O lateral Alan Ruschel será um dos homenageados no amistoso entre Chapecoense e Barcelona nesta segunda-feira, 07 de agosto, no estádio Camp Nou. Sobrevivente da tragédia que matou 71 pessoas em dezembro passado, ele não deixa de expressar gratidão a Deus.
“Sempre pedi a Deus força e discernimento para entender melhor o porquê eu fiquei aqui. Então, sempre tive muita fé o alicerce da minha família em casa me deram muita força. Estou preparado para qualquer coisa agora. Às vezes eu até esqueço contra quem e onde eu vou jogar. É um sonho que estou realizando, jogar aqui contra os melhores do mundo”, afirmou o atleta.
Enquanto se preparava para voltar a exercer sua atividade profissional, Alan Ruschel enfrentou alguns obstáculos além da busca por recondicionamento físico: “O mais difícil durante esse período de recuperação foi a parte psicológica, voltar para Chapecó, a treinar lá e não ter mais as pessoas que estavam comigo no ano passado”, contextualizou.
Entretanto, tudo isso é passado: “Estou muito feliz pela minha volta, que é o mais importante, tem muita gente que está realizando esse sonho através de mim. Não só a minha família e os meus amigos, mas o mundo inteiro que torceu por mim”, disse.
De tudo, Alan Ruschel lamenta apenas a ausência de Neymar no amistoso, já que o atacante brasileiro recentemente acertou sua transferência para o Paris Saint-Germain, da França, por € 222 milhões, a transação mais cara da história envolvendo um jogador de futebol.
“Seria bacana se ele pudesse jogar essa partida. Sou muito fã do futebol dele, por ser um ótimo jogador e por ser brasileiro. Mas ele fez a sua escolha e espero que ele seja feliz em Paris e conquiste seus objetivos. Mas independentemente dele, a festa estará completa, pois Follmann estará lá, Neto estará lá, [o jornalista] Rafael [Henzel] estará lá, e isso é mais importante”, resumiu, lembrando dos demais brasileiros sobreviventes do acidente.
Por conta da disputa do Campeonato Brasileiro, a Chapecoense irá enfrentar o Barcelona com um time alternativo, usando apenas dois titulares (Reinaldo e Apodi). O time contará também com outros jogadores importantes no elenco, como Wellington Paulista, Victor Ramos, Artur Moraes e Luiz Otávio. A TV Globo transmitirá a partida às 15h30.