Home » Brasil, Capa

Revista Época faz matéria especial sobre a Igreja Mundial do Poder de Deus e o Apóstolo Valdemiro Santiago. Confira na íntegra

Profile photo of Redação Gospel+ Por Redação Gospel+ em 28 de março de 2010
Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Revista Época faz matéria especial sobre a Igreja Mundial do Poder de Deus e o Apóstolo Valdemiro Santiago. Confira na íntegra

A Revista Época, do Grupo Globo, realizou uma matéria especial sobre a Igreja Mundial do Poder de Deus e o Apóstolo Valdemiro Santiago, falando sobre a doutrina, polêmicas e história da denominação dissidente da Igreja Universal do Reino de Deus. A reportagem foi publicada na última edição da revista. Abaixo você confere na integra a matéria sobre a Igreja Mundial e Valdemiro Santiago. Todo o conteúdo é de responsabilidade da Revista Época, e não representa a opinião do Gospel+ e de mais sites associados.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Com promessas de cura e até de ressurreição, o apóstolo Valdemiro Santiago transformou sua Igreja Mundial num novo império evangélico.

– Uma das histórias que mais me impressionou (sic) foi de um homem que morreu. Como se diz no Nordeste, ele estava na pedra. A família já tinha recebido atestado de óbito. A filha dele chegou em mim na igreja, me abraçou e disse: “Se o senhor disser que ele está vivo, ele viverá”. O que houve ali foi pela fé dela. Comovido, respondi: “Então, está vivo”. Quando ela voltou para casa, estavam se preparando para velar o corpo e receberam a notícia de que o homem havia voltado à vida. Os médicos tentaram justificar, mas não conseguiram entender como o coração dele voltou a bater. Foi uma ressurreição.

O relato acima foi feito em 2009 pelo líder evangélico Valdemiro Santiago de Oliveira numa de suas raras entrevistas, concedida a uma publicação evangélica chamada Eclésia.

Alto, negro, extrovertido, de fala rouca cheia de erros de português e forte sotaque mineiro, Valdemiro, de 46 anos, é o criador, líder absoluto e autoproclamado “apóstolo” da Igreja Mundial do Poder de Deus. Caçula entre as neopentecostais, a igreja foi fundada em 1998, em Sorocaba, interior de São Paulo. Mineiro de Palma, região de Juiz de Fora, Valdemiro gosta de se definir como “homem do mato” ou “um simples comedor de angu”. Na pregação diária de bispos e pastores e no boca a boca de milhares de fiéis, é reverenciado como milagreiro. Além de afirmar ressuscitar os mortos, cultiva a fama de curar de aids, câncer, cegueira, surdez, tuberculose, hanseníase, paralisia, alergias, coceiras e dores em qualquer parte do corpo e da alma. Num domingo com três cultos, Valdemiro chega a apresentar mais de 30 testemunhos de cura. ÉPOCA tentou falar com Valdemiro durante dois meses. As solicitações foram feitas por meio de assessores e bispos e diretamente a ele, na saída de cultos. Em duas ocasiões, ele prometeu dar entrevista, mas nunca agendou.

Dissidência da Igreja Universal do Reino de Deus, a Mundial é a menos organizada das evangélicas. Seus templos têm instalações precárias. A pregação é classificada por alguns como “primitiva”. Há gritos, choros e performances espalhafatosas. Até suas publicações são visivelmente mais pobres que as das concorrentes. Apesar de fazer quase tudo no improviso, a Mundial já é considerada o maior fenômeno religioso do Brasil desde a criação da Igreja Universal, em 1977, sob a liderança do bispo Edir Macedo. Mais que isso, a Mundial começa a se firmar como ameaça ao império que a Universal ergueu no campo das neopentecostais.

Carismático, intuitivo, meio desafiador, meio fanfarrão, Valdemiro comanda uma estrutura que, de acordo com números da igreja, reúne 2.350 templos, cerca de 4.500 pastores e tem sedes em mais 12 países. Só em aluguéis de imóveis para cultos a Mundial gasta R$ 12 milhões por mês, segundo estima o diretor de compras da igreja, Mateus Oliveira, sobrinho de Valdemiro. Em número de templos, a Mundial superou duas de suas três concorrentes neopentecostais: a Internacional da Graça, do missionário R.R. Soares, e a Renascer, do casal Estevam e Sônia Hernandes. Nos últimos dois anos, a Mundial praticamente multiplicou por dez seu tamanho (em 2008, eram 250 templos). Mantido o atual ritmo de crescimento, ela ultrapassaria a Universal até 2012. A igreja de Edir Macedo afirma ter 5.200 templos e 10 mil pastores.

Uma característica nova na expansão da Mundial está naquilo que o sociólogo Ricardo Mariano, estudioso de religião na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, chama de “pescar no próprio aquário evangélico”. Estudos sugerem que a maior parte dos seguidores da Mundial veio de outras neopentecostais, principalmente da Universal. Poucos eram do meio católico, tradicional fornecedor de fiéis para denominações evangélicas. “Calculo que mais de 50% dos membros da Mundial saíram da Universal, uns 30% da Internacional da Graça e o resto das demais evangélicas ou outras religiões”, diz Paulo Romeiro, professor de teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e autor de um livro sobre a igreja.

Na cúpula da Mundial, a presença de ex-membros da Universal é expressiva. Estima-se que 90% dos bispos e até 80% dos pastores tenham sido formados por Edir Macedo. O próprio Valdemiro tem origem na Universal, onde atuou por 18 anos. O apetite com que a Mundial avança sobre a Universal aparece até na distribuição geográfica dos templos. Valdemiro tem predileção por instalar igrejas em imóveis que já foram ocupados pela Universal.

Parte do encanto de Valdemiro está na imagem messiânica que ele construiu em torno de si, contando histórias mirabolantes. A mais espetacular está no livro O grande livramento: ele descreve um naufrágio que sofreu em Moçambique em 1996, quando ainda era da Universal. Valdemiro diz que ele e três conhecidos foram vítimas de uma sabotagem, que fez a embarcação afundar a 20 quilômetros da costa. A partir daí, a história ganha ares cinematográficos.

Valdemiro na época pesava 153 quilos (anos depois, ele faria uma cirurgia de redução de estômago). Ele diz que deu os únicos três coletes aos colegas e começou a nadar a esmo. Diz ter nadado oito horas “contra forte correnteza”, “ondas gigantes” e cercado por “tubarões-brancos assassinos” e “barracudas agressivas”. Na travessia, prossegue sua narrativa, um pedaço de sua perna foi arrancado e seus olhos foram queimados por “águas-vivas gigantes”. Quando finalmente chegou à praia, diz ele, dormiu na areia e acordou nos braços de dois estranhos, “africanos seminus”. “Tive a clareza de que os anjos do Senhor haviam me visitado e me dado o livramento”, diz. Dos três companheiros, dois morreram e um foi resgatado. Na época, jornais noticiaram o naufrágio, mas muita gente na igreja duvidou do relato. Um bispo foi à África fazer uma sindicância, mas isso não sanou as dúvidas.

Valdemiro também conta outros três causos de “livramento”. Diz que, numa ocasião, caiu do 8º andar de uma obra, mas nada sofreu. Afirma também que, passeando de carro “na África”, uma bomba de um campo minado explodiu “arremessando nosso carro uns 3 metros para o alto”. Diz ainda que sofreu uma tentativa de assassinato, mas os “matadores profissionais” erraram os cinco tiros. “Assustados, jogaram o rifle para dentro do carro e fugiram”, afirma.

Fotos: Rogério Cassimiro

DINHEIRO - Na multidão, uma fiel dá R$ 20 à Mundial. Nos grandes cultos, as doações são recolhidas por mais de 200 voluntários (à esq.). Depois, as sacolinhas são entregues numa cabine improvisada, de onde saem malas cheias (à dir.)

Além dos “livramentos”, a Mundial ostenta ainda outras três distinções em relação às concorrentes. A principal é a ênfase na cura. Diferentemente da Universal, que cresceu preconizando o exorcismo, ou da Renascer, que concentra o foco na prosperidade, a Mundial promete soluções divinas para doenças terrenas. O discurso não é novo. Nos anos 50, milagres de cura eram o mote da Igreja do Evangelho Quadrangular e da igreja O Brasil para Cristo, de Manoel de Mello. Valdemiro remasterizou o tema. Para dar credibilidade ao discurso, às vezes recorre ao médico Wandemberg Barbosa, que sobe ao altar para dizer que a medicina não explica certos fenômenos. “Há casos que só podem ser milagres”, diz Barbosa. “Tomo cuidado com o que falo porque existe a fiscalização do CRM (Conselho Regional de Medicina), mas Valdemiro não provoca a descrença na medicina. Ele nunca manda ninguém interromper o tratamento.”

