Arcebispo católico diz que Igreja cogita abrir as portas para os homossexuais: “Podem ser santos”

45

A Igreja Católica estaria considerando a possibilidade de acolher os homossexuais nas fileiras de seus seguidores, afirmou o arcebispo emérito de São Paulo, dom Cláudio Hummes.

A afirmação do arcebispo católico foi feita ao jornal Zero Hora, numa entrevista em que Hummes disse que até um homossexual pode ser santo, não havendo impedimento para sua prática religiosa.

Ao comentar as possibilidades de mudança de visão da Igreja Católica sobre questões como celibato, divórcio, homossexualidade e ordenação de mulheres, dom Cláudio Hummes disse que os temas estão sendo estudados. “Foi enviado um grande questionário, e aí está uma outra novidade dele [papa Francisco], porque ele insistiu que esse questionário — que já foi respondido — também fosse entregue aos leigos. Em outubro, terá o sínodo extraordinário que vai tratar dessa questão”, pontuou o arcebispo.

Na entrevista, Hummes foi questionado se um casal gay, ao buscar uma paróquia para assistir às missas, poderá receber os sacramentos ou ser padrinho de uma criança. Em sua resposta, parafraseou Francisco: “’Se um homossexual busca Deus, quem sou eu para julgá-lo?’ A pessoa tem de ser respeitada. Se ela tem uma orientação homossexual, o que isso significa na vida dela? Ela, na verdade, tem de viver dignamente a sua vida. Nessa questão do batizado, não sei como os bispos estão aplicando isso, porque, em si, não tem nada a ver com isso, a não ser que fosse um pecador público, digamos assim, que fosse uma pessoa complicada nesse sentido. O padrinho é aquele que deve ajudar a educar religiosamente, e uma pessoa que tem uma orientação sexual poder ser um santo. Se ele vive o Evangelho, dentro das suas condições, ele pode ser um santo. Em tese, não tem nada contrário”, ponderou.


Sobre o prazo para mudanças nas questões acima, o arcebispo foi bastante claro: “A gente não deve ter pressa. É a Igreja quem tem que indicar o caminho e não a pessoa individual querer fazer reformas. Então, temos que ter paciência, mas o fato de que ele [Francisco] abriu essas portas mostra que a Igreja está querendo realmente ser mais positiva nessas questões”, observou.

Perguntado se Jesus seria a favor do casamento gay se vivesse nos dias atuais, dom Cláudio Hummes deu a entender que essa não é uma questão a ser especulada: “Não sei, não faço nenhuma hipótese sobre isso. Quem deve responder isso é a Igreja em seu conjunto. Temos que cuidar para não ficar levantando questões individualmente, porque isso acaba criando mais dificuldades para a gente chegar numa conclusão que seja válida. Acho que a gente tem que se reunir, ouvir as pessoas, os próprios em jogo, os bispos. É a Igreja que deve indicar os caminhos, e deve haver caminho para todos”.

Dom Cláudio Hummes esteve entre os cardeais cotados a ser eleito o novo pontífice católico durante o conclave realizado em 2013 após a decisão tomada por Bento XVI de se aposentar. Amigo pessoal de Francisco, o arcebispo está próximo de completar 80 anos, e classifica como positivo o pontificado do papa até aqui.


45 COMENTÁRIOS

  1. Perguntado se Jesus seria a favor do casamento gay se
    vivesse nos dias atuais? kkkkkk é para chorar né? Quem são esses para distorcer o que está escrito??? Cada um com sua loucura!!! Faltando reciclagem!!! Só acho!!

    #Vergonha

  2. Sempre a igreja católica pregou a teologia da inclusão.Por isso que está a 2014 anos no poder e
    cada vez mais sábia,forte,poderosa,humilde e abençoada por DEUS VIVO.Ela sabe o que diz e o que fala.Tem moral e credibilidade a nível mundial. É poderosa porque é a escolhida por DEUS
    VIVO.Tem amor aos fracos,aos necessitados e ao próximo.

    • A igreja católica faz parte dos gentios e gentio não batiza mesmo. É só ler em Romanos.Batizar para ser um crente do mau testemunho,o batismo foi apenas um banho e
      nada mais.Tem gente que não se batiza e é mais sincero.O que vale é a fé,o amor ao
      próximo e fazer a vontade de DEUS.Quem julga os outros é DEUS.Fanatismo e lunatismo
      significa loucuras religiosas. É só ver as guerras usando o nome de DEUS.

    • Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém. Judas 1:25
      Portanto, meus amados, fugi da idolatria. 1 Coríntios 10:14
      Os ídolos dos gentios são prata e ouro, obra das mãos dos homens.
      Têm boca, mas não falam; têm olhos, e não vêem,
      Têm ouvidos, mas não ouvem, nem há respiro algum nas suas bocas.
      Semelhantes a eles se tornem os que os fazem, e todos os que confiam neles.
      Casa de Israel, bendizei ao Senhor; casa de Arão, bendizei ao Senhor;
      Casa de Levi, bendizei ao Senhor; vós os que temeis ao Senhor, louvai ao Senhor.
      Bendito seja o Senhor desde Sião, que habita em Jerusalém. Louvai ao Senhor.

      Salmos 135:15-21

  3. Como um simpatizante quase adepto da teologia da libertação foi mais politico do que religioso católico, nem que sim nem que não, bem morno. Graças à Deus não está mais no comando de alguma arquediocese pois completou oitenta anos. É menos um cupim dentro da Igreja.

    • EIS AI O NOVO OU NOVA SANTA. A SANTA MARIA DOS GAYS ENRUSTIDOS, A VIRGEM IMACULADA DOS VIADOS EM PERIGO, A virgem das transas urgentes…rsrsr a fala mauro minta mais um pouco, mas não venha mentir sozinho traga teu amigo junto o reinaldo

    • Aos que ainda alimentam a perspectiva de que o catolicismo romano vai se submeter as desordens da carne, percam a suas esperanças, nem Francisco poderá modificar o sagrado magistério da Igreja. Insistir nesse tema é querer encontrar pêlo em ovo.

      • Minha cara Nara, para se submeter é preciso modificar algo imutável, o Sagrado Magistério da Igreja. Fora disso podemos afirmar que os que insistem em cometer suas mazelas e ceder as próprias concupiscências corre o sério risco de estar fora da comunhão com a Igreja. E por isso Ela tem dois mil anos.

      • Aconteceu somente na sua má vontade em compreender que uma criança merece o sacramento do batismo independe da condição de seus responsáveis diretos.

        Não distorça os fatos.

        • aconteceu só esta é a verdade assim como o padre também casou os gs argentinos esta é a verdade, olhe se o Hummes não presta agora, como prestava no ano passado, quando era unanimidade para o papado? pare de mentir pois o pai da mentira é o capeta e quem mente seu filho.

        • Casou dentro da Igreja ? Exponha a matéria e seja transparente.

          Claudio Hummes nunca foi uma unanimidade, talvez você não acompanhe de perto os nossos informes ou as notícias em nossos principais sites, onde não poupamos falsos pregadores. Ele só chegou a cardeal porque abriu mão de suas opiniões pessoais não interferindo nos rumos da Igreja e não influenciando nossos fiéis. É muito amigo de Lula e Betto, daí você tire suas próprias conclusões.

          • O padre quando deixa a igreja e vai para casa deixa de ser padre? se não tiver paramentos e alguém estiver morrendo a extrema unção não vale, ele só é padre se estiver de batina perguntas só perguntas.

          • Zé Carvalho,

            Casamento é somente feito dentro da Igreja Católica Apostólica Romana não pode ser realizado fora, jamais.

            Se o fiel da Igreja Católica Apostólica Romana sempre sonhou casar em um belo jardim, ou em uma praia, ou no topo de uma montanha informo antecipadamente: este tipo de casamento não é permitido! Se o padre informa o contrário ele está errado. Das duas uma: Ou ele não é um Padre da Igreja Católica Apostólica Romana, ou ele está em desobediência a Igreja. E padres desobedientes devem ser denunciados imediatamente em suas respectivas dioceses.

            Segundo as normas da Igreja, (Cân. 1118, § 1 do Direito Canônico):

            Padre sem seus devidos paramentos é um religioso incapaz de falar e agir em nome da Igreja, seria um militar oficial sem farda, num exemplo bem simples.

            Sobre o caso, a benção concedida pelo religioso ao par homoafetivo sem os seus devidos paramentos, portanto não é considerado parte da Igreja, foi suspenso de sua diocese em Goiania por seu Arcebispo local.

  4. Foi JESUS CRISTO e são Pedro que fundaram a igreja católica em cima de uma pedra.Foi uma casinha de sapé.Hoje é a praça de são Pedro no Vaticano.É só ler a BÌBLIA que está
    a fala de JESUS e são pedro.É por isso que a igreja é o alfa e o ômega.

  5. Existe Igreja evangélica pra gays, porém é só mais uma fonte de renda$$$, o assunto nesse caso é mais profundo é a dignidade do ser humano acima de tudo não de o ver o gay como uma fonte de renda, Deus guie a Santa Igreja na sua decisão.

  6. Se estão seguindo o que está escrito, por que só agora leram isso?? Embora tudo que se lê é cheio de contradições, porque se diz também que quem julga é Deus e todos serão julgados conforme julgas. Prefiro não ficar citando muito, porquê a Bíblia tem saída e entrada para tudo. Bem coisa de homem.

