Um distrito escolar do estado americano do Tennessee está sob pressão de ativistas ateus porque dois alunos foram batizados na propriedade de uma escola após o treino da equipe de futebol americano no dia 07 de agosto.
A organização ateísta Fundação Liberdade contra a Religião (FFRF) acusou a Springfield High School e a Robertson County Schools de violarem a Constituição, e enviou ao distrito uma lista de medidas a serem tomadas para garantir que não se permitam batismos ou celebrações religiosas de qualquer natureza, como oração.
“Não é apropriado para um distrito escolar público fazer proselitismo com alunos, com oração ou batismo de estudantes, ou empregar um líder religioso externo para organizar essas atividades”, disse Chris Line, advogado da FFRF. “Isso é especialmente problemático no contexto do atletismo, dada a pressão coercitiva que os jogadores sentem em se adequar às expectativas dos treinadores para não os decepcionarem ou prejudicarem sua posição na equipe”.
Jogadores de futebol americano foram batizados
Os batismos se tornaram de conhecimento público por causa de publicações de pessoas que estavam lá no Twitter. “Ótimo dia para dois rapazes serem batizados na frente de nossa equipe e de nosso campo. Melhor do que ganhar qualquer jogo ou troféu ”, disse Jeff Buttram, diretor de força e condicionamento da Springfield High School.
O técnico Chad A. Diehl também postou um tweet em sua conta pessoal sobre a bênção que foi batizar os dois jovens “na frente de seus irmãos de futebol”.
A iniciativa, no entanto, repercutiu entre os ativistas ateus, e agora as Escolas do Condado de Robertson estão enfrentando uma queixa formal da FFRF. O portal The Tennessean relatou que em uma carta datada de 5 de setembro, a FFRF acusou o distrito de “promover e endossar a religião aos estudantes” e, assim, infringir a lei.
Em um comunicado de imprensa datado de 10 de setembro, a FFRF diz que foi alertada sobre o incidente por uma “moradora da área em questão”, e a co-presidente da FFRF Annie Laurie Gaylor declarou: “O envolvimento de um treinador de uma escola pública em batismos é tão exagerado como sendo ridículo. Você seria desafiado a citar uma demonstração de religiosidade sectária mais flagrante do que isso”, criticou.
A FFRF quer que o distrito retire Diehl da posição de treinador e de qualquer contato patrocinado pela escola com os alunos. A organização também deseja que o distrito verifique se nenhum outro “evento religioso ilegal” ocorrerá “durante as atividades patrocinadas pela escola”.
Distrito resiste
Em um comunicado, o distrito escolar disse que o batismo dos estudantes não violou nenhuma lei: “Especificamente, as atividades […] foram iniciadas, lideradas por estudantes e ocorreram após o término da sessão de prática e após o horário escolar. Toda a participação foi voluntária, sem necessidade de participação, declarada ou implícita”, defendeu-se.
Além disso, o distrito não promoveu os batismos, nem emprega o técnico que celebrou os batismos. Diehl é um ministro estudantil na Igreja Batista de Bethlehem e voluntário na Springfield High, segundo informações do portal Church Leaders.
Embora exista muita indignação sobre os batismos de pessoas que estão acompanhando a história na página do Facebook da FFRF, houve muito menos reações dos moradores de Springfield. A emissora de TV News Channel 5 Nashville relata que o Ensino Médio recebeu apenas algumas queixas diretas e que só as recebeu depois que a FFRF se envolveu.
O diretor de escolas do condado de Robertson, Chris Causey, disse ao Tennessean que o distrito não recebeu nenhuma reclamação direta sobre o incidente. Ele disse: “Não recebemos um único telefonema de alguém nos perguntando sobre esses batismos. Zero. Se preocupamos os pais ou membros da comunidade, acho que eles precisariam entrar em contato com o escritório do distrito sobre isso, em vez de recorrer a organizações que nem são baseadas no Tennessee”, comentou.
Enquanto isso, o advogado Chris Line declarou que os ativistas ateus estão preparados para tomar uma ação legal contra o distrito escolar se não houver resposta ou resolução às demandas apresentadas extra-judicialmente.
What a blessing it was to baptize these young men @MikieNeal, @haley today in front of their football brothers. #sptbrand, #kingdombuilding, #family, #linkup pic.twitter.com/4WVJ4FlJwQ
— Chad A. Diehl (@212cdiehl) August 8, 2019