Outra característica que distingue a Mundial é a sacralização do suor. A cada culto, Valdemiro passa quase três horas no altar. Ali, ele grita, canta, ri, chora, pula, se ajoelha e sua. Sobretudo sua. Quando a reunião termina, seu suor é disputado pelos fiéis. Mais de 200 chegam a cercá-lo. Tremendo, chorando, eles usam toalhinhas fornecidas pela igreja para coletar alguma umidade. Depois, esfregam o pano no próprio corpo, em fotos ou documentos. “A valorização do suor, que ocorre com vários líderes da Mundial, é uma novidade completa entre os protestantes”, diz o sociólogo e teólogo Ricardo Bitun, da Universidade Mackenzie. “Valdemiro é corajoso ao permitir que o público toque em seu corpo. Nenhum outro líder evangélico faz isso”, afirma o sociólogo Antônio Flávio Pierucci, da Universidade de São Paulo (USP).

O terceiro elemento distintivo da Mundial é a composição de uma cúpula majoritariamente negra. Os bispos Josivaldo Batista, o segundo na hierarquia, e Roberto Damásio, o terceiro, também são negros. Valdemiro fala com orgulho sobre a presença de negros na direção da igreja. E afirma já ter sido discriminado por sua cor. Eis o que diz o jornalista Ronaldo Didini, ex-homem de confiança de Edir Macedo que hoje trabalha como consultor de mídia para Valdemiro: “Uma vez, numa reunião de lideranças da Universal, Valdemiro foi indicado para liderar a igreja no Paraná. Macedo foi contra, dizendo que a sociedade paranaense era elitizada e que não mandaria um negro para lá. Quem defendeu o Valdemiro foi o Honorilton (Gonçalves), hoje presidente da Record. Mas não adiantou”. Por meio de sua assessoria, a Universal afirmou que tem vários pastores e bispos negros e que a acusação de discriminação contra Valdemiro é improcedente.

A Mundial não vive só de inovação. Noutros aspectos, aproveita o know-how dos concorrentes, como a prática de distribuir bens em nome de terceiros para esconder o enriquecimento das lideranças. “A Mundial cresceu muito. Então há coisas que o apóstolo coloca no nome de outros. Eu já tive veículos da igreja em meu nome”, diz Jorge Lisboa, obreiro e assessor da Mundial, presença frequente no altar ao lado de Valdemiro. “O primeiro carro que o apóstolo comprou pela igreja colocou no meu nome. Muita coisa é assim. Sabe por que o R.R. Soares está estacionado? Porque dedicou tudo à família. O dirigente tem de confiar nos outros. Se comprar dez emissoras de rádio, tem de colocar em nome de pessoas diferentes.” O missionário R.R. Soares não respondeu aos pedidos de entrevista de ÉPOCA.

A prática descrita por Lisboa é confirmada pelo advogado Fausto Bossolo, membro da Mundial e assessor do vereador José Olímpio (PP), representante da igreja na Câmara Municipal de São Paulo. “Como é que você vai declarar isso no Imposto de Renda? A Igreja Evangélica tem um crescimento absurdo e a demanda é muito grande”, diz ele. “Então é complicado colocar (tudo) no nome de uma pessoa só. Você tem uma casa e daqui a um ano tem 20. E aí? Como fica?”

Rogério Cassimiro

FÉ - No culto em São Bernardo, um bebê é levado de mão em mão sobre o público até o altar, onde depois recebeu a bênção de Valdemiro.

Como outras igrejas neopentecostais, a Mundial também não se acanha em pedir ofertas. Apesar do perfil pobre do público, os pregadores não hesitam em estabelecer valores altos para as contribuições. Valdemiro já pediu até 30% da renda do fiel, o que foi batizado de “trízimo” : “Você vai dizer para Deus o seguinte: ‘Senhor, 70% de tudo o que o Senhor me der neste mês é meu. E 30% são da sua obra’”, disse. Depois, associou o “30” à “Santíssima Trindade”. Apesar de dizer que não faz distinção entre doadores, a Mundial qualifica as ofertas em categorias: ouro (R$ 300), prata (R$ 100) e bronze (R$ 50). “Quando Jesus nasceu, recebeu três presentes: ouro, incenso e mirra. Qual foi o mais importante?”, disse Valdemiro num culto. E respondeu: “O ouro!”.

O ex-pastor Rafael Ferreira, um dos raros dissidentes da Mundial, dá detalhes das táticas de arrecadação: “Em Mato Grosso havia uma meta de R$ 1 milhão por mês, além dos R$ 500 mil para pagar a TV. Eu era responsável pelos depósitos. Todo dia ia ao Bradesco do centro de Cuiabá e depositava de R$ 80 mil a R$ 100 mil na conta da igreja”. Ferreira atuou por três anos na Mundial. Ele conta como eram os “cursos de pregação”: “O bispo Sidney Furlan mandava a gente subir no altar e orientava sobre o que falar para comover o povo. Dizia que era preciso fazer um teatrinho, um sensacionalismo para o povo acreditar que a igreja era responsável pelas curas e milagres”. Ferreira, que se diz ex-homossexual, foi expulso da Mundial em dezembro. Ele pede R$ 1 milhão na Justiça por discriminação e calúnia. Os representantes da igreja em Cuiabá não quiseram comentar suas afirmações.

Problemas com a Justiça não são uma novidade para a Mundial. No começo do mês, três pastores da igreja foram presos pela Polícia Rodoviária em Mato Grosso do Sul. Com eles foram apreendidos sete fuzis, que, segundo a polícia, saíram da Bolívia e seriam entregues para traficantes no Rio de Janeiro. O próprio Valdemiro já foi apanhado em situação parecida. Em abril de 2003, o Ford Mondeo que dirigia foi parado numa blitz em Sorocaba. No carro, havia 26 cartuchos de munição e três armas: uma carabina calibre 22 e espingardas calibres 12 e 15. “Ele disse que era caçador. Falou que tinha morado na África, onde caçava elefantes”, diz o policial Danilo Ramos, que atuou no flagrante. Na casa do apóstolo, “um lugar sujo, nos fundos de um quintal”, segundo Ramos, os policiais acharam mais duas espingardas ilegais. Na delegacia, Valdemiro afirmou que ganhava “aproximadamente R$ 500 por mês” e não tinha imóvel nem dinheiro no banco. Passou a madrugada preso. Em 2005, foi condenado a dar três cestas básicas a uma instituição de caridade.

Ainda em 2003, Valdemiro voltou a esbarrar na ilegalidade. Ao renovar a carteira de motorista, usou o RG 16.717.037, que pertence a uma mulher nascida em Paraibuna, no interior de São Paulo. A habilitação, com o número de RG errado, venceu em 2008. Não consta que ele tenha tido problema por ter circulado com um documento com informação falsa.

Valdemiro já pediu até 30% da renda do fiel – o que foi batizado de “trízimo”

Com o crescimento da Mundial, o padrão de vida de Valdemiro mudou radicalmente, embora ele continue cultivando a imagem de interiorano simplório diante dos fiéis. Valdemiro mora num condomínio de luxo em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo. Quando precisa se deslocar, usa dois helicópteros e um jato Citation Excel, de R$ 18,5 milhões, alugado há cinco meses. O helicóptero menor é um Bell Jet Ranger 206B3, avaliado em R$ 1,3 milhão. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ele já pertenceu à apresentadora Xuxa. Hoje, está em nome de uma factoring chamada Athenabanco, que diz ter vendido o aparelho à Mundial no fim de 2008, em 12 parcelas. “O pedido de transferência para a igreja está na Anac há dois meses, mas o processo é lento”, diz Robinson Leite, diretor da Athenabanco.

O helicóptero grande é um Agusta A109-C, comprado pela Mundial em setembro de 2009, por R$ 5,1 milhões. Potente, luxuoso e seguro, o Agusta é um dos aparelhos mais cobiçados do mercado. Para embarques e desembarques perto de casa, Valdemiro usa o heliponto de Amilcare Dallevo, dono da Rede TV!. É uma situação provisória (que Dallevo prefere não comentar). Em pouco tempo, Valdemiro deverá construir seus próprios helipontos. A amigos, disse que vai construir um perto de sua casa e outro perto do enorme templo que está erguendo na Zona Sul de São Paulo.

A frota de aeronaves já parece insuficiente para o apóstolo. Há algumas semanas, corretores foram acionados para tentar vender o Agusta por US$ 2,5 milhões. “O plano de Valdemiro é comprar um Agusta Grand, o mais sofisticado da marca, que custa uns US$ 7 milhões”, diz um profissional do mercado. O avião também pode estar com os dias contados. “Eu já disse para o Valdemiro que ele precisa comprar um jato intercontinental. A igreja está em expansão na África”, afirma Ronaldo Didini.