  7. Tai friboi puro bife picanha costeleta de porco e ate buchada de bodo, eita carnaiada cururuis a coisa e tão fora do Espiritual qui fais ate os quintos das beiradas do nucleo cetral do inferno tremer os bigodos do sem vergonha e safado do satanas de tanto achar bão estas deciziones mefistofilanas deste bispo catulico prosa ruim esssa deste bispo stardustiano cururuis, são frescarine, são baitola, são pau no rabo, sera possivel que este bispitico cagão nunca leu a Santa e Gloriosa Palavra de Deus que explica e explica em um trilhão de clareza quem pode e e Santo? tenho certeza absoluta que os catolicos familia catolicos verdadeiros catolicos bons costumes catolicos zeladores da moral e da familia jamais eu disse jamais concordarão com este disparate

  8. EXISTEM IGREJAS EVANGÉLICAS PARA GAYS, IGREJAS EVANGÉLICAS PARA LÉSBICAS,E JÁ ESTÃO FUNDANDO IGREJA EVANGÉLICA PARA BISSEXUAIS. DURMAM COM UM BARULHO DESSES……

    • Qual o problema? Existem igrejas evangélicas para pastores ladrões, estupradores, avarentos e corruptos. Qual o problema em existirem igrejas evangélicas para gays, lésbicas e bissexuais? A obsessão de vocês pela sexualidade alheia os cega para pecados mais sérios.

      .

      • SÓ que pastor ladrao, estrupador, avarentos e corruptos, LESBICAS E HOMOSEXUAIS, podem até enganar aqui os homens, só QUE VÃO PRO INFERNO TODOS JUNTOS SE NÃO SE ARREPENDEREM.

  9. Será que o primeiro casamento gay celebrado pelo um padre vai ser no Brasil?tem um padre na canção nova que disse quê preferia ser preso há celebrá um casamento de duas pessoas do mesmo sexo, ele disse isso por causa da política do pt tempis atrás em ratificar o casamento gay no Brasil. Mais vejam só, o tempo passou e com certeza ele vai um dia celebrar um casamento gay e por ironia do destino esta ordem vai vim da propia igreja dele, ô coitado.
    tem no YouTube ele celebrando missa na canção nova e não me lembro agora o nome dele, eu sei que ele é bem moreno e neste video ele fala sobre o pt e pede pros católicos não votarem na dilma isso anos atrás.

    • Luciano, a Igreja nunca faz as vontades ou se submete as mazelas de parte de seus filhos. Pe José Augusto assim como todos os religiosos e pregadores da CN sempre condenaram a prática da homossexualidade.

      • Assim diz o catecismo da Igreja Católica Apostólica Romana onde todo religioso que não se submeter a sã doutrina deve estar fora Dela conforme as leis canônicas.

        §2357 CASTIDADE E HOMOSSEXUALIDADE A homossexualidade designa as relações entre homens e mulheres que sentem atração sexual, exclusiva ou predominante, por pessoas do mesmo sexo. A homossexualidade se reveste de formas muito variáveis ao longo dos séculos e das culturas. Sua gênese psíquica continua amplamente inexplicada. Apoiando-se na Sagrada Escritura, que os apresenta como depravações graves, a tradição sempre declarou que “os atos de homossexualidade são intrinsecamente desordenados”. São contrários à lei natural. Fecham o ato sexual ao dom da vida. Não procedem de uma complementaridade afetiva e sexual verdadeira. Em caso algum podem ser aprovados.

        §2358 Um número não negligenciável de homens e de mulheres apresenta tendências homossexuais profundamente enraizadas. Esta inclinação objetivamente desordenada constitui, para a maioria, uma provação. Devem ser acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza. Evitar-se-á para com eles todo sinal de discriminação injusta. Estas pessoas são chamadas a realizar a vontade de Deus em sua vida e, se forem cristãs, a unir ao sacrifício da cruz do Senhor as dificuldades que podem encontrar por causa de sua condição.

        §2359 As pessoas homossexuais são chamadas à castidade. Pelas virtudes de autodomínio, educadoras da liberdade interior, às vezes pelo apoio de uma amizade desinteressada, pela oração e pela graça sacramental, podem e devem se aproximar, gradual e resolutamente, da perfeição cristã.

