Mais uma igreja foi alvo de um assalto durante um culto, com os criminosos levando dinheiro e bens dos fiéis que estavam no templo no momento da ação. O caso foi registrado na cidade de Joinville (SC), na última quinta-feira, 29 de setembro.
Os fiéis que estavam no culto da Igreja Luterana da cidade foram rendidos por dois homens, que agiram de forma violenta e insensível. O reverendo Luis Dirceu Wasserberg, responsável pela igreja, fez um desabafo, afirmando que não há mais nenhum lugar em que as pessoas possam se sentirem seguras.
“Nós não sabemos dizer mais onde é seguro. Igreja não é mais seguro, casa não é seguro, então na rua deve ser pior ainda”, disse, em entrevista à RBS TV, afiliada da TV Globo. Ele comandava o culto no momento do assalto.
“Quando nós escutamos o som de alguém chegando nós imaginamos: são pessoas da igreja, chegando para a reunião”, contou o reverendo. A igreja fica no bairro Pirabeiraba, na zona norte de Joiville.
De acordo com um dos fiéis que estavam no culto, apenas um dos assaltantes exibiu uma arma de fogo: “Ele chegou apontando a arma e outro não sabemos se estava armado ou não”, relatou o corretor de imóveis Edemir Schulz.
De acordo com informações do G1, os dois criminosos agiram de forma rápida e objetiva. Ao entrarem no templo, já anunciaram ao assalto e exigiram a chave de uma caminhonete que estava estacionada no pátio do templo.
Na sequência, obrigaram os fiéis a se deitarem no chão e entregarem seus pertences. Eles levaram o carro, as carteiras, dinheiro da igreja e das vítimas, além de um celular, um notebook e joias. “Até mesmo a minha aliança levaram, e dos membros que estavam juntos”, afirmou o profissional autônomo Claudio Claudenir Piske.
A Polícia ainda não tem pistas da identidade dos assaltantes, e ninguém foi preso.