Um atentado em uma igreja no Texas deixou duas pessoas mortas e uma gravemente ferida no último domingo, 29 de dezembro. Fiéis armados reagiram ao agressor e impediram que a tragédia tomasse proporções maiores.
Uma lei que entrou em vigor em setembro último permite que fiéis portem armas dentro dos templos, caso a congregação permita o uso de armas de fogo no local. Dessa forma, os fiéis da igreja que compõem a equipe de segurança estavam armados para reagir em caso de um atentado.
O agressor foi abatido por um dos fiéis, logo após ele abrir fogo num dos cantos do templo, em direção ao púlpito. A West Freeway Church of Christ (Igreja de Cristo em West Freeway), localizada em White Statement, cidade próxima a Fort Worth, estava em culto quando o incidente ocorreu, por volta das 10h00 da manhã.
Segundo informações do portal The Dallas Morning News, após o agressor ser abatido, os fiéis acionaram o serviço de emergência, que enviou ambulâncias ao local. Os dois mortos, incluindo o atirador, foram socorridos com vida, mas não resistiram aos ferimentos após chegarem a um hospital.
A terceira pessoa ferida também sofreu parada cardíaca durante o transporte, mas foi reanimada por paramédicos e está em estado crítico. Outros dois sofreram ferimentos na cabeça enquanto se escondiam, mas não precisaram ficar internados.
“Quando o DP de White Settlement e o Corpo de Bombeiros de White Settlement chegaram ao local, encontraram um total de três pacientes que foram transportados em estado crítico. Isso inclui quem eles acreditam ser o atirador, totalizando três, incluindo o atirador, que foi transportado ”, disse o porta-voz de Fort Worth, Mike Drivdahl.
Essa não é a primeira vez que uma igreja no Texas é alvo de um atirador. Em novembro de 2017, o ativista ateu Devin Patrick Kelley, 26 anos, ex-militar, invadiu o culto matinal da Primeira Igreja Batista de Sutherland Springs e matou 26 pessoas, com idades entre 5 e 72 anos de idade.
Nas redes sociais, uma imagem da câmera de segurança do templo mostra que o atirador que foi abatido pelos fiéis no incidente de ontem ficou de costas para uma das paredes laterais enquanto efetuava os disparos. Um fiel pode ser visto, à esquerda, se preparando para enfrentá-lo.
O culto era transmitido ao vivo, e o vídeo foi retirado do ar. Quem assistia à transmissão pode ver que o agressor usava um casaco grande, sacou o que parecia ser um rifle ou espingarda quando a comunhão estava chegando ao fim e efetuou dois disparos, antes de ser atingido pelo fiel que o abateu.
Quando o incidente ocorreu, alguns fiéis sacaram suas armas e se aproximaram do atirador enquanto outros se protegiam. A emissora WFAA informou que o vídeo mostra uma pessoa pedindo que os membros da igreja ficassem calmos. “Tudo está sob controle. Nossa equipe de segurança fez exatamente o que precisava fazer, mas temos um de nossos membros feridos, então, por favor”, diz alguém que usou o microfone logo após o incidente ser controlado pelos fiéis que estavam armados.
“Temos um cavalheiro que entrou armado para causar danos, e a polícia está a caminho”, acrescenta a pessoa.
“Foi a coisa mais assustadora. Você sente que sua vida está piscando diante de você. Eu estava tão preocupada com meu filho”, disse a frequentadora Isabel Arreola.
O governador Greg Abbott e o procurador-geral do Texas Ken Paxton foram alguns dos que enviaram mensagens de condolências através do Twitter. “Os locais de culto devem ser sagrados, e sou grato pelos membros da igreja que agiram rapidamente para derrubar o atirador e ajudar a evitar mais perdas de vidas”, disse Abbott em seu comunicado. “Cecilia e eu pedimos a todos os texanos que se juntem a nós em oração pela comunidade do Assentamento Branco e por todos os afetados por essa terrível tragédia”, acrescentou, mencionando a primeira-dama do estado.
Breaking: The mass in White Settlement, Texas, was being live streamed when the shooter opened fire.
The individul can be seen on the top right with a rifle or shotgun, and another individual can be seen to the left about to engage the suspect. pic.twitter.com/RtBJBdeDQJ
— Alex Salvi (@alexsalvinews) December 29, 2019