  10. PESSOAS! VAMOS ESPERAR PARA VER ENTÃO! VAMOS ESPERAR PARA VER SE JESUS SANTO VAI VOLTAR? PRONTO! QUEM NÃO QUER ACREDITAR É PQ TEM MEDO DE IR PARA O INFERNO E QUER CRIAR UMA RELIGIÃO QUE O ACUDA ELE SENDO QUEM ELE É E PRONTO! DAQUI A POUCO A PEDOFILIA VAI SER SANTA TB!!!! PRA ATRAIR MAIS PÚPLICO! O NEGÓCIO É ATRAIR GENTE! VENHAM PODE ROUBAR MATAR DAQUI A POUCO! TEM QEU TER CADA VEZ MAIS GENTE!!!! ME POUPE! IGREJA CATÓLICA É A BESTA! TUDO QUE SE TORNA MTO FÁCIL E NÃO RPECISA DE ESFORÇO VEM DO MALIGNO! O MUNDO JAZ NO MALIGNO JÁ MORREU!!! DEUS AINDA NÃOA CABOU COM TUDO POR CAUSA DOS MTO POUCOS QUE PERMANECERÃO FIEIS ATÉ O FIM!!! VAMOS VER SE JESUS NÃO VAI VOLTAR ENTÃO! SE VC ESTIVER VIVO ATÉ LÁ, PQ SE MORRER ANTES AI JÁ ERA AI VERÁ SE TEM OU NÃO CÉU E INFERNO E SE ESTAVA OU NÃO CERTO!

  11. Nao creio q a ICAR vai legalizar isso essa nojentisse.
    A teologia inclusiva pode ate incluir pessoas a denominaçoes mas NÃO INCLUI nenhum desses a IGREJA q é o Corpo de Cristo, pois a Igreja é formada por TODOS OS SALVOS e quem NÃO RENUNÇIA O PECADO nao Nasçeu de Novo, e quem nao nasceu de novo nao esta SALVO e quem nao esta salvo VAI PARA O INFERNO NDE O FOGO NUNCA SE APAGA NEM O BICHO MORRE!!!

    Gente somos nós q devemos nos MOLDAR AO EVANGELHO e não querer moldar o Evangelho a nós !
    A Biblia falou ta falado ! A Biblia é a verdade e ela é CLARISSIMA q o homossexualismo é PECADO .
    Não adianta a Lanna Holder e outros como ela querer mudar a Palavra de Deus pq se por um lado existe os maria vai com as outras pro inferno, tambem existe os q nadam contra a correnteza e andam na contra mão do mundo. Essas falsas igrejas q casam gays sao como lucifer q ao se rebelar contra o Deus Triuno levou consigo grande quantidade para o abismo. Do mesmo modo sera com os seguidores dessas falsas igrejas. Nem pq um anjo se rebel quer dizer q vai tomar o trono do Senhor, pelo contrario Deus nao muda e a sua Palavra nao muda e quem faz como lucifer se rebelando contra o Eterno simplesmente são cortados da Videira Verdadeira e lançados no fogo e FOGO DO INFERNO, preparado para o diabo e seus anjos e sera o eterno destino daqueles q como lucifer se rebelamcontra Deus e a sua Palavra.
    As Igrejas de Deus q permaneçam pregando a Verdade doa quem doer.

    Breve Jesus Vem. Sim Ele vem. Maranata, Ora Vem Senhor Jesus buscar a sua Noiva lavada e remida no teu sangue, q denunçiou os pecados do mundo e nao se prostituiu como as loucas fizeram.

  12. Voces tem que entender o que salva não é a igreja catolica Romona e nem outra igreja qualquer e sim a igreja de Cristo
    voce tem que crer que a Biblia Sagrada é a unica regra de FÉ e pratica e JESUS e o unico e suficiente salvador, ninguem chega a DEUS se não for por Cristo JESUS.
    DEUS é um ser perfeito e so chegamos a ele atraves do unico ser perfeito que estve aqui na terra que é o nosso Senhor e Salvador de nossas vidas JESUS e não exite outros e nem outra porque são imperfeitos e pecadores como nos.

    Que DEUS tenha misericordia de todos nos.

  13. Se o Homosexualismo é permitido por DEUS, então devemos excluir estes versiculos da Biblia Sagrada?

    Levítico 18, 22-24 – Disse o Senhor: Não te deitarás com um homem como se faz com mulher; é coisa abominável. Não terás comércio carnal com nenhum animal, contaminando-te com ele. A mulher não se ponha diante de um animal para unir-se com ele: é uma perversão. Não vos contaminareis com nenhuma dessas coisas, porque com todas elas se contaminaram os povos que eu expulsarei de diante de nos.

    Levítico 20, 13 – Se um homem usar com outro homem, como se fosse mulher, ambos cometeram uma torpeza abominável; serão punidos de morte e sua morte recairá sobre eles.

    I Coríntios 6, 9-10 – Acaso não sabeis que os injustos não terão parte no reino de Deus? Não vos iludais: nem fornicadores, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem gananciosos, nem ébrios, nem maldizentes, nem rapaces terão parte no reino de Deus.

  14. Acho eu seguinte, acho errado sim a pratica homossexual, como diz na biblia, mas também sou contra excluir eles do nosso meio. atraves do evangelho é que eles vão aprendendo que é errado e vão se limpando, dessa pratica

DEIXE UMA RESPOSTA