A Igreja da Palestina da Natividade, é Belém, é defendida por muitos como sendo o local onde Jesus Cristo nasceu. Local de peregrinação, a igreja pode agora se tornar Patrimônio Mundial da Humanidade, um título dado lugares e monumentos que têm “valor universal excepcional” para toda a humanidade.
A proposta para a concessão do título à igreja será votada na próxima semana pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O pedido para que a Igreja da Natividade seja reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade foi apresentado pela delegação palestina na UNESCO.
– Não existe outro local no mundo que tenha maior valor religioso para mais de 2 bilhões de cristãos, e este local é onde Jesus nasceu – afirmam os proponentes do pedido.
O pedido será votado pela UNESCO em sua 36ª sessão que está acontecendo entre os dias 25 de junho e 06 de julho em São Petersburgo, Rússia onde 33 pedidos semelhantes serão analisados. Porém é anunciado que o pedido relativo à Igreja da Natividade será o destaque da reunião.
A Igreja da Natividade é uma das igrejas mais antigas em operação no mundo e é considerada sagrada por muitos cristãos. A primeira basílica foi construída em 327 pelo imperador Constantino. A estrutura foi destruída em um incêndio e a basílica atual foi reconstruída em 565 pelo imperador Justiniano I. A estrela de prata no chão da igreja marca o local onde se acredita que Jesus tenha nascido.
Segundo o The Christian Post a proposta será analisada por um comitê de 22 especialistas e inclui ainda a rota de peregrinação em Belém que leva os peregrinos cristãos de Jerusalém para a igreja. Se aprovada, a igreja entrará na lista de 936 locais em 153 países considerados como Patrimônio Mundial e poderá trazer benefícios econômicos para o território palestino em termos financeiros, que ajudará na restauração e melhorias para poder atrair mais turistas para o local.
Fonte: Gospel+