Arcebispo católico afirma que parte da culpa por casos de pedofilia cometidos na Igreja é dos pais das crianças

19

O arcebispo católico Jozef Michalik, presidente da conferência episcopal da Polônia, afirmou que muitos casos de pedofilia poderiam ser evitados se os pais fossem mais presentes na vida de seus filhos.

Segundo Michalik, os casos de divórcio, ou até mesmo casais que não dedicam a devida atenção a seus filhos, exercem influência forte sobre as crianças. “Muitos desses casos de abuso poderiam ser evitados através de um relacionamento saudável entre os pais”, afirmou.

As declarações foram feitas à agência de notícias PAP, na cidade de Varsóvia, após denúncias de casos de pedofilia dentro da Igreja Católica na Polônia, um dos países mais católicos da Europa.

“Muitas vezes ouvimos que esta atitude inapropriada [pedofilia], ou abuso, manifesta-se quando a criança está à procura de amor”, disse Michalik, acrescentando: “A criança apega-se, ela procura. Perde-se em si e arrasta outra pessoa”.


Segundo o site do jornal português A Bola, mesmo afirmando que os pais tem responsabilidade nos casos de pedofilia, o arcebispo ressaltou “que ninguém, nem a Igreja ou qualquer homem da Igreja pode aceitar” que atos como esse sejam cometidos dentro ou fora da denominação.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


19 COMENTÁRIOS

    • Calma Elder tuis ta mutio nervoso, mutia calma nesta hora, toma um cha cum ch de funcho que e mutio bao e bao prus nervos e bom pru estomago também, mutia calma nesta hora, Familia e a base para tudo, uma família desestruturada traz varias consequências para seus membros, não estou concordando nem discordando, fico no meio, pois muitas coisas ruins realmente acontece com um ser humano por causa de sua criação, um lar que tem crianças e há uma separação entre os pais realmente acontece muita coisa de ruim, mas em um lar que não tem separação mas e desestruturado como por exemplo pai que bebe mae que bebe ou a muitas brigas onde a traição e dai por diante, aquelas crianças que ali estão sendo criadas tem tudo para ter problemas no futuro, bom eu penso assim e as estatísticas também, um lar sem Deus e um lar propicio a todo tipo de desavença e isto e o que mais se ve por ai, como disse não concordo e nem discordo fico no meio

      • Tour Natrak(gostaria de saber a origem!) Desculpe, mas o fato de uma criança viver em um lar sem paz, não da o direito a ninguém, muito menos à alguém que se auto denomina “sacerdote de Deus” a abusar sexualmente dessa criança!

  1. DESGRAÇADO “arcebispo” do inferno.
    Este miserável, devia muito bem ter ficado com o seu esgoto fechado.
    É mesmo um filho do diabo, cheio de todo engano e violência.
    Tenho dito.

  2. Parece-me que o Arcebispo não disse que a culpa era dos pais como está no título desta notícia. O título, na minha opinião está distorcido para dar mais força para as criticas a um arcebispo católico. É o vale tudo desde que seja contra os católicos…

  3. Não discordo dele,não são em todos os casos,mas na maioria,as coisas ruins acontecem com as crianças por descuido dos pais,bom mas no caso de padres não é descuido dos pais,ao contrário,é preocupaçao com a parte espiritual,e olha o que eles fazem,o pior é que nenhum deles vai pra cadeia…

    • alexandra é mesma coisa que pedir para a policia guardar unm banco e ficar com medo que eles mesmos roubem…ora a policia é para guardar e proteger, da mesma forma o clero se dizendo cristão eram não só proteger e guardar como zelar pela alma das crianças…logo safadeza crime não tem desculpa é desvio de conduta

  4. Interessante… é a criança que faz o adulto se perder. Ela se apega tanto a uma pessoa, que essa não pessoa se ve na obrigação de estuprá-la. Essa teoria desse tal arcebispo realmente é uma “m”. Daqui a pouco vai dizer que a criança que deve ir presa!!!!

    • É verdade Zacarias.
      Eles são anti-cristo mesmo, eles estudaram todo esse tempo no seminário para se tornarem padres aprendendo como ser tornar pedófilos, não é?
      A igreja Católica devia ser banida mesmo afinal essa igreja foi criada pelo próprio Jesus e seus apóstolos, não é?
      As igrejas evangélicas foi criada por homens por isso devemos ir nelas, não é?
      É melhor os pastores roubarem dinheiro dos pais do que os padres roubarem a inocência das crianças.
      Tem muita lógica e erros de português na sua opinião. Concordo plenamente.

  5. A maioria dos abusos acontece dentro de casa, aquela pessoa que a pessoa mais confia abusa do seu filho ou filha, um amigo que sempre frequenta a casa, um tio, o namorado da mãe e muitas das vezes o próprio pai. É dever dos pais cuidarem de seus filhos!

    • É verdade não é Diogo, é dever dos pais criarem os filhos afinal eles que fizeram essa criança e se os padres fazem isso é porque deus quer que isso aconteça não é?
      Para fazer os pais cuidarem dos seus filhos?
      Pessoas que deveriam se boas e que falam de deus comentem pedofilia para aproximar as famílias.
      Agora entendi o seu ponto. rsrs

  6. Não concordo ele achar que a culpa é dos país e os mal caracter ser inocentados. Mas hoje em dia os pais tem deixado os filhos nas mãos dos outros…na escola o resposnavel é o professor, na igreja e a tia e o pastor, onde vai eles esquecem que antes de sair e quando chegam tem que pergunta para criança como foi, oq aconteceu, explicar desde pequeno o que é certo e errado. Esses dias teve um caso na TV q relata a falta de cuidado dos pais uma menina de 9 anos as 22:00 em uma favela do RJ foi estrupada e morta, mais me diz oq uma menina nessaidade estava fazendo sozinha na rua? Gente os pais tem q toma a resposponábilidade de pai e cuidar e guarda seus filhos porqu o mundo mal está ai.

    • Bom mas me explica uma coisa.
      Com certeza a culpa é dos Padres e de certo modo uma parte é culpa dos pais, mas ninguém vê o fato de que as crianças não tem capacidade intelectual para ir seguir um doutrina tão pesada quanto a religião, desde de cedo já acham que vão assar no inferno se fizer algo de errado e todas essa histórias sobre cidades dizimadas e sobre a “ira de deus” que nos manda perdoar mas que não tão bom assim pelos seus relatos.
      Bom a pergunta é então, que se as crianças são compelidas a fazer essas coisas que os padres forçam elas a fazer é pelo fato deles terem que respeitar os mais velhos, não é?
      E qual é o fato de muitas crianças não falarem com os pais sobre isso? Pois maioria são religiosos e grossos pois forçam os filhos desde criança a assumir esse papel de religioso sem mesmo entender o que é a religião e já os colocando em posição mesmo não sabendo se aquilo que está fazendo é certo ou errado. Estou certo?
      Se deus deixa pedófilos falarem em seu nome então ele não é tão diferente deles.

DEIXE UMA RESPOSTA