Durante a primeira conferência do Iris Global no Brasil, o pastor americano Nic Billman, fundador do ministério Shores of Grace em Recife, Pernambuco, fez uma pregação onde destacou a importância das “tempestades” na vida, ensinando como os cristãos devem reagir e encontrar, nas dificuldades, a tranquilidade em Deus.
“Quantas vezes Deus não fez aquilo que você esperou e você entrou em dúvida, entrou em crise? Quando valorizamos mais as nossas expectativas do que a própria verdade, nós vamos querer matar a verdade para preservar aquilo que nós esperamos”, disse o pastor.
Billman explicou que grandes expectativas não devem dirigir às ações do cristão ao ponto de lhe “cegar” para o que Deus já tem feito, porque muitas vezes os planos do Senhor são diferentes do que temos planejado, e isso inclui a existência das dificuldades.
“Quando Jesus não faz aquilo que você quer, você pode acabar negando a Cristo para se apegar às suas expectativas. Mas em nossa vida com Ele vamos passar por muitas tempestades, e a única coisa constante é Ele, porque Ele não muda. Nosso foco tem que estar Nele, e não nos sinais ou em como Ele vai se mover em nossa vida”, explica o pastor.
A tempestade como aprendizado
Billman também ensinou que Deus muitas vezes utiliza a “tempestade” para ensinar, porém, não como fruto da sua vontade, necessariamente, mas como resultado das circunstâncias da própria vida e erros cometidos pelos seres humanos.
“Deus não necessariamente causou a tempestade na sua vida, mas Ele é tão bom que, na tempestade, mostra que Ele é seu refúgio. Você não aprende que Deus é seu refúgio se você não passar pela tempestade em sua vida”, acrescenta o pastor.
Querer entender o motivo das dificuldades é algo comum. Muitos se questionam sobre isso, porque não entendem como Deus pode permitir que determinadas coisas aconteçam. Porém, Billman explica que, como seres humanos, não vamos entender muitas coisas, e que este nem sempre deve ser o propósito.
“Você não vai entender muitas coisas e você nem precisa. Porque o alvo do Pai não é seu entendimento, mas seu conhecimento — seu conhecimento de quem Ele é vai te suportar durante as tempestades da vida”, diz o pastor.
“Deus sabe quem você é e o que você precisa saber. Muitas vezes Ele não vai mostrar o que vai acontecer lá na frente, porque Ele sabe que é mais importante seu conhecimento Dele do que o entendimento da sua jornada”, conclui, segundo informações do Guiame.