Em seu próprio nome, o patrimônio de Valdemiro é bem menor. Com a mulher, a bispa Franciléia, ele é sócio de uma empresa de comunicação e de uma gravadora de CDs, que trabalham para a igreja. Franciléia é uma loira de 44 anos. Com joias e roupas chamativas, ela acompanha Valdemiro nos cultos e ora chorando. Ainda é sócia da editora que publica livros da Mundial. Oficialmente, a renda do casal sai apenas da venda dos livros e CDs. Os outros bens de Valdemiro são um Fusca 1969, uma moto 125 cilindradas e uma picape Dodge RAM 2.500 avaliada em R$ 100 mil.

O motor do crescimento acelerado da Mundial é sua estratégia de mídia, considerada a mais agressiva entre os evangélicos. Até dois anos atrás, a Mundial disputava fiéis pela TV em pé de igualdade com os concorrentes, alugando pequenas faixas da programação. Em agosto de 2008, deu um salto. Valdemiro fechou um acordo com a família Saad, do Grupo Bandeirantes de Comunicação, e passou a ocupar 22 horas diárias da grade da Rede 21, canal UHF com alcance nacional. O negócio, que garantiu presença avassaladora da Mundial na TV, foi articulado por Didini, que ficou com o cargo de gestor de conteúdo da emissora.

A Mundial tem também acordos com a Rede TV! – em que ocupa três horas e meia da programação diária – e com a CNT – oito horas por dia. Transmite por satélite para cinco países da África. No rádio, mantém operações em vários Estados. As mais relevantes no Rio e em São Paulo, onde a Mundial arrendou uma emissora FM para transmitir 24 horas por dia.

Fotos: Rogério Cassimiro

RIQUEZA - Valdemiro cultiva uma imagem de frugalidade. Mas tem um padrão de vida sofisticado. Um helicóptero Agusta (foto inferior, à esq.), um Bell (foto maior) e um jato Citation de R$ 18,5 milhões (foto superior, à esq.) ficam a sua disposição.

Ainda que a cúpula da Mundial mantenha segredo sobre a movimentação financeira da igreja, todos concordam que o gasto mais relevante é com mídia. Um membro da cúpula afirmou que o desembolso total nessa rubrica está em torno de R$ 13 milhões por mês. “No Canal 21, o apóstolo deve estar pagando uns R$ 7 milhões, daí para mais. Na Rede TV! foi renovado por R$ 1,9 milhão. E na CNT uns R$ 800 mil”, diz o assessor Jorge Lisboa sobre os três principais contratos. Para filmar eventos externos, a Mundial contratou a produtora de TV Casablanca, a maior do setor no Brasil.A nova ambição de Valdemiro é política. Seguindo a tendência de outras igrejas, ele quer criar sua própria bancada em Brasília e eleger um representante seu em cada Assembleia Legislativa do país. “A estratégia do apóstolo é lançar só um federal e um estadual por Estado. É para não ter competição interna”, diz Irio Rosa, escalado para ser candidato a deputado estadual no Paraná pelo nanico PSC (Partido Social Cristão). A legenda, cujos maiores expoentes são o senador Mão Santa (PI) e o ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz, deverá lançar a maioria dos candidatos da Mundial. Rosa, exibido constantemente na TV da Mundial, admite que mal conhece o Paraná.“Eu queria sair candidato por Brasília, mas o apóstolo não deixou. Então, faz um ano que estou morando em Curitiba”, diz.Um dos colaboradores mais importantes de Valdemiro fará dobradinha com Rosa no Paraná. É o executivo Ricardo Arruda Nunes, ex-presidente do desativado Banco de Crédito Metropolitano, conhecido como o banco da Igreja Universal. Nunes diz ser hoje responsável pela “estratégia financeira” da Mundial. Ele já foi investigado pela Polícia Federal e pela Procuradoria da República por suas supostas relações com empresas-fantasmas que teriam sido criadas pela Universal para lavar dinheiro. Agora, prestador de serviços para a Mundial, frequenta os cultos de Valdemiro todo domingo.

Revista Época

FLAGRANTE - Um policial exibe fuzis apreendidos com pastores da Igreja Mundial em Mato Grosso do Sul. O próprio Valdemiro já foi preso com armas ilegais.

Em janeiro, Valdemiro Santiago quase recebeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu altar. A ocasião era um culto no Paço Municipal de São Bernardo do Campo, com público estimado em 50 mil pessoas. Lula chegou a confirmar presença, mas não apareceu, porque teve uma crise de hipertensão. Para representá-lo, compareceram dois petistas: o prefeito Luiz Marinho e o senador Aloizio Mercadante. “Eu não conhecia Valdemiro”, disse Mercadante. “É mesmo impressionante. Ele prega de forma muito direta, autêntica e popular. Lembra as manifestações que a gente fazia aqui neste mesmo lugar com os trabalhadores, um movimento forte, espontâneo e que incomoda as elites.” Mercadante prometeu articular um encontro de Valdemiro com Lula. Até a semana passada, nenhuma reunião tinha sido agendada.

Valdemiro procura cultivar contatos com políticos de diversas tendências. Mantém boas relações com o tucano Marconi Perillo, senador por Goiás, e com Ivo Cassol (PP), governador de Rondônia. “Imagine uma pessoa íntegra, boa, verdadeira. É ele, Valdemiro. Ele faz coisas que só Deus pode fazer”, diz Cassol. Ele costuma recebê-lo em sua fazenda, em Rondônia, para pescar. Entre os políticos de destaque, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), é o único com quem Valdemiro tem relacionamento dúbio. Em 2008, Valdemiro pediu votos para Kassab. No ano passado, quando a sede da Mundial no Brás, centro de São Paulo, foi lacrada por falta de segurança e excesso de barulho, Kassab passou a ser tratado como inimigo.

A sede do Brás é um galpão enorme e antigo, que funcionava como fábrica da família Matarazzo. Ocupa uma área de 43.000 metros quadrados e foi comprado pela igreja por R$ 60 milhões em 60 parcelas. O embargo ocorreu porque o imóvel tinha fiação exposta, piso e teto comprometidos e não contava com saídas de emergência, além de produzir muito barulho. Enquanto providenciava reformas, Valdemiro dizia que o fechamento era uma “perseguição dos poderosos à obra de Deus”. Várias vezes ameaçou retaliar Kassab nas urnas. A sede, que ficou 53 dias lacrada, é a principal fonte de renda da Mundial. “O fechamento da nossa igreja provocou um prejuízo de milhões e milhões de reais”, disse Valdemiro num culto em fevereiro, enquanto pedia mais ofertas aos seguidores.

De todos os assuntos relacionados à vida de Valdemiro, um dos mais polêmicos e misteriosos é sua saída da Universal. Valdemiro é o único dissidente de Edir Macedo que prosperou criando sua própria igreja. Depois de ocupar posições de destaque em São Paulo, Paraíba, Pernambuco e em Moçambique, Valdemiro rompeu com a Universal em 1997. Sua importância pode ser medida pelas participações societárias que acumulou. No último ano de Universal, tinha em seu nome duas TVs e três rádios FM da igreja. Há várias versões para a ruptura. Alguns dizem que Valdemiro foi expulso por desviar dinheiro da Universal. Outros dizem que ele discordou de Edir Macedo na nomeação de um bispo. Há quem diga que ele caiu em desgraça porque brigou com autoridades de Moçambique e atrapalhou a expansão da igreja por lá. Sua saída não foi amigável. “Sabe o que o Macedo fez com ele? Deu R$ 50 mil e um Gol velho. Jogou na mesa. Foi assim que o Macedo fez, ó: ‘Se você ficar, vou te dar uma liderança forte, um Audi, tudo. Se sair, leva R$ 50 mil e um Gol velho’”, afirma Didini, que deixou a Universal na mesma época. “Ganhei R$ 100 mil quando saí. O cara (Valdemiro) foi um líder, trabalhou 18 anos lá, deu a vida pela igreja e só levou R$ 50 mil.”

Parte importante do sucesso da Mundial é resultado da crise da Igreja Universal. Lideranças evangélicas dizem que a Universal começou a enfrentar problemas quando Edir Macedo passou a dedicar a maior parte de sua atenção à TV Record. “Ele deixou de ser igrejeiro, virou empresário e foi morar nos Estados Unidos, longe dos fiéis”, afirma o ex-bispo Marcelo Pires, que atuou na Universal e hoje move processos judiciais contra a igreja. “O seguidor da Universal nem vê mais o Edir pregando. Como não sente o carinho de seu líder, procura outras igrejas.” Há também o desgaste provocado pelas denúncias recentes de lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito contra líderes da Universal.

