Brasileiros pesquisam mais sobre Aline Barros do que Jesus Cristo no Google; Conheça ranking dos artistas gospel mais buscados

24

A expansão das igrejas evangélicas e da música gospel no Brasil pode ser medida de diversas formas, seja pelos dados divulgados no Censo 2010, ou pelos números de vendas das gravadoras nacionais que distribuem os trabalhos de artistas cristãos.

Entretanto, o comportamento deste público enquanto navega na internet ainda não possui estudos detalhados. Um trabalho focado nesse aspecto poderia auxiliar as igrejas a compreender como funciona a rede e aprimorar a forma como devem usar a web para evangelismo, por exemplo.

Numa pesquisa rápida no Google Trends, é possível descobrir parte deste comportamento dos internautas brasileiros que se interessam por assuntos cristãos. Em geral, esse público pesquisa mais sobre artistas de música gospel e igrejas em geral do que sobre Jesus Cristo.

Um levantamento – que não seguiu parâmetros científicos – feito pela Redação do Gospel+, verificou que ao longo dos últimos nove anos, as pesquisas na internet usando a plataforma Google tem mostrado crescente interesse por cantores gospel, como Aline Barros, Cassiane, Diante do Trono, Damares, entre outros.


Esses dados fornecem indícios de que o resultado da estratégia de divulgação usada por diversas igrejas, que usam músicas como forma primária de evangelização, tem levado as pessoas a desejarem mais informações sobre os artistas do que sobre a mensagem que eles propagam.

Confira nos infográficos abaixo, dados relativos às pesquisas sobre alguns dos artistas gospel mais buscados na internet. Para ter acesso aos demais detalhes da análise do Google, clique na imagem:

Buscas sobre a cantora Aline Barros cresceram nos últimos anos e já ultrapassaram pesquisas sobre Jesus ou a Bíblia
Buscas sobre a cantora Aline Barros cresceram nos últimos anos e já ultrapassaram pesquisas sobre Jesus ou a Bíblia
Entre 2006 e 2009, pesquisas sobre o Diante do Trono superavam buscas por Jesus ou Bíblia no Google. Nos últimos anos, interesse diminuiu
Entre 2006 e 2009, pesquisas sobre o Diante do Trono superavam buscas por Jesus ou Bíblia no Google. Nos últimos anos, interesse diminuiu
Pesquisas sobre o cantor Thalles Roberto cresceram substancialmente nos últimos anos, e já superam buscas por Jesus no Google
Pesquisas sobre o cantor Thalles Roberto cresceram substancialmente nos últimos anos, e já superam buscas por Jesus no Google
Interesse pela cantora pentecostal Cassiane se mantém em crescimento constante, mas nunca superou as pesquisas ligadas a Jesus ou à Bíblia
Interesse pela cantora pentecostal Cassiane se mantém em crescimento constante, mas nunca superou as pesquisas ligadas a Jesus ou à Bíblia
A partir de 2009, crescimento nas buscas pela cantora Damares levaram-na a superar pesquisas ligadas a Jesus Cristo
A partir de 2009, crescimento nas buscas pela cantora Damares levaram-na a superar pesquisas ligadas a Jesus Cristo
Gráfico com comparação entre os artistas mencionados acima
Gráfico com comparação entre os artistas mencionados acima

Os 5 cantores e ministérios gospel mais buscados no Google em 2013:

  1. Aline Barros
  2. Thalles Roberto
  3. Diante do Trono
  4. Bruna Karla
  5. Damares

Conheça também o ranking dos cantores gospel mais “curtidos” no Facebook.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

24 COMENTÁRIOS

  1. o google é realmente a maior ferramenta de busca… e é eficiente…

    é só digitar ” edir macedo…” que o próprio google completa:

    ” … ensinando a roubar ”

    Esse google é mesmo muito inteligente!

  2. Prezado Senhor Tiago Chagas,

    Muito boa reportagem, pois isso mostra o motivo da decadência para o povo ao qual professa o cristianismo. Visam buscar coisas que tem relação até com Cristo, mas deixam Jesus sempre em segundo terceiro lugar. Daqui a pouco vem um rapaz o DE BAIXOS que vai inventar um monte de atrocidades sobre Jesus.

    A antropologia coloca o homem como o centro de tudo, mas se fosse assim .. coitada da natureza, que sofre nas mãos desse homem. Sim defendo Criacionismo pois foi Deus que criou tudo.. “Os antis-Cristos” podem falar o que quizerem, pois nenhum prafessor, doutorado, mestrado, cientista me mostrou que Deus não existe. e se alguem quer me provar me mostre.
    Agora se não conseguir, desculpa mas vai ser só mais um eco na mutidão.

    Abraços..

    Despertem-se para a ultima hora, pois , quem salva não é Maria, João, Pedro ou tão pouco Aline Barros, ou Diante do trono mais sim JESUS CRISTO.

  3. COM CERTEZA DEVEMOS PESQUISAR SOBRE ESSES ARTISTAS NO GOOGLE,PORQUE SOBRE JESUS TEMOS A BÍBLIA .PIOR SÃO AQUELES Q FALAM MAL DOS CANTORES EVANGÉLICOS MAS NÃO FAZEM NEM A METADE DO QUE ELES E MUITO MENOS CONHECEM A JESUS E LEEM A BÍBLIA.

