solicitado pelo governo romano a deixar de lado sua fé, em nome do imperador, preferiu ser morto. Se é lenda ou não, tanto faz, mas a alegoria que isso representa não pode ser negada: doar sua vida àquilo que acredita. Isto é uma leitura bastante superficial do mito de São Jorge, obviamente é possível ir além, pois ele é parte, sim, da cultura – tal como qualquer outra mitologia – Não sou cristão, muito menos católico, mas ignorar algo significante como isso é ridículo.

  25. Kátia Cristina Pereira disse:

    É mais fácil deixar de torcer para qualquer time. Mas, já que querem ir ao estádio ver 22 homens correndo atrás de uma bolinha, imagine então uma enorme fornalha e entre. Só espero que tenha a mesma salvação que hananias, Misael e Azarias tiveram

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 432,259 comentários no Notícias Gospel.