Desde a criação da Mundial, Edir Macedo nunca manifestou nenhum tipo de temor sobre a concorrente. Dias atrás, ele publicou um post em seu blog em que cita pela primeira vez a Mundial. Edir Macedo reproduziu a carta de uma fiel que teria passado pela igreja de Valdemiro. Ela diz que na Mundial viu sua vida espiritual “caindo a cada dia”. Os parceiros de Valdemiro comemoraram. Para eles, Edir Macedo passou um atestado de preocupação.

Rogério Cassimiro

PODER – Acima, Valdemiro com o prefeito Luiz Marinho (à esq.) e o senador Mercadante, que representaram Lula em São Bernardo. Abaixo, com Kassab em 2005, citado nos templos como inimigo da Mundial

Jorge Lisboa

Alto escalão

Os principais nomes da cúpula da Igreja Mundial

Fotos: reprodução (2), Rogério Cassimiro/Época e Danilo Verpa/Folha Imagem

Fonte: Revista Época / Gospel+

PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

207 comentaram, comente você também!

  1. Bom dia, fico feliz Ariadne por você entender um pouco mais da palavra de Deus mas infelizmente não soube interpretar o que está sendo debatido acima, pois bem, o que está explicito acima não é a pregação que ele faz, não é o comportamento de Fé que os fiéis possuem durante os cultos e sim o comportamento do lider. Peço que analise mais cuidadosamente e volte um pouco no tempo através das escrituras e verá que Jesus juntou multidões a Céu aberto sem precisar se deslocar com Helicópteros e Jatinhos de 18,5 Milhões. Claro que Valdomiro não pode ser comparado nem a poeira que passou perto dos pés de Jesus Cristo, mas vale ressaltar que tomem cuidado quando o assunto é “dinheiro”, lembre-se quando Jesus chegou ao templo e quebrou tudo o que estava sendo negociado diante dos fiéis e ele mesmo disse: ” Dai a Cézar o que é de Cézar, dai ao pai o que do pai”. Concluindo, ele não pede nossos bens ou dinheiro em troca e sim nossa fé, nossa compaixão com o próximo, nossa doação para ajudar aqueles que precisam, uma forma de fazer isso é juntar-se a pessoas que queiram fazer o bem e ir pessoalmente a hospitais, favelas, ruas, … Parem de financiar a luxúria do próximo, parem de ser hipócritas.

  2. eu acho q as pessoas ,quando se fala de DEUS deverian ter + raciocinio no q disem .queren ser o dono da verdade , é desse tipo de ” pessoas ” q a midia adora , q ficam no sofa vendo 12 marmanjos correr atra de uma bola ,e disendo eu amo meo time ,enquanto isso gasta -se milhoes em estadio e carnaval ,com o juro do banco assaltando seu bolço, e a vergonha de pagar só 0,43 sobre o seu rendimento, olhe a estatistica de educaçao , mas como dis nossos governantes o povo quanto + ………. melhor .reflita

  3. precisamos ouvir com mais atencao o que o Senhor Deus nos transmite atraves de sua palavra, examinai as escrituras e devemos nos atentar para os evangelhos pois ele nos mostra que o Senhor Jesus e o unico a ser seguido ele e o caminho a verdade e a vida

  4. se eu estiver com cancer quem eu procuraria ? os que criticam !!

  5. Apóstolo Valdemiro, RR Soares, Edir Macedo, Silas Malafaia, José Wellington e tantos outros aproveitadores da fé alheia, são bandidos piores do que aqueles que estão nos presídios, pois os ladrões dos presídios usma uma pistola, um 38 e estes pastores ladrões usam como arma, a palavra de Deus. E ainda não são presos pois mexem com política.

  6. oi gente! a paz abençoados, eu vejo comentários alguns abençoados, mais a maioria cheios de peçonha usando até a palavra de Deus cuidado “irmão” pela tua palavra serás absolvido ou condenado e sabe porquem não é mesmo? O mesmo que foi crucificado e disse se credes farás obras maiores do que já fiz. Jesus é Maravilhoso, Ele usa quem ele quer e como Ele quer, pra ser um Homem de Deus não precisa ser um “pobrezinho andando de chinelinho” não menosprezando quem ande mais deixa de ser hipócrita raça de víbora quem tá com inveja, Apostolo sim , por que? quer ter a unção que ele tem então engole essa língua de cobra peçonhenta, paga o preço, quanto mais falam mal mais a obra de Deus cresce, Deus usa o iletrado, o caipira, levanta do monturo e coloca ao lado do principe desta terra, vão visitar não sejam convencidos por meia dúzia de mídia e irmãos invejosos, as riquezas justas vem de Deus, trizidimo que mentira do capeta, abram os olhos parem de ser marionetes, se aposttolo Valdemiro for homem de Deus que eu sei que ele é vocês vão pagar caro por cada comentário riem enquanto podem! se arrependam enquanto é tempo. desculpe não queria ser grosseira, mais muitas calunias, mais Deus é que vai mostrar e a obra vai crescer…cristão verdadeiro é igual massa de bolo quanto mais batem mais crescem em Cristo Jesus. que satanás não ceguem o entendimento, te aconselho vai lá visita só uma vez qualquer impd da sua cidade.
    beijo a todos e desculpe tá não quero ofender ninguem. paz.

    • Bom dia, fico feliz Ariadne por você entender um pouco mais da palavra de Deus mas infelizmente não soube interpretar o que está sendo debatido acima, pois bem, o que está explicito acima não é a pregação que ele faz, não é o comportamento de Fé que os fiéis possuem durante os cultos e sim o comportamento do lider. Peço que analise mais cuidadosamente e volte um pouco no tempo através das escrituras e verá que Jesus juntou multidões a Céu aberto sem precisar se deslocar com Helicópteros e Jatinhos de 18,5 Milhões. Claro que Valdomiro não pode ser comparado nem a poeira que passou perto dos pés de Jesus Cristo, mas vale ressaltar que tomem cuidado quando o assunto é “dinheiro”, lembre-se quando Jesus chegou ao templo e quebrou tudo o que estava sendo negociado diante dos fiéis e ele mesmo disse: ” Dai a Cézar o que é de Cézar, dai ao pai o que do pai”. Concluindo, ele não pede nossos bens ou dinheiro em troca e sim nossa fé, nossa compaixão com o próximo, nossa doação para ajudar aqueles que precisam, uma forma de fazer isso é juntar-se a pessoas que queiram fazer o bem e ir pessoalmente a hospitais, favelas, ruas, … Parem de financiar a luxúria do próximo, parem de ser hipócritas.

  7. sendo verdade ou mentira.nao devemos olhar para o homem e sim para jesus.que nao cometeu nenhum pecado.foi ele que moreu por mim e por voce.a biblia diz maldito é o homem que confia no homem…

  8. Muitos vão dizer:Expulsei demonios no teu nome, fiz maravilhas no teu nome, e Jesus falará abertamente:Nunca vos conheci, apartai-vos de mim vós que praticai a iniquidade.(deixar pessoas participar da ceia sem que ela se arrependa e passe pelo batismo, meu Deus que crime contra os principios da palavra!acorda leia a biblia.Tess 2.2 ll Pedro 2.leia

  9. Têm um ditado que enquanto são jorge tiver cavalo não anda a pé.Dizia meu avô.

  10. Só engole estes, quem não tem conhecimento teológico.(biblico)

  11. é uma tristeza muito grande! O evangelho é bem maior que tudo isso. Me impressiona como a pessoa não teme o real "poder de Deus", a justiça de Deus é perfeita e ela vem e acontece, ainda mais quando tão claramente nota-se o descaso com este Poder e com a maneira como Deus quer atingir cada pessoa vai bem mais além de restabelecer algo que nos está afligindo, o servir e entender o amor de Deus vai além de tudo isso. Oremos e vamos em frente porque o que é de Deus prevalece sempre.

  12. nao se pode por outro fundamento, alem do que ja esta posto, CRISTO.

  13. Jesus o caminho, a verdade e a vida.

  14. seus bandos de invejosos da igreja universal não sabe fazer nada queima jesua esse povo

  15. sabe sem querer fazer media ou coisa semelhante, o q tenho a falar e q conheci esse homem de perto, tanto ele como a esposa dele a bipa francileia.
    é um fato q existem pessoas sem carater dentro da igreja, mais sem nenhuma duvida esse homem e verdadeiro no q diz e faz, sou ex-esposa de pastor da mundial e convivi bem de perto nao so dele como tambem do bispo josivaldo. ninguem e perfeito. mais sem duvida o apostolo e verdadeiramente um grande homem de deus, tem uma grande preocupação com as almas, é muito lindo ver como ele é de verdade. ele é o q é, e não esconde isso de ninguem, não faz média ou coisa parecida, não pensa duas vezes: se descobrir q algum pastor ou bispo estifer fazendo alguma coisa errada ele tira da obra. ele ama a obra de deus.
    nunca fez reunião com pastores para falar como se dever fazer para tirar dinheiro do povo, nas suas reuniões com os pastores ele sempre fala para q os mesmos venham cuidar das almas com amos.
    não faço mais parte do corpo da igreja mundial mais admiro e respeito muito o apostolo como um grande homem de deus.

  16. é triste saber de fatos que acorrem por trás de pastores, bispos…
    Só sei que DEus pedirá conta de todos que fazem sua obra relaxadamente. Sei que DEUS por sua misericórdia usa o homem como instrumento de benção, mas sei tanbém que muitos são lobos muito bem disfarçados de ovelhas…pastores.

  17. cara tem uns cara nada a ver escrevendo bobagen deixa o cara pregar,,,seria melhor uma budega ou uma zona ou um ponto de droga,,,,,,,,PARA DE SER PATETA A BIBLIA DIZ UNS PREGAN POR AMO R OUTROS POR CIUMES OUTROS POR FAMA ,,MAIS O INPORTA INPORTA Q O EVANGELHO DE CRISTO ESTA SENDO PREGADO

  18. Valdir,

    Meu filho, acorde pra Jesus.

    Sempre se ignorou evangélicos neste pais. Os americanos tem somente 25% de católicos, todavia a imprensa fala, dá destaque, os filmes também, independente de ser proposital face a hegemonia que quer o americano do norte exercer sobre o povo latino do sul.

    A globo e as demais, por razão de mercado, de interesse e de indiferença dos evangélicos aos meios de comunicação, sempre ignoraram, quando falavam era para deturpar.

    Agora, preste atenção! O pêndulo do relógio está vindo para os evangélicos, não bastasse acompanhados de emissoras de rádio e tv e ainda pagando para usar espaços nas concorrentes da Globo, a mais prejudicada, vez que já não mais assiste as outras emissoras falirem como no passado, graças aos recursos desses programas evangélicos.

    Vá atrás que a rede tv e band pagam seus custos e despesas só com essas receitas, ok, sendo o que recolhem fora isso lucro, que pode ser reeinvestido no patrimônio da empresa ou dos seus proprietários.

    Entendeu agora?

    Outra coisa, a Igreja católica está sangrando, entendes o que digo? Ou seja, uma nova ordem universal.

  19. Marcos,

    Evangélico era pobre, gentinha, sem nada.

    De uma ora para outra só vejo agora as pessoas preocupadas com o local de investimento desses lascados. Ora, não são pobres?

    Acho que quem deve se preocupar com que perder é o rico, só que esses não vivem nas igrejas, nem ninguém os quer por ser ladrões.

    Parece a história do pobre que acha que não tem nada, quando vem uma catástrofe aí diz que perdeu tudo. Uai? Não tinha nada, agora perdeu tudo?

    Deixem de estar falando do dinheiro que nunca existiu, do dinheiro do zé povinho,

    Deixem de se preocupar com os dois peixinhos e os cinco pães que alimentou uma multidão.

    Bolas, quanto conselhelheiros financeiros. Vocês são donos, proprietarios, acionistas de bancos?

    Vai um desses que vocês falam que estão entregando dinheiro para lideres religiosos pedir empréstimo, sequer serão recebidos face o cadastro patrimonial nada constar, nada de rendas.

    Queira ou não, Deus está fazendo nada em algo. Deu pra entender?

  20. Quanta discursão meu povo!!! Será que Deus esta feliz com isso??/ Vamos deixar de procurar defeito nas pessoas e pregar o evangelho de Jesus a todos quantos o Senhor colocar em nossa caminho…

    PORQUE DEUS È BOM,
    E O diabo NÃO VALE UM BOMBOM!!!!

  21. O que o Levi falou é a maior verdade, ou seja cada unm tem a sua verdade, cristão, muçulmano, budista………., agora temos que ser mais critico e abrir os olhos e não proporcionar a certos donos da “verdade” uma vida de maraja.

  22. Todo mundo tem falhas…sei da Igreja da Graça que tem bens fora do Brasil e arrecada muito…além do que não atende apelos de funcionários para aumento de salário dizendo estar dentro da lei, mas tbém tem muitas despesas com TV…rádio…funcionários…luz…água…etc. Mas os rendimentos lá fora são investimentos com retorno futuro e lá fora rende muito.
    Todos tem esse direito.hehe.

  23. O povinho babaca.

  24. É engraçado como tem gente comentando aqui a respeito desse caso como se fosse perseguição da Globo aos evangelicos. Definitivamente a Globo não é uma instuição que preza pelo que espiritualmente correto. Mas, quando ela faz este tipo de reportagem, ela apenas mostra claramente a realidade atual das igrejas.
    Pergunto a todos aqui: voces veem eles falando da Igreja Batista, da tradicional Assembleia de Deus, igreja Anglicana, Presbiteriana?
    Nao me lembro. Acho que deve ser porque não a motivos. Ou essas denominações não dão motivos iguais a esses.
    Aqueles que, sendo cristãos, defendem as praticas deste tipo de pastor precisam, urgentemente, ler mais a biblia. Entrar na escola biblica de sua igreja. Seja pastor ou nao.
    Uma pessoal ir pra um programa evangelico na TV pra dizer que foi curado de uma determinada dor de barriga so porque ouviu a oração desse tipo de pastor e diz que foi milagre, não sabe o que é o poder de Deus.
    O senhor Jesus nos conclama realmente a não julgarmos ninguem. Esta claro. Pede para sermos mansos. Espirito de mansidão. Mas não há nada no evangelho do Senhor Jesus onde ele nos conclama a sermos idiotas. Pelo contrario. Nos pede discernimento.
    O evangelho deste senhor não é o evangelho do Senhor Jesus. Ponto final.

  25. primeiro voces da epoca e da globo são as mesmas coisas perseguidores do evangelho e de cristo.tenho uma coisa a dizer o ap waldemiro e´um homem de DEUS.pois conheço seu trabalho seu carater.vão procurar a turma de voces.e também voces que não conhecem e atiram pedra e que fazem paret de outros ministerios que não a contecem nada por isso criticam.procure saber das coisas.e só isso que tenho a falar.

  26. bem acho uma materia muito tedenciosa mas ainda ha pessoas que nao ceem em DEUS mas eu CREIO SIM SIM e mesmo que ele roube ou nao quem mantem uma igreja sem dinheiro vao contar entao com o pessoal da epoca espero que DEUS tenha misericondia de voces nao sou fanatico creio no DEUS que muda situaçoes so isso

  27. ja nao estao mais falando de jesus agora so falam em dinheiro e o povo bestamente sendo enganado

  28. MARIANA SANCHES/RICARDO MENDONÇA/JULIANA ARINE

    QUEM É O HOMEM?
    Como amaldiçoarei a quem Deus não amaldiçoou? e como denunciarei a quem o Senhor não denunciou? Num. 23:8

    QUEM É DEUS!
    Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá? NUM. 23:19

  29. Vendilhões da fé , ladrões , charlatões mas o povo gosta desse tipo , povo pede pra ser roubado por esses canalhas!

  30. REIXEM O REINALDO EM PAZ!!!!!!! VAÓ CUIDAR DA VIDA DE VCS!!!!!!!!!!!!!! BANDO E LAVADEIRAS…. KKKKKKKKKKKKK-………..

  31. Pr. Edsn Melo disse:

    Sou Pastor da Igreja Mundial do Poder de Deus desde 13 de novembro de 2004 e durante estes anos tenho visto um homem de fé ( Apóstolo Valdemiro Santiago ), que tem feito mais que todos que já conheci, e que esta disposto a dar a vida literalmente pelos que sofrem.

    A pergunta é: Até quando o Brasil vai deixar a globo descidir quem é mocinho e que é vilão?

    Pastor Edson Melo ( IMPD )
    Cuiabá – MT

  32. Etiane Abensur disse:

    É impressionante o ciúme e a raiva que a Mundial causa nos ímpios! Vejam os comentários do Carlos Roberto, o tanto de tempo que ele gasta em textos enormes, deve estar louco para ser liberto também como as milhares de ovelhas dessa igreja que todos os dias até disputam para testemunhar. Eu mesma fui curada de diabetes que é incurável, tenho parentes que perderam membros do corpo por causa dessa doença, além disso vejo a cada dia minha vida prosperando. Só bênçãos, irmãos! A Mundial é uma igreja diferente de todas, quem conhece não larga nunca. A paz a todos.

  33. Caro leitor, irmão em Cristo e colegas!
    O mais importante é entendermos que o Senhor Jesus morreu e ressusscitou por nós, como Deus disse “Amei o mundo de tal maneira que dei meu unico filho em favor de todos aqueles que crescem Nele, afim de terem a vida eterna por intermédio Dele”. Estamos vivendo tempos dificeis e Deus não vai nos abandonar, lembremos do povo que Deus através de seu servo Moisés, tirou do Egito, quase 6milhões de pessoas (velhos, criancas, mulheres e homens), apenas 2 ( dois ) entraram na terra prometida, a saber, JOSUÉ E CALEBE, fiquemos então na torre vigiando pois o Senhor Jesus disse que os escandalos eram inevitaveis “MAIS AI DAQUELE POR ONDE ENTRAR, É MELHOR QUE COLOQUE UM PÊNDULO NO PESCOÇO E SE LANÇE NO RIO”;
    A melhor coisa que o povo de Deus tem a fazer é somente agradecer e esperar aquele que vem como Juiz.

    Celso

  34. Sou contra riqueza as custas do pobre,mas dizer que a rede globo persegue as igrejas evangélicas isso é verdade!Em toda manchete que evolve os evangélicos:lá está a rede globo!

  35. Pastor Nonato,

    Sou curioso desde o nascimento, tendo já visitado algumas das igrejas que você alega despertencer a Deus. De igual modo, assisto aos programas delas de TV para não ficar com uma posição somente dos que os outros falam, não sou piolho.

    Cristo quando aqui esteve, meu caro pastor, se deparou com algumas pessoas que tinham pensamentos sobre o ministério dEle semelhante aos que tendes das igrejas citadas acima.

    Esses líderes criticados das IURD, da Graça, Mundial, explorando financeiramente ou não os seus liderados, estão numa ação ministerial semelhante à de Cristo.

    Nem antes e nem agora vi ninguém criticar a Igreja Quadrangular, cujas premissas principais são: JESUS CURA, JESUS BATIZA, JESUS SALVA e JESUS BREVE VIRA, posso até ter errado em alguns dos temas, aí me perdoem os que ala pertençem, todas os princípios assemelhados a quem você veementemente critica.

    Eu procuro seguir o que preceitua os dez mandamentos, em especial no que toca ao falso testemunho. Por serdes pastor, muito mais que eu deverias saber de có e salteado a mensagem do Apóstolo Paulo: “Sede meus imitadores como eu sou de Cristo”, bem com a recomendação de que o bispo e o diácono tenham palavra e sejam irrepreensíveis…

    Lembras do contexto de uma resposta de Cristo quando acusado de ser o chefe do inferno? “como pode um reino sobreviver se digladiando entre si?”,

    Assim, Valdomiro, RR Soares, Edir Macedo são do diabo, porém pregam sobre a mudança de vida, expulsam o demônio e falam de cristo? parece esse tipo de interpretação semelhante a dada pelos católicos quando acusam os protestantes de desviados, separados, herejes. Será você um pastor, será você um evangélico ou apenas uma criança no entendimento?

    Bom seria, meu caro, se todos os anjos do inferno tivessem a mesma idéia dos que você acusa, daí se materializassem e abrissem igrejas, ensinando aos seus seguidores a respeitarem o casamento, abandonar os vícios, a mentira, a discórdia.

    A oração do PAI NOSSO, fala do VENHA A NÓS o VOSSO REINO, aí eu pergunto. Se ter posses financeiras não é coisa dos céus? A Bíblia fala das ruas banhadas de ouro e cristal, ou seja, ouro e cristal só no céu?

    Meu caro, saiba que o problema é a idolatria, e essa não se resumer apenas ao dinheiro, não.

    Existem pessoas idólatras dos filhos; outros, à beleza; outros, à inteligência; outros, à própria igreja e suas nuances arquitônicas; outros, ao namorado, ao cônjuge; outros, ao lugar onde nasceram; outros, ao carro; outros, á humidade; outros, à santidade; outros, á raça a que pertencem.

    Não é à toa que Cristo disse que se o nosso olho nos pôr a pecar, que o arranquemos, esse é o exemplo, fato que se sucedeu como jovem rico que o procurou, afinal além da idolatrar o dinheiro, era também mentiroso e orgulhoso, vez que mentiu ao se dizer santo, o cumprir todos os mandamantos.

    Se achas que possuir dinheiro te desvias do céu, então que doe, que vendas o que tem, mais ainda, se não tendes dinheiro, todavia conhece tua natureza, que não invoques a Deus para tê-lo.

    Os proprietários da empresa americada Colgate observando do crescimento da empresa, ampliou de 10 para 90 o percentual das doações, conhecido por dízimo.

    Tais recuros utilizado e muito para evangelização, acredito, sendo possível que a salvação de muitos do nosso pais e além mares serviram de suporte financeiro aos missionários americanos e de outros países, ou seja, o dinheiro abençado, assim como são abençoados os dedos dos que aqui chegam e trazem mensagens de defesa dos que levam a mensagem de Cristo, mesmo sendo pecadores, mesmo parecendo do mal, mesmo escandalizando alguns com os seus métodos de pedir dinheiro.

    Meu caro, o exemplo que dei acima serve para desanuviar a cabeça de muitos, em especial pelo fato de que é comum assistir parentes matando uns aos outros por simples casebres.

  36. Tigana rocelly.

    A gente fala tanto sobre determindadas coisas que se tornam banais, tanto o nosso falar, aí quando o ato ocorre muita das vezes a gente esquece que aquilo é um milagre.

    Faço referência a agente pregar/evangelizar falando duma operação cristã movida pelo evangelho que culmina na mudança do homem, na sua conversão.

    Minha cara, isso é um milagre. Na verdade quase sempre o primeiro que Deus faz na vida da maioria dos que se chegam a ele. A outros Ele inicia com curas, com riquezas, com o batismo com Espirito Santo.

    É milagre sim o fato de um homem espancador da mulher, dos filhos e violento com a sociedade, salteador e ladrão, dado aos vícios, espraguejador, desobediente, escarnecedor, orgulhoso, ao aceitar o cristo crucificado mudar sua vida, consequente inverso do que sempre foi.

    Outra coisa, muitos falam que vieram para Cristo na dor, podendo também ocorre os que possam vir em face do ter e do querer ser. Deus é mas esperto do que nós, faz do jeito que quer.

    Será que não é digna a conversão de pessoa que veio por causa de um milagre em si ou em pessoa da família? Será que Tomé também não era discípulo face a sua dificulade de crêr? Claro que era, pois os homens foram feitos diferentes entre si.

    Você se lembra do endemoniado que vivia nas catacumbas, todavia ao ter os “seus” demônios expulsos quis seguir a Crito, tendo sido sugerido retornasse aos seus familiares, pois maior seria o seu testemunho com o seus?

    Você lembra dos leprosos curados, todavia somente um retornou para agradecer a Cristo. Ou seja, o fato dos demais não terem retornado não significa que não se tornaram arautos do cristianismo, muito menos seus exemplos de vida ficaram apenas neles.

    Outra coisa, podem até não ter seguido a Cristo, mas suas famílias por verem o resultado do trabalho do nazareno na vida de pessoa enferma mudaram de vida, espalhando isso como praga.

    Ás vezes o pregador poderá nem ir aos céus, mas os que deram ouvidos e andaram corretos, haverão de receber de Deus a Salvação.

    Nós somos assim mesmo, ou seja, maus, sendo muito comum somente se nos achegarmos aos pés da cruz em decorrência do sobrenatural nas nossas vidas. Outros não, a fé é bem maior, sendo o suficente o escutar, a razão.

    Aliás, já vi muitos cristãos dizendo que se Cristo não tivesse ressuscitado o trabalho evangelístico dele teria sido em vão, como se o mais importante fosse o milagre da ressureição ou então a própria martirização, esquecendo que de exemplos bem sucedidos de mártires religiosos e políticos o mundo é abarrotao.

    De Cristo, o que eu e todos os cristãos deveriam seguir, ter como leme, é o seu ensinamento.

    É o dar a outra face se espancado; amar a quem nos ofende; fazer ao próximo o que nós queremos que a nós seja feito; dar a calça quando nos roubam a camisa; visitar e servir bandidos quando presos; de igual modo, os enfermos; assistir aos órfãos e as viúvas; amar em dose superior à do mundo; amar além do que ama os do mundo; amar os de religião diferente, os de país diferente.

  37. Reinaldo, meu professor

    Já que voçê recomendou que eu estudasse, pois escrevi…(não passível de republicação), solicito que faça suas explanações sobre cada um dos temas, rebatendo com os gloriosos conhecimentos que você carrega. O site é democrático, bem assim, por mais que eu estude, sempre haverei de lançar mão das mesmas fontes, o que me levará a reeditar tudo o que já fiz.

    Ajude a este pobre cego de espírito com a sabedoria que você dá a entender que tem, o que não duvido, sim da sua preguiça em expor suas idéias, o seu pensar, o seu compreender o assunto, o tema, o mundo, daí acabar com minha visão torpe, aliás, a melhor coisa que eu acho na vida é mudar de caminho e em especial quando convencido pelos outros.

  38. Não consigo entender pq tanto alarde..é só se falar em dinheiro e o povão fica logo pensando q todo mundo é corrupto nesse país.Ninguém fala das milhares propriedades da igreja católica, da vida boa dos padres (sem querer ofender), mas um cristão nem pode voar de helicóptero q já é oportunista e por aí vai. Para se ter programa na tv tem q ter cacife pra isso. É muito caro se pagar programa de tv nesse país. Ou evangélico não pode? Pq logo é taxado de aproveitador? Somos em muitos e temos crescido, e temos o direito de ter programas de tv para assistir. Não temos os mesmos direitos da igreja católica, q recebe ajuda do estado e tbm dos fiéis para se manter na midia. Falem o q quizer, mas temos visto muitas pessoas serem curadas ou isso tbm é treta? Não pode ser treta, queridos, pq são aos montes. Todo mundo devia aplaudir, ainda mais qdo um segmento tem ajudado a sociedade livrando pessoas das drogas e a saúde pública, qdo muitas pessoas são curadas e não precisam ficar lotando os hospitais deficitários q temos. Parem de malhar quem ajuda a sociedade.

  39. RONALDINHO GAUCHO disse:

    se pescisar irei ai bater uma bolinha com valdemiro,
    mas o macedo tambem é meu mano

  40. O diabo também cura! e nestes ultimos dias é que vai curar mesmo!
    o evangelho não e isso!

  41. Tigana Roccelly disse:

    Levi,

    Concordo com você refrente aos milagres,e a converção através deles, porém quando a igreja primitiva começou a colocar isso como ponto principal, houve a exortação de Paulo em corintios.. quando ele se refere ao dom, e diz o que o maior dos dons é o amor, nao estou aqui para julgar ou apontar o dedo na igreja de cristo, estou aqui para alertar a tdos, Cristo disse vigiai e orai, hoje o evangelho pregado é o da cura, é o da prospreridade(Triste), pois cristo disse buscai primeiro o reino dos ceus e as demais coisas serão acrescentadas.. Eu acredito no evangelho da salvação, acredito que pessoas são curadas mais não pela mão do homem mais pela fé, cristo diz que se tivermos a fé do tamanho de um grão de mostarda moveremos montanhas, nao estou me baseando em historiadores, estou citando aqui alguns versiculos biblicos, acredito que a biblia assim como é para mim um ponto de referencia é para você tbm, pois se não nao precisamos continuar este bate papo..

    Um abraço fraternal.

  42. Não congrego nesta igreja, mas sei que ela é de Deus, ele só esta levando Deus a estas pessoas, mas o Brasil só quer ver homossexualismo e traições na REDE GLOBO…
    Quem é contra essa igreja é contra o proprio Deus, pois como aconteceria tantos milagres se Deus não estivesse com ele???
    Mas aposto que nas besteiras do Chico Xavier muitas gente acredita, é mais facil acreditar no demonio…
    Meu povo, sabemos quando uma coisa vem de Deus, a gente vê na mudança na vida das pessoas…

  43. PASTOR NONATO disse:

    POVO DE DEUS. So quem nao conhece a verdade tem a coragem de afirmar estultamente que “igrejas” como: RENASCER, UNIVERSAL, MUNDIAL, COMUNIDADEs e cia,InTERNACIONAL DA GRACA E CIA LTDA, sao igrejas do Senhor Jesus Cristo.

    VOCES NAO CONHECEM O CONTEXTO DE MATEUS 7.1 ATE 24???

    QUEM DISSE QUE, SEGUNDO A BIBLIA, MILAGRES AUTENTICAM SE UM INSITUICAO e’ OU NAO VERDADEIRA???

    VAMOS ATACAR COM A VERDADE ESSES FILHOS DO DIABO, MENTIROSOS.

    OU E’ OU NAO E’

    NAO DEIXEM ESSES SATANISTAS DISFARcADOS DE MULHER DE DEUS, QUE pOSTAM NESTE BLOG DESVIAR dO TEMA ou da CONVERSA… COMO PODE ALGUEM SE DIZER UMa SERVA DE DEUS E USAR PENSAMENTOS DAQUELe FILHO DO diabo denominado Friedrich Nietzsche… como argumento das coisas de Deus.

    QUEM NOS CONSOLA e’A VARA, O CAJADO E O ESPIRITO SANTO E NAO ESSE ATEU FILHO DE lucifer

    ABRAM Os OLHOS PESSOAL … PRESTeM A ATENCAO NO QUE ESTOU A DIZER COM RESPEIO AOS SATANISTA INFILTRADOS e QUE POSTAM NESte BLOG.

    SE VOCES FOSSEM MAIS ESPIRITUAIS E OBSERVADORES DESCOBRIRiam RAPIDINHO QUE E’ O satanista que posta neste blog.

    PASTOR NONATO, UM DOS ESCOLHIDSO POR DEUS PARA DESMASCARAR OS servos do satanas.

    VIGIEM, LEMBRE-SE: O DIABO E’ PERITO EM DESVIAR O ASSUNTO…. seus servos fazem o mesmo.

    O tema aqui e’ atacar e desmascarar a mentira desses lobos e falsos profetas e enganam e iludem os sinceros.

    Satanista, estou orando por voce.

    Arrepende-te quando anda ha tempo

  44. levi varela, nunca li tanta merda….lamentável. Você não conhece a maioria dos assuntos que você abordou, vai estudar estes assuntos primeiro depois você volta aqui e refaz esses posts.

  45. Na verdade o povo de Deus são perseguidos,eu gosto muito da palavra deste pastor eu acho ele uma benção.

  46. Na verdade o povo de Deus é pesseguido..eu acho o pastor uma benção.

  47. Fico grato irmão Levi por suas sábias palavras.

  48. hahahahaha.rs………

  49. Marcus de Maceió disse:

    Falou tudo Levi Varela, esse Carlos Roberto é ridiculo, ele ta mais pra Acusador do q Cristão…desprezo seus comentários…. tenho visto todo espaço q ele usa pra ACUSAR, CONDENAR E DEGREDIR a imagem de qer qer q seja…

  50. Pr. Maurício,

    Cada dia que passa, jorra em mim a certeza de que Carlos Roberto não tem dentro dele o firme propósito de construir frutos, somente o discordar, a crítica pela crítica, o zelo exarcebado e às vezes cego.

    Já fiz críticas diretas à sua postura no afâ de vê-lo mudando de conduta, todavia vejo-o mais e mais com espírito debochador, de acusador, de promotor, nunca o de um advogado, o que Cristo assumiu e orientou que assim nos procedêssemos.

    Mas Deus pode ensiná-lo, mudá-lo, afinal Ele sim é o Julgador de nós todos, daí passen ele a fazer de forma mais complacente as suas interpretações, mais pedagogas, mais espirituais, mais afáveis, mais sábias, distinguindo bondosamente quem separa e quem ajunta.

  51. Não quero nem saber. Vou buscar o poder de Deus na Casa de Oração do Apóstolo Valdomiro. Quando o desespero aperta, você não quer saber se o homem fala feio, se fala bonito. Você quer saber se Deus fala por ele. Vergonha por quê? Alguém aí vai me ajudar em alguma coisa?

  52. NINGUEM ATIRA PEDRA EM MANGUEIRA SEM FRUTO, NEM CHUTA CACHORRO MORTO.
    E MATERIAS QUE VEM DA GLOBO, NÃO MERECEM CONFIANÇA, POIS TODOS SABEM O QUE A GLOBO PENSA SOBRE EVANGELICOS.

  53. Quem sou eu para falar ou tocar em algum ungido do Sr. sou a menorzinha da casa de Jesse. Mais algo que me chamou muito a atenção essa semana foi um moto taxi que eu peguei e falando sobre igreja ele começou a contar os milagres, milagres na minha igreja isso acontece assim , o meu pastor é assim, gente é curada de aids, cançere foi falando falando falando e dai o Sr. falou ao meu coração filha qual é o meu maior milagre¿-A Salvação foi quando Deus falou ainda mais no meu coração a palavra que se encontra ali em Mateus 07
    21 ¶ Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
    22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
    23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade
    Ele nem mesmo conhecia a biblia não sabia nada da biblia nenhuma pergunta que eu fiz a ele ele conhecia. Dai o Sr. me fez pensar como pode uma pessoa entrar na casa da outra sem ter intimidade com ele, e essa intimidade com Deus somente é adquirida conhecendo da biblia e conversando com Deus em nossas orações. Como estar próxima ao meu Pai fazer o que Ele quer agrada-lo se não o conheço. Ou até mesmo ficar proxima me achegar mais perto do meu Pai sem ter essa intimidade com Ele.
    Espero que esse comentário sirva para que alguém possa refletir sobre o verdadeiro significado da salvação!