  4. Por que acreditar no que o google diz sobre JESUS se eu posso encontrá-lo na bíblia. Essa reportagem é muito esquisita, afinal, o meu relacionamento com JESUS não está condicionado a quantas vezes eu o procuro no google, e nem medir a espiritualidade de ninguém. Gente, procurem Jesus na bíblia, essa sim foi escrita pelo o dedo de Deus, e não o google.

  5. A PAZ!

    JESUS O CRISTO SALVADOR!ou ser Gospel e mais importante, ser CRENTE e menos importante, então NEGAR ao CRISTO como fizeram os “Seus Discípulos quando ELE foi preso, e nos interiormente criticamos, e verdade discretamente dentro de nos dizemos NUNCA faria isso: -Negar a JESUS O MESSIAS, mas sem que percebamos, na pesquisa veladamente o Negamos, e nas Opiniões Mentimos e dizemos ser Fieis pela boca, sem iteresa de Coração, somos capaz de mentir a nos mesmo?, será que nada diz a pesquisa do google?, somente eles estão errado?, as pesquisas foram respondidas por quem?
    no festival da globo, todos disseram “Não importa o meio, mas evangelizar de todas as formas, o preço vale?, ou o que vale e ESTAR NA GLOBO?, midia, audiência, pretigios, Malafaia assinou juntos ao outros pastores PERSONAGENS que irão representar os CRENTES em ATUAL NOVELA, seriam também CRENTES inclusivo?, começa com uma Piriguete, depois serão outros dois gays, seria a igreja inclusiva sendo propagada com a assinaturas de uma Entidade que se diz representante dos Crentes liderada por malafaia que para promover sua passeata, ter sucesso, vendeu o direito de explorar a imagem dos Crentes e o preço seria PROMOÇÃO a igreja inclusiva?

    O google esta errado em sua pesquisa?, mostrar a realidade que o interesse esta nos Artistas, sim Artistas, e não levitas, são levitas em bocas mas as letras, uau!, como ouvia certa vez na matéria sobre a globo comandar o “festival gospel”, “VALE TUDO PARA FALAR DO EVANGÉLHO!”, mas se fala no Evangelho sem “JESUS O CRISTO?”, nessa passeata quantos trios Eletricos apareceram? daqui a pouco estaremos concorrendo com o CARNAVAL DA BAHIA, mas será que falta pouco ou muito para temos o CARNAVAL CRENTE?, Blocos TEM?, Escola de Samba tem?, Conjunto de ROCK já tem, PAGODEIROS tem?, Sertanejo já tem!. A QUE PREÇO?, Vale a Pena pagar o Preço?, qual será o valor para respondermos a JESUS O CRISTO NAQUELE DIA?, Cantores, Cantoras, Matérias SUPERARAM ao MEU JESUS O CRISTO?, que diremos nos naquele dia?, e só pensar, não e para responder, seria leviandade!

  6. É obvio né!?Existe uma infinidade de assuntos sobre a Biblia na Internet,Mais nem tudo agente vai enfiar a cara no GOOGLE! se fosse como buscar resposta de apostila de escola na rede teriamos um bando preguiçosos ,como ja existe..acorda brasil.

  7. PESSOAL, QUE BESTEIRA DE MATÉRIA!!! QUEM QUISER PESQUISAR ACERCA DE JESUS, PESQUISA NA BÍBLIA E NÃO NO GOOGLE. E É O QUE FAZEM AS PESSOAS. CREIO QUE CADA CRISTÃO TEM UMA BÍBLIA EM SUA CASA, AINDA QUE SEJA UMA VERSÃO DO NOVO TESTAMENTO. PELO QUE SEI,O NOME DE ALINE BARROS NÃO ESTÁ NA BÍBLIA, DAÍ O INTERESSE DE SE BUSCAR NA FERRAMENTA GOOGLE. QUAL É O PROBLEMA?
    COMO TEM GENTE IGNORANTE!!!

  8. Como alguns comentaram, realmente uma matéria pouco ou nada proveitosa. Se quero pesquisar sobre Jesus, devo focar, me direcionar onde está escrito d’Ele, ou seja, na Bíblia. Depois, existem outros tantos temas relacionados, que nós levam a informações sobre a vida, a Palavra, a história de Jesus sem termos que, simplesmente, sequer colocar em uma plataforma de pesquisa a palavra “Jesus”. Até mesmo sites como este me levam a ler sobre Cristo, sem que eu tenha que pesquisar Jesus na Web. Mas uma coisa que a pesquisa parece realmente apontar, e que tem se verificado, é o estrelismo dos cantores, ditos, gospel e da idolatria a estes!

  9. e por isso que as pessoas não conhece o batismo em nome de jesus cristo não conhece que ele e o verdadeiro e todo poderoso Deus não conhece que ele e o pai e que o nome desse pai e Jesus cristo conhece uma trindade que veio da igreja catolica no ano 325 depois de cristo

  10. Hoje ví que esse site é de fofocas gospel mesmo, até informações erradas dao, em vez de pesquisar JESUS CRISTO, coloquem apenas JESUS e verão que a diferença é grande, seus manipuladores, acho que deve estar faltando fofoquinhas gospel para postarem isso.affff.

  11. quando um cristão quer saber algo sobre jesus consulta a própria palavra de Deus que é a Bíblia , o livro mais vendido no mundo , milhares de pessoas não tem acesso a internet mas tem acesso a bíblia , então isto não é um ato de dizer que quem busca estes cantores são idólatras e sim de que gostamos dos seus ministérios como levitas direcionados por Deus , que é o foco , e achamos Deus em cada um deles !

DEIXE UMA RESPOSTA