  54. Joeline,”humildade e modéstia”com certeza n fazem parte de sua vida.Respeite as pessoas q n tiveram ou nao tem a mesma chance q vc teve de estudar, e deixe de querer aparecer, isso é tão feio,principalmente para uma cristã,como vc diz ser.A humildade é um princípio bíblico(vc sabe).Desculpe-me mas é pq se torna até chato,td hora vc chamar atenção das pessoas,p mostrar q vc sabe se expressar,q lê muitos livros,parabéns p isso, mas não custa nda sermos modestos,tá? A propósito, vc é estudante de filosofia? fk na paz de Cristo!!!!!!!!!

  55. Caro irmão Carlos Roberto,O irmão observou as ressalvas do meu comentário?eu não concordo com tudo que estar acontecendo no meio evangélico,nem com este apelo agressivo da teologia da prosperidade, apenas acho que pessoas cristãs não devem criticar da forma que o mundo secular critica quêm estar pregando o evangelho,é óbivio que eu e minha igreja não procedemos desta forma, sou da Assembléia de Deus e pregamos um evangelho totalmente pautado na doutrina da santificação e da salvação de almas,trabalho na obra de Deus há uns 15 anos e nunca recebi salário algum.O meu salário são as bençãos do Senhor, é bíblico que nos finais dos tempos muitos pregariam por avareza e surgiria muitos ventos de doutrina.

  56. Caro irmão Carlos Roberto,O irmão observou as ressalvas do meu comentário?eu não concordo com tudo que estar acontecendo no meio evangélico,nem com este apelo agressivo da teologia da prosperidade, apenas acho que pessoas cristãs não devem criticar da forma que o mundo secular critica quêm estar pregando o evangelho,é óbivio que eu e minha igreja não procedemos desta forma, sou da Assembléia de Deus e pregamos um evangelho totalmente pautado na doutrina da santificação e da salvação de almas,trabalho na obra de Deus há uns 15 anos e nunca recebi salário algum.O meu salário são as bençãos do Senhor.

  57. Caro irmão Carlos Roberto,O irmão observou as ressalvas do meu comentário?eu não concordo com tudo que estar acontecendo no meio evangélico,nem com este apelo agressivo da teologia da prosperidade, apenas acho que pessoas cristãs não devem criticar da forma que o mundo secular critica quêm estar pregando o evangelho,é óbivio que eu e minha igreja não procedemos desta forma, sou da Assembléia de Deus e pregamos um evangelho totalmente pautado na doutrina da santificação e da salvação de almas,trabalho na obra de Deus há uns 15 anos e nunca recebi salário algum.O meu salário são as benção do Senhor.

  58. Caro irmão Carlos Roberto,O irmão observou as resalvas do meu comentário?eu não concordo com tudo que estar acontecendo no meio evangélico,apenas acho que pessoas cristãs não devem criticar da forma que muitos criticam quem estar pregando o evangelho,é óbivio que eu e minha igreja não procedemos desta forma, sou da Assembléia de Deus e pregamos um evangelho totalmente pautado na doutrina da santificação e da salvação de almas.

  59. Joeline – professora de português, crítica e admiradora do ateu Friedrich Nietzsche!

  60. Ev.Tiago Neves disse:

    É MAIS FACIO FICAR FALANDO DO SEU PROXIMO DO QUE RECONHECER SEUS ERROS,ENQUANTO MUITOS ESTÃO PREOCUPADOS EM FALAR DO SEU PROXIMO, VIDAS ESTÃO SENDO PERDIDAS SEM CONHECER A PALAVRA USE TEU DOM PARA GANHAR VIDAS PARA JESUS,DEIXA QUE DEUS É JUSTO MAIS JUSTIÇA TAMBEM,PERMITA QUE SÓ DEUS OS JUGUE ,QUE O NOME DE JESUS CREÇA EU DIMINUA… DEUS ABENÇOE A TODOS..

  61. Reinaldo,

    Desculpe, retorno aque e vi que houvera esquecido da parte da conclusão, a que diz respeito ao descrente, ao ateu e ao comunista, vamos aos últimos pontos.

    Mas começemos pelo último, o comunismo. Lembro bem que tal seguimento, quase uma religião até pouco tempo para muitos, também dispunha de suas “palhaçadas”, sendo primeiro, um tour turístico(romaria) a Moscou dos que eram simpatizantes, sendo obrigatória a visita ao corpo do seu lider maior, o Lênim, uma verdadeira veneração a um defunto.

    Já o coitado do Stálim, eis parecer não dispôr o coitado de algo grandioso pós morte, afinal mandara assassinar minimamente 30 melhões de pessoas, por temor perder o trono, a presidência do partido, o secretariado, o tudo, ou melhor, o lugar de Deus.

    Lembra que endeusavam a qualidade e resistência dos produtos soviéticos, os feitos para nunca acabar? Já os do sistema Capitalista, esses eram podres, reciclaveis e sem durabilidade alguma.

    Collor abriu a importação, aqui chegaram os carros eternos, entretanto ficou constatada a política enganosa e mentirosa do estado inspirador de confiança. Tai produros se apresentarm de de péssima qualidade, sendo um deles, o “Lada” logo apelidado de o “Lata”, tamanho o poder de murchar em prazo que não superou a dois anos.

    Se for descrente, pergunta-se se também não haveria “palhaçada” também?

    Tenho por certo que sim, meu caro, pois aí o culto é a própria pessoa, vez por se sentirem maiores e melhores que os demais, por deixar de dar crédito a qualquer coisa, em especial às coisas torpes, bestas, tolas, vãs.

    Quem crê em tudo é um desprovido de estudos, de sabedoria, de raciocínio, de inteligência, ou melhor, são mecânicos, são movidos pelo ouvir, via de conseqüência sem poder de conclusões intelectualizadas. A ciência não permite ao homem limitar seu expandir ao que fanáticos reliosos pensam.

    Mesmo com a palhaçada da descrença ao que é espiritual, como explicar a palhaçada de, quando em quando, se vê a ciência recuar nas suas conclusões e dai passar a falar o que antes negava. Faça cooper, e bom para a saúde, não faça, pode causar prejuízos. Evite ovos pois fazem mal, agora ovos faz bem.

    Quanto ao ateismo, se achas que inexiste Deus, isso também ocorria com os primitivos até mesmo aqui do Brasil, vez que adoravam algo, embora soubessem que tinham que adorar. Será isso palhaçada? O que é mais palhaçada adorar ao sol e a lua.

    Ateismo seria palhaçada quando alega que tudo foi gerado do nada e que as coisas foram se multiplicando se transformando, porém tal filosofia de vida não sabe explicar a maioria dos fenõmenos terrestres, imagine do céus.

    Como explicar que muitas comunidades, muitos povos, tiveram a mesma concepção de uma mudança de tempos sendo apontada para o momento presente?

    Está percebendo que o Livro de Apocalipse fala de um monstro que faria lançar fogo sobre a terra sob o olhar de todos, sendo que isso já ocorreu, todavia muitos não conseguiram perceber? Será que você está sabendo distiinguir dentre os seres humanos o que preenche o requisito da maldade?

    Que essa propalada mudança foi a muitos povos reveladas, entretanto o ateu costuma com a palhaçada de tudo negar só porque isso foi apontado por um seguimento religioso que crêr num deus superior a todos nós.

    será palhaçada o que contém o Código da Bíblia, Nostradamus, os Merlins, os diversos livreos da bibila Judaica, inclusive o retorno desse povo para a terra que foram obrigados a fugir há cerca de 2000 anos. Veja ainda os chineses, povos indígenas dos EUA.

    As Profecias do bispo irlandez por nome Malaquaias que vem acertando as características dos papas, sendo esse ou próximo o último. Meu caro, acho que tudo é palhaçada mesmo, só você parecer ter a iluminação divina, todavia não consegue esclarecer os fenõmenos atuais em termos climáticos, das pessoas que estão fazendo uso de drogas como nunca visto, mas também o ápice da ciência.

     1 2 3

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 456,471 comentários no Notícias Gospel.

Da Internet e em Inglês